ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco terça-feira 12 02 2019

-TEXTO SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA DEVE SER APRESENTADO HOJE

-CATARINENSE PODE ESTAR ENTRE AS VÍTIMAS DA TRAGÉDIA DE DRUMADINHO

-MAIS DE 30 VAZAMENTOS JÁ FORAM ENCONTRADOS PELA CASAN EM SMOESTE

-EX-MORADOR DA REGIÃO ATUA COMO EM JUIZ EM SÃO PAULO

-MAIS DE DUAS MIL PESSOAS JÁ FORAM PRESAS NOS ÚLTIMOS SEIS MESES

-HOMEM VAI A DELEGACIA PARA REGISTRAR PERDA DE DOCUMENTOS E ACABA PRESO

-ACIDENTE DEIXA MOTOCICLISTA GRAVEMENTE FERIDO

O tempo apresentasse instável na região Extremo Oeste. A previsão é pancadas isoladas de chuva ao longo de todo o dia. A mínima das últimas horas foi de 23 graus e a máxima deve ser de 26 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo começou a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 60 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 vírgula cinco centavos para venda.

A Rússia está considerando desconectar-se brevemente da internet global como parte de um teste de suas defesas cibernéticas. Isso significará que os dados enviados por cidadãos e organizações russas circularão apenas dentro do país, em vez de serem roteados internacionalmente. Um projeto de lei que estabelece as mudanças técnicas necessárias para que a internet russa seja operada de forma independente foi apresentado ao Parlamento no ano passado. O teste deverá ocorrer antes do dia primeiro de abril em data a ser definida.

Dezessete pessoas morreram e três ficaram feridas em um incêndio que levou quase quatro horas para ser controlado pelos bombeiros, em um hotel de Nova Déli nesta terça-feira. As causas da tragédia ainda são desconhecidas. O Hotel Arpit Palace estava completamente reservado por uma família que estava na capital indiana para participar de uma festa de casamento. Entre os mortos estão quatro mulheres e uma criança. Uma mulher e uma criança não resistiram aos ferimentos depois de pular de uma janela no quinto andar do hotel em uma tentativa de escapar das chamas. A maioria das vítimas estava dormindo quando o incêndio começou. Outras 35 pessoas foram retiradas com vida do imóvel. O secretário da Saúde de Nova Déli afirmou que o hotel estava em situação irregular.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, ordenou nesta segunda-feira que o governo dê maior prioridade a inteligência artificial, ação vista como o início de uma batalha com a China por essa liderança. A ordem executiva Americana exige que todos os recursos do governo federal sejam dedicados a ajudem a impulsionar inovação em inteligência artificial. A ordem, porém, não detalha um financiamento específico nem uma estratégia concreta para a implementação da inteligência artificial. A medida chega em meio à crescente preocupação de que a China ultrapassará os Estados Unidos em áreas-chave de inteligência artificial, auxiliada por uma estratégia nacional ampla e por um investimento acelerado.

O Ibama informou nesta segunda-feira que está multando diariamente desde a última sexta-feira a mineradora Vale, responsável pela catástrofe socioambiental provocada pelo rompimento de barragem de rejeitos em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A empresa deverá pagar cem mil reais por dia até que executar um plano de salvamento da fauna silvestre e doméstica. Segundo o Ibama, o plano exige, entre outras medidas, a instalação de hospital de campanha para reabilitação dos animais resgatados e centro para triagem e abrigo. O Ibama informou ainda que agentes ambientais constataram atraso na realização das obras e que os relatórios enviados pela empresa não atendem as exigências estabelecidas na notificação.

Autoridades fizeram na manhã de hoje uma inspeção no centro de treinamento do Flamengo para definir se há necessidade de interdição. O objetivo foi apurar possíveis irregularidades no local onde 10 garotos morreram e outros três ficaram feridos em um incêndio na última sexta-feira. Os investigadores ouviram depoimentos de funcionários do Flamengo que estavam no local na hora do incêndio. Representantes da empresa responsável pela construção dos módulos onde as vítimas dormiam também foram ouvidos. O incêndio atingiu o alojamento dos atletas da divisão de base do futebol do clube, que ficava em uma área de estacionamento do centro de treinamento. Dos três sobreviventes, dois seguem internados no Centro de Tratamento Intensivo. Um já está no hotel com a família.

Os técnicos do Ministério da Economia devem apresentar nesta terça-feira ao ministro PAULO GUEDES, a proposta final sobre o texto da reforma da Previdência. A equipe do secretário de Previdência, ROGÉRIO MARINHO, passou o último fim de semana debruçada sobre o texto. Após fechar o texto, o objetivo é alinhar os detalhes com o ministro da Casa Civil, ONIX LORENZONI e com o presidente, JAIR BOLSONARO. O governo quer apresentar o texto fechado ao Congresso. O objetivo é evitar que versões da proposta sejam expostas antes do debate com os parlamentares, como tem ocorrido.

Em meio às discussões internas e autoavaliações decorrentes dos resultados das eleições do ano passado, o MDB decidiu nesta segunda-feira que não fará parte do governo de CARLOS MOISÉS DA SILVA. O partido também decidiu que os filiados que estão envolvidos no novo governo deverão se licenciar da sigla. Assim que a executiva emedebista tomou a posição, PAULO ELI anunciou o pedido de licença dando naturalidade ao gesto.O encontro também tratou dos rumos do partido, que começa a definir sua sucessão.

Após o fim de contratos, pelo menos 92 controladores de velocidade foram desligados na metade de janeiro em rodovias federais de Santa Catarina. Os aparelhos ficam nas BRs 280, 282 e 470. O Dnit afirmou em nota que os contratos foram remodelados e alguns já estão em execução. De acordo com o Dnit, todas as rodovias em que os aparelhos foram desligados são de pista simples. Os contratos terminaram na metade do mês passado. Eles foram remodelados em 24 lotes, dos quais 17 já receberam ordem de serviço e estão em execução.

O Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina informou nesta segunda-feira que foi chamado pela Polícia Técnico-Científica de Minas Gerais para coletar material genético de familiares de um jovem de 23 anos que pode estar entre as vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho. Os parentes, que moram em Corupá, no Norte catarinense disseram ao instituto que ele está desaparecido desde a tragédia. A barragem, da mineradora Vale se rompeu em 25 de janeiro e matou 165 pessoas. Outras 155 estão desaparecidas. O jovem que pode estar entre as vítimas é EVANDRO SCHWIRKOWSKY. Ele estaria passando férias na pousada atingida pelo rompimento da barragem.

O município de Anchieta vai comemorar no próximo mês 56 anos de emancipação. A informação é do vice-prefeito e coordenador da programação festiva, VILMAR PIOVEZANI. Ele destacou que as principais atividades estarão voltadas para três setores, sendo esporte, cultura e história. PIOVEZANI disse que o município está buscando parcerias com vários segmentos da comunidade para a realização dos eventos. O vice-prefeito disse que essa semana, ainda, a programação deverá estar definida com eventos e datas.

A licitação do segundo lote de retomada das obras na BR-163 teve julgamento de propostas na manhã desta terça-feira. A informação foi divulgada pelo supervisor regional do DNIT, DIEGO DA SILVA. Ele comentou que foi feita a divisão dos terrenos e a licitação do segundo lote, que compreende o trecho de Guaraciaba a Dionísio Cerqueira. Conforme DIEGO, a licitação desse segundo lote ocorreu na manhã de hoje com julgamento das propostas na questão de documentos, legalidades e valores. Ele explicou que a contratação é integrada e ocorre dentro do regime diferenciado de contratações nos mesmos moldes das BR's 282 e 158, onde a empresa já que tem possibilidade de formação de consórcio vai desenvolver o projeto básico e executivo. O profissional citou que o trecho que compreende São Miguel do Oeste à Guaraciaba e o contorno viário, deverá ser discutido nos próximos dias.

A Casan realizou na última semana um trabalho de deslocamento de rede. A ação foi realizada na Rua Sete de Setembro. De acordo com o chefe da agência local, EDNILSON MELLO, o trabalho consiste na mudança dos canos subterrâneo para as laterais das vias públicas e não mais no meio delas como atualmente existe. Conforme MELLO, o objetivo é melhorar a distribuição da água, especialmente no bairro Andreatta. O profissional comentou que um trabalho semelhante já foi realizado no bairro Jardim Peperi. O chefe da agência local adiantou que outras redes do município também terão essa modificação. EDNILSON MELLO acredita que a medida vai trazer maiores benefícios para a população, evitando problemas de falta de água no município.

Mais de 30 vazamentos já foram encontrados durante o trabalho de geofonamento. A afirmação é do chefe da agência local da Casan, EDNILSON MELLO. Ele explicou que uma equipe de Porto Alegre está no município desde o começo do ano e o trabalho consiste em verificar possíveis vazamentos na rede de água do município. MELLO explicou que o problema mais comum encontrado é o vazamento nos cavaletes, que são os relógios que marcam quanto de água o consumidor gastou. Ele disse que a equipe do Rio Grande do Sul deve permanecer no município até o começo do mês de abril. MELLO garantiu que após a conclusão desse trabalho a pressão e o volume de água devem aumentar em pontos da cidade.

Um ex-morador de São Miguel do Oeste está atuando no cargo de juiz em São Paulo. GUSTAVO FAVERO de 28 anos se formou na Unoesc há cerca de quatro anos e logo após cursou Mestrado na Universidade Federal da Fronteira Sul. Ele está na capital paulista há cerca de quatro meses e contou como foi sua trajetória até alcançar o posto de juiz. O jovem foi o entrevistado de ontem do Peperi Entrevista e comentou que atualmente está atuando como juiz-substituto na capital do estado. GUSTAVO salienta que deve se deslocar em breve para o município de Vargem Grande Paulista, uma cidade situada na região metropolitana de São Paulo com quase 43 mil habitantes. Ele vai responder por aquela comarca nos próximos meses.

Não é fácil chegar nesse nível da carreira, e permanecer no cargo é mais difícil ainda. O comentário é do mais novo juiz, GUSTAVO FAVERO. Ele disse que o alto índice de trabalho acaba tornando a rotina mais corrida e complexa. GUSTAVO afirmou que para entrar na magistratura é preciso ter vocação. O jovem revelou que descobriu o gosto pela área na adolescência quando trabalhava no escritório do pai. GUSTAVO FAVERO é filho do advogado JOSÉ LUIZ FAVERO o qual tem um escritório em São Miguel do Oeste. Ele lembrou que por admiração ao pai, optou pelo curso de direito e logo no começo surgiu à vontade de ser juiz. Ele citou que optou por não seguir a profissão de advogado pois não queria tomar partido nem causa de ninguém. GUSTAVO destaca que decidiu ser juiz para poder decidir de forma isenta e de acordo com suas convicções.

Para chegar ao cargo de juiz, GUSTAVO FAVERO realizou um concurso que teve duração de quase um ano. Ele explicou que foi um processo bem complexo e com várias etapas. GUSTAVO lembrou que a parte mais difícil foi na etapa final. O jovem disse que a pressão psicológica foi grande. Ele citou que no começo foram cerca de 20 mil inscritos, sendo que restaram apenas 80 para a etapa final. Questionado sobre a intenção de voltar para a região Sul, ele destacou que deve permanecer em São Paulo por vários anos devido às leis, as quais não permitem a troca de juízes entre estados e regiões não sendo por meio de concurso público.

Mais de cinco mil alunos da rede estadual de ensino retornaram as aulas nesta segunda-feira. A informação foi divulgada na tarde de ontem pela gerente regional de Educação de São Miguel do Oeste, ELIANE GALEAZZI. Ela comentou que todas as escolas se prepararam para receber os alunos. ELIANE lembrou que ao todo, 19 escolas compõe a rede estadual de ensino na região Extremo Oeste de Santa Catarina. Ela destacou que são novos tempos e por isso todos devem estar comprometidos visando melhorar a educação. ELIANE GALEAZZI está à frente da gerência há uma semana e afirmou que até o momento o trabalho está transcorrendo de forma tranquila e dentro da normalidade.

A população deve ficar atenta pois o calendário de vacinas teve algumas alterações. O alerta é da enfermeira da gerência de saúde de São Miguel do Oeste, DILA POSSATI. Ela explicou que as famílias devem ter o hábito de observar a caderneta para evitar que alguma vacina deixe de ser feita. A profissional lembra que algumas são aplicadas em uma, ou até três doses. Ela destaca que o esquema vacinal inicia logo que a criança nasce e recebe a primeira dose da vacina BCG, que protege contra a tuberculose, e a primeira dose da hepatite B. A enfermeira comenta que com dois meses a criança recebe outras cinco imunizações, entre elas, a pentavalente, que protege contra várias doenças, e a vacina que previne a poliomielite. Já na adolescência é aplicada a meningocócica e a primeira dose contra o HPV, a partir dos nove anos nas meninas e 11 anos nos meninos. DILA cita também aquela para as gestantes, que protege contra a coqueluche, difteria e tétano.

A primeira campanha de 2019 será contra a influenza. A data programada é de 15 de abril até 31 de maio. A enfermeira da regional de saúde, DILA POSSATTI salienta que a intenção é oferecer doses para o publico composto por idosos, gestantes, crianças com até cinco anos de idade, professores, servidores de saúde e presos. A data do dia D de mobilização com ampliação de horário nas unidades de saúde é dia quatro de maio para vacinação da gripe. A enfermeira percebe que um problema que é registrado atualmente são as campanhas e ondas antivacinação que vem deixando uma parcela da população sem prevenção. DILA explica que o medo é que as doenças já erradicadas há anos voltem a apresentar registros e epidemias.

O Tenente Coronel e Comandante do décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, MARCELO DE WALLAU, foi o entrevistado de ontem do RPN segunda edição. Ele completou na semana passada, seis meses a frente do comando do batalhão e trouxe dados desse período. Ele disse que nesse tempo procurou dar continuidade aos trabalhos realizados e buscou aumentar a intensidade das ações da Polícia Militar nos municípios de atuação. Conforme WALLAU, ao todo, 35 municípios compõe a área de abrangência do décimo primeiro batalhão de Polícia Militar.

Mais de mil e 600 programações operacionais foram realizadas nos últimos seis meses pela Polícia Militar. A informação é do Tenente Coronel e Comandante do décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, MARCELO DE WALLAU. Ele explicou que são ações rotineiras, como por exemplo, rondas e policiamentos. Nesse período também foram realizadas 540 operações e mais de 250 blitz. WALLAU ressalta que dentre os trabalhos estão à vistoria em bares, operação Ferrolho, PM Quatro Mil, operação de cigarros, entre outras.

Nos últimos seis meses a Polícia Militar prendeu mais de duas mil pessoas. De acordo com MARCELO DE WALLAU, as prisões ocorreram por embriaguez ao volante, homicídio, roubo, entre outros motivos. O tenente coronel e comandante disse que nesse período houve uma queda de 20 por cento no número de roubos na região. Outro dado importante é em relação aos homicídios, onde também houve uma queda de 35 por cento. WALLAU lembrou que o único aumento registrado foi em relação às apreensões de armas de fogo irregulares. Indagado sobre o número de pessoas detidas, WALLAU afirmou que é alto para a região e mostra que alguns ainda têm o sentimento de impunidade no país.

Implantado na região de São Miguel do Oeste desde setembro do ano passado, o programa Rede Catarina de Proteção à Mulher já realizou mais de 300 atendimentos. Conforme WALLAU, o programa já existe em 10 municípios da região e nesse período 349 atendimentos já foram prestados, sendo que, desse total, 174 foram realizados pelos policiais militares que atuam no município. WALLAU comentou que houve uma redução de 12 por cento nos casos de violência doméstica. Ele acredita que haverá uma baixa maior ainda com o passar dos meses.

O programa Rede de Vizinhos da Polícia Militar busca o resgate da convivência entre pessoas que moram próximas. O comentário é do Tenente Coronel e Comandante do décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, MARCELO DE WALLAU. Ele destaca que em São Miguel do Oeste já são nove núcleos em cinco bairros. Ao todo, o Rede de Vizinhos abrange quase 200 residências. Ele disse que considera baixo o número pelo tamanho do município. WALLAU comentou que espera ampliar o programa. Ele lembrou que o Rede de Vizinhos está em 14 municípios da região e abrange ao todo, 928 residências. Segundo WALLAU, é o programa mais eficiente no estado de Santa Catarina no enfrentamento a crimes como furtos, perturbação do sossego e demais.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu uma ocorrência de posse de drogas e direção perigosa. O fato foi na Rua Waldemar Rangrab durante rondas da guarnição. No local, os policias tentaram abordar um veículo com dois homens em seu interior. Eles não acataram as ordens de parada. O automóvel foi seguido por cerca de dois quilômetros. Eles tentaram fugir a pé, mas foram detidos pelos policiais. No trajeto um deles jogou uma porção de maconha, sendo encontrada com a ajuda do Canil Setorial. Diante dos fatos, foi confeccionado o termo circunstanciado pela direção perigosa e pela posse da droga.

Duas ocorrências de Lesão Corporal foram atendidas pela Polícia Militar nesse final de semana. A primeira delas foi nas primeiras horas de domingo ainda no Parque de Exposições, Rineu Gransotto, onde no local um homem estava realizando manobras perigosas e ameaçando as pessoas que lá estavam. Outra ocorrência foi a noite no município de Barra Bonita onde duas mulheres acabaram se desentendendo. O fato foi na comunidade de Águas do Araçá, interior do município. Elas eram amigas e por motivos não divulgados acabaram brigando. Uma delas partiu para cima causando lesões na cabeça. A agressora foi contida e a amiga encaminhada ao Hospital. Nos dois casos a Polícia Militar realizou o Boletim de Ocorrências e orientou as partes envolvidas.

Um homem de 47 anos e com mais de 20 passagens policiais foi preso na tarde de ontem no município de Itapiranga. Ele foi até a delegacia para registrar ocorrência de perda de documentos e ao se identificar, os policiais constataram mandado de prisão pela prática de lesão corporal grave. O mandado de prisão foi expedido pelo judiciário de Catanduvas. O homem foi encaminhado para a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste, onde permanecerá à disposição da Justiça. A pena prevista é de um a cinco anos. O preso possui ao todo, 23 registros de boletins de ocorrências.

Uma colisão entre carro e moto foi registrada no começo da tarde de ontem na Rua Camões em Iporã do Oeste. O acidente envolveu um Bora de Iporã do Oeste e a moto Biz de São Miguel do Oeste. O carro seguia pela Rua Camões, em direção a Avenida Gustavo Fetter, quando a moto, invadiu a preferencial e colidiu contra o Bora. Com o impacto, a Honda Biz ficou destruída. O piloto de 23 anos, foi encontrado pelos bombeiros sentado sobre a via, consciente, orientado, com os sinais vitais normais e amparado pelos populares. O jovem teve um corte na região das costas, ferimento lacerante de aproximadamente 15 centímetros e varias escoriações menores pelo corpo. Após atendimento dos bombeiros, o piloto foi encaminhado ao Hospital Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste e na sequencia conduzido ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste. O condutor do veiculo Bora não teve ferimentos e permaneceu no local. A Policia Militar esteve no local para o levantamento da ocorrência.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.