ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 11/05/2020

GLOBO EM FOCO – 11/05/20

-EX-CHEFE DA PF DEPÕE SOBRE SUPOSTA INTERFERÊNCIA DE BOLSONARO NA CORPORAÇÃO

-CHEFE DO MP CITA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA ENVOLVENDO AGENTES PÚBLICOS NA COMPRA DE RESPIRADORES

-ITAPIRANGA INICIA TERCEIRA ETAPA DA CAMPANHA DE VACINA GRIPE

-CRESCE PREOCUPAÇÃO COM A DENGUE APÓS TERCEIRO CASO

-SÃO JOÃO DO OESTE SEGUE SEM CASOS DE NOVO CORONAVÍRUS

-MONITORAMENTO DO RIO URUGUAI REGISTRA REDUÇÃO NO FIM DE SEMANA

-BEBÊ MORRE ENGASGADO COM LEITE MATERNO EM MARAVILHA

-BOMBEIROS DE ITAPIRANGA SOCORREM VÍTIMAS DE AGRESSÕES A FACADAS

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 27 graus

O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 70 centavos para a compra e seis reais e 20 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

Cientistas canadenses supõem que variedades medicinais da Cannabis sativa bloqueiem a penetração do coronavírus. Seus resultados partem de pesquisas sobre tratamento de câncer e artrite, e necessitam validação independente. Na busca por uma vacina ou medicamento contra o novo coronavírus, cientistas canadenses pesquisam variedades medicinais específicas da Cannabis que poderiam bloquear a penetração do Sars-cov-2. Na Alemanha, transcorrem os primeiros testes clínicos de uma vacina da covid-19, usando um produto criado para a imunologia do câncer. Até agora, nenhum medicamento teve a eficácia contra a nova doença comprovada.

A epidemia de coronavírus causou 80 mortes nas últimas 24 horas na França, o menor balanço diário desde o início de abril, informou neste sábado, a Direção-Geral da Saúde. O número total de falecimentos chegou a 26 mil 310. Do montante de óbitos registrados nas últimas 24 horas, 76 ocorreram em hospitais e apenas quatro em instalações médicas sociais e casas de repouso, uma queda muito grande em comparação com as estatísticas diárias das últimas semanas. Desde o início da epidemia da COVID-19 na França, 95 mil 829 pessoas foram internadas em hospitais do país, 56 mil das quais se recuperaram e já voltaram para casa.

O lockdown no Reino Unido foi mantido até dia primeiro de junho, mas já há um plano para sua flexibilização, disse o primeiro-ministro britânico BORIS JOHNSON em depoimento neste domingo. De acordo com ele, a partir de primeiro de junho, a primeira fase da reabertura irá permitir que lojas não essenciais abram e que as escolas voltem à atividade aos poucos. A segunda etapa, que está prevista para julho, será de volta de atividades industriais e mais serviços públicos, mas ainda mantendo regras rígidas de distanciamento social.

O Ministério da Saúde foi autorizado a contratar por tempo determinado quatro mil 117 profissionais para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público. O prazo de validade dos contratos será de até seis meses e poderão ser prorrogados pelo prazo necessário à superação da situação da calamidade pública, desde que o prazo total não exceda dois anos. Os profissionais poderão ser contratados a partir deste mês para atuar nas atividades de assistência e apoio à assistência à saúde de todo o país, especialmente nos estados mais afetados pela pandemia do coronavírus. A portaria não informa como será realizado o processo seletivo para contratação desses profissionais.

Mais oito milhões de trabalhadores informais devem receber a primeira parcela do auxílio emergencial de 600 reais nesta semana. A estimativa é do Ministério da Cidadania, após análise de mais 17 milhões de CPFs finalizada na última sexta-feira. O governo federal deve anunciar, também nesta semana, o calendário da segunda parcela do benefício. Até sexta-feira, a Caixa contabilizava o pagamento de 35 bilhões e 500 milhões de reais do auxílio emergencial a mais de 50 milhões de brasileiros. O montante total referente ao pagamento da primeira parcela deve chegar a 41 bilhões e 500 milhões, segundo o ministro da Cidadania, ONYX LORENZONI.

O diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência, ALEXANDRE RAMAGEM, e o ex-superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro RICARDO SAADI depõem à PF em Brasília, nesta segunda-feira. Eles serão ouvidos no inquérito que apura suposta tentativa de interferência de JAIR BOLSONARO na corporação. O inquérito foi aberto pela Procuradoria-Geral da República, com autorização do STF, depois que o ex-ministro da Justiça SERGIO MORO pediu demissão do cargo, no fim de abril. Ele disse ter sido pressionado por BOLSONARO a fazer mudanças na cúpula da Polícia Federal. RAMAGEM e SAADI, ambos delegados da Polícia Federal, foram citados por MORO em um depoimento de oito horas prestado no último dia dois, em Curitiba. Ao todo, o ministro do Supremo Tribunal Federal, CELSO DE MELLO autorizou a tomada de 10 depoimentos no inquérito – todos, marcados para esta semana.

O secretário DOUGLAS BORBA apresentou na manhã deste domingo o pedido de exoneração do cargo de chefe da Casa Civil do Governo de Santa Catarina. A saída ocorre em meio à crise instalada no governo por conta das suspeitas envolvendo a compra de 200 respiradores, ainda não entregues, pelo governo do Estado com pagamento antecipado de 33 milhões. Em nota, a Casa Civil informou que o afastamento é necessário para que ele possa cuidar da defesa e seguir colaborando espontaneamente com as investigações em função de seu nome ter sido citado no processo de compra de respiradores pela Secretaria de Estado da Saúde. No sábado, a secretaria foi um dos alvos da Operação contra uma quadrilha acusada de fraudes na compra de respiradores para o governo de Santa Catarina. BORBA prestou depoimento à Polícia Civil em relação ao caso. A pasta afirmou, por meio de nota, que ele foi ouvido por cerca de duas horas e que a investigação está em segredo de Justiça.

AMANDIO JOÃO DA SILVA JUNIOR será o novo Secretário da Casa Civil. Ele irá substituir DOUGLAS BORBA, exonerado do cargo na manhã deste domingo, 10, após o desgaste com a compra dos respiradores e as investigações do Gaeco. AMANDIO já trabalhou no governo do Estado como secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico Sustentável e ficou um ano no cargo. Ele e o governador CARLOS MOISÉS conversaram por três horas neste domingo em Florianópolis na Casa d´Agronômica. No fim da noite deste domingo, o governo do Estado divulgou nota detalhando a nomeação do novo secretário.

O procurador-geral de Justiça de Santa Catarina, FERNANDO COMIN, falou sobre as investigações que apuram suposta fraude na compra de 200 respiradores por 33 milhões pelo governo catarinense na manhã desta segunda-feira. Em entrevista para a NSC TV, ele deu detalhes sobre a participação de agentes públicos na compra e sobre o andamento do caso após a realização da Operação O2, deflagrada no sábado. Segundo COMIN, os agentes públicos envolvidos atuaram não apenas para agilizar o processo de compra dos equipamentos e realizar o pagamento antecipado, mas também para avalizar a operação e se assegurar de que os recursos seriam transferidos a uma empresa de fachada. O procurador-geral também voltou a dizer que há fortes indícios da existência de uma organização criminosa, envolvendo alguns agentes púbicos e um núcleo empresarial. Ele também citou o envolvimento de um vereador de uma cidade do Rio de Janeiro. De acordo com COMIN, o político é um dos envolvidos e está relacionado à empresa Veigamed, de quem o governo catarinense comprou os respiradores.

CONDER adquire mais de 7 mil testes rápidos de Covid-19 para os municípios. O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional realizou nos últimos dias um pregão eletrônico a fim de adquirir testes rápidos para Covid-19 e máscaras de proteção para os 19 municípios abrangidos pela Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina. No total foram sete mil testes adquiridos pelos municípios, que irão solicitar à empresa fornecedora conforme as suas necessidades. A secretária executiva do CONDER, JUSSARA REGINATTO explica que a compra se deu por meio de pregão eletrônico. O CONDER, através do programa Compras Compartilhadas realizou na última semana do mês de abril a compra de testes rápidos. Foi na modalidade de pregão eletrônico, por meio do qual inúmeras empresas de todo o país participaram.

JUSSARA REGINATTO salienta que considera o resultado da compra excelente, pois cada teste foi adquirido pelo valor de 89 reais. Além dos testes rápidos, o Consórcio tem sido fundamental na aquisição de materiais e medicamentos para a área da saúde. JUSSARA comenta que ficou extremamente vantajoso essa compra pelo consórcio. O grande objetivo é justamente esse, a aquisição de produtos pelo menor preço, trazendo economia aos cofres públicos. Salienta que o CONDER está trabalhando firme na parte da saúde, na aquisição de equipamentos EPI’s. Na última sexta-feira, os primeiros dois mil testes foram entregues a 11 municípios, entre eles.

Lei da Transparência obriga governo do estado a divulgar compras feitas sem licitação durante a pandemia. A divulgação deve ser feita nas redes sociais e no portal oficial do governo do estado. O projeto de lei é de autoria do deputado estadual, FABIANO DA LUZ, e foi aprovado recentemente pela Assembleia Legislativa do estado. Segundo o deputado, com o decreto de calamidade pública, o governo do estado está dispensado de fazer algumas licitações, e de seguir o processo normal de compra pública. Como não havia obrigação de divulgar todas estas compras, FABIANO DA LUZ justifica que a lei obriga que as informações sejam divulgadas no portal da transparência e nas redes sócias, para evitar situações como do hospital de campanha de Itajaí e dos respiradores, que acabou se tornando uma CPI e o pedido de cassação do governador. A compra recente de máscaras, no valor três vezes maior do que o de mercado, também gera polêmica.

No momento, o deputado estadual explica que pela CPI está sendo recebida e analisada toda documentação que diz respeito à compra dos respiradores, no valor de 33 milhões de reais. FABIANO DA LUZ afirma que quando se trata de dinheiro público jamais deve ser feita uma compra antecipada, com exceção de compras feitas de empresas conhecidas e confiáveis. O deputado comenta que o valor foi depositado, sumiu da conta da empresa do Rio de Janeiro e os respiradores ainda não chegaram. A empresa também prometeu fornecer um tipo de respirador inferior ao que havia sido contratado. Segundo o deputado, o objetivo é apurar quem é o responsável por esse calote. FABIANO DA LUZ também é autor do projeto que solicita prorrogação do ICMS dos produtos da agricultura familiar, devido a estiagem, bem como, a prorrogação do troca-troca. A expectativa é que o projeto seja sancionado nos próximos dias pelo governador.

São João do Oeste segue sem casos de novo coronavírus. Dois casos suspeitos foram descartados no fim de semana. Conforme o secretário de Saúde, VÍRUS RITTER, no fim de semana o município recebeu resultados dos dois exames enviados ao laboratório Lacem, em Florianópolis. O secretário explica que um resultado foi divulgado no sábado e outro no domingo. Os dois laudos deram negativos para Covid19. RITTER salienta que o município mantém alerta para todos os cuidados para evitar proliferação do vírus. Destaca que a equipe da saúde está alerta para manter São João do Oeste sem registro da doença. De acordo com o secretário medidas regidas são necessárias pois vários municípios da região possuem registros do novo coronavírus.

Itapiranga inicia terceira etapa da Campanha de Vacina Gripe Influenza. A partir desta segunda-feira serão vacinadas crianças de seis meses até cinco anos de idade. Meta é atingir mil e 98 crianças. Conforme a enfermeira responsável pela sala de vacinas, CLAIR HEINEN, também serão imunizadas pessoas com deficiências, gestantes e mulheres que tiveram filhos no limite de até 45 dias. A enfermeira explica que a campanha prossegue até dia 17, portanto apenas uma semana para atender este público alvo. CLAIR lembra que a vacinação ocorre na Unidade de Saúde Fronteira no período das sete horas até as 13 horas, sem fechar ao meio dia. A enfermeira considera que são horários alternativos para dar oportunidade para pessoas que trabalham no horário comercial. O sistema de vacinação não possui agendamento e também não terá Dia D. O local é restrito para vacinação, sem atendimento médico de pacientes.

Preocupação com a Dengue cresce com a confirmação de mais um caso. Itapiranga já possui registro de três pacientes com Dengue. Na sexta-feira ocorreu a terceira confirmação de doente com adoença em transmissão comunitária. A enfermeira CLAIR HEINEN alerta que a cidade possui o mosquito contaminado e sem a colaboração dos moradores a situação pode se agravar. Ela destaca as consequências que a Dengue pode ter . A Dengue também pode evoluir para casos graves como convulsões, complicações neurológicas e problemas cardiorrespiratórios, hemorragias e outras situações graves. A enfermeira explica que os três casos até o momento atingiram um homem de 27 anos, além de adolescentes de 12 e 16 anos. CLAIR HEINEN diz que a preocupação é grande com a Covid-19, porém as pessoas não pode esquecer da Dengue que pode agravar estado de saúde necessitando inclusive de internação hospitalar em UTI.

Monitoramento do Rio Uruguai é ampliado após barragem reduzir vazão de água. Itapiranga iniciou na semana passada um debate sobre a influência das barragens no nível do Rio Uruguai. A preocupação número um é com o abastecimento de água. Travessia da barca também preocupa. Conforme o engenheiro sanitarista e ambiental da prefeitura, MACIEL WELTER, no fim de semana a Usina Hidrelétrica Foz de Chapecó baixou vazão de 200 metros cúbicos por segundo para 160 metros cúbicos por segundo. Esta medida foi necessária, pois com a falta de chuva está baixando o nível do lago da barragem. Para evitar colapso no sistema elétrico a administração da hidrelétrica recebeu autorização e reduzir a vazão. O volume de água que entra no lago é menor que a liberação que ocorre no momento. WELTER afirma que graças ao controle da hidrelétrica a situação ainda não é tão grave diante da prolongada estiagem.

O engenheiro sanitarista e ambiental relata que a partir da madrugada de sábado iniciou um monitoramento do nível do Rio Uruguai. Controle apontou queda de 10 centímetros no volume de água em Itapiranga. O monitoramento ocorre na estação instalada pelo Serviço Geológico do Brasil, em Itapiranga. MACIEL WELTER diz que este impacto não compromete captação de água para as quatro estações de tratamento, sendo duas do municípios e duas das agroindústrias da JBS aves e suínos. A travessia da balsa também está mantida. São adotadas medidas especiais de cuidados na travessia entre Itapiranga e Barra do Guarita, porém com serviço tendo sequência para veículos de todos os tamanhos e pedestres. WELTER considera que o monitoramento e o controle de vazão deve ter o máximo de cuidados para estabelecer novos parâmetros sobre o nível de água do Rio Uruguai.

Trabalho com hidrelétricas e órgãos nacionais é inédito. As ações são debatidas pelo comitê de crise da bacia hidrográfica do Rio Uruguai. O engenheiro valoriza o diálogo que está ocorrendo com a Agência Nacional de Água e o Operador Nacional do Sistema Elétrico, além do envolvimento de órgãos ambientais. MACIEL WELTER observa que a região registrou volume de chuva de aproximadamente 50 milímetros na semana passada e isso aumentou o volume de água de pequenos afluentes do Rio Uruguai. Caso a estiagem persistir, o problema vai se agravar nos próximos dias, exigindo uma análise constante sobre ações conjuntas para garantir, qualidade de água para diversos fins. WELTER chama atenção são vários meses com chuva insuficiente para elevar o nível do Rio Uruguai e a projeção não é otimista. O engenheiro sanitarista e ambiental informa que a união de órgãos responsáveis pela qualidade da água e a geração de energia é fundamental para reduzir o impacto negativo da estiagem.

Galpão é destruído por incêndio no interior de Princesa. O Corpo de Bombeiros de São José do Cedro foi acionado por volta da uma hora da madrugada desde domingo para combater um incêndio na localidade de linha Sagrada Família interior de Princesa. O fogo atingiu um galpão de madeira medindo aproximadamente 150 metros quadrados. A estrutura de madeira possuía em seu interior estoque de lenha seca empilhada, cerca de 140 palanques para cerca, além de maquinário e implementos agrícolas. Não havia ligação elétrica na edificação. Foram usados cerca de 11 mil litros de água na ocorrência. Segundo informações do proprietário, o possível ponto de origem de incêndio foi um defumador de salames. Ele conseguiu retirar alguns animais. As chamas foram inicialmente avistadas por um vizinho que acionou o corpo de bombeiros. O galpão ficou destruído e não houve feridos.

Motorista embriagado colide em carro estacionado e rotatória no centro de SJCedro. A guarnição da PM foi chamada por volta das 3 horas da madrugada de ontem para atender acidente de trânsito com danos materiais. O condutor estava em visível estado de embriaguez, apresentando diversos sinais. Ele recusou o teste de bafômetro. Conforme a PM, foi possível constatar que o carro havia batido na traseira de um Hyundai IX-35 e continuou a transitar, chocando-se também na rotatória da Avenida Rio Grande do Sul e no termômetro parando somente na Avenida Salgado Filho, em frente a uma agropecuária. O condutor não quis prestar esclarecimentos e não indicou testemunhas. A guarnição encontrou informações relevantes com moradores de um prédio localizado em frente ao local da colisão. O carro foi apreendido e o condutor detido e levado para delegacia.

Motorista é flagrado com drogas em abordagem da PMR no centro de Iporã do Oeste. A guarnição da Polícia Militar Rodoviária do Posto 12 de Iporã do Oeste atendeu, por volta das 19 horas e 20 minutos da noite deste domingo, uma ocorrência de posse de entorpecente na Avenida Gustavo Fetter em Iporã do Oeste. Conforme a PMR, em abordagem de rotina de um Golf emplacado em Mondaí, foi localizada uma porção de cocaína. Ao motorista, um homem de 27 anos, foi confeccionado um termo circunstanciado pela posse do entorpecente. Ainda na manhãde sábado, na SC 163, em Iporã do Oeste, a PMR abordou um UP de Ponta Grossa-PR, e no interior do carro foi localizado em uma mochila que estava no acento traseiro, uma quantidade de aproximadamente 57 gramas de maconha. No local foram confeccionados os procedimento cabíveis.

Colisão entre motos deixa homem ferido em São José do Cedro. O acidente aconteceu por volta das 21 horas deste domingo na BR 163, no trevo de acesso a São José do Cedro. No local ocorreu uma colisão entre uma motocicleta Suzuki 125, placa de SJCedro e uma Honda CG 150 Titan de Guarujá do Sul. Os veículos eram ocupados apenas pelos motociclistas. O condutor da Suzuki, de 41 anos, foi encontrado sentado na via apresentando escoriações nas mãos, escoriações e suspeita de fratura na perna direita e fratura exposta no tornozelo. Após atendimento no local a vítima foi encaminhada à unidade hospitalar de Cedro. O condutor da Honda CG, de 22 anos, não se feriu e recusou atendimento permanecendo no local. A ocorrência teve apoio da Policia Militar e PRF.

Incêndio destrói materiais recicláveis da Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 13 horas de sábado para combater um incêndio no barracão da ACOMAR em São Miguel do Oeste. Três viaturas do décimo segundo Batalhão do Corpo de Bombeiros foram empenhadas para o trabalho, que durou mais de duras horas. Ninguém se feriu. A presidente da associação, CARLA FRANCIELE NOOL diz que os prejuízos financeiros as famílias são consideráveis, porque o que foi destruído pelo fogo foi papelão e plástico, recicláveis que agregam um bom valor para a ACOMAR. Em entrevista para a Peperi, Carla relatou que o que tudo indica é que o incêndio tenha sido criminoso, isso porque segundo ela, uma das câmeras estava posicionada em direção ao mato e não em direção aonde deveria estar. A Polícia Milita foi acionada e um boletim de ocorrência foi.

Idoso fica ferido ao sofrer queda de quatro metros de altura no interior de Palmitos. O acidente ocorreu na Linha Diamantina, interior de Palmitos, por volta das 10 horas e 30 minutos de sábado. O homem de 64 anos foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros no interior da residência, sentado. Ele relatou aos socorristas ter caído, e que não usava equipamentos de segurança. Segundo a vítima, ele estava com dores ao respirar. O idosos apresentava ainda suspeita de fratura fechada na clavícula direita e estava com os sinais vitais estáveis. Os familiares relataram aos socorristas que após a queda, ele ficou desorientado e confuso. Após avaliação o homem foi conduzido ao Hospital Regional de Palmitos.

PM apreende som e homem é preso por perturbação, desacato e agressão a policial em Iporã do Oeste. O fato ocorreu na noite deste domingo, por volta das 23 horas e 30 minutos, nos fundos do pátio de um posto de combustíveis em Iporã do Oeste. A PM foi acionada para averiguar perturbação do trabalho e sossego alheios, e no local, constatou que havia som proveniente de um automóvel. Além disso, as pessoas não estavam cumprindo o distanciamento social, entre outras determinações do poder público, destinados a impedir a contaminação do coronavírus. Durante a ocorrência, os envolvidos não acataram as ordens recebidas, e um deles chegou a desacatar um policial, e ainda resistiu à prisão. A guarnição precisou fazer uso da força para controlar o autor, sendo que um policial ficou lesionado no procedimento. A Polícia Militar apreendeu as caixas de som e ofereceu procedimento de Termo Circunstanciado, o qual foi aceito por três dos envolvidos. Já o quarto envolvido não assinou o termo e foi preso. A PM teve o apoio da Polícia Militar Rodoviária na ocorrência.

Bombeiros de Itapiranga socorrem vítimas de agressões a facadas. Foi por volta das quatro horas e 50 minutos de domingo. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionada para socorrer vítimas no Porto da Barca que teriam sofrido agressões por arma branca. O crime ocorreu no distrito Basílio da Gama, município de Pinheirinho do Vale-RS. Os bombeiros atenderam um homem que apresentava ferimento por arma branca no peito. Já um menor de idade tinha ferimento no lado direito do tórax. As vítimas foram conduzidas ao pronto socorro do hospital Sagrada Família. A Polícia Militar também foi acionada, porém os crimes serão investigados pela polícia civil do Rio Grande do Sul.

Bebê morre engasgado com leite materno em Maravilha. Um bebê de 29 dias faleceu na manhã de domingo em Maravilha, após se engasgar com leite materno. De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU, que atendeu a ocorrência, o fato foi registrado por volta das seis horas na rua Ângelo Clóvis, no bairro Pioneiro. Ainda conforme o Samu, quando a equipe chegou até a residência, o bebê já estava sem os sinais vitais. A criança apresentava, ainda, mudança na coloração da pele e palidez./A Polícia Militar e o Instituto Geral de Perícias foram acionados até o local para registrar a ocorrência.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.