ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 11-05-2022 Quarta-Feira

-GOVERNO FEDERAL TROCA COMANDO DO MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA

-FRETE DEVE SUBIR ATÉ 5,4 POR CENTO EM SC APÓS AUMENTO DO DIESEL

-INSCRIÇÕES PARA ATIVIDADES FÍSICAS ESTÃO ABERTAS PARA IDOSOS DE IPORÃ DO OESTE

-EDITAL DO PROGRAMA MÉDICO VETERINÁRIO 24 HORAS SERÁ LANÇADO EM SANTA HELENA

-PROGRAMA GERAÇÃO EMPREENDEDORA É DESENVOLVIDO EM TUNÁPOLIS

-DESCANSO VAI RETOMAR A REALIZAÇÃO DA FEIRINHA NA PRAÇA DA CIDADE

-EMPRESÁRIO PERDE MAIS DE TRÊS MIL REAIS EM ESTELIONATO NA REGIÃO

-CONDUTOR NÃO HABILITADO COLIDE CARRO CONTRA MURO DE RESIDÊNCIA


O tempo em Iporã do Oeste é de sol entre muitas nuvens. A previsão para as próximas horas é de que o tempo permaneça desta forma. A temperatura pode chegar a 17 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 16 centavos. O euro está valendo cinco reais e 43 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.


Mais de oito milhões de pessoas tiveram de deixar suas casas e encontrar abrigo em outros lugares da Ucrânia, devido à invasão russa deflagrada em fevereiro. A informação é da Organização Internacional para as Migrações. Além dos deslocados internos, cinco milhões e 900 mil ucranianos fugiram do país desde o início do conflito em 24 de fevereiro. Segundo o diretor geral da OIM, ANTOINIO VITORINO, as necessidades dos deslocados internamente e de todos os afetados pela guerra na Ucrânia aumentam a cada hora que passa. Ontem, o prefeito de Kiev informou que quase dois terços dos três milhões e meio de habitantes retornaram à capital ucraniana.

Finlândia e Suécia se aproximam do momento de apresentar uma eventual candidatura de adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte, que poderá se concretizar nos próximos dias. Menos de três meses depois da invasão da Ucrânia, os dois países nórdicos se aproximaram da aliança militar transatlântica em busca de um guarda-chuva de segurança, especialmente dos Estados Unidos, diante da ameaça russa. De acordo com uma pesquisa da televisão pública Yle divulgada na segunda-feira, 76 por cento dos finlandeses são a favor da adesão à Otan contra apenas 30 por cento nos últimos anos.

Pelo menos 44 detentos morreram e dezenas ficaram feridos na segunda-feira em uma nova rebelião em um presídio no Equador, enquanto outra centena de reclusos conseguiu fugir em meio à violência, que parece se espalhar pelos presídios do país. Um motim foi registrado na madrugada no presídio de Bellavista, em Santo Domingo, a cerca de 80 quilômetros de Quito. Com este último episódio, as prisões equatorianas somam quase 400 detentos mortos violentamente em seis massacres desde fevereiro de 2021, em meio a uma onda de violência que o governo atribuiu ao enfrentamento de grupos criminosos vinculados ao narcotráfico.


O presidente JAIR BOLSONARO trocou o comando do Ministério de Minas e Energia nesta quarta-feira. BENTO COSTA LIMA LEITE DE ALBUQUERQUE foi exonerado, a pedido, e foi nomeado como titular da pasta ADOLFO SACHSIDA (SAC CIDA). As informações estão na edição desta quarta do "Diário Oficial da União". A mudança ocorre após recentes críticas do presidente à política de preços da Petrobras, estatal ligada à pasta. No último dia cinco, o presidente citou o ministro BENTO ALBUQUERQUE e o presidente da Petrobras, JOSÉ MAURO FERREIRA COELHO, ao reclamar de reajuste no preço do Diesel para as refinarias. Cinco dias depois, a estatal reajustou em oito vírgula 87 por cento o Diesel para as distribuidoras. O valor médio do litro vendido pela petroleira subiu de quatro reais e 51 centavos para quatro e 91.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira uma medida provisória publicada pelo governo em dezembro do ano passado que abre crédito extraordinário de seis bilhões e 400 milhões para compra de vacinas contra a Covid-19. A medida já valia desde a edição assinada pelo presidente JAIR BOLSONARO, no fim do ano passado, mas precisava passar pelo Congresso. Após aprovação do texto na Câmara, a matéria agora segue ao Senado. O Ministério da Economia informou que três bilhões e 600 milhões serão utilizados para viabilizar a produção e fornecimento de 120 milhões de doses de vacina na Fundação Oswaldo Cruz e dois bilhões e 800 milhões serão usados na aquisição de doses de vacinas junto a fornecedores privados no Fundo Nacional de Saúde e outras despesas necessárias para o esforço de imunização contra a Covid-19.

Três decretos publicados nesta terça-feira pelo Ministério da Economia reduzem a zero as alíquotas do Imposto de Importação incidentes sobre produtos de informática, telecomunicações, peças de automóveis e ferramentas até 31 de dezembro de 2025. As decisões partiram do Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior e estão publicadas no Diário Oficial da União. Os documentos acrescentam e excluem produtos em três resoluções, uma publicada em dezembro de 2021 e duas em abril de 2022.. Entre os itens com imposto de importação zerado estão impressoras multifuncionais, computadores portáteis para uso industrial, servidores, rádios, antenas GPS, conjuntos de suspensão para veículos e motores marítimos.


Subiu para dois o número de casos suspeitos de hepatite misteriosa em Santa Catarina. A notificação do segundo caso ocorreu nesta segunda-feira, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, e foi informada nesta terça-feira. De acordo com a diretoria, o segundo paciente é um adolescente de 16 anos, que foi avaliado em um hospital de Balneário Camboriú, em 5 de maio. Os sintomas, como náuseas, vômito, sonolência, urina de cor escura e febre, iniciaram em 29 de abril. Ele também apresentava alterações nas enzinas hepáticas. Segundo a diretoria, ele não precisou de internação e segue em acompanhamento pela vigilância epidemiológica estadual e municipal. Na sexta-feira, a Dive já tinha recebido a notificação de um caso suspeito da doença. O paciente é uma criança de sete anos, que estava internada no Hospital Pequeno Anjo, em Itajaí. Ela recebeu alta nesta segunda-feira.

O setor de transporte de cargas em Santa Catarina já tem indicação de aumento imediato de até cinco vírgula quatro por cento no valor do frete, já a partir desta terça-feira. A medida é tratada pelos empresários do ramo como uma compensação ao encarecimento do diesel no país. Neste mesmo dia, passou a valer o reajuste de oito vírgula 87 por cento no preço médio do litro de diesel nas refinarias da Petrobras, agora em quatro e 91 para as distribuidoras. A alta no frete foi calculada pela Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina que representa cerca de 20 mil empresas catarinenses do setor de transporte rodoviário de cargas. Além de criticar o recente aumento da Petrobras, a entidade catarinense pede alternativas à contínua alta dos combustíveis, uma maior previsibilidade nos reajustes, a abertura do mercado de refinarias e uma política de preços atrelada ao real.

Subiu para 42 o número de municípios catarinenses em situação de emergência após a chuva da última semana. O dado da Defesa Civil, órgão que monitora o clima no Estado, foi divulgado nesta terça-feira. São 14 cidades a mais do que as computadas no boletim anterior publicado na segunda-feira. Foram registradas ocorrências relacionadas as chuvas, como alagamentos e deslizamentos, em 129 municípios. Três pessoas morreram em razão da chuva. Em todos os casos, as pessoas tentaram passar com veículos por áreas inundadas e foram arrastados pela correnteza. Segundo informações repassadas pelas Coordenadoria Municipais de Proteção e Defesa Civil, foram contabilizadas nove mil 852 pessoas desalojadas, 869 desabrigados em um total de 52 mil 593 pessoas afetadas.


O presidente da ACCS, a Associação Catarinense de Criadores de Suínos, LOSIVANIO DE LORENZI, afirma que o momento é de expectativa na atividade. Os suinocultores catarinenses contarão com o apoio do Governo do Estado para minimizar os prejuízos causados pela alta nos custos de produção. A Secretaria de Estado da Agricultura, criou uma linha de crédito emergencial com 10 milhões em recursos para subsidiar os juros de financiamentos dos produtores não integrados. Os ajustes foram feitos em reunião com os secretários municipais da Agricultura e técnicos da Epagri. O Projeto Especial de Subvenção de Juros em apoio à Suinocultura Catarinense visa liberar até 400 mil reais em instituições bancárias para custeio pecuário e o Governo do Estado pagará os juros. A medida é válida para produtores não integrados enquadrados no Pronaf ou no Pronamp.

LOSIVANIO DE LORENZI explica que são cinco milhões do governo estadual e cinco milhões da Assembleia Legislativa. A Associação Catarinense de Criadores de Suínos realizou trabalho de pesquisa com as prefeituras para identificar o número de contemplados. LOSIVANIO DE LORENZI lembra que Santa Catarina é o maior produtor e exportador de carne suína do Brasil, com acesso aos mercados mais competitivos do mundo. O estado conta com oito mil suinocultores, sendo que mais de 900 deles trabalham de forma independente e poderão ter acesso aos recursos para compensar as perdas diante dos altos custos de produção.

Exportação de carne suína passa por momento de instabilidade. Produção brasileira cresceu muito nos últimos anos e mercado interno não comporta a oferta. Conforme o presidente da ACCS, a Associação Catarinense de Criadores de Suínos, LOSIVANIO DE LORENZI, a China está reduzindo o volume de compras do Brasil e ainda teve a suspensão total da importação por parte da Rússia. DE LORENZI afirma que não foi respeitado o alerta para evitar uma superprodução de carne suína. Na avaliação do presidente da ACCS, uma alternativa para essa situação está no mercado sul americano, com vendas para a Argentina, Uruguai e o Chile.

A Secretaria de Estado da Agricultura destinou mil e 400 toneladas de calcário para Tunápolis. O volume é aproximadamente a demanda do ano passado que serve de base para o ano seguinte. O momento é ideal para a correção de solo visando o preparo das lavouras para o plantio da próxima safra. De acordo com o Extensionista da Epagri de Tunápolis, agrônomo, ALBERTO PITTELKOW, o volume de calcário deve ser suficiente para atender a demanda. Caso a procura seja maior que a expectativa inicial, é possível solicitar cota extra e buscar uma suplementação do produto. Conforme o Extensionista, é significativo o uso de calcário com base no resultado da análise de solo para correção em busca do melhor aproveitamento das lavouras.

ALBERTO PITTELKOW ressalta que Tunápolis possui histórico de alta produção por hectare e isso é resultado do profissionalismo rural com produtores preocupados em obterem melhores resultados. O agrônomo da Epagri aponta benefícios da correção do solo e também as vantagens oferecidas na parceria do governo do estado, cooperativa e secretarias municipais da agricultura. ALBERTO PITTELKOW ressalta que as pequenas áreas de terra possuem índice elevado de produção. Ele cita ainda o cuidado com o manejo correto das lavoras para evitar infestação de pragas que afetam o rendimento da safra.

Queda de caixa de água mobiliza secretaria de obras de Santa Helena. Conforme ODIRLEI KLEIN, secretário de obras do município, a caixa de água que caiu está localizada no Bairro Bela Vista. De acordo com ele, ela estava suspensa com madeiras e acabou cedendo devido às fortes chuvas. Entretanto, no dia seguinte ao fato, a equipe do setor de obras e urbanismo se reuniu e conseguiu recolocar a caixa de forma improvisada, com a colocação de terra e cascalho no local. KLEIN observa que esse foi apenas um trabalho provisório e que em conversa com o prefeito do município, BLÁSIO HICKMANN, foi feita uma licitação para aquisição de postes de concreto para reerguer e firmar a caixa de água de forma definitiva. O secretário observa que o setor de obras e urbanismo realiza muitas horas extras com trabalhos que exigem comprometimento e agilidade devido aos anseios da população.

Programa Geração Empreendedora é desenvolvido em Tunápolis. A informação é da multiplicadora do projeto, JULIANE BURG. Ela explica que o projeto visa aproximar a classe empresarial da classe dos jovens que frequentam o segundo ano do Ensino Médio. JULIANE explica que o projeto é dividido em cinco fases, sendo que a primeira foi a capacitação dos profissionais envolvidos, pela FACISC. Na segunda etapa estão sendo realizados quatro encontros de estudos com os alunos todos os sábados pela manhã. Na sequência, na terceira etapa, os alunos terão que formar uma empresa e apresentá-la para uma banca avaliadora municipal. Já na quarta etapa, a apresentação será para uma banca a nível estadual, entre todos os municípios participantes de Santa Catarina. A nível estadual serão escolhidos e premiados os três melhores projetos entre todos os municípios.

JULIANE BURG frisa que além disso, também haverá uma seleção virtual de dez alunos de cada município para participarem de um dia de empreendedor, no qual cada aluno poderá escolher o empresário de seu interesse. A última etapa será a formatura do grupo, prevista para o final do mês de julho. Conforme a multiplicadora do projeto, em Tunápolis os encontros começaram no mês de março e envolvem seis alunos do segundo ano do Ensino Médio. JULIANE avalia que o projeto está transcorrendo com uma dinâmica atrativa e com engajamento dos jovens participantes, que através do Programa Geração Empreendedora, tem a oportunidade de conhecer melhor o processo de abertura e administração de uma empresa, facilitando também a tomada de decisão pelas suas futuras profissões.

Conselheiros de Alimentação Escolar de Iporã do Oeste serão empossados hoje. As eleições aconteceram no dia cinco de maio nas escolas do Centro Integrado de Ensino Fundamental – CIEF, Pré-escolar os Peixinhos, Centro Integrado de Ensino Rural – CIER e na EMEI Criança Feliz. Nesses locais ocorreram votações para representantes do segmento de pais de alunos, como também de trabalhadores da Educação e discentes da Rede Municipal de Ensino. Para cada segmento, foram eleitos dois membros titulares e dois membros suplentes. Também foram definidos quatro membros de entidades civis organizadas de Iporã do Oeste.

Como representantes dos pais de alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino foram definidos os nomes de: Elisandra Manfroi e Angela Fuchs Jantsch como titulares e Maicon Winkelmann e Lurdes Maria de Marchi Paludo, como suplentes. Já como representantes dos trabalhadores da Educação e discentes da Rede Municipal de Ensino foram escolhidos os nomes de: Graciela Konzen e Vanderley Gambatto como titulares e Celita Ana Bido e Patrícia Rech, como suplentes. As entidades civis organizadas serão representadas por Ana Cristina Zillmer e Inácio Roth. O ato de tomada de posse do Conselho de Alimentação Escolar será realizado às 13h30 desta quarta-feira, na sala de reuniões da prefeitura municipal de Iporã do Oeste.

Descanso vai retomar a realização da Feirinha na praça da cidade. Edição de outono será neste sábado, dia 14 de maio, na praça principal da cidade. De acordo com a chefe de divisão da indústria, comércio e serviços do município, REGIANE RODRIGUES, a feirinha não aconteceu nos últimos dois anos por causa da pandemia e a retomada da ação será através de uma parceria da prefeitura com a Epagri, os Artesãos e agricultores familiares de Descanso. O início da programação será às 14h e estarão disponíveis para venda diversos produtos das classes participantes da feirinha. REGIANE destaca ainda que no palco da praça haverá estrutura de som disponível para apresentações de músicas e poesias de artistas locais.

A chefe de divisão da indústria, comércio e serviços de Descanso, REGIANE RODRIGUES convida os interessados para que participem desse momento cultural especial e informa que a partir de maio, a feirinha voltará a ser realizada no segundo sábado de cada mês no município, com edições especiais de inverno, primavera e verão. REGIANE destaca que a programação até dezembro já está planejada e prevê muitas atividades especiais no município e que quando houver necessidade de mudança de datas por motivo de algum outro evento, a população será comunicada para que possa se programar e participar das edições da feirinha na praça de Descanso.

Atividades com os grupos de idosos de Iporã do Oeste terão inovações nos próximos dias. De acordo com a coordenadora dos grupos do município, ASTÉRIA KIST, a principal novidade é a disponibilização de atividades físicas diferenciadas para os interessados. Para isso, as inscrições já estão abertas e podem ser feitas no Centro Público de Convivência pela parte da manhã e também na aula inaugural, marcada para dia 18 de maio, às 14h, no mesmo local. ASTÉRIA enaltece que a profissional contratada para ministrar as aulas possui grande conhecimento na área de educação física para a terceira idade.

A coordenadora dos grupos da terceira idade de Iporã do Oeste, ASTÉRIA KIST, informa que as atividades físicas para os idosos acontecerão sempre nas tardes de quarta-feira com início às 14h para o primeiro grupo. Caso haja inscrições suficientes, poderão ser criados mais grupos para as atividades físicas em outros horários das tardes de quarta-feira. ASTÉRIA lembra que o público beneficiado são os idosos acima de 60 anos e ressalta que a professora fará uma avaliação das condições físicas dos participantes para definir quais atividades serão realizadas com os grupos. A coordenadora enaltece a importância das atividades para melhoria da qualidade de vida, de modo geral.

Administração de Santa Helena trabalha em novos programas para beneficiar o setor da agricultura. De acordo com o prefeito, BLÁSIO HICKMANN, no final do ano passado foram enviados diversos Projetos de Lei para a Câmara de Vereadores, criando novos programas para conceder subsídios aos agricultores do município. HICKMANN destaca os programas de prevenção e erradicação da Brucelose e Tuberculose, programa de horas máquinas, sementes de pastagens, programa de inseminação artificial e o auxílio para confecção de silagem. Um dos Projetos trata também sobre o programa “Médico Veterinário 24 horas”. O prefeito de Santa Helena detalha que a ideia já constava no plano de governo, mas demorou a sair do papel por causa da grande demanda enfrentada pelo setor de compras e licitações da prefeitura.

Edital do Programa Médico Veterinário 24 horas será lançado em Santa Helena. Conforme o prefeito, BLÁSIO HICKMANN, ainda nesta semana será lançado o edital para credenciamento de empresas que possuem profissionais habilitados para prestar os serviços de medicina veterinária 24 horas no município. A tabela do programa prevê a quantidade de atendimentos que serão disponibilizados. Conforme HICKMANN, no primeiro ano será observado o funcionamento do programa e serão feitos os ajustes necessários, buscando sempre o aperfeiçoamento da assistência aos agricultores de Santa Helena.


Policiais Militares Rodoviários de Iporã do Oeste e Fiscais da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina, realizaram nesta terça-feira, uma fiscalização em áreas que fazem limite às vias pavimentadas nas rodovias SC-163 e SC-496. Foram observados diversos fatores com relação à poda irregular de árvores e vistoria em lotes para viabilizar acessos em propriedade rurais. A faixa de domínio é uma área de terra determinada legalmente por Decreto de Utilidade Pública para uso rodoviário, cujos limites foram estabelecidos em conformidade com a necessidade exigida no projeto de engenharia, podendo variar de 15 a 60 metros de largura. Segundo informações da Polícia Militar Rodoviária, outras ações de fiscalização serão desenvolvidas nos próximos dias com vistas à adequação de construções irregulares, acessos e placas publicitárias em rodovias da região.

A Polícia Civil, através da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Maravilha, investiga um adolescente de 16 anos, suspeito de ter furtado o cartão bancário de uma idosa falecida recentemente. Após pegar o cartão, o investigado realizou saques se apropriando indevidamente dos valores. Familiares da idosa falecida procuraram a Polícia Civil informando o furto do cartão bancário, bem como a realização de saques indevidos em agências bancárias. Durante a investigação, realizada por Policiais Civis, após análise de câmeras de monitoramento, foi possível identificar o suspeito levar o cartão bancário e realizar os saques. Policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência do investigado na tarde de segunda-feira. No local foi apreendido o aparelho celular do adolescente e vestimentas que o investigado utilizava no momento dos saques. Foi instaurado um procedimento policial em desfavor do adolescente.

Um homem acusado pelo Ministério Público por uma tentativa de feminicídio em São José do Cedro foi condenado a 18 anos e um mês de prisão, em regime inicial fechado. A sessão de julgamento foi realizada na última sexta-feira na Câmara de Vereadores do município. A promotora de Justiça, FERNANDA VASCONCELLOS, representou o Ministério Público perante o Tribunal do Júri. O crime ocorreu em setembro de 2018, após discussão envolvendo o acusado e a vítima, que mantinham um relacionamento a dois anos e seis meses marcado por outras agressões. O homem já possuía duas condenações por lesão corporal contra a mulher. O condenado, com uma faca de cerca de 18 centímetros de lâmina, desferiu ao menos seis golpes pelas costas da vítima, atingindo órgãos vitais como o pulmão, fígado e rim, sendo o último com perda permanente, na frente dos filhos dela, de cinco e seis anos. O Conselho de Sentença, formado pelos jurados, entendeu que o crime foi qualificado por motivo torpe, pela impossibilidade de defesa da vítima e por se tratar de feminicídio. Também foi negado ao acusado o direito de recorrer em liberdade, sendo determinada a prisão para cumprimento da pena.

Uma colisão entre dois carros, um deles da Secretaria de Saúde de Bandeirante, foi registrada na BR-282, na Linha Colônia Cella, em Chapecó. A ocorrência foi nesta terça-feira. Segundo o SAMU de Maravilha que realizou o atendimento, ao retornar de uma transferência para Chapecó, a guarnição se deparou com o acidente. O SAMU informou que foi uma colisão traseira envolvendo os dois veículos de passeio. Também foi divulgado que todos os ocupantes já se encontravam fora dos veículos, necessitando de atendimento uma jovem de 20 anos, que apresentava um corte na cabeça. Ela foi avaliada e encaminhada ao Hospital Regional do Oeste. O SAMU também atendeu uma criança de dois meses, porém, sem ferimentos. A criança foi avaliada e conduzida ao Hospital Infantil. Ambas as vítimas estavam no carro da Saúde. Os ocupantes do veículo da saúde de Bandeirante estavam retornando de Florianópolis. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e fez todos os levantamentos necessários.

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de estelionato em São Miguel do Oeste, por volta das 21 horas desta terça-feira. A PM foi acionada pelo proprietário de uma empresa informando que durante a tarde havia recebido ligações de uma pessoa se passando por uma funcionária do "Mercado Livre", informando que a conta da sua empresa estava com problemas e que precisaria fazer alguns procedimentos via computador para regularizar a situação. Durante estes procedimentos, o estelionatário conseguiu hackear os dados da empresa e fazer o saque da conta que a empresa possui no "Mercado Pago", sendo subtraído o valor de três mil e 300 reais, que foram repassados via PIX para a conta de uma pessoa. O empresário relatou ainda que durante o início da noite, sofreu outra tentativa de estelionato, desta vez via mensagens no aplicativo WhatsApp, que continham diversas ameaças, muito semelhantes aos golpes que estão sendo realizados em toda a região, onde o estelionatário se passa por membro de um facção criminosa e tenta intimidar a vítima para que lhe repasse dinheiro, caso contrário será morta. Diante dos fatos, foi confeccionado um Boletim de Ocorrência.

Um homem, de 22 anos, colidiu o veículo que conduzia no muro de uma residência na noite de domingo, em Iporã do Oeste. De acordo com informações apuradas pelo Jornalismo da Rádio Oeste e confirmadas ontem pela Polícia Militar, o motorista perdeu o controle do veículo na Rua Camões. O condutor não era habilitado e negou realizar o teste do etilômetro. Imagens das câmeras de monitoramento da residência registraram o acidente. A Polícia Militar informou que foi acionada e emitiu as notificações cabíveis pelas infrações de trânsito cometidas e logo após o veículo foi removido do local. A Peperi teve acesso aos vídeos das câmeras que mostram o momento da colisão do veículo no muro da residência. Para conferir basta acessar peperi.com.br ou diretamente no Facebook do Portal Peperi na internet.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.



Warning: file_put_contents(/datadrive/pepericom/public_html/App/../framework/sessions/pSiWLgaSslJny4qncNaYVUL1MlbOOaEIgtUtxPlB): failed to open stream: Disk quota exceeded in /datadrive/pepericom/public_html/vendor/illuminate/filesystem/Filesystem.php on line 185