ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco terça-feira 11 06 19

-OAB PEDE AFASTAMENTO DE MORO E DALLAGNOL DAS FUNÇÕES PÚBLICAS

-MOISÉS ANUNCIA SEIS OBRAS DE INFRAESTRUTURA PARA CINCO REGIÕES DE SC

-SECRETARIA DE SAÚDE ZERA ESTOQUE DE VACINAS CONTRA A GRIPE

-SINDICATO DE MOTORISTAS CONCORDA COM MUDANÇAS NO CÓDIGO DE TRÂNSITO

-DEPUTADO DEFENDE REDUÇÃO DO REPASSE DE RECURSOS PARA PODERES

-MOTOCICLISTA FICA FERIDA EM COLISÃO CONTRA VEÍCULO DE PASSEIO

-PM RECUPERA MOTO FURTADA HÁ DEZ ANOS NO MUNICÍPIO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.

Dez candidatos foram anunciados, nesta segunda-feira, para substituir THERESA MAY como líder do Partido Conservador e, consequentemente, no cargo de primeiro-ministro do Reino Unido. MAY deixou a liderança do partido no dia sete de junho, mas permanece como primeira-ministra até que seu sucessor seja anunciado, o que deve acontecer na semana de 22 de julho. A primeira rodada de votação, para começar a reduzir o número de candidatos para apenas dois, será na manhã de quinta-feira.

O ano de 2019 já é o pior em quase três décadas em número de casos registrados de sarampo nos Estados Unidos. Um balanço das autoridades de saúde pública divulgado nesta segunda-feira aponta que o país registrou 41 novos casos da doença até seis de junho, subindo o total do ano para mil e 22. Até agora, o surto já se disseminou por 28 dos 50 estados americanos e é considerado o pior desde 1992, quando dois mil 126 casos foram registrados no país.

O ministro das Relações Exteriores do México, MARCELO EBRARD, disse nesta segunda-feira que medidas acordadas com os Estados Unidos na semana passada para conter o fluxo de imigrantes que chegam ao México vindos da América Central serão avaliadas após 45 dias. Em coletiva de imprensa, ele disse que, caso o México consiga reduzir o número de pessoas que entram no país, a atitude vai mostrar que as medidas tomadas pelo governo mexicano estão funcionando. Não houve uma meta específica de redução.

O procurador federal DELTAN DALLAGNOL defendeu nesta segunda-feira a imparcialidade da Lava Jato e disse que a operação acusou políticos e pessoas ligadas a diversos partidos. A manifestação ocorreu depois do vazamento de mensagens extraídas do aplicativo Telegram atribuídas a procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, entre eles DALLAGNOL, e ao então juiz SÉRGIO MORO, atual ministro da Justiça. No vídeo, DALLAGNOL diz ser natural a comunicação entre juízes e procuradores sem a presença da outra parte. Afirmou ainda que o Ministério Público Federal teve processos recusados e que 54 pessoas denunciadas pelo MPF foram absolvidas por Moro. Ontem, o Conselho do Ministério Público abriu uma sindicância contra os procuradores envolvidos no caso.

Entidades representativas de juízes, procuradores e advogados se manifestaram nesta segunda-feira sobre o vazamento de mensagens extraídas do aplicativo Telegram atribuídas a procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, entre eles DELTAN DALLAGNOL, e ao então juiz SÉRGIO MORO. Todas as entidades cobraram a apuração dos fatos. A Associação dos Juízes Federais do Brasil disse que "aguarda serenamente que o conteúdo do que foi noticiado e os vazamentos que lhe deram origem sejam devida e rigorosamente apurados". O Conselho Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil recomendou o afastamento de MORO e de procuradores. A OAB cobrou a análise da íntegra dos documentos e uma ampla investigação para que seja formado juízo definitivo de valor.

O Secretário de Comunicação da Presidência, FABIO WAJNGARTEN, disse nesta segunda-feira que o presidente JAIR BOLSONARO manifestou confiança em seu ministro da Justiça e Segurança Pública, SÉRGIO MORO, após o vazamento de mensagens relacionadas à operação Lava Jato. WAJNGARTEN disse que BOLSONARO afirmou que confia irrestritamente no ministro MORO. O presidente deve se reunir hoje com o ministro da Justiça para discutir o conteúdo das mensagens revelada pelo site. SÉRGIO MORO afirmou nesta segunda-feira que não deu nenhuma orientação nas mensagens trocadas com integrantes da força-tarefa da Lava Jato quando era juiz daVara da Justiça Federal, em Curitiba. Ele disse que trechos das conversas não mostram nenhuma prática ilegal. Quanto ao conteúdo, ele disse que “no que diz respeito à minha pessoa, não vi nada de mais".

O boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, divulgado nesta segunda-feira, apontou que Santa Catarina soma 13 mortes e 106 casos de gripe neste ano. Os dados contabilizam os casos registrados até a última sexta. Até 31 de maio, eram 12 mortes e 95 casos de gripe no Estado. A morte mais recente foi confirmada no dia três de junho, em Joinville. A vítima foi uma mulher de 79 anos que sofria de doença cardiovascular e diabetes. Segundo a Dive-SC, todas as pessoas que morreram tiveram o quadro agravado por um fator de risco, como diabetes ou doença cardiovascular crônica. Os casos confirmados incluem 41 cidades catarinenses.

Pioneira nas exportações de frango, Santa Catarina retomou também a liderança nas exportações de frango nestes primeiros cinco meses de 2019, segundo o Centro de Socieconomia e Planejamento Agrícola da Epagri. De janeiro a maio foram embarcadas 626 mil toneladas, gerando receitas de um bilhão de dólares. Esse faturamento representa 39 por cento do faturamento nacional, permitindo ultrapassar o Paraná, que há uma década havia tomado liderança de Santa Catarina. Nos últimos anos o Estado sempre tinha ficado com uma fatia abaixo de 30 por cento nas exportações.

Cinco regiões de Santa Catarina terão seis novas obras de infraestrutura. O anúncio do novo pacote de investimento foi reforçado pelo próprio governador CARLOS MOISÉS na manhã desta segunda-feira durante a coletiva de imprensa na Associação Comercial e Industrial de Florianópolis. A expectativa é de que as primeira cidades contempladas sejam Florianópolis e Chapecó. Também ontem foi assinada a ordem de serviço para a revitalização de 12 quilômetros da SC-401, em Florianópolis. As obras de finalização do Contorno Viário, entre a BR-282 e a SC-283, em Chapecó, já haviam sido anunciadas na última sexta-feira. O investimento em Florianópolis deve ser em torno de 32 milhões e no oeste, o valor orçado é de, aproximadamente, 25 milhões de reais.

O Sesc de São Miguel do Oeste vai promover nesta quarta-feira vai promover o evento chamado a arte Hip-Hop conhecimento. O show tem duração de 45 minutos e vai abordar questões cotidianas através da poesia e do hip-hop. A apresentação será feita pelo artista LEROY, que é de Mondaí mas morou durante muitos anos no Rio de Janeiro. A informação é da Técnica de Cultura do Sesc, ADRIANA ARALDI. O evento desta quarta-feira será no auditório do Sesc e não haverá cobrança de ingresso.

A Associação dos Municípios do Extremo-Oeste vai realizar, no dia 23 de agosto, o Seminário Regional do Turismo. O evento será no Eventos Park, no município de Tunapolis. A programação do seminário prevê Encontro de negócios, exposição de produtos turísticos e palestras. A abertura será às nove horas com presença de autoridades locais e regionais. Pela manhã serão duas palestras, uma sobre “Turismo rural e o desenvolvimento econômico e social” , com o professor AMADEU GONÇALVES e outras sobre “Turismo Regional: estratégias e oportunidades” com o mestre em Turismo e Consultora do Sebrae, KARLA FABIANA HALL. Às 11 e meia acontece a mesa redonda com os palestrantes. À tarde acontece o Encontro Regional de Negócios de Turismo.

O leilão de gado geral realizado no último sábado no parque de exposições Rineu Gransotto ficou dentro da expectativa. A avaliação é do presidente da Associação de Criadores de Bovinos, MOACIR PIROCA. Ele disse que durante o remate foram vendidos cerca de 300 animais para produtores da região. PIROCA ressaltou que as condições do tempo colaboraram para a realização do remate. O leilão movimentou cerca de 450 mil reais. Ele disse que os animais vendidos eram de pequeno porte e por isso o valor gerado pelo evento foi menor do que outras edições. O próximo leilão de gado geral está confirmado para o mês de agosto.

Os agricultores de Bandeirante já podem acessar o programa troca-troca de calcário de 2019. A informação é do técnico da Epagri, JOSÉ CLÓVIS MOREIRA. De acordo com ele, a época é ideal para a aplicação do produto na terra. A orientação, segundo MOREIRA, é que as famílias procurem a Epagri local para conversar sobre os delates do programa. Ele explicou que o primeiro passo é ter a análise de solo para identificar a necessidade de calcário. Cada agricultor pode pegar até 30 toneladas e o pagamento ocorrer apenas no ano que vem.

O Centro de Treinamentos da Epagri conta com um novo chefe. Funcionário da empresa do governo há 17 anos, ADILSON MOSS assumiu o cargo dia primeiro de junho. Durante 15 anos, ele atuou como técnico da empresa no escritório de Romelândia. Ele disse que a primeira ação que ele desenvolveu no novo cargo foi conhecer os detalhes da estrutura e das atividades do Cetresmo. ADILSON afirmou que ficou surpreso com o convite para assumir o centro de treinamento e que pretende fazer um bom trabalho no local. Ele comentou que pretende intensificar os treinamentos para tornar a estrutura uma referência no atendimento dos agricultores e dos profissionais da Epagri.

O sistema de estacionamento rotativo completa um ano de vigência nesta terça-feira em São Miguel do Oeste. O modelo foi implantado em 11 de junho de 2018 para resolver o problema da falta de vagas de estacionamento no centro da cidade. O gestor do Estacionamento Digital, JUNIOR DE OLIVEIRA, esteve no Peperi Entrevista de hoje e fez uma avaliação positiva dos primeiros 12 meses do rotativo. Hoje a tarde, o programa Boa Tarde Peperi também vai abordar o primeiro aniversário do estacionamento pago. O programa vai ouvir a opinião das pessoas na rua e a avaliação da Serbet, da Polícia Militar e da prefeitura sobre o sistema. Os detalhes você confere no Globo em Foco de amanhã.

O comércio de São Miguel do Oeste tem uma boa expectativa de vendas para o dia dos namorados. A data é comemorada nesta quarta-feira e os comerciantes da cidade esperam uma boa procura por presentes. De acordo com o presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER, a projeção é de um aumento entre quatro e cinco por cento na venda de presentes na comparação com a mesma data do ano passado. O presidente disse que o movimento já foi bom no sábado especial de compras com atendimento até as quatro horas da tarde. Ele comentou que além das lojas, restaurantes também criaram promoções especiais para a atrair os consumidores.

A prefeitura de São Miguel do Oeste realizou, na última semana, mais três encontros da segunda etapa do programa O Povo Fala. As reuniões aconteceram na linha Aparecida, bairro Estrela e linha Jacutinga do Arroio Veado. Na noite de terça-feira, o encontro para prestação de contas ocorreu na linha Nossa Senhora Aparecida, reunindo também moradores da linha Parda. Na quarta, foi a vez do bairro Estrela e na quinta-feira, da linha Jacutinga do Arroio Veado, abrangendo também a linha Juvêncio. Para esta semana, está marcada apenas uma reunião, na noite de quinta-feira. O encontro, a partir das sete horas da noite, será no bairro Progresso.

As duas mil doses de vacinas contra a gripe disponibilizadas para a população em geral de São Miguel do Oeste já foram todas aplicadas e o município está com o estoque zerado. A informação é do secretário de Saúde, LEONIR CARON. De acordo com ele, as vacinas acabaram na última sexta-feira. CARON confirmou que o município conseguiu cumprir 90 por cento da meta imposta pelo Ministério da Saúde para os grupos prioritários. Ele recomendou que pessoas que não se vacinaram devem procurar as clinicas particulares para se imunizar contra a gripe. CARON disse ainda que está satisfeito com o resultado positivo alcançado com a campanha de imunização deste ano.

Cerca de 300 quilos de eletrônicos e 30 pneus foram recolhidos em mais uma ação nos bairros de São Miguel do Oeste. No último sábado, a ação foi realizada no bairro Jardim Peperi e à exemplo dos outros bairros, o resultado foi positivo. A ação de recolhimento de lixos e pneus está sendo realizada desde o último mês e visa abranger todos os bairros. O trabalho já ocorreu em vários pontos e tem o objetivo de eliminar locais de possíveis focos do mosquito da Dengue. CARON lembra que no próximo sábado a equipe estará pela parte da manhã ao lado da Igreja no bairro São Jorge. Além do São Jorge, a campanha será realizada em outras datas nos bairros, Santa Rita, Progresso, São Gotardo e Andreatta.

A enquete do programa Boa Tarde Peperi de sexta-feira mostrou que as mudanças propostas pelo governo de BOLSONARO no Código de Trânsito Brasileiro estão dividindo as opiniões dos moradores do município. O programa perguntou se as pessoas concordam com a aumento de limite de pontos da carteira de 20 para 40 e com a ampliação do prazo de renovação da CNH para 10 anos. ANDERSON DE SOUZA disse que a ampliação do limite de pontos é bom por um lado, mas ruim por outro porque os motoristas podem ficar menos atentos e cometer mais infrações. EDIVALDO DA SILVA comentou que concorda com o aumento do prazo para renovação da CNH. Ele também disse que 20 pontos é um limite muito baixo e o governo faz bem em ampliar esse número.

A proposta de aumento do prazo de renovação da CNH e o limite de pontos para ter o direito de dirigir suspenso só vai beneficiar os infratores. A posição é do aposentado EDUARDO CIEPLAK. Ele disse que medida vai ser boa para quem comete infrações. ELIANDRO MARQUEZINSKI afirmou que a proposta de ampliação da renovação da carteira de habilitação para dez anos é muito boa. Sobre a alteração do limite para 40 pontos, o taxista disse que a ideia não é boa. ELIANDRO afirmou que muita gente vai se aproveitar e fazer barbaridades no trânsito.

A proposta de aumento do limite de pontos na carteira para ter o direito de dirigir suspenso é muito positiva. A avaliação é do Sindicato dos condutores de veículos e trabalhadores em transportes rodoviários de cargas

Presidente do Sindicato ONIRIO GROLLI. Ele disse que essa é uma questão de sobrevivência para o trabalhador. GROLLI disse que o profissional não vai deixar de respeitar as leis de transito ou cometer mais infrações porque o limite de pontos será ampliado. O presidente do Sindimotor destacou que também concorda com o aumento do prazo de renovação da CNH, mas apenas para os motoristas profissionais.

O presidente do Conselho municipal de trânsito, ROBERTO RISTOW, não vê com bons olhos a proposta de alteração do código de trânsito do governo de JAIR BOLSONARO. Ele disse que 10 anos é um prazo muito grande para renovar a CNH. RISTOW também disse que a elevação de 20 para 40 pontos como limite para ter o direito de dirigir suspenso é um exagero que só vai beneficiar os motoristas que cometem infrações. Durante o Boa Tarde Peperi, ele defendeu uma proposta intermediária. Na visão de RISTOW, aumentar o limite para 25 pontos da carteira já seria uma avanço importante e positivo.

O líder do governo na Assembleia, deputado MAURICIO ESKUDLARK, defendeu nesta segunda-feira na Peperi, a redução do repasse de recursos para órgãos e poderes. O projeto da LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias do governo do estado, que prevê a diminuição do duodécimo pode ser votado ainda nesta semana em plenário. Na situação atual, Alesc, Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado e Udesc podem contar, juntos, com 21 vírgula 88 por cento da receita líquida do Estado prevista para este ano. Se o projeto de CARLOS MOISÉS for aprovado, esse total cairia para 19 vírgula 69 por cento, o que poderia gerar uma folga de até 400 milhões por ano no duodécimo. Para ESKUDLARK, o projeto é importante para o estado fazer frente a demanda de serviços da população.

O projeto que trata da redução do duodécimo para os poderes ainda está na comissão de finanças. O parecer do relator da comissão, MARCOS VIEIRA é contra a intenção do governo de diminuir os repasses para órgãos como a Alesc e Tribunal de Justiça. No Peperi de Entrevista desta segunda-feira, o líder do governo MAURICIO ESKUDLARK disse que a estratégia é elaborar um outro parecer e tentar manter a proposta original do governo. Depois que passar pela comissão, o projeto vai para votação em plenário, o que pode acontecer ainda nesta semana. MAURICIO disse que a redução do duodécimo é importante porque vai beneficiar diretamente a sociedade. O deputado afirmou que os poderes precisam entender que a população quer um estado com menos gastos e todos devem se adaptar a essa nova realidade.

Os poderes já se manifestaram contra a redução do chamado duodécimo. O Tribunal de Justiça, por exemplo, alega que a proposta é inconstitucional e que a diminuição dos repasses pode provocar o fechamento de varas e afetar o trabalho da justiça. O Ministério Público, por sua vez, diz que o projeto, se aprovado, vai provocar o fechamento de todos os Gaecos e de 63 Promotorias de Justiça pelo estado. Ontem, os órgãos emitiram uma nota coletiva afirmando que a aprovação do projeto deixar os “orçamentos colapsados”. O líder do governo na Alesc, MAURICIO ESKUDLARK disse que a redução no duodécimo não vai afetar os poderes de modo expressivo. Para ele, a reclamação é choro de quem vai receber menos dinheiro do governo.

Uma mulher ficou ferida em um acidente de trânsito no começo da manhã de hoje em São José do Cedro. A colisão aconteceu por volta das sete e meia da manhã no centro da cidade e envolveu uma motocicleta Biz e um Palio. A condutora da moto sofreu lesões aparentemente leves e foi conduzida ao posto de saúde do Bairro São Cristóvão para atendimento médico. A condutora do Pálio saiu ilesa e prestou socorro a motociclista.

Uma motocicleta que havia sido furtada há cerca de 10 anos foi recuperada em Guaraciaba. O veículo foi encontrando na Linha Ouro Verde, interior do município, durante a Operação Gulliver da Polícia Militar. De acordo com a Polícia Militar, várias motocicletas foram apreendidas e muitas não puderam ser identificadas no dia da operação por estarem com o chassi ou motor adulterados. Após a realização do exame pelo Instituto Geral de Perícia de São Miguel do Oeste, uma das motocicletas foi identificada como o veículo furtado em 2009 durante a Faismo de São Miguel do Oeste. A pessoa que estava na posse da motocicleta no dia da abordagem vai responder pelo crime de receptação. A moto será devolvida ao proprietário.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.