ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco - 11.08.2018

-PROCURADORIA FAZ NOVA DENÚNCIA CONTRA MANTEGA E PALOCCI NA LAVA-JATO
-TRE RECEBE LISTA COM MAIS DE MIL AGENTES PÚBLICOS COM CONTAS IRREGULARES
-AGENTES DE SAÚDE RECEBEM CAPACITAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO ÀS DOENÇAS CRÔNICAS
-MULHERES CAMPONESAS REALIZAM ATIVIDADE DE FORMAÇÃO EM MARIFLOR
-RECOLHA DE GALHOS SERÁ FEITA MEDIANTE PAGAMENTO DE TAXA
-POLÍCIA FEDERAL ATENDE EM PLANTÃO DEVIDO A TRANSFERÊNCIA DE SEDE
-VEREADORES MIRINS APRESENTAM REIVINDICAÇÕES DURANTE SESSÃO
-SEMAE DEVE ASSUMIR O SERVIÇO DE COLETA DE LIXO
-COLISÃO FRONTAL DEIXA MOTORISTA FERIDO EM GUARACIABA
-AUTOR DE TENTATIVA DE ROUBO É PRESO LOGO APÓS O CRIME

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de mais sol. A temperatura pode chegar a 16 graus. A mínima das últimas horas foi de dois graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 90 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 15 centavos para venda e 13 centavos para a compra. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

O número de mortos no terremoto que atingiu a ilha de Lombok, na Indonésia, no domingo chegou a 321 nesta sexta-feira. O tremor de seis vírgula nove de magnitude foi seguido de várias réplicas, com intensidade inferior. Mais de 270 mil pessoas tiveram que deixar suas casas nos últimos dias e cerca de 70 mil precisaram buscar abrigos. As autoridades locais estimam que quase 75 por cento dos imóveis residenciais foram destruídos no norte da ilha, que é vizinha de Bali, em decorrência dos tremores.

Doze países, incluindo o Brasil, passam a integrar a partir desta sexta-feira um grupo de trabalho designado pela Organização dos Estados Americanos para buscar soluções para a crise na Nicarágua. Há quase quatro meses, o país da América Central convive com protestos diários, violência e repressão por parte do governo. Além dos brasileiros, integrarão o grupo de trabalho representantes de Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Guiana, México, Panamá e Peru.

A Colômbia anunciou nesta sexta-feira que tomou a "decisão política" de se retirar da União de Nações Sul-Americanas. A medida já havia sido anunciada pelo presidente IVÁN DUQUE, que tomou posse na última terça-feira. A Unasul, com sede em Quito, é formada por 12 países da América do Sul. Em junho, DUQUE pediu que os países da região deixassem a Unasul, porque segundo ele a organização havia se tornado "cúmplice da ditadura da Venezuela".

A força-tarefa da Lava Jato do Ministério Público Federal no Paraná apresentou nesta sexta-feira denúncia contra os ex-ministros da Fazenda GUIDO MANTEGA e ANTONIO PALOCCI e outras nove pessoas. Os crimes apurados envolvem a edição das medidas provisórias 470 e 472, beneficiando diretamente empresas do grupo Odebrecht, entre estas a Braskem. O objetivo da manobra, afirmam os procuradores, era permitir que a empresa pagasse tributos federais de forma parcelada, com valor de multa reduzido. Os denunciados vão responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

O Conselho Superior do Ministério Público Federal aprovou nesta sexta-feira, por unanimidade, a proposta de orçamento da instituição, incluindo reajuste de 16 vírgula 38 por cento nos salários dos procuradores da República, com base no aumento aprovado pelo Supremo Tribunal Federal. Na quarta-feira, por sete votos a quatro, o Supremo decidiu incluir no orçamento de 2019 a previsão de reajuste salarial no mês índice para os ministros da Corte. As duas propostas de reajustes ainda devem ser analisadas pelo Congresso, responsável por votar o Orçamento da União para o ano seguinte.

O ministro LUIZ EDSON FACHIN, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, determinou o arquivamento de investigação sobre o líder do governo no Congresso, deputado ANDRÉ MOURA e os também deputados federais ANÍBAL GOMES, ARNALDO FARIA DE SÁ e ALTINEU CÔRTES. A investigação era sobre suposta atuação dos políticos para pressionar o grupo Schahin na CPI da Petrobras, a fim de atender interesses do ex-presidente da Câmara EDUARDO CUNHA de obter vantagens econômicas indevidas. Os políticos negaram as suspeitas.

O empresário MARIO CEZAR DE AGUIAR tomou posse nesta sexta-feira como novo presidente da Fiesc. Ele foi eleito no dia 29 de junho para o período 2018-2021 e sucede o empresário GLAUCO JOSÉ CÔRTE.. No discurso de posse, AGUIAR citou que além de manter o plano estratégico vigente, a federação vai concentrar esforços no incentivo à internacionalização das indústrias e na ampliação da agenda de inovação, com acesso às novas tecnologias e inserção das empresas na Indústria 4.0. Ele deve reforçar também o ambiente institucional, educação e saúde e segurança na indústria.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina divulgou nesta sexta-feira a lista com os nomes dos mesários convocados no estado para trabalhar nas eleições 2018. A relação, dividida por município, foi publicada no site do tribunal. As convocações da Justiça Eleitoral podem chegar via carta ou em formato eletrônico, caso o mesário tenha se inscrito no Portal do Eleitor. As inscrições para mesário voluntário continuam abertas no Portal do Eleitor. Porém, a convocação não é garantida, pois é definida pelo juiz de cada Zona Eleitoral.O Tribunal de Contas de Santa Catarina entregou nesta sexta-feira, ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado, a relação dos agentes públicos que, nos oito anos anteriores à eleição de sete de outubro, tiveram suas contas, relativas ao exercício de cargos ou funções públicas, julgadas irregulares. Também está na lista quem recebeu parecer prévio recomendando a rejeição de seus balanços anuais. Os dois documentos contêm mil e 68 nomes, num total de mil 311 registros já que o mesmo responsável pode ter mais de uma ocorrência. Somente a Justiça Eleitoral pode declarar a inelegibilidade dos candidatos que estiverem na relação.

Agentes de saúde de São José do Cedro recebem capacitação sobre prevenção às doenças crônicas. A informação é do secretário, FERNANDO WILL. De acordo com ele, ontem pela manhã, os agentes de saúde do município receberam orientações da farmacêutica e instrutora do Senar, DANIELA LERMEN. Ela repassou orientações sobre hábitos de vida que promovem a saúde e aqueles que causam o desenvolvimento de doenças. A profissional destacou que a partir da escolha entre essas duas posturas podem, ou não, ocorrer doenças. Ela ainda citou as cinco que mais afetam a população que são as cardiovasculares; respiratórias; mentais; metabólicas; e o câncer O secretário salienta que o objetivo é que os agentes de saúde sejam multiplicadores dessa informação, voltada a prevenção, e orientem a população posteriormente.

Família de Barracão procura por jovem desaparecido há uma semana. ERICKSO BRIZOLLA DE SOUZA de 19 anos desapareceu na sexta-feira dia três de agosto, segundo a família. Ele foi visto pela última vez pela mãe na Linha Três Passos, em Barracão, quando disse que iria sair com alguns amigos. Ele faz tratamento e toma remédio controlado. Conforme a mãe ELENICE BRIZOLA, o rapaz saiu de casa só com a roupa do corpo sem levar a medicação ou documentos. Ele estava vestindo uma calça jeans clara, moletom azul escuro com capuz e com tênis preto. Conforme a mãe, o desaparecimento só foi registrado ontem porque o filho disse que retornaria para casa no começo da semana e que daria notícias se fosse dormir na casa dos amigos, o que não aconteceu. Ela também não conseguiu informações com os colegas e o celular está permanentemente fora de área. A família está desesperada e pede para que se alguém o viu na rua ou sabe seu paradeiro que entre em contato pelo telefone (49) 9 9159-7992.

Mulheres Camponesas realizam atividade de formação para agricultoras. A coordenadora estadual do movimento, LUCIMAR ROMAN destaca que o evento de quinta-feira reuniu participantes do distrito de Mariflor e comunidades próximas. Ela afirma que esta foi a segunda etapa. Lembra que a entidade está organizando uma série de atividades visando incentivar a produção de alimentos em pequenas hortas, pomares e as plantas medicinais. LUCIMAR comenta que os trabalhos incentivando o uso de plantas, como chás para tratamento de algumas doenças. Ela lembra que em cada encontro existe um intercambio e cada participante costuma levar sementes e mudas para troca. Além disso, são debatidos assuntos relacionados a agricultura, os programas e questões previdenciárias que são alvo de dúvidas.

Instituto de apoio a defesa sanitária está presente em 90% dos municípios do estado. Segundo o presidente do ICASA em Santa Catarina, RICARDO GOLVEIA, o Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária é uma entidade privada e foi criada em 2006 com o objetivo de prestar apoio ao serviço de defesa sanitária do estado. O presidente destaca que Santa Catarina já atingiu um nível alto de defesa sanitária perante os mercados internacionais, e como entidade de apoio, o ICASA, atendeu um chamamento público da Secretaria de Estado da Agricultura para prestar o serviço através de credenciamento. GOLVEIA destaca que a principal diferença entre a Cidasc, que é o órgão oficial do governo do estado no que diz respeito à defesa sanitária, e o ICASA, é que enquanto o primeiro define as normas e fiscaliza, o segundo presta o apoio na orientação aos agricultores sobre o que precisa ser atendido nas propriedades, e atua também no trabalho preventivo nas escolas por meio de palestras dos profissionais veterinários.

O órgão oficial do estado atua na fiscalização do serviço de produção, criação e transporte de animais e vegetais. Já o ICASA é contratado para os trabalhos de visitas aos produtores, o cadastramento do plantel e emissão dos guias de transporte animal. O presidente do ICASA afirma que durante as visitas os veterinários do instituto, que flagrarem alguma situação que possa colocar em risco o status sanitário do estado, fará o relatório e o comunicado ao órgão oficial. RICARDO GOLVEIA enfatiza que nos vários municípios do estado que o ICASA atende, mantém parcerias com sindicatos e prefeituras para o trabalho administrativo, a exemplo da emissão de GTA e dos brincos. Cerca de 90% dos municípios no estado contam com este atendimento administrativo do instituto. Já o atendimento veterinário está presente nos principais municípios de produção de aves, suínos e bovinos do estado. O veterinário do ICASA não presta atendimento individual nas propriedades, somente com foco na defesa sanitária.

Prefeitura de Palma Sola concede três horas de serviços de máquinas para os agricultores por meio do programa ‘Porteira para Dentro’ a cada ano. A informação é do prefeito, CLEOMAR MANTELLI. De acordo com ele, o programa já vem sendo desenvolvido desde o ano passado e concede três horas de qualquer serviço de máquina da prefeitura, gratuitamente, ao agricultor. Há demandas de serviço com a patrola, rolo compactador e caçamba. Os serviços vão desde terraplanagem, cascalhamento em torno das construções, colocação de tubulação até conserto de estradas de roça, detalha o prefeito. Além disso, o parque de máquinas foi ampliado com uma escavadeira hidráulica. MANTELLI ressalta que os agricultores devem fazer o agendamento na prefeitura e, assim como a Secretaria de Transportes e Obras vai cumprindo o roteiro de trabalhos também já faz as ações do programa.

Programa ‘Porteira Pra Dentro’ incentiva piscicultura em Guarujá do Sul. A informação é da secretária de Agricultura, JANICE EBERHARDT. De acordo com ela, parecido com o programa de Palma Sola, cada agricultor de Guarujá também tem direito a três horas de serviço de limpeza e abertura de açudes, sem custo. Além disso, há a possibilidade de requisitar mais três horas de serviços de limpeza e abertura de açude com 50% do valor subsidiado pela prefeitura. Segundo a secretária, o objetivo é incentivar os agricultores a investirem na piscicultura para a melhoria da qualidade da alimentação da família e, inclusive, para servir como fonte de renda alternativa. JANICE revela que já há uma lista de agendamento na Secretaria de Transportes e Obras para este serviço. Entretanto, ela lembra que antes o agricultor precisa providenciar os projetos e licenças ambientais.

Recolha de galhos será feita mediante pagamento de taxa em Anchieta. Segundo o secretário do desenvolvimento local, CLAUDECIR VIEIRA, a recolha foi feita de forma gratuita até o mês passado, no período indicado para as podas, quando o setor de urbanismo se organizou para o serviço. Ele comenta que a prefeitura continua fazendo a busca, mas, mediante o recolhimento de um valor pequeno para evitar gastos com os vários pedidos que são feitos. O secretário lembra que no mês passado foi adquirido um triturador de galhos que está agilizando muito o trabalho. Há pessoas jogando galhos secos nas ruas e depositando nos passeios. VIEIRA explica que o equipamento serve para reduzir os custos com o transporte dos galhos e folhas que eram feito pela caçamba. Agora o material todo triturado é levado para o viveiro municipal onde são produzidas mudas de árvores nativas, frutíferas e de flores. Os moradores que tiverem interesse podem pedir o material para ser usado como adubo.

Polícia Federal de Dionísio Cerqueira atende em regime de plantão durante este final de semana. Segundo o delegado, DANIEL RESCHKE,o órgão se mudou ontem para um espaço localizado na Felipe Schmidt, proximidades do fórum. O atendimento, no entanto, ocorre em sistema de plantão devido a transferência de móveis e do sistema integrado das forças de segurança. A normalização está prevista para ocorrer na terça-feira. A estrutura atual, na Rua República Argentina foi devolvida ontem à União. De acordo com o delegado, houve tentativas de reforma do atual endereço, que está em situação precária, entretanto o projeto não foi aceito devido ao alto custo, que ficou estimado em dois milhões. Em anos passados havia verba e um terreno doado pela prefeitura para construção. Porém, várias áreas públicas e privadas de Dionísio Cerqueira são considerados da União, impossibilitando a doação e parceria entre administração e polícia. Dessa forma, em busca de alternativas, foi optado pela locação de um imóvel. O custo é de 12 mil mensais em aluguel. De acordo com RESCHKE, o térreo conta com o atendimento da migração e passaporte, além do plantão. Nos demais andares funcionam os serviços internos.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina realizou nesta semana mais uma edição da “Justiça Eleitoral Itinerante”. O evento aconteceu na manhã de ontem no centro cultural da Unoesc. O objetivo do TRE é divulgar as campanhas de cidadania dirigidas à comunidade universitária, agentes públicos, candidatos, partidos, advogados e comunidade em geral. Um dos focos da ação é o estímulo ao voto consciente no pleito de outubro. Temas como “fake News”, corrupção eleitoral e financiamento público de campanha também foram debatidos no evento de hoje. A palestra sobre esses temas foi proferida pelo presidente do TRE de Santa Catarina, RICARDO ROESLER.

O TRE de Santa Catarina foi o primeiro tribunal do país a implantar um comitê consultivo da internet para as eleições deste ano. De acordo com o presidente do órgão, RICARDO ROESLER, o grupo que envolve Ministério Público, técnicos de informática, provedores, Agencia brasileira de inteligência e polícia federal. Ele explicou que o comitê vai criar mecânicos e filtros par evitar a disseminação de notícias falsas. O objetivo, segundo ROESLER, é minimizar os efeitos das fake News no processo eleitoral deste ano. Outro desafio da justiça eleitoral no pleito deste ano será enfrentar o crescente movimento pelo não voto ou não participação dos eleitores. De acordo com o presidente, o tribunal está atento a essa disposição de muitos eleitores em votar branco ou nulo. O desembargador comentou que deixar de se envolver não é a solução e que o desinteresse do eleitor pelo pleito o deixa muito preocupado.

Vereadores Mirins de SJCedro fazem reivindicações durante sessão. Na quarta-feira Parlamento Jovem teve uma pauta de estudos sobre a estrutura e funcionamento da Câmara, legislação, Projetos, tramitações e sobre a composição das comissões. Conforme a vereadora ISOLDI WILL, os estudantes realizaram requerimentos referentes às suas escolas e a comunidade que serão apresentados na sessão de segunda-feira, e enviados para prefeitura. Ela revela que os pedidos são parecidos com os já apresentados pelos adultos, já que são de fato anseio da comunidade. A vereadora garante que dentro do possível estas reivindicações são atendidas. Citou um pedido feito no ano passado por vereadores mirins sobre a pintura da escola de São Vendelino, que mesmo sendo estadual, está contando com a participação da prefeitura no investimento. A próxima sessão ordinária dos Vereadores Mirins está marcada para o dia 27 de setembro, a partir das 14 horas. Neste dia eles receberão informações sobre o processo eleitoral, financiamento de campanhas, coligações dentre outras informações com a contadora da câmara, EDINA TREMEA.

Câmara de Princesa retorna ao trabalho com entrada de cinco projetos. O vereador LEANDRO SCHEIN afirma que a sessão desta semana foi muito proveitosa, já que houve a participação de funcionários da prefeitura explicando estas matérias. Houve explanação da controladoria interna, engenharia e da prefeita em exercício. Ele explica que um deles trata de modificações no plano diretor, alterações de cargos do quadro efetivo da prefeitura e autorização para auxílio das comunidades envolvidas nas festividades de Princesa. Outro projeto também pedia autorização para que a prefeitura disponibilizasse o maquinário para o Veloterra e contrate uma empresa especializada para organização do evento. SCHEIN destaca que como já foram sanadas as dúvidas, alguns deles foram aprovados em primeira votação nesta semana.

Prefeitura de SJCedro busca solução de entraves na capital do Estado. Nesta semana, PLÍNIO DE CASTRO e o diretor do Semae, JUNIOR KUNZ estiveram em Florianópolis para reuniões em órgão de governo. A primeira reunião foi realizada na sede do Incra. A pauta tratou sobre a prestação de contas dos trabalhos executados de abastecimento de água nas três comunidades do Assentamento. O prefeito lembra que os recursos do convênio visavam investimentos no sistema de água nas Linhas São Mateus, Imperatriz e 21 de Novembro, onde o município também está investindo recursos próprios na rede de distribuição. CASTRO lembra que há pelo menos 30 havia esta cobrança é feita as lideranças. O prefeito também busca liberar um convênio pendente junto a instituto relativo a melhorias nas estradas desta região. Ele também participou de um encontro da Federação dos Municípios, já que representa o Extremo Oeste no conselho participativo da entidade. Foram definidas prioridades de cada microrregião para serem apresentadas aos candidatos.

Semae deve assumir o serviço de coleta de lixo. O prefeito de SJCedro, PLINIO DE CASTRO, explica que este foi um dos assuntos tratados na agenda desta semana junto a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento. Lá foram debatidas tratativas em relação a recolha de resíduos sólidos. Ele explica que hoje em dia a administração faz o gerenciamento do serviço de coleta, com recebimento da taxa dos moradores e pagamento para empresa. O objetivo é repassar a função ao Semae que agora é uma autarquia, que possui contabilidade e recursos próprios. PLINÍO afirma que o município também possui projetos protocolados para o “Avançar Saneamento”, prevendo ampliação no sistema de reservação de água. Outra meta do Semae será buscar parcerias para o sistema de tratamento de esgoto. Em seguida, houve agenda no Badesc, onde o prefeito apresentou projetos de melhorias para a infraestrutura urbana.

Operação PM4MIL é realizada em São Miguel do Oeste e região. Mais de quatro mil PMs foram mobilizados em ações estratégicas no estado na noite de ontem. Em São Miguel do Oeste barreiras foram montadas e fiscalizações foram feitas, tanto em carros como também nas pessoas em atitude suspeitas. A ação policial tem como objetivo reduzir a criminalidade, em especial, a letalidade violenta, vias de fato, furto, roubo, bem como fatos relacionados com a violência contra mulheres que, geralmente, estão correlacionados direta ou indiretamente a ingestão de bebidas alcoólicas e uso de drogas.

Três pessoas foram detidas por suspeita de tráfico de drogas em uma boate as margens da BR 282. O fato aconteceu por volta das cinco e meia da tarde na Linha Santo Expedito entre SMOeste e Descanso. A guarnição da PM tentou abordar um casal que chegou com uma moto em uma boate. Ao perceber a aproximação da polícia, o homem tentou fugir para o mato, mas acabou detido. Ele estava portando quatro torrões de maconha. Dentro da boate foram encontrados dois pacotes com 29 buchas de cocaína. A droga estava no lixeiro do banheiro. Uma mulher da boate e o casal que chegou de moto foram detidos e levados para a delegacia de polícia. O homem relatou que parte da droga seria vendida na boate e o restante para um usuário de Guaraciaba.

Câmera flagra acidente na rua Marcílio Dias. O acidente aconteceu por volta de meio dia e meia de ontem, no centro de São Miguel do Oeste. Segundo o Corpo de Bombeiros, que atendeu a ocorrência, uma jovem de 23 anos conduzia uma Honda Biz, quando teve a frente cortada por um caminhão. Ambos os veículos seguiam no mesmo sentido da via. A guarnição informou que ela foi encontrada caída e com ferimentos. A vítima sentia muitas dores na clavícula esquerda. Após os procedimentos, a vítima foi levada ao Hospital Regional. O Portal Peperi conseguiu imagens de vídeo monitoramento que mostram o exato momento da colisão. As imagens estão no site e no facebook.

Motorista de veículo fica ferido em acidente de trânsito em Guaraciaba. Os bombeiros foram chamados as 7 horas e 30 minutos de ontem para atender o acidente na BR-163, próximo ao trevo de acesso. No local, os bombeiros socorreram um homem que se encontrava no interior de um veículo apresentando escoriações na face e referindo intensa dor no braço. Após procedimentos, constatou-se fratura fechada no braço esquerdo. Ele foi imobilizado e conduzido ao hospital São Lucas. O homem de 44 anos também estava com ferimentos na face. Os veículos envolvidos no acidente foram um Corola e uma Picape Corsa, esta conduzida pelo homem ferido.

Autor de tentativa de roubo é preso logo após o crime em Dionísio Cerqueira. A O fato ocorreu por volta das 17 horas e 20 minutos de ontem, na Rua Vereador Argemiro Pereira, Bairro Peperiguacu. No local foi entrado em contato com a vítima que informou que os autores chegaram em sua mercearia e de posse de uma arma de fogo anunciaram o assalto. Ainda de acordo com a vítima, no decorrer do fato, os autores se assustaram e saíram do local correndo. De posse das características dos envolvidos, a guarnição realizou buscas e logrou êxito na localização de um dos autores, que confessou o crime. Diante dos fatos, foram realizados os procedimentos necessários, já que o suspeito seria menor de idade. Ele foi conduzido até a Delegacia junto com o conselho tutelar para prestar depoimento.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.