ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 11/07/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de menos 10 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 80 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

Dez pessoas morreram e outras 40 ficaram feridas nesta quinta-feira na colisão de um trem de passageiros com um de carga em uma estação na província de Punjab, no sul do Paquistão. O acidente ocorreu por volta das quatro horas, horário local. O porta-voz do Ministério das Ferrovias afirmou que o trem de passageiros entrou em uma estrada de serviço e bateu em uma composição que estava estacionada. Ele disse que o acidente foi provocado pela "negligência humana" e por "falha na sinalização".

Seis turistas estrangeiros morreram e outras 30 pessoas ficaram feridas por causa de um tornado e de chuvas de granizo na região de Calcídica, no norte da Grécia, nesta quarta-feira. Dezenas de feridos leves foram levados a hospitais. A região foi atingida pelas chuvas de granizo e pelo tornado que durou cerca de 20 minutos. O governo decretou estado de emergência na Calcídia que recebeu ontem a visita do Ministro da Proteção do cidadão do governo grego.

Os Estados Unidos prenderam 94 mil 897 imigrantes na fronteira do país com o México em junho. A maior parte deles é da América Central, de acordo com a Agência de Proteção Alfandegária e Fronteiras. É uma queda de 28 vírgula seis por cento na comparação com o mês de maio, quando foram detidas cerca de 133 mil pessoas. Um dos fatores que explica a redução foi o trabalho do governo do México, que decidiu ampliar a fiscalização na fronteira com a Guatemala, país de onde sai um grande número de imigrantes rumo aos Estados Unidos.

Nesta quarta-feira, o presidente JAIR BOLSONARO voltou a afirmar que pretende indicar um nome “terrivelmente evangélico” para uma das vagas que devem ser abertas no Supremo Tribunal Federal até 2022. Ele deu a declaração durante discurso em culto evangélico na Câmara dos Deputados. Em seguida, repetiu a promessa no plenário da Casa, durante sessão solene. BOLSONARO afirmou que o estado é laico, mas “nós somos cristãos”. Ele voltou a afirmar que entre as duas vagas que ele terá direito a indicar para o Supremo, um será terrivelmente evangélico. Devem se aposentar, em razão de idade, os ministros CELSO DE MELLO, em 2020, e MARCO AURÉLIO MELLO, em 2021. Os ministros do STF se aposentam com 75 anos.

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira em primeiro turno, por 379 votos a 131, o texto-base da proposta de emenda à Constituição de reforma da Previdência, que altera as regras de aposentadoria. O governo obteve 71 votos a mais do que precisava para aprovar o texto. Considerada uma das principais apostas da equipe econômica para sanear as contas públicas, a proposta de reforma da Previdência estabelece, entre outros pontos, a imposição de idade mínima para os trabalhadores se aposentarem: 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. O tempo mínimo de contribuição previdenciária passará a ser de 15 anos para as mulheres e 20 anos para os homens.

A Câmara retomou os trabalhos de análise da PEC da Previdência na manhã de hoje para analisar 14 propostas de alteração no texto-base. A análise dos destaques apresentados pelos partidos para alterar pontos específicos da proposta é necessária para concluir o primeiro turno de votação. Somente depois disso pode ocorrer a segunda análise do projeto para que, então, a matéria seja encaminhada para análise do Senado. Um destaque chegou a ser rejeitado após a votação do texto principal e outros 14 ficaram pendentes de análise. Um deles quer retirar do texto as regras de cálculo dos benefícios. A regra prevê que o cálculo seja feito pela média aritmética simples dos salários de contribuição e das remunerações correspondentes a 100 por cento do período contributivo.

Um ano e meio após a criação, no final de 2017, o Fundo Estadual do Idoso foi regulamentado nesta quarta-feira. O governador CARLOS MOISÉS assinou na tarde de ontem um decreto para normatizar a utilização dos recursos. O ato ocorreu na Casa d’Agronômica. Na opinião do governador, o aumento da expectativa de vida exige o estabelecimento de políticas públicas claras para o idoso, que precisam de financiamento. É com esse objetivo que serão geridos os recursos do Fundo, com foco na prevenção de doenças e na qualidade de vida da população acima de 65 anos. O Fundo serve para complementar as políticas públicas que o Estado precisa implementar na área.

A revitalização da SC-401, rodovia que dá acesso ao Norte da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, deve começar em agosto. Os detalhes do cronograma foram definidos em reunião com a Polícia Militar Rodoviária e a empresa responsável pelos serviços. O investimento previsto é de 32 milhões de reais. Conforme o governo, a revitalização vai abranger um trecho de 12 quilômetros. Estão previstos serviços de pavimentação, terraplenagem, drenagem, sinalização e troca de guardrails. De acordo com a Secretaria de Estado da Infraestrutura, a obra deve demorar de um ano e meio a dois anos para ser entregue.

O Ministério Público Federal ofereceu denúncia à Justiça Federal referente à Operação Ouvidos Moucos, da Polícia Federal, que apurou possíveis desvios de dinheiro dos cursos de ensino à distância da Universidade Federal de Santa Catarina. 13 pessoas teriam sido formalmente acusadas, mas os nomes não foram confirmados pela Procuradoria da República em Santa Catarina porque o caso está em sigilo. O documento foi entregue em 21 de junho e até sexta-feira a Justiça ainda não havia decidido se iria aceitar a denúncia e tornar os acusados réus. O inquérito da PF sobre o caso foi finalizado em abril de 2018 e indiciou 23 pessoas, entre elas oito professores da instituição de ensino superior.

Pró Menor promove festa junina para alunos. De acordo com a irmã NAIR TENROLLER- Coordenadora da entidade, em Campo Erê, a confraternização ocorreu ontem. Os alunos foram caracterizados e participaram de atividades juninas, como por exemplo, o desfile caipira. Além disso, foram recitados versos sobre São João. Segundo a coordenadora, a alimentação foi totalmente gratuita, através de doações dos familiares e do comércio.

Confraternização marca encerramento do primeiro semestre. Segundo NAIR TENROLLER, apesar disso, as atividades ainda seguem até amanhã. Os alunos devem voltar para o Pró Menor no dia 29, juntamente com o período escolar. A coordenadora enfatiza que o primeiro semestre foi bom para a entidade, mesmo com desafios, com a ajuda de toda a comunidade foi possível desenvolver um bom trabalho, atendendo cerca de 120 crianças e adolescentes todos os dias.

Escola faz atividade de encerramento do primeiro semestre. ROZANGELA MOCELINI- Professora da escola João Telles Padilha de Campo Erê conta que atividade foi cinema com pipoca. Os alunos do turno matutino estiveram reunidos no Centro de Eventos assistindo o filme “Dumbo”. Segundo a professora, a mesmo atividade ocorrerá com o turno vespertino. Afirma que essa ação simboliza o encerramento das aulas do primeiro semestre, a partir da próxima semana, iniciam as férias escolares.

Primeiro semestre foi de sucesso nas atividades escolares. O comentário é de ROZANGELA MOCELINI, afirma que a escola teve muito êxito nas ações desenvolvidas e no rendimento dos alunos. Ressalta que acredita na educação e no trabalho que é desenvolvido pelos professores e afirma que os pais podem perceber dia a dia o rendimento dos filhos na escola. Finaliza dizendo que espera que todos voltem para o segundo semestre com mais vontade ainda de aprender.

Bolsa Família está em processo de averiguação de cadastro. Quem informa é CLAÚDIA DA SILVA – gestora do programa em Campo Erê. Segundo ela, atualização é dividida por grupos, e quem não fizer esse serviço dentro do prazo determinado pelo governo federal terá o benefício bloqueado. Uma das formas do beneficiário saber se precisa ou não fazer atualização é no extrato do pagamento do Bolsa Família.

Beneficiários não tem dado importância devida para atualização do cadastro do Bolsa Família. A constatação é da gestora do programa em Campo Erê. Observa que muitas vezes a preocupação da pessoa é apenas no momento de procurar o setor para começar a receber o benefício, e depois quando tem essas atualizações só voltam a se preocupar depois que ocorre o bloqueio do benefício.

Averiguações do Bolsa Família ocorrem a cada dois anos. O tempo é longo, frisa CLAÚDIA, mas tem beneficiários que estão há mais de um ano com atualização vencida. A gestora reforça que a responsabilidade em manter o cadastro em dia, é inteiramente do beneficiário. A todos, quando procuram o setor para se inscrever no programa, é repassado essas informações de atualização a cada dois anos, assim como da importância de manter os dados atualizados e verídicos.

Perspectivas de plantio de milho para o ano-safra 20192020 são de redução. A produção da semente deve cair em torno de 25 a 30 por cento e poderá causar grandes impactos em outras cadeias produtivas. A de suínos, por exemplo, já enfrentou grandes problemas em anos com a pouca produção do grão, que é base da alimentação dos suínos. LOSIVANIO DE LORENZI, presidente da associação de criadores de suínos do estado, relembra que o setor sofreu bastante, o preço da ração subiu muito, quase inviabilizando a produção.

Desta vez retração na safra de milho não deve causar problemas para a produção de suínos. DE LORENZI explica que isso não é mais um problema, porque houve a abertura da rota milho, que traz para a região a produção do Paraguay e Argentina. Lembra que a entrada por Dionísio Cerqueira, diminuiu bastante a distância, o que se tornou atrativo aos produtores, enviar sua produção para o Brasil. Com isso ele conta que atende bem a demanda.

Produtores de leite analisam cenário com preocupação. ADENILSON SUTIL, produtor de leite e médico veterinário com ênfase em produção leiteira, revela que a grande maioria dos produtores planta seu próprio milho para silagem. Mas isso de acordo com ele não é suficiente, sendo necessária a compra de ração, para complementar a alimentação dos animais. SUTIL afirma que com menos milho no mercado, sem dúvidas o insumo custará mais caro ao produtor.

Mesmo com a entrada do milho paraguaio e argentino, setor deve sentir os reflexos da redução da safra regional. ADENILSON SUTIL, explica que o setor de aves e suínos, deve ser menos atingido, por possuir um pacote tecnológico embutido em sua produção, o que é diferente na produção de leite. Enfatiza que a semente de melhor qualidade é entregue primeiro para outros setores, ficando o de segunda mão para o setor leiteiro.

Além do custo de produção mais elevado, produtor de leite prevê baixa no valor pago por litro. ADENILSON SUTIL, produtor de leite e médico veterinário com ênfase em produção leiteira, afirma que o valor pago ao produtor já deve ser menor neste próximo pagamento. De acordo com ele, a previsão de queda nos preços, pago pelos laticínios da região é entre 15 e 20 centavos por litro. Para minimizar fase ruim, o profissional orienta que o produtor melhore as pastagens, otimize o manejo de animais e descarte animais improdutivos.

Serviço de Biometria segue sendo realizado na Comarca de Campo Erê. De acordo com o servidor da Justiça Eleitoral do município GUSTAVO AGUIAR, no final do mês passado encerrou o prazo para eleitores de Saltinho fazerem a revisão com biometria. Ainda em junho, a justiça determinou que para os eleitores de Palma Sola que também estavam na obrigatoriedade da revisão, a prorrogação do prazo. Agora eles tem até oito de novembro para fazer esse serviço junto ao Cartório Eleitoral de Campo Erê.

Eleitores de São Bernardino precisam fazer a revisão biométrica a partir de setembro. A informação é do servidor da justiça eleitoral de Campo Erê GUSTAVO AGUIAR. Conforme ele, muitos eleitores desse município já fizeram a revisão antes do prazo, hoje faltam cerca de quinhentos. Frisa que quem quiser já pode ir até o Cartório, não precisa esperar setembro. O prazo final para esses eleitores de São Bernardino é dia oito de novembro junto com Palma Sola.

Eleitores que não fizerem revisão do eleitorado tem título cancelado. AGUIAR destaca que as pessoas de Saltinho que não vieram ao cartório até 28 de junho, terão seus títulos cancelados. Porém, eles ainda tem um período para regularizar, para isso basta procurar o cartório da comarca. Os horário de atendimento do Cartório seguem os mesmos, de segunda a sexta-feira do meio dia ás 19 horas.

Parlamentar vota contra reforma da previdência. O deputado federal PEDRO UCZAI do PT, ressalta que o texto prejudica apenas os servidores públicos que ganham menos. A primeira votação ocorreu ontem, e 379 deputados foram favoráveis a proposta. Teve vários pedidos de mudança que serão analisados hoje. O parlamentar diz que a proposta do Governo de estabelecer o regime de capitalização individual do sistema de aposentadorias vai produzir efeitos ruins para a classe trabalhadora. A ideia do governo é que o trabalhador contribua individualmente numa conta e acumule um determinado valor, fazendo o resgate quando concluir o período laboral e se aposentar. Neste regime não há mais a contribuição patronal e nem a contribuição do governo.

Elevar a idade mínima da aposentadoria, 65 anos para os homens e 62 para as mulheres, e o tempo de contribuição para 40 anos faz com que uma grande parcela da população não alcance a aposentaria. O parlamentar aponta que a mudança na fórmula de calcular o valor final do benefício proposto por Bolsonaro prejudica os trabalhadores. Hoje leva-se em consideração, para fins de calcular o valor da aposentaria, 80 por cento das melhores contribuições que o trabalhador teve durante sua vida laboral. Pela proposta do Governo, as menores contribuições também vão entrar na fórmula de cálculo. Destaca que isso vai reduzir o valor do benefício de forma considerável.

Menores são apreendidos após furto em mercado. Por volta das 14 horas e 20 minutos de ontem a equipe policial de Marmeleiro foi informada que havia ocorrido um furto num mercado, onde foi subtraído 87 reais em dinheiro. De posse das informações foi realizado buscas e na cidade de Renascença e localizado os suspeitos, que ainda estavam de posse do dinheiro. Os dois eram menores de idade, um de 14 e um de 15 anos. Ambos foram encaminhados juntamente com o dinheiro para a Delegacia de Marmeleiro.

Polícia apreende mercadorias contrabandeadas. A ocorrência foi nesta manhã por volta das 07 horas em São Lourenço do Oeste, durante fiscalização de trânsito. Foi abordado um ônibus do município de Caxias do SulRS, conduzido por um homem de 53 anos. Em consulta foi verificado o transporte de 63 volumes de mercadorias diversas sem os devidos desembaraços aduaneiros no valor aproximado oitenta e cinco mil reais. Diante das irregularidades constatadas, o veículo e as mercadorias foram apreendidos e encaminhados para a Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

Incêndio em vegetação mobiliza bombeiros na SC-305. O Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste combateu incêndio em vegetação rasteira nativa ao longo da rodovia, próximo ao distrito de Presidente Juscelino. O sinistro ocorreu por volta das 13 horas e 30 minutos de ontem. Foram utilizados cerca de mil e quinhentos litros de água para conter as chamas e efetuar o rescaldo. Os bombeiros deixam o alerta à população para que não façam uso de fogo para limpeza de terrenos e áreas rurais. O fogo e a fumaça ao longo das rodovias podem causar acidentes, além de destruir propriedades.

Carreta carregada de farelo tomba na SC 160. Um acidente ocorreu por volta das 16 horas de ontem, próximo ao Cedup de Campo Erê. Uma carreta, placas de Guaraciaba, tombou deixando o motorista ferido. O Corpo de Bombeiros de Campo Erê atendeu a vítima com suspeita de fratura no braço e escoriações pelo corpo. Após atendimento no local, os socorristas encaminharam o homem para atendimento médico. A guarnição fez ainda a limpeza da pista com uso de soprador e água.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.