-RELATOR ALTERA PROJETO DE LEI ANTIFACÇÃO E INCLUI CRIME COMO ATO TERRORISTA
-ALESC DISCUTE PROJETO QUE REGULAMENTA COMPENSAÇÃO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS
-MOVIMENTAÇAO FINANCEIRA NA ADUANA DE CARGAS CRESCE 4% EM OUTUBRO
-PREFEITA DIZ QUE MUNICÍPIOS PRECISAM AMPLIAR AÇÕES NA ÁREA DE DEFESA CIVIL
-TJ DECLARA INCONSTITUCIONALIDADE DE LEI QUE PROÍBE CONSUMO DE ALCOOL EM ESPAÇOS PÚBLICOS
-POLÍCIA MILITAR APREENDE 17 TONELADAS DE CONTRABANDO EM DIONÍSIO CERQUEIRA
-CASAL É PRESO COM MACONHA E COCAÍNA EM ABORDAGEM POLICIAL NA SC 161
A previsão para as próximas horas é de sol com poucas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 14 graus. A máxima pode chegar a 27 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou a quinta-feira cotado em cinco reais e 28 centavos. O euro está valendo seis reais e 11 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0037 centavos.
A quantidade anual de gases de efeito estufa emitidos na atmosfera diminuirá 12 por cento até 2035 em relação aos níveis de 2019, de acordo com uma nova análise publicada nesta segunda-feira pela Secretaria da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Os números revisados representam o progresso em relação à redução esperada de 10 por cento, anunciada em 28 de outubro, e leva em consideração as promessas feitas desde o prazo final da análise anterior. No entanto, a redução projetada de 12 por cento está muito aquém da queda de 60 por cento nas emissões que seria necessária até 2035 para limitar o aquecimento global a um grau e cinco décimos acima das temperaturas pré-industriais.
O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta segunda-feira o fim do "shutdown", a paralisação dos serviços do governo federal que já dura 41 dias. A situação provocou o afastamento de funcionarios públicos, interrompe o pagamento de salários, afeta a distribuição de ajuda alimentar e causa transtornos no tráfego aéreo. O shutdown atual é o mais longo da história dos Estados Unidos. Ele ocorreu pela falta de acordo entre Republicanos e Democratas no Senado, que precisa de três quintos dos votos da Casa para avançar em matérias relativos ao orçamento. O pacote terá de passar agora pela Câmara dos Representantes, que deve votar a matéria na quarta-feira e enviado ao presidente DONALD TRUMP para sanção.
Dois confrontos entre gangues rivais em uma prisão no sul do Equador deixaram pelo menos 31 detentos mortos final de semana. A onda de violência nas prisões ocorre apesar da presença de forças militares e policiais em diversos presídios. No primeiro ataque, o grupo criminoso Los Lobos foi alvo de uma gangue dissidente conhecida como Sao-Box e quatro detentos foram mortos. Mais tarde, no mesmo dia, Los Lobos realizaram um ataque de "retaliação" contra o Sao-Box, matando 27 de seus membros por asfixia. O estado de conflito armado interno em curso foi declarado pelo governo em janeiro de 2024 em uma tentativa de conter a violência criminal em todo o país.
O Banco Central informou nesta segunda-feira que as transações de pagamento via PIX registraram crescimento de 27 vírgula seis por cento no primeiro semestre deste ano, para 36 bilhões e 900 milhões de reais de operações. As informações constam nas Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil relativas ao primeiro semestre de 2025. De acordo com o Banco Central, o PIX, que é hoje o instrumento mais utilizado, foi responsável por 50 vírgula nove por cento das transações efetuadas no primeiro semestre de 2025. O instrumento de pagamento com maior participação percentual em volume financeiro transacionado no primeiro semestre continuou sendo a TED, com 37 por cento de participação.
O primeiro dia da COP30, Cúpula do Clima das Nações Unidas, em Belém, chegou a um acordo para seguir a agenda proposta pelo Brasil até o fim do evento, em 21 de novembro. As 194 delegações que participam do evento apoiaram boa parte das pautas apresentadas pelo país. A pauta passa por seis eixos, com mais de 100 áreas prioritárias, que prevê discussões sobre temas como transição energética, desenvolvimento e financiamento climático. A ideia do Brasil era garantir um debate para que países ricos garantam recursos financeiros para a adaptação climática de países em desenvolvimento. Esse tópico será debatido em espaços informais da conferência, assim como metas individuais de países contra emissões, as chamadas NDCs, que podem ou não ser incluídos na pauta final.
O relator do projeto antifacção, deputado GUILHERME DERRITE do PP, propôs alterações significativas no texto enviado pelo governo ao Congresso Nacional. A proposta enviada pelo Executivo modifica a Lei das Organizações Criminosas, elevando as penas de 3 a 8 anos para 5 a 10 anos. Ele também alterou o papel da Polícia Federal no combate ao crime. O texto original cria a figura da “organização criminosa qualificada” — ou “facção criminosa” — com pena máxima de 15 anos quando houver domínio territorial baseado em violência, coação ou ameaça. DERRITE seguiu outro caminho e incluiu na Lei Antiterrorismo condutas atribuídas a organizações criminosas, milícias e grupos paramilitares, sujeitando esses crimes às mesmas penas aplicadas a atos terroristas. Para o governo, essa mudança abre espaço para intervenções estrangeiras sob a justificativa de combate ao terrorismo.
Ao longo de 2025, as exportações catarinenses para a Argentina, país vizinho que tem mostrado sinais de recuperação econômica, somaram 746 milhões de dólares. O crescimento das exportações foi de 25 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior, resultado do impacto nas vendas de Santa Catarina para a Argentina. Um grupo de empresários, entidades e políticos foi até o país vizinho para participar nesta segunda e terça-feira (do Encontro de Negócios SC-Argentina, promovido pela Federação das Indústrias na Embaixada do Brasil em Buenos Aires. Integram o grupo cerca de 20 indústrias de Santa Catarina, além do embaixador do Brasil na Argentina, o governador JORGINHO MELLO e o presidente da FIESC, GILBERTO SELEME.
O governo do estado encaminhou para a Assembleia Legislativa o projeto de lei que regulamenta a Política Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais. A proposta começou a tramitar nas comissões da casa. O objetivo é que proprietários de terra que prestem serviços ambientais, como a conservação de vegetação nativa, restaurem áreas de vegetação degradada, entre outros, recebam um pagamento - em dinheiro ou na forma de serviços e benfeitorias - do poder público. A matéria estabelece os detalhes para que ocorra a compensação financeira a proprietários rurais que preservem ou recuperem áreas ambientais. A regulamentação do assunto pode ocorrer 15 anos depois da criação da Política Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais.
Santa Catarina ultrapassou a marca de 256 mil empresas abertas entre janeiro e outubro de 2025 e bateu um recorde histórico de empreendedorismo. O volume de novos negócios é o maior já registrado em um ano em toda a série histórica da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina.As micro e pequenas empresas são a maior parte dos novos negócios. Juntos, os Microempreendedores Individuais, microempresas e Empresas de Pequeno Porte representam 95 por cento da abertura de CNPJs. Áreas como comércio, transporte, indústria, construção civil e serviços administrativos lideram entre os setores econômicos. De acordo com dados da Jucesc, o segmento de comércio e reparação de veículos é o que mais abriu empresas em 2025, com 45 mil novos CNPJs entre janeiro e outubro. Na vice-liderança aparece o setor de transporte, com 37 mil e 800 empresas criadas.
O deputado estadual FABIANO DA LUZ esteve no Extremo Oeste neste final de semana entregando recursos para o município de Barra Bonita. Segundo o vereador VALMIR MARANGON, foram entregues de forma simbólica três recursos, beneficiando três comunidades do interior. Conforme ele, entre as linhas beneficiadas estão as localidades de Cruz de Souza, Alto Caçador e Águas do Araçá, totalizando 450 mil em emendas parlamentares. Para a Linha Cruz e Souza o montante liberado foi de 150 mil para a iluminação do campo de futebol. Já na Linha Alto Caçador o valor destinado foi de 100 mil para a reforma do clube da comunidade. A Linha Águas do Araçá vai receber 200 mil que serão usados para obras de calçamento na localidade.
A movimentação financeira na Aduana de Dionísio Cerqueira em outubro teve crescimento de quatro por cento na comparação com o mês anterior. O movimento de outubro somou 79 milhões de dólares. Desse total, 56 por cento corresponde a importação de mercadorias. O total de exportações ficou em 34 milhões de dólares, o equivalente a 44 por cento do total do movimento do mês.O total acumulado, nos dez primeiros meses de 2025, é de 698 milhões 963 mil dólares, o que representa cerca de três bilhões 718 milhões de reais. O recorde na corrente financeira, pela Aduana de Dionísio Cerqueira, foi em 2024, e somou cerca de cinco bilhões de reais. Em relação à quantidade de documentos de importação e exportação desembaraçados pela Receita Federal de Dionísio Cerqueira em outubro, o total foi de mil 840 documentos.
O volume de cargas que passaram pela Aduana de Dionísio Cerqueira também teve alta em outubro deste ano na comparação com setembro. No mês passado, dois mil 367 caminhões passaram pela Aduana, cerca de seis por cento a mais do que o total de setembro deste ano, que somou duas mil 225 cargas. Do total de cargas de outubro, os produtos importados pelo Brasil, através da Aduana, passaram em mil 223 caminhões.
Já os produtos exportados pelo Brasil, em outubro, através da Aduana cerqueirense, somaram mil 144 caminhões. Nos 10 primeiros meses de 2025, o total de cargas, pela Aduana, foi de 22 mil e 10 caminhões, dos quais, 11 mil 678 com produtos importados, e 10 mil 424 com produtos exportados.
Os principais países que vendem produtos para o Brasil com ingresso pela aduana de Dionísio Cerqueira são Argentina, Chile e Uruguai. A lista de itens importados tem produtos como fruta, cascas de citros, melões, produtos da indústria de moagem, malte, amidos e féculas; além de mdeira, carvão vegetal, plástico e bebidas. Já os principais destinos da exportação são Argentina, Chile e Estados Unidos. Os principais produtos vendidos para o exterior são papel e cartão, obras de pasta de celulose, resíduos e desperdícios das indústrias alimentares, carne e miudezas comestíveis. Em agosto deste ano, a Aduana registrou a passagem de 642 veículos “em lastre”, ou seja, veículos sem carga e guinchos.
A Coordenadoria Regional de Educação de São Miguel do Oeste realizou nesta terça-feira, a entrega de kits escolares para os estudantes da rede estadual de ensino. A distribuição ocorreu no ginásio do Colégio São Miguel, onde o material foi descarregado e organizado para envio às escolas da região. De acordo com a supervisora regional de Educação, ROSÂNGELA FIAMETI, serão entregues cinco mil 216 kits aos alunos do ensino fundamental dos anos iniciais e finais, do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos. Ela explicou que o material será utilizado pelos estudantes no ano letivo de 2026.
A entrega dos kits escolares é mais uma proposta dentro do eixo Escola Boa, do governo do Estado. A explicação é da a supervisora regional de Educação, ROSÂNGELA FIAMETI. Os kits incluem cadernos, borrachas, réguas, lápis de cor, canetinhas e outros itens de uso escolar. Recentemente, os estudante das escolas estaduais da região receberam os uniformes. São dois kits. O do ensino fundamental é composto por camiseta de manga curta; camiseta de manga longa; camiseta regata; bermuda; short saia; calça; jaqueta; moletom, meia e tênis. Já o do ensino médio é formado por uma jaqueta acolchoada e duas calças jeans. ROSANGELA disse que o Escola Boa é o eixo do movimento Educação Levada a Sério.
Faltam oito dias para a abertura oficial da Faismo 2025. A cerimônia de abertura da exposição está programada para as sete e meia da noite de quarta-feira, dia 19, com transmissão ao vivo pela rádio Peperi. A abertura dos pavilhões está prevista para as oito e meia da noite e vai até as 11 horas. A primeira noite da Faismo terá shows com EDUARDO GUSTAVO, RONALDO, DANIELO E DAVI e DJ LIPE. A Faismo 2025 contará com mais de 300 expositores, estacionamento no local e entrada gratuita nos shows. A Feira vai até domingo no parque de exposições Rineu Gransotto.
O governo JORGINHO MELLO anunciou o repasse de 200 mil reais para a reconstrução do pavilhão da comunidade de Jorge Lacerda. A estrutura foi destruída pelo tornado que atingiu o município na última sexta-feira. De acordo com a prefeita BIANCA MARAN, o governador, que esteve domingo na região, também confirmou o repasse de um caminhão pipa, um drone e um carro com tração quatro por quatro para equipar a Defesa Civil Municipal. BIANCA citou que o Estado também vai destinar mais um ônibus para educação de Dionísio Cerqueira.
A Escola de Educação Básica Jacob Maran, que teve o telhado arrancado pelo tornado de sexta-feira, não terá mais aulas presenciais neste ano. A prefeitura BIANCA MARAN explicou que a decisão foi tomada em conjunto com a coordenadoria regional de Educação. As aulas seguirão de forma remota até o encerramento do ano letivo e a prefeitura também ofereceu escolas municipais para receber as aulas de forma temporária. Os técnicos da Secretaria de Estado da Educação avaliam as condições do prédio e estudam medidas para reconstrução da escola. Além disso, a prefeitura estuda agora as questões jurídicas para auxiliar a reconstrução das casas e espaços comunitários destruídos pelo temporal.
O tornado que atingiu Dionísio Cerqueira na última sexta-feira serve de alerta para a região. O comentário é da prefeita BIANCA MARAN. De acordo com ela, a ocorrência de eventos climáticos severos no extremo-oeste é frequente e isso precisa ser considerado no planejamento das administrações municipais. Para BIANCA, está claro que a população precisa ficar atenta as alertas e as prefeituras precisam fortalecer a defesa civil municipal.
A Prefeitura de São Miguel do Oeste emitiu um alerta a população sobre a circulação de boletos falsos emitidos em nome do município. De acordo com a nota, os golpistas estão utilizando boletos de multas de trânsito falsificados para aplicar fraudes. A prefeitura citou que antes de pagar qualquer cobrança, verifique o beneficiário: o nome correto deve ser Município de São Miguel do Oeste. A orientação é de que se aparecer o nome de uma pessoa física ou empresa desconhecida, os usuários nçao devem fazer o pagamento do boleto. Em caso de dúvida, as pessoas devem entrar em contato com o setor de Tributação ou pelos canais oficiais da Prefeitura.
O Tribunal de Justiça declarou inconstitucional a lei que proibia consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos. A lei, aprovada pela câmara de vereadores e promulgada pelo prefeito WILSON TREVISAN em 2017, foi declarada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça em ação movida pelo Ministério Público. A ação foi ajuizada contra a câmara de vereadores e o município de São Miguel do Oeste. De acordo com o Procurador do município, VINICIUS PELISSARI, na prática, isso significa que a norma perdeu a validade e não é mais possível aplicar multas ou penalidades com base nessa legislação.
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina entendeu que a lei municipal que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos é uma restrição excessiva à liberdade individual. Além disso, o TJ também identificou ingerência indevida do Legislativo municipal sobre competências do Estado. De acordo com o procurador do município, VINICIUS PELISSARI, a decisão passa a valer após o trânsito em julgado, ou seja, quando o processo for definitivamente encerrado. O prefeito EDENILSON ZANARDI já solicitou à Procuradoria Jurídica do Município a realização de novos estudos, para avaliar a possibilidade de um novo projeto de lei, que respeite os limites legais e o interesse público.
O município e a câmara de vereadores ingressaram com um recurso especial para tentar levar a ação civil pública que questionou a constitucionalidade da lei que proíbe o consumo de bebida alcoólica para o Superior de Tribunal de Justiça. O Tribunal de Justiça, no entanto, negou o prosseguimento do processo. Dessa forma, a ação transitou em julgado, não cabendo mais nenhum tipo de recurso. O procurador do município, VINICIUS PELISSARI, explicou ainda que, em razão da segurança jurídica e excepcional interesse social, o Tribunal determinou que os efeitos da decisão ocorram a partir da data de trânsito em julgado que foi em nove de setembro. Desse modo, o TJ manteve a validade e a eficácia de todos os atos praticados, inclusive as multas, até 08 de setembro de 2025.
A Polícia Militar cumpriu, nesta segunda-feira, um mandado judicial de prisão em Maravilha. A PM foi informada da ordem de prisão e iniciou buscas pelo município. Por volta das oito horas da noite, a guarnição da Polícia Militar localizou o homem, de 32 anos, na linha Segredo, interior de Maravilha. Ele foi condenado pelo crime de roubo e tem pena de cinco anos para cumprir. O homem foi preso e encaminhado até a unidade prisional de Maravilha.
Um homem foi agredido na noite desta segunda-feira, na SC-161, próximo à Linha Caldatto, em Palma Sola. Conforme a Polícia Militar, ele caminhava pela rodovia quando foi abordado por quatro suspeitos armados com faca e pedaços de madeira, que anunciaram um assalto e o atacaram. Segundo a PM, após as agressões, os suspeitos fugiram sem levar nada. O homem foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Luke, com dores intensas nas costelas. Por suspeita de lesão no baço, ele foi transferido para São Miguel do Oeste para exames complementares. Apesar de não reconhecer os autores nem o veículo usado, a vítima contou acreditar que a motivação possa estar ligada a uma briga ocorrida meses atrás, durante um evento onde trabalhava como segurança, na Linha Cerro Azul.
A Polícia Militar apreendeu, ontem a noite, cerca de 17 toneladas de mercadorias contrabandeadas em Dionísio Cerqueira. A carga foi localizada em um caminhão estacionado no pátio de um posto de combustíveis, às margens da BR-163. Segundo a Polícia Militar, a ação começou após uma troca de informações com a PM do Paraná, que alertou sobre um caminhão com cabine vermelha vindo da Argentina por uma passagem clandestina conhecida como "pista de skate". De acordo com a PM, o veículo foi encontrado tentando estacionar no local indicado, e durante a abordagem, o motorista, de 43 anos, alegou que levava materiais recicláveis para São Paulo. No entanto, após vistoria, os policiais encontraram aproximadamente 17 toneladas de produtos de origem estrangeira sem nota fiscal, o que caracteriza contrabando. O motorista foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal.
Um homem e uma mulher foram presos por tráfico de drogas na tarde desta segunda-feira, na SC-161, em Palma Sola. A abordagem foi feita após uma denúncia anônima de que uma motocicleta estaria seguindo em direção à Argentina para buscar drogas. Durante a fiscalização, o veículo foi parado e, na revista pessoal, os policiais encontraram 62 gramas de cocaína com o condutor. Diante do flagrante, ele recebeu voz de prisão e foi algemado por risco de fuga. A passageira, por conta própria, revelou que havia mais drogas na casa onde moravam. No local indicado, a PM encontrou 172 gramas de maconha, uma balança de precisão e anotações sobre o tráfico. O homem confessou que adquiriu os entorpecentes no país vizinho e revendia tanto a cocaína quanto a maconha na região. O casal foi levado à Delegacia de Polícia de Anchieta.