ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 12/02/2020

GLOBO EM FOCO – 12/02/20

-MPF PEDE INDENIZAÇÃO DE MAIS UM BILHÃO PARA FAMÍLIAS DAS VITIMAS DO ACIDENTE DA CHAPE

-APLICATIVO DE TRANSPORTE DO GOVERNO COMEÇA A SER USADO EM FASE DE TESTES

-SOBRAM VAGAS DE EMPREGO PARA ESTUDANTES EM ITAPIRANGA

-TUNÁPOLIS LANÇA 14ª EDIÇÃO DA EFACITUS NESTA SEXTA-FEIRA

-COOAFI REÚNE ASSOCIADOS PARA ASSEMBLEIA E PROJETA FESTA DE 11 ANOS

-SÃO JOÃO DO OESTE AMPLIA ATENDIMENTO ESPECIALIZADO NA SAÚDE

-DUAS PESSOAS SÃO PRESAS E QUATRO ARMAS APREENDIDAS EM DESCANSO

-HOMEM É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRAR A FILHA EM SÃO MIGUEL DO OESTE

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 34 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

O surto de coronavírus está chegando ao auge na China neste mês e pode ser debelado até abril. A afirmação é do conselheiro médico mais graduado do governo. Em uma entrevista à Reuters, ZHONG NANSHAN, epidemiologista de 83 anos que ficou famoso por combater uma epidemia de Síndrome Respiratória Aguda Grave em 2003, acredita que o novo surto diminuirá em breve porque o número de novos casos já começou a cair em alguns lugares. Mil 113 pessoas morreram em decorrência do coronavirus na China.

Em encontro na Organização das Nações Unidas nesta terça-feira, o presidente da Autoridade Palestina, MAHMOUD ABBAS, voltou a rejeitar a proposta dos Estados Unidos para as fronteiras israelenses e palestinas. O projeto reconheceria o Estado Palestino, mas oficializaria os assentamentos de Israel na Cisjordânia, o que revoltou a população árabe. Ele disse que a proposta é como um queijo-suiço. Em resposta, o primeiro-ministro de Israel, BENJAMIN NETANYAHU, rejeitou a declaração de ABBAS e afirmou que é o melhor plano que há para o Oriente Médio, para o Estado de Israel e para os palestinos.

BERNIE SANDERS venceu a primária do Partido Democrata de New Hampshire, que foi encerrada na noite de ontem, informa a imprensa dos Estados Unidos e as principais agências internacionais de notícias. A vitória, porém, foi apertada. New Hampshire foi o segundo a realizar prévias do partido. BERNIE SANDERS fez 26 por cento dos votos e conseguiu nove delegados. PETE BUTTIGIEG fez 24 vírgula nove por cento e garaniu nove delegados para a convenção nacional, de 13 a 16 de julho, na qual será decidido o nome do candidato democrata à presidência.

O presidente JAIR BOLSONARO assinou nesta terça-feira, em cerimônia no Palácio do Planalto, um decreto para transferir o Conselho Nacional da Amazônia Legal do Ministério do Ambiente para a vice-presidência. De acordo com o texto do decreto, divulgado pela Secretaria de Comunicação Social, o conselho será integrado pelo vice-presidente HAMILTON MOURÃO e por 14 ministros do governo federal. Os governadores, que faziam parte da estrutura, foram excluídos do conselho. MOURÃO afirmou que, mesmo sem compor o conselho, os governadores serão consultados para estabelecer as prioridades para a região. Integram a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão.

O governo federal exonerou o ex-ministro do Trabalho e ex-deputado federal RONALDO NOGUEIRA da função de presidente da Fundação Nacional de Saúde. A exoneração foi publicada na edição desta quarta-feira do “Diário Oficial da União” e assinada pelo ministro da Casa Civil, ONYX LORENZONI. Segundo a publicação, a demissão foi a “pedido” de NOGUEIRA. Filiado ao PTB e ministro do Trabalho no governo de MICHEL TEMER, NOGUEIRA foi alvo de busca e apreensão na Operação Gaveteiro, deflagrada pela Polícia Federal na semana passada para investigar a suspeita de desvio de 50 milhões no antigo Ministério do Trabalho. As irregularidades, de acordo com a PF, ocorreram entre 2016 e 2018.

O Ministério Público Federal está solicitando uma condenação no valor de 300 milhões de dólares, cerca de um bilhão e 200 milhões de reais em indenização para as famílias das vítimas do acidente aéreo com a delegação da Chapecoense e convidados. O acidente com o avião da LaMia ocorreu próximo ao aeroporto de Medellín, na Colômbia, em novembro de 2016, matando 71 pessoas. Três anos depois as famílias ainda não receberam as indenizações. O procurador da República CARLOS PROLA JÚNIOR revelou nesta terça-feira, em audiência da CPI do Acidente Aéreo da Chapecoense, no Senado, que entrou com uma ação para defender o interesse dos consumidores, protegidos pelo Código de Defesa do Consumidor. A ação do MPF quer responsabilizar as seguradoras e a corretora de seguros.

Os produtores de arroz irrigado devem colher mais de um milhão de toneladas do alimento nesta safra, cuja colheita começou oficialmente nesta terça-feira. A cultura é a mais importante para Santa Catarina nesta época do ano. Até maio, mais de cinco mil famílias que cultivam arroz em todo o estado terão a colheita como rotina. Em Turvo, no Sul do estado, um evento marcou a abertura oficial da atividade. A colheita deve ser maior na região. Em relação ao ano passado, a produção de arroz deve crescer cinco por cento em 2020, sem aumentar a área de plantio.

Santa Catarina arrecadou 91 milhões 760 mil dólares no mês de janeiro com exportação de carne suína. Foram 38 mil 560 toneladas enviadas para fora do país, entre carne e miudezas, conforme dados da Epagri. A receita representou aumento de 74 vírgula dois por cento comparado a janeiro de 2019 e um vírgula sete por cento em relação a dezembro do ano passado. Em termos de volume, o estado exportou 31 vírgula seis por cento a mais em comparação com o mesmo período do ano passado e registrou dois por cento de aumento em relação ao mês anterior. Em janeiro atingiu-se o maior volume de receitas decorrentes das exportações de carne suína de Santa Catarina já registradas num único mês.

Servidores da Secretaria da Administração de Santa Catarina começaram a usar, em fase de teste, o transporte por aplicativo do governo do estado. O serviço é fornecido por uma empresa vencedora de licitação e é usado para o deslocamento de funcionários para reuniões, despachos ou outras necessidades de serviço. A intenção é diminuir o custo das viagens pela metade. Neste primeiro mês o GovCar vai funcionar em fase de testes, só com servidores da Secretaria de Estado da Administração, e só depois o projeto vai ser ampliado para a Grande Florianópolis. Com a mudança, o governo espera economizar mais de cinco milhões em deslocamentos em um ano na região.

Sobram vagas de emprego para estudantes no município. A educação de Itapiranga enfrenta dificuldades para preencher as vagas para estagiários em creches e escolas. A divulgação de vagas e seleção de candidatos ocorre desde o ano passado e ainda não atingiu a meta. A coordenadora pedagógica da educação infantil, ELENICE KIRCHNER, informa que as vagas estão disponíveis para estudante do ensino médio e nível superior que estejam frequentando cursos na área da educação. Profissionais da secretaria da Educação percorrem educandários explicando sobre a possibilidade de trabalho como estagiários com possiblidade de 20 horas e 30 horas semanais. De acordo com ELENICE os valores variam de 400 reais para o ensino médio com 20 horas, até mil reais mensais para 40 horas destinado a estagiários que frequentam ensino superior.

A secretaria da Educação também mobiliza os pais de alunos para explicar a nova proposta pedagógica intitula pedagogia humanizadora. A coordenadora Pedagógica da educação infantil, ELENICE KIRCHENER diz que o objetivo é detalhar a metodologia pedagógica com princípios e forma de trabalho inovadora dos professores. De acordo com a coordenadora a proposta já tem resultado positivo por dar a devida importância ao desenvolvimento na infância, apontado como o principal período da vida das pessoas.

São João do Oeste implanta o Centro de Atendimento ao Turista. Principal objetivo é esclarecer dúvidas e orientar turistas e população local sobre atrações que o município oferece. O atendimento será de segunda a sexta-feira em horário comercial, além de sábados, domingos e feriados das nove às 11 horas. Conforme o Assessor de Planejamento, Gestão e Economia, VANEI RITTER, o atendimento será no Museu Municipal, localizado na Praça da Igreja Matriz. Foram feitas pesquisa em outros municípios turísticos para estabelecer o horário de funcionamento. Um servidor público foi capacitado para atender os turistas. Salienta ainda que a meta também é de aumentar o número de visitas no museu que possui diversos objetos sobre a colonização do município e boa parte dos moradores não conhecem.

O CAT, Centro de Atendimento ao Turista será referência nas informações sobre atrações na cidade e interior. Meta é prestar informações dos principais pontos turísticos de São João do Oeste. O assessor de Planejamento, Gestão e Economia, VANEI RITTER, salienta que o CAT também terá informações sobre o comércio local, indicando a localização de restaurantes, lojas de lembranças do município, farmácias, padarias e outros estabelecimentos. Também vai indicar locais de hospedagem disponíveis na cidade. De acordo com VANEI RITTER, o município tem várias atrações turísticas que estão seno estruturadas e serão colocadas a disposição a partir da próxima temporada de verão. Capacitações também contribuem para os empreendedores receberem bem os visitantes.

Clube do Cavalo Otto Veit de São João do Oeste organiza eventos para o ano. Conforme o patrão do Clube do Cavalo Otto Veit, ANDERSON KLUNK, que assumiu os trabalhos no final do ano passado, a entidade reúne participantes que tem uma paixão em comum, que são as cavalgadas e a participação em eventos municipais e regionais com foco no incentivo a cultura gaúcha. O patrão enfatiza que a cultura gaúcha tem muitos adeptos em São João do Oeste, inclusive pessoas mais jovens. O Clube do Cavalo possui mais de 100 associados. ANDERSON KLUNK lembra que desde o começo do ano passado a entidade iniciou as atividades com as invernadas artísticas, em que as aulas para este ano já foram retomadas, com encontros nas sextas-feiras à noite. Em março a entidade promove o jantar dos sócios, em abril, dia 26, o tradicional costelão, em julho a participação na Semana Alemã e em setembro a semana farroupilha.

Cidasc e MAPA realizam estudo para identificar presença de brucelose bovina nas propriedades da região. O gestor de defesa agropecuária da Cidasc regional de SMOeste, ODY GONÇALVES, esclarece que o estudo, realizado em parceria com o Ministério da Agricultura, objetiva identificar possíveis casos da brucelose bovina, que tem baixos índices da doença no Brasil, e em caso de diagnóstico positivo adotar estratégias que facilitem a erradicação. ODY GONÇALVES comenta que os testes estão sendo feitos a partir da análise do leite, e não da coleta de sangue dos animais. Ele ressalta que há cerca de duas semanas ocorreu a coleta de leite em 19 propriedades de Iporã do Oeste certificadas de livres de brucelose e tuberculose. O resultado do estudo será usado como base em novas legislações. Santa Catarina possui o menor índice de brucelose. A doença existe em menos de 1% das propriedades do estado.

Tunápolis lança décima quarta edição da EFACITUS nesta sexta-feira. A Exposição Feira Agropecuária Comercial e Industrial de Tunápolis será realizada de 24 a 26 de abril. O lançamento da Efacitus será no Centro Municipal do Idoso, com início às 20 horas. Na oportunidade, serão anunciados os shows, informações sobre a venda de estandes e a revelação do vencedor do sexto concurso do slogan realizado entre alunos das escolas do município. Ao final será servido o coquetel de confraternização. Segundo o coordenador geral da feira, ALCIDES HOFER, a expectativa para os shows é grande. Ele antecipa que haverá atrações gauchescas e pop rock na sexta-feira, dia 24 de abril, sem cobrança de ingresso. No sábado se apresentam duas duplas nacionais, uma do sertanejo raiz e mais uma de sertanejo universitário com cobrança de ingresso. E no domingo o show será com uma dupla do sertanejo raiz, encerrando com baile e artistas locais, sem cobrança.

A venda de estandes será inicialmente para empresas de Tunápolis. O coordenador da Efacitus destaca que a venda será feita por meio da AEST, entidade que as empresas locais já podem procurar a partir da próxima semana. ALCIDES HOFER afirma que a expectativa é que, assim como nas outras feiras, os estandes sejam comercializados já nos primeiros dias. HOFER cita que os espaços de exposição serão o ginásio municipal, Clube Sorast, Centro Esportivo e o Clube dos Idosos, os três últimos que servirão de praça de alimentação, além da estrutura móvel e espaço do campo para expositores externos. O espaço dos shows está sendo ampliado para facilitar o acesso do público e a organização dos expositores externos. Na última feira, em 2018, foram 25 mil visitantes, e agora são esperados 30 mil. O valor em negócios deve passar dos seis milhões na última feira para oito milhões de reais, e o número de expositores aumentar de 102 para 110 empresas.

Cooafi projeta ações em prol do associados e eventos na cidade e interior. A Cooperativa da Agricultura Familiar prepara dois eventos com participação dos associados. Com 11 anos de atividades a Cooafi tem o desafio de criar mecanismo de apoio aos produtores de leite. Assembleia Geral Ordinária e aniversário da cooperativa estão entre os destaques. Conforme o gerente administrativo, DANIEL BRANDÃO, no dia 19 de fevereiro ocorre a Assembleia Geral, na Câmara de Vereadores com inicio às 14 horas. Ressalta que este é um momento especial para os associados da Cooperativa da Agricultura Familiar. De acordo com BRANDÃO, os agricultores participam diretamente das alterações necessárias para aprimorar o funcionamento da cooperativa.

Também terá a prestação de contas, esclarecimento de dúvidas e definição das metas para o ano. DANIEL BRANDÃO, a Assembleia é considerado o momento máximo para os 300 associados. O gerente administrativo da Cooafi chama atenção para as vantagens na venda coletiva do leite e a compra coletiva de insumos com desconto para associado que entregam a produção na cooperativa. DANIEL BRANDÃO aponta ainda como benefício, a assistência técnica gratuita áreas de veterinária e agronomia. A Cooafi comemora 11 anos de atividades no dia quatro de abril com encontro na localidade de Dourado. BRANDÃO avalia que será um momento especial de confraternização dos associados da cooperativa. Ele chama atenção para recursos a fundo perdido para estruturação das propriedades focando no desenvolvimento da atividade leiteira, um desafio para os pequenos produtores que necessitam de investimentos e adequações.

São João do Oeste terá novas especialidades médicas. Equipe técnica da secretaria da Saúde trabalha para oferecer além do atendimento básico, que é a prioridade, também especialistas em diferentes áreas. A mobilização ocorre devido à falta de oferta destes serviços por parte do SUS em hospitais de referência na região. Conforme o secretário da Saúde VITUS RITTER, o Hospital Santa Casa Rural de São João do Oeste viabiliza prestação de serviços para cirurgias eletivas e algumas especialidades. O secretário reforça que o Hospital Regional de São Miguel do Oeste não conseguem atender a demanda dos municípios que acabam viabilizando procedimentos cirúrgicos para reduzir filas de espera. De acordo com RITTER, no ano passado foram encaminhados pacientes para o Hospital São Lucas de Guaraciaba para atendimento de otorrino. A partir deste ano os procedimentos vão ocorrer no município.

A principal demanda na área de otorrino está na solução de problemas nas amidalas, maxilar e desvios de septo. Segundo o secretário, o convênio abre possibilidade de várias cirurgias nesta especialidade com investimento superior a 100 mil reais. VITUS RITTER informa que o programa municipal de cirurgias terá nova etapa com equipe médica contratada pelo hospital Santa Casa Rural. Procedimentos estão agendados para o dia 22, além de nova etapa dia 29 de fevereiro e a continuidade durante o ano. O secretário explica que ocorre a prestação de serviço de médicos contratados pelo hospital e o município banca as despesas conforme estabelecido no orçamento para 2020. São dez procedimentos cirúrgicos contemplados neste programa que tem a maior parte dos pacientes na fila de espera no Hospital Regional de São Miguel do Oeste.

Secretaria da Saúde aguarda para os próximos dias a contratação de médica pediatra. Profissional já atuou em São João do Oeste no ano passado. O secretário da Saúde destaca que o edital para contratação de médico pediatra tem várias especificações e o município aguarda a habilitação de profissionais devido a exigência da documentação. Segundo VITUS RITTER, o atendimento deve iniciar nos próximos dias para atender a demanda, pois a procura é frequente pelo atendimento a crianças. Duas médicas aceitaram a proposta, porém dependem da regularização de documentes que estão pendentes . RITTER também chama atenção para a disponibilidade de uma médica ginecologistas com prioridade para atendimento a gestantes.

Carro emplacado em Minas Gerais sai da pista e capota em Caibi. O acidente ocorreu por volta das 10 horas e 15 minutos de ontem na SC 283 em Caibi. Um Renault Sandero, emplacado no município de Belo Horizonte, MG, saiu da pista e em seguida capotou. O motorista, um homem de 39 anos, não se feriu e foram apenas registrados danos materiais no veículo. A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste atendeu a ocorrência.

Homem embriagado invade casa, deita na cama e é preso em Guaraciaba. A ocorrência inusitada foi registrada por volta das 14 horas e 50 minutos desta terça-feira, no bairro Novo Lar, em Guaraciaba. Segundo a moradora, ela saiu com o filho de sete anos e uma vizinha acabou ligando informando que um homem estava na garagem da casa. Imediatamente ela ligou para a Polícia Militar e informou o ocorrido. Depois de alguns minutos, a mulher, juntamente com os policiais, retornou até a residência e se deparou com o suspeito na porta de casa, visivelmente embriagado e relatava para os PMs que morava naquele local. Os militares o abordaram e realizaram a prisão em flagrante por tentativa de furto, afinal o homem pegou duas TV. Uma já estava em um matagal e a outra estava na garagem.

A mulher contou que um litro de cachaça estava sobre a cama, bem como o forte cheiro de urina, confirmando que ele deitou no ambiente por alguns minutos. A Polícia Militar, após os procedimentos, encaminhou o suspeito até a delegacia de Guaraciaba e posterior até São Miguel do Oeste, onde foi ouvido pelo delegado. O homem, segundo apurado, é alcoólatra e tentou invadir pelo menos quatro casas, sem sucesso nas tentativas.

Duas pessoas são presas e quatro armas apreendidas pela Polícia Civil na comarca de Descanso. Nesta terça-feira, por volta das 13 horas, Policiais Civis de Descanso, Belmonte, Santa Helena, São Miguel do Oeste e da Divisão de Investigação Criminal cumpriram seis mandados de busca e apreensão domiciliar na comarca de Descanso. Foram apreendidas duas espingardas calibre 22, uma calibre 28 e uma "garucha" calibre 36, além de diversas munições. Dois proprietários ou possuidores das armas foram presos em flagrante, um deles encaminhado a UPA de São Miguel do Oeste pois possuía acessório de uso restrito, um silenciador, enquanto outros dois proprietários não estavam nas residências no momento das buscas, mas deverão responder pelo crime previsto no Estatuto do Desarmamento, cuja pena pode chegar a três anos de prisão. Uma das armas havia sido furtada no município em dezembro de 2019. A Polícia Civil identificou o suspeito e localizou a arma.

Homem é preso suspeito de estuprar a filha em São Miguel do Oeste. Na tarde desta terça-feira, a equipe policial de São Miguel do Oeste com auxílio da Divisão de Investigação Criminal, cumpriu mandado de prisão temporária contra um homem investigado pela prática de estupro contra a própria filha. A investigação iniciou há uma semana, a partir do relato da mãe, revelando que a criança contou estar sendo vítima das investidas sexuais do pai há cerca de dois anos. As diligências evidenciaram a prática do crime, razão pela qual a Polícia Civil pediu a prisão do suspeito. O criminoso foi encaminhado à Unidade Prisional de SMOeste, onde permanecerá a disposição da Justiça. A investigação será concluída na tarde de hoje e o autor responderá pela prática do crime de estupro de vulnerável, que prevê pena de oito a 15 anos de reclusão.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.