ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 11-09-2019 Quarta-Feira

-GOVERNO ESTUDA COBRAR IMPOSTO SOBRE DEPÓSITOS E SAQUES

-VENDA DE AERONAVE DO GOVERNADOR VAI GERAR ECONOMIA DE 95% COM VIAGENS

-ELEITORES QUE PERDERAM PRAZO DA REVISÃO AINDA PODEM REGULARIZAR TÍTULO

-CLUBE DO CAVALO OTTO VEIT INICIA NO SÁBADO A QUARTA EDIÇÃO DA SEMANA FARROUPILHA

-DESCANSO OBTÉM ÊXITO NA VENDA DE LOTES PARA APLICAÇÃO DOS RECURSOS NO GINÁSIO MUNICIPAL

-QUEIMADAS CONTINUAM GERANDO GRANDE DEMANDA DE ATENDIMENTOS NA REGIÃO

-MENINO DE 12 ANOS MORRE EM COLISÃO ENVOLVENDO BICICLETA E CAÇAMBA


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 35 graus. A mínima das últimas horas foi de 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 95 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.


O mais importante tribunal civil da Escócia declarou nesta quarta-feira ilegal a suspensão do Parlamento britânico. O governo britânico anunciou que irá recorrer da decisão na Suprema Corte de Londres. A polêmica medida de suspender a atividade dos parlamentares foi tomada pelo premiê Boris Johnson com o intuito de impedi-los de tentar barrar a saída do Reino Unido da União Europeia sem um acordo na data atualmente prevista, que é em 31 de outubro. A decisão não afetará de imediato o fechamento da Casa, que teve seu último expediente na segunda-feira. O bloqueio do Parlamento vai até 14 de outubro.


A Venezuela mobilizou cerca de 150 mil soldados para as manobras militares iniciadas nesta terça-feira na fronteira com a Colômbia, em meio à crescente tensão entre Caracas e Bogotá. As manobras na fronteira, ordenadas pelo presidente NICOLÁS MADURO, devem prosseguir até 28 de setembro. O chavista declarou "alerta laranja" e anunciou a mobilização após o presidente colombiano, IVÁN DUQUE, dizer que o regime venezuelano estaria por trás da retomada da luta armada por ex-integrantes das Forças Armadas Revolucionárias.


O presidente do Paraguai, MARIO ABDO BENÍTEZ, declarou emergência nos departamentos de Alto Paraguay e Boquerón devido a incêndios florestais que desafiam as autoridades do país. A declaração de emergência tem validade de 60 dias e mobiliza autoridades e Forças Armadas a auxiliarem no combate às chamas. De acordo com a ONG ambientalista WWF Paraguay, há sete mil 835 focos de incêndio em todo o país. Desses, mil 428 estão no Alto Paraguay e outros 48 em Boquerón. Uma reportagem do jornal paraguaio "La Nación", diz que o país já teve mil quilômetros quadrados de área queimada.



O juiz RICARDO LEITE, da 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília, manteve as prisões preventivas dos quatro suspeitos de invadir celulares de autoridades, entre elas o do ministro da Justiça e Segurança Pública, SERGIO MORO. WALTER DELGATTI, GUSTAVO HENRIQUE ELIAS SANTOS, SUELLEN PRISCILLA DE OLIVEIRA e DANILO CRISTIANO MARQUES foram presos no dia 23 de julho, na operação Spoofing, da Polícia Federal. A decisão saiu após uma manifestação do delegado da Polícia Federal LUÍS FLÁVIO ZAMPRONHA, que defendia a manutenção da prisão de somente dois suspeitos. O procurador WELLINGTON DIVINO MARQUES DE OLIVEIRA, do Ministério Público Federal em Brasília divergiu e deu parecer para manter a prisão dos quatro.


O governo vai liberar na segunda quinzena deste mês 20 bilhões de reais em recursos orçamentários dos ministérios que estão contingenciados. A informação foi dada nesta terça-feira pelo vice-presidente HAMILTON MOURÃO. Ele exerce atualmente a Presidência devido à internação do presidente JAIR BOLSONARO, submetido a uma cirurgia no último domingo, em São Paulo. Em razão das dificuldades motivadas pelo contingenciamento, ministérios estão sendo obrigados a fazer cortes de despesa. O tímido crescimento na arrecadação, segundo a equipe econômica, está permitindo um pequeno alívio por meio da liberação dos 20 bilhões. Com isso, permaneceriam bloqueados outros 15 bilhões de reais.


O secretário-adjunto da Receita Federal, MARCELO DE SOUSA SILVA, apresentou nesta terça-feira as alíquotas em estudo pelo governo federal do imposto sobre pagamentos, que vem sendo comparado à antiga CPMF. Segundo ele, cada saque e cada depósito em dinheiro deverá ser taxado com uma alíquota inicial de zero vírgula 40 por cento. Cada operação de débito e de crédito deve ser submetida a uma alíquota de zero vírgula 20 por cento. A ideia da equipe econômica é que a contribuição sobre pagamentos substitua gradativamente a contribuição patronal sobre salários, a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido e, também, o Imposto sobre Operações Financeiras.


O incêndio no Parque Estadual Serra do Tabuleiro, em Palhoça, na Grande Florianópolis, fez com que a prefeitura do município decretasse situação de emergência na noite de terça-feira, para solicitar reforços no combate. Os trabalhos continuam nesta quarta-feira. Focos de incêndio foram identificados por volta das nove horas da manhã de terça e o combate seguiu até as quatro horas da madrugada, sendo retomado hoje de manhã. Os bombeiros estimam que a área queimada atingiu cerca de três mil hectares. Ainda conforme os bombeiros, à noite, a equipe trabalhou mais intensamente para garantir que o fogo não chegasse às residências.


Os estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina decidiram entrar em greve. Eles são contra o bloqueio de verbas feito pelo Ministério da Educação e contra o programa Future-se. A assembleia dos alunos ocorreu na tarde desta terça-feira. Os alunos pedem o desbloqueio das verbas. Na semana passada, estudantes de 14 cursos já estavam em greve, segundo o Diretório Central dos Estudantes. Alunos de outros 23 cursos estavam em estado de greve e outros 28 tinham reuniões marcadas para esta semana para decidir um posicionamento em relação ao assunto.


A venda de uma aeronave e a compra de passagens em voos comerciais vai representar uma economia de 95 por cento com os deslocamentos do governador CARLOS MOISÉS, conforme levantamento da Casa Civil do Estado de Santa Catarina. Ao abrir mão do jato, o chefe do Executivo deixará de gastar até quatro milhões e meio de reais por ano. O avião foi comprado pelo Governo de Mato Grosso do Sul por cerca de três milhões e 200 mil reais. O contrato foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira. Com isso, o governo vai usar voos comerciais. Em gestões anteriores, o estado gastava até seis milhões por ano. Até o fim de 2019, o gasto com deslocamentos vai ficar abaixo dos 200 mil.


-ELEITORES QUE PERDERAM PRAZO DA REVISÃO AINDA PODEM REGULARIZAR TÍTULO

-CLUBE DO CAVALO OTTO VEIT INICIA NO SÁBADO A QUARTA EDIÇÃO DA SEMANA FARROUPILHA

-DESCANSO OBTÉM ÊXITO NA VENDA DE LOTES PARA APLICAÇÃO DOS RECURSOS NO GINÁSIO MUNICIPAL


Escola Balduíno Rambo desenvolve seminário temático sobre empreendedorismo e liderança juvenil. Na manhã de ontem a escola realizou o seminário envolvendo as turmas 21, 11 e 12 do ensino médio inovador. Os estudantes do segundo ano foram os responsáveis pela socialização da experiência de imersão no universo comercial e empresarial local. O trabalho foi coordenado pela professora FRANCIELE TOILLIER na disciplina de língua Portuguesa e Literatura. Estiveram presentes no evento as empresárias LUIZE SCHOREDER e CRISLEINE EIDT que acompanharam a socialização das experiências e fizeram o relato empresarial para explicar escolhas e desafios da carreira profissional em que atuam. O projeto foi desenvolvido pelo segundo ano consecutivo em parceria com empreendedores de Tunápolis e Santa Helena. Os estudantes buscam inserção em empresas para adquirir experiências e desenvolver a liderança organizacional.


Escola de Educação Básica Itajubá organiza sexta edição da Gincajubá. O lançamento está previsto para o dia 18 de setembro. A gincana interna da escola é realizada todos os anos pela escola de linha Itajubá, Descanso, sempre com uma temática diferente. Segundo a assistente de educação da escola, MARILISE LUCION, em 2018 o tema foram as variadas culturas, e este ano, para a sexta edição, a temática será fauna e flora. Ao total serão dez equipes, dividindo as turmas conforme o turno de cada estudante. MARILISE lembra que o tema da fauna e flora será abordado por meio de pesquisas, teatro e de forma lúdica. A assistente de educação lembra que o lançamento da gincana será no dia 18, mas a programação será realizada na semana da criança em outubro. Até a realização da gincana, as equipes se dedicam a pesquisa do tema. A escola de Itajubá atende cerca de 200 alunos, dos anos iniciais do ensino fundamental até o ensino médio.


Conselho Tutelar de São João do Oeste não obtém número necessário de candidatos para eleição. Conforme a psicóloga e presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, TELMA CORTI, somente cinco candidatos ao conselho tutelar estão aptos para realizar a campanha eleitoral. A presidente do CMDCA ressalta que após a inscrição, os candidatos aptos participaram de formação, prova e agora estão no período eleitoral. TELMA ressalta que o processo de seleção iniciou com 23 candidatos inscritos, mas houve desistências e desclassificações na prova. Em função de serem necessários ao menos dez candidatos titulares e suplentes, a presidente explica que no dia sete de outubro, um dia após a eleição, será reaberto o edital para mais cinco vagas reserva. Para essas vagas, será realizado novamente todo o processo de inscrição, formação, prova e eleição. Dia seis de outubro podem votar eleitores com o título em São João do Oeste há pelo menos três meses antes da eleição, e que tenham feita a biometria.


Sindicato dos Trabalhadores em Educação percorre o estado para mobilizar categoria para as assembleias regional e estadual. Conforme o coordenador estadual do SINTE, LUIZ CARLOS VIERA, a direção executiva estadual do sindicato está percorrendo a regional de SMOeste com a caravana Paulo Freire. Ele cita que o objetivo principal é convocar os trabalhadores em educação para participarem da assembleia regional, dia 14, no sindicato dos bancários em SMOeste, a partir das 14 horas, e no dia 19 a assembleia estadual em Florianópolis. O coordenador estadual cita a pauta principal da assembleia na capital será a campanha salarial e a efetivação dos professores. Ele cita que a caravana percorre a região para também conversar com a comunidade sobre vários temas, como a reforma do ensino médio proposta pelo governo federal e que será tema de seminários regionais, a reforma da previdência, chamada pelo SINTE de anti-reforma, além de outras temáticas relacionadas a educação pública da rede estadual.


A diretora de saúde do trabalhador do SINTE, LUZIA ALBERTON, afirma que o professor está trabalhando angustiado em sala de aula e carente de informações devido a muitas questões que vem de cima para baixo. Ela cita também as Fake News, notícias falsas, que confundem a categoria sobre o que está sendo divulgado. Em função disso, a diretora destaca que a caravana está sendo bem aceita e tendo boa receptividade, porque está trazendo informações mais claras aos profissionais. O coordenador estadual do SINTE acrescenta que as assembleias ordinárias são realizadas obrigatoriamente a cada semestre. LUIZ CARLOS VIERA reforça que este ano o reajuste foi de 4.17% no piso salarial nacional conforme determina a lei, porem, a reivindicação do SINTE é que o governador não implementou o reajuste na carreira e nenhum reajuste ocorreu na prática em 2019. O reajuste é cobrando também no vale alimentação.


Associação Evangélica Beneficente de Mondaí irá retomar trabalho cultural e de resgate histórico. Segundo o presidente da associação, JACKES ZUNDEL, no dia 12, com início às 19 horas no pavilhão da comunidade evangélica de Mondaí, será realizada assembleia para atualização do estatuto da associação, e a inclusão de mais uma área de trabalho, no campo cultural. JACKES destaca que o objetivo é fazer o resgate histórico e cultural dos antepassados europeus. A Associação Evangélica Beneficente de Mondaí foi fundada em fevereiro de 1967, com quase 53 anos de atuação. O presidente lembra que a entidade surgiu como internato, no auxílio aos jovens que vinham do interior para a cidade estudar. Ao longo dos anos a associação manteve um grupo de escoteiros, prestou auxiliou por 20 anos com a manutenção de um jardim de infância e pré-primário. Por não haver mais público, JACKES explica que o internato passou para orfanato, que foi mantido até o ano 2000.


O presidente explica que a Associação Evangélica Beneficente de Mondaí já trabalhava com a questão cultural, mas devido a exigências do governo do estado que repassava recursos para o orfanato, houve a necessidade de adequar o estatuto e excluir todos os órgãos culturais. JACKES ZUNDEL enfatiza que na assembleia será discutida a possibilidade de incluir a questão cultural no estatuto, mas desta vez, como forma de promover um resgate cultural dos antepassados. Todos os membros da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana são automaticamente considerados sócios da associação. Estão aptos a votar mais de mil associados em dia. A entidade pretende desenvolver o projeto do resgate histórico e cultural por meio do voluntariado, sem onerar despesas.


Eleitores que não realizaram a revisão e o cadastro biométrico ainda podem regularizar título. Em Santa Helena o prazo para a revisão eleitoral encerrou em agosto, e em Belmonte esse prazo se estende até dia oito de novembro. O prazo inicial em Belmonte era junho, mas foi ampliado pelo Tribunal Regional Eleitoral. Conforme o chefe de cartório eleitoral de São Miguel do Oeste, GUSTAVO AGUIAR, quando os eleitores realizam a revisão, que tem por objetivo evitar fraudes, também é aproveitada a oportunidade para fazer o cadastro biométrico. Em Santa Helena, pouco mais de 86% dos eleitores compareceram para fazer a revisão, superando a meta pretendida. Mesmo assim, cerca de 300 eleitores que não compareceram, vão ter o título de eleitor cancelado se não fizerem a regularização em tempo. O chefe de cartório eleitoral lembra que estes eleitores ainda poderão votar, desde que compareçam a Justiça Eleitoral para regularizar a sua situação, antes do fechamento do cadastro, em maio de 2020.


Em Belmonte, mais de 700 eleitores ainda não compareceram para fazer a revisão e o cadastro biométrico. O chefe de cartório eleitoral de São Miguel do Oeste avalia que a situação em Belmonte é crítica, porque apesar do prazo ter sido estendido, somente 71% dos eleitores compareceram para o cadastramento. GUSTAVO AGUIAR lembra que para o procedimento é necessário apresentar a identidade ou documento de identificação oficial com foto e comprovante de residência. Ele comenta que os eleitores que não tiverem como se deslocar a São Miguel do Oeste, devem procurar a prefeitura de Belmonte, que fará o cadastro para o posterior transporte dos munícipes ao cartório. Ainda na abrangência da quadragésima quinta zona eleitoral de SMOeste, o chefe do cartório cita que em Bandeirante o prazo para a revisão encerrou em maio, atingindo 80% dos eleitores. SMOeste e Descanso ainda não tem prazo obrigatório para a revisão, o que deve ocorrer em 2021.


Setor de água de Tunápolis pode contribuição dos munícipes para consumo consciente. Segundo a coordenadora do Serviço de Abastecimento e Manutenção de Água e Esgoto de Tunápolis, CARINE EPPING, os dez açudes da prefeitura e particulares, além do Rio Peperi Guaçu, de onde é feito o abastecimento, estão com o nível de água bastante baixo. O abastecimento é feito também de poço artesiano. A preocupação é que caso a estiagem se estenda a situação piore. CARINE pede que os munícipes não utilizem a água tratada para regar plantas, lavar calçadas ou carros. A estação de tratamento da cidade abastece também a comunidade de Raigão Alto. No interior, o poço artesiano e açude em Pitangueira, abastecem também as comunidades de Bonita e Sete Tombos. Outros poços artesianos estão localizados em São Pedro, Sebastião e Fátima. Em todo o município são quase duas mil unidades consumidoras. Na cidade, são consumidos em torno de 600 mil litros de água por dia.


Clube do Cavalo Otto Veit de São João do Oeste inicia no sábado a quarta edição da semana farroupilha. Conforme o patrão do clube do cavalo, JACKSON ROYER, a exemplo do ano passado, a programação deste ano será bem ampla. Ele cita que no sábado, a semana farroupilha inicia com cavalgada saindo de São João do Oeste em direção a linha Macuco, onde será feito o acendimento da chama crioula no tumulo do patrono Otto Veit. O patrão destaca que a cavalgada retorna para a sede do clube do cavalo, onde ocorre jantar, organizado pelo grupo “cavalgada da lua cheia”. No domingo, a programação tem sequencia com missa crioula a partir das 10 horas e 30 minutos, seguido de apresentações das invernadas artísticas de São João do Oeste, Iporã do Oeste e Tunápolis. Ao meio dia será servido almoço, e a tarde reunião dançante.


Durante a semana, nos dias 16, 17, 18 e 19 de setembro, haverá tertúlia livre com apresentação de artistas locais. JACKSON ROYER ressalta que estão convidados a participar todos que tocam algum instrumento musical. Em todas as noites haverá a participação especial do gaiteiro MATEUS, integrante do Musical Aliança de Mondaí. As apresentações serão realizadas no acampamento farroupilha, próximo ao ginásio municipal a partir das 18 horas, e logo após haverá jantar. O patrão do clube do cavalo ressalta que o encerramento da semana farroupilha será realizada no dia 20, dia do gaúcho, a partir das 18 horas e 30 minutos, com presença confirmada do grupo Barranca Nativa de Mondaí e do cantor e compositor de música nativista ÉRLON PÉRICUES, de São Luiz Gonzaga. A programação será realizada na sede do Clube do Cavalo, e haverá jantar tendo como cardápio leitão assado.


O Clube do Cavalo Otto Veit de São João do Oeste foi criado em 2005, por um grupo de cavalarianos, e que já participavam de eventos deste gênero na região. Devido a normas do Movimento Tradicionalista Gaúcho, havia dificuldade na criação de um CTG, por isso a opção foi o clube do cavalo, que atua também no resgate, manifestação e valorização da cultura gaúcha. O clube do cavalo conta também com uma invernada artística, em que os recursos para o pagamento do professor de dança são repassados pela prefeitura.


Descanso obtém êxito na venda de quatro lotes para aplicação dos recursos no ginásio municipal. A concorrência pública para venda dos imóveis foi realizada na manhã desta terça-feira. Esta foi à terceira vez que o município havia lançado o edital para venda dos lotes. Há cerca de 40 dias um dos terrenos já havia sido vendido, e o valor já está no caixa da prefeitura. O prefeito SADI BONAMIGO destaca que na concorrência realizada ontem, o município obteve êxito na venda dos quatro terrenos, somando um valor arrecadado de pouco mais de 993 mil reais. Ele ressalta que com esse valor será possível concluir o ginásio de esportes e resolver pendências com os bombeiros, relacionadas às arquibancadas. Conforme o prefeito, em três dias será homologado o resultado da concorrência pública, e os compradores têm até 60 dias a partir da homologação para depositar na conta da prefeitura o valor dos lotes. BONAMIGO ressalta que são terrenos do município, mas que não tem utilidade para o poder público.


Em audiência com o presidente da Fesporte, RUI GODINHO DA MOTA, na quinta-feira em Florianópolis, o prefeito SADI BONAMIGO, acompanhado do secretário de administração, PAULO LAUXEN, e da controladora interna JANETE TREVISAN conseguiu tirar o município da condição de inadimplência em relação ao ginásio municipal de esportes. O governo municipal estava impossibilitado de assinar qualquer convênio com o governo do estado, inclusive, de firmar um novo para resolver os problemas no local. O prefeito destaca que agora o município aguarda a celebração de um novo convênio, do valor restante que o estado deve passar para reinício das obras no ginásio de esportes. O estado já havia repassado 220 mil, e a estimativa é que repasse mais 560 mil. Haverá contrapartida da prefeitura para conclusão do ginásio. As obras no ginásio iniciaram em junho de 2014, e o convênio foi encerrado em 2015, e desde então, o espaço não pode mais ser utilizado.


Na agenda em Florianópolis, o prefeito de Descanso também teve reunião com a Casan para tratar do programa de saneamento básico a ser firmado entre as partes, principalmente, da Unidade de Tratamento de Dejetos Humanos. Ainda rediscutiu a importância de um convênio para auxiliar as famílias de baixa renda na regularização de fossas. Entre as agendas na capital do estado, em reunião na secretaria de infraestrutura, para avançar na regularização fundiária, foi tratado sobre a diminuição da faixa de domínio das comunidades de Cruzinhas, Campinas e São Valentim.


-QUEIMADAS CONTINUAM GERANDO GRANDE DEMANDA DE ATENDIMENTOS NA REGIÃO

-MENINO DE 12 ANOS MORRE EM COLISÃO ENVOLVENDO BICICLETA E CAÇAMBA


Funcionária do hospital pede ajuda para localizar pertences furtados durante horário de serviço. A ocorrência foi registrada na tarde de ontem, por volta das 14 horas e 30 minutos, no hospital Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste. Conforme a funcionária, que atua no setor de limpeza do hospital, a sua bolsa foi deixada no gavetão do vestuário feminino. Na bolsa estavam todos os seus documentos pessoais, cartões, cerca de 130 reais em dinheiro e documentos da moto Neo. A funcionária e colegas viram quando uma pessoa, que disse estar procurando o banheiro e um familiar que estaria internado, caminhando pelo local. A mulher procurou a polícia militar e registrou boletim de ocorrência. Os pertences estavam em uma bolsa de tecido estampada. Os documentos estão em nome de ISOLDA SALETE WITT WERLANG. Caso sejam encontrados, ou alguém tenha alguma informação, pode procurar a direção do hospital ou a polícia militar.


Acidente com ônibus que transportava funcionários JBS de Itapiranga deixa 31 feridos. Foi por volta das três horas e 30 minutos de hoje na RS 163, em Tenente Portela, Rio Grande do Sul. O coletivo transportava 37 pessoas da cidade de Miraguaí para o frigorífico JBS Aves, em Itapiranga. No trecho entre Tenente Portela e Vista Gaúcho, o ônibus saiu da pista e tombou. SAMU e voluntários ajudaram socorrer às vítimas, que foram encaminhadas ao Hospital Santo Antônio de Tenente Portela. Conforme informações do hospital, 31 pessoas foram atendidas com ferimentos, a maioria sem gravidade. Cinco vítimas tiveram fraturas e foram atendidas. No coletivo também estavam duas mulheres grávidas que não tiveram ferimentos graves. O hospital Santo Antônio divulgou que nenhuma pessoa envolvida no acidente corre risco de morte.


Homem fica ferido ao cair de pavilhão comunitário. O acidente de trabalho ocorreu por volta das 14 horas desta terça-feira, no pavilhão comunitário de Linha Faic, Iporã do Oeste. Um homem, com cerca de 40 anos, trabalhava no conserto do telhado do pavilhão da comunidade, quando uma telha de brasilite quebrou. O trabalhador caiu de uma altura de aproximadamente seis metros. Ele caiu sobre um banco de madeira, que, com o impacto, quebrou ao meio. O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste atendeu a vítima. O trabalhador teve um corte na região da cabeça e na mão direita. Após atendimento dos bombeiros, ele foi conduzido ao hospital.


Bombeiros de Campo Erê atendem quatro incêndios em vegetação em apenas um dia. A primeira ocorrência foi na manhã de segunda-feira, em uma plantação de pinus, na linha São Roque. A área atingida foi de aproximadamente oito mil metros quadrados. O segundo incêndio foi em galpões no interior, na Linha Bicudo. Um galpão próximo da residência já havia sido consumido pelas chamas e em outro galpão os moradores apagaram as chamas com uso de baldes de água. Foram gastos aproximadamente 300 litros de água para combate e rescaldo. O terceiro incêndio foi na SC 160, na saída para Saltinho. A área atingida foi de 20 mil metros quadrados. Mais uma ocorrência foi atendida durante a noite na linha São Roque. A área atingida foi de 15 mil metros quadrados. Esse local fica ao lado da área que queimou na primeira ocorrência da manhã. O proprietário registrou boletim de ocorrência. Bombeiros alertam que fazer queimadas é crime, passível de multa e detenção.


Corpo de bombeiros de Guaraciaba combate de incêndio florestal de grandes proporções. Nesta segunda-feira o Corpo de Bombeiros de Guaraciaba atendeu três ocorrências de incêndio em vegetação rasteira, reflorestamento e vegetação nativa. As ocorrências foram nas linhas São Luís, São Vicente e Guataparema. A região, assim como outras partes do Brasil, registra um número grande de queimadas. A Rede Peperi, através do Portal e das emissoras afiliadas, está desenvolvendo uma campanha de prevenção e alerta à comunidade sobre as queimadas. Na Linha Guataparema os trabalhos iniciaram à tarde e prosseguiram até às duas horas da madrugada. Somente após 12 horas as guarnições conseguiram controlar o incêndio que atingiu áreas de reflorestamento de eucaliptos e de vegetação nativa, perfazendo 45 hectares.


O comandante dos bombeiros de Guaraciaba, RICARDO LUDWIG, alerta que as condições meteorológicas, temperatura alta, baixa umidade relativa do ar e fortes ventos colaboraram para a propagação das chamas e dificultam a atuação do corpo de bombeiros. Ele cita que o terreno íngreme e sem acesso por estradas para a chegada de viaturas dificultou ainda mais, uma vez que o combate tinha que ser feito com abafadores e bombas costais, transportadas a pé por longas distâncias. Além dos profissionais e da estrutura dos Bombeiros de Guaraciaba, também participaram no total 30 bombeiros de São José do Cedro, de Anchieta e de São Miguel do Oeste. Para melhor identificação das áreas e focos, foi utilizado um drone da corporação para fornecer informações do ambiente, facilitando a definição das ações.


Menino de 12 anos morre em colisão envolvendo bicicleta e caçamba. Um trágico acidente por volta das 17 horas de ontem vitimou o menino, Davi, de 12 anos, filho do pastor LEANDRO RISTOW, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Ele morreu depois de colidir com sua bicicleta contra a lateral de uma caçamba carregada de terra, na Avenida Anita Garibaldi, próximo à rotula com a General Osório. Na colisão parte do rodado passou sobre as pernas da criança, que chegou a ser arrastada por alguns metros. A equipe de resgate do SAMU e os bombeiros encaminharam a criança para o hospital São José, porém, devido aos ferimentos, não resistiu e morreu quando recebia os primeiros atendimentos. As escolas cancelaram as aulas na noite desta terça-feira e durante a quarta-feira. O local foi isolado para a realização da perícia. Policia Militar, Bombeiros, SAMU e Policia Civil estiveram no local para realização dos procedimentos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.