ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 11/09/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 35 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e .... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 20 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 95 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a sete centavos para a compra e nove centavos para venda.

O mais importante tribunal civil da Escócia declarou nesta quarta-feira ilegal a suspensão do Parlamento britânico. O governo britânico anunciou que irá recorrer da decisão na Suprema Corte de Londres. A polêmica medida de suspender a atividade dos parlamentares foi tomada pelo premiê Boris Johnson com o intuito de impedi-los de tentar barrar a saída do Reino Unido da União Europeia sem um acordo na data atualmente prevista, que é em 31 de outubro. A decisão não afetará de imediato o fechamento da Casa, que teve seu último expediente na segunda-feira. O bloqueio do Parlamento vai até 14 de outubro.

A Venezuela mobilizou cerca de 150 mil soldados para as manobras militares iniciadas nesta terça-feira na fronteira com a Colômbia, em meio à crescente tensão entre Caracas e Bogotá. As manobras na fronteira, ordenadas pelo presidente NICOLÁS MADURO, devem prosseguir até 28 de setembro. O chavista declarou "alerta laranja" e anunciou a mobilização após o presidente colombiano, IVÁN DUQUE, dizer que o regime venezuelano estaria por trás da retomada da luta armada por ex-integrantes das Forças Armadas Revolucionárias.

O presidente do Paraguai, MARIO ABDO BENÍTEZ, declarou emergência nos departamentos de Alto Paraguay e Boquerón devido a incêndios florestais que desafiam as autoridades do país. A declaração de emergência tem validade de 60 dias e mobiliza autoridades e Forças Armadas a auxiliarem no combate às chamas. De acordo com a ONG ambientalista WWF Paraguay, há sete mil 835 focos de incêndio em todo o país. Desses, mil 428 estão no Alto Paraguay e outros 48 em Boquerón. Uma reportagem do jornal paraguaio "La Nación", diz que o país já teve mil quilômetros quadrados de área queimada.

O juiz RICARDO LEITE, da 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília, manteve as prisões preventivas dos quatro suspeitos de invadir celulares de autoridades, entre elas o do ministro da Justiça e Segurança Pública, SERGIO MORO. WALTER DELGATTI, GUSTAVO HENRIQUE ELIAS SANTOS, SUELLEN PRISCILLA DE OLIVEIRA e DANILO CRISTIANO MARQUES foram presos no dia 23 de julho, na operação Spoofing, da Polícia Federal. A decisão saiu após uma manifestação do delegado da Polícia Federal LUÍS FLÁVIO ZAMPRONHA, que defendia a manutenção da prisão de somente dois suspeitos. O procurador WELLINGTON DIVINO MARQUES DE OLIVEIRA, do Ministério Público Federal em Brasília divergiu e deu parecer para manter a prisão dos quatro.

O governo vai liberar na segunda quinzena deste mês 20 bilhões de reais em recursos orçamentários dos ministérios que estão contingenciados. A informação foi dada nesta terça-feira pelo vice-presidente HAMILTON MOURÃO. Ele exerce atualmente a Presidência devido à internação do presidente JAIR BOLSONARO, submetido a uma cirurgia no último domingo, em São Paulo. Em razão das dificuldades motivadas pelo contingenciamento, ministérios estão sendo obrigados a fazer cortes de despesa. O tímido crescimento na arrecadação, segundo a equipe econômica, está permitindo um pequeno alívio por meio da liberação dos 20 bilhões. Com isso, permaneceriam bloqueados outros 15 bilhões de reais.

O secretário-adjunto da Receita Federal, MARCELO DE SOUSA SILVA, apresentou nesta terça-feira as alíquotas em estudo pelo governo federal do imposto sobre pagamentos, que vem sendo comparado à antiga CPMF. Segundo ele, cada saque e cada depósito em dinheiro deverá ser taxado com uma alíquota inicial de zero vírgula 40 por cento. Cada operação de débito e de crédito deve ser submetida a uma alíquota de zero vírgula 20 por cento. A ideia da equipe econômica é que a contribuição sobre pagamentos substitua gradativamente a contribuição patronal sobre salários, a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido e, também, o Imposto sobre Operações Financeiras.

O incêndio no Parque Estadual Serra do Tabuleiro, em Palhoça, na Grande Florianópolis, fez com que a prefeitura do município decretasse situação de emergência na noite de terça-feira, para solicitar reforços no combate. Os trabalhos continuam nesta quarta-feira. Focos de incêndio foram identificados por volta das nove horas da manhã de terça e o combate seguiu até as quatro horas da madrugada, sendo retomado hoje de manhã. Os bombeiros estimam que a área queimada atingiu cerca de três mil hectares. Ainda conforme os bombeiros, à noite, a equipe trabalhou mais intensamente para garantir que o fogo não chegasse às residências.

Os estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina decidiram entrar em greve. Eles são contra o bloqueio de verbas feito pelo Ministério da Educação e contra o programa Future-se. A assembleia dos alunos ocorreu na tarde desta terça-feira. Os alunos pedem o desbloqueio das verbas. Na semana passada, estudantes de 14 cursos já estavam em greve, segundo o Diretório Central dos Estudantes. Alunos de outros 23 cursos estavam em estado de greve e outros 28 tinham reuniões marcadas para esta semana para decidir um posicionamento em relação ao assunto.

A venda de uma aeronave e a compra de passagens em voos comerciais vai representar uma economia de 95 por cento com os deslocamentos do governador CARLOS MOISÉS, conforme levantamento da Casa Civil do Estado de Santa Catarina. Ao abrir mão do jato, o chefe do Executivo deixará de gastar até quatro milhões e meio de reais por ano. O avião foi comprado pelo Governo de Mato Grosso do Sul por cerca de três milhões e 200 mil reais. O contrato foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira. Com isso, o governo vai usar voos comerciais. Em gestões anteriores, o estado gastava até seis milhões por ano. Até o fim de 2019, o gasto com deslocamentos vai ficar abaixo dos 200 mil.

Setembro é celebrado o mês da bíblia. A igreja dedica o mês inteiro ao livro sagrado, já que no dia 30 celebra-se a memória de São Jerônimo, responsável pela tradução da versão latina da bíblia. PADRE CILDO ROCKEMBAK da paróquia Sagrado Coração de Jesus de Campo Erê, salienta que a igreja funda-se através da palavra de Deus, nasce e vive dela. Cita o salmo 118 que diz, “a bíblia é lâmpada para os pés e luz para o caminho”, em referência à importância do livro sagrado para a vida dos cristãos.

Católicos fazem leitura sociológica das escrituras.Informação é do padre CILDO ROCKEMBACH. Conta que durante os estudos teológicos são usados os dizeres: “Um pé na palavra e outro na vida” referenciando que não se pode somente olhar para as escrituras sem ter presente a realidade em que está inserido. Explica que existem três tipos de leituras bíblicas.

Iniciado processo de preparação para eleição de diretores. Quem comenta é INÊS SABKA – integradora regional de educação da Gered de São Lourenço do Oeste. De acordo com ela, os trâmites para a eleição nas escolas estaduais já iniciaram desde a publicação do decreto. Desde então, a integradora diz que foi criado uma comissão a nível regional para tratar o processo de escolha de gestão escolar com os professores.

Gestores atuais tiveram seus planos de gestão escolhidos pela comunidade. INÊS, lembra que a primeira escolha de plano de gestão ocorreu em 2013, em 2015 a segunda, 2017 a terceira, e agora 2019 a quarta. Ressalta que os eleitos nesse ano, ficam na gestão escolar de 2020 até 2023.

Planos de gestão para diretor escolar podem ser inscritos até dia 20. Segundo INÊS, desde o dia 19 de agosto, quem for apto pode inserir seu plano de gestão na plataforma da Secretaria de Estado. Observa que tem escolas da regional que ninguém demonstra interesse, já outras tem mais de um plano de gestão. A escola que não tiver nenhum plano apresentado, o processo será por indicação feita pela Gered como aconteceu nas eleições anteriores.

Interessados em apresentar planos de gestão precisam ter formação a nível superior. Quem explica é INÊS SABKA – integradora de ensino da Gered de São Lourenço do Oeste. Segundo ela, podem apresentar plano de gestão escolar: professores, especialistas, assistentes de educação, assistentes técnicos pedagógicos. Um segundo critério, é que esses profissionais não podem ter sofrido nenhuma penalidade disciplinar, tem que ter estágio probatório homologado e publicado no diário oficial e estar em pleno exercícios das atividades escolares.

Escolha de diretores por plano de gestão é um processo mais democrático e transparente. No entendimento da integradora da Gered, desta forma, a comunidade não escolhe a pessoa como diretor, e sim o plano que ela apresenta. O candidato vai apontar no seu plano de gestão, a dificuldade que cada escola passa, a particularidade de cada instituição, bem como o que pode ser feito para melhorar essa questão.

Funcionários públicos da área da saúde participam de capacitação para o Projeto Sesc Mulher. Quem informa é ELIZANDRA DA SILVA – secretária de saúde de Campo Erê.Ela conta que essa ação é diferente da Odontosesc que esteve no mês de julho no município, pois abrange mais setores da comunidade não apenas a odontologia como foi o outro. O Sesc Mulher, é um projeto mais destinado às mulheres. Para a secretária, é importante que todos os profissionais saibam como vai funcionar, pois assim poderão esclarecer dúvidas dos pacientes.

Projeto Sesc Mulher vai atender pacientes apenas de Campo Erê. ELIZANDRA, explica que ação é a nível municipal, por isso enquanto a carreta Sesc Mulher estiver em Campo Erê, vai atender apenas aos pacientes do município. Todos os atendimentos serão feitos mediante apresentação de documentos pessoais, cartão do Sus e comprovante de residência. Esses dados devem ser os mesmos coletados pelas agentes de saúde.

Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher é parte de um projeto nacional. A secretária explica que ele tem como objetivos fortalecer e ampliar as ações de prevenção e rastreamento dos cânceres de mama e do colo de útero, que são as principais causas de mortalidade feminina. A Unidade Móvel é composta internamente por quatro ambientes: hall de entrada, consultório para consulta ginecológica de enfermagem e coleta de material para exame papanicolau, sala de mamografia e banheiro.

Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher tem espaço para recepção e ações educativas em saúde. Segundo ELIZANDRA DA SILVA – secretária de saúde de Campo Erê,a unidade percorre o Estado de Santa Catarina, permanecendo em torno de 45 dias em cada município parceiro. Em Campo Erê, o Sesc Mulher vai iniciar os atendimentos no dia sete de outubro e fica até 13 de dezembro.

Caso suspeito de dengue é negativo. Afirmação é de SAMARA RONCHI – enfermeira responsável pela vigilância em saúde de Campo Erê. De acordo com ela, o exame foi encaminhado para o Lacen, e o resultado deu negativo. No município até agora são dois casos positivos de dengue importados, e vários outros suspeitos que não se confirmaram.

Prevenção a dengue deve ser contínua. A orientação é de SAMARA RONCHI – enfermeira da vigilância em saúde. Ela observa que o inverno desse ano foi leve, e apesar de ter diminuído o número de focos nas armadilhas, a preocupação ainda e grande, pois o verão logo chega e com ele, as chances de casos de dengue aumentam bastante. A falta de chuva, que traz inúmeros problemas para a região, também é um fator que contribuiu para a diminuição de foco da dengue no município.

Cultura das Sementes Crioulas é forte na região. Quem comenta é GEOVANO DALBELO – coordenador do MPA – Movimento do Pequenos Agricultores de Saltinho. De acordo com ele, apesar do projeto ter dado uma segurada devido à falta de políticas públicas para ele, os agricultores estão tomando a frente e voltando a produzir por conta essa cultura.

Várias são as culturas de sementes crioulas. DALBELO destaca milho, feijão, pipoca e verduras. Cita uma parceria com o município de Irati que tem um moinho que trabalha apenas com culturas orgânicas ou crioulos. Observa que com o passar do tempo, os próprios agricultores que produzem as culturas, notaram a importância de consumir alimentos de qualidade. Muitos deles, cita o coordenador, apenas produziam, mas não consumiam esse alimento. Hoje o pensamento já é diferente, primeiro se consome e depois comercializa.

MPA quer fazer uma Festa das Sementes Crioulas. GEOVANO DALBELO coordenador do Movimento em Saltinho, destaca que a ideia é mostrar para os demais agricultores da região que esse projeto é uma grande possibilidade de renda. Se tiver alguma família interessada em produzir essas sementes, pode procurar o MPA, que a equipe vai fornecer as sementes. O Movimento dos Pequenos Agricultores tem uma lista dos agricultores que já trabalham com as sementes crioulas.

Cartórios Eleitorais estão se inteirando do novo Sistema P.J.E. De acordo com MARIANA FLEMMING – Chefe do Cartório de Maravilha, que atende Santa Terezinha do Progresso, o novo sistema é o Processo Jurídico Eletrônico. Ele será amplamente utilizado nas eleições do ano que vem. O sistema começará a valer a partir de 22 de outubro, quando não haverá mais processo físico e sim eletrônico. Os cartórios tem servidores fazendo curso para dominarem a nova técnica e depois repassar aos colegas.

Ainda existem muitas dúvidas sobre o funcionamento do P.J.E., mas logo serão esclarecidas. De acordo com MARIANA FLEMMING, do Cartório Eleitoral de Maravilha, existem pelo menos 3 grandes vantagens no Processo Jurídico Eletrônico: a segurança que o sistema vai oferecer, a agilidade no trabalho e a economia de material, principalmente papel. A partir de sua implantação, advogado não vai mais precisar sair tanto de seu escritório, porque o processo será totalmente eletrônico.

Caminhão carregado com tratores sai da pista na SC-161. O acidente aconteceu ontem, no km 30 da rodovia, no município de Anchieta. A ocorrência foi altura da Linha Santa Camargo, no local conhecido como Santa Rita. A Polícia Rodoviária está em deslocamento para atender a ocorrência, envolvendo um veículo de carga que estava carregando tratores. Houve uma saída de pista e os tratores acabaram caindo ao lado da via. Ninguém ficou ferido.

Criança de bicicleta morre em grave acidente no centro. Um trágico acidente na tarde de ontem, que gerou comoção na região, acabou vitimando um menino, identificado como DAVI, 11 anos, filho do pastor LEANDRO RISTOW, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Ele morreu depois de colidir com sua bicicleta contra a lateral de uma caçamba carregada de terra, na Avenida Anita Garibaldi, próximo à rotula com a General Osório, em Maravilha. Escolas decidiram cancelar as aulas na noite de ontem, hoje.

O acidente foi registrado por volta das 17 horas de ontem. O menino de 12 anos, conduzia uma bicicleta, quando colidiu com a caçamba carregada de terra. Na colisão parte do rodado passou sobre as pernas da criança, que chegou a ser arrastada por alguns metros. A equipe de resgate do SAMU e os bombeiros encaminharam a criança para o hospital São José, porém, devido aos ferimentos, não resistiu e morreu quando recebia os primeiros atendimentos. O local foi isolado para a realização da perícia. Polícia Militar, Bombeiros, SAMU e Polícia Civil estiveram no local para realização dos procedimentos.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.