ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quarta-feira 11 09 19

-GOVERNO ESTUDA COBRAR IMPOSTO SOBRE DEPÓSITOS E SAQUES

-VENDA DE AERONAVE DO GOVERNADOR VAI GERAR ECONOMIA DE 95% COM VIAGENS

-INCENDIO EM VEGETAÇÃO ATINGE ÁREA DE 45 HECTARES NA REGIÃO

-SINTE PREPARA ASSEMBLEIAS REGIONAIS E ESTADUAL DO MAGISTÉRIO

-VEREADORES REJEITAM RELATÓRIO PARALELO E ARQUIVAM CPI DOS ASSESSORES

-HOMEM FICA FERIDO AO CAIR DO TELHADO DE PAVILHÃO COMUNITÁRIO

-MENINO DE 12 ANOS MORRE ATROPELADO POR CAMINHÃO NO CENTRO DE MARAVILHA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 35 graus. A mínima das últimas horas foi de 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 95 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.

O mais importante tribunal civil da Escócia declarou nesta quarta-feira ilegal a suspensão do Parlamento britânico. O governo britânico anunciou que irá recorrer da decisão na Suprema Corte de Londres. A polêmica medida de suspender a atividade dos parlamentares foi tomada pelo premiê Boris Johnson com o intuito de impedi-los de tentar barrar a saída do Reino Unido da União Europeia sem um acordo na data atualmente prevista, que é em 31 de outubro. A decisão não afetará de imediato o fechamento da Casa, que teve seu último expediente na segunda-feira. O bloqueio do Parlamento vai até 14 de outubro.

A Venezuela mobilizou cerca de 150 mil soldados para as manobras militares iniciadas nesta terça-feira na fronteira com a Colômbia, em meio à crescente tensão entre Caracas e Bogotá. As manobras na fronteira, ordenadas pelo presidente NICOLÁS MADURO, devem prosseguir até 28 de setembro. O chavista declarou "alerta laranja" e anunciou a mobilização após o presidente colombiano, IVÁN DUQUE, dizer que o regime venezuelano estaria por trás da retomada da luta armada por ex-integrantes das Forças Armadas Revolucionárias.

O presidente do Paraguai, MARIO ABDO BENÍTEZ, declarou emergência nos departamentos de Alto Paraguay e Boquerón devido a incêndios florestais que desafiam as autoridades do país. A declaração de emergência tem validade de 60 dias e mobiliza autoridades e Forças Armadas a auxiliarem no combate às chamas. De acordo com a ONG ambientalista WWF Paraguay, há sete mil 835 focos de incêndio em todo o país. Desses, mil 428 estão no Alto Paraguay e outros 48 em Boquerón. Uma reportagem do jornal paraguaio "La Nación", diz que o país já teve mil quilômetros quadrados de área queimada.

O juiz RICARDO LEITE, da 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília, manteve as prisões preventivas dos quatro suspeitos de invadir celulares de autoridades, entre elas o do ministro da Justiça e Segurança Pública, SERGIO MORO. WALTER DELGATTI, GUSTAVO HENRIQUE ELIAS SANTOS, SUELLEN PRISCILLA DE OLIVEIRA e DANILO CRISTIANO MARQUES foram presos no dia 23 de julho, na operação Spoofing, da Polícia Federal. A decisão saiu após uma manifestação do delegado da Polícia Federal LUÍS FLÁVIO ZAMPRONHA, que defendia a manutenção da prisão de somente dois suspeitos. O procurador WELLINGTON DIVINO MARQUES DE OLIVEIRA, do Ministério Público Federal em Brasília divergiu e deu parecer para manter a prisão dos quatro.

O governo vai liberar na segunda quinzena deste mês 20 bilhões de reais em recursos orçamentários dos ministérios que estão contingenciados. A informação foi dada nesta terça-feira pelo vice-presidente HAMILTON MOURÃO. Ele exerce atualmente a Presidência devido à internação do presidente JAIR BOLSONARO, submetido a uma cirurgia no último domingo, em São Paulo. Em razão das dificuldades motivadas pelo contingenciamento, ministérios estão sendo obrigados a fazer cortes de despesa. O tímido crescimento na arrecadação, segundo a equipe econômica, está permitindo um pequeno alívio por meio da liberação dos 20 bilhões. Com isso, permaneceriam bloqueados outros 15 bilhões de reais.

O secretário-adjunto da Receita Federal, MARCELO DE SOUSA SILVA, apresentou nesta terça-feira as alíquotas em estudo pelo governo federal do imposto sobre pagamentos, que vem sendo comparado à antiga CPMF. Segundo ele, cada saque e cada depósito em dinheiro deverá ser taxado com uma alíquota inicial de zero vírgula 40 por cento. Cada operação de débito e de crédito deve ser submetida a uma alíquota de zero vírgula 20 por cento. A ideia da equipe econômica é que a contribuição sobre pagamentos substitua gradativamente a contribuição patronal sobre salários, a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido e, também, o Imposto sobre Operações Financeiras.

O incêndio no Parque Estadual Serra do Tabuleiro, em Palhoça, na Grande Florianópolis, fez com que a prefeitura do município decretasse situação de emergência na noite de terça-feira, para solicitar reforços no combate. Os trabalhos continuam nesta quarta-feira. Focos de incêndio foram identificados por volta das nove horas da manhã de terça e o combate seguiu até as quatro horas da madrugada, sendo retomado hoje de manhã. Os bombeiros estimam que a área queimada atingiu cerca de três mil hectares. Ainda conforme os bombeiros, à noite, a equipe trabalhou mais intensamente para garantir que o fogo não chegasse às residências.

Os estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina decidiram entrar em greve. Eles são contra o bloqueio de verbas feito pelo Ministério da Educação e contra o programa Future-se. A assembleia dos alunos ocorreu na tarde desta terça-feira. Os alunos pedem o desbloqueio das verbas. Na semana passada, estudantes de 14 cursos já estavam em greve, segundo o Diretório Central dos Estudantes. Alunos de outros 23 cursos estavam em estado de greve e outros 28 tinham reuniões marcadas para esta semana para decidir um posicionamento em relação ao assunto.

A venda de uma aeronave e a compra de passagens em voos comerciais vai representar uma economia de 95 por cento com os deslocamentos do governador CARLOS MOISÉS, conforme levantamento da Casa Civil do Estado de Santa Catarina. Ao abrir mão do jato, o chefe do Executivo deixará de gastar até quatro milhões e meio de reais por ano. O avião foi comprado pelo Governo de Mato Grosso do Sul por cerca de três milhões e 200 mil reais. O contrato foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira. Com isso, o governo vai usar voos comerciais. Em gestões anteriores, o estado gastava até seis milhões por ano. Até o fim de 2019, o gasto com deslocamentos vai ficar abaixo dos 200 mil.

A cavalgada da Integração Sul Brasileira deve chegar hoje à tarde à São Miguel do Oeste. Os cavalarianos iniciaram a percorrer a região na segunda e seguem até dia 15 com encerramento previsto para Dionísio Cerqueira. São cerca de 80 cavalarianos que percorrem cerca de 40 quilômetros por dia. O grupo deve chegar hoje à tarde na Faismo, local de janta e pouso. Amanhã, a passagem será pela escola Guilherme José Missen e CTG Porteira Aberta, seguindo para a linha Gramadinho, com almoço na Campeira do CTG. À tarde a cavalgada segue em direção a Guaraciaba.

A agencia dos Correios, que fica na rua Duque de Caxias,e a central de distribuição de encomendas instalada na rua XV de Novembro, estão funcionando normalmente nesta quarta-feira. Os servidores dos Correios no município não aderiram à greve que foi deflagrada hoje em Santa Catarina. O movimento tem duas motivações principais: a proposta de privatização da Estatal e o índice de reajuste salarial oferecido pela empresa. A proposta é de zero vírgula oito por cento. O Sindicato dos trabalhadores ainda não informou o índice de adesão ao movimento grevista. Em São Miguel do Oeste, os serviços seguem normalmente.

Será inaugurada neste mês no município de Bandeirante a nova ponte que na comunidade da Linha Gaspar. A informação é do prefeito, CELSO BIEGELMEIER. De acordo com ele, os trabalhos maiores foram finalizados há cerca de 30 dias e nesta semana a empresa retornou ao local para concluir a colocação das proteções laterais na estrutura. BIEGELMEIER disse que a ação deve se estender até o final desta semana no município. O prefeito destacou que as cabeceiras da nova ponte que eram de responsabilidade do município também já estão prontas.

O ato inaugural da nova ponte em Linha Gaspar vai ocorrer no próximo dia 21 deste mês. A afirmação é do prefeito de Bandeirante, CELSO BIEGELMEIER. Conforme ele, a solenidade será em um sábado à tarde e a população está convidada para participar. Ele comentou que a partir dessa data o tráfego estará liberado para qualquer tipo de veículo. BIEGELMEIER disse que até esta data, algumas máquinas da prefeitura estarão trabalhando na estrada geral da comunidade para deixar tudo pronto. O prefeito revelou ainda que o objetivo da administração, além de entregar a ponte, é deixar a estrada em perfeitas condições de uso.

A Prefeitura de São Miguel do Oeste abriu o processo seletivo para contratação de um profissional na área de Fonoaudiologia. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 20 de setembro na Secretaria de Gestão de Pessoas e Transparência que funciona no Centro Administrativo.Os profissionais interessados devem comprovar ensino superior completo em Fonoaudiologia, com registro no órgão fiscalizador da categoria, e serão contratados de forma temporária, a fim de dar continuidade às atividades, ações e serviços da Secretaria de Saúde. Os candidatos serão avaliados pela qualificação profissional e tempo de experiência. Mais informações podem ser acessadas no site da Prefeitura www.saomiguel.sc.gov.br, no link Concurso e Editais.

Os alunos da escola Emma Balke participaram de uma palestra sobre reciclagem e destinação correta do lixo nesta terça-feira. O tema foi abordado pelo diretor ambiental da Prefeitura, SIRINEU LEÃO. Ele falou sobre os tipos de lixo, a separação que deve ser feita em casa, a recolha pelos caminhões da Prefeitura e da empresa Tucano e o reaproveitamento de materiais pela Acomar. A palestra de ontem faz parte de uma ação que tem o objetivo de conscientizar a população sobre o destino e aproveitamento do lixo produzido nas empresas e residências. LEÃO comentou que a iniciativa está sendo bem recebida pela comunidade e pelas escolas da rede municipal de ensino.

O trabalho de informação e conscientização sobre o destino correto do lixo promovido pela diretoria ambiental da prefeitura começou há cerca de dois meses. De acordo com o diretor SIRINEU LEÃO, a primeira ação foi a divulgação do material informativo em todos os órgãos públicos municipais. Na sequência, teve início o trabalho voltado aos alunos da rede municipal de ensino, com conversas nas turmas da educação infantil e ensino fundamental. LEÃO disse que a intenção agora é expandir essa iniciativa para as redes estadual e particular de ensino. Outro objetivo é levar os alunos até o espaço da Acomar para conhecer como é feito o recebimento e seleção do material que é reciclado.

O Corpo de Bombeiros atendeu mais três ocorrências de incêndio em vegetação nesta segunda-feira em Guaraciaba. Os fatos foram registrados nas linhas São Luís, São Vicente e Guataparema. O caso mais grave foi na Linha Guataparema. O trabalho de combate ao incêndio começou na tarde de segunda-feira e só terminou por volta das duas horas da madrugada de ontem. O incêndio que atingiu uma área de 45 hectares de reflorestamento de eucaliptos e de vegetação nativa. Além dos profissionais e da estrutura do Corpo de Bombeiros de Guaraciaba, o trabalho contou com o reforço dos bombeiros de São José do Cedro, Anchieta e São Miguel do Oeste. Mais de 30 pessoas participaram da operação. Após o controle principal do incêndio e a realização de aceiros para contenção e proteção de residências e áreas ainda não afetadas, o local permanece sendo monitorado ao longo da semana.

Está no ar nas emissoras afiliadas da Peperi uma campanha de alerta e conscientização sobre as queimadas. O promocional, que está sendo veiculado desde ontem, ressalta o risco das queimadas e pede que as pessoas não sejam cumplices desse crime. O material também está publicado nas plataformas digitais da Peperi, como o site e as redes sociais. O objetivo da campanha é envolver a comunidade para evitar novos casos e denunciar as ocorrências para o Corpo de Bombeiros. A campanha “Diga Não as Queimadas” está no ar em todo os veículos afiliados a Rede Peperi.

O programa Boa Tarde Peperi de hoje vai abordar as causas e consequências das queimadas que atingem a região extremo-oeste. O quadro Ponto e Contraponto vai trazer entrevistas com bombeiros, policiais ambientais, agricultores e biólogos sobre os impactos dos incêndios no meio ambiente. O material vai explicar porque a região tem tantos casos, quais são as causas principais e como esse problema afeta o solo e o ecossistema local. Além disso, o programa vai apontar os caminhos para reduzir o número de queimadas na região. O quadro Ponto e Contraponto especial começa por volta das três horas dentro do programa Boa Tarde Peperi.

A nova diretoria do Sindicato dos trabalhadores em educação está percorrendo o interior do estado. A caravana do Sinte está passando pelas regiões para mobilizar os professores e denunciar os problemas que atingem a educação. Na visão do sindicato, os governos de JAIR BOLSONARO e CARLOS MOISES DA SILVA estão promovendo uma série de ataques a educação pública. Nesta semana, a caravana Paulo Freire está percorrendo os municípios da região extremo-oeste. Outro objetivo da iniciativa é chamar os professores para a assembleia regional do Sinte marcada pra sábado, as nove horas da manhã, no sindicato dos bancários de São Miguel do Oeste.

O governo de CARLOS MOISES começou com muitas promessas para o magistério, mas até agora não atendeu nenhum pedido da categoria. A afirmação é do presidente do Sinte, LUIS CARLOS VIEIRA. Ele disse que a pauta dos professores incluem vários pedidos, entre eles, a contratação dos aprovados no últimoconcurso público. VIEIRA explicou que existe cerca de dez mil vagas abertas preenchidas por ACTs. O Sinte quer que o governo chame o maior número possível de efetivos. Outro pedido é a valorização dos professores, começando pela remuneração. VIEIRA comentou que o reajuste do piso nacional deste ano, que foi de pouco mais de quatro por cento, não foi aplicado ao longo da carreira. VIERA disse que o governo anunciou uma nova política em SC, mas ainda não mostrou a que veio, especialmente na área da educação.

A assembleia regional do Sinte neste sábado em são Miguel do Oeste será preparatória para a assembleia estadual do magistério. O encontro que vai reunir os professores de todo o estado está confirmado para quinta-feira da semana que vem as sete horas da noite em Florianópolis. O coordenador estadual do Sinte, LUIS CARLOS VIEIRA disse que diante contexto de dificuldades para atingir os objetivos da pauta do magistério, a greve é um possibilidade que fica cada vez mais perto.

Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram uma série de projetos de lei em primeiro e segundo turnos na sessão desta terça-feira. Os projetos tratam de autorização para cessão de salas, concessão de incentivos econômicos e outros temas. Um dos projetos autoriza a cessão de uso de bem imóvel de propriedade do município para a Superintendência Regional do Trabalho. O imóvel cedido é uma sala com aproximadamente 45 metros quadrados, localizada no CAIC. A sala destina-se à instalação e à prestação de serviços pela Agência Regional do Trabalho em São Miguel do Oeste. O prazo de cessão será de cinco anos, prorrogáveis por conveniência e interesse entre as partes. O projeto foi aprovado em primeiro turno.

A câmara arquivou a denúncia de supostas irregularidades no emprego de assessores dos vereadores. Na sessão desta terça-feira, o plenário do legislativo apreciou o relatório da CPI que apurou as denúncias encaminhadas para a ouvidoria. A CPI, na conclusão do relatório, informou que não encontrou elementos suficientes para a abertura de um processo de cassação dos vereadores ODEMAR MARQUES do PDT e CARLOS GRASSI do PP. O relatório apontou que foi constatada a prestação de serviços particulares dos assessores na casa de MARQUES e na empresa de GRASSI, mas que “os fatos ocorreram fora do horário de expediente dos assessores" A Comissão entendeu, em resumo, que não houve irregularidades por parte dos vereadores e assessores dentro da Câmara e que não cabe à comissão julgar o que acontece fora do âmbito do Legislativo.

As sugestões da comissão parlamentar de inquérito dos assessores foram acatadas pela mesa diretora e o relatório da CPI será arquivado. Esse é o procedimento que será adotado no caso das denúncias envolvendo o suposto emprego irregular de assessores dos vereadores. Os membro da CPI afirmaram na sessão de ontem que se houve alguma irregularidade fora da Câmara caberá ao Ministério Público e ao Judiciário apurar. O MP já abriu processo judicial contra os dois vereadores. O relatório da CPI não é votado em plenário. O membro da comissão, vereador VANIRTO CONRAD, emitiu um parecer em separado pedindo a abertura de um processo de cassação contra os vereadores ODEMAR MARQUES e CARLOS GRASSI. O relatório também foi apreciado em plenário ontem à noite.

Os vereadores rejeitaram o relatório do vereador VANIRTO CONRADT que pediu a abertura de processo contra os vereadores denunciados por receber serviços particulares dos assessores. O pedido foi derrubado por oito votos a três. Votaram a favor do relatório, além de VANIRTO, os vereadores CASSIO DA SILVA do MDB e ELIAS ARAUJO do PSD. VANIRTO disse que “os fatos foram comprovados e que isso constitui abuso de poder, pois os vereadores foram eleitos para dar o exemplo.” Em entrevista na Peperi, o pedetista havia afirmado que existem elementos suficientes para a abertura do processo de cassação. Com a rejeição do relatório separado de VANIRTO, a CPI dos assessores este encerrada e arquivada.

Um homem de 40 anos ficou ferido ao sofrer uma queda de um pavilhão comunitário nesta terça-feira. O acidente de trabalho ocorreu por volta das duas horas da tarde na Linha Faic em Iporã do Oeste. A vítima trabalhava no conserto do telhado do pavilhão da comunidade quando uma telha de brasilite quebrou. Ele caiu de uma altura de aproximadamente seis metros sobre um banco de madeira, que, com o impacto, quebrou ao meio. O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste atendeu o homem que teve um corte na cabeça e na mão direita. Após atendimento dos bombeiros, ele foi conduzido ao hospital de Iporã do Oeste.

Um adolescente de 12 anos morreu atropelado nesta terça-feira no centro de Maravilha. O acidente aconteceu por volta das cinco horas da tarde. Segundo a Polícia Militar, um menino de bicicleta acabou colidindo lateralmente contra uma caçamba carregada de terra. Parte do rodado atingiu as pernas do menor, que chegou a ser arrastado por alguns metros. A equipe de resgate do SAMU e os bombeiros encaminharam o menino para o hospital São José, mas ele não resistiu e morreu quando recebia os primeiros atendimentos. DAVI RISTOW será sepultado hoje. Duas escolas da cidade cancelaram as aulas nesta quarta-feira em razão da morte do menino.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.