ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 12-01-2019 Sábado

-GOVERNO ESTUDA ENVIAR PROPOSTA ÚNICA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA

-MAIS DE 17 MIL CATARINENSES ESTÃO NA MALHA FINA DO IMPOSTO DE RENDA

-SECRETÁRIO ORIENTA SOBRE MANEJO CORRETO E CONSERVAÇÃO DO SÊMEN

-HEMOSC REFORÇA NECESSIDADE DE DOAÇÃO DE SANGUE NESTE PERÍODO DO ANO

-POLÍCIA MILITAR IRÁ AMPLIAR AÇÕES DE PRESENÇA NA COMUNIDADE

-RIQUEZA ALERTA SOBRE APARECIMENTO DO VÍRUS DA RAIVA EM MORCEGO

-POLÍCIA MILITAR FLAGRA TRÊS JOVENS COM DROGA NA PRAÇA CENTRAL

-POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO NO CASO DO CAMINHONEIRO DESAPARECIDO


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.


A coalizão internacional dirigida pelos Estados Unidos anunciou, nesta sexta-feira o início da retirada das tropas da Síria. Em dezembro do ano passado, o presidente DONALD TRUMP disse que pretendia iniciar a retirada dos dois mil soldados americanos estacionados na Síria. Ele garantiu que o Estado Islâmico havia sido derrotado, o que justifica o retorno do efetivo militar.


A paralisação parcial do governo federal dos Estados Unidos completa 22 dias neste sábado. Diante do impasse sobre o orçamento e a construção do muro na fronteira com o México, o atual fechamento do governo supera o recorde anterior, entre 1995 e 1996, durante a presidência de BILL CLINTON. Um terminal do Aeroporto Internacional de Miami ficará fechado até segunda-feira para compensar a ausência de alguns trabalhadores da Administração de Segurança dos Transportes, devido à paralisia parcial do governo.


O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, o oposicionista JUAN GUAIDÓ, pediu nesta sexta-feira o apoio de cidadãos, dos militares e da comunidade internacional para assumir o comando do Executivo. Ele pretende convocar novas eleições. GUAIDÓ afirmou que o poder foi "usurpado" por NICOLÁS MADURO, que iniciou um novo mandato nesta quinta. Ele pediu que a população se mobilize em todo o país em 23 de janeiro contra o governo de NICOLÁS MADURO.



O ministro-chefe da Casa Civil, ONYX LORENZONI, disse nesta sexta-feira que a tendência do governo é apresentar uma única proposta de reforma da Previdência para o Congresso. Com isso, não seriam levadas propostas avulsas para categorias específicas. Isso não significa que os militares serão incluídos na reforma preparada pelo governo JAIR BOLSONARO. A possibilidade ainda está em estudo pela equipe técnica. O novo comandante do Exército, general EDSON LEAL PUJOL, que assumiu o posto na segunda-feira, é contrário à inclusão dos militares na reforma da Previdência.


O presidente JAIR BOLSONARO deve assinar, até o próximo dia 15, o decreto que regulamenta a posse de armas de fogo no Brasil. Segundo o deputado ALBERTO FRAGA, que foi recebido há quatro dias pelo presidente BOLSONARO, o texto deve incluir anistia a portadores de armas irregulares, permitindo que o cidadão que tem arma em casa, sem registro ou com o documento vencido, faça o recadastramento. O decreto também deve acrescentar um dispositivo que vai tirar do delegado da Polícia Federal o poder de decidir se a pessoa poderá obter a posse, além de elevar o prazo do registro da arma de três para dez anos. FRAGA acrescentou que o decreto deverá ainda suprimir a necessidade comprovada para obtenção de posse de arma de fogo.


O Ministério Público Federal pediu à Justiça a condenação do ex-deputado federal e ex-assessor da Presidência da República RODRIGO DA ROCHA LOURES. Ele é réu em processo por corrupção envolvendo a JBS. Segundo a Procuradoria da República no Distrito Federal, ele teria recebido dinheiro como intermediário do ex-presidente MICHEL TEMER para beneficiar o grupo em medidas no âmbito do Executivo Federal. Segundo a denúncia, o ex-parlamentar teria recebido uma mala com 500 mil reais da JBS para operar vantagens ao grupo.


Um a cada quatro locais analisados nas praias de Santa Catarina estão impróprios para banho. O levantamento semanal do Instituto do Meio Ambiente apontou que 60 pontos de coleta no litoral catarinense estão poluídos. Ao todo, foram analisados 229 pontos do litoral e 26 por cento deles são inapropriados para banho. O levantamento foi o segundo relatório de 2019. Nesta edição foram coletadas amostras de dez novos locais em praias de Florianópolis e o índice de pontos poluídos aumentou em relação ao primeiro estudo feito em dezembro.


Mais de 17 mil declarações de imposto de renda de Santa Catarina estão retidas por apresentarem algum tipo de inconsistência nas informações. O número é referente a quatro anos, de 2015 a 2018. Segundo o auditor fiscal da Receita Federal ARI SÍLVIO DE SOUZA, os contribuintes que caíram na malha fina estão sendo intimados. Os principais casos são omissões de rendimentos referentes a ações judiciais, rendimentos de aluguéis e também relativos a despesas médicas, afirmou o auditor. Ele afirmou que, após a retificação, a restituição de quem tem direito demora cerca de 60 dias para sair.


Em uma semana de medidas como governador, CARLOS MOISÉS DA SILVA fez 711 demissões e 366 nomeações de cargos comissionados. Com isso, foram 345 cargos cortados, segundo a Secretaria de Administração do Estado. Conforme o Governo do Estado, o número de cortes proposto pelo governador ao assumir o comando, de 922 cargos comissionados, principalmente entre sobreposições de funções, só será atingido com a reforma administrativa e extinção das Agencias de Desenvolvimento Regional.


-SECRETÁRIO ORIENTA SOBRE MANEJO CORRETO E CONSERVAÇÃO DO SÊMEN

-HEMOSC REFORÇA NECESSIDADE DE DOAÇÃO DE SANGUE NESTE PERÍODO DO ANO

-POLÍCIA MILITAR IRÁ AMPLIAR AÇÕES DE PRESENÇA NA COMUNIDADE

-RIQUEZA ALERTA SOBRE APARECIMENTO DO VÍRUS DA RAIVA EM MORCEGO


Primeira parcela do IPTU 2019 de Iporã do Oeste vence no dia 20 de março. O prazo vale para os contribuintes que optarem em pagar em cota única com impressão pelo site da prefeitura, com desconto de 10 % do valor, mais a isenção da taxa de expediente. / No dia 22 de abril, vencerá o prazo para o pagamento em cota única, sem a isenção da taxa de expediente, mas ainda com o desconto de 10 %. Também neste dia vence a primeira parcela, para quem optar em pagar o imposto em três parcelas, sem nenhum desconto, com as demais parcelas vencendo em 20 de junho e 20 de agosto. No município de Iporã do Oeste tem em torno de 2.900 imóveis passiveis de cobrança de IPTU. Nesta semana iniciou o prazo para solicitação da isenção do IPTU. Tem direito a solicitar a isenção os aposentados e pensionistas que recebem até dois salários mínimos, e proprietários de chácaras urbanas com ITR. O pedido de isenção deve ser feito nos escritórios de contabilidade, ou pelo site da prefeitura.


Seis estabelecimentos são atendidos pelo serviço municipal de inspeção em Tunápolis. Conforme o médico veterinário do município de Tunápolis, EDUARDO DOTTO, a inspeção em produtos de origem animal tem foco voltado para cumprimento da legislação do Sistema de Inspeção Municipal, o SIM. Ele informa que atualmente toda a numeração municipal está em dia com a norma e os trabalhos de inspeção estão sendo executados dentro da normalidade. O médico veterinário lembra que o selo do SIM é necessário para comercializar qualquer tipo de produto de origem animal para consumo direto, como ovos, derivados de leite, mel, carnes e embutidos dentro do município. O trabalho no município de Tunápolis compreende seis estabelecimentos divididos em lacticínios, granja de ovos, entreposto de carnes e fábrica de embutidos.


O médico veterinário EDUARDO DOTTO destaca que a verificação de padrões é feita pelo serviço de inspeção municipal e também por um responsável técnico, funcionário de cada empresa. É competência deste funcionário verificar a rotulagem dos produtos, pesos e temperaturas, de acordo com os procedimentos conhecidos como autocontroles. O veterinário destaca que em caso de alguma não conformidade, é gerada uma RNC para o estabelecimento com solicitação de adequação. DOTTO informa também que a legislação municipal foi atualizada recentemente, contemplando as necessidades do município, acompanhando a revisão da lei federal. Ele ressalta que está em andamento uma legislação para que produtos com selo SIM possam ser comercializados em âmbito regional.


Setor transportes e obras de São João do Oeste possui quase 800 quilometros de estradas para manutenção. O secretário LEANDRO BONEMBERGER, explica que apenas três servidores estão trabalhando nos serviços emergenciais e os demais estão em férias. Ele comenta que estes servidores estão auxiliando o setor de urbanismo no corte da grama e poda de flores. O secretário diz que o cronograma de serviços para o ano está sendo definido, e será concluído assim que a equipe estiver completa novamente. Em relação ao parque de máquinas, BONEMBERGER destaca que não houve maiores problemas durante o ano passado. Nas últimas semanas o secretário cita que os serviços se concentraram na melhoria em uma curva na estrada de Fortaleza. O secretário lembra que o setor prioriza os trabalhos de manutenção das estradas gerais e o escoamento da produção agrícola. Ainda em 2018 a secretaria adquiriu um novo rolo compactador e uma retroescavadeira nova.


Secretário orienta sobre manejo correto e conservação do sêmen. Segundo o secretário de agricultura, HENRIQUE KICKOW, para ser devidamente conservado, o sêmen bovino deve estar submerso no botijão de nitrogênio. No verão, o secretário comenta que o problema é o gasto maior de nitrogênio em função do nitrogênio não ser totalmente vedado. KICKOW ressalta que em Iporã do Oeste o abastecimento de nitrogênio é mensal, e o último ocorreu nesta sexta-feira. Ele lembra que mesmo não estando totalmente vazio, o agricultor deve fazer o abastecimento porque o nível do botijão não pode ser menor do que 15 centímetros. O secretário orienta também sobre o manejo correto na inseminação do gado, tema que já foi abordado em capacitações durante o ano passado. Além dos inseminadores que fazem o atendimento nas propriedades, os próprios agricultores tem procurado capacitação para realizar o serviço por conta própria. Hoje 120 agricultores possuem seu próprio botijão no município e fazem a inseminação na propriedades.


HENRIQUE KICKOW ressalta que pelo programa de melhoramento genético, já ocorreu à compra de sêmen e as fichas de inseminação, materiais que já estão disponíveis aos agricultores. Este ano a administração aumentou a taxa de repetição para agricultores que compram o sêmen de empresas particulares, de 19 reais e 20 centavos para 21 reais e 60 centavos para cada fêmea acima de 12 meses. Também estão disponíveis as fichas para o sêmen fornecido pela prefeitura, e adquirido por licitação. O secretário lembra que nos próximos dias será aberto o credenciamento de máquinas para serviços nas propriedades. KICKOW ressalta que até o final deste mês os agricultores têm prazo para a renovação do bloco de produtor rural. Para encaminhamento de novos blocos não há um prazo específico, podendo ser feita durante o ano todo.


O período de férias é bastante crítico para o Hemosc de Chapecó A estrutura atende toda região oeste do estado. De acordo com a responsável pelo setor de captação de doadores, ELIANA RIBICK, o banco de sangue já registra redução e carência de alguns tipos de sangue. O principal problema está no volume de sangue tipo “O” positivo e negativo. Ela explicou que as doações de sangue reduzem bastante nesta época do ano e isso afeta o estoque. ELIANA disse que o Hemosc fica aberto das sete da manhã às seis da tarde sem fechar ao meio. A responsável pelo setor fez um pedido para que as pessoas continuem fazendo as doações no local. Além disso, a equipe não tem nenhuma previsão de retomar as coletas externas de sangue nos municípios da região. Conforme ELIANA, a captação de sangue nas cidades foi suspensa há cerca de dois anos e desde então as secretarias municipais de saúde encaminham os doadores para Chapecó.


Ameosc e Amerios buscam unidade do Hemosc para SMOeste. Cerca de 700 pessoas da Associação dos Municípios do Extremo Oeste se dirigem mensalmente ao Hemosc de Chapecó, para doação de sangue. Na tarde desta quinta-feira, o presidente da Ameosc, WILSON TREVISAN, esteve reunido com o presidente da Comissão Intergestores Regional, MAURO BARELLA, e com o diretor do hospital regional, JEFERSON GOMES, para tratar da busca pela implantação da unidade. GOMES explicou que o Hemosc ofereceu ainda em 2018, a coordenação da Agência Transfusional, mas a intenção da região é que SMOeste receba uma unidade completa, para que os doadores não precisem mais se deslocar toda vez a Chapecó. TREVISAN ressaltou que ter a estrutura é uma demanda antiga da população, dos governos e profissionais de saúde. Na próxima semana uma comitiva participa de audiência em Florianópolis com o Secretário de Estado da Saúde para tratar do assunto.


Polícia Militar de Iporã do Oeste irá ampliar ações de presença da PM na comunidade. De acordo com o comandante da Polícia Militar de Iporã do Oeste, sargento MILTON WOLF, no ano passado foi implantado a rede de segurança escolar, com visitas nos educandários e a criação de um grupo de wattsAhap para troca de informações. O sargento destaca que a PM está presente diariamente acompanhando a entrada e a saída dos alunos das escolas. Ele cita também a criação da rede de segurança bancária, com policiamento em horários específicos e a troca de informações entre os gerentes de bancos por meio de um grupo.


O sargento destaca também a manutenção da ronda comercial, principalmente nos horários de abertura e fechamento do comércio, quando a movimentação de pessoas é maior. O comandante da PM ressalta a projeção de ampliação do programa arquitetura contra o crime por meio de visitas do efetivo policial nos estabelecimentos. MILTON WOLF cita também o interesse na implantação da rede de vizinhos, o que depende do interesse da população. A rede consiste em um grupo de moradores que atua junto com a polícia na preservação do patrimônio e da ordem pública. Para o interior, o sargento comenta que a PM pretende intensificar a patrulha rural. Outros programas que terão continuidade são o PROERD, programa viagem segura, a fiscalização de apenados com liberdade provisória ou prisão domiciliar. O sargento destaca ainda a posse da diretoria do CONSEG, Conselho Comunitário de Segurança Pública, para o início dos trabalhos que objetiva aproximar a polícia da comunidade.


O destacamento de Iporã do Oeste conta com um efetivo de seis policiais. Um dos policiais foi cedido para a operação veraneio em Florianópolis, e deve retornar aos trabalhos nos próximos dias. O sargento destaca que nos próximos dias será entregue o etilometro adquirido no final de 2018. MILTON WOLF comenta que o equipamento irá contribuir com o trabalho de fiscalização da PM pelo fato da guarnição não depender de outros órgãos para efetuar o teste de alcoolemia. Ainda no ano passado o destacamento adquiriu uma arma longa. O comandante ressalta que o objetivo é também neste ano construir ou promover melhorias no espaço físico da sede da polícia militar.


Secretaria de saúde de Riqueza alerta sobre aparecimento do vírus da raiva em morcego. A técnica de enfermagem e responsável pela vigilância epidemiológica de Riqueza, ROSIMERI BORDIGNON, afirma que o objetivo não é alarmar a população regional, mas alertar sobre essa situação diferente registrada no município. Ela explica que foi realizado um teste em um morcego, localizado em uma furna, uma espécie de caverna, onde os animais se abrigam. Essa furna é monitorada há 13 anos pela Cidasc, e está localizada na divisa entre Iraceminha e Riqueza. A técnica explica que este ano o teste teve resultado positivo para raiva.


O morcego contaminado pelo vírus da raiva transmite a doença por meio do contato direto com cães, gatos, bovinos e suínos. A técnica de enfermagem e responsável pela vigilância epidemiológica de Riqueza lembra que a transmissão do vírus ocorre pela saliva, sendo necessário que o morcego provoque uma lesão, agressão ou mordida para que a secreção contaminada entre em contato com o sangue da vítima e o vírus consiga se inocular e atingir o sistema nervoso. ROSIMERI BORDIGNON ressalta que é a primeira vez que este vírus é registrado na região. Ela orienta que os proprietários fiquem atentos a sintomas nos animais, no caso de cães e gatos, que apresentarem salivação excessiva, mudanças de comportamento e que se tornam mais agressivos. Já bovinos e suínos que forem atacados pelo morcego contaminado apresentam uma paralisia e a perda de movimento nas pernase na cauda.


Os moradores próximos a furna, onde foi localizado o morcego contaminado, estão sendo orientados a vacinar os animais. ROSIMERI BORDIGNON enfatiza que animais atacados pelo morcego contaminado, e que morderem uma pessoa, podem transmitir a doença para o ser humano. Caso isso ocorra, a técnica de enfermagem orienta que a vítima procure ajuda médica imediata. O animal deverá ser preso, para que o profissional veterinário faça a avaliação e identifique se foi mordido pelo morcego, o que será avaliado por meio de marcas no corpo do animal. ROSIMERI lembra que se o animal responsável pela mordida no ser humano não for encontrado, ou tiver morrido, a pessoa recebe uma vacina para evitar a doença, já que a avaliação no animal causador da lesão não será possível. Ela comenta ainda que a vacina contra a raiva não é cara, e os proprietários devem procurar os estabelecimentos que a comercializam para vacinar os animais.


-POLÍCIA MILITAR FLAGRA TRÊS JOVENS COM DROGA NA PRAÇA CENTRAL

-POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO NO CASO DO CAMINHONEIRO DESAPARECIDO


Os boletins de ocorrência registrados pela Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso nos primeiros dias do ano envolvem uma série de crimes no âmbito da violência doméstica, que vão desde a injúria até a violência sexual. A informação é da delegada LISIANE JUNGES. Ela comentou que o número de novos casos chamou a atenção da Polícia Civil. Além disso, a Dpcami também teve um número expressivo de pedidos de medidas protetivas às vítimas na primeira semana de 2019. LISIANE reforçou a importância da denúncia para que a Polícia possa agir e evitar que a violência continue e se agrave.


Comandante alerta para cuidados com incêndios em aviários. De acordo com o comandante do corpo de bombeiros de Itapiranga, sargento ANDRÉ RAUBER, nos últimos dias foram registrados incêndios em dois aviários na região. Ele destaca que grande parte destes incêndios em aviários, tem relação com os fornos para o aquecimento do imóvel. Neste aspecto, o comandante destaca que os proprietários precisam redobrar a atenção quanto a conservação dos fornos e dutos e também a proximidade destes elementos com materiais existentes como lonas e madeiras. Salienta ainda a necessidade de supervisionar o local, quando o forno é acionado, evitando assim início de qualquer sinistro.


Outro ponto que demanda atenção, segundo o comandante ANDRÉ RAUBER, é a parte elétrica destes locais. Conforme ele, geralmente essas construções são antigas, mas os equipamentos utilizados são substituídos por novos de maior potência, e a fiação continua a mesma. O comandante lembra da necessidade de manter a rede elétrica, com capacidade de acordo com os equipamentos empregados no local. Em caso de incêndio, ele destaca que a primeira ação é acionar o corpo de bombeiros pelo telefone 193, porque os caminhões podem demorar para chegar ao local solicitado. Outra recomendação, é desligar a rede elétrica para evitar choques e novos focos de incêndio. De acordo com ele, após observar estes pontos, com muita cautela, o proprietário pode iniciar o combate, usando água da propriedade, evitando aproximar-se muito do fogo.


Polícia Militar flagra três jovens com droga na praça central. O fato ocorreu na madrugada deste sábado, na praça Reinoldo Ruschel, em Iporã do Oeste. Em patrulhamento de rotina, a guarnição visualizou três jovens sentados em bancos do parque infantil da praça. Os policiais se aproximaram a pé do local, e em dado momento, um deles levantou do banco e foi até um dos brinquedos do parquinho infantil, onde pegou um invólucro de plástico. Em seguida, os três iriam se retirar do local, quando foram surpreendidos pela PM, que efetuou a revista pessoal. No local da abordagem foi encontrado um torrão de maconha de 6.2 gramas. A PM lavrou Termo Circunstanciado ao proprietário da droga, um rapaz de 21 anos, que se comprometeu a comparecer no Juizado Especial Criminal. Os três abordados informaram que são usuários de maconha, e que fariam uso da substância.


Polícia Civil prende suspeito no caso do caminhoneiro desaparecido. A Polícia Civil de Pinhalzinho e de Saudades cumpriram, nesta sexta-feira, um mandado de prisão temporária de um homem de 29 anos. Segundo o delegado ARTHUR LOPES, o desaparecimento do caminhoneiro ocorreu no percurso entre sua última parada, no sudoeste do Paraná e Chapecó. Ocorreu ainda à subtração das rodas do caminhão, as quais foram substituídas por outras de qualidade inferior. O investigado preso encontrava-se com paradeiro desconhecido desde o desaparecimento de EZEQUIEL FERNANDO SCHNEIDER, há cinco dias. Ele foi localizado no município de Chapecó. Já o caminhão foi encontrado na terça-feira, em Saudades. O delegado informa que, mesmo com a prisão cautelar do suspeito, as investigações continuam. O preso foi encaminhado à UPA. A Polícia Civil não informou a linha de investigação e nem qual a suposta participação do preso. Os trabalhos seguem em sigilo para não atrapalhar a investigação.////

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.