ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quinta-feira 11 06 2020

-BOLSONARO ANUNCIA RECRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES

-GRUPO VAI DEFINIR PROTOCOLOS PARA RETORNO DAS AULAS A PARTIR DE AGOSTO

-REGIÃO PODE TER SIDO ATINGIDA POR UM TORNADO COM VENTOS A PARTIR DE 120 KMH

-TEMPORAL DEIXOU UM RASTRO DE DESTRUIÇÃO EM CASAS E EMPRESAS

-DESCANSO PODE DECRETAR CALAMIDADE PÚBLICA AINDA NESTA QUINTA-FEIRA

-COLISÃO ENTRE CARROS DEIXA UMA PESSOA FERIDA NO CENTRO DO MUNICÍPIO

-HOMEM MORRE AO CAIR DO SEXTO ANDAR DE PRÉDIO EM CONSTRUÇÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 90 centavos. O euro está valendo cinco reais e 56 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

As aulas não serão retomadas nas Filipinas até que se encontre uma vacina contra o vírus causador da Covid-19. O anúncio foi feito pela secretária de educação LEONOR BRIONES. De acordo com ela, as milhões de crianças do país terão aulas online eou transmitidas pela televisão a partir de agosto. Esse formato vem sendo adotado no Brasil, por exemplo, mas de maneira emergencial. Países como França e Coreia do Sul já retomaram as aulas presenciais. BRIONES disse que muitas pessoas no país vivem em profunda pobreza, sem acesso à internet, o que será um desafio. Ela afirmou que professores e escolas vão ter que de se adaptar a essa decisão.

O Parlamento da Bolívia aprovou a convocação para eleições gerais para seis de setembro, uma decisão que deve ser ratificada pela presidente interina JEANINE ÁÑEZ. A lei de convocação eleitoral foi aprovada no Senado e na Câmara dos Deputados "com mais de dois terços dos votos", segundo a presidente da Câmara Alta, EVA COPA. Na semana passada, o Supremo Tribunal Eleitoral chegou a um acordo com os partidos políticos para realizar as eleições naquela data, apoiado por um estudo epidemiológico no meio da pandemia de coronavírus. O chefe do TSE, SALVADOR ROMERO disse que a aprovação da lei gera certeza sobre a data de uma eleição crucial para a consolidação da democracia na Bolívia.

O secretário de Estado americano, MIKE POMPEO, exigiu nesta quarta-feira que a Organização Pan-Americana da Saúde explique seu papel no envio de médicos cubanos ao Brasil e anunciou que, como contribuinte da instituição, Washington demandará uma prestação de contas. Em uma entrevista coletiva, POMPEO acusou a Opas, braço regional da Organização Mundial da Saúde, de "facilitar o trabalho forçado" de pessoal médico cubano, por intermédio do programa "Mais Médicos" do Brasil. Além disso, instou a Opas a "explicar quem na organização aprovou um acordo potencialmente ilegal" e "o que ele fez com os 75 milhões de dólares que levantou quando negociou este programa".

A operação da Polícia Federal deflagrada quarta-feira no Pará, que investiga supostas fraudes na compra de respiradores, essenciais para o tratamento de vítimas em estado grave da covid-19, dá sequência a uma série de ações similares vistas em vários pontos do país desde o início da pandemia. 15 Estados e o Distrito Federal apuram irregularidades no uso de verbas que deveriam ser destinadas ao combate à pandemia. No Pará, um dos alvos da Operação "Para Bellum" é o governador do Estado, HELDER BARBALHO. Ele assinou a compra dos equipamentos no valor de 50 milhões de reais ao Pará. Desse total, metade do pagamento foi feito de forma antecipada à empresa fornecedora. Além da operação no Pará, quarta-feira, os agentes da PF foram a mais três Estados do Norte do país no mesmo dia: Acre, Amazonas e Rondônia. Amapá e Roraima completam a lista de denúncias da região.

O presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA, afirmou nesta quinta-feira que a medida provisória que deu ao ministro da Educação, ABRAHAM WEINTRAUB, o poder de escolher reitores temporários para universidades federais é inconstitucional. Na avaliação de MAIA, a medida, publicada no "Diário Oficial da União" desta quarta-feira trata do mesmo tema da MP 914, que perdeu a validade na semana passada. Pelo texto em vigor, os reitores escolhidos por WEINTRAUB ficarão nos cargos apenas durante a pandemia do novo coronavírus. A medida editada pelo presidente JAIR BOLSONARO também exclui a necessidade de consulta a professores e estudantes ou a formação de uma lista para escolha dos reitores. Nesta quarta-feira, a comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha o trabalho do Ministério da Educação pediu a devolução da MP que, segundo os deputados, "é uma segunda tentativa de inteferir na autonomia das universidades".

O presidente JAIR BOLSONARO anunciou nesta quarta-feira a recriação do Ministério das Comunicações. Pouco depois do anúncio, o "Diário Oficial da União" publicou a nomeação do deputado FÁBIO FARIA do PSD como ministro. O secretário-executivo da pasta será FÁBIO WAJNGARTEN, atual secretário de Comunicação Social do governo. A pasta da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações existia até 2016 e foi desmembrada em duas: Ministério das Comunicações e Ministério da Ciência e Tecnologia, chefiado por MARCOS PONTES. Segundo a Secretaria-Geral da Presidência, a recriação do ministério não representará aumento de despesa, uma vez que, segundo a pasta, o novo ministério utilizará "apenas cargos de estruturas já existentes".

Santa Catarina exportou em maio 51 mil e 700 toneladas de carne suína, o que representou faturamento de mais de 113 milhões de dólares. Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura, esses são os maiores valores já registrados em um único mês desde o início da série histórica em 1997. Os números são divulgados pela Epagri. De janeiro a maio, o estado exportou mais de 198 mil toneladas de carne suína, o equivalente a 52 e meio por cento da quantidade exportada pelo Brasil no período. O embarque catarinense gerou receitas de 451 milhões e 800 mil dólares. Os dados de maio significam aumento de 44 vírgula quatro por cento no faturamento com as exportações de carne suína em relação ao mesmo período de 2019. O faturamento com as vendas internacionais foi ampliado em 40 vírgula nove por cento neste ano.

Representantes da Secretaria de Estado da Educação, das 21 associações de municípios da Federação Catarinense de Municípios e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação participaram de uma reunião on-line na tarde desta quarta-feira sobre a retomada das aulas presenciais em Santa Catarina. Todos reforçaram a importância do alinhamento estratégico para o retorno conjunto das redes de ensino municipal e estadual, previsto para o dia três de agosto. Um dos assuntos comentados na reunião foi a criação de um grupo de trabalho para discutir os protocolos que serão adotados para o retorno das aulas presenciais. O grupo analisará os protocolos adotados por países que retomaram as aulas e também as situações dos que retrocederam por conta do surgimento de novos casos de Covid-19. Os participantes serão responsáveis por construir em conjunto um documento, com o alinhamento de temas como a situação dos alunos do grupo de risco, dos professores que não podem retornar e do transporte escolar.

O procurador-geral de Justiça FERNANDO COMIN encaminhou à Procuradoria-Geral da República uma representação contra o governador de Santa Catarina para analisar a participação de CARLOS MOISÉS em uma festa com aglomeração realizada em um hotel de Gaspar, no Vale do Itajaí. MOISÉS foi flagrado sem máscara, em plena pandemia do novo coronavírus. A Polícia Civil abriu um inquérito e o Ministério Público, um procedimento para investigar o caso. A denúncia foi apresentada pelo deputado estadual JESSÉ LOPES. O pedido cita um possível desrespeito à portaria assinada pelo próprio governador, que proíbe eventos no estado. O procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, irá avaliar se houve indício de infração e pode determinar a abertura de um inquérito para investigar o caso. Se a denúncia for aceita, o caso será encaminhado por ARAS ao Superior Tribunal de Justiça.

A tradicional celebração de Corpus Christi será realizada hoje à tarde sem a presença do público neste ano. A missa, na Igreja Católica São Miguel Arcanjo, está programada para as duas e meia da tarde. Em razão da pandemia do coronavírus, a programação não contará com a presença dos fiéis e sem a procissão pelas ruas do centro. A missa será transmitida ao vivo pela rádio Peperi na frequência FM de 99 vírgula nove. De acordo com o padre CLAIR LOVERA, as pessoas devem acompanhar a celebração e fazer as suas orações pelo rádio nesta quinta-feira.

Os vereadores querem que o governo do estado reavalie a intenção de doar um terreno no centro da cidade para o Sesc. A moção de apelo, apresentada pelo vereador do PL JOSE´GIOVERNARDI, sugere ao Governo do Estado que reconsidere a intenção de doar o imóvel onde está localizado o Departamento Estadual de Infraestrutura na Rua Santos Dumont. O estado pretende ceder o espaço para a construção de uma nova unidade do Sesc na cidade. GIOVERNARDI citou que não concorda que o imóvel seja doado a uma entidade que já obtém diversos recursos do Governo Federal. Para o vereador, o Sesc não necessita de doações por parte do Poder Público. Ele também afirmou que São Miguel do Oeste possui outras necessidades muito além de um investimento de milhões em uma entidade que presta serviços somente a uma parcela da população.

O imóvel que era usado pelo Deinfra no centro da cidade deveria ser doado para a Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste ou ao Hospital Regional Teresinha Gaio Basso. A posição é do vereador do PL JOSÉ GIOVENARDI. De acordo com ele, o governo do estado deveria desistir de ceder o terreno que fica ao lado da rodoviária para o Sesc. Segundo o vereador, em caso de doação ao Hospital Regional Teresinha Gaio Basso, a administração do Hospital poderia permutar o imóvel com aquele situado em frente ao Hospital, de modo que possibilitaria a ampliação do Hospital, além de servir como estacionamento no local, em razão do grande fluxo diário de pessoas. A moção foi subscrita por todos os vereadores, aprovada em plenário e será enviada ao governador CARLOS MOISÉS DA SILVA.

O município de São Miguel do Oeste já autorizou 331 agricultores, microempreendedores individuais e microempresas a obterem financiamentos pelo programa Juro Zero. Com isso, mais de dois milhões e 300 mil reais foram financiados em instituições bancárias com os juros dos empréstimos pagos pelo poder público municipal. Os projetos para a captação dos recursos foram analisados e aprovados pelo Conselho de Desenvolvimento Sustentável. São 167 agricultores, 74 microempreendedores individuais e 90 microempresas, que poderão utilizar entre três e 10 mil reais cada uma com os juros totalmente subsidiados pelo Município. Os empréstimos devem ser usados para investimentos nos negócios, gerar emprego e renda e movimentar a economia local. Os valores podem ser utilizados tanto para investimentos em maquinário, instalações e equipamentos diversos quanto em capital de giro.

78 por cento do orçamento do programa Juro Zero já foram usados pelos pequenos empresários e agricultores do município. A informação é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele explicou que a administração vai bancar os juros de até três milhões de reais financiados pelas empresas. Depois que o conselho de desenvolvimento aprova o pedido, cabe ao empreendedor buscar uma das quatro instituições financeiras conveniadas para requisitar as linhas de crédito. Os recursos com juro subsidiado podem ser contratados no Sicoob, Sicredi, Sulcredi e Cressol. Para agricultores, o valor liberado é de até 10 mil, com prazo de oito anos para pagar. Os MEIs podem retirar até três mil e microempresas até cinco mil, com prazo máximo de 12 meses. Quem ainda não requisitou o benefício, pode procurar a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, junto à prefeitura, e efetuar o cadastro.

Os proprietários de imóveis em São Miguel do Oeste têm até o dia 30 deste mês para a execução de adequações e obras de acessibilidade em calçadas. O prazo foi definido na assinatura do segundo termo aditivo ao TAC, Termo de Ajustamento de Conduta, entre o município de São Miguel do Oeste e o Ministério Público local, em outubro de 2019. De acordo com o secretário de Planejamento, CHARLES DALL ORSOLETTA, os proprietários de imóveis do centro terão até o dia 30 de junho para realizar a construção das calçadas ou promover as devidas adequações dentro das normas de acessibilidade. Nos bairros, o prazo encerra na data de 31 de dezembro de 2021. Ele explicou que os três locais públicos que estavam fora das normas no Centro já foram adequados. DALL ORSOLETTA disse que o município fez as calçadas padrão na frente do Cemitério Municipal, do CREAS e da nova creche central.

Pela terceira semana consecutiva, o município de São Miguel do Oeste registrou apenas mais um novo caso de dengue. O paciente infectado é do bairro Sagrado Coração de Jesus. Os dados estão em um Boletim divulgado nesta quarta-feira pela Vigilância Epidemiológica Municipal. No acumulado do ano, São Miguel do Oeste contabiliza, agora, 139 casos de dengue. São 133 autóctones, ou seja, contraídos dentro da cidade. Quatro casos são importados e dois com local provável de infecção indeterminado. Já o número de focos do mosquito Aedes aegypti aumentou de 328 para 330 nesta última semana. Nesta semana, os containers para coleta de entulhos e materiais diversos foram recolhidos do bairro São Gotardo e, a partir de segunda-feira, estarão em frente ao salão comunitário do bairro Santa Rita.

O bairro Estrela continua sendo o local com maior número de pessoas infectadas com dengue na cidade. Ao todo, foram registrados 79 casos no bairro. Em segundo lugar aparece o São Jorge com 16 registros. O São Luiz tem nove moradores com a doença e o Salete tem oito. Sete casos foram confirmados no centro e quatro nos bairros São Sebastião e Sagrado Coração de Jesus. São dois registros no Progresso, dois no Jardim Peperi, um no Agostini e outro no Santa Rita. Em seis casos não foi possível identificar o local da contaminação. São Miguel do Oeste tem 316 casos por grupo de cem mil habitantes o que significa que o município vive uma epidemia de dengue.

O Município de São Miguel do Oeste já testou 743 pessoas para a covid-19. Entre terça e quarta-feira, foram mais 42 testes, entre pacientes sintomáticos e trabalhadores da saúde. 37 tiveram resultados negativos e cinco foram positivos. Os cinco novos casos de Covid-19 na cidade são quatro mulheres e um homem. Outros dois homens e duas mulheres entraram para a lista de recuperados. Com esses quatro pacientes, a cidade já soma 66 pessoas recuperadas da doença. Até o momento, são 91 casos confirmados, com 25 ainda infectados. Do total de pessoas que ainda estão com a doença, 24 estão em isolamento domiciliar e um permanece internado no Hospital Regional.

Diversos municípios tiveram transtornos e prejuízos em razão das fortes chuvas que atingiram a região nesta quarta-feira. Em Itapiranga, os bombeiros foram chamados para a desobstrução de uma estrada na Linha Conceição. Aproximadamente 20 árvores caíram com a força dos ventos. Na comunidade, também foram registrados dois destelhamentos de casas e de três galpões de madeira. Na Linha Dourado, interior de Itapiranga, o Rio Dourado saiu do seu leito normal atingindo algumas casas. Em Iporã do Oeste, estradas, pontes e acessos às propriedades foram danificados pela chuva. Mais de nove mil e 900 unidades consumidoras da regional de São Miguel do Oeste ficaram sem energia elétrica. As equipes da Celesc estão trabalhando para reestabelecer o serviço.

O temporal que atingiu a região no final da tarde de ontem deixou um rastro de destruição. Os municípios mais afetados foram Descanso e Belmonte. Os fortes ventos e a chuva derrubaram árvores, postes da rede elétrica e destelharam casas e prédios. Em Descanso, um posto de combustível que fica no centro da cidade teve o telhado arrancado. A estrutura ficou retorcida. A cidade está sem energia elétrica e sinal de internet desde ontem. O Corpo de Bombeiros atendeu 84 chamadas envolvendo o temporal de ontem. Foram 77 atendimentos em Descanso. Na cidade forma distribuídos três mil 892 metros quadrados de lonas para famílias que tiveram as casas destelhadas. Em Belmonte, foram sete atendimento e cem metros quadrados de lona entregue para os moradores. Nos dois municípios, os bombeiros tiveram que cortar sete arvores que estavam obstruindo o transito ou que caíram sobre casas.

Os estragos nos municípios de Descanso e Belmonte podem ter sido causado por um tornado. Segundo o engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim, RONALDO COUTINHO, o fenômeno pode ser classificado com um tornado de categoria F1 com ventos entre 120 a 180 quilômetros por hora. Nessa categoria de tornado, ocorre uma tempestade severa e de curta duração, semelhante ao que foi registrado em Descanso e Belmonte. Ele disse que não está descartado que mais de um tornado atingiu a região nesta quarta-feira. COUTINHO comentou que na maior parte dos municípios da região houve apenas excesso de chuvas, variando entre 66 e 220 milímetros em cerca de 30 horas.

O município de Belmonte iniciou o levantamento dos estragos causados pelo temporal. De acordo com o prefeito GENÉSIO BRESIANI, o trabalho está sendo feito com o apoio da Defesa Civil de São Miguel do Oeste. A primeira ação, ainda na noite de ontem, foi de atendimento emergencial das famílias com a entrega de lonas para cobrir as casas. O prefeito disse que deve decretar situação de emergência ainda no dia de hoje. BRESIANI afirmou que duas ruas da cidade foram fortemente atingidas. O interior também foi afetado. O prefeito disse que existe uma força tarefa envolvendo poder público, empresas, Defesa Civil e voluntários para atender as famílias que tiveram prejuízos com o temporal.

A reportagem da Peperi conversou com alguns moradores atingidos pelo temporal de ontem em Descanso. Uma dessas histórias é da dona FATIMA DALMAGRO, de 55 anos. Ela mora no bairro Antonio Rech com o filho e o marido. Na hora do temporal, ela estava apenas com o filho em casa. O vento arrancou todo o telhado da casa. A mulher conta que o temporal foi muito rápido e que ela buscou abrigo dentro do banheiro.

O município de Descanso deve decretar estado de calamidade pública em razão dos estragos causados pelo temporal que atingiu a região no final da tarde desta quarta-feira. A projeção foi feita pelo prefeito SADI BONAMIGO durante durante o programa RPN 1ª Edição de hoje. Ele se reuniu durante a manhã com a Defesa Civil, secretários municipais e os cargos comissionados para fazer um levantamento dos estragos. Foram criados 12 grupos para percorrer o município e levantar os danos causados pelo temporal. A primeira estimativa do prefeito é que mais de cem casas foram danificadas. Os bairros mais afetados foram o Antonio Rech, Uczai e Jardim Itália, além do centro da cidade. BONAMIGO disse que o município deve decretar, no mínimo, estado de emergência e não descartou a possibilidade de estado de calamidade pública.

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros atenderam um acidente envolvendo Gol e um Hiunday I30 na noite de ontem no centro da cidade. A colisão aconteceu por volta das nove e 45 da noite no cruzamento das ruas La Salle com a Guilherme Missem, proximidades do colégio La Salle Peperi. Segundo a Polícia Militar, o condutor do I30 trafegava pela rua La Salle quando o Gol, que transitava pela Guilherme Missem, cortou a preferencial e colidiu na lateral do carro. O condutor do I30 sofreu ferimentos e o motorista do Gol deixou o local. O homem ferido foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para atendimento médico no Hospital Regional.

A Polícia Militar prendeu um homem foragido da justiça no final da tarde de ontem em São Miguel do Oeste. Ele possuía mandado de prisão por furto e lesão corporal. O homem foi localizado e preso na rua Florianópolis, bairro São Luiz por volta das seis horas da tarde. Ele estava em um carro abordado por uma das guarnições da PM. Durante a verificação dos dados foi confirmado que o passageiro do veículo estava com mandado de prisão em aberto.Ele foi detido e levado para a unidade prisional avançada.

Um grave acidente aconteceu na SC 492 entre São Miguel do Oeste e Bandeirante na manhã desta quinta-feira. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, o motorista de um Peugeot 307 perdeu o controle e colidiu contra um poste da rede elétrica. O acidente aconteceu por volta das oito e meia da manhã. O Corpo de Bombeiros foi acionado e encaminhou três vítimas com ferimentos leves ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. No veículo também estava um bebê de 20 dias. A criança estava na cadeirinha e, segundo os bombeiros, o equipamento ajudou a evitar ferimentos mais graves no bebê.

Um rapaz de 23 anos, morador de Maravilha, morreu na noite desta quarta-feira, ao cair do sexto andar de um prédio em construção em Cunha Porã. Ele estava trabalhando com a colocação de gesso, juntamente com outros dois profissionais. Segundo informações preliminares, a intenção da equipe era pernoitar na obra para dar prosseguimento ao trabalho no dia seguinte. No momento do acidente, os dois colegas de trabalho da vítima teriam saído para comprar um lanche e ao retornar ao local não localizaram o outro trabalhador. Ele caiu no fosso do prédio. Polícia Militar, Polícia Civil, IGP e IML foram acionados para as perícias e coleta das informações do acidente.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.