ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 11/10/2025

GLOBO EM FOCO – 111025

-GOVERNO ANUNCIA NOVO MODELO DE EMPRÉSTIMOS PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA

-SANTA CATARINA É O ESTADO COM MENOR INSEGURANÇA ALIMENTAR DO PAÍS

-FÓRUM PARLAMENTAR DESTACA PONTE EM ITAPIRANGA COMO PRIORIDADE

-OKTOBERFEST TERÁ DESFILE CULTURAL NA TARDE DESTE SÁBADO

-ITAPIRANGA TERÁ TRÊS DIAS DE PALESTRAS EM SIMPÓSIO DE AGRONOMIA

-PREFEITO DESTACA A CULTURA GERMÂNICA NA OKTOBERFEST DE ITAPIRANGA

-MULHER É AGREDIDA PELO COMPANHEIRO NA PRESENÇA DO FILHO DE SEIS ANOS

-CRIANÇA É REANIMA EM CRECHE APÓS 30 MINUTOS DE PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA

= O Tempo em Itapiranga apresenta-se parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de sol com aumento da nebulosidade. A mínima nas últimas horas foi de 17 graus. A máxima pode chegar a 30 graus. Neste momento ____ graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar abriu o dia cotado em cinco reais e 47 centavos. O euro está valendo seis reais e 32 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0037 centavos.


Famílias israelenses aguardam pela volta dos reféns sequestrados pelo grupo terrorista Hamas há dois anos e que devem ser finalmente libertados nas próximas horas. Ao todo, 48 pessoas seguem em poder do grupo, sendo que 20 estão vivas. Pelo acordo de paz aprovado na quarta-feira, o Hamas tem até 72 horas, a partir do início do cessar-fogo, para libertar todos os reféns. O prazo termina às seis horas de segunda-feira. O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse acreditar que as vítimas retornarão a Israel na segunda-feira. Há, porém, a possibilidade de que os sobreviventes sejam libertados ainda no fim de semana.


O presidente francês, EMMANUEL MACRON, renomeou SÉBASTIEN LECORNU como primeiro-ministro nesta sexta-feira e o encarregou de formar um novo gabinete. O primeiro-ministro da França havia renunciado na segunda após menos de um mês no cargo. LECORNU apresentou uma carta de demissão poucas horas após o gabinete MACRON ter anunciado uma nova composição de governo, com uma reformulação de ministros para trabalharem sob a coordenação dele. O premiê atribuiu sua renúncia à intransigência dos partidos políticos do país, que segundo ele colocaram seus interesses à frente dos da França.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou nesta sexta-feira que irá impor uma tarifa adicional de 100 por cento contra a China a partir de primeiro de novembro, em uma nova escalada da guerra comercial conduzida pelo republicano. A decisão veio poucas horas após TRUMP criticar a iniciativa chinesa de restringir a exportação de elementos ligados às terras raras. Ele afirmou que a nova tarifa poderá ser aplicada antes mesmo da data prevista, a depender de “quaisquer ações” tomadas pelos asiáticos. Segundo o republicano, os Estados Unidos também vão impor controles de exportação "sobre todo e qualquer software crítico" a partir de primeiro de novembro.


O governo federal anunciou nesta sexta-feira, em cerimônia em São Paulo, uma nova linha de crédito para compra da casa própria com foco na classe média. O objetivo é destinar mais recursos ao financiamento imobiliário, e, com isso, viabilizar a construção de mais moradias. De acordo com o Palácio do Planalto, o valor máximo do imóvel financiado no âmbito do Sistema Financeira Habitacional passa de um milhão e meio para dois milhões 250 mil. O presidente da Caixa, CARLOS VIEIRA, anunciou que o banco vai voltar a financiar até 80 por cento do valor do imóvel por meio do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo. Desde novembro de 2024, o valor máximo financiado pela instituição financeira era até 70 por cento do valor do imóvel.


A Comissão de Constituição e Justiça do Senado vai analisar a recondução de PAULO GONET ao comando da Procuradoria-Geral da República em novembro. O presidente do colegiado, senador OTTO ALENCAR do PSD, afirmou que a sabatina de GONET e a votação da indicação vão ocorrer em 12 de novembro. Segundo o parlamentar, uma semana antes, em cinco de novembro, deverá ocorrer a leitura do parecer sobre a indicação feita pelo presidente LULA. Atual Procurador Geral da República, PAULO GONET foi reconduzido ao cargo por Lula em agosto. O ato depende, no entanto, de confirmação pelo Senado, que começa a análise pela CCJ e conclui em uma votação no plenário.


O ministro da Justiça, RICARDO LEWANDOWSKI, afirmou, nesta sexta-feira, que o novo nome para ocupar a cadeira deixada por LUÍS ROBERTO BARROSO no Supremo Tribunal Federal deverá ser escolhido e indicado após o retorno do presidente LULA da viagem à Itália. O presidente vai participar do Fórum Mundial da Alimentação 2025 e retorna na segunda-feira ao país. BARROSO anunciou sua aposentadoria antecipada do STF na última quinta. Questionado sobre possíveis indicações, LEWANDOWSKI negou estar envolvido nas discussões e disse que não manifestou preferência por nenhum nome para a sucessão. Entre os nomes que podem ser indicados estão o do atual advogado-geral da União, JORGE MESSIAS e o senador RODRIGO PACHECO do PSD.



A Justiça Eleitoral de Santa Catarina projeta um aumento expressivo na demanda pelos serviços dos cartórios eleitorais, impulsionado pelo crescimento populacional do estado. Segundo estimativas do IBGE, Santa Catarina conta atualmente com oito milhões de habitantes, com cinco milhões e 500 mil aptos a votar em 2026. Com base na diferença entre o total de habitantes e o número de eleitores, o estado pode ganhar até um milhão e cem mil de novos eleitores, o que representaria um crescimento de cerca de 20 por cento no eleitorado catarinense. Entre 2017 e 2022, Santa Catarina apresentou uma taxa líquida de migração de quatro virgula 66 por cento. No período, 503 mil pessoas passaram a morar no estado, enquanto 149 mil deixaram o território catarinense, resultando em um saldo positivo de 354 mil novos moradores.

GLOBO – SÁBADO – 11.10.25 – MELLER

O superintendente do DNIT em Santa Catarina, AMAURI SOUSA LIMA, afirmou que acredita que o investimento em obras e manutenções nas rodovias federais no estado em 2025 poderá atingir 900 milhões milhões. A afirmação ocorreu durante reunião da Câmara de Transporte e Logística da Federação das Indústrias nesta semana. De acordo com ele, o montante supera o orçamento previsto, que é de pouco menos de 700 milhões para este ano. Em relação ao que está na proposta do orçamento da União para o DNIT em 2026, LIMA afirmou que a expectativa é ampliar o volume de recursos disponíveis para as rodovias federais no estado. Na semana passada, a Fiesc afirmou, em documento enviado ao DNIT, que a redução de verbas previstas para 2026 deverá afetar obras nas BRs 470, 280, 163, 285 e 282.

Santa Catarina registrou nove vírgula quatro por cento da população em situação de insegurança alimentar, segundo a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar, divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira. O índice é o menor apontado no país e é referente ao quarto trimestre de 2024 e avalia as condições da fome no país. O Estado está entre as nove unidades federativas do país que tiveram menos de 20 por cento no índice de insegurança alimentar. Quase todos os estados tiveram melhora na situação de insegurança alimentar. A situação é definida quando a família não tem acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais.

Fórum Parlamentar aponta ponte entre Itapiranga e Barra do Guarita como obra prioritária. O Fórum Parlamentar Catarinense encerrou nesta sexta-feira, em São Miguel do Oeste o ciclo de audiências públicas pelas macrorregiões de Santa Catarina. E a grande prioridade regional apresentada foi a construção da ponte interestadual entre Itapiranga e Barra do Guarita, no Rio Grande do Sul. A obra, com custo estimado em 200 milhões de reais, é considerada estratégica para o desenvolvimento logístico e econômico da região. O projeto executivo está finalizado e a proposta já está inserida no PPA Participativo e na Lei Orçamentária Anual.

Segundo o coordenador do Movimento Pró-Ponte RS-SC, RODRIGO LOCATELLI TISSOT, a ponte tem apoio de mais de 100 municípios, além de entidades como AMEOSC, FACISC, FAMURS e FIERGS. Ele destaca que o objetivo agora é garantir emenda de bancada para dar início à licitação e às obras em 2026. Além da ponte, os parlamentares e lideranças locais apontaram outros pontos prioritários, como a BR-282 com investimento de 135 milhões de reais entre Maravilha e São Miguel do Oeste para manutenção e duplicação. A BR-163 com obras no trecho Guaraciaba a Dionísio Cerqueira com 22 milhões de reais garantidos e mais 20 milhões solicitados para 2026.

A federalização da BR-163 entre São Miguel do Oeste e Itapiranga, dependendo de estudos e contornos viários. O Fórum Parlamentar também cobrou a reestruturação da Aduana em Paraíso, para melhorar o fluxo de comércio internacional. Incentivos a cadeia produtiva do leite, com audiência pública prevista para discutir apoio ao setor. O deputado federal e coordenador do fórum, PEDRO UCZAI, destacou que os pedidos apresentados serão incluídos nas propostas da bancada catarinense ao orçamento da União para o próximo ano. De acordo com ele, é ouvindo as lideranças regionais que é possivel transformar prioridades locais em ações concretas no Congresso.

A Federação de Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina lançou, no final de setembro, mais uma edição do Cartilha Voz Única. A informação é da vice-presidente regional do Extremo Oeste da Facisc, VANESSA BERTOL. Ela explicou que a iniciativa existe há mais de 20 anos. O cartilha Voz Única é um documento elaborado pela federação, em parceria com as associações comerciais e industrias de todo o estado, com as principais demandas e reivindicações do setor produtivo. O material será elaborado até o começo do ano que vem e será entregue para todos os candidatos a deputado federal, estadual, senador e governador do estado.

O Cartilha voz única vai ser lançado oficialmente na região Extremo Oeste no final deste mês. De acordo com a vice-presidente regional do Extremo Oeste da Facisc, VANESSA BACK BERTOL, o evento de apresentação do programa deve ocorrer no dia 28 de outubro em Itapiranga, durante a plenária regional da entidade. VANESSA explicou que, a partir desse encontros, as associações vão realizar atividades locais para a elaboração do documento. O Cartilha Voz Única vai conter os principais pedidos apresentados pelas 12 regionais da Facisc. VANESSA também destacou que o conteúdo do Cartilha Voz Única ficará disponível em uma plataforma on line e em um aplicativo de fácil acesso para a população.

Durante uma agenda oficial no Oeste catarinense, o governador de Santa Catarina, JORGINHO MELLO, do PL, comentou sobre as eleições de 2026 e disse que qualquer um tem o direito de ser candidato. Em entrevista à Rede Peperi, em São Miguel do Oeste, nesta sexta-feira, ao ser questionado sobre a pré-candidatura ao governo de Santa Catarina de João Rodrigues, do PSD. O governador esteve na cidade apenas de passagem, para fazer uma troca de aeronave no aeroporto Hélio Wassun. De lá, seguiu de helicóptero para compromissos nas cidades de Maravilha, Palmitos, Concórdia e Chapecó.

Na entrevista, JORGINHO MELLO evitou polemizar sobre possíveis divisões no campo da direita em Santa Catarina com o aumento de candidaturas. Ele lembrou que venceu a eleição sozinho e destacou que vai respeitar todas as candidaturas em 2026. Ele também mencionou o andamento do seu plano de governo e os índices de aprovação de sua gestão. JORGINHO MELLO considera que está fazendo grandes obras agora pra 20 anos pra frente, como é a Via Mar. Citou ainda que o governo tem uma aprovação de quase 80 por cento da população. Ao ser questionado sobre articulações políticas, JORGINHO confirmou que já tem apoio de vários partidos. Segundo ele, MDB, PP, União Brasil, Podemos e Republicanos, são aliados. Só falta o PSD resolver se vai de candidatura ou também vai apoiar.

UCEFF promove na próxima semana o Décimo Agrotec. O Simpósio de agronomia e tecnologia ocorre na próxima semana, na Uceff de Itapiranga. Serão três dias de palestras e aprendizado. Segundo o coordenador do curso de Agronomia na UCEFF Itapiranga NEURI FELDMANN, o evento ocorre de segunda-feira a quarta-feira com participação de produtores rurais, estudantes e profissionais da área. Ele chama atenção para o tema deste ano que aborda, Atualizações em Manejo de Culturas. FELLMANN informa que os participantes terão acesso a aprendizado sobre inovação e sustentabilidade no agro por meio de palestras com especialistas renomados, mostra científica e troca de experiências. Conforme o coordenador a décima edição do Agrotec será uma grande oportunidade para debater temas importantes com profissionais de referência no assunto a nível nacional e internacional.

Três dias de palestras e debates vão proporcionar oportunidades de conhecimentos específicos para aproximadamente 500 pessoas. O Coordenador do curso de Agronomia menciona ainda o interesse da instituição em promover eventos que geram integração com a comunidade local e regional. NEURI FELLDEMANN também chama atenção para a facilidade em participar com acesso gratuito. O Coordenador do curso de Agronomia da UCEFF salienta que o Ahgrotec tem objetivo de abordar temas relevantes à Agronomia e às Tecnologias para a discussão, expor opiniões, gerar debates e capacitar os acadêmicos para a profissão. NEURI FELDEMANN projeta público de aproximadamente 500 pessoas nas três noites do evento, dias 13, 14 e 15 de outubro.

A abertura da quadragésima sexta Oktoberfest na cidade de Itapiranga foi realizada na noite desta sexta-feira. O Show da Oktoberfest contou com diversas entidades e atrações para o grande público que prestigiou o evento. A apresentação foi o pontapé inicial dos três dias de festa deste final de semana. O Show deste ano teve como tema a valorização da cultura e tradição, destacando a história da fabricação de chopp. O baile foi animado pelas bandas Os Montanari e Banda Brilha Som. Já no sábado, as principais atrações incluem o Complexo Jovem, Desfile Cultural e bailões com Orquestra Continental de Itapiranga, Cavalinho de Blumenau e San Marino. No domingo, com ingresso livre ocorre o festival de coros, programação voltada para as crianças e baile.

A quadragésima sexta Oktoberfest é marcada por apresentações de bandas típicas, festival de danças folclóricas, concurso de chopp em metro, bailes e festival de corais da língua alemã. A festa mistura tradição, cultura e diversão, sendo considerada uma das mais autênticas do país. Conforme o Prefeito ALEXANDRE RIBAS, o município está atingindo metas com uma decoração diferenciada, organização em todos os setores e qualidade em jantar típico, café colonial, lanches e bebidas. Um dos destaques neste sábado será o Complexo Jovem, a partir das 13 horas, com atividades que seguem até a noite. A programação segue com DJ, apresentações culturais e baile que se estende até as cinco horas da manhã.

Desfile Cultural terá grandes atrações na tarde deste sábado, na Rua do Comercio, no centro de Itapiranga. O Prefeito ALEXANDRE RIBAS considera que este é um m0mento de Itapiranga demonstrar sua organização e criatividade em um grande evento. A quadragésima sexta Oktoberfest encerra amanhã em Itapiranga, com uma programação voltada para as famílias. Neste domingo a entrada será gratuita para todos os visitantes. A programação começa cedo com o festival de coros da língua alemã, seguido de almoço típico com show musical. Durante a tarde, haverá festival de danças folclóricas infantis, atrações especiais e, à noite, baile com banda típica. O encerramento será às 18 horas e 30 minutos, marcando um dia acessível e familiar.

Por volta das 18 horas desta sexta-feira, uma colisão entre duas motocicletas deixou uma pessoa ferida em Maravilha, no Extremo Oeste catarinense. O acidente mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. De acordo com os bombeiros, a condutora de uma das motos, de 45 anos, foi encontrada deitada sobre a via, consciente, apresentando pequena laceração no polegar da mão direita. Após receber atendimento pré-hospitalar e imobilização conforme protocolo, ela foi encaminhada ao Hospital São José, em Maravilha. O outro envolvido, um jovem de 19 anos, condutor da segunda motocicleta, não sofreu ferimentos aparentes. A Polícia Militar também esteve presente e realizou os procedimentos cabíveis relacionados ao acidente.

Na tarde desta sexta-feira, por volta das 14 horas, o Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste foi acionado para atender uma ocorrência em uma creche do município. No local, os socorristas encontraram uma criança do sexo feminino, de 10 meses, inconsciente e em parada cardiorrespiratória, deitada sobre um colchonete dentro da sala de aula. A bebê apresentava palidez, ausência de movimentos respiratórios e de batimentos cardíacos, além de pupilas não reativas à luz. A equipe iniciou os procedimentos de reanimação cardiopulmonar, com ventilação utilizando Ambu e oxigênio, além da aplicação do Desfibrilador Externo Automático. Após três ciclos, o equipamento indicou choque, que foi administrado pelos bombeiros.

Pouco depois, a equipe do SAMU chegou ao local e assumiu o atendimento, atuando em conjunto com os bombeiros. Após cerca de 35 minutos de manobras de reanimação, os batimentos cardíacos da criança foram restabelecidos. A vítima foi estabilizada no local e conduzida pela equipe do SAMU ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste.

Por volta das 19 horas e 30 minutos desta sexta-feira, o Corpo de Bombeiros Militar, guarnição de Cunha Porã, atendeu uma ocorrência de queda de motocicleta na BR-158. A paciente, uma mulher de 41 anos, foi encontrada deitada sobre a pista, sendo amparada por populares que realizavam imobilização manual da coluna cervical. No momento do atendimento, a paciente estava consciente e orientada, relatando o ocorrido. Apresentava suspeita de fratura no braço direito e escoriações no braço e antebraço esquerdos, sem sinais de ferimentos graves e hemorragia ativa. Após o atendimento inicial, a vítima foi conduzida para avaliação médica.

Na noite de sexta-feira, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de violência doméstica em São José do Cedro. A vítima, uma mulher, relatou ter sido agredida pelo companheiro com empurrões, mordidas e tentativa de asfixia tudo isso na frente do filho de apenas seis anos. Conforme a Polícia Militar, após conseguir fugir, ela buscou abrigo na casa de uma amiga, mas continuou sendo ameaçada pelo agressor por meio de mensagens. Durante o atendimento, os policiais constataram lesões visíveis no braço da vítima. Abalada e com medo de novas agressões, ela foi orientada pela guarnição sobre os direitos garantidos pela Lei Maria da Penha. A Polícia Civil foi acionada e deu início ao pedido de Medida Protetiva de Urgência.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.