-FUX ABSOLVE BOLSONARO E JULGAMENTO NO STF SERÁ RETOMADO HOJE À TARDE
-ESTUDO APONTA QUE PIB DO ESTADO PODE TER RECUO BILIONÁRIO COM TARIFAÇO
-PREFEITURA DE PARAÍSO E SEBRAE INAGURAM SALA DO EMPREENDEDOR
-MUNICÍPIO INVESTE MAIS DE TRÊS MILHÕES PARA ASFALTAR RUA DA PEDREIRA
-EPAGRI REGIONAL REFORÇA EXTENSÃO COM CHEGADA DE 12 NOVOS PROFISSIONAIS
-ACIDENTE DEIXA DUAS PESSOAS GRAVEMENTE FERIDAS NA SC 161
-POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITOS DE ROUBO E AGRESSÃO CONTRA MORADOR DE RUA
A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 12 graus. A máxima pode chegar a 24 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar abriu o dia cotado em cinco reais e 39 centavos. O euro está valendo seis reais e 32 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0038 centavos.
Líderes europeus repudiaram nesta quarta-feira a violação do espaço aéreo da Polônia por drones russos, abatidos por caças poloneses e da Otan. A presidente da Comissão Europeia, URSULA VON DER LEYEN, disse que a União Europeia defenderá "cada centímetro quadrado" de seu território, e chamou a violação dos drones russos ao espaço aéreo polonês é "sem precedentes". O primeiro-ministro da Polônia, DONALD TUSK, disse que seu país "nunca esteve tão perto de um conflito armado desde o fim da 2ª Guerra Mundial" e que "está pronto para reagir a provocações", caso necessário. O governo da Alemanha chamou o incidente dos drones de "sério" e "mostra o quanto a Rússia está nos testando a Europa”.
O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que não teve a intenção de enviar à Polônia os drones de ataque que foram abatidos por caças poloneses e da Otan nesta quarta-feira. Os projéteis violaram o espaço aéreo do país e acirraram as tensões entre europeus e russos. O ministério afirmou que o alcance máximo dos drones usados em um ataque contra a Ucrânia nesta quarta não ultrapassam os 700 quilômetros, o que não seria suficiente para invadir o espaço aéreo polonês. A pasta minimizou o incidente ao mencionar que os projéteis "supostamente cruzaram a fronteira com a Polônia". A Defesa russa disse ainda que se colocou à disposição para tratar sobre o tema com está disposto a realizar consultas sobre esse tema com o Ministério da Defesa da Polônia.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse nesta quarta-feira que o país vive um momento sombrio. Ao comentar o assassinato do ativista conservador CHARLIE KIRK, o republicano culpou a esquerda radical pela violência política no país. KIRK foi baleado no pescoço durante um evento na Universidade Utah Valley. Duas pessoas chegaram a ser detidas, mas foram liberadas pelas autoridades. O FBI investiga o caso. O ativista conservador tinha 31 anos e era próximo de TRUMP. O presidente disse que a violência política e o assassinato de KIRK são resultados da demonização daqueles "com quem você discorda" de forma "odiosa e desprezível".
O valor da produção agrícola no país ficou em 783 bilhões e 200 milhões de reais. Esse resultado representa recuo de três vírgula nove por cento em 2024, na comparação com o ano anterior. O dado foi divulgado nesta quinta-feira, pelo IBGE, na pesquisa Produção Agrícola Municipal. O ano de 2024 foi o segundo seguido de queda no valor da produção do campo. Em 2023, a retração foi de dois virgula três por cento ante 2022. O valor de produção menor é explicado tanto pelas condições climáticas desfavoráveis à agricultura quanto pelos menores preços no mercado internacional, uma vez que grande parte da colheita brasileira é destinada à exportação. Os produtos que mais contribuíram para a queda no valor de produção agrícola nacional foram a soja e o milho, que apresentaram queda de cinco e de 12 vírgula nove por cento na produção, respectivamente.
Depois de mais de 12 horas, o ministro do STF, LUIZ FUX finalizou a leitura do voto no julgamento do ex-presidente JAIR BOLSONARO. FUX divergiu frontalmente do relator ALEXANDRE DE MORAES. O ministro votou para anular todo o processo pela “incompetência absoluta” do STF para julgar os réus, que segundo ele não têm prerrogativa de foro privilegiado. Ele também votou pela falta de competência da Primeira Turma de analisar o caso, e competência do plenário do Supremo. FUX analisou a conduta de cada réu e condenou MAURO CID e BRAGA NETO por abolição violenta do estado democrático de direito. O ministro absolveu JAIR BOLSONARO e os demais acusados de todos os crimes denunciados pela procuradoria geral da república.
O ministro LUIZ FUX afirmou, durante a leitura do seu voto no julgamento da tentativa de golpe que “nada saiu do plano da mera cogitação”. FUX disse ainda que a Procuradoria Geral da República não provou que a minuta foi discutida com o ex-presidente JAIR BOLSONARO. O ministro disse também que BOLSONARO não tinha dever nenhum de desmobilizar as manifestações e os acampamentos e que ele não ocupava mais o cargo em oito de janeiro. Além disso, FUX concluiu que não há nenhuma prova de que o ex-presidente mandou a multidão danificar os prédios públicos e que "falta nexo de causalidade" para condenação e que não há provas de que BOLSONARO soubesse do plano Punhal Verde Amarelo, planejamento para assassinar autoridades como MORES, LULA e ALCKMIN. A sessão será retomada as duas da tarde com o voto da ministra CARMEM LUCIA. Em segunda vota CRISTIANO ZANIN.
A Secretaria da Assistência Social, Mulher e Família, pagou nesta semana a terceira e última parcela do cofinanciamento da Assistência Social, no valor de 20 milhões 351 mil reais, totalizando o repasse anual de 65 milhões aos municípios para auxiliar no custeio dos serviços e equipamentos socioassistenciais. Conforme pactuado na reunião da Comissão Intergestores Bipartite, o pagamento seria feito em três parcelas e o último pagamento estava previsto para este mês. Santa Catarina foi o primeiro estado do país a adotar um novo modelo que repassa recursos aos municípios por pisos, de acordo com o porte e serviços executados em cada cidade. O intuito da mudança foi tornar o processo de cofinanciamento mais rápido e eficiente já que Estado pode melhorar o acompanhamento e monitoramento dos municípios em relação à Política de Assistência Social.
Um estudo da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina mostrou que o tarifaço imposto pelos Estados Unidos pode impactar de forma bilionária o Produto Interno Bruto do território catarinense. Caso a medida se mantenha por um ou dois anos, Santa Catarina teria um recuo de um bilhão e 200 milhões de reais no PIB, em um cenário de queda de 30 por cento das exportações do estado para o país norte-americano. Nesse mesmo cenário, haveria a perda de cerca de 20 mil empregos e de 171 milhões de reais na arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Ainda segundo o estudo, a região serrana seria a que mais sofreria o impacto do tarifaço. Segundo a Fiesc, países concorrentes, especialmente da Ásia e América Latina, podem ocupar rapidamente o espaço deixado por Santa Catarina, agravando a perda de competitividade em setores onde já têm vantagem.
Em Santa Catarina, a queda na produção de soja no Estado foi de 24 vírgula 11 por cento, se comparado a 2023. Já em relação ao milho foi ainda mais brusca: 42 vírgula. Os dados são da Produção Agrícola Municipal de 2024 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgados nesta quinta-feira. Em Santa Catarina, o verão 20242025 foi a estação mais quente do ano, com temperaturas em alta, chegando a 30 graus, além de registrar a ocorrência das famosas “chuvas de verão” no fim da tarde. Isso pode ter prejudicado a produção das duas culturas, uma vez que, segundo o estudo do IBGE, é importante que as chuvas sejam bem distribuídas para que elas completem um bom ciclo.
O ex-vereador de Romelândia, FLANDES SCHILINDWEIN, foi sepultado na manhã de hoje no cemitério municipal. O político morreu no começo da manhã desta quarta-feira. Ele estava em casa quando sofreu um infarto. FLANDES foi vereador em quatro mandatos nos períodos de 1993 a 1996, 1997 a 2000, 2009 a 2012 e 2013 a 2016. Ele estava com 71 anos. FLANDES SCHILINDWEIN foi velado na casa mortuária de Romelândia. A missa de corpo presente ocorreu na Igreja Católica por volta das oito e meia da manhã e o sepultamento ocorreu logo depois.
A Associação Catarinense de Criadores de Suínos finalizou o período de inscrições de candidatos para a eleição da nova diretoria da entidade marcada para o dia 10 de outubro, em Concórdia. O encontro acontecerá no auditório da entidade e terá como principal pauta a eleição da Diretoria para o período de 2026-2031. Apenas uma chapa foi inscrita para o pleito, liderada pelo atual presidente, LOSIVANIO LUIZ DE LORENZI. De acordo com o candidato a reeleição, a ausência de chapas de oposição aponta para a continuidade da atual gestão. Para o presidente, o processo será também uma oportunidade de reconhecer o trabalho realizado até o momento. LORENZI assumiu a presidência da ACCS em 2010, inicialmente em um mandato tampão. Desde então, foi eleito em cinco pleitos consecutivos.
Os consumidores de Guaraciaba já trocaram cerca de 300 mil reais em notas e cupons na campanha "Nota Fiscal que Movimenta". A ação é uma iniciativa da Secretaria de Indústria e Comércio. Até o dia 5 de outubro, todas as compras feitas em estabelecimentos da cidade que emitirem nota ou cupom fiscal com CPF dão direito a participar da campanha. A cada 100 reais em compras, o consumidor ganha um cupom. O prêmio principal é um carro zero quilômetros que será sorteado na primeira Edição da Feira Movimenta Guaraciaba, evento que marca o encerramento da campanha em outubro. De acordo com a secretária CINTHIA BORSATTO, o objetivo é incentivar a educação fiscal e fortalecer o comércio local já que toda nota fiscal emitida representa mais desenvolvimento para Guaraciaba.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade interditou na tarde desta quarta-feira, a ponte na SC-283, na linha Chapéu, interior de Itapiranga. A estrutura foi interditada para reformas. Na quinta-feira, da semana passada, o Corpo de Bombeiros de Itapiranga interditou a ponte que está com a viga central quebrada e com sinais de podridão. Na sexta-feira, moradores arrancaram as fitas e reformaram a ponte, com novas madeiras. A passagem de veículos foi retomada, mesmo sem a liberação oficial. Segundo o Coordenador Regional de Infraestrutura, EVERALDO DI BERTI, a ponte deve permanecer interditada para obras de reparo durante, pelo menos, três dias.
A Prefeitura de Paraíso, em parceria com o Sebrae e demais entidades locais, inaugurou oficialmente a Sala do Empreendedor, um espaço dedicado a estimular o desenvolvimento econômico do município. O espaço vai oferecer atendimentos e serviços para microempreendedores individuais, pequenas empresas e pessoas com intenção em abrir o próprio negócio. De acordo com a administração municipal, o novo ambiente oferece atendimento especializado, orientações sobre formalização e regularização, capacitações, acesso a crédito, emissão de alvarás, além de outras ferramentas essenciais para quem deseja abrir ou fortalecer seu negócio. A Sala do Empreendedor está localizada ao lado da EPAGRI e funciona de segunda a sexta-feira.
O Centro de Atenção Psicossocial de São Miguel do Oeste promoveu um evento especial alusivo ao Setembro Amarelo, campanha nacional de valorização da vida e prevenção ao suicídio. De acordo com a psicóloga da unidade, GISELE SCHNEIDER, a programação foi marcada por momentos de reflexão, dinâmicas e diálogos sobre a importância de cuidar da saúde mental. Para GISELE, a aproximação com a sociedade é fundamental. Ela destaca que assim se cuida do corpo, é preciso cuidar da mente e frisou que ainda existe muito tabu e preconceito quando se fala em saúde mental. O CAPS de São Miguel do Oeste funciona como um serviço especializado de portas abertas, recebendo pessoas que procuram apoio psicológico ou psiquiátrico.
O deputado estadual do PT, PADRE PEDRO BALDISSERA, vai promover, na semana que vem, uma seminário regional sobre o uso medicinal da Canabis Ativa, a maconha. De acordo com o assessor do parlamentar, JUAREZ DA SILVA, o objetivo é discutir a importância de medicamentos, como o canabidiol. O seminário também vai debater o fornecimento desse tipo de remédio pelo Sistema Único de saúde. JUARES disse que o evento contará com palestras sobre o tema. Ele citou que ainda existem muitos tabus a respeito do assunto e que o encontro vai abordar o uso medicinal e não recreativo da canabis. O seminário está marcado para as duas horas da tarde do dia 20, sábado da semana que vem.
O seminário regional “Canabis em defesa da vida: uso medicinal” contará com duas palestras com profissionais especialistas no assunto. A informação é do assessor parlamentar, JUAREZ DA SILVA. A primeira palestra do sábado da semana que vem será com BRUNNA VARELA DA SILVA, biomédica e neurocientista. A segunda será com a professora da Universidade Federal da Fronteira Sul e doutora em Ciências da Saúde, ZULEIDE MARIA IGNACIO. De acordo com JUAREZ, uma lei aprovada pela Alesc prevê o fornecimento de medicamentos à base da Canabis pela saúde pública, mas um decreto assinado pelo governador regulamentado a lei acabou limitando o acesso ao canabidiol. Ele destacou que o seminário também busca reverter esse quadro para ampliar o acesso ao medicamento.
A prefeitura de São Miguel do Oeste iniciou a pavimentação da Rua Marco Domênico Orso, no Bairro São Gotardo local mais conhecido pelos moradores como a estrada da antiga pedreira. A via tem cerca de um quilômetro e meio de extensão e está recebendo investimento de aproximadamente três milhões e cem mil reais. Segundo a Administração Municipal, mais de 70 famílias que moram na região serão diretamente beneficiadas. O governo informou que além de melhorar a mobilidade urbana, a obra também vai facilitar o escoamento da produção agrícola local, garantindo mais segurança, conforto e qualidade de vida para a comunidade. De acordo com o prefeito EDENILSON ZANARDI, essa obra representa mais qualidade de vida para as famílias que vivem na região e mais condições para que os produtores possam escoar a produção com segurança.
A Epagri reforçou a equipe técnica na regional de São Miguel do Oeste com a chegada de 12 novos profissionais, sendo 11 deles destinados diretamente à extensão rural. A medida busca melhorar o atendimento às mais de 14 mil famílias rurais dos 18 municípios atendidos pela regional. Segundo o gerente regional, SIDINEI SIMON, o reforço vai permitir maior presença dos técnicos nas propriedades rurais, com foco em visitas, orientações práticas e elaboração de projetos de crédito rural. Ele disse que a contratação veio em ótima hora. De acordo com SIMON, os profissionais já estão atuando com as famílias, tocando projetos e participando de ações coletivas. Ele reforçou que o agricultor precisa desse contato próximo com a extensão técnica.
Municípios como São Miguel do Oeste tiveram mudanças internas, com a chegada de novos profissionais, enquanto outros, como Dionísio Cerqueira, mantiveram o mesmo quadro por já estarem completos. A informação é do gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON. Ele disse que a empresa ainda prevê novas contratações até o fim do ano e também em 2026, especialmente nas áreas técnicas e sociais. Em entrevista para Peperi, SIMON reforçou a importância da atuação da Epagri na região. Entre 2024 e 2025, as ações da empresa movimentaram mais de 150 milhões de reais em projetos rurais. A chegada de novos servidores também prepara o terreno para o programa estadual Microbacias, que vai injetar 150 milhões de reais em investimentos para o campo.
Começa amanhã o Liquida São Miguel 2025 no parque de Exposições Rineu Gransotto. A abertura oficial do evento, com transmissão ao vivo pela rádio Peperi, está programada para as seis e 15 da tarde. Neste ano, o feirão vai reunir cerca de cem empresas, todas associadas a CDL. Os expositores ficarão no pavilhão principal. Além disso, o Liquida contará com um feirão de veículos, espaço com brinquedos infláveis e área de alimentação. O evento também contará com atrações artísticas locais e regionais nos três dias da feira. O Liquida São Miguel prossegue até domingo, sem cobrança de ingressos e com estacionamento liberado para os visitantes.
O principal objetivo do Liquida São Miguel é aumentar as vendas do comércio local. A informação é do coordenador do evento, ROGÉRIO DOS SANTOS. Ele disse que o evento vai reunir empresas de mais de 20 segmentos do comércio e serviços que devem oferecer produtos com descontos de até 70 por cento. ROGÉRIO comentou que algumas empresas aproveitam o evento para a venda de ponta de estoque e outras fazem compras exclusiva para o Liquida. Ele destacou ainda que a circulação de pessoas nos três dias do feirão também serve para as empresas conquistarem novos clientes e encaminharem vendas futuras.
Uma operação da Polícia Civil em Dionísio Cerqueira resultou na apreensão de um caminhão carregado com quase 63 mil maços de cigarros contrabandeados, além de armas de fogo. A ação aconteceu nesta quarta-feira, em uma residência no interior do município, com apoio da Polícia Militar e da Equipe de Protetores. Segundo a Polícia Civil, a investigação começou em setembro do ano passado, após um furto a uma casa da região. Na época, foram levadas armas de fogo e outros objetos de valor. Um dos suspeitos chegou a ser preso meses depois pela DIC de São Miguel do Oeste, em posse de uma das armas roubadas. O andamento das apurações levou à identificação de outro envolvido, o que resultou no mandado de busca e apreensão cumprido ontem.
Na propriedade alvo da operação da Polícia Civil de Dionísio Cerqueira foi localizado um caminhão com 62 mil 750 maços de cigarros. A carga foi avaliada em aproximadamente 380 mil. Também foram localizadas uma espingarda calibre .22, três cartuchos e uma espingarda de pressão. De acordo com a Polícia Civil, a carga e o veículo foram entregues à Receita Federal e à Polícia Federal, enquanto as armas ficaram sob custódia da delegacia. O inquérito segue em andamento para ouvir o suspeito e concluir o caso, que será encaminhado à Justiça.
Um jovem ficou ferido ao colidir a bicicleta que conduzia contra um veículo estacionado na tarde desta quarta-feira, em São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das três e meia na Rua Barão do Rio Branco, no Bairro Agostini. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a vítima sofreu ferimentos na cabeça, com sangramento e suspeita de fratura na face, além de escoriações em uma das mãos. O jovem recebeu os primeiros atendimentos ainda no local, foi imobilizado e encaminhado ao Hospital Regional.
Um grave acidente de trânsito foi registrado na madrugada desta quinta-feira na SC-161, no município de Anchieta. O acidente aconteceu por volta da meia noite e 15 e envolvei uma caminhonete Strada, com placas de Anchieta. O condutor do veículo, um rapaz de 18 anos, sofreu ferimentos graves. Ele estava acompanhado de outro rapaz, também de 18 anos, que igualmente sofre lesões graves. Ambos foram socorridos e encaminhados ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, o condutor relatou que o acidente pode ter sido provocado por excesso de velocidade.
Três homens foram presos temporariamente nesta terça-feira em São Miguel do Oeste, suspeitos de participar de um roubo contra um homem em situação de rua. O crime aconteceu em julho deste ano, enquanto a vítima dormia em um espaço público da cidade. Segundo a Polícia Civil, os suspeitos renderam o homem com uma faca e uma arma de fogo. A vítima foi agredida com socos e golpes de faca antes de ter os pertences levados pelos criminosos. A ação foi investigada pela Delegacia de Investigações Criminais que identificou os possíveis envolvidos e pediu a prisão temporária dos três homens. Na manhã desta quarta-feira, também foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em casas ligadas aos investigados. De acordo com a Polícia Civil, o material recolhido vai passar por análise e pode ajudar a esclarecer o caso.