ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 11-05-2019 Sábado

-STF DÁ CINCO DIAS PARA BOLSONARO EXPLICAR NOVO DECRETO DAS ARMAS

-PREFEITURA E ENTIDADE CONFIRMAM CANCELAMENTO DA EFAPI 2019

-PREFEITURA DE TUNÁPOLIS BUSCA RECURSOS PARA O PROJETO DE GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR

-LEVANTAMENTO DA FCDL APONTA CRESCIMENTO DE 5% NAS VENDAS PARA O DIA DAS MÃES

-ESCOLA DE CRISTO REI PROMOVE INTERCAMBIO COM ESCOLA DO MEIO OESTE

-TRABALHO PREVENTIVO E PRESENÇA DA PM NA RUA REDUZ ÍNDICE DE CRIMES

-MULHER CAI NO GOLPE DO WHATSAPP CLONADO E EFETUA DEPÓSITO BANCÁRIO

-DOIS ADOLESCENTES SÃO APREENDIDOS POR TRÁFICO DE DROGAS

-IRMÃOS MORREM EM GRAVE ACIDENTE NA BR 280 ACESSO A PALMA SOLA


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 95 centavos para a compra e quatro reais e 15centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 68 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.


A agência de notícias estatal norte-coreana informou nesta sexta-feira que o teste realizado na quinta-feira pelo país foi de um "ataque de longo alcance". A simulação foi ordenada pelo líder da Coreia do Norte, KIM JONG-UM. Segundo o Estado-Maior sul-coreano, na quinta-feira, Pyongyang disparou aparentemente dois mísseis de curto alcance. Os mísseis, que percorreram 270 e 420 quilômetros estão sendo analisados pelos militares sul-coreanos e seus aliados americanos.


Os Estados Unidos impuseram nesta sexta-feira uma elevação nas tarifas sobre 200 bilhões de dólares em produtos importados chineses, uma medida que esfria ainda mais as negociações com Pequim para conter a guerra comercial entre as duas maiores economias mundiais. As tarifas sobre cinco mil categorias de produtos chineses subiram de 10 para 25 por cento. A China lamentou "profundamente" a decisão dos Estados Unidos de aumentar as tarifas e disse que terá que adotar "as contramedidas necessárias", sem dar mais detalhes.


A Venezuela reabriu a fronteira com o Brasil no início da tarde desta sexta-feira após quase três meses. O acesso oficial entre os países foi fechado por ordem do presidente venezuelano NICOLÁS MADURO em 21 de fevereiro. A reabertura também foi confirmada pela Operação Acolhida, que cuida do fluxo migratório em Pacaraima, cidade fronteiriça. O anúncio da reabertura foi feito mais cedo pelo vice-presidente econômico, TARECK EL AISSAMI. Além das fronteiras com o Brasil, também foram abertas as comunicações marítimas e aéreas com a ilha de Aruba.


O ministro CELSO DE MELLO, do Supremo Tribunal Federal, decidiu levar ao plenário da corte ação apresentada pelo Partido Democrático Trabalhista e que questiona o decreto que bloqueou 30 por cento do orçamento geral dos institutos e universidades federais. O ministro também deu dez dias para que o presidente JAIR BOLSONARO preste informações sobre os cortes. CELSO DE MELLO não vai analisar o pedido de liminar para suspender o decreto, como queria a legenda, porque entendeu que o caso deve ser definido diretamente pelos onze ministros da Corte. Há pelo menos cinco ações questionando os cortes nos orçamentos de universidades e institutos na Justiça Federal e mais dois questionamentos no Supremo.


A ministra ROSA WEBER, do Supremo Tribunal Federal, decidiu nesta sexta-feira dar um prazo de cinco dias para que o presidente JAIR BOLSONARO explique o decreto assinado por ele que facilitou o porte de armas para mais categorias. O prazo só começa a conta quando BOLSONORO for notificado da decisão. O decreto facilita o porte de arma para um conjunto de profissões, como advogados, caminhoneiros e políticos eleitos. Além disso, permite que equipamentos de uso restrito das polícias militares, da Polícia Federal e do Exército sejam agora comprados – e usados – por civis que cumprirem os requisitos. O partido Rede Sustentabilidade acionou o Supremo pedindo a anulação do decreto. Para a sigla, o decreto é inconstitucional.


O ministro da Casa Civil, ONYX LORENZONI, afirmou nesta sexta-feira que o governo federal "não vê necessidade" de modificar o decreto que alterou regras sobre armas e munições no país. Segundo o ministro, as equipes técnicas da Presidência e da Casa Civil analisaram o decreto assinado pelo presidente JAIR BOLSONARO na terça-feira e não foram encontradas "inconstitucionalidades" no texto. O chefe da Casa Civil relatou que o governo conversará com a Câmara dos Deputados para "mostrar" que o decreto está "rigorosamente" dentro da Constituição. Ele afirmou que o decreto "ajusta" e "regulamentar" artigos do Estatuto do Desarmamento.



Os trabalhadores que ainda não sacaram o Abono Salarial ano-base 2017 têm até o dia 28 de junho para procurar uma agência bancária e retirar o dinheiro. Em Santa Catarina, 19 mil 109 pessoas com direito ao benefício ainda não resgataram o recurso. O valor disponível para saque chega a 12 milhões de reais. Desde 26 de julho de 2018 já foram pagos 146 mil 781 trabalhadores no estado, o que representa 88 por cento do total. Os valores sacados até oito de maio somam 113 milhões em Santa Catarina. Os empregados da iniciativa privada, vinculados ao PIS, sacam o dinheiro na Caixa. Para os funcionários públicos, a referência é o Banco do Brasil.


A Secretaria de Estado da Fazenda divulgou, nesta sexta-feira, o resultado da operação Dia das Mães, a maior já realizada em Santa Catarina. Nos quatro mil 251 estabelecimentos fiscalizados, em 152 cidades, foram encontradas 975 infrações e emitidos 712 termos. / Na regional de São Miguel do Oeste, foram fiscalizados 63 estabelecimentos comerciais. A operação foi realizada em lojas de confecções, acessórios, joalherias, calçados, artigos para o lar, restaurantes, entre outros. Entre as irregularidades encontradas, foi constatada a existência de uma solução de automação comercial que permitia a emissão de documento não fiscal e o respectivo pagamento com cartão de crédito.


A Efapi 2019, Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó, que seria realizada em outubro, foi cancelada. A não realização da feira foi confirmada oficialmente após reunião entre representantes da Prefeitura de Chapecó e da Sociedade Amigos de Chapecó. Nas últimas décadas, a feira vinha sendo realizada pela Prefeitura, de dois em dois anos. Em 2015, também foi cancelada devido à crise econômica. Nesta edição, a administração municipal resolveu repassar o evento novamente para a SACH, pois a organização demandava muita energia e tempo, envolvendo prefeito, secretários e servidores públicos. Algumas questões jurídicas e burocráticas atrapalharam o andamento da organização e o evento foi cancelado.


-PREFEITURA DE TUNÁPOLIS BUSCA RECURSOS PARA O PROJETO DE GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR

-LEVANTAMENTO DA FCDL APONTA CRESCIMENTO DE 5% NAS VENDAS PARA O DIA DAS MÃES

-ESCOLA DE CRISTO REI PROMOVE INTERCAMBIO COM ESCOLA DO MEIO OESTE

-TRABALHO PREVENTIVO E PRESENÇA DA PM NA RUA REDUZ ÍNDICE DE CRIMES


Atelie solidário fará mutirão de doação de roupas na segunda-feira. As doações de roupas as famílias que necessitam serão feiras das oito às 16 horas, sem intervalo ao meio dia. Interessados em retirar roupas devem apresentar documento pessoal e sacolas. As doações serão feitas na sala do ateliê, na parte térrea do prédio da prefeitura. O ateliê solidário consiste em um projeto do setor de assistência social em que um grupo de mulheres voluntárias se reúne semanalmente para receber, reformar e destinar para doação roupas e calçados recebidos da população em geral as famílias do município.


Inicia segunda-feira venda de ingressos e mesas para o Festioete. Edição comemorativa de 25 anos do festival da canção de São João do Oeste ocorre dias 24 e 25 de maio, no ginásio municipal de esportes. Conforme o presidente da sociedade aliança, VALDOMIRO KEMMERICH, a entidade promove o Festioeste em parceria com o departamento de cultura do município. Lembra que a edição deste ano é especial e por isso vai ocorrer no ginásio. De acordo com KEMMERICH, a partir de segunda-feira serão disponibilizados ingressos e mesas ao público. A comercialização vai ocorrer na loja Toque Sensual. Para a sexta-feira, no dia 24 o ingresso será vendido somente na hora a 10 reais. Mesa deve ser reservada com valor de 20 reais. Já para o sábado, ingresso antecipado 20 reais e no dia 30 reais. Mesa custará 40 reais com quatro lugares e 50 reais com seis lugares.


Secretaria de transportes e obras de Tunápolis projeta serviços com previsão de melhora do tempo. O secretário JULINHO ZINHANI, destaca que os trabalhos estavam rendendo bem com uma equipe se dedicando aos serviços na estrada de Fátima, e outra equipe na estrada de linha Bonita. Com as frequentes e diárias chuvas, os trabalhos foram prejudicados. O secretário pede aos moradores destas duas localidades que comuniquem caso sejam registrados atoladores nestes trechos. Para a próxima semana, ZINHANI comenta que a prioridade são as estradas Felipe Heck em direção a Fátima e Canaleta, onde foi aberta nova estrada. Na próxima semana também serão instalados novos tubos. O secretário cita que o setor aproveita o período de chuvas para fazer a manutenção das máquinas. O secretário lembra que um trator esteira está com problema no motor, e os serviços ocorrem com apenas uma das duas máquinas. O parque de máquinas contempla ainda duas patrolas, cinco caçambas, três retroescavadeiras e três giratórias.


Comandante da PMR de Iporã do Oeste participa de treinamento na capital. Conforme o comandante da terceira companhia do segundo batalhão de Polícia Militar Rodoviária, com sede em Iporã do Oeste, major EVANDRO VIEIRA, o encontro nesta semana em Florianópolis reuniu todos os comandantes de companhias e dos 24 postos do estado, e servidores que atuam no setor administrativo da PMR. O major explica que estiveram em pauta às mudanças de procedimento, novos sistemas que estão sendo utilizados, bem como, o conhecimento do novo centro integrado de gerenciamento de riscos e desastres, local onde ocorreu a reunião. Na oportunidade ocorreu também um treinamento sobre o novo sistema de compras, de abastecimento e manutenção das viaturas. O encontro teve a presença do novo comandante da Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina, coronel EVALDO HOFFMANN JUNIOR, que assumiu a função em fevereiro.


O comandante da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste ressalta que a Polícia Militar de Santa Catarina é considerada a polícia mais tecnológica de todo o Brasil. A PMR, que faz parte da PMSC, possui alguns sistemas ainda mais avançados para seu trabalho e atuação nas rodovias estaduais. Para o major EVANDRO VIEIRA, isso justifica a necessidade da polícia, por meio de seus comandantes e demais efetivos, estarem em constante treinamento e aperfeiçoamento. O major ressalta que durante o encontro nesta semana em Florianópolis, ocorreu ainda a discussão sobre novas operações que serão realizadas pela PMR em todo o estado, e ainda, um balanço e uma avaliação sobre estatísticas das ocorrências atendidas por todos os postos.


Novo secretário de Tunápolis aponta prioridades de investimentos da administração. DONATO LAUSCHNER assumiu a função no começo desta semana, no lugar da até então secretária NELCINA DECKER. LAUSCHNER comenta que ainda está se interando dos trabalhos e conhecendo a estrutura administrava, mas adianta que um dos principais focos será o planejamento de todas as ações, com foco na aproximação da administração com a comunidade. Uma das formas de fazer isso é por meio da divulgação dos atos, dos planejamentos e investimentos que forem realizados. O secretário ressalta que entre os projetos em discussão, está à construção da creche, projeto em fase avançada, e que deve iniciar a obra no segundo semestre. Cita também a conclusão do centro de múltiplo uso em Pitangueira e o repasse de recursos a entidades para investimento nas estruturas comunitárias.


A prefeitura de Tunápolis busca recursos para o projeto de geração de energia solar. O financiamento já foi autorizado pelo Badesc e ainda irá passar pela aprovação da câmara de vereadores. Segundo o secretário de administração DONATO LAUSCHNER, um estudo feito aponta uma economia de um milhão e 500 mil reais na energia elétrica com a implantação do projeto de energia solar, somente na atual gestão. Hoje a prefeitura gasta em média 47 mil reais por mês nas faturas de energia elétrica. O secretário cita que com uma fatura mensal de energia elétrica é possível pagar a parcela do financiamento.


Levantamento de intenção de compras da FCDL aponta novas opções de presentes pelo consumidor para o dia das mães. Em Iporã do Oeste o comércio terá atendimento neste sábado, até as 16 horas. O presidente da Federação Catarinense das Câmaras de Dirigentes Lojistas, FCDL, IVAN TAUFFER destaca que o dia das mães é uma data muito esperada pelo comércio, em função do aumento nas vendas. Em número de vendas, o dia das mães perde apenas para o Natal. O levantamento feito pela FCDL apontou que 63% das empresas entrevistadas apostam em crescimento de até 5% no dia das mães deste ano, em comparação ao ano passado. Mais de 37% das empresas entrevistadas aposta em um gasto médio de 100 reais com o presente para as mães. Já 32% aposta em um gasto maior, de 150 reais. Para atrair os clientes, mais de 73% das lojas terá promoções e condições especiais de pagamento para a compra de presentes no dia das mães.


IVAN TAUFFER explica que o levantamento é feito com os lojistas, pois eles estão em contato direto com os consumidores e sabem suas intenções de compra. Dessa forma também é possível opter maior assertividade no resultado das vendas, a exemplo do que se comprovou na Páscoa, em que a intenção de compras era de 5%, e ficou em 4,7%. O levantamento é feito com lojistas das 20 cidades do estado com maior poder de consumo. Após as vendas, é feita nova pesquisa para comprovar se a intenção de compras se confirmou. O levantamento aponta ainda os itens mais procurados para presentear as mães. Em primeiro lugar aparece o vestuário, principalmente de inverno, seguido de calçados, e jóias, item que voltou a aparecer nas pesquisas. O presidente da FCDL comenta que o incremento das jóias na intenção de compras este ano, aponta a mudança frequente de hábitos do consumidor, tendência que deve ser acompanhada pelo comércio. Grande parte dessa mudança de hábitos é influenciada pela mídia.


Estudantes do ensino médio inovador das escolas de Cristo Rei e Água Doce desenvolvem intercâmbio por meio de cartas. Conforme o professor de filosofia, FABIANO FONSECA, o projeto, denominado “a carta”, contempla um intercâmbio de troca de correspondências entre as turmas do primeiro ano e do segundo ano do ensino médio inovador das escolas de educação básica de Cristo Rei e Ruth Lebarbechon do município de Água Doce, localizado no meio oeste catarinense. Nas duas escolas o projeto é desenvolvido na disciplina de filosofia. O professor explica que a iniciativa foi do professor VANDOIR OESCHLER, que ministra a matéria na escola de Água Doce, natural de Vale Pio, São João do Oeste, e egresso da escola de Cristo Rei. Na escola de São João do Oeste 37 alunos estão envolvidos no projeto, e na escola de Água Doce são 60 estudantes.


O objetivo do intercâmbio é resgatar o uso da carta como forma de comunicação no decorrer da história. O professor de filosofia comenta que as relações estão praticamente restritas a meios eletrônicos, principalmente o celular, em que o que predomina é o imediatismo. FABIANO FONSECA explica que o projeto contempla todo o processo de elaboração de uma carta, o envio, e no momento os alunos estão elaborando as respostas das cartas recebidas na semana passada. O professor lembra que na carta os alunos relataram a realidade na sua escola e a perspectiva futura, possibilitando dessa forma a troca de informações e experiências sobre os diferentes contextos. Por meio das cartas, estudantes de Cristo Rei ficaram sabendo que alunos da escola de Água Doce chegam a percorrer 70 km todos os dias para frequentar as aulas. Isso representa a distância de São João do Oeste a Guaraciaba, e duas horas de trajeto percorrido, realidade bem diferente vivenciada pelos alunos de Cristo Rei.


Trabalho preventivo e presença da polícia na rua reduz índices de criminalidade em Iporã do Oeste. Desde que assumiu o comando, há um ano, o sargento MILTON WOLF implantou vários programas, alguns novos e outros que seguem modelos e ordens do comando geral. Ele cita a rede de segurança escolar, em que são realizadas rondas preventivas na entrada e na saída das escolas, visitas durante o intervalo, fiscalização do transporte escolar e campanhas educativas. Outra rede de segurança é voltada para o setor bancário, com troca de informações para garantia de segurança dos estabelecimentos e pessoas envolvidas. O sargento cita também a ronda comercial, realizada principalmente nos horários de pico, e de abertura e fechamento das lojas. Ele avalia que a presença dos policiais nas ruas dá maior sensação de segurança a comunidade, e coíbe crimes diversos.


MILTON WOLF ressalta que o trabalho preventivo traz como resultado a redução de crimes violentos. O que ainda é registrado são casos de violência doméstica relacionados à lei Maria da Penha. Como comandante da PM, o sargento aponta a necessidade de uma nova viatura, considerando que os atuais veículos usados para os trabalhos já possuem vários anos de uso. Além disso, o espaço físico não é o adequado, pois segundo o sargento, não foi projetado para o trabalho da PM. O comando trabalha na busca de recursos para a construção de uma nova sede. Devido ao baixo efetivo, de cinco policiais, MILTON WOLF comenta que também reforça a guarnição sempre que necessário, e, além disso, é responsável pelo setor administrativo, com atendimento diário das 12 as 19 horas. O comandante esteve entre os homenageados na solenidade realizada na última semana, alusiva aos dez anos de serviço prestado a PMSC. Este mês, o sargento também completa seu primeiro ano a frente do comando da PM do município.


-MULHER CAI NO GOLPE DO WHATSAPP CLONADO E EFETUA DEPÓSITO BANCÁRIO

-DOIS ADOLESCENTES SÃO APREENDIDOS POR TRÁFICO DE DROGAS

-IRMÃOS MORREM EM GRAVE ACIDENTE NA BR 280 ACESSO A PALMA SOLA


Polícia Militar Rodoviária atende duas colisões traseiras nas rodovias da região. O primeiro acidente ocorreu próximo às 13 horas de ontem, na SC 386 em Iporã do Oeste. A colisão traseira envolveu um automóvel Gol de Iporã do Oeste, conduzido por um homem de 25 anos, e um Linea com placas de Caibi, conduzido por um homem de 33 anos. Ninguém se feriu e houve apenas danos nos veículos. O outro acidente foi registrado cerca de meia hora depois, na SC 160 em Pinhalzinho. A colisão traseira, envolveu um Corsa de Modelo, conduzido por um homem de 44 anos, e a moto CG 150 de Pinhalzinho. O piloto, de 19 anos, teve ferimentos leves.


Carro sai da pista na BR 282. A ocorrência foi registrada por volta das 15 horas de ontem, na BR 282, trecho entre São Miguel do Oeste e Maravilha. O condutor de um veículo Gol, placas de Dionísio Cerqueira, seguia sentido a Maravilha quando perdeu o controle e saiu da pista. Ele não teve ferimentos. Houve apenas danos no carro. Os bombeiros de São Miguel do Oeste socorreram o homem, que estava dentro do carro. Usando a força braçal os bombeiros conseguiram retirar o veículo e o motorista seguiu viagem. Chovia forte no momento do acidente.


Mulher cai no golpe do WhatsApp clonado e efetua depósito bancário. A Polícia Militar de São Miguel do Oeste foi acionada na quinta-feira para atender uma ocorrência de estelionato na Avenida Salgado Filho. No local uma mulher informou que havia caído em um golpe. Segundo ela, alguém havia clonado o aplicativo WhatsApp do aparelho de seu namorado e solicitado depósito de 500 reais em uma conta. A solicitante depositou cerca de 400 reais e ao mostrar o comprovante ao seu namorado ele relatou que não havia solicitado o referido depósito e que seu WhatsApp estava inativo durante a tarde. O homem disse que realizou os procedimentos de segurança e retornou a utilizar o aparelho sem problemas. A PM registrou o boletim de ocorrência e orientou os envolvidos.


Dois adolescentes são apreendidos por tráfico de drogas. Nesta sexta-feira, a Polícia Civil de Faxinal dos Guedes, com o apoio dos Policiais Civis de Xanxerê, Palmitos e Caibi, apreendeu dois menores de idade por meio de mandado judicial de internação provisória expedido pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Xanxerê. Durante a e investigação policial foram colhidos diversos elementos acerca do envolvimento dos menores com o tráfico e associação para o tráfico de drogas. Um dos menores, de 15 anos, foi apreendido na cidade de Xanxerê. Já o outro, de 17 anos, foi localizado e apreendido na cidade de Palmitos. Os dois adolescentes foram encaminhados ao CASEP de Joaçaba ainda durante a noite da sexta-feira.


Tombamento de carreta causa bloqueio BR 163 em Guarujá do Sul. O acidente ocorreu na manhã deste sábado, por volta das sete horas, próximo ao trevo de acesso a Guarujá do Sul. O motorista de uma carreta, de 34 anos, seguia do Mato Grosso para o Rio Grande do Sul quando perdeu o controle da direção e tombou em cima da pista. Os bombeiros de São José do Cedro foram chamados e atenderam o caminhoneiro com suspeita de fratura nos braços e escoriações. Após atendimento no local ele foi transferido ao hospital de Guarujá do Sul e na sequência para o hospital Regional de SMOeste. A carga ficou espalhada na pista e o caminhão causou bloqueio no local. A PRF fez o controle do trânsito . A empresa já acionou a seguradora e um guincho para remoção da carreta. A prefeitura de Guarujá do Sul auxiliou na limpeza da via.


Irmãos morrem em grave acidente na BR 280. O acidente ocorreu no inicio da noite desta sexta-feira, na BR 280, em Flor da Serra do Sul, no trevo de acesso a Palma Sola. A colisão envolveu uma moto Bros de Pranchita, que seguia sentido Flor da Serra a Marmeleiro e um Vectra de Palma Sola. Com a colisão, os dois ocupantes da moto sofreram a queda e foram atingidos pela Ecosport de Flor da Serra do Sul que não conseguiu parar a tempo. Um dos ocupantes da moto, EDERSON BORGES DOS SANTOS, de 25 anos, não resistiu e faleceu no local. O irmão dele, DALBERTO BORGES DOS SANTOS, 19 anos, chegou a ser socorrido pelos bombeiros e foi levado ao hospital de Palma Sola, mas não resistiu e também faleceu. A motorista da Ecosport, de 53 anos, teve ferimentos e foi encaminhada ao hospital de Palma Sola. O condutor do Vectra de 40 anos não se feriu. Após a perícia os corpos foram removidos ao Instituto Médico Legal de Francisco Beltrão. A Polícia Rodoviária Federal atendeu o acidente.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.