ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 11-06-2019 Terça-Feira

-OAB PEDE AFASTAMENTO DE MORO E DALLAGNOL DAS FUNÇÕES PÚBLICAS

-MOISÉS ANUNCIA SEIS OBRAS DE INFRAESTRUTURA PARA CINCO REGIÕES DE SC

-EMPRESA TERCEIRIZADA RETOMA OBRAS DE MODERNIZAÇÃO NA ESTRADA DE TAQUARUSSU

-CONCORRÊNCIA PÚBLICA PARA VENDA DE LOTES EM DESCANSO SERÁ REALIZADA NO DIA 24

-ATIVIDADE FÍSICA CONTRIBUI PARA MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA DE ALUNOS DA APAE

-CAPS AMPLIA EQUIPE DE PROFISSIONAIS PARA ATENDER AUMENTO NA DEMANDA DE PACIENTES

-CAMINHÃO DESGOVERNADO COLIDE CONTRA VEÍCULOS E EMPRESA

-POLÍCIA RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA HÁ QUASE DEZ ANOS


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.


Dez candidatos foram anunciados, nesta segunda-feira, para substituir THERESA MAY como líder do Partido Conservador e, consequentemente, no cargo de primeiro-ministro do Reino Unido. MAY deixou a liderança do partido no dia sete de junho, mas permanece como primeira-ministra até que seu sucessor seja anunciado, o que deve acontecer na semana de 22 de julho. A primeira rodada de votação, para começar a reduzir o número de candidatos para apenas dois, será na manhã de quinta-feira.


O ano de 2019 já é o pior em quase três décadas em número de casos registrados de sarampo nos Estados Unidos. Um balanço das autoridades de saúde pública divulgado nesta segunda-feira aponta que o país registrou 41 novos casos da doença até seis de junho, subindo o total do ano para mil e 22. Até agora, o surto já se disseminou por 28 dos 50 estados americanos e é considerado o pior desde 1992, quando dois mil 126 casos foram registrados no país.


O ministro das Relações Exteriores do México, MARCELO EBRARD, disse nesta segunda-feira que medidas acordadas com os Estados Unidos na semana passada para conter o fluxo de imigrantes que chegam ao México vindos da América Central serão avaliadas após 45 dias. Em coletiva de imprensa, ele disse que, caso o México consiga reduzir o número de pessoas que entram no país, a atitude vai mostrar que as medidas tomadas pelo governo mexicano estão funcionando. Não houve uma meta específica de redução.


O procurador federal DELTAN DALLAGNOL defendeu nesta segunda-feira a imparcialidade da Lava Jato e disse que a operação acusou políticos e pessoas ligadas a diversos partidos. A manifestação ocorreu depois do vazamento de mensagens extraídas do aplicativo Telegram atribuídas a procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, entre eles DALLAGNOL, e ao então juiz SÉRGIO MORO, atual ministro da Justiça. No vídeo, DALLAGNOL diz ser natural a comunicação entre juízes e procuradores sem a presença da outra parte. Afirmou ainda que o Ministério Público Federal teve processos recusados e que 54 pessoas denunciadas pelo MPF foram absolvidas por Moro. Ontem, o Conselho do Ministério Público abriu uma sindicância contra os procuradores envolvidos no caso.


Entidades representativas de juízes, procuradores e advogados se manifestaram nesta segunda-feira sobre o vazamento de mensagens extraídas do aplicativo Telegram atribuídas a procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, entre eles DELTAN DALLAGNOL, e ao então juiz SÉRGIO MORO. Todas as entidades cobraram a apuração dos fatos. A Associação dos Juízes Federais do Brasil disse que "aguarda serenamente que o conteúdo do que foi noticiado e os vazamentos que lhe deram origem sejam devida e rigorosamente apurados". O Conselho Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil recomendou o afastamento de MORO e de procuradores. A OAB cobrou a análise da íntegra dos documentos e uma ampla investigação para que seja formado juízo definitivo de valor.


O Secretário de Comunicação da Presidência, FABIO WAJNGARTEN, disse nesta segunda-feira que o presidente JAIR BOLSONARO manifestou confiança em seu ministro da Justiça e Segurança Pública, SÉRGIO MORO, após o vazamento de mensagens relacionadas à operação Lava Jato. WAJNGARTEN disse que BOLSONARO afirmou que confia irrestritamente no ministro MORO. O presidente deve se reunir hoje com o ministro da Justiça para discutir o conteúdo das mensagens revelada pelo site. SÉRGIO MORO afirmou nesta segunda-feira que não deu nenhuma orientação nas mensagens trocadas com integrantes da força-tarefa da Lava Jato quando era juiz daVara da Justiça Federal, em Curitiba. Ele disse que trechos das conversas não mostram nenhuma prática ilegal. Quanto ao conteúdo, ele disse que “no que diz respeito à minha pessoa, não vi nada de mais".


O boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, divulgado nesta segunda-feira, apontou que Santa Catarina soma 13 mortes e 106 casos de gripe neste ano. Os dados contabilizam os casos registrados até a última sexta. Até 31 de maio, eram 12 mortes e 95 casos de gripe no Estado. A morte mais recente foi confirmada no dia três de junho, em Joinville. A vítima foi uma mulher de 79 anos que sofria de doença cardiovascular e diabetes. Segundo a Dive-SC, todas as pessoas que morreram tiveram o quadro agravado por um fator de risco, como diabetes ou doença cardiovascular crônica. Os casos confirmados incluem 41 cidades catarinenses.


Pioneira nas exportações de frango, Santa Catarina retomou também a liderança nas exportações de frango nestes primeiros cinco meses de 2019, segundo o Centro de Socieconomia e Planejamento Agrícola da Epagri. De janeiro a maio foram embarcadas 626 mil toneladas, gerando receitas de um bilhão de dólares. Esse faturamento representa 39 por cento do faturamento nacional, permitindo ultrapassar o Paraná, que há uma década havia tomado liderança de Santa Catarina. Nos últimos anos o Estado sempre tinha ficado com uma fatia abaixo de 30 por cento nas exportações.


Cinco regiões de Santa Catarina terão seis novas obras de infraestrutura. O anúncio do novo pacote de investimento foi reforçado pelo próprio governador CARLOS MOISÉS na manhã desta segunda-feira durante a coletiva de imprensa na Associação Comercial e Industrial de Florianópolis. A expectativa é de que as primeira cidades contempladas sejam Florianópolis e Chapecó. Também ontem foi assinada a ordem de serviço para a revitalização de 12 quilômetros da SC-401, em Florianópolis. As obras de finalização do Contorno Viário, entre a BR-282 e a SC-283, em Chapecó, já haviam sido anunciadas na última sexta-feira. O investimento em Florianópolis deve ser em torno de 32 milhões e no oeste, o valor orçado é de, aproximadamente, 25 milhões de reais.


-EMPRESA TERCEIRIZADA RETOMA OBRAS DE MODERNIZAÇÃO NA ESTRADA DE TAQUARUSSU

-CONCORRÊNCIA PÚBLICA PARA VENDA DE LOTES EM DESCANSO SERÁ REALIZADA NO DIA 24

-ATIVIDADE FÍSICA CONTRIBUI PARA MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA DE ALUNOS DA APAE

-CAPS AMPLIA EQUIPE DE PROFISSIONAIS PARA ATENDER AUMENTO NA DEMANDA DE PACIENTES


São João do Oeste realiza hoje formatura do Proerd. Esta foi à décima oitava turma do projeto que iniciou em 2001 no município. Conforme a secretária da educação, SILVANE BAUMGARTEN, a programação inicia às 14 horas no ginásio do Centro Educacional. Serão 48 alunos do quinto ano das escolas de Cristo Rei Ervalzinho, Centro Educacional São João do Oeste e da escola de Ervalzinho. A secretária faz avaliação positiva do Proerd que tem foco em orientações e valorização humana procurando manter as crianças e adolescentes longe das drogas. SILVANE informa que no evento desta terça-feira terá pronunciamentos e premiação dos alunos destaques nas aulas e também em redação feita durante o curso. Conforme a secretária, a parceria com a Policia Militar é fundamental na orientação correta dos estudantes.


Secretária da Educação de São João do Oeste aponta benefícios do Proerd. SILVANE BAUMGARTEN diz que as aulas com a presença de um policial militar são produtivas. Ela considera que o aluno desenvolve melhor o aprendizado pelo respeito e admiração que possui na figura do policial. Por ser a décima oitava turma já é possível avaliar que as consequências do Proerd são positivas. SILVANE lembra que a conjuntura do trabalho objetiva evitar as drogas e a violência e gerar uma perspectiva animadora. De acordo com a secretária, o consumo de bebida alcoólica é uma questão cultural e ampla divulgação. No programa da PM, os alunos são conscientizados da importância do consumo moderado e de um comportamento adequado na sociedade. SILVANE relata que os professores constatam evolução em diferentes disciplinas após orientações do programa.


CRAS de São João do Oeste realiza roteiro de rodas de conversa sobre inteligência emocional nas comunidades do município. Segundo a coordenadora do CRAS, CRISTIANE DOS REIS, os encontros são realizados mensalmente, sempre contemplando uma comunidade diferente. Ela explica que a temática, inteligência emocional, objetiva proporcionar momentos de reflexão sobre sentimentos e emoções, levando em conta a grande demanda de problemas emocionais e psicológicos que é identificada em pacientes de toda região. As orientações são repassadas por psicóloga e assistente social. CRISTIANE destaca que dois encontros já foram realizados em Cristo e Beato Roque, com boa participação dos munícipes. A próxima roda de conversa será no dia 18, às 14 horas, na linha Ervalzinho. A coordenadora lembra que o convite para os encontros é feito pelos agentes de saúde nas visitas mensais.


Condições climáticas favoráveis permitem avanços nos trabalhos no interior de Descanso. Em vários locais do interior, as estradas rurais, os acessos às propriedades e o programa Porteira Adentro tiveram avanços na última semana. Com as condições climáticas favoráveis, as secretarias de transportes e da agricultura, conseguem atender a demanda de serviços. Conforme o secretário PAULO HENRIQUE BURIN, na semana passada, equipes fizeram melhorias em trechos nas comunidades de São Valentin, Pratinha e Cachoeirinha, com serviços de patrolamento, cascalhamento, compactação, reparos e colocação de novos bueiros. No setor da agricultura, a secretária MARLISE LOVATEL cita trabalhos nas estradas gerais, acessos e na parte interna das propriedades, quando possível, de acordo com o cronograma de solicitações.


Em Tunápolis os trabalhos do setor de obras e transportes envolvem serviços de retroescavadeira, patrolas e rolo. O serviço de nivelamento está sendo feito na estrada na Linha Heck em Fátima. A estrada para Linha Canaleta foi cascalhada e batido rolo. Foi feita também a abertura de canais para o desvio das águas pluviais, com colocação de tubos na comunidade de Pitangueira na extensão do asfalto, pois o grande volume de água danificou o trecho. O setor de obras conta com uma equipe de três pessoas especializadas na colocação de tubos. A estrada geral de Linha Pitangueira foi escarificada e compactada com rolo. Esse trajeto tem grande fluxo de caminhões, por ser uma ligação entre os municípios da fronteira. Conforme o secretário, JULINHO ZINHANE, os trabalhos estão sendo realizados em todas as comunidades. A manutenção é também preventiva, para minimizar estragos causados pelas fortes chuvas.


Seminário regional de prevenção as deficiências supera número de inscrições. Ano passado foram 300 inscritos, e este ano o número aumentou para 700. O evento irá discutir estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento do autismo. De acordo com a terapeuta ocupacional da APAE de Iporã do Oeste e coordenadora regional do programa de prevenção as deficiências das APAES do Vale do Uruguai, PATRÍCIA MELLO, o seminário, na segunda edição, será realizado neste sábado em SMOeste, durante todo o dia no centro cultural. O Vale do Uruguai abrange nove APAES da região extremo oeste. O evento ocorre em parceria com a Assembleia Legislativa e a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiências. PATRÍCIA explica que a discussão será voltada para profissionais da assistência social, saúde e educação, mas é aberto a população em geral.


O tema do segundo seminário de prevenção as deficiências, transtorno do espectro autista, será abordado pelo doutor JOSÉ RAIMUNDO FACION. O psicólogo, graduado na Alemanha, possui doutorado no departamento de psiquiatria infanto juvenil e pós-doutorado em neuropediatria, também na Alemanha. A terapeuta ocupacional e coordenadora regional do programa de prevenção as deficiências das APAES do Vale do Uruguai destaca que o psicólogo possui um amplo conhecimento sobre autismo, com experiência na psicologia infantil, o que irá contribuir na sua missão de repassar informações aos profissionais que atendem as APAEs sobre como prevenir e identificar o autismo, e definir estratégias de tratamento. PATRÍCIA MELLO faz uma avaliação muito positiva do primeiro seminário, que contou com palestras sobre autismo, desde o diagnóstico até o tratamento, e outro tema que abordou as síndromes genéticas raríssimas.


Empresa terceirizada retoma obras de modernização na estrada de Taquarussu. Os trabalhos no local iniciaram a pouco mais de dois meses. A retomada das obras estava prevista ainda para a semana passada, o que não ocorreu em função da dificuldade de acesso as cascalheiras devido a umidade. Conforme o sócio proprietário da empresa Bertolin Terraplenagens de Anchieta, PAULO ROBERTO BERTOLIN, os serviços foram retomados nesta segunda-feira, iniciando nas caixas de água da Casan em direção a comunidade. Ele comenta que a obra já se estende por um tempo maior que o previsto, e para maior rendimento dos serviços, é solicitado aos moradores e demais usuários que não utilizem o trecho evitando que as máquinas precisem interromper os serviços. BERTOLIN cita que para os serviços a empresa utiliza duas retroescavadeiras, caminhão, rolo, trator esteira e patrola.


Concorrência pública para venda de lotes do município de Descanso será realizada no dia 24. Conforme a presidente da comissão de licitações da prefeitura de Descanso, TAIS DURIGON, no dia 24 de junho ocorre à entrega dos envelopes, documentos e propostas dos interessados em adquirir imóveis do município que estão a venda. A entrega deve ser feita até as oito horas e 30 minutos na prefeitura, e logo após, as nove horas, inicia a sessão para abertura e conferência das propostas. TAIS explica que podem se candidatar a compra dos lotes pessoas físicas, mediante apresentação de documento oficial com foto, ou jurídicas, mediante apresentação do contrato, documentos do responsável legal da empresa ou por meio de carta credenciamento. Ainda durante a sessão, os interessados devem apresentar um comprovante do pagamento da garantia. Esse valor de calção é correspondente a 5% do valor do bem imóvel.


O interessado no imóvel que ofertar no envelope fechado o maior valor será o vencedor da compra. No dia 24 não serão permitidos lances, apenas o valor que for citado no envelope. A presidente da comissão de licitações da prefeitura de Descanso explica que mais informações sobre os lotes disponíveis para venda podem ser obtidas na prefeitura, no setor de licitações. TAIS DURIGON lembra que o valor em calção será devolvido em até cinco dias aos que não forem os vencedores. Já os interessados vencedores das propostas, terão o valor deduzido no valor final. Os vencedores das propostas tem prazo de 60 dias para efetuar o pagamento dos lotes. Com o valor que for arrecadado na venda dos lotes, um dos objetivos da administração é o investimento na conclusão do ginásio municipal.


Atividade física contribui para melhora da qualidade de vida de alunos da APAE. De acordo com o professor de educação física da APAE de Iporã do Oeste, VALMOR REIS, a atividade física, seja diária ou ao menos algumas vezes por semana, traz benefícios para a saúde de todas as pessoas, além disso, melhora a qualidade de vida e a auto-estima. Na escola especial, o professor comenta que é preciso desenvolver as atividades levando em conta as limitações de cada aluno. Além de educador físico, o atendimento é feito com acompanhamento de fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, psicólogo e terapeuta ocupacional. VALMOR REIS ressalta que as pessoas com síndrome de Down aumentaram muito a sua expectativa de vida em função de todo acompanhamento que recebem e do próprio convívio social, mas é preciso atenção maior a importância deles se manterem ativos e evitarem os problemas do sedentarismo.


O professor de educação física explica que para despertar o interesse dos alunos pela atividade física a APAE associa a integração social com o esporte. VALMOR REIS cita como exemplo os eventos que os apaianos participam, como a olimpíada estadual no ano passado, em que a escola de Iporã do Oeste obteve a primeira colocação de Santa Catarina na modalidade de bocha. O professor lembra que muitos alunos que tem alguma deficiência ou dificuldade de locomoção já utilizam medicamentos que favorecem o ganho de peso, e por isso a escola procura orientar tanto os estudantes como seus familiares, a adotarem uma alimentação saudável associada a prática da atividade física. VALMOR diz que como os alunos da APAE já tem um envelhecimento mais precoce, a atividade é importante para melhorar a flexibilidade, fortalecer os ossos e as articulações. O professor enfatiza que os benefícios são percebidos ano após ano.


CAPS de Mondaí amplia equipe de profissionais para atender aumento na demanda de pacientes. De acordo com a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial, NATALIA DA SILVA, a média de pacientes que está em atendimento atualmente, é de 350 pessoas dos quatro municípios de abrangência, sendo Mondaí, Iporã do Oeste, São João do Oeste e Riqueza. Ela explica que a partir desta segunda-feira o CAPS conta com mais uma psicóloga que vai atuar 20 horas no atendimento individual, em grupo ou as famílias. O CAPS já conta com outros dois psicólogos, cada um com 20 horas. NATALIA cita também a contratação de mais uma artesã, pois a profissional que atuava até o momento não atendia a demanda. Cada artesã vai trabalhar 20 horas semanais, e as profissionais irão se dividir para os atendimentos dos grupos, conforme escala definida pela coordenação.


A coordenadora do CAPS cita que o atendimento aos usuários é feito com foco na melhora da sua saúde, mas associado a isso, o objetivo é recuperar a autonomia dos pacientes, a sua auto-estima, bem como, a ocupação com atividades saudáveis e que possam inclusive gerar renda. NATALIA DA SILVA comenta que as atividades em grupo também permitem a integração dos pacientes entre si, já que muitos deles têm receio de conviver ou falar em público. Para a manutenção do CAPS e dos profissionais, a coordenadora explica que o centro recebe recursos das quatro prefeituras das quais o CAPS atende pacientes. Com as contratações, a equipe passa a contar com três psicólogos, duas artesãs, nutricionista, assistente social, educador físico, enfermeira, duas auxiliares de serviços gerais, estagiária de psicologia, além de médico que atende duas vezes por semana e psiquiatra que atende uma vez ao mês.


-CAMINHÃO DESGOVERNADO COLIDE CONTRA VEÍCULOS E EMPRESA

-POLÍCIA RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA HÁ QUASE DEZ ANOS


Homem é preso por descumprir medidas restritivas devido a crime ambiental. Nesta segunda-feira, Policiais Civis de Descanso cumpriram um mandado de prisão expedido pelo Poder Judiciário da Comarca contra um homem de 33 anos. O preso havia sido condenado a medidas restritivas de direito pela prática de crime ambiental, consistente na pesca em época de piracema, porém não cumpriu as obrigações legais, convertendo-se em prisão. Ele não ofereceu resistência e foi encaminhado ao Fórum da Comarca de Descanso para início do cumprimento da pena.


Buraco na pista provoca acidente na SC 283 e motorista registra BO para cobrar danos no veículo. O acidente ocorreu por volta das 19 horas e 20 minutos da noite de ontem, na SC 283 em Caibi. Conforme a Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, um Prisma, de Cunha Porã, acabou se chocando contra um buraco existente na pista. A motorista, uma mulher de 30 anos, não se feriu. A motorista registrou Boletim de Ocorrência, em função dos danos registrados no carro. A manutenção da rodovia é de responsabilidade do Deinfra. Motoristas que trafegam no trecho reclamam das condições da pista, que causam transtornos aos veículos e proprietários devido à grande quantidade de buracos.


Torcedor é condenado por racismo contra jogador em Palmitos. Um torcedor que proferiu xingamentos racistas a um jogador após uma partida de futebol amador em Palmitos, terá de prestar serviços comunitários por um ano e quatro meses e ainda pagar um salário mínimo para entidade de caridade. A condenação pelo crime de injúria racial qualificada, imposta pelo juízo de origem, foi confirmada em julgamento da quinta Câmara Criminal do Tribunal de Justiça. De acordo com os autos, o réu dirigiu palavras racistas a um jogador do time rival, chamando-o de "preto, nego sujo, corvo, filha da puta" na presença de várias pessoas e sem nenhum motivo aparente, no momento em que o atleta deixava o gramado. Era final de campeonato e o jogador ofendido havia sido expulso durante uma confusão em campo. Testemunhas atestaram que os xingamentos foram dirigidos exclusivamente ao jogador na passagem dele ao vestiário, sem que houvesse provocação anterior. O acusado negou que ele ou outros torcedores tenham feito xingamentos racistas ao fim da partida.


Carro e trator colidem em cruzamento de ruas de Iporã do Oeste. O acidente ocorreu por volta das 14 horas desta segunda-feira, no cruzamento das ruas Sete de Fevereiro e Anildo Heisler, no bairro Novo Horizonte, em Iporã do Oeste. Segundo a Polícia Militar, o trator iria realizar uma conversão à esquerda, mas, como não possuía a sinalização adequada para indicar a manobra, o Fiesta, que seguia logo atrás da máquina agrícola e também faria a mesma manobra, não conseguiu evitar a colisão. O trator e o Fiesta são de Iporã do Oeste e nos veículos havia apenas os motoristas. Ninguém se feriu e houve apenas danos nos veículos.


Caminhão desgovernado colide contra veículos e empresa em São José do Cedro. A ocorrência foi registrada na manhã desta segunda-feira, por volta das 11 horas e 30 minutos no bairro Isol em SJCedro, próximo ao posto Tio Ugo. Conforme populares, um caminhão guincho estaria estacionado, quando em determinado momento acabou "desandando", vindo a colidir contra dois carros e na empresa Cedro Bike. A estrutura da empresa e algumas bicicletas foram danificadas. Ninguém se feriu.


Motocicleta furtada há quase dez anos é recuperada em Guaraciaba. Uma moto que havia sido furtada em 2009 durante evento da FAISMO em São Miguel do Oeste, foi recuperada em Guaraciaba pela Polícia Militar durante a realização da Operação Gulliver, na Linha Ouro Verde. No dia várias motocicletas que se encontravam irregulares foram apreendidas e as que não foram identificadas de imediato, por estarem com chassi ou motor adulterados, foram encaminhadas pela Polícia Civil para perícia. Após a realização do exame pelo Instituto Geral de Perícia de São Miguel do Oeste, uma das motos foi identificada e a polícia verificou que era a moto que havia sido furtada naquele ano. A pessoa que estava na posse da motocicleta no dia da abordagem vai responder pelo crime de receptação, com pena de até quatro anos. O bem será restituído pela Polícia Civil ao proprietário.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.