-IPCA SOBE ZERO VIRGULA 26 POR CENTO EM MAIO PUXADO POR ALTA NA CONTA DE LUZ
-POLÍCIA CIVIL VAI INVESTIGAR DENÚNCIAS DE FRAUDE NO UNIVERSIDADE GRATUITA
-ALESC APROVA PROJETO DE TRÂNSITO DE MÁQUINAS AGRICOLAS EM RODOVIAS ESTADUAIS
-PREFEITO PEDE 20 MILHÕES VIA ALESC PARA REVITALIZAÇÃO DA WILLY BARTH
-SECRETÁRIO DE SAÚDE CONFIRMA AMPLIAÇÃO DO REGIONAL, MAS NÃO CITA DATA
-HOMEM É CONDENADO A MAIS DE 37 ANOS DE PRISÃO POR ESTUPRAR NETA NA REGIÃO
-POLÍCIA MILITAR PRENDE QUATRO PESSOAS POR TRÁFICO DE DROGAS NO SANTA RITA
A previsão para as próximas horas é de tempo nublado com possibilidade de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 11 graus. A máxima pode chegar a 19 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou a terça-feira cotado em cinco reais e 55 centavos. O euro está valendo seis reais e 36 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0048 centavos.
A prefeita de Los Angeles, KAREN BASS, decretou toque de recolher em parte do centro da cidade nesta terça-feira. A medida foi tomada após cinco dias de protestos contra operações de agentes do Serviço de Imigração dos Estados Unidos. As manifestações começaram na sexta-feira, depois que o governo do presidente DONALD TRUMP lançou uma nova série de batidas migratórias em várias cidades do país. As manifestações ocorrem principalmente à noite e de madrugada, com episódios de confronto com a polícia, vandalismo e saques. Mais de 180 pessoas foram presas desde sábado. Apenas funcionários autorizados e pessoas em situação de emergência poderão circular na área atingida pelo toque de recolher.
A condição do pré-candidato à presidência da Colômbia MIGUEL URIBE, baleado na cabeça durante um ato em Bogotá no sábado, apresentou uma pequena melhora, porém seu estado continua crítico. A informação é do estado onde ele está internado. O pré-candidato também segue na Unidade de Tratamento Intensiva. O hospital afirmou ainda ter feito intervenções e que URIBE está "estável dentro do quatro de complexidade". Ele foi baleado na cabeça e na coxa durante um comício em uma rua da capital colombiana. Ele passou por uma cirurgia na madrugada de domingo. Na segunda, o governo da Colômbia ofereceu uma recompensa de 729 mil dólares pelos mandantes do atentado.
A Suprema Corte de Justiça da Argentina determinou nesta terça-feira a prisão da ex-presidente CRISTINA KIRCHNER. Os juízes rejeitaram um recurso que tentava anular uma condenação a seis anos de prisão por corrupção. Com a decisão, CRISTINA tem cinco dias úteis para se apresentar voluntariamente para ser presa e ficará inelegível para cargos públicos pelo resto da vida. Por ter mais de 70 anos, ela pode requerer o cumprimento da pena em regime domiciliar. A ex-presidente recebeu o resultado da decisão na sede do Partido Justicialista, em Buenos Aires. Após o anúncio da Suprema Corte, a esquerdista fez um discurso para apoiadores que se aglomeraram em frente ao edifício e disse que é alvo de uma perseguição política.
O pacote de medidas que serão enviadas ao Congresso pelo governo federal para substituir a alta do Imposto sobre Operações Financeiras deve incluir uma nova mudança no Imposto de Renda – desta vez, envolvendo aplicações financeiras. Atualmente, há uma cobrança de 22 e meio a 15 por cento que varia de acordo com o prazo dos investimentos. Quem deixa a aplicação por seis meses ou menos, por exemplo, paga 22 e meio por cento de Imposto de Renda sobre o rendimento. Quem deixa o dinheiro rendendo na mesma aplicação por mais de dois anos paga uma alíquota menor: 15 por cento. Com a mudança, o governo unifica a alíquota em 17 e meio por cento para quase todas as operações. A mudança, se confirmada pelo Congresso Nacional, favorece aplicações de até um ano, mas eleva a cobrança para prazos acima de dois anos, que têm uma incidência menor de Imposto de Renda.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, considerado a inflação oficial do país, registrou uma alta de zero vírgula 26 por cento em maio, conforme dados divulgados nesta terça-feira pelo IBGE. O resultado representa uma queda de zero virgula 17 ponto percentual em relação ao mês anterior. No acumulado do ano, o índice registra uma alta de dois virgula 75 por cento. Na janela de 12 meses, a inflação desacelerou de cinco virgula 53 por cento. A alta de zero virgula 26 por cento é a menor para o mês desde 2023. Os resultados foram impulsionados, principalmente, pelo grupo de Habitação, que avançou um virgula 19 por cento. Dentro dele, a energia elétrica residencial subiu três virgula 62 por cento por causa da bandeira amarela nas contas de luz.
O ex-presidente JAIR BOLSONARO prestou depoimento nesta terça-feira ao ministro ALEXANDRE DE MORAES, do STF como réu no processo que apura a suposta tentativa de golpe de Estado após a eleição de 2022. Na oitiva, o ex-presidente negou as principais acusações, buscou contextualizar reuniões com militares, admitiu exageros na retórica contra o sistema eleitoral e afirmou que não teve qualquer envolvimento com planos ilegais. BOLSONARO Bolsonaro reconheceu que houve encontros com integrantes das Forças Armadas após o resultado da eleição, mas alegou que não tratavam de golpe, e sim de hipóteses dentro das regras do jogo democrático. O STF finalizou a fase de interrogatórios dos réus da ação que investiga a suposta tentativa de golpe. Foram ouvidos o colaborador MAURO CID, o ex-diretor da Abin, ALEXANDRE RAMAGEM, o ex-comandante da Marinha, ALMIR GARNIER, o ex-candidato a vice BRAGA NETTO, o ex-ministro da Defesa PAULO SÉRGIO NOGUEIRA, o ex-ministro da Justiça ANDERSON TORRES e o ex-ministro do GSI AUGUSTO HELENO.
A Polícia Civil de Santa Catarina vai abrir investigação para apurar denúncias de fraudes no programa Universidade Gratuita. O pedido formal foi feito nesta terça-feira pelo governador JORGINHO MELLO. Nesta quarta-feira, o Tribunal de Contas do Estado também vai apresentar, em plenário, o relatório do conselheiro GERSON SICCA. O documento traz indícios de milhares de possíveis irregularidades no programa, que oferece bolsas de estudos universitárias com recursos públicos. suspeita é de que empresas estariam envolvidas em um esquema para fraudar o acesso de estudantes ao programa. A Polícia Civil deve iniciar as apurações ainda nesta semana para identificar os responsáveis e confirmar se houve ou não irregularidades.
O governador JORGINHO MELLO definiu o nome do novo secretário do Planejamento do estado. A vaga foi aberta com o remanejamento do atual titular, EDGARD USUY para o lugar de MARCELO FETT, que pediu exoneração do cargo de secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação na segunda-feira. O novo secretário de Planejamento será o ex-prefeito de Balneário Camboriú, FABRÍCIO OLIVEIRA do PL, que encerrou seu segundo mandato no final de 2024. A pasta do Planejamento é responsável pelo acompanhamento das ações do plano de governo e planejamento territorial de desenvolvimento do Estado. FABRÍCIO e USUY tomam posse dia 11 de junho.
O preço médio da gasolina comum nos postos de combustíveis em Santa Catarina permaneceu estável na última semana, com valor de seis e 50 entre os dias primeiro e sete de junho, de acordo com o último levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Os números mostram que a redução de cinco virgula seis por cento anunciada pela Petrobras na última terça-feira ainda não resultou na redução do preço médio pago pelos motoristas no Estado. A estimativa da empresa estatal era de que a diminuição no preço do combustível nas refinarias poderia resultar em até 12 centavos a menos no valor nas bombas, mas esse cenário ainda não se confirmou no Estado, conforme os dados da ANP.
O município de São Miguel do Oeste iniciou nesta segunda-feira a nova campanha de vacinação contra o sarampo, seguindo orientação do Ministério da Saúde. A medida preventiva ocorre diante do surgimento de casos da doença em países da América do Sul, como a Argentina, e busca evitar a reintrodução do vírus no Brasil. Como Santa Catarina faz fronteira com países vizinhos, o estado é considerado uma porta de entrada para o sarampo na região. A principal mudança é a antecipação da vacina para crianças menores de um ano, com a aplicação da chamada dose zero. Todas as crianças com idade entre 6 meses e 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas.
A vacina contra o sarampo, normalmente, é aplicada com um ano de idade, mas agora, com essa campanha, o município vai antecipar e aplicar a dose zero em crianças a partir dos seis meses. A afirmação é da responsável pela sala de vacinas em São Miguel do Oeste, JÉSSICA LUDWIG. Além disso, será feita a avaliação do esquema vacinal completo das crianças nas unidades de saúde, e os agentes comunitários já podem iniciar a busca ativa nas residências para localizar e orientar as famílias. JESSICA disse que a campanha também inclui a possibilidade de vacinação de adultos que não possuem nenhuma dose registrada contra o sarampo. Os pais e responsáveis que não têm certeza sobre sua situação vacinal devem procurar a unidade de saúde.
São Miguel do Oeste promoveu, nesta terça-feira, a conferência municipal de Assistência Social. O tema deste ano é “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. O evento reuniu representantes do poder público, técnicos da área, conselheiros e membros da comunidade para discutir os avanços, desafios e propostas para o fortalecimento das políticas públicas de assistência social. Durante a manhã, a programação foi voltada aos técnicos da Secretaria de Assistência Social e aos membros do Conselho Municipal, com encontro interno na sede da pasta. Já no período da tarde, a plenária principal ocorreu no Salão Paroquial da Igreja Matriz e foi aberta ao público em geral, reunindo usuários dos serviços da assistência, beneficiários de programas como o Bolsa Família e BPC, além de representantes da sociedade civil.
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram nesta terça-feira, em sessão ordinária, o Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias do Município para o exercício financeiro de 2026. O projeto foi aprovado em sessão exclusiva para apreciação da matéria, e sofreu duas emendas. Com a aprovação, o texto segue para sanção do prefeito. O projeto compreende, entre outras questões, envolve as prioridades e metas da administração pública municipal; a estrutura e organização dos orçamentos; as diretrizes para a elaboração e execução dos orçamentos e a política de aplicação dos recursos financeiros. A sessão foi realizada ontem à noite no plenário da câmara de vereadores.
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram algumas emendas da Comissão de Justiça e Redação no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias do Município. Uma emenda garante reservas específicas para atender as emendas individuais impositivas do Legislativo Municipal. Outra alteração proposta pela emenda autoriza o chefe do Executivo a proceder, por ato próprio, à abertura de créditos adicionais suplementares no limite de 25 por cento do total da despesa orçamentária fixada para 2025. No texto original, a autorização era para abertura de créditos e movimentação até 100 por cento do total da despesa. Durante a discussão, o vereador ADILSON PANDOLFO apresentou uma emenda verbal, sugerindo reduzir para 10 por cento o limite para remanejamento de recursos. A emenda verbal foi rejeitada por maioria.
O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira, 12 projetos de lei durante a sessão ordinária do Programa Alesc Itinerante, realizada no centro Cultural da Unoesc. Entre as propostas aprovadas, está a que trata da circulação de máquinas agrícolas nas rodovias estaduais. Todas as proposições passarão pela votação da Redação Final antes de seguirem para análise do governador. De autoria do deputado ALTAIR SILVA, a matéria determina que rodovias estaduais que perpassam áreas de produção preponderantemente agrícola devem ser sinalizadas com placas de alerta informando sobre a existência de local de cruzamento ou de trânsito eventual de tratores e máquinas. Além disso, esses veículos devem estar devidamente sinalizados e transitar com escolta de veículo de acompanhamento.
O projeto de lei que garante a meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer, em Santa Catarina, para doadores de órgãos recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. O encontro ocorreu durante o programa Alesc Itinerante, nesta terça-feira. De acordo com o autor da proposta, deputado MAURO DE NADAL, o projeto visa incentivar a conscientização e, consequentemente, a doação de órgãos. Depois de passar pela CCJ, o projeto agora foi analisado pelas comissões de Finanças e Tributação, de Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação, de Esportes e Lazer e de Educação e Cultura Caso seja aprovado em todas as comissões, seguirá para votação no Plenário da Alesc na tarde de hoje.
Durante a Alesc Itinerante, realizada em São Miguel do Oeste nesta terça na Unoesc, o prefeito EDENILSON ZANARDI aproveitou a presença de deputados estaduais para intensificar a busca por novos recursos para o município. Segundo o prefeito, a expectativa é garantir entre dois e três milhões de reais em emendas parlamentares que serão destinadas a áreas prioritárias como infraestrutura e saúde. Em entrevista à Rádio Peperi, ZANARDI destacou o caráter único da presença massiva de parlamentares na cidade. Além da saúde, a infraestrutura urbana também está na pauta de negociações. O prefeito já alinhou com deputados uma emenda específica para a revitalização do calçadão da cidade. ZANARDI disse que conversou com vários parlamentares para tentar garantir novas emendas para atender as diversas necessidades da população.
O prefeito EDENILSON ZANARDI reforçou, nesta terça-feira, o pedido da liberação de recursos estaduais, com o aval da Alesc, para aplicação no projeto de revitalização da avenida Willy Barth. Ele citou que o DNIT já tem um projeto para a via, mas não conta com recursos para a execução das melhorias. ZANARDI explicou que o município pediu o apoio dos deputados estaduais para a aprovação da autorização ao governo do estado para colocar recursos do orçamento estadual na Willy Barth que é o trecho urbano da rodovia federal BR 282. O ofício foi protocolado pela prefeitura e ZANARDI voltou a abordar o tema com os deputados na Alesc Itinerante.
Investimentos em rodovias, ensino, ampliação de leitos do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso e criação de ferrovia no Oeste Catarinense foram alguns dos pleitos apresentados pelas entidades durante sessão da Assembleia Legislativa realizada na tarde desta terça-feira em São Miguel do Oeste. O prefeito de São Miguel do Oeste, EDENILSON ZANARDI, foi o primeiro a se pronunciar no período compreendido às entidades. No total, 15 associações e organizações utilizaram a palavra pelo tempo de cinco minutos. O prefeito voltou a pedir a ampliar do Hospital Regional e a instalação de uma estrutura do Hemosc na cidade. Os mesmos temas foram pedidos pelo representante do Conselho das Entidades Empresariais, JUARES DOS SANTOS. Ele pediu a criação de uma força-tarefa para que a região receba uma UTI neonatal, além do ponto de coleta do Hemosc.
O secretário estadual de saúde, DIOGO DEMARCHI, esteve na sessão desta terça-feira da Assembleia Legislativa na Unoesc e anunciou que será realizada uma obra de 19 milhões para ampliação do Hospital Regional. Segundo o secretário, a obra será feita em etapas. A prioridade é aumentar a estrutura hospitalar, com a criação de leitos de UTI neonatal. Em entrevista para a Peperi, ele disse que não há dúvidas de que o Estado fará a expansão, pois a população tem pressa. DEMARCHI não citou data para o início das obras. Ele garantiu, além da ampliação do espaço físico, a alteração do contrato com o Instituto Santé para aumentar o número de atendimento e de cirurgias eletivas na unidade.
Além da ampliação do hospital Regional, o secretário estadual de saúde destacou avanços no serviço de coletas de sangue com ações do Hemosc. Ele explicou que as coletas itinerantes seguem ativas em diversas cidades, ajudando a reforçar o estoque regional. Sobre o pedido de instalação de um ponto do Hemosc em São Miguel do Oeste, DEMARCHI ressaltou que irá levar a questão para a análise logo após o término da Alesc Itinerante. Em 2024, a então secretária de saúde, CARMEM ZANOTTO disse que a estrutura do Hemosc seria instalada no primeiro semestre deste ano no município, promessa que acabou não sendo efetivada pelo governo e Santa Catarina.
Os trabalhos do Alesc Itinerante foram retomados na manhã de hoje no centro Cultural da Unoesc. As oito e meia da manhã, os parlamentares se reuniram para analisar os projetos na Comissão de Direito do Consumidor, Contribuinte e Legislação Participativa. Também ocorreram na manhã de hoje as reuniões das comissões de Agricultura e Desenvolvimento Rural; Turismo; Finanças e Tributação e da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público. A sessão ordinária começa as duas da tarde com espaço para a manifestação de mais 14 entidades da região, começando pelo presidente da Câmara de vereadores, RAVIER CENTENARO. Na sequência vão se manifestar os representantes da Cooperativa Auriverde, Cooperoeste, Aduana de Dionísio Cerqueira, Fiesc, Celesc, Instância de Governança Regional de turismo, Acismo, Cooperativa Itaipu, Oktoberfest de Itapiranga, Ivana Roman, Sítio Balbinot, Associação Casa da Amizade e Centro histórico Germânico de Itapiranga.
Um homem foi condenado a mais de 37 anos de prisão por estuprar a neta em Itapiranga. Os crimes ocorreram entre os cinco e 10 anos de idade da criança, entre 2018 e 2023. Ele também foi condenado a pagar 20 mil reais como reparação por danos morais. Segundo a denúncia do Ministério Público, o réu é avô materno e por um período morou com a criança. Em uma oportunidade, ele ofereceu cinco reais para a criança em troca de um beijo. A menina negou. Em outro episódio, quando a vítima era ainda mais jovem, o denunciado teria beijado a neta. Em outras duas ocasiões, o avô tocou as partes íntimas da criança. Segundo o Promotor de Justiça da Comarca de Itapiranga, RAFAEL CANTO, a quantidade da pena é proporcional a gravidade dos fatos praticados. Segundo ele, crimes desse tipo violam a integridade física e emocional da vítima.
Na noite desta terça-feira, a Polícia Militar apreendeu uma carga de produtos de descaminho durante fiscalização de rotina em São Miguel do Oeste. Por volta das nove horas da noite, as guarnições realizavam abordagem a um ônibus no terminal rodoviário da cidade quando encontraram, no compartimento de cargas, 72 garrafas de vinho e 11 litros de azeite de oliva, todos de origem estrangeira e sem comprovação fiscal. A mercadoria foi apreendida e encaminhada à Receita Federal em Dionísio Cerqueira. De acordo com a Polícia Militar, o responsável pelos produtos foi identificado, compromissado a responder pelo caso e liberado no local.
A Delegacia de Investigações Criminais da Polícia Civil de São Miguel do Oeste concluiu, nesta terça-feira, a investigação que deu origem uma operação contra o tráfico de drogas no Extremo Oeste. A ação foi deflagrada em 10 de abril e resultou no cumprimento de mandados de prisão temporária, busca e apreensão, além do sequestro de bens e valores ligados aos investigados. De acordo com a Polícia Civil, durante o avanço das apurações, um novo suspeito foi preso preventivamente. Ele já era apontado como integrante do grupo criminoso desde o início da operação, mas novas provas colhidas durante as buscas ajudaram a comprovar sua participação ativa na venda de drogas.
Quatro pessoas foram formalmente indiciadas por tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro pela Delegacia de Investigações Criminais da Polícia Civil. De acordo com a equipe da DIC, a investigação sobre o tráfico de drogas na cidade também resultou na apreensão de 68 porções de cocaína, três armas de fogo, 140 munições e dinheiro em espécie. O trabalho investigativo da DIC também resultou na apreensão de um carro de alto valor e uma moto furtada que estava na casa de um dos investigados. Os veículos, em casa de condenação, podem ser revertidos para o Estado.
Quatro pessoas foram presas na noite desta terça-feira, no bairro Santa Rita, por envolvimento com o tráfico de drogas em São Miguel do Oeste. Segundo a Polícia Militar, uma mulher foi abordada ao sair de uma casa e flagrada com cerca de 99 gramas de cocaína e uma porção de maconha. Ela confessou o crime e foi presa em flagrante. Em seguida, de acordo com a Polícia Militar, os policiais entraram na residência e encontraram dois homens fracionando entorpecentes sobre uma mesa. No local, foram apreendidos um quilo e 800 gramas de maconha, 147 gramas de cocaína, uma balança de precisão, materiais para embalo de drogas e um revólver calibre 36 de fabricação artesanal. Além da mulher já detida, os dois homens e outra mulher que estava na casa também foram presos.