ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 11/06/2019

-OAB PEDE AFASTAMENTO DE MORO E DALLAGNOL DAS FUNÇÕES PÚBLICAS
-MOISÉS ANUNCIA SEIS OBRAS DE INFRAESTRUTURA PARA CINCO REGIÕES DE SC
-COMISSÃO CULTIVA FLORES PARA DECORAÇÃO DA EXPO CEDRO
-PROGRAMAÇÃO DAS SANTAS MISSÕES POPULARES ENCERRA EM AGOSTO NA MATRIZ
-LIDERANÇAS TEMEM QUE NOVAS REGRAS PARA PRODUÇÃO GEREM ESCASSEZ DE LEITE
-MUTIRÃO DE LIMPEZA ATENDE QUATRO LOTEAMENTOS DE GUARUJÁ DO SUL
-CELESC DEVEVOLTAR A INTERROMPER FORNECIMENTO DE ENERGIA PARA REPAROS NA REDE
-ESCOLAS CONTABILIZAM 40% DE PREJUÍZO COM FESTA DEVIDO AO APAGÃO
-MOTO FURTADA HÁ DEZ ANOS É RECUPERADA EM OPERAÇÃO
-COLISÃO LATERAL DEIXA MOTOCICLISTA FERIDA EM SJCEDRO

O tempo está ensolarado. A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.

Dez candidatos foram anunciados, nesta segunda-feira, para substituir THERESA MAY como líder do Partido Conservador e, consequentemente, no cargo de primeiro-ministro do Reino Unido. MAY deixou a liderança do partido no dia sete de junho, mas permanece como primeira-ministra até que seu sucessor seja anunciado, o que deve acontecer na semana de 22 de julho. A primeira rodada de votação, para começar a reduzir o número de candidatos para apenas dois, será na manhã de quinta-feira.

O ano de 2019 já é o pior em quase três décadas em número de casos registrados de sarampo nos Estados Unidos. Um balanço das autoridades de saúde pública divulgado nesta segunda-feira aponta que o país registrou 41 novos casos da doença até seis de junho, subindo o total do ano para mil e 22. Até agora, o surto já se disseminou por 28 dos 50 estados americanos e é considerado o pior desde 1992, quando dois mil 126 casos foram registrados no país.

O ministro das Relações Exteriores do México, MARCELO EBRARD, disse nesta segunda-feira que medidas acordadas com os Estados Unidos na semana passada para conter o fluxo de imigrantes que chegam ao México vindos da América Central serão avaliadas após 45 dias. Em coletiva de imprensa, ele disse que, caso o México consiga reduzir o número de pessoas que entram no país, a atitude vai mostrar que as medidas tomadas pelo governo mexicano estão funcionando. Não houve uma meta específica de redução.

O procurador federal DELTAN DALLAGNOL defendeu nesta segunda-feira a imparcialidade da Lava Jato e disse que a operação acusou políticos e pessoas ligadas a diversos partidos. A manifestação ocorreu depois do vazamento de mensagens extraídas do aplicativo Telegram atribuídas a procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, entre eles DALLAGNOL, e ao então juiz SÉRGIO MORO, atual ministro da Justiça. No vídeo, DALLAGNOL diz ser natural a comunicação entre juízes e procuradores sem a presença da outra parte. Afirmou ainda que o Ministério Público Federal teve processos recusados e que 54 pessoas denunciadas pelo MPF foram absolvidas por Moro. Ontem, o Conselho do Ministério Público abriu uma sindicância contra os procuradores envolvidos no caso.

Entidades representativas de juízes, procuradores e advogados se manifestaram nesta segunda-feira sobre o vazamento de mensagens extraídas do aplicativo Telegram atribuídas a procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, entre eles DELTAN DALLAGNOL, e ao então juiz SÉRGIO MORO. Todas as entidades cobraram a apuração dos fatos. A Associação dos Juízes Federais do Brasil disse que "aguarda serenamente que o conteúdo do que foi noticiado e os vazamentos que lhe deram origem sejam devida e rigorosamente apurados". O Conselho Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil recomendou o afastamento de MORO e de procuradores. A OAB cobrou a análise da íntegra dos documentos e uma ampla investigação para que seja formado juízo definitivo de valor.

O Secretário de Comunicação da Presidência, FABIO WAJNGARTEN, disse nesta segunda-feira que o presidente JAIR BOLSONARO manifestou confiança em seu ministro da Justiça e Segurança Pública, SÉRGIO MORO, após o vazamento de mensagens relacionadas à operação Lava Jato. WAJNGARTEN disse que BOLSONARO afirmou que confia irrestritamente no ministro MORO. O presidente deve se reunir hoje com o ministro da Justiça para discutir o conteúdo das mensagens revelada pelo site. SÉRGIO MORO afirmou nesta segunda-feira que não deu nenhuma orientação nas mensagens trocadas com integrantes da força-tarefa da Lava Jato quando era juiz daVara da Justiça Federal, em Curitiba. Ele disse que trechos das conversas não mostram nenhuma prática ilegal. Quanto ao conteúdo, ele disse que “no que diz respeito à minha pessoa, não vi nada de mais".

O boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, divulgado nesta segunda-feira, apontou que Santa Catarina soma 13 mortes e 106 casos de gripe neste ano. Os dados contabilizam os casos registrados até a última sexta. Até 31 de maio, eram 12 mortes e 95 casos de gripe no Estado. A morte mais recente foi confirmada no dia três de junho, em Joinville. A vítima foi uma mulher de 79 anos que sofria de doença cardiovascular e diabetes. Segundo a Dive-SC, todas as pessoas que morreram tiveram o quadro agravado por um fator de risco, como diabetes ou doença cardiovascular crônica. Os casos confirmados incluem 41 cidades catarinenses.

Pioneira nas exportações de frango, Santa Catarina retomou também a liderança nas exportações de frango nestes primeiros cinco meses de 2019, segundo o Centro de Socieconomia e Planejamento Agrícola da Epagri. De janeiro a maio foram embarcadas 626 mil toneladas, gerando receitas de um bilhão de dólares. Esse faturamento representa 39 por cento do faturamento nacional, permitindo ultrapassar o Paraná, que há uma década havia tomado liderança de Santa Catarina. Nos últimos anos o Estado sempre tinha ficado com uma fatia abaixo de 30 por cento nas exportações.

Cinco regiões de Santa Catarina terão seis novas obras de infraestrutura. O anúncio do novo pacote de investimento foi reforçado pelo próprio governador CARLOS MOISÉS na manhã desta segunda-feira durante a coletiva de imprensa na Associação Comercial e Industrial de Florianópolis. A expectativa é de que as primeiras cidades contempladas sejam Florianópolis e Chapecó. Também ontem foi assinada a ordem de serviço para a revitalização de 12 quilômetros da SC-401, em Florianópolis. As obras de finalização do Contorno Viário, entre a BR-282 e a SC-283, em Chapecó, já haviam sido anunciadas na última sexta-feira. O investimento em Florianópolis deve ser em torno de 32 milhões e no oeste, o valor orçado é de, aproximadamente, 25 milhões de reais.

Cinco mil mudas de flores já são cultivadas para a ornamentação da Expo Cedro. A integrante da subcomissão da decoração, CÉLIA TOIGO, revela que as mudas de flores cultivadas são das espécies boca-de-leão, petúnia, amor-perfeito. O trabalho é realizado em parceria com a Casa Familiar Rural que fica situada ao lado do parque onde ocorrerá o evento. Ela salienta que, por meio de um decreto, foi regulamentado o auxílio de universitários do Curso de Arquitetura e Urbanismo para o planejamento dos espaços da feira. CÉLIA cita que, além disso, os membros da comissão e voluntários participam do planejamento sobre o que vai ser utilizado para deixar o Parque de Exposições Balduíno Schneider mais bonito nos dias 26, 27 e 29 de julho. Ela comenta que outra frente de atuação é com o setor de urbanismo e de Obras. As equipes estão reunidas para execução de melhorias nos pavilhões, acesso a campeira e nos cuidados com a grama neste mês que antecede o evento.

Criança de SJCedro realiza sonho com participação da PM durante o aniversário. O último sábado, foi emocionante para a menina ÁGATHA SOPRAN, que mora no loteamento São Domingos, em São José do Cedro. A data vai ficar para sempre na lembrança dela já que desta vez Policiais militares prestigiaram seu aniversário de cinco anos. O momento foi registrado pela família de Ágatha que pode vestir-se de forma parecida com o fardamento da PM. O comandante CLEITON TRECCO destaca que a guarnição conseguiu se organizar para participar da festa durante alguns minutos para valorizar a atitude da menina que é fã da polícia. Ele lembra que o objetivo é justamente de aproximar a sociedade da PM para garantir segurança e bem estar de todos.

Paroquia São José trabalha na reta final da programação das Santas Missões Populares. Conforme o padre SÉRGIO MELZ a programação mais abrangente iniciou ainda em 2017 em comemoração ao jubileu da diocese de Chapecó. Ele explica que a previsão é encerrar na semana da família no dia 17 de agosto. O padre esclareceu que as missões consistem em uma série de pregações, palestras e celebrações dirigidas ao povo cristão, visando aumentar a participação nas missas, catequese e demais ações as pastorais. O pároco comenta que agora as famílias receberão esta vela. Existe um cadastro feito na matriz até o dia 20 para que os interessados em receber a visita e a benção façam a inscrição. Na sequência a equipe de ministros e conselho paroquial farão um cronograma para os próximos dois meses. Padre SÉRGIO comentou que as comunidades estão trabalhando em forma conjunta para os eventos. No encerramento cada localidade e bairro poderão levar cartazes e banner falando um pouco sobre o período de aprendizagem e evangelização.

Epagri participa de ações sobre Meio Ambiente em Anchieta. O extensionista JACIR STRAPASSON ressalta que as atividades estão sendo realizadas durante esse mês em alusão a semana do Meio Ambiente, lembrada de 01 a 05 de junho. Entre elas há palestras nas escolas e coleta de lixo no meio rural. Segundo ele, a Epagri, juntamente com a secretaria de agricultura, está focada na conscientização sobre a preservação das fontes. STRAPASSON salienta que o público envolvido nas ações está participando de forma positiva das atividades e superando as expectativa, já que além das entidades e escolas, há uma série de voluntários. Ressalta que a população de Anchieta tem uma boa conscientização ambiental e, dessa forma, as ações tem boa adesão. Cita o destaque local na agroecologia,sementes crioulas, produção orgânica e sustentabilidade. O extensionista afirma que as atividades ocorrem até o fim do mês, mas que os trabalhos no setor são contínuos pelos técnicos durante as assistências.

Novas exigências na cadeia do leite podem causar falta do produto no mercado. O alerta é do ex-secretário de Estado da Agricultura e coordenador da Aliança Lacta Sul Brasileira, AIRTON SPIES. De acordo com ele, as portarias 76 e 77 do Ministério da Agricultura entram em vigor a partir do dia 30 de maio. São instruções normativas já publicadas e que estabelecem parâmetros do leite cru e industrial em todo território brasileiro. Chama atenção que a novidade nas normativas está nas punições para quem não cumprir as exigências. Segundo SPIES, quem não cumprir as condições na produção não poderá vender o leite. Já a indústria de processamento que não atingir os requisitos terá que descartar o produto. Reforça que este é um fator novo e que causa preocupação em todos os setores da cadeia desde a produção até a comercialização final. A consequência final pode ser a falta de produto no mercado.

Novas normativas do leite estabelecem mudanças significativas em relação a situação atual. O coordenador da Aliança Lacta Sul Brasileira, cita quatro pontos principais que causam preocupação. AIRTON SPIES diz que antes do processamento será exigido o limite máximo de 900 mil placas formadora de bactérias. Analise de mais de mil e 200 amostras apontam que o leite que chega nas indústrias está bem acima desta marca. Outra exigência é da temperatura de chegada na indústria que deve ser no máximo sete graus e esta temperatura costuma ser superior. SPIES também chama atenção para a necessidade de análise obrigatória mensal de resíduos de medicamentos no leite, procedimento considerado caro e sem condições técnicas no momento. Normativas também estabelecem que o produtor que não atingir as metas por três meses será excluído da comercialização. A indústria será proibida de recolher o leite.

Prefeitura de Guaraciaba licita novo veículo para Secretarias de Obras e Agricultura. Conforme o prefeito ROQUE MENEGHINI será comprada uma camionete para ser utilizada para transporte de combustível que abastecem às máquinas que prestam serviços no interior do município. O valor inicial da licitação é de 116 mil reais e os valores para adquirir o veículo serão com recursos próprios da municipalidade. MENEGHINI explica ainda que o motivo da administração adquirir um novo veículo é porque o atual não está em boas condições e gera gastos excessivos em manutenção. O prefeito explica ainda que é necessário dar mais segurança aos servidores que realizam o trabalho nessa finalidade.

Equipe de tributos suspende atendimento ao público para atualização de sistema. Conforme a secretária da Fazenda em SJCedro, VERA COSTA, o atendimento ao público ocorreu normalmente ontem devido ao vencimento do IPTU, para entrega das guias e orientações. A secretária comenta que a partir de hoje o Setor de Tributação não abrirá para atendimento ao público, pois será feita uma atualização de sistema e os profissionais estarão em capacitação. O expediente volta ao normal na próxima segunda-feira.

Prefeitura nos Bairros contempla quatro loteamentos de Guarujá do Sul. Conforme o prefeito CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, no último sábado as ações contemplaram os Loteamentos Tropical, Barth, Nascer do Sol e Jardim Itália. Ele lembra que durante a semana que antecede o mutirão uma equipe de urbanismo promove a limpeza, embelezamento e trabalhos pontuais. Durante a ação houve mobilização dos moradores e de funcionários públicos com almoço comunitário. Ele lembra que na parte ocorreu o ato de entrega da praça esportiva, fruto de investimento de 45 mil reais do poder público. O prefeito destaca que os bairros localizados do outro lado da rodovia tinham carência em espaço de recreação e por isso a obra. A praça conta com campinho de futebol suíço, quadra de vôlei de areia e uma cancha de areia fechada para crianças. O espaço conta com bancos, lixeiras e arborização. CLAUDINHO afirma que o projeto é simples, mas efetivo, pois com autuação conjunta auxilia nos trabalhos de pintura do meio fio, plantio de flores, conserto nas ruas e bueiros e contato com os moradores.

Vereadores apresentam pedidos e cobram informações e medidas da Celesc sobre dois episódios de falta de energia. Durante a sessão de ontem no legislativo de SJCedro o vereador IRONI FEDRIZI pediu para que a equipe de Obras faça o patrolamento e cascalhamento na Rua Maranhão, no Loteamento Alta Colina. Ele solicitou ainda a retirada de uma placa de trânsito que se encontra em cima do quebra-molas nas proximidades do hospital e da residência da família NEME que causa dificuldades na saída de veículos da garagem. Quanto à Celesc o assunto repercutiu devido aos apagões, transtornos e prejuízos registrados. O vereador JOÃO DE ANDRADE encaminhou um pedido de informações. O documento será encaminhado a regional da Celesc com a intenção de que enviem respostas quanto às razões das constantes interrupções no fornecimento de energia. CLÁUDIO WARTHA citou os prejuízos causados principalmente aos agricultores do município, que sofrem constantemente com as quedas de energia.

Celesc trabalha para identificar a causa dos apagões registrados nos últimos dias. Pelo menos sete municípios do Extremo Oeste registraram a interrupção no fornecimento de energia elétrica no dia 28 de maio por cerca de três horas e novamente neste sábado, por pouco mais de duas horas. O gerente regional da Celesc JOSÉ REINALDO VOLKWEIS afirma que por volta das 18 horas e 15 minutos de sábado ocorreu o desligamento da linha de transmissão que abastece a subestação de SJCedro que parte de SMOeste até a estrutura na Linha São Domingos e é responsável por abastecer cerca de 23 mil e 400 unidades.Ele revela que a causa foi o rompimento de um cabo em um local de difícil acesso e foram feitas manobras para distribuição alternativa. Ele revela que as equipes de especialistas em redes estão apurando qual problema atingiu os cabos nas duas situações: referente a vibração, ação do vento, raios ou outras intempéries. Os maiores problemas foram em SJCedro, Guarujá do Sul e Dionísio Cerqueira. Palma Sola recebeu sinal da subestação de São Lourenço do Oeste. Anchieta e Princesa tiveram a carga transferida para SMOeste.

Linha de transmissão de energia atingida por problemas nos últimos dias é considerava nova pela Celesc. O gerente regional JOSÉ REINALDO VOLKWEIS revela que são 28 anos de implantação da linha que é considerada nova, já que a vida útil costuma passar de cinco décadas sem nenhum tipo de problema. O gerente regional antecipa que nos próximos dias será necessário um desligamento para os reparos e substituições de equipamentos necessárias. ZECA garante que está sendo feita uma organização antecipada para que os consumidores possam se programar. Segundo o gerente regional, a equipe trabalha na elaboração de um relatório técnico apontando as causas das panes para a adoção de medidas que evitem novos rompimentos. Ele reconhece que a interrupção gerou transtornos para sociedade em relação ao trabalho e eventos que ocorriam. O gerente esclarece que o ressarcimento em caso de prejuízos comprovados segue a legislação estabelecida da ANEEL. A resolução prevê limites e frequência nas interrupções de até quatro horas.

Colégio São José e Núcleo Santo Isidoro contabilizam cerca de 40 por cento de prejuízo com a festa junina devido à falta de luz. A diretora da escola estadual de SJCedro, ROSIMAR ANGELI afirma que a equipe ficou frustrada e decepcionada com a situação. A diretora relata que embora a festa tenha começado à tarde o auge costuma ocorrer entre as 18 e 20 horas, quando muitas pessoas buscam os quitutes para a janta. Ela explica que devido a problema no fornecimento de energia o movimento caiu e houve sobra de alimentos, diferente dos anos anteriores. Lembra que toda produção seque estimativa de edições passadas quando todos os lanches são comercializados. ROSIMAR citou ainda os transtornos com as apresentações que estavam programadas e várias crianças e familiares tiveram que esperar pela retomada. A escola atuou com a luz de emergência para que o evento não precisasse ser cancelado gerando prejuízos ainda maiores. A diretora lembra que a festa é o único evento promovido para arrecadação de lucros para o educandário. Os lanches que sobraram foram condicionados e foram vendidos ao público ontem e distribuídos aos estudantes.

Caminhão desgovernado colide contra veículos e empresa em São José do Cedro. A ocorrência foi registrada na manhã desta segunda-feira, por volta das 11 e meia no bairro Isol em SJCedro, próximo ao posto Tio Ugo. Conforme populares, um caminhão guincho estaria estacionado, quando em determinado momento acabou "desandando", vindo a colidir contra dois carros e na empresa Cedro Bike. A estrutura da empresa e algumas bicicletas foram danificadas. Ninguém se feriu. As causas do incidente não foram informadas pela polícia.

Empresa de SMOeste é fechada após prisão de proprietários acusados de receptação. A Divisão de Investigação Criminal interditou o estabelecimento comercial alvo de fiscalização no dia 25 de maio, ocasião em que um dos sócios foi autuado em flagrante pelo crime de receptação de um veículo furtado na cidade de Curitiba. Dias depois, o outro proprietário da empresa foi preso preventivamente e ainda permanece recolhido na Unidade Prisional local. Haja vista que um dos sócios é multirreincidente no crime de receptação qualificada, a Polícia Civil representou pela suspensão das atividades da empresa de peças veiculares, sob o fundamento de evitar que condutas criminosas continuassem. Assim, o Judiciário acolheu o pedido e determinou a suspensão das atividades da empresa. Diante da decisão, Policiais Civis estiveram na sede e providenciaram a interdição. Os suspeitos já foram denunciados, podendo ser condenados a pena de 8 anos de reclusão.

Polícia Militar apreende veículos que trafegavam de forma irregular pela cidade. Os veículos foram apreendidos por não terem registro e não apresentarem condições de segurança para o tráfego. A moto foi apreendida pela Polícia Militar de Iporã do Oeste por volta das sete horas e 15 minutos da manhã de ontem. Durante patrulhamento preventivo na avenida Gustavo Fetter, a guarnição visualizou uma motocicleta sem placas. Na abordagem a PM constatou que a moto não possuía registro no órgão de trânsito, e nem os itens obrigatórios. Além disso, o piloto não era habilitado. A guarnição removeu a motocicleta ao pátio conveniado. O proprietário relatou que comprou a moto em leilão, e que usava o veículo para ir ao trabalho. Para esse tipo de moto, usada em trilhas, não é permitido o tráfego na via. Além disso, o condutor não era habilitado, e se negou a prestar informações sobre a própria identidade, sendo encaminhado a delegacia para identificação criminal. Ontem também foi apreendido um jerico e um trator que estavam transitando no centro.

Polícia Militar de Palma Sola prende cinco suspeitos no centro nas proximidades da praça Padre Clemente. O fato ocorreu por volta das 2 horas da madrugada de ontem quando os suspeitos estavam no interior de um Monza comprometendo a segurança de demais motoristas e pedestres na via. Um dos masculinos tentou reagir à prisão, porém foi contido. Todos foram encaminhados para procedimentos cabíveis e o carro recolhido ao Pátio conveniado para depósito. Dois facões também foram encontrados de posse dos autores. Um dos envolvidos, já foi preso diversas vezes pela Polícia Militar de Palma Sola e saiu a poucos dias da Unidade Prisional de SJCedro. Ainda durante todo o final de semana, várias ações de policia preventiva foram realizadas na rodovia SC-161 nas proximidades do Portal de entrada da cidade pela Rua Francisco Zanotto e contou com apoio das Guarnições do Canil Setorial e Guarnição Reforçada de Dionísio Cerqueira. Vários ônibus foram abordados e conferido bagagens e materiais.

Motocicleta furtada há quase dez anos é recuperada em Guaraciaba. Uma motocicleta que havia sido furtada no ano de 2009 durante o evento da FAISMO em São Miguel do Oeste foi recuperada em Guaraciaba pela Polícia Militar durante a realização da Operação Gulliver, na Linha Ouro Verde.No dia várias motocicletas que se encontravam irregulares foram apreendidas e as que não foram possíveis ser identificadas de imediato, por estarem com chassi ou motor adulterados foram encaminhadas pela Polícia Civil para perícia.Após a realização do exame pelo IGP, uma das motocicletas foi identificada e então se verificou que era produto de furto com boletim de ocorrência devidamente confeccionado na época. O documento facilitou a identificação também do proprietário que terá o bem restituído. A pessoa que estava na posse do veículo no dia da abordagem vai responder por receptação, com pena de até quatro anos.

Acidente deixa motociclista ferida no centro de São José do Cedro. Os bombeiros foram chamados por volta das sete horas e 20 minutos da manhã de hoje para atender um acidente na rotatória da Avenida Rio Grande do Sul com a rua Jorge Lacerda, proximidades da prefeitura. No local foi registrada uma colisão lateral envolvendo motocicleta Biz e um Palio. A vítima, uma mulher de 30 anos, foi encontrada na via se queixando de dores no pé direito, local onde apresentava um hematoma e escoriação, porem, sem suspeita de fratura. Apos ser avaliada, a mulher foi imobilizada e conduzida até a Unidade de saúde do Bairro São Cristóvão para atendimento. A motorista do Palio permaneceu no local durante o atendimento, mas não se feriu.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.