ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 11/11/2019

-REFORMA TRABALHISTA GERA 114 MIL VAGAS INTERMITENTES EM DOIS ANOS

-AO MENOS TRÊS MULHERES FORAM ENCONTRADAS MORTAS NESTE FINAL DE SEMANA EM SC
-MUNICÍPIO POSSUI 290 FAMÍLIAS RECEBENDO BENEFÍCIOS SOCIAIS
-CASEP BUSCA PARCERIAS PARA INSERIR INTERNOS EM VAGAS DE TRABALHO
-ALUNOS RECEBEM TRÊS MIL REAIS PARA INICIAREM EMPREENDIMENTOS
-SEMAE REGISTRA 30% DE AUMENTO NO CONSUMO D’ÁGUA
-AGRICULTORES DA REGIÃO DE NOVO SARANDI RECEBEM EQUIPAMENTOS
-FORMATURA DOS JOVENS RURAIS ACONTECE SEMANA QUE VEM
-COLISÃO ENTRE MOTOS DEIXA UM FERIDO NO BAIRRO SÃO CRISTÓVÃO
-MOTORISTA MORRE EM SAÍDA DE PISTA NA SC-161

O tempo na região Extremo Oeste é de céu encoberto com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é de tempo instável com possibilidades de pancadas isoladas de chuvas. A mínima das últimas horas foi de 17 graus e a máxima deve ser de 28 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo começou a semana em baixa. O dólar paralelo está cotado a quatro reais para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

O presidente do Irã, HASSAN ROHANI, anunciou neste domingo a descoberta de um novo campo de petróleo no sul do país, com mais de 50 bilhões de barris de óleo bruto. O achado pode aumentar em um terço o tamanho das reservas comprovadas de petróleo do país persa. ROHANI explicou que o campo está localizado no sul do Irã, precisamente na província de Khuzestan, centro da indústria petrolífera nacional. Segundo ele, mais de 53 bilhões de barris seriam adicionados às reservas comprovadas do Irã, atualmente cerca de 150 bilhões.

A ex-presidente do Supremo Tribunal Eleitoral da Bolívia, MARIA EUGENIA CHOQUE QUISPE, foi presa na noite de ontem e exibida com algemas pela polícia numa entrevista coletiva. O vice-presidente do TSE boliviano, ANTONIO COSTAS, também foi preso e exibido ao seu lado.

O pedido de investigação e prisão da presidente e do vice-presidente do TSE boliviano, de acordo com o comandante da polícia, partiu de JUAN LANCHIPA PONCE, chefe do Ministério Público da Bolívia. Mais cedo, MARIA EUGENIA CHOQUE havia renunciado ao cargo.

Após uma escala de tensões na Bolívia, EVO MORALES renunciou neste domingo ao cargo de presidente do país. O anúncio foi feito pela televisão em rede nacional. O vice-presidente, ÁLVARO GARCÍA LINERA, também apresentou a renúncia. EVO também atacou seus opositores e classificou a situação como um golpe. Mais cedo, EVO já havia dito que convocaria novas eleições após a Organização dos Estados Americanos, divulgar que as eleições de 20 de outubro haviam sido fraudadas. Pouco antes da renúncia, os chefes das Forças Armadas e da Polícia, além da oposição, haviam pedido que EVO MORALES deixasse o cargo para pacificar o país. Além do presidente e do vice, ÁLVARO GARCÍA LINERA, outros dois na linha de sucessão também renunciaram aos cargos.

O ministro da Educação, ABRAHAM WEINTRAUB, confirmou, no final da tarde de ontem que houve divulgação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio de 2019, mas, segundo ele, isso não configura vazamento porque aconteceu após o início das provas e não há prejuízo à sociedade. No segundo dia do Enem, pelo menos 371 candidatos foram eliminados. WEINTRAUB afirmou que o único caso em que ele considera um comportamento prejudicial à sociedade foi o de duas aplicadoras do exame no Ceará que no dia três tiraram e fizeram circular uma foto da prova de redação. Ele diz que as mulheres planejaram a ação previamente e classificou o comportamento de uma delas como "terrorismo".

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio confirmou essa edição como a de menor abstenção de todos os tempos. A afirmação é do ministro da Educação, ABRAHAM WEINTRAUB. No primeiro dia, ele já havia comemorado a menor abstenção da história do exame. Naquele dia, 23 vírgula um por cento dos candidatos inscritos não estiveram presentes na prova. Dos pouco mais de cinco milhões de inscritos, três milhões e 700 mil estiveram presentes. O índice de abstenção representa 27 vírgula 19 por cento. Ele afirmou, ainda, que "o que existirá nos próximos anos" é um Enem "técnico, e não ideológico. WEINTRAUB disse ainda que os candidatos não vão precisar ficar mais buscando, nos manuais de esquerda, ou de direita ideologias.O objetivo de acordo com ele é que seja uma seleção justa para todos os brasileiros.

A Reforma Trabalhista criada ainda no governo do então presidente MICHEL TEMER, completou dois anos nesta segunda-feira. Desde então foram criadas 114 mil vagas de trabalho intermitentes. Apesar de ser expressivo, o dado, que integra o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia, ficou abaixo da previsão inicial da proposta que permite contratações por hora. Na época, o governo estimava criar dois milhões de vagas. Apesar de figurarem ainda abaixo do esperado, as 58 mil vagas intermitentes abertas em 2019 já são 13 vírgula quatro por cento superior as 51 mil 178 vagas criadas ao longo de todo o ano passado. Atualmente o país possui 12 vírgula seis milhões de desempregados.

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado JULIO GARCIA, deixou o hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages, na Serra de Santa Catarina, no início da tarde de ontem. Ele estava internado desde a última sexta-feira quando sofreu um acidente de trânsito. JULIO GARCIA está na capital do Estado onde vai realizar uma nova cirurgia de reparação no tornozelo direito, procedimento já previsto anteriormente pelos médicos. O estado geral de saúde do presidente é bom. O acidente ocorreu na BR-282 em Lages. JULIO GARCIA e a esposa se deslocavam para um compromisso familiar quando houve a colisão frontal na BR-282.

Um temporal na noite deste domingo causou destelhamentos, deslizamentos, quedas de muros, árvores, enxurradas e alagamento em Lages, na Serra catarinense. De acordo com a Defesa Civil do município, foram atendidas pelo menos cem ocorrências em 20 bairros. Apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido e desabrigado, segundo o órgão. Conforme o Corpo de Bombeiros, moradores ficaram ilhados e cinco famílias precisaram ser resgatadas. Uma casa também desabou por causa do temporal, mas ninguém ficou ferido. Em duas horas choveu em Lages a metade da média prevista para o mês inteiro.

Ao menos três mulheres foram encontradas mortas neste final de semana em Santa Catarina. Os casos ocorreram nas cidades de Balneário Camboriú, Itajaí e Palmitos. Em Itajaí, uma mulher foi encontrada com um corte no pescoço. Em Palmitos, a vítima de 53 anos foi esfaqueada. Ela foi encontrada dentro da casa onde morava com um corte perfurante no pescoço. Já em Balneário Camboriú, a vítima estava no chão com sinais de violência. Por enquanto, em nenhum dos casos, há suspeitas das motivações dos crimes. Ninguém foi preso até o momento.

SJCedro possui 290 famílias recebendo mensalmente benefícios sociais. A informação é do secretário da assistência social, ALEXANDRE VOGT. Ele explica que o beneficio é repassado para pessoas que realmente precisam, já que são cadastradas e o repasse é feito apenas para aquelas que cumprem os critérios determinados pelo governo federal. Elas ainda seguem uma série de exigências como frequentar cursos, manter filhos na escola e outras comprovações mensais. VOGT detalha que os valores são baixos, de 40 a 60 reais e apenas três famílias cedrenses ganham mais de 200. Nesse caso, são grupos familiares com mais de sete integrantes.ALEXANDRE percebe que muitas vezes há preconceito com o Bolsa Família. Ele garante que há várias pessoas de baixa renda que trabalham, mas precisam de ajuda para complementar a renda. Outras que tem problemas como este, do alcoolismo, e precisam de tratamento, não de julgamentos.

ONGS que administram Caseps na região recebem capacitação do Dease. O diretor da associação Betânia, ISMAEL BATISTA lembra que a entidade administra o centro de internação para jovens infratores de SJCedro há cerca de 15 anos. O centro de Xanxerê também é gerido pela entidade. Ele explica que o encontro ocorreu em Joaçaba para melhorar a atuação dos monitores sociais que acompanham diariamente estes adolescentes. Houve debate sobre o trabalho visando o melhor atendimento para recuperação e ressocialização dos menores internados. O diretor comenta que o propósito é demonstrar alternativas de vida. Ele percebe que deste modo eles aprendem por meio do exemplo ao invés do medo. BATISTA revela que foram cinco módulos de capacitação e houve outros temas relativos também as atividades oferecidas para os adolescentes, entre elas, sobre o estudo. Todos os internos participam das aulas com a mesma grade curricular das escolas.

Centro de atendimento aos menores infratores busca também qualificar jovens para o mercado de trabalho. O administrador da associação Betânia, ISMAEL BATISTA destaca quem em SJCedro existem programas de qualificação de várias áreas. Ele afirma que são feitas parcerias para oferecer cursos que possam ajudar os adolescentes na busca de emprego após o cumprimento da medida. BATISTA revela que em Xanxerê existem convênios com empresas que oferecem vagas do programa Menor Aprendiz. Os menores são liberados após uma análise do caso pela promotoria e pela justiça. Nos casos onde há deferimento o jovem trabalho em dois períodos e volta paraCasep para pernoitar. A associação está tentando fomentar a parceria com empresas de SJCedro, mas está encontrando dificuldade na adesão. Ele analisa que esta possibilidade de um trabalho digno, com salário, é importante para evitar a reincidência no crime. A média de recuperação em nível local é cerca de 50 por cento.

Alunos da casa familiar recebem três mil reais para iniciarem empreendimentos. O projeto dos Jovens Rurais é desenvolvido há cerca de cinco anos com parceria do Instituto Souza Cruz que escolhe os melhores projetos que recebem o dinheiro e acompanhamento. Neste ano foram seis estudantes e o valor total é de 18 mil reais. O diretor da unidade de SJCedro, NÉDIO VERDI afirma que o programa é um incentivo para os alunos que estão se formando e poderão ajudar os pais nas atividades ou iniciar o negócio próprio, um opção de renda extra. São vários segmentos escolhidos neste ano de estudantes do terceiro ano, entre eles de BIANCA AGOSTINI DA SILVA com projeto de Fruticultura em pequena escala. Já o aluno DIEGO DE CASTRO vai atuar com Piqueteamento e pastagens para vaca de Leite. TAINÁ TEIXEIRA decidiu também pela implantação de pastagens e piqueteamento.

Alguns dos contemplados com os três mil reais através da Casa Familiar fizeram estudos e planejamento sobre seus projetos. Alguns conversaram com a Rádio Cedro, entre eles, SCHEILA DOS SANTOS SOARES que vai apostar na criação de galinhas caipiras. Ela justificou que a escolha é devido ao tamanho pequeno da propriedade da família e pouca mão de obra. A estudante percebe um aumento pela procura de alimentos naturais pelo saber e qualidade e por isso a opção neste segmento. RIAN BAVARESCO que mora na Linha Santa Rita decidiu investir em uma cisterna para economizar com a água. O objetivo na captação é reduzir o consumo e usar água da chuva para limpeza das baias. O jovem revela que o impacto é grande em termos ambientais e econômicos no final do mês para a família. CLEIDIANI VOGT é uma das alunas que mora na cidade e não teria como realizar projeto agrícola e por isso decidiu abrir um estúdio de maquiagem. Ela já tem cursos na área e observou a grande procura de clientes para esse setor.

Sistema de água no interior de SJCedro vem ganhando adesão dos moradores. O engenheiro sanitarista do Semae, DIEGO SMANHOTTO lembra que desde 2017 estão sendo feitos trabalhos em comunidades que tinham problemas de desabastecimento. Cerca de cinco delas já possuem sistema de água para as famílias com interesse. Um dos casos foi na linha São Roque onde foi tentada perfuração de um poço, mas, não houve vasão e foi preciso a intervenção do Semae. Várias propriedades fazem parte da associação e nos últimos dias mais duas aderiram. O engenheiro comenta que havia locais abastecidos apenas por fontes, mas, a estiagem secou as nascentes. Ele afirma que mesmo com as chuvas, o consumo é que segue alto devido ao calor. Este acréscimo chega a 30 por cento da média. Lembra que muitas pessoas fazem a lavação das casas e carros, além do consumo humano que exige mais liquido nesta época. DIEGO afirma que a vasão do Rio das Flores é suficiente para abastecer todo o município. A meta é aumentar a reservação no ano que vem.

Município entrega implementos para grupo de agricultores. A entrega aconteceu na Comunidade de Linha Novo Sarandi. De acordo com o Secretário da Agricultura de SJCedro, PEDRINHO CASARIN, na oportunidade, foram entregues uma ensiladeira com plataforma cortadora de gramíneas, como milho e aveia, por exemplo, e também um carretão totalmente reformado. Ele destaca que os maquinários irão atender as famílias das comunidades de Linha Novo Sarandi, São João, Peperi e arredores. O investimento foi de aproximadamente 30 mil reais. Em seu pronunciamento, o prefeito PLINIO DE CASTRO disse que acredita que o investimento na agricultura é o caminho certo para um município se manter forte, por meio de incentivos. O secretário lembra que os equipamentos vão auxiliar muito na confecção de silagem facilitando o trabalho do agricultor.

Guaraciaba encaminhou quase 300 bovinos para abate devido aos focos de doenças no rebanho. O secretário da agricultura, SÉRGIO TALHEIMER afirma que estão sendo feitas ações visando a prevenção e também evitar a proliferação da brucelose e da tuberculose. Ambas podem contaminas humanos. Ele explica que Guaraciaba conta com aproximadamente 1.200 propriedades rurais que possuem a criação de bovinos. Neste ano foram detectados 14 focos de Brucelose e cinco focos de Tuberculose e somente na última semana foram 86 bovinos para abate devido a estas doenças. Ao longo do ano foram 292 animais abatidos como medida de segurança. O secretário informa que somente em nível local entre janeiro e outubro foram realizados mais de quatro mil testes em animais. Segundo a Cidasc, Guaraciaba é o município que mais realiza exames para comprovação destas doenças e por isso a incidência é maior. Neste ano há seis casos de brucelose humana. Os registros de tuberculose em pessoas ainda não foram concluídos, mas, também existe diagnósticos positivos.

Curso sucessão no campo ocorre em Guarujá do Sul com várias etapas. A extensionista da Epagri em Guarujá do Sul, DIANDRA ANDREOLLA revela que nesta oitava etapa, promovida semana passada, os 35 participantes fizeram uma visita de campo em São João do Oeste. Eles conheceram na semana passada as experiências em relação à produção de alimentos em agroflorestas, plantas medicinais, abelhas nativas e o turismo rural. A profissional destaca que foram repassados conhecimentos sobre atividades tradicionais e sobre estas novidades que já tem êxito em alguns municípios. Ela comenta que a turma é grande e terá ainda mais uma etapa no mês que vem sobre a organização de propriedades e arredores, com foco na arborização e paisagismo do local. DIANDRA revela que ano que vem haverá novidades sugeridas pelos próprios jovens.

Formatura dos Jovens Rurais de Princesa acontece neste mês. Conforme o extensionista da Epagri, LEANDRO HUBNER, a atividade da semana passada sobre piscicultura, marcou o encerramento do curso para 23 jovens. Ele comenta que no total foram nove etapas de capacitação de jovens agricultores no curso desenvolvido pela Epagri em parceria com a prefeitura, Cooperalfa, Sicoob, Sindicato dos Produtores Rurais e o Sintraf. Todas as entidades participaram ativamente com seus técnicos, veterinários, cedendo espaço e lanches. Ele destaca que foram escolhidas as mais diferentes atividades com noção da produção, manejo e também planejamento dentro da propriedade. Estas famílias receberam acompanhamento técnico para melhorar os números. A formatura ficou marcada para quinta-feira que vem, dia 21, as 19 horas, no clube de Vista Alta. A Epagri está avaliando com os parceiros do projeto para o prosseguimento ano que vem.

Comissão de Justiça, Redação, Finanças e Orçamento da Câmara de Princesa vai se reunir nesta tarde para dar parecer aos projetos de lei baixados na casa. O encontro ficou programado para as 17 horas, na sala de reuniões sob coordenação do presidente da comissão, VALTAIR EPPING. Uma das matérias fixa princípios e diretrizes de gestão e institui cargos na Câmara de Vereadores. O projeto apresenta uma estimativa de impacto orçamentário, as atribuições e outros dados para a desvinculação total do poder legislativo da prefeitura. O outro projeto dispõe sobre a Lei Orçamentária Anual. A contadora do município KELI MEOTTI participará do encontro para apresentar dados técnicos aos vereadores. A sessão acontece em seguida, as 18 horas.

Vereadores mirins de Anchieta conhecem o interior por meio do programa Parlamento Jovem. O vereador MARIO SIGNOR afirma que o objetivo é que estes estudantes que representam seus colegas, bairros e escolas, participem de passeios pelas comunidades para conhecerem as diferentes realidades. Eles já estiveram em vários locais na zona rural onde puderam ver o número de escolas que havia antigamente que agora estão abandonadas. Em seguida a intenção é que os nove alunos conheçam a prefeitura e cada secretaria. A ideia é que eles entendam o funcionamento das estruturas, programas, projetos, licitações, contratações e demais detalhes sobre todos os poderes constituídos e suas atribuições.

Campanha Natal da Sorte vai sortear um carro zero quilômetro em SJCedro. A informação é do vice-presidente da AciscCDL, DIOGO LOCATELLI. A Campanha foi escolhida pelos associados durante assembleia e a ideia foi bem aceita. Segundo ele o objetivo era alcançar sessenta cotas, no entanto, a venda foi superior chegando as 64 cotas. Ele lembra que no Natal da Sorte de 2018 foram sorteados mais de 30 prêmios, todos eles em vale-compras. O objetivo foi contemplar mais clientes e valorizar os estabelecimentos parceiros e também deixar o dinheiro girando dentro do município. O vice-presidente comenta que ao longo dos anos houve mudanças e adaptações e neste ano os sócios definiram que o primeiro prêmio será um veículo Mobi. O segundo prêmio será um vale compras de três mil reais e como terceiro prêmio um vale de mil reais. Além disso, optaram por ampliar ainda mais o número de vales sorteados. DIOGO destaca que a adesão serve para divulgar as empresas e atrair mais clientes nesta reta final do ano.

Bombeiros combatem fogo em veículo no centro de SJCedro. A ocorrência foi por volta da meia noite e trinta da madrugada deste domingo, na Avenida Rio Grande do Sul. No local os bombeiros confirmaram se tratar de um incêndio no compartimento do motor de um Gol. Na chegada da guarnição o carro estava em movimento na rua, mas sem ocupantes. Os bombeiros conseguiram parar veículo cerca de 80 metros do local onde estava estacionado na origem do incêndio. Após conter carro, foi utilizado o extintor veicular para controlar as chamas as quais foram completamente extintas. Em seguida, foi aberto o compartimento do motor e realizado o corte da fiação da bateria e rescaldo para resfriamento com uso de aproximadamente 500 litros de água. Segundo a mulher que dirigia o carro, quando ela “deu partida” percebeu fumaça saindo do compartimento do motor no lado do caroneiro. A motorista desceu correndo, mas o veículo continuou rodando pela via até a intervenção dos bombeiros.

Bombeiros combatem incêndio em veículo na SC-305. A guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada por volta das 8h40 da manhã desta segunda-feira para atender incêndio em veículo automotor as margens da rodovia em Guaraciaba. A ocorrência foi na estrada que dá acesso à Comunidade de Cordilheira. Segundo relatos do motorista, ele estava dirigindo a picape Strada quando notou já havia fogo saindo pelas aberturas do capô em grande proporção. O condutor teve que abandonar o veículo acionando a guarnição. Foram utilizados cerca de 500 litros de água no combate, onde os danos foram de grande monta, atingindo toda a frente e a interna do veículo.

Camionete sai da pista após curva e tomba em bueiro. Um acidente de trânsito envolvendo uma ToyotaSW4, com placas de Chapecó, nas proximidades da curva do Bertamoni, mobilizou o Corpo de Bombeiros e o Samu de Dionísio Cerqueira, na tarde deste domingo, às 15h50. Segundo informações, o veículo era ocupado por sete pessoas e fazia o sentido Marmeleiro/Idamar, quando um dos pneus saiu fora da pista, tendo o condutor perdido o controle. O veículo andou dezenas de metros pela grama até tombar no barranco e cair em um bueiro. O Samu e o Corpo de Bombeiros foram acionados e socorreram as vítimas, encaminhando-as ao Hospital Municipal. A Polícia Militar do Paraná também esteve no local, e registrou o acidente.

Capotamento deixa jovem ferido no interior de Palma Sola. O acidente aconteceu na manhã deste domingo, por volta das 7 horas, no distrito de Cerro Azul. Os bombeiros de Palma Sola foram chamados para atender a ocorrência na estrada principal da comunidade onde ocorreu um capotamento envolvendo uma picape Strada, placas do município. No local os socorristas encontraram o veículo capotado na lateral da pista. O motorista de 19 anos estava dentro da Strada apresentando escoriações na região dos braços. Após atendimento pré-hospitalar a vítima foi conduzida ao Hospital Palma Sola para atendimento médico.

Colisão entre motos deixa um ferido em São José do Cedro. Os bombeiros atenderam na tarde deste domingo, uma colisão traseira entre duas motocicletas, ambas Honda Bros. A ocorrência foi às 18 horas 1e 15 minutos, na rua João Busatto, em frente a gruta São Cristóvão. O condutor da moto vermelha sofreu apenas escoriações leves não necessitando de atendimento. Já o outro motociclista, que conduzia a motocicleta branca foi encontrado caído na via, inconsciente e ainda com o capacete. Ele apresentava ferimentos nas mãos e cotovelo. A vítima foi avaliada e recebeu os primeiros socorros no local. Ele foi imobilizado e levado ao hospital. Durante o trajeto o motociclista acordou, mas estava desorientado. A PM compareceu ao local para os procedimentos cabíveis.

Capotamento deixa motorista ferido na BR-163 em SJCedro. A guarnição dos bombeiros foi acionada por volta das 16h50 deste domingo, 10, para atendimento de um capotamento envolvendo uma S10 com placas do município. No local os bombeiros atenderam o motorista da camionete, de 41 anos de idade que encontrava-se fora do veículo, transitando pela margem da rodovia. O homem relatou estar usando cinto de segurança. Ele apresentava escoriações na face causada por estilhaços de vidro e um corte pequeno no cotovelo. Após avaliação a vítima foi levada ao hospital. A cena do acidente permaneceu aos cuidados da guarnição da PM que prestou auxílio na segurança do trânsito até a chegada da PRF de Guaraciaba que foi acionada para realizar os demais procedimentos.

Motorista morre em saída de pista na SC-161. O acidente ocorreu por volta das às cinco horas da madrugada deste domingo, no km 32 da rodovia estadual, na Linha Gaúcha, em Anchieta. Foi uma saída de pista seguida de tombamento e batida em barranco envolvendo um Hyunday HB20 emplacado em Dionísio Cerqueira. O automóvel era conduzido por um homem de 38 anos. Segundo o Corpo de Bombeiros do município o motorista, JUNIOR SAULO DA SILVA, era o único ocupante. Quando a guarnição chegou encontrou a vítima dentro do veículo e sem os sinais vitais. Foram registrados danos de média monta no veículo. A Polícia Militar Rodoviária Estadual de São Lourenço do Oeste e IML também atenderam a ocorrência.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.