ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sábado 12 01 19

-GOVERNO ESTUDA ENVIAR PROPOSTA ÚNICA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA

-MAIS DE 17 MIL CATARINENSES ESTÃO NA MALHA FINA DO IMPOSTO DE RENDA

-SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ATENDE TODOS OS PEDIDOS POR VAGA DE CRECHE

-REIVINDICAÇÃO POR HEMOCENTRO VOLTA A MOBILIZAR EXTREMO-OESTE

-VEREADORES SÃO CONVOCADOS PARA VOTAR REAJUSTE SALARIAL DOS SERVIDORES

-MOTOCICLISTA FICA FERIDA EM COLISÃO NO CENTRO DA CIDADE

-HOMEM É AGREDIDO COM GOLPES DE FACÃO NO BAIRRO SÃO LUIZ

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

A coalizão internacional dirigida pelos Estados Unidos anunciou, nesta sexta-feira o início da retirada das tropas da Síria. Em dezembro do ano passado, o presidente DONALD TRUMP disse que pretendia iniciar a retirada dos dois mil soldados americanos estacionados na Síria. Ele garantiu que o Estado Islâmico havia sido derrotado, o que justifica o retorno do efetivo militar.

A paralisação parcial do governo federal dos Estados Unidos completa 22 dias neste sábado. Diante do impasse sobre o orçamento e a construção do muro na fronteira com o México, o atual fechamento do governo supera o recorde anterior, entre 1995 e 1996, durante a presidência de BILL CLINTON. Um terminal do Aeroporto Internacional de Miami ficará fechado até segunda-feira para compensar a ausência de alguns trabalhadores da Administração de Segurança dos Transportes, devido à paralisia parcial do governo.

O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, o oposicionista JUAN GUAIDÓ, pediu nesta sexta-feira o apoio de cidadãos, dos militares e da comunidade internacional para assumir o comando do Executivo. Ele pretende convocar novas eleições. GUAIDÓ afirmou que o poder foi "usurpado" por NICOLÁS MADURO, que iniciou um novo mandato nesta quinta. Ele pediu que a população se mobilize em todo o país em 23 de janeiro contra o governo de NICOLÁS MADURO.

O presidente JAIR BOLSONARO deve assinar, até o próximo dia 15, o decreto que regulamenta a posse de armas de fogo no Brasil. Segundo o deputado ALBERTO FRAGA, que foi recebido há quatro dias pelo presidente BOLSONARO, o texto deve incluir anistia a portadores de armas irregulares, permitindo que o cidadão que tem arma em casa, sem registro ou com o documento vencido, faça o recadastramento. O decreto também deve acrescentar um dispositivo que vai tirar do delegado da Polícia Federal o poder de decidir se a pessoa poderá obter a posse, além de elevar o prazo do registro da arma de três para dez anos. FRAGA acrescentou que o decreto deverá ainda suprimir a necessidade comprovada para obtenção de posse de arma de fogo.

O Ministério Público Federal pediu à Justiça a condenação do ex-deputado federal e ex-assessor da Presidência da República RODRIGO DA ROCHA LOURES. Ele é réu em processo por corrupção envolvendo a JBS. Segundo a Procuradoria da República no Distrito Federal, ele teria recebido dinheiro como intermediário do ex-presidente MICHEL TEMER para beneficiar o grupo em medidas no âmbito do Executivo Federal. Segundo a denúncia, o ex-parlamentar teria recebido uma mala com 500 mil reais da JBS para operar vantagens ao grupo.

Um a cada quatro locais analisados nas praias de Santa Catarina estão impróprios para banho. O levantamento semanal do Instituto do Meio Ambiente apontou que 60 pontos de coleta no litoral catarinense estão poluídos. Ao todo, foram analisados 229 pontos do litoral e 26 por cento deles são inapropriados para banho. O levantamento foi o segundo relatório de 2019. Nesta edição foram coletadas amostras de dez novos locais em praias de Florianópolis e o índice de pontos poluídos aumentou em relação ao primeiro estudo feito em dezembro.

Mais de 17 mil declarações de imposto de renda de Santa Catarina estão retidas por apresentarem algum tipo de inconsistência nas informações. O número é referente a quatro anos, de 2015 a 2018. Segundo o auditor fiscal da Receita Federal ARI SÍLVIO DE SOUZA, os contribuintes que caíram na malha fina estão sendo intimados. Os principais casos são omissões de rendimentos referentes a ações judiciais, rendimentos de aluguéis e também relativos a despesas médicas, afirmou o auditor. Ele afirmou que, após a retificação, a restituição de quem tem direito demora cerca de 60 dias para sair.

Em uma semana de medidas como governador, CARLOS MOISÉS DA SILVA fez 711 demissões e 366 nomeações de cargos comissionados. Com isso, foram 345 cargos cortados, segundo a Secretaria de Administração do Estado. Conforme o Governo do Estado, o número de cortes proposto pelo governador ao assumir o comando, de 922 cargos comissionados, principalmente entre sobreposições de funções, só será atingido com a reforma administrativa e extinção das Agencias de Desenvolvimento Regional.

A Associação de Aposentados e pensionistas do extremo-oeste espera um ano de bastante trabalho para defender os direitos dos idosos da região. A afirmação é do presidente Asaprev, JAIME PRETO. Ele disse que a entidade está preocupada com a reforma da previdência. A associação participou de um debate com a federação estadual dos aposentados e elaborou uma pauta de reivindicações que foi entregue para a equipe do governo de JAIR BOLSONARO. PRETTO ressaltou que a expectativa é boa e que a situação não deve piorar para os idosos com a posse do novo presidente.

A Asaprev extremo-oeste vai escolher a nova diretoria da entidade no mês de março. De acordo com o atual presidente, JAIME PRETTO, a assembleia geral de prestação de contas e eleição dos novos diretores ainda não tem data marcada, mas está confirmada para março. PRETTO está no segundo mandato e não pode mais ser reeleito. Ele disse que a entidade está discutindo a composição de uma chapa de consenso e buscando um nome para assumir a presidência. Atualmente, a Asaprev conta com cerca de cem associados e um dos desafios do próximo presidente será ampliar o número de aposentados ligados a entidade.

A Polícia Militar de Santa Catarina vai realizar exames toxicológicos no local da ocorrência. O acordo de cooperação foi assinado nesta semana entre a PM, a secretária de Segurança e o poder judiciário. Na visão do major da Polícia Militar de São Miguel do Oeste, ALCIONES PULGA, a medida vai dar agilidade as ocorrências de posse e consumo de drogas. Ele explicou que atualmente, os flagrantes são encaminhados para perícia no Instituto Geral de Perícias. Com o convênio assinado nesta semana, os PMs vão receber kits para fazer o teste no local do fato, evitando o acumulo de trabalho para o IGP. O teste pela PM será usado em casos de menor complexidade e em quantidades menores de drogas apreendidas.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste realizou 165 termos circunstanciados em 2018 por posse de drogas. A informação é do companhia da Polícia Militar de São Miguel do Oeste, ALCIONES PULGA. Ele explicou que durante o ano passado, a droga era levada ao IGP que fazia um teste para confirmar que o material, de fato, era um entorpecente. Em todo o estado, foram mais de 18 análises desse tipo. PULGA disse que a partir de agora esse teste será feito na rua, pela equipe da PM que fez a apreensão do material. Isso vai dar agilidade para a ocorrência e desafogar o trabalho do IGP que ficará apenas com os casos mais complexos. A previsão é de que os kits comecem a ser distribuídos para os batalhões da PM a partir do final de fevereiro.

O Peperi Debates deste sábado analisou que tipo de Faismo São Miguel do Oeste precisa. O programa discutiu o formato e o modelo de feira mais apropriado para o município e para a região. Os convidados da edição de hoje analisaram se a exposição ainda deve ser multissetorial e com uma grade de shows nacionais ou o melhor mesmo é focar no local. O programa reuniu o secretário de Desenvolvimento Econômico, RENATO ROMANCINI, o presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER e o presidente da Acismo, AIRTON MOSS. As fotos e o áudio do Peperi Debares estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

O debate sobre o modelo de feira para São Miguel do Oeste deve ser aprofundado com as entidades e com a população. O comentário é do secretário de Desenvolvimento Econômico, RENATO ROMANCINI. De acordo com ele, a feira deve ser multissetorial como é hoje, mas algumas questões devem ser revistas. RENATO entende que há muito tempo a Faismo não tem o retorno que espera com os shows nacionais. Ele defendeu um modelo com show locais dentro do parque e durante o horário em que os estandes estão abertos. Se a opção for por uma atração nacional, o secretário disse que o evento deve ser totalmente terceirizado, sem que a Faismo repasse valores para a empresa que vai trazer o show.

O novo pavilhão para o setor eletrometalmecânico no parque de exposições estará pronto para a Faismo deste ano. A garantia é do secretário de Desenvolvimento Econômico, RENATO ROMANCINI. O núcleo das empresas do setor entregou o projeto do pavilhão e agora a prefeitura vai construir pelo menos uma parte da estrutura. ROMANCINI explicou que o projeto é amplo, mas a promessa feita pelo prefeito WILSON TREVISAN feita no último dia da feira de 2017 será cumprida. O prefeito disse, naquela oportunidade, que se os empresários fizessem o projeto técnico, a prefeitura garantia os recursos para a construção de um novo pavilhões no parque Rineu Gransotto.

As pessoas gostam da Faismo e participam da feira, mas algumas questões devem ser melhoradas para a edição deste ano. A posição é do presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER. Ele disse que o público foi muito bom na última edição e que o formato multissetorial é o mais indicado para o evento. SPENGLER defendeu a manutenção do ingresso livre e que a questão dos shows não pode sofrer uma mudança tão radical. Ele entende que é preciso trazer pelo menos um show nacional. O presidente da CDL disse que uma atração artística de renome gera uma expectativa na comunidade e movimenta a feira. Ele citou que com o envolvimento das empresas, do poder público e da população, dá para fazer uma grande feira em novembro.

A Faismo vem apresentado uma evolução a cada edição e ainda é possível melhorar para a feira deste ano. O comentário é do presidente da Acismo, AIRTON MOSS. Ele disse que os expositores são ouvidos e as mudanças ocorrem a partir dessas observações. MOSS também defende a realização de pelo menos um grande show, mas com o menor risco possível para as entidades. Ele voltou a citar que uma das principais questões que limitam a Faismo é a estrutura do parque. O empresário disse que a situação já é bem melhor atualmente, mas as entidades ainda tem um alto custo com as estruturas provisórias para o parque. Ele citou que a construção do novo pavilhão da Merco Industrial vai ser imporante para a edição deste ano. Para MOSS, a feira está no caminho certo.

O prefeito WILSON TREVISAN encaminhou nesta sexta-feira para a câmara de vereadores o pedido de convocação extraordinária do legislativo. O presidente da casa, EVERALDO DI BERTI, confirmou ontem que as duas sessões vão acontecer na próxima sexta-feira, dia 18. A primeira reunião está marcada para as oito horas da manhã e a segunda votação do projeto ficou para as cinco da tarde. EVERALDO explicou que a votação na próxima sexta vai permitir que a prefeitura receba a redação final já na segunda, dia 21. As sessões extraordinárias durante o recesso não terão nenhum custo adicional para a câmara.

A pauta da convocação extraordinária da semana que vem é formada por dois projetos de lei de reajuste da remuneração dos servidores. A informação é do presidente do legislativo, EVERALDO DI BERTI. O primeiro projeto trata da correção dos salários em quatro e meio por cento. O índice é formado pelo INPC, que ficou em três vírgula 43 por cento, e mais um ganho real de um vírgula zero sete por cento. O outro projeto aumenta o valor do vale alimentação que passa de 10 para 12 reais por dia trabalhado. A expectativa do governo é de que os dois projetos sejam aprovados sem maiores dificuldades.

A instalação de uma unidade do Hemosc no extremo-oeste está na pauta da Ameosc e da Amerios mais uma vez. Na terça-feira da semana que vem, as duas entidades vão se reunir com o secretário de saúde para reapresentar a reivindicação. O pedido por um Hemocentro em São Miguel do Oeste já é bastante antigo e agora volta a ganhar força. A audiência está marcada para as duas horas da tarde em Florianópolis. O secretário de Saúde, HELTON ZEFERINO vai receber o presidente da Ameosc, WILSON TREVISAN e o presidente da Comissão Intergestores Regional, MAURO BARELLA. As associações entendem que a região tem demanda suficiente para receber um banco de sangue completo.

A região não precisa de uma agencia transfusional como foi oferecido pelo Hemosc para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso ainda em 2018. A declaração é do presidente da Comissão Intergestores Regional, MAURO BARELLA. Ele disse que a agencia não mudaria muita coisa em relação a estrutura atual e que os municípios ainda precisariam mandar doadores para Chapecó. A intenção do extremo-oeste é receber uma estrutura completa. Segundo BARELLA, a região precisa de uma unidade do Hemosc para fazer a coleta das doações e a distribuição mais rápida de sangue para hospitais e demais unidades de saúde do extremo-oeste.

A região tem doadores e demandas mais do suficientes para abrigar uma unidade do hemocentro. A afirmação é do presidente da Comissão Intergestores Regional, MAURO BARELLA. De acordo com ele, cerca de 700 pessoas da Ameosc e da Amerios se dirigem mensalmente ao Hemosc de Chapecó para doação de sangue. Ele explicou que se o banco de sangue fosse aqui, o número seria ainda maior. Além disso, a região possuiu um hospital público de grande porte e outras unidades bem estruturadas que precisam de sangue com uma frequência grande. Apesar da posição do novo governo em reduzir o tamanho do estado, BARELLA disse que o pedido para criação de uma nova unidade do Hemosc tem razões suficientes para ser atendido.

A primeira etapa das inscrições paras vagas nas creches da rede municipal de ensino foi encerrada em dezembro com o atendimento de todos os pedidos. A informação é do secretário de educação, PAULO RICARDO DRUMM. De acordo com ele, a secretaria recebeu cerca de mil e cem inscrições e todas foram deferidas. DRUMM reforçou que nenhuma criança ficou sem vaga. Ele explicou que oito alunos não conseguiram matricula na creche solicitada, mas a secretaria conseguiu espaço em outas unidades. Ontem começou a segunda etapa de inscrição para crianças que vão completar a idade mínima para a creche a partir de fevereiro. O prazo vai até o dia 23 deste mês e o resultado será divulgado no dia 30 no site da prefeitura.

A creche de férias no bairro Salete vai continuar aberta até o dia 31 de janeiro. Depois disso, todas as unidades ficarão fechadas até a abertura do ano letivo prevista para o dia 11 de janeiro. Alguns pais procuraram a Peperi para reclamar desse período em que as creches estarão de portas fechadas. O secretário de Educação, PAULO RICARDO DRUMM disse que a parada é necessária para o planejamento e cursos de aperfeiçoamento da equipe. Ele reconheceu que isso pode criar algumas dificuldades para os pais, mas reforçou que essa parada precisa acontecer.

A escolha de vagas temporários para professores da rede municipal de ensino vai acontecer no dia 28 deste mês . De acordo com o secretário de Educação, PAULO RICARDO DRUMM, a previsão é de que cerca de 130 vagas de ACTs sejam abertas para o ano letivo de 2019. Ele comentou que o número pode aumentar no decorrer do ano em razão de atestados e licenças. Em 2018, a educaçãomunicipal encerrou o ano com 178 admitidos em caráter temporário. DRUMM disse que esse número é normal e não chega a ser motivo de preocupação. As aulas no município começam no dia 11 de fevereiro.

Um homem foi agredido a golpes de facão na noite desta sexta-feira no bairro São Luiz. O Corpo de Bombeiros foi chamado, por volta das dez e meia, para atender a ocorrência. Uma guarnição foi até a Servidão Pública e encontrou um homem, de 48 anos, sentado na calçada. Ele tinha um ferimento de arma branca, possivelmente um facão, no tórax. Ele também sofreu um corte na mão direita. O homem recebeu os primeiros socorros no local e foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.