-FUX ABSOLVE BOLSONARO E JULGAMENTO NO STF SERÁ RETOMADO HOJE À TARDE
-ESTUDO APONTA QUE PIB DO ESTADO PODE TER RECUO BILIONÁRIO COM TARIFAÇO
-SEMINÁRIO REGIONAL DEBATE USO MEDICINAL DA CANNABIS
-REGIONAL DE EDUCAÇÃO BUSCA MEDIDAS PARA REDUZIR EVASÃO ESCOLAR
-VEREADOR RELATA RECURSOS COM VALOR SUPERIOR A TRÊS MILHÕES DE REAIS
-LEGISLATIVO DE SJO VAI REDUZIR RECESSO A PARTIR DO PRÓXIMO ANO
-POLÍCIA FLAGRA CRIME AMBIENTAL EM MONDAÍ
-TRÊS HOMENS SÃO PRESOS POR AGREDIREM MORADOR DE RUA
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 12 graus. A máxima pode chegar a 26 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar abriu o dia cotado em cinco reais e 39 centavos. O euro está valendo seis reais e 32 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0038 centavos.
Líderes europeus repudiaram nesta quarta-feira a violação do espaço aéreo da Polônia por drones russos, abatidos por caças poloneses e da Otan. A presidente da Comissão Europeia, URSULA VON DER LEYEN, disse que a União Europeia defenderá "cada centímetro quadrado" de seu território, e chamou a violação dos drones russos ao espaço aéreo polonês é "sem precedentes". O primeiro-ministro da Polônia, DONALD TUSK, disse que seu país "nunca esteve tão perto de um conflito armado desde o fim da 2ª Guerra Mundial" e que "está pronto para reagir a provocações", caso necessário. O governo da Alemanha chamou o incidente dos drones de "sério" e "mostra o quanto a Rússia está nos testando a Europa”.
O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que não teve a intenção de enviar à Polônia os drones de ataque que foram abatidos por caças poloneses e da Otan nesta quarta-feira. Os projéteis violaram o espaço aéreo do país e acirraram as tensões entre europeus e russos. O ministério afirmou que o alcance máximo dos drones usados em um ataque contra a Ucrânia nesta quarta não ultrapassam os 700 quilômetros, o que não seria suficiente para invadir o espaço aéreo polonês. A pasta minimizou o incidente ao mencionar que os projéteis "supostamente cruzaram a fronteira com a Polônia". A Defesa russa disse ainda que se colocou à disposição para tratar sobre o tema com está disposto a realizar consultas sobre esse tema com o Ministério da Defesa da Polônia.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, disse nesta quarta-feira que o país vive um momento sombrio. Ao comentar o assassinato do ativista conservador CHARLIE KIRK, o republicano culpou a esquerda radical pela violência política no país. KIRK foi baleado no pescoço durante um evento na Universidade Utah Valley. Duas pessoas chegaram a ser detidas, mas foram liberadas pelas autoridades. O FBI investiga o caso. O ativista conservador tinha 31 anos e era próximo de TRUMP. O presidente disse que a violência política e o assassinato de KIRK são resultados da demonização daqueles "com quem você discorda" de forma "odiosa e desprezível".
O valor da produção agrícola no país ficou em 783 bilhões e 200 milhões de reais. Esse resultado representa recuo de três vírgula nove por cento em 2024, na comparação com o ano anterior. O dado foi divulgado nesta quinta-feira, pelo IBGE, na pesquisa Produção Agrícola Municipal. O ano de 2024 foi o segundo seguido de queda no valor da produção do campo. Em 2023, a retração foi de dois virgula três por cento ante 2022. O valor de produção menor é explicado tanto pelas condições climáticas desfavoráveis à agricultura quanto pelos menores preços no mercado internacional, uma vez que grande parte da colheita brasileira é destinada à exportação. Os produtos que mais contribuíram para a queda no valor de produção agrícola nacional foram a soja e o milho, que apresentaram queda de cinco e de 12 vírgula nove por cento na produção, respectivamente.
Depois de mais de 12 horas, o ministro do STF, LUIZ FUX finalizou a leitura do voto no julgamento do ex-presidente JAIR BOLSONARO. FUX divergiu frontalmente do relator ALEXANDRE DE MORAES. O ministro votou para anular todo o processo pela “incompetência absoluta” do STF para julgar os réus, que segundo ele não têm prerrogativa de foro privilegiado. Ele também votou pela falta de competência da Primeira Turma de analisar o caso, e competência do plenário do Supremo. FUX analisou a conduta de cada réu e condenou MAURO CID e BRAGA NETO por abolição violenta do estado democrático de direito. O ministro absolveu JAIR BOLSONARO e os demais acusados de todos os crimes denunciados pela procuradoria geral da república.
O ministro LUIZ FUX afirmou, durante a leitura do seu voto no julgamento da tentativa de golpe que “nada saiu do plano da mera cogitação”. FUX disse ainda que a Procuradoria Geral da República não provou que a minuta foi discutida com o ex-presidente JAIR BOLSONARO. O ministro disse também que BOLSONARO não tinha dever nenhum de desmobilizar as manifestações e os acampamentos e que ele não ocupava mais o cargo em oito de janeiro. Além disso, FUX concluiu que não há nenhuma prova de que o ex-presidente mandou a multidão danificar os prédios públicos e que "falta nexo de causalidade" para condenação e que não há provas de que BOLSONARO soubesse do plano Punhal Verde Amarelo, planejamento para assassinar autoridades como MORES, LULA e ALCKMIN. A sessão será retomada as duas da tarde com o voto da ministra CARMEM LUCIA. Em segunda vota CRISTIANO ZANIN.
A Secretaria da Assistência Social, Mulher e Família, pagou nesta semana a terceira e última parcela do cofinanciamento da Assistência Social, no valor de 20 milhões 351 mil reais, totalizando o repasse anual de 65 milhões aos municípios para auxiliar no custeio dos serviços e equipamentos socioassistenciais. Conforme pactuado na reunião da Comissão Intergestores Bipartite, o pagamento seria feito em três parcelas e o último pagamento estava previsto para este mês. Santa Catarina foi o primeiro estado do país a adotar um novo modelo que repassa recursos aos municípios por pisos, de acordo com o porte e serviços executados em cada cidade. O intuito da mudança foi tornar o processo de cofinanciamento mais rápido e eficiente já que Estado pode melhorar o acompanhamento e monitoramento dos municípios em relação à Política de Assistência Social.
Um estudo da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina mostrou que o tarifaço imposto pelos Estados Unidos pode impactar de forma bilionária o Produto Interno Bruto do território catarinense. Caso a medida se mantenha por um ou dois anos, Santa Catarina teria um recuo de um bilhão e 200 milhões de reais no PIB, em um cenário de queda de 30 por cento das exportações do estado para o país norte-americano. Nesse mesmo cenário, haveria a perda de cerca de 20 mil empregos e de 171 milhões de reais na arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Ainda segundo o estudo, a região serrana seria a que mais sofreria o impacto do tarifaço. Segundo a Fiesc, países concorrentes, especialmente da Ásia e América Latina, podem ocupar rapidamente o espaço deixado por Santa Catarina, agravando a perda de competitividade em setores onde já têm vantagem.
Em Santa Catarina, a queda na produção de soja no Estado foi de 24 vírgula 11 por cento, se comparado a 2023. Já em relação ao milho foi ainda mais brusca: 42 vírgula. Os dados são da Produção Agrícola Municipal de 2024 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgados nesta quinta-feira. Em Santa Catarina, o verão 2024/2025 foi a estação mais quente do ano, com temperaturas em alta, chegando a 30 graus, além de registrar a ocorrência das famosas “chuvas de verão” no fim da tarde. Isso pode ter prejudicado a produção das duas culturas, uma vez que, segundo o estudo do IBGE, é importante que as chuvas sejam bem distribuídas para que elas completem um bom ciclo.
O município de São Miguel do Oeste recebe no dia 20 de setembro, o seminário “Cannabis em Defesa da Vida”. O evento terá inicio às 14 horas e vai discutir o uso medicinal da planta e os entraves burocráticos que dificultam o acesso ao tratamento. A iniciativa é do deputado estadual PEDRO BALDISSERA, com apoio da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo e da Pastoral da Saúde. O evento marca o início de uma série de ações em prol do acesso gratuito ao canabidiol no estado. Apesar da aprovação da Lei Estadual, que criou a política pública para fornecimento gratuito de medicamentos à base de cannabis, o decreto de regulamentação publicado em maio de 2025 tem gerado críticas.
Segundo o assessor do parlamentar, JUAREZ DA SILVA, as pessoas que mais precisam ainda não conseguem acesso ao remédio. Isso porque o decreto exige que os médicos apresentem estudos científicos detalhados sobre a eficácia do canabidiol para cada caso, o que acaba dificultando a prescrição. Para esclarecer a população e pressionar por mudanças, o seminário contará com duas palestras: biomédica e neurocientista com BRUNNA VARELA DA SILVA e ainda a presença de ZULEIDE MARIA IGNACIO, professora da UFFS e doutora em Ciências da Saúde. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados, especialmente pacientes com doenças como câncer, epilepsia e Alzheimer.
O Núcleo do Jovem Empreendedor da Associação Empresarial e Cultural de Itapiranga promove hoje a quinta edição do Work Chopp. O evento é voltado para inovações dentro do empreendedorismo, com empresários de referência regional para repassar experiências nos negócios. Será nesta quinta-feira, a partir das 19 horas e 30 minutos, na Cervejaria Lassberg. Conforme o Secretário do JEI, PETÉRSON NIEHUES, os ingressos já estão esgotados. Os palestrantes serão Roberto Zagonel, da empresa Zagonel, de Pinhalzinho. SILA SCHROEDER, do grupo Schroeder, de Tunápolis e LEILIANE BIAZI, da Chocolate Di Pietro, de Santa Helena. Os lucros do Work Chopp do Núcleo Jovem Empreendedor de Itapiranga serão utilizados para desenvolver novas capacitações para os associados e projetar cada vez mais os integrantes do Núcleo.
O município de São João do Oeste está realizando nesta quinta-feira, uma formação voltada a todos os servidores públicos municipais. O tema será a Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD. De acordo com o servidor público ANDRÉ KLUNK, o encontro acontece no auditório da Câmara de Vereadores e será dividido em dois turnos. Metade dos servidores participou pela manhã, e a outra metade estará presente à tarde. Dessa forma, os atendimentos ao público seguem funcionando normalmente durante o dia. Segundo o servidor, a capacitação é necessária porque o poder público lida diariamente com grande volume de informações pessoais dos cidadãos. Isso ocorre, principalmente, nas áreas da saúde e da educação, onde há dados sensíveis e de crianças e adolescentes. Também setores administrativos e técnicos lidam com informações que precisam de tratamento adequado.
O curso está sendo ministrado por FABIANO DA VENTURA, da Escola de Gestão Pública Municipal de Florianópolis, em parceria com os municípios. A proposta é oferecer uma formação prática, que permita aos servidores tirar dúvidas sobre situações reais do dia a dia. ANDRÉ KLUNK relata que a capacitação atende ao que prevê o estatuto do funcionalismo público, garantindo atualização e orientação constante aos servidores. KLUNK destaca que os maiores beneficiados são os cidadãos, já que a correta aplicação da LGPD fortalece a segurança, a transparência e a qualidade dos serviços prestados pela Prefeitura.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade interditou na tarde desta quarta-feira, a ponte na SC-283, a estrada Beira Rio, em linha Chapéu, interior de Itapiranga, para reformas na estrutura. Na semana passada, o Corpo de Bombeiros de Itapiranga interditou a ponte devido a uma viga central estar quebrada e apresentar sinais de podridão. Moradores arrancaram as fitas e reformaram a ponte, com novas madeiras. A passagem de veículos foi retomada, mesmo sem a liberação oficial. Segundo o Coordenador Regional de Infraestrutura, EVERALDO DI BERTI, a ponte deve permanecer interditada para obras de reparo durante, pelo menos, três dias. O caminho alternativo acrescenta sete quilômetros no trajeto de Itapiranga a Mondaí. Domingo, a comunidade de linha Chapéu celebra os 100 anos de colonização. Segundo DI BERTI a ponte deve ser liberada para i trânsito até sábado.
A Coordenadoria Regional de Educação de Itapiranga, busca medidas para reduzir os índices de evasão escolar. O programa APOIA, desenvolvido pelo Núcleo de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escolas em Santa Catarina, visa cuidar dos alunos, realizando busca ativa para entender os motivos para a saída da escola. Conforme o Supervisor de Educação, INÁCIO ROHDEN, neste ano já foram 72 casos registrados. 62 vírgula cinco por cento dos dados são de meninos. Com a busca realizada pelos profissionais do NEPRE, mais de 70 por cento já retornaram para a escola. Segundo ROHDEN, a maioria dos casos são de imigrantes, que não possuem endereços fixos e trabalham em diferentes situações.
Conforme o Supervisor de Educação, INÁCIO ROHDEN, o município de Itapiranga acolhe os estrangeiros, no entanto, as mudanças no modo de vida geram difícil adaptação. Ele considera que, se o aluno está em uma situação social vulnerável e não for alfabetizado, a tendência é de continuar à margem da sociedade. Segundo ROHDEN, a função da família é fundamental para manter o aluno na educação. Ocorre parceria com o CRAS e Conselho Tutelar para responsabilizar os pais pelo abandono dos filhos a escola.
Vereador cobra aplicação de recursos obtidos por meio de emendas parlamentares. Recursos possuem prioridade para pavimentações na cidade e interior. Ainda existem recursos para outra áreas. Os vereadores de Itapiranga estão priorizando emendas parlamentares para pavimentações de ruas em bairros e também em centros comunitários no interior. De acordo com o vereador do MDB, AFONSO UTZIG, são mais de três milhões de reais destinados ao município. Segundo ele, valor significativo e que permite o governo municipal atender reivindicações. O Vereador questiona a lentidão em alguns projetos no interior, que resultam inclusive ainda em perdas de recursos, que precisaram ser devolvidos por não terem sido aplicados no período estipulado.
AFONSO UTZIG destaca a liberação de um milhão de reais do Deputado Federal, VALDIR COBALCHINI, que vai visitar Itapiranga nesta sexta-feira. Segundo o Vereador, a verba tem indicação para conclusão do asfalto a partir da comunidade de linha Soledade até a SC 163. Outro recurso que ainda terá destinação definida é de um milhão de reais destinado pela Senadora IVETE DA SILVEIRA. Conforme AFONSO UTZIG os seis vereadores do MDB, compõe um grupo forte com vereadores do PSD e PT, que formam a aposição no legislativo, mas que buscam recursos para projetos do governo municipal. O Vereador também é otimista para investimentos importantes com o financiamento de 20 milhões de reais para pavimentação asfáltica. AFONSO UTZIG considera que pavimentação com calçamento não é adequado para o interior, devido ao trânsito de caminhões de carga.
A Câmara de Vereadores de São João do Oeste vai acabar com o recesso de julho. Legislativo tem o desafio de manter baixo custo para suas atividades e ainda aumentar o período de trabalho. Segundo o Presidente da Câmara, ADEMAR SCHNEIDERS, o recesso de julho será extinto. O projeto para acabar com a folga de inverno depende da adequação da Lei Orgânica do Município, pois isso está atrelado a atividade da Câmara. De acordo com o Presidente, não faz sentido o recesso de julho, pois a Prefeitura mantém suas atividades normais e tem demandas que necessitam de aprovação da Câmara. O Presidente considera que são apenas detalhes para esta alteração e no próximo ano já não haverá recesso no meio do ano.
ADEMAR SCHNEIDERS considera que os trabalhos estão em ritmo acelerado, com aprovação de mais de 50 projetos em 2025. As principais demandas são para o setor agrícola, incluindo criação de programas e ajustes em outros incentivos concedidos pelo município aos produtores rurais. Ele ressalta a necessidade dos Vereadores terem eficiência em suas funções, com diálogo produtivo, sem rivalidade política e pensando na construção de uma proposta para o desenvolvimento do município. Segundo ADEMAR SCHNEIDERS, os vereadores também estão demonstrando contribuição ao município por meio de recursos obtidos com emendas parlamentares. Ele afirma que são verbas dos governos estadual e federal que contribuem para diversos investimentos em São João do Oeste.
Uma operação da Polícia Civil em Dionísio Cerqueira resultou na apreensão de um caminhão carregado com quase 63 mil maços de cigarros contrabandeados, além de armas de fogo. A ação aconteceu nesta quarta-feira, em uma residência no interior do município, com apoio da Polícia Militar e da Equipe de Protetores. Segundo a Polícia Civil, a investigação começou em setembro do ano passado, após um furto a uma casa da região. Na época, foram levadas armas de fogo e outros objetos de valor. Um dos suspeitos chegou a ser preso meses depois pela DIC de São Miguel do Oeste, em posse de uma das armas roubadas. Na propriedade alvo, os policiais encontraram um caminhão com carga de cigarros, avaliados em aproximadamente 380 mil reais. Também foram localizadas uma espingarda calibre .22, três cartuchos e uma espingarda de pressão.
A Polícia Militar flagrou, nesta quarta-feira, dois motoristas dirigindo sem habilitação em São Miguel do Oeste. A primeira ocorrência foi às 15 horas, na Rua Almirante Tamandaré, no centro da cidade. Durante a abordagem a uma Biz, os policiais constataram que o condutor, de 30 anos, estava com a CNH cassada. As multas foram aplicadas e o dono da moto irá responder pelo crime. Já no fim do dia, por volta da meia-noite, outra abordagem foi feita na Linha Cruzinhas, interior do município, em uma via vicinal próxima à SC-163. O motorista de um Fiesta, de 38 anos, não possuía habilitação. Ele também foi autuado e liberado no local. Os veículos foram entregues a condutores habilitados.
Um jovem ficou ferido ao colidir a bicicleta que conduzia contra um veículo estacionado na tarde desta quarta-feira, em São Miguel do Oeste. O acidente foi por volta das 15 horas e 30 minutos, na Rua Barão do Rio Branco, no Bairro Agostini. A vítima apresentava ferimentos na cabeça, com sangramento e suspeita de fratura na face, além de escoriações em uma das mãos. O jovem recebeu os primeiros atendimentos ainda no local, foi imobilizado e encaminhado ao Hospital Regional.
Três homens foram presos temporariamente em São Miguel do Oeste, suspeitos de participar de um roubo violento contra um homem em situação de rua. O crime aconteceu em julho deste ano, enquanto a vítima dormia em um espaço público da cidade. Eles renderam o morador de rua com uma faca e uma arma. A vítima foi agredida com socos e facadas. Ainda levaram os pertences do morador de rua. A ação foi investigada pela Delegacia de Investigações Criminais, que identificou os envolvidos e pediu a prisão temporária dos três. Na manhã desta quarta-feira, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em casas ligadas aos investigados. O material recolhido vai passar por análise e pode ajudar a esclarecer o caso. As investigações continuam para apurar a motivação do crime e a responsabilidade de cada um dos envolvidos.
Um homem de 31 anos foi preso na tarde desta quarta-feira por porte ilegal de arma de fogo no centro de Descanso.. A abordagem foi por volta das 15 horas, na Avenida Ladislava Poleto, durante policiamento de rotina. A arma, uma carabina calibre 22, foi encontrada dentro de duas sacolas plásticas, carregadas pelo suspeito. O homem não apresentou documentos que comprovassem a origem ou a procedência da arma. Ele foi preso e enviado a Delegacia de Descanso.
Uma operação conjunta do segundo Pelotão de Polícia Militar Ambiental e do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina resultou na apreensão de nove aves silvestres em Mondaí nesta quarta-feira. De acordo com a PMA, as aves estavam em cativeiro de forma irregular. O responsável possuía cadastro no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros, mas o registro estava vencido. Além disso, a maioria dos animais não constava oficialmente em seu plantel e alguns não tinham anilhas de identificação. As aves foram recolhidas pelo IMA e encaminhadas para os devidos cuidados. A Polícia Militar Ambiental seguirá com os procedimentos criminais. O órgão reforça que combater o tráfico e a manutenção irregular de animais silvestres é essencial para garantir a preservação da fauna e o equilíbrio ambiental.