ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 11/05/2022

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 16 centavos. O euro está valendo cinco reais e 43 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

Mais de oito milhões de pessoas tiveram de deixar suas casas e encontrar abrigo em outros lugares da Ucrânia, devido à invasão russa deflagrada em fevereiro. A informação é da Organização Internacional para as Migrações. Além dos deslocados internos, cinco milhões e 900 mil ucranianos fugiram do país desde o início do conflito em 24 de fevereiro. Segundo o diretor geral da OIM, ANTOINIO VITORINO, as necessidades dos deslocados internamente e de todos os afetados pela guerra na Ucrânia aumentam a cada hora que passa. Ontem, o prefeito de Kiev informou que quase dois terços dos três milhões e meio de habitantes retornaram à capital ucraniana.

Finlândia e Suécia se aproximam do momento de apresentar uma eventual candidatura de adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte, que poderá se concretizar nos próximos dias. Menos de três meses depois da invasão da Ucrânia, os dois países nórdicos se aproximaram da aliança militar transatlântica em busca de um guarda-chuva de segurança, especialmente dos Estados Unidos, diante da ameaça russa. De acordo com uma pesquisa da televisão pública Yle divulgada na segunda-feira, 76 por cento dos finlandeses são a favor da adesão à Otan contra apenas 30 por cento nos últimos anos.

Pelo menos 44 detentos morreram e dezenas ficaram feridos na segunda-feira em uma nova rebelião em um presídio no Equador, enquanto outra centena de reclusos conseguiu fugir em meio à violência, que parece se espalhar pelos presídios do país. Um motim foi registrado na madrugada no presídio de Bellavista, em Santo Domingo, a cerca de 80 quilômetros de Quito. Com este último episódio, as prisões equatorianas somam quase 400 detentos mortos violentamente em seis massacres desde fevereiro de 2021, em meio a uma onda de violência que o governo atribuiu ao enfrentamento de grupos criminosos vinculados ao narcotráfico.

O presidente JAIR BOLSONARO trocou o comando do Ministério de Minas e Energia nesta quarta-feira. BENTO COSTA LIMA LEITE DE ALBUQUERQUE foi exonerado, a pedido, e foi nomeado como titular da pasta ADOLFO SACHSIDA (SAC CIDA). As informações estão na edição desta quarta do "Diário Oficial da União". A mudança ocorre após recentes críticas do presidente à política de preços da Petrobras, estatal ligada à pasta. No último dia cinco, o presidente citou o ministro BENTO ALBUQUERQUE e o presidente da Petrobras, JOSÉ MAURO FERREIRA COELHO, ao reclamar de reajuste no preço do Diesel para as refinarias. Cinco dias depois, a estatal reajustou em oito vírgula 87 por cento o Diesel para as distribuidoras. O valor médio do litro vendido pela petroleira subiu de quatro reais e 51 centavos para quatro e 91.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira uma medida provisória publicada pelo governo em dezembro do ano passado que abre crédito extraordinário de seis bilhões e 400 milhões para compra de vacinas contra a Covid-19. A medida já valia desde a edição assinada pelo presidente JAIR BOLSONARO, no fim do ano passado, mas precisava passar pelo Congresso. Após aprovação do texto na Câmara, a matéria agora segue ao Senado. O Ministério da Economia informou que três bilhões e 600 milhões serão utilizados para viabilizar a produção e fornecimento de 120 milhões de doses de vacina na Fundação Oswaldo Cruz e dois bilhões e 800 milhões serão usados na aquisição de doses de vacinas junto a fornecedores privados no Fundo Nacional de Saúde e outras despesas necessárias para o esforço de imunização contra a Covid-19.

Três decretos publicados nesta terça-feira pelo Ministério da Economia reduzem a zero as alíquotas do Imposto de Importação incidentes sobre produtos de informática, telecomunicações, peças de automóveis e ferramentas até 31 de dezembro de 2025. As decisões partiram do Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior e estão publicadas no Diário Oficial da União.Os documentos acrescentam e excluem produtos em três resoluções, uma publicada em dezembro de 2021 e duas em abril de 2022.. Entre os itens com imposto de importação zerado estão impressoras multifuncionais, computadores portáteis para uso industrial, servidores, rádios, antenas GPS, conjuntos de suspensão para veículos e motores marítimos.

Subiu para dois o número de casos suspeitos de hepatite misteriosa em Santa Catarina. A notificação do segundo caso ocorreu nesta segunda-feira, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, e foi informada nesta terça-feira. De acordo com a diretoria, o segundo paciente é um adolescente de 16 anos, que foi avaliado em um hospital de Balneário Camboriú, em 5 de maio. Os sintomas, como náuseas, vômito, sonolência, urina de cor escura e febre, iniciaram em 29 de abril. Ele também apresentava alterações nas enzinas hepáticas. Segundo a diretoria, ele não precisou de internação e segue em acompanhamento pela vigilância epidemiológica estadual e municipal. Na sexta-feira, a Dive já tinha recebido a notificação de um caso suspeito da doença. O paciente é uma criança de sete anos, que estava internada no Hospital Pequeno Anjo, em Itajaí. Ela recebeu alta nesta segunda-feira.

O setor de transporte de cargas em Santa Catarina já tem indicação de aumento imediato de até cinco vírgula quatro por cento no valor do frete, já a partir desta terça-feira. A medida é tratada pelos empresários do ramo como uma compensação ao encarecimento do diesel no país.

Neste mesmo dia, passou a valer o reajuste de oito vírgula 87 por cento no preço médio do litro de diesel nas refinarias da Petrobras, agora em quatro e 91 para as distribuidoras. A alta no frete foi calculada pela Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina que representa cerca de 20 mil empresas catarinenses do setor de transporte rodoviário de cargas. Além de criticar o recente aumento da Petrobras, a entidade catarinense pede alternativas à contínua alta dos combustíveis, uma maior previsibilidade nos reajustes, a abertura do mercado de refinarias e uma política de preços atrelada ao real.

Subiu para 42 o número de municípios catarinenses em situação de emergência após a chuva da última semana. O dado da Defesa Civil, órgão que monitora o clima no Estado, foi divulgado nesta terça-feira. São 14 cidades a mais do que as computadas no boletim anterior publicado na segunda-feira. Foram registradas ocorrências relacionadas as chuvas, como alagamentos e deslizamentos, em 129 municípios. Três pessoas morreram em razão da chuva. Em todos os casos, as pessoas tentaram passar com veículos por áreas inundadas e foram arrastados pela correnteza. Segundo informações repassadas pelas Coordenadoria Municipais de Proteção e Defesa Civil, foram contabilizadas nove mil 852 pessoas desalojadas, 869 desabrigados em um total de 52 mil 593 pessoas afetadas.

Acontece hoje segundo encontro do Núcleo de Apoio à Pessoa com Câncer de Campo Erê. CRISTIANE BARIMAKER – Assistente social da saúde pública do município lembra que as atividades do grupo ficaram paralisadas por dois anos, devido a pandemia do coronavírus. Eles voltaram a acontecer no mês passado e daqui a pouco as 14 horas acontece o segundo do ano. Será no centro de eventos do município e todos os pacientes estão convidados a participar. CRIS, relata que é muito importante que o paciente participe desses momentos, pois são essenciais para enfrentar a doença, aumentando a autoestima, confiança e superação.

Bem estar do paciente com câncer depende de uma equipe grande. De acordo com CRIS, os encontros mensais do Núcleo de Apoio a Pessoa com Câncer de Campo Erê, é um dos exemplos de que existe uma rede de autoajuda e atendimento que dá suporte diário a todos os pacientes. Mas nisso tudo, ainda é necessário a contrapartida da família. Por isso sempre que são realizadas essas atividades, é importante que alguém vá junto. Quando isso acontece os resultados do tratamento também aumentam, disse a profissional.

Prefeita de Campo Erê assinou contrato para abertura de poço artesiano na Linha Belo Horizonte. ROZANE MOREIRA reconhece a conquista do vereador VILMAR BOMBIERI. Nos próximos dias a empresa vencedora da licitação vai fazer a perfuração. Por outro lado, tramita na Câmara de Vereadores a criação de dotação orçamentária para conclusão do pavilhão da Doze de Novembro. O vereador ANTÔNIO TEIXEIRA ajudou a conseguir 300 mil reais para a obra. Falando sobre infraestrutura ROZANE salienta que foi concluído o calçamento na Rua Sagrado Coração de Jesus. Os vereadores MARCELO BRUNETO, LAURA TREVISAN e SUZIANE TESKE ajudaram na busca de recursos para a obra.

Município organiza Casamento comunitário. O prefeito de São Bernardino DALVIR LUDWIG, conta que a ação está sendo feita através da Secretaria de Assistência Social do município. A ideia é oferecer aos noivos um casamento completo e sem nenhum tipo de custo para os interessados. As despesas serão por conta da prefeitura. A data já foi definida e o evento fará parte das festividades de aniversário do município. Será no dia nove de julho ás 14 horas. Os casais interessados devem deixar o nome na Secretaria Social até o dia 24 de maio. Existe todo um tramite burocrático que precisa ser preparado antes junto ao Cartório de registros em Campo Erê, para que no dia do casamento tudo saia perfeito. Por isso alguns documentos são necessários.

DALVIR acrescenta que além do matrimônio oficializado em Cartório, a administração pensou em oferecer uma benção aos casais. Por isso, cada um precisa no momento da inscrição dizer qual a sua religião para a equipe possa organizar o padre e pastores para que façam essa benção a cada casal conforme a sua igreja. Após a cerimônia será servido um coffee break aos participantes para comemorar a data. O prefeito lembra que esse será o primeiro casamento comunitário realizado no seu município.

Polícia preocupada com golpes aplicados na região. Estelionatários estão agindo em transações de compra e venda de gado, automóvel, eletrodoméstico e qualquer outro produto que é disponibilizado pelas redes sociais. De acordo com o delegado TIAGO GOMEZ de Anchieta, os valores dos prejuízos vão de 100 reais a somas muito altas. Ele alerta que intermediações de terceiros pela internet geralmente causam um grande problema. A população deve ficar sempre muito alerta especialmente para tudo o que for oferecido por preço muito barato. Todo valor abaixo de mercado é suspeito, acrescenta o policial.

Recentemente houve um grande golpe em Anchieta na compra e venda de gado e as investigações estão em andamento. O banco conseguiu frear a movimentação na transação que poderia ter sido muito maior que os 41 mil reais de prejuízo. O delegado TIAGO GOMEZ reforça: negócio deve ser evitado quando tem intermediário. Não deve existir mais ninguém entre comprador e o vendedor. A segunda orientação é negociar sempre dentro da plataforma de comércio eletrônico, jamais por aplicativo de mensagem. Problema é que é difícil identificar e localizar um golpista da internet. A pena por estelionato varia para em torno de 5 anos.

Túmulos são violados em cemitério de São Lourenço do Oeste. A PM atendeu no cemitério municipal do bairro Brasília em São Lourenço do Oeste, uma ocorrência de violação de túmulos. A Polícia informou que um homem de 61 anos relatou que foi informado por um servidor municipal sobre uma violação do túmulo e foi até o local. No túmulo haviam duas ossadas humanas, sendo que uma delas encontrava-se em um saco, que estava fora do túmulo com a ossada jogada pelo lado de fora. Na sequência, os policiais foram informados que no cemitério havia outro túmulo violado, aparentemente só com a tampa aberta. As sepulturas estavam sem a identificação das pessoas nas lápides, sendo possivelmente retiradas do local.

Mulher sai para trabalhar e é atacada por ex-companheiro. A Polícia Militar de São Lourenço do Oeste, foi acionada por uma mulher no bairro Perpétuo Socorro. Ela disse aos policiais que ouviu gritos de uma outra mulher que estava sendo agredida por um homem num local escuro, próximo a um poste sem iluminação. Em conversa com a vítima de 47 anos, ela relatou que estava saindo para trabalhar por volta das 5h50, quando seu ex-companheiro saiu do meio de um matagal, e a atacou e a ameaçou de morte.

Ela relatou ainda, que o agressor a pegou pelo pescoço e a derrubou no chão. Ele só a largou porque ouviu os gritos de uma vizinha, que a socorreu, e ele saiu correndo. O homem levou a bolsa da mulher com seus pertences, contendo um celular e seu uniforme de trabalho. A PM realizou rondas para tentar encontrar o homem, porém sem sucesso. A mulher possuía várias lesões no rosto, pescoço e corpo, ela foi conduzida para a UPA 24 horas.

Mulher capota carro ao ser perseguida por ex-companheiro. Uma jovem de 18 anos capotou o veículo por diversas vezes na estrada da Linha Costa, interior de São Lourenço do Oeste. A jovem conduzia um Corsa. Após o acidente, ela conseguiu sair do veículo e acionou a Polícia Militar. O motivo do capotamento, segundo a vítima, foi por estar sendo perseguida pelo seu ex-companheiro, que estava em uma motocicleta. Após o capotamento, ele tomou rumo ignorado. Ela informou ainda, que está separada há cerca de três meses, por ter sido vítima de agressões, realizadas por ele. Disse possuir medidas protetivas contra seu ex-companheiro, mas que não adiantam em nada, pois ela continua sendo perseguida e ameaçada.

Mulher que foi filmada andando nua na rua tem transtorno psicótico e havia fugido da UPA. Uma cena registrada ontem na Avenida Natalino Faust, entre a UPA e a ponte do Rio Marrecas, chamou a atenção e gerou comoção em algumas pessoas que viram uma senhora andando nua, na chuva, no acostamento da via. Informações da família dizem que a mulher tem 45 anos e apresenta transtorno psicótico e a família está enfrentando muitos problemas nos últimos tempos com as crises que ela vem sofrendo. A família disse que já tentaram internar ela, porém existe uma fila de mais de 300 pessoas. Na segunda-feira ela teve mais uma crise, foi encaminhada ao CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) e encontrava-se internada na UPA, quando acabou fugindo e foi flagrada nua na rua. Após ser localizada ela foi encaminhada novamente a UPA e medicada.

Rapaz fica ferido em acidente com caminhão de recicláveis no centro. Um jovem de 23 anos ficou ferido na tarde de ontem, no centro de Marmeleiro. Conforme informações, a cooperativa de recicláveis fazia o recolhimento de lixo na Rua Ignácio Felipe, quando o coletor se desequilibrou e acabou sendo atingido pelo caminhão. O trabalhador sofreu ferimentos na mão e queixava-se de fortes dores. Ele recebeu os primeiros atendimentos no local pelo socorristas do SAMU e profissionais da saúde do município e em seguida ele foi removido ao hospital em Francisco Beltrão. A Polícia Militar esteve no local para a confecção do Boletim de Acidente de Trânsito.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.



Warning: file_put_contents(/datadrive/pepericom/public_html/App/../framework/sessions/T80sSsP475mkD3T4mC4A03b4I9AcXAjmrsXopYKs): failed to open stream: Disk quota exceeded in /datadrive/pepericom/public_html/vendor/illuminate/filesystem/Filesystem.php on line 185