ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 11/06/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a três reais e 85 centavos para a compra e quatro reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 35 centavos para a compra e quatro reais e 75 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e nove centavos e meio para venda.

Dez candidatos foram anunciados, nesta segunda-feira, para substituir THERESA MAY como líder do Partido Conservador e, consequentemente, no cargo de primeiro-ministro do Reino Unido. MAY deixou a liderança do partido no dia sete de junho, mas permanece como primeira-ministra até que seu sucessor seja anunciado, o que deve acontecer na semana de 22 de julho. A primeira rodada de votação, para começar a reduzir o número de candidatos para apenas dois, será na manhã de quinta-feira.

O ano de 2019 já é o pior em quase três décadas em número de casos registrados de sarampo nos Estados Unidos. Um balanço das autoridades de saúde pública divulgado nesta segunda-feira aponta que o país registrou 41 novos casos da doença até seis de junho, subindo o total do ano para mil e 22. Até agora, o surto já se disseminou por 28 dos 50 estados americanos e é considerado o pior desde 1992, quando dois mil 126 casos foram registrados no país.

O ministro das Relações Exteriores do México, MARCELO EBRARD, disse nesta segunda-feira que medidas acordadas com os Estados Unidos na semana passada para conter o fluxo de imigrantes que chegam ao México vindos da América Central serão avaliadas após 45 dias. Em coletiva de imprensa, ele disse que, caso o México consiga reduzir o número de pessoas que entram no país, a atitude vai mostrar que as medidas tomadas pelo governo mexicano estão funcionando. Não houve uma meta específica de redução.

O procurador federal DELTAN DALLAGNOL defendeu nesta segunda-feira a imparcialidade da Lava Jato e disse que a operação acusou políticos e pessoas ligadas a diversos partidos. A manifestação ocorreu depois do vazamento de mensagens extraídas do aplicativo Telegram atribuídas a procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, entre eles DALLAGNOL, e ao então juiz SÉRGIO MORO, atual ministro da Justiça. No vídeo, DALLAGNOL diz ser natural a comunicação entre juízes e procuradores sem a presença da outra parte. Afirmou ainda que o Ministério Público Federal teve processos recusados e que 54 pessoas denunciadas pelo MPF foram absolvidas por Moro. Ontem, o Conselho do Ministério Público abriu uma sindicância contra os procuradores envolvidos no caso.

Entidades representativas de juízes, procuradores e advogados se manifestaram nesta segunda-feira sobre o vazamento de mensagens extraídas do aplicativo Telegram atribuídas a procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, entre eles DELTAN DALLAGNOL, e ao então juiz SÉRGIO MORO. Todas as entidades cobraram a apuração dos fatos. A Associação dos Juízes Federais do Brasil disse que "aguarda serenamente que o conteúdo do que foi noticiado e os vazamentos que lhe deram origem sejam devida e rigorosamente apurados". O Conselho Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil recomendou o afastamento de MORO e de procuradores. A OAB cobrou a análise da íntegra dos documentos e uma ampla investigação para que seja formado juízo definitivo de valor.

O Secretário de Comunicação da Presidência, FABIO WAJNGARTEN, disse nesta segunda-feira que o presidente JAIR BOLSONARO manifestou confiança em seu ministro da Justiça e Segurança Pública, SÉRGIO MORO, após o vazamento de mensagens relacionadas à operação Lava Jato. WAJNGARTEN disse que BOLSONARO afirmou que confia irrestritamente no ministro MORO. O presidente deve se reunir hoje com o ministro da Justiça para discutir o conteúdo das mensagens revelada pelo site. SÉRGIO MORO afirmou nesta segunda-feira que não deu nenhuma orientação nas mensagens trocadas com integrantes da força-tarefa da Lava Jato quando era juiz daVara da Justiça Federal, em Curitiba. Ele disse que trechos das conversas não mostram nenhuma prática ilegal. Quanto ao conteúdo, ele disse que “no que diz respeito à minha pessoa, não vi nada de mais".

O boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, divulgado nesta segunda-feira, apontou que Santa Catarina soma 13 mortes e 106 casos de gripe neste ano. Os dados contabilizam os casos registrados até a última sexta. Até 31 de maio, eram 12 mortes e 95 casos de gripe no Estado. A morte mais recente foi confirmada no dia três de junho, em Joinville. A vítima foi uma mulher de 79 anos que sofria de doença cardiovascular e diabetes. Segundo a Dive-SC, todas as pessoas que morreram tiveram o quadro agravado por um fator de risco, como diabetes ou doença cardiovascular crônica. Os casos confirmados incluem 41 cidades catarinenses.

Pioneira nas exportações de frango, Santa Catarina retomou também a liderança nas exportações de frango nestes primeiros cinco meses de 2019, segundo o Centro de Socieconomia e Planejamento Agrícola da Epagri. De janeiro a maio foram embarcadas 626 mil toneladas, gerando receitas de um bilhão de dólares. Esse faturamento representa 39 por cento do faturamento nacional, permitindo ultrapassar o Paraná, que há uma década havia tomado liderança de Santa Catarina. Nos últimos anos o Estado sempre tinha ficado com uma fatia abaixo de 30 por cento nas exportações.

Cinco regiões de Santa Catarina terão seis novas obras de infraestrutura. O anúncio do novo pacote de investimento foi reforçado pelo próprio governador CARLOS MOISÉS na manhã desta segunda-feira durante a coletiva de imprensa na Associação Comercial e Industrial de Florianópolis. A expectativa é de que as primeira cidades contempladas sejam Florianópolis e Chapecó. Também ontem foi assinada a ordem de serviço para a revitalização de 12 quilômetros da SC-401, em Florianópolis. As obras de finalização do Contorno Viário, entre a BR-282 e a SC-283, em Chapecó, já haviam sido anunciadas na última sexta-feira. O investimento em Florianópolis deve ser em torno de 32 milhões e no oeste, o valor orçado é de, aproximadamente, 25 milhões de reais.

Saúde pública reabre unidade de básica no interior. A informação é da secretária responsável pela pasta em Campo Erê ELIZANDRA DA SILVA. De acordo com ela, é uma satisfação poder proporcionar abertura desse posto para toda a população da Linha Doze de Novembro, e comunidade vizinhas. Cita que, na semana passado foi reaberta o posto da Linha Caldato, e ontem a da Doze. Ainda nos próximos dias, ELIZANDRA, afirma que será reaberta a unidade do bairro Cohab.

Todas as unidade de saúde do município contam com equipe completa de profissionais. A secretária destaca que são responsáveis pelos atendimentos nas unidades do interior, o médico GUILHERME, a enfermeira GISELI e a técnica em enfermagem CASSIANE. Comenta ainda que, após a estadia da carreta da Odontosesc que está em Campo Erê, essas unidades também passaram acontar com atendimento odontológico. Na 12 de Novembro, os atendimentos sai feitos todas as segundas-feiras a tarde. Já na Caldato, é nas quartas-feiras, também a tarde.

População do interior pode continuar sendo atendida na cidade. ELIZANDRA DA SILVA – secretária de saúde de Campo Erê, explica que apesar da reabertura das unidades, os pacientes que precisarem de atendimento médico ou odontológico podem procurar a unidade de saúde do Bairro Melo, que o médico atende lá a semana toda pela parte da manhã. A tarde ele, e a equipe ESF saem fazer visitas domiciliares, bem como os atendimentos no interior.

Unidade de saúde do interior é abastecida com remédio. A secretária ressalta que o posto da 12, assim como o do Caldato, possuem a farmácia básica para atender aos pacientes após as consultas. Frisa que a Secretaria de Saúde conta com mais de trezentos tipos de medicamento para atender a população. Garante que agora, após um período difícil devido a burocracia para licitação e demais procedimentos para aquisição dos remédios, a situação está resolvida e todos os postos abastecidos.

Reabertura da unidade da Doze de Novembro é importante para comunidade. Avaliação é da enfermeira GISELI FERRI. Conforme ela, é uma região grande, é certamente com o atendimento na comunidade vai beneficiar muitas famílias, devido a distância até a cidade. Frisa que a reabertura dessas duas unidades, na 12 e na Caldato, desafoga as filas no Bairro Mello, pois todo interior mais parte da cidade são atendidos nessa unidade.

Reabertura da Unidade no interior era esperada pelos moradores. Conforme ROSELI DA COSTA – moradora da comunidade Doze de Novembro, desde janeiro a comunidade esperava por essa ação da saúde. Ela diz que é difícil para muitos moradores se deslocarem até a cidade para receber o atendimento, já que muitos não tem carro, e nenhum tipo de transporte.

Secretaria de Saúde em parceria com o Sesc desenvolvem grandes ações no município. Quem comenta é SANDRA PERETTO – coordenadora do Sesc. De acordo com ela, são vários os assuntos que o Sesc vem trazendo para a população de Campo Erê, como saúde bucal, cuidados com higiene e bem estar, emocional e psicológico ressaltando a importância de cuidar de si. Ela conta que já passou por escolas municipais, associações, clubes de idosos e escolas estaduais. Ontem o encontro, foi na Escola Emílio Médici com o tema: sexualidade, a transformação do corpo tanto do menino, quanto da menina. Sobre o respeito que eles precisam ter com o próprio corpo.

Doenças sexualmente transmissíveis são foco de palestra sobre sexualidade na escola. SANDRA, destaca que são inúmeros tipos de doenças que estão presentes em Campo Erê, por isso é necessário que principalmente os adolescentes que estão começando a conhecer o corpo, a descobrir novas sensações, saibam o que é e como prevenir. Observa que infelizmente ainda existe um grande tabu, quando se fala em sexualidade nas escolas, muitos pais não aceitam e acham que os profissionais vão estar incidindo ao sexo, mas objetivo é mostrar meios de defesa e dar conhecimento aos adolescentes.

Falar sobre sexualidade é um grande tabu. SAMARA RONCHI – enfermeira da Secretaria de Saúde de Campo Erê, relata que é difícil abordar esse tema, pois ele é rodeado de mitos, de opiniões formadas sem conhecimento. Observa que tanto adolescentes, como adultos sentem vergonha de perguntar para um profissional e esclarecer suas dúvidas. Dentro da escola, durante a palestra de ontem, SAMARA, conta que pôde observar que existem adolescentes que sabem muita coisa, e outros que não tem conhecimento algum sobre o tema. No início teve um pouco de resistência, mas no decorrer da conversa eles se soltaram e fizeram perguntas, interagindo com os profissionais, afirma a enfermeira.

Preocupação com meninas é maior do que com meninos. SAMARA ressalta que isso, é porque a mulher pode engravidar. Porém, o cuidado deveria ser o mesmo com ambos os sexos, até porque se existe uma mãe, existe um pai também. A família precisa ser parceira dos adolescentes e conversar sobre esses assuntos, deixar os filhos à vontade para perguntar e esclarecer dúvidas. Segundo a profissional, esse mesmo assunto será discutido em parceria com o Sesc, na escola Raul Pompeia na quinta-feira.

Apenas alguns setores da saúde pública vão trabalhar com o RANG SAÚDE. Conforme a coordenadora de sistemas da Secretaria de Saúde de Campo Erê CRISTIANE HAEFLIGER, farão uso dessa nova ferramenta: TFD, FÁRMCIA, APAE e a VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Da mesma forma as Agentes Comunitária de Saúde que antes alimentavam dois sistemas agora terão mais facilidade com relação aos cadastros. Eles seguem sendo feitos no E-SUS e migram automaticamente para o RANG.

APAE também fará uso do RANG SAÚDE. Conforme CRISTIANE a escola especial de Campo Erê vai trabalhar com o sistema novo. Conta que uma equipe da saúde e da empresa foram até a escola e instalaram o sistema nos computadores e feito um treinamento de como lançar as informações. A ideia é lançar tudo, e não perder nada de produção. Para a coordenadora é importante momentos como esse de capacitação pois evolui muito a área de sistemas.

Mutirão da Cidadania é realizado em Anchieta. A informação é do agente de endemia da Secretaria de Saúde do município DIEGO REI. Conforme ele, essa atividade foi realizada para recolha de entulho, de lixo eletrônico, entrega de material informativo para conscientização da população com o cuidado ao meio ambiente, bem como um meio de prevenção e controle ao mosquito da dengue. Esse mutirão fortalece as ações do projeto de educação e saúde ambiental. Essa ação é apoiada pela Funasa – Fundação Nacional de Saúde, e também do projeto Floração coordenado pela administração municipal, através da Secretaria de Saúde.

Situação da dengue na região é discutida na Sala de Situação. Segundo DIEGO, apesar de Anchieta não ter nenhum caso confirmado da doença, o assunto é discutido toda semana, pois todos os municípios aos arredores estão infestados e já com pessoas doentes. No seu município, o agente conta que são dois agentes de combate a endemias que trabalham diariamente com ações de controle. São 15 pontos estratégicos espalhados pela cidade e 17 armadilhas. Comenta que de janeiro até agora são 56 focos, porém nenhum caso confirmado da doença.

É alto número de produção de leite no município. Quem comenta é VOLNEI LUDIW – responsável pela Secretaria de Agricultura de Santa Terezinha do Progresso. Conforme ele, como a bacia de leite é grande, a maioria dos agricultores trabalham nesta época do ano com o plantio de pastagem de inverno. Cita ainda o serviço de silagem que também é forte no município. Em Santa Terezinha ainda tem uns dois por cento da silagem para fazer.

Excesso de chuva causa queda na produção de leite. A observação é do secretário de agricultura. De acordo com ele, além da diminuição no leite produzido, o grande volume de chuva trouxe outros danos para o setor. Muitas estradas sofreram estragos, mas assegura que agora já há duas semanas de tempo bom, os trabalhos de recuperação estão sendo feitos, e em breve tudo estará normalizado.

Serviços nas comunidades são debatidos em reunião do Conselho. De acordo com VILMAR DO CAMPO- Presidente do Conselho da Agricultura de Campo Erê o encontro ocorreu hoje pela manhã e reuniu os líderes das comunidades, além de representantes da Alfa, Epagri, Banco do Brasil, Cooperativas de Crédito, vereadores e Prefeitura. O objetivo, segundo o presidente, foi de explanar sobre os anseios dos agricultores com relação aos serviços prestados à eles pela administração.

Agricultores reivindicam melhores condições para o trabalho no campo. ROQUE BERNARDI, agricultor e morador da linha Sargento, salienta que participa das reuniões para poder levar informações para o restante da comunidade. Afirma que não estão recebendo os serviços de melhoramento das estradas. Além disso, conta que os agricultores pagam o serviço de trator particular, mas que o preço é alto para as famílias. Ele ressalta que espera que, através desse encontro, as coisas possam mudar para as comunidades.

Carro e moto colidem e uma pessoa ficou ferida. Um carro e uma moto se envolveram num acidente na PR-158, em Vitorino, por volta das 19 horas de ontem. Segundo o Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste, que atendeu as vítimas, foi uma Eco Sport de Guarapuava, conduzido por um homem de 43 anos, que tinha como caroneira uma mulher de 42, que não tiveram ferimentos e uma Honda Biz de São Lourenço do Oeste, pilotada por uma pessoa de 27 anos, que precisou de atendimento médico.

Homem fica ferido em colisão com caminhão na BR-280. O condutor de uma motocicleta ficou ferido após uma colisão por volta das 8h50 de hoje, em Marmeleiro, sentido à Flor da Serra do Sul. Se envolveram um caminhão Mercedes-Benz emplacado em São Jorge D’ Oeste e uma moto Yamaha YBR 150 com placa de Renascença. O condutor da moto teve ferimentos leves e foi removido a Unidade de Pronto Atendimento em Francisco Beltrão pelo Corpo de Bombeiros. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para fazer os levantamentos.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.