ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - quinta-feira - 11 12 2025

-COMITÊ DE POLÍTICA MONETÁRIA MANTÉM TAXA BÁSICA DE JUROS EM 15 POR CENTO

-SAÚDE DE SC REBATE RELATÓRIO SOBRE FALHA NA REGULAÇÃO DE LEITOS DE UTI

-VEREADORES APROVAM ORÇAMENTO DE 314 MILHÕES DE REAIS PARA O ANO QUE VEM

-ACISMO REALIZA HOJE EVENTO DE ENTREGA DO TROFÉU DESTAQUE EMPRESARIAL

-PREFEITO DE IPORÃ DO OESTE É ELEITO PRESIDENTE DA AMEOSC PARA 2026

-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM SUSPEITO DE TENTATIVA DE ROUBO COM FACA

-COLISÃO FRONTAL ENTRE VEÍCULOS DEIXA DUAS PESSAOS FERIDAS NA SC 163

A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 15 graus. A máxima pode chegar a 27 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a quinta-feira cotado em cinco reais e 44 centavos. O euro está valendo seis reais e 37 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,003.

O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, reduziu as taxas de juros do país em zero virgula 25 ponto percentual, para a faixa de três e meia a três virgula 75 por cento ao ano, o menor nível desde setembro de 2022. A decisão, anunciada nesta quarta-feira, veio em linha com a expectativa do mercado financeiro. Esse foi o terceiro corte seguido nos juros americanos. Além da decisão, o Fed divulgou suas projeções para 2026, indicando apenas um corte nas taxas. O corte de 0,25 ponto nesta quarta foi motivado, novamente, pela preocupação do banco central com o enfraquecimento do mercado de trabalho nos Estados Unidos.

O presidente do Congresso Nacional de Honduras afirmou, nesta quarta-feira, que não vai validar o resultado das eleições presidenciais realizadas no fim de novembro no país. Segundo LUIS REDONDO, o processo eleitoral foi 'manchado por pressões internas de estruturas do crime organizado ligadas ao narcotráfico, pressões externas e pela violação direta da liberdade dos eleitores'. A apuração dos votos está sendo feita desde o dia da eleição, 30 de novembro. Até o momento, com 99 por cento das atas apuradas, o candidato NASRY ASFURA, somava 40 virgula 52 por cento dos votos, contra 39 virgula 20 para SALVADOR NASRALLA. Os rivais de ASFURA acusaram manipulação no processo.

O ex-presidente da Bolívia LUIS ARCE, que deixou o cargo há pouco mais de um mês, foi preso nesta quarta-feira acusado de corrupção. Ele deixou o posto de presidente em 8 de novembro, em meio a pior crise econômica do país em quatro décadas. A função é ocupada por RODRIGO PAZ, o primeiro presidente de direita na Bolívia após um ciclo de 20 anos da esquerda no poder. ARCE foi preso sob a acusação de peculato. De acordo com a ex-ministra, MARIA BELA PRADA, ARCE estava em casa e foi levado à sede da Força Especial de Luta Contra o Crime Organizado na Bolívia.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central manteve a taxa Selic em 15 por cento ao ano após reunião realizada nesta quarta-feira. A manutenção da taxa neste patamar já era esperada por especialistas. É a quarta vez consecutiva que a Selic é mantida em 15 por cento. Em junho, a taxa básica de juros foi elevada a este estágio e foi mantida também nas reuniões de julho, setembro, novembro e agora, em dezembro. Segundo nota divulgada pelo Comitê após a reunião, a decisão ocorreu porque o Copom entende como "compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante”. A decisão pela manutenção da taxa foi seguida por unanimidade, ou seja, todos os nove membros do Copom votaram pela mesma decisão.

O plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, na madrugada desta quinta-feira, a cassação da deputada CARLA ZAMBELLI do PL. A cassação seria uma consequência da condenação da deputada pelo Supremo Tribunal Federal por ter comandado uma invasão a sistemas do Conselho Nacional de Justiça. A sentença, de 10 anos de prisão, se tornou definitiva e sem possibilidade de recurso em junho. Os deputados entenderam, no entanto, que a deputada poderia permanecer no cargo. Foram 227 votos a favor e 170 contrários, seriam necessários 257 votos para a cassação. Mais cedo, a medida já tinha passado pelo crivo da Comissão de Constituição e Justiça. A parlamentar foi condenada duas vezes pelo Supremo Tribunal Federal neste ano e, em ambas oportunidades, os ministros determinaram a sua cassação.

A Câmara dos Deputados decidiu suspender nesta quarta-feira, por seis meses, o deputado GLAUBER BRAGA do PSOL, em um processo que pedia a cassação do mandato do parlamentar. Foram 318 votos a favor, 141 votos contrários e 3 abstenções. O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar havia aprovado uma proposta de cassação de BRAGA, mas os deputados no plenário decidiram pela punição menor. Na terça-feira, o deputado ocupou por cerca de duas horas a Presidência da Mesa Diretora da Câmara em protesto contra a decisão do presidente da Casa, HUGO MOTTA de pautar o pedido de cassação. MOTTA disse que os atos de GLAUBER não encontram respaldo no regimento interno nem na “liturgia do cargo”.

O secretário de Estado da Saúde, DIOGO DEMARCHI SILVA, foi à Assembleia Legislativa nesta quarta-feira para prestar esclarecimentos a respeito de supostas falhas na regulação dos leitos de UTI, divulgadas por um relatório do Tribunal de Contas do Estado que apontou problemas estruturais, operacionais e de gestão no fluxo de regulação de leitos. Enquanto o secretário alega que o levantamento do TCE se baseia em dados de 2019 — que não corresponderiam à realidade atual do sistema estadual de saúde —, o Tribunal de Contas diz que os dados foram coletados do Sistema Nacional de Regulações entre setembro e novembro de 2024. O documento do TCE, publicado no início do mês, indicou que 33 por cento das internações reguladas ocorreram após o período crítico de seis horas, intervalo considerado determinante para reduzir riscos de agravamento e mortalidade. DEMARCHI afirmou que a pasta está empenhada em avanços significativos na regulação e no monitoramento dos leitos.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou um aumento na gratificação paga a deputados estaduais que integrem a mesa diretora ou exerçam funções administrativas na Casa. Os parlamentares nesses cargos atualmente recebem um adicional de 30 por cento dos salários, mas, com o acréscimo aprovado nesta quarta-feira, o benefício passará a 45 por cento dos vencimentos. Atualmente, um deputado em Santa Catarina recebe 34 mil e 700 reais. Com o aumento, os parlamentares receberão cerca de 10 mil a mais. Em nota, a Alesc argumentou que a medida se trata de um ajuste inflacionário ao benefício já existente e que está em linha com a prática de outros estados. A mudança foi aprovada no fim da sessão desta quarta-feira, em um dia movimentado na Alesc com a aprovação de um pacotão de projetos do governo do Estado.

Em uma semana de esforços concentrados para aprovar os projetos pendentes antes do fim do ano, a Assembleia Legislativa aprovou também os projetos do Plano Plurianual, que define as diretrizes para o orçamento do governo do Estado nos próximos quatro anos, e a Lei Orçamentária Anual, que detalha o orçamento e todas as despesas previstas para a gestão estadual em 2026. Os projetos do PPA e da LOA foram aprovados no início da tarde na Comissão de Finanças da Alesc e passaram por aprovação em plenário na sessão da tarde desta quarta. A aprovação ocorreu em votação simbólica, sem votos contrários. O orçamento total de SC para 2026 prevê receita de 57 bilhões e 900 milhões de reais, um aumento de 10 por cento em comparação com o orçado para 2025.

O evento de Encerramento e Certificação da Escola de Vendas foi realizado na noite desta quarta-feira, no Auditório do Sicoob, em São Miguel do Oeste. A programação contou com uma palestra sobre Liderança, ministrada por SANDRA CARON, reunindo participantes, empresários e profissionais do comércio local. Na sequência, ocorreu a certificação dos alunos que concluíram a formação. O curso teve o objetivo de desenvolver novas competências e fortalecer o setor de vendas da empresas associadas a Câmara de Dirigentes Lojistas do município. O Escola de Venda foi promovido pelo Sebrae em parceria com a CDL.

O Sistema Nacional de Emprego de Santa Catarina está com oito mil 595 vagas de trabalho abertas nesta semana em várias regiões do estado. Entre os destaques está a cidade de São Miguel do Oeste, que soma 369 oportunidades, sendo uma delas exclusiva para pessoas com deficiência. As vagas fazem parte do levantamento estadual que aponta a região Oeste como uma das que mais concentram ofertas, com um total de mil 216 vagas. A agencia do Sine de São Miguel do Oeste tem o segundo maior número de oportunidades, atrás de Chapecó que conta com 444 vagas, sendo três para PCD. O Sine da cidade fica no subsolo do prédio da prefeitura.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de São Miguel do Oeste elegeu, na tarde de terça-feira, a nova diretoria para o biênio 20262027. A assembleia aconteceu no salão do Centro Administrativo Municipal, com a presença de representantes de entidades ligadas ao setor agropecuário. A reunião foi conduzida pelo presidente LIRIO WATHIER e teve como pauta a prestação de contas da atual gestão, apresentação do relatório de atividades da Epagri em 2025, espaço para falas da Secretaria de Agricultura e da Administração Municipal, além da votação para escolha da nova diretoria. A assembleia aprovou propostas importantes, como a atualização dos valores do Bônus Agrícola e o retorno do programa de distribuição de sementes de pastagens.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de São Miguel do Oeste será presidido, no ano que vem, por um agricultor. O cargo será ocupado por DEOCLIDES DALLA ROSA, que já foi secretário de Agricultura, mas hoje não ocupa cargo público ou de entidades. A diretoria eleita é composta pelo vice-presidente GELAIN BARP, pelo secretário MARCIO BENDER e pelo vice-secretário, ALESSANDRO ALVES. Na reunião de ontem também foram apresentadas prioridades do programa Fala São Miguel 2025, com destaque para obras de infraestrutura rural, como pavimentação de estradas, alargamento de vias e instalação de redes de água potável. O vice-prefeito, CARLOS AGOSTINI destacou que o setor agrícola é responsável por 12 e meio por cento do retorno de ICMS ao município.

A Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios do Extremo Oeste foi realizada nesta quarta-feira, no auditório da entidade, em São Miguel do Oeste. O encontro, convocado pelo presidente da Ameosc e prefeito de Itapiranga, ALEXANDRE RIBAS, reuniu prefeitos e prefeitas dos municípios associados para deliberar sobre pautas administrativas e financeiras. A programação iniciou às cinco da tarde com a apresentação da prestação de contas parcial do exercício de 2025, com informações financeiras, contábeis e o andamento dos trabalhos da associação ao longo do ano. Logo depois, foi apresentada a resolução que estima a receita e fixa as despesas da Ameosc para o exercício de 2026. Na sequência, às os gestores municipais participaram da eleição da nova diretoria da entidade para o período de 2026.

O prefeito de Iporã do Oeste, MICHEL BARTH, foi eleito presidente da Associação dos Municípios do Extremo-oeste para o ano que vem. De acordo com o regimento interno da entidade, a presidência é ocupada em sistema de rodízio com base no número de prefeitos eleitos por partido. Em 2026, o comando da Ameosc cabe ao MDB e BARTH foi indicado entre os cinco prefeitos da sigla. Ele terá como vice-presidente FERNANDO WILL, prefeito de São José do Cedro; ÉDER MARCON, prefeito de Bandeirante como secretário; e como vice-secretário, SÉRGIO THEISEN, prefeito de São João do Oeste. O mandato de BARTH como presidente da Ameosc começa no dia primeiro de janeiro de 2026.

O governador JORGINHO MELLO cumpre agenda no extremo-oeste hoje e amanhã. O roteiro começa as seis da tarde no CEDUP Getúlio Vargas. Entre os anúncios previstos para hoje estão a entrega de maquinários para o Cedup, a assinatura simbólica do primeiro Projeto Realiza, que concede crédito de 50 mil a jovens rurais para incentivar o empreendedorismo e a permanência no campo e assinatura de Acordo de Cooperação Técnica entre AuroraCoop e CIEE, visando ampliar vagas de estágio e oportunidades de emprego para estudantes da região. Também estão previstos a entrega de kits de material escolar e melhorias na cobertura de oito ginásios escolares e a assinatura de ordens de serviço para revitalização e manutenção de todas as 19 escolas estaduais da Coordenadoria Regional de Educação de São Miguel do Oeste.

A agenda oficial do governador será retomada amanhã pela manhã. As nove horas, JORGINHO MELLO vai participar de um ato no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A assessoria do governo citou que ele vai assinar a autorização de repasse recursos para a reforma do Centro Cirúrgico, da Central de Materiais Esterilizados e da Unidade de Terapia Intensiva Adulto, com a criação de cinco novos leitos. JORGINHO também vai assinar a autorização para a abertura do HEMOSC em São Miguel do Oeste. As 11 horas da manhã, o governador vai participar de um ato de entrega para o município de Descanso na escola Everardo Backheuser.

Além da agenda oficial confirmada pela Casa Militar, o governador pode participar de outros eventos na noite desta quinta-feira. É possível, por exemplo, que JORGINHO MELLO participe da entrega do Destaque Empresarial da Acismo no Clube Comercial. A presença de JORGINHO no evento da Acismo deve ser confirmada durante o dia. O que é certo é a presença do governador em uma reunião com prefeitos e lideranças políticas do PL no extremo-oeste. Essa reunião vai acontecer por volta das oito e meia da noite. A pauta do encontro é política e vai servir para discutir as ações e projeções partidárias do PL.

Os vencedores do Destaque Empresarial 2025 da Acismo serão conhecidos na noite de hoje. A votação ocorre pela internet e vai até as oito horas da noite. No final de novembro, a entidade divulgou os 27 finalistas do Prêmio Destaque Empresarial de 2025. Desde então, os empresários associados a entidade escolhendo um dos três finalistas em cada uma das categorias da indústria, comercio e prestação de serviços. Cada segmento é dividido em pequeno, médio e grande porte. Além disso, o empresário com mais número de votos vai receber o troféu Helio Wassun. O evento do Destaque Empresarial está marcado para as sete e meia da noite desta quinta-feira no Clube Comercial com transmissão ao vivo pela rádio Peperi.

Os finalistas da categoria Comércio de grande porte são os empresários FRANCISCO CRESTANI, LEANDRO SCHOENINGUER e WILSON TREVISAN. Já na categoria médio porte, o finalistas escolhidos pelos associados da Acismo, CLAUDISON PAINI,

DANIEL BEDIN e TATIANE MASSAROLO. Já entre os comerciantes de pequeno porte, os finalistas são ANA CRISTINA BREDA, AIRTON MOSS e KAILO CAUDURO. No setor de serviços de grande porte, os finalistas são JULIO BOLFE, TIAGO JUNIOR KLEIN e MIGUEL ANGELO BOCALON. No médio porte, os finalistas são DANIEL ZANOTELLI, ROSICLEIA MOSS e VICTORIO BOLFE. No comércio de pequeno porte, estão na final ADAIR ORSO, ADILSON FONTANA e DEISE WETT.

A Câmara de vereadores de São Miguel do Oeste aprovou, nesta quinta-feira, as contas do prefeito WILSON TREVISAN relativas ao exercício de 2024. Os vereadores seguiram o Parecer Prévio do Tribunal de Contas do Estado. A aprovação ocorreu nesta quarta-feira, em sessão exclusiva para apreciação da matéria. As contas foram aprovadas por maioria, com abstenção de CRIS ZANATTA do PSDB. No parecer, o TCE recomendou a aprovação das contas anuais do exercício de 2024, mas com uma série de recomendações ao Governo Municipal, entre elas, adequações necessárias no Portal da Transparência, fortalecimento dos conselhos municipais e adoção de práticas de governança e gestão na operacionalização de parcerias com o Governo Federal por meio da Plataforma Transferegov.br.

Os vereadores aprovaram, em votação única nesta quarta-feira, o Projeto de Lei que estima a receita e fixa a despesa do Município para o exercício financeiro de 2026. O texto prevê um orçamento de 314 milhões 841 mil reais. O projeto foi aprovado em sessão exclusiva para apreciação dessa matéria. O texto estabelece autorização para abertura de Créditos Adicionais Suplementares e extraordinários com base em superávit financeiro e excesso de arrecadação, observadas as fontes e limites legais. O projeto prevê que o Chefe do Executivo poderá abrir créditos suplementares “no limite de até 25 por cento do total da despesa orçamentária fixada”, bem como instituir novas modalidades de aplicação e despesas dentro de ações já existentes. O texto estabelece que “todas as movimentações orçamentárias realizadas por ato do Executivo Municipal devem ser publicadas e comunicadas ao Poder Legislativo Municipal até o dia 20 do mês subsequente”.

A educação é o setor com maior volume de recursos no orçamento de São Miguel do Oeste para o ano que vem. A secretaria de Educação vai contar com 93 milhões e 500 mil reais. A saúde terá 71 milhões de reais para o atendimento da população. A secretaria de urbanismo terá orçamento de 36 milhões 764 mil reais e agricultura vai contar com três milhões e 400 mil reais para as atividades. Já o valor repassado ao poder legislativo em 2026 será de oito milhões e 800 mil reais. O chamado “duodécimo” para as despesas gerais da Câmara de vereadores representa dois virgula sete por cento do orçamento geral do município.

Na votação do projeto de lei do Orçamento de 2026, realizada nesta quarta-feira, os vereadores de São Miguel do Oeste apresentaram emendas individuais. As emendas, previstas na Lei Orgânica Municipal, são de execução obrigatória e correspondem a um por cento da receita corrente líquida prevista no projeto de lei, o equivalente a três milhões de reais. Cada vereador pôde indicar o destino de aproximadamente 233 mil, sendo que a metade do valor deve ser para ações e serviços públicos de saúde. As emendas indicadas pelos vereadores são destinadas, principalmente, a entidades assistenciais, esportivas, culturais, clubes de serviço, entidades de proteção aos animais, entre outros. A relação completa da emendas impositivas está disponível no site da câmara de vereadores.

Uma mulher foi agredida pelo companheiro na tarde de quarta-feira em Dionísio Cerqueira. Segundo a Polícia Militar, a vítima contou que foi atacada com socos na cabeça e tapas no rosto durante uma discussão motivada pelo fim do relacionamento. No momento das agressões, ela segurava o filho do casal, um bebê de apenas quatro meses. Após agredi-la, o suspeito fugiu do local e passou a enviar mensagens com ameaças. A mulher disse que esse não foi o primeiro episódio de violência e que já havia solicitado medidas protetivas anteriormente, mas depois retirou. Agora, pretende solicitar novamente a proteção judicial. O agressor ainda não foi localizado.

Um homem foi detido pela Polícia Militar na tarde de quarta-feira na Rua da República Argentina, no centro de Dionísio Cerqueira, por portar uma faca em via pública. Durante a abordagem, ele retirou uma faca debaixo do casaco, e foi contido pelos policiais. O objeto foi apreendido e o homem, de nacionalidade estrangeira, recebeu um Termo Circunstanciado com compromisso de comparecer à Justiça. Segundo a PM, o mesmo homem já havia sido identificado naquela manhã como autor de uma tentativa de roubo em um comércio na Rua Mário Cláudio Turra. Ele também usava uma faca na ação e foi reconhecido por imagens de câmeras de segurança.

Um acidente deixou duas pessoas feridas na manhã desta quinta-feira na SC-163, em Itapiranga. A colisão frontal envolveu dois veículos, um Golf e um Vectra, por volta das nove e meia. O condutor do Vectra sofreu fraturas nos braços e outros ferimentos. Ele foi atendido no local e levado ao Hospital Sagrada Família, em Itapiranga. Já o motorista do Golf teve ferimentos leves e também recebeu atendimento do Corpo de de Bombeiros e do Samu. As causas do acidente ainda estão sendo apuradas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.