ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco - 11.05.2019

-STF DÁ CINCO DIAS PARA BOLSONARO EXPLICAR NOVO DECRETO DAS ARMAS
-PREFEITURA E ENTIDADE CONFIRMAM CANCELAMENTO DA EFAPI 2019
-EPAGRI E SAÚDE PROMOVEM OFICINAS SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
-EXTREMO OESTE POSSUI MAIS DE 300 EMPREENDIMENTOS NA ZONA RURAL
-CRESCE NÚMERO DE DENÚNCIAS SOBRE DESPEJO DE EFLUENTES EM RIOS
-COMÉRCIO REGISTRA MOVIMENTO INTENSO NA VÉSPERA DO DIA DAS MÃES
-VEREADOR CRITICA ATUAÇÃO DE ÓRGÃO AMBIENTAL NA REGIÃO
-OPOSIÇÃO COBRA DEBATES E VOTAÇÃO DO PLANO DIRETOR
-TOMBAMENTO DE CARRETA BLOQUEIA BR-163 EM GUARUJÁ DO SUL
-IRMÃOS MORREM ATROPELADOS APÓS QUEDA DE MOTO

O tempo é nublado. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 95 centavos para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 68 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.

A agência de notícias estatal norte-coreana informou nesta sexta-feira que o teste realizado na quinta-feira pelo país foi de um "ataque de longo alcance". A simulação foi ordenada pelo líder da Coreia do Norte, KIM JONG-UM. Segundo o Estado-Maior sul-coreano, na quinta-feira, Pyongyang disparou aparentemente dois mísseis de curto alcance. Os mísseis, que percorreram 270 e 420 quilômetros estão sendo analisados pelos militares sul-coreanos e seus aliados americanos.

Os Estados Unidos impuseram nesta sexta-feira uma elevação nas tarifas sobre 200 bilhões de dólares em produtos importados chineses, uma medida que esfria ainda mais as negociações com Pequim para conter a guerra comercial entre as duas maiores economias mundiais. As tarifas sobre cinco mil categorias de produtos chineses subiram de 10 para 25 por cento. A China lamentou "profundamente" a decisão dos Estados Unidos de aumentar as tarifas e disse que terá que adotar "as contramedidas necessárias", sem dar mais detalhes.

A Venezuela reabriu a fronteira com o Brasil no início da tarde desta sexta-feira após quase três meses. O acesso oficial entre os países foi fechado por ordem do presidente venezuelano NICOLÁS MADURO em 21 de fevereiro. A reabertura também foi confirmada pela Operação Acolhida, que cuida do fluxo migratório em Pacaraima, cidade fronteiriça. O anúncio da reabertura foi feito mais cedo pelo vice-presidente econômico, TARECK EL AISSAMI. Além das fronteiras com o Brasil, também foram abertas as comunicações marítimas e aéreas com a ilha de Aruba.

O ministro CELSO DE MELLO, do Supremo Tribunal Federal, decidiu levar ao plenário da corte ação apresentada pelo Partido Democrático Trabalhista e que questiona o decreto que bloqueou 30 por cento do orçamento geral dos institutos e universidades federais. O ministro também deu dez dias para que o presidente JAIR BOLSONARO preste informações sobre os cortes. CELSO DE MELLO não vai analisar o pedido de liminar para suspender o decreto, como queria a legenda, porque entendeu que o caso deve ser definido diretamente pelos onze ministros da Corte. Há pelo menos cinco ações questionando os cortes nos orçamentos de universidades e institutos na Justiça Federal e mais dois questionamentos no Supremo.

A ministra ROSA WEBER, do Supremo Tribunal Federal, decidiu nesta sexta-feira dar um prazo de cinco dias para que o presidente JAIR BOLSONARO explique o decreto assinado por ele que facilitou o porte de armas para mais categorias. O prazo só começa a conta quando BOLSONORO for notificado da decisão. O decreto facilita o porte de arma para um conjunto de profissões, como advogados, caminhoneiros e políticos eleitos. Além disso, permite que equipamentos de uso restrito das polícias militares, da Polícia Federal e do Exército sejam agora comprados – e usados – por civis que cumprirem os requisitos. O partido Rede Sustentabilidade acionou o Supremo pedindo a anulação do decreto. Para a sigla, o decreto é inconstitucional.

O ministro da Casa Civil, ONYX LORENZONI, afirmou nesta sexta-feira que o governo federal "não vê necessidade" de modificar o decreto que alterou regras sobre armas e munições no país. Segundo o ministro, as equipes técnicas da Presidência e da Casa Civil analisaram o decreto assinado pelo presidente JAIR BOLSONARO na terça-feira e não foram encontradas "inconstitucionalidades" no texto. O chefe da Casa Civil relatou que o governo conversará com a Câmara dos Deputados para "mostrar" que o decreto está "rigorosamente" dentro da Constituição. Ele afirmou que o decreto "ajusta" e "regulamentar" artigos do Estatuto do Desarmamento.

Os trabalhadores que ainda não sacaram o Abono Salarial ano-base 2017 têm até o dia 28 de junho para procurar uma agência bancária e retirar o dinheiro. Em Santa Catarina, 19 mil 109 pessoas com direito ao benefício ainda não resgataram o recurso. O valor disponível para saque chega a 12 milhões de reais. Desde 26 de julho de 2018 já foram pagos 146 mil 781 trabalhadores no estado, o que representa 88 por cento do total. Os valores sacados até oito de maio somam 113 milhões em Santa Catarina. Os empregados da iniciativa privada, vinculados ao PIS, sacam o dinheiro na Caixa. Para os funcionários públicos, a referência é o Banco do Brasil.

A Secretaria de Estado da Fazenda divulgou, nesta sexta-feira, o resultado da operação Dia das Mães, a maior já realizada em Santa Catarina. Nos quatro mil 251 estabelecimentos fiscalizados, em 152 cidades, foram encontradas 975 infrações e emitidos 712 termos. Na regional de São Miguel do Oeste, foram fiscalizados 63 estabelecimentos comerciais. A operação foi realizada em lojas de confecções, acessórios, joalherias, calçados, artigos para o lar, restaurantes, entre outros. Entre as irregularidades encontradas, foi constatada a existência de uma solução de automação comercial que permitia a emissão de documento não fiscal e o respectivo pagamento com cartão de crédito.

A Efapi 2019, Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó, que seria realizada em outubro, foi cancelada. A não realização da feira foi confirmada oficialmente após reunião entre representantes da Prefeitura de Chapecó e da Sociedade Amigos de Chapecó. Nas últimas décadas, a feira vinha sendo realizada pela Prefeitura, de dois em dois anos. Em 2015, também foi cancelada devido à crise econômica. Nesta edição, a administração municipal resolveu repassar o evento novamente para a SACH, pois a organização demandava muita energia e tempo, envolvendo prefeito, secretários e servidores públicos. Algumas questões jurídicas e burocráticas atrapalharam o andamento da organização e o evento foi cancelado.

Estabelecimentos públicos e privados deixam a desejar na questão de acessibilidade. A afirmação é da psicóloga da Apae de São José do Cedro, CRISTIANE HENGES. De acordo com ela, o preconceito para com as pessoas que apresentam algum tipo de necessidade especial ainda existe, embora tenham sido feitas várias campanhas de conscientização nos últimos anos. A psicóloga afirma que hoje prevalece, especialmente, o preconceito estrutural, uma vez que a infraestrutura das cidades e dos estabelecimentos públicos ou privados não é projetada para incluir pessoas com necessidades especiais. CRISTIANE cita que há iniciativas para melhorar a acessibilidade, mas não são suficientes. Ela revela que alguns estabelecimentos ajustam o acesso para permitir a entrada de cadeirantes, mas os problemas continuam internamente. Um exemplo disso é o ginásio de esportes. Conforme a profissional, apesar da entrada estar adaptada, dentro do ginásio os cadeirantes enfrentam dificuldades e nem conseguem chegar ao banheiro.

Escola Elza Mancelos de Moura elege representantes do grêmio estudantil. De acordo com a assessora de direção REJANE GOETZ, o processo foi realizado com a participação de duas chapas e todos os alunos puderam votar depois de ouvirem a explanação dos candidatos sobre seus planos de governo. A chapa ‘Unidos pelo Elza' fez 103 votos e a chapa ‘Geração Consciente' obteve 58 votos. Foram contabilizados ainda 14 votos considerados nulos e três em branco. Com esses números, a chapa ‘Unidos pelo Elza' foi a vencedora do processo e, desta forma, o Grêmio Estudantil passará a ser presidida pelo aluno VITOR FAVRETTO. Além dele, o vice-presidente eleito é DJEISON DIHEL, a secretária geral KAMILLI MENEGHEL, o segundo secretário BRUNO BOLLER. O tesoureiro geral é LEONARDO DYBA e o segundo tesoureiro JOÃO KIST. Ainda integram a chapa o diretor social LEOMAR JAHN, o diretor de imprensa JIANCARLOS LERMEN, de esportes MAICON PASQUALON e de cultura ERIC RAMBO.

Clube Cedrense espera reunir mil pessoal na escola das soberanas de SJCedro. O Baile de Senhorita Cedrense acontece há 34 anos. A presidente do clube, JURACI OLIVEIRA afirma que por se tratar de um evento tradicional na região a busca por mesas e ingressos é sempre intensa já nos primeiros dias. Foram comercializadas cerca de 70 meses e a previsão é reunir mil participantes no baile que começa as 22 horas com o desfile das 11 candidatas. Elas concorrem ao título de senhorita cedrense e vão representar o município em eventos regionais e locais. A presidente lembra que existe parceria com a prefeitura que disponibiliza recursos usados da decoração do clube, passarela, contratação da banda e outros detalhes. Ela afirma que sempre são pensadas novidades para o público. O desfile terá novidades assim como os pronunciamentos. JURACI destaca que o clube passou por reformas que possibilitaram ampliar o número de participantes devido a organização das mesas. Os jurados são de outras cidades. A Rádio Cedro transmite o evento.

Epagri e saúde fazem parceria para oferta de cursos e mini oficinas sobre alimentação saudável. A extensionista social, REJANE RIGO comenta que o objetivo é oferecer dicas e opções de vários tipos de alimentos que podem ser usados como alternativas. Nesta semana ocorreu uma oficina na linha São Vendelino sobre a fabricação de sal temperado. Ela comenta que o trabalho teve por objetivo incentivar as famílias a diminuir a quantidade de sal utilizada na alimentação substituindo pela utilização de plantas aromáticas e medicinais. Lembra que o consumo excessivo de sódio, principal substância do sal, traz diversos problemas à saúde, porém, não deve ser eliminado da dieta, mas sim utilizar na quantidade certa. REJANE destacou que o sal temperado além de fazer bem a saúde é saboroso. A comunidade de São Vendelino já trabalha com dois hortos medicinais. A profissional lembra que são várias abordagens e nesta semana outra atividade sobre economia doméstica envolveu moradoras de São Mateus. O intuito foi ensinar receitas para confecção de sabão, sabonete, detergentes e demais produtos de limpeza e higiene sem precisar gastar em mercados.

A maioria das propriedades da região tem no máximo 15 hectares e as famílias tem dificuldades em se manter no sistema tradicional que envolve a produção de milho, soja e suínos. De acordo com a responsável pelo programa de gestão de negócios e mercados da Epagri, JANE ZANIN, esse modelo funcionou bem até a década de 90, mas desde então as famílias não conseguem acompanhar os grandes produtores. Ela explicou que há cerca de 25 anos a Epagri busca alternativas de renda para as famílias, como por exemplo, a industrialização dos produtos na propriedade. Nos 40 municípios que a Epagri atende, existem 317 empreendimentos rurais, a maior parte agroindústrias. JANE disse que esse é o caminho para os pequenos agricultores. Há novas empresas rurais sendo fomentadas em Palma Sola e em Guarujá do Sul.

O caminho para os pequenos agricultores é identificar novas ideias para aumentar a renda nas propriedades. O comentário é do consultor do Sebrae, RONI BRITO. De acordo com ele, o Sebrae desenvolve uma série de ações para auxiliar os produtores nesse processo, especialmente na área de gestão e da viabilidade de negócio. RONI comentou que os produtores precisam ver a propriedade como uma empresa e buscar formas de aumentar a renda. Uma das alternativas é o turismo rural. Ele citou o caso de Anchieta, Guaraciaba e SJCedro que já tem rotas fixas e envolvem produtores na ação, com visita dentro das propriedades e com apoio das famílias. O consultor reforçou que as parcerias entre produtores e entidades é fundamental para fortalecer os empreendimentos criados no meio rural.

A Polícia Ambiental ainda recebe um número muito grande denúncias envolvendo crimes contra o meio ambiente. O cabo GILBERTO PILLA disse que as principais ocorrências envolvem a pesca ilegal, desmatamento, poluição e despejo de efluentes em rios. Ele comentou que a situação de maior potencial de danos ao meio ambiente é o lançamento de efluentes químicos nos cursos de d’água. PILLA disse que a maioria das ocorrências vem de denúncias da população e que esse envolvimento revela que as pessoas estão mais preocupadas com a proteção ambiental. Para ele, a educação ambiental é uma ferramenta importante para mudar o comportamento das pessoas em relação ao meio ambiente. De acordo com PILLA, as pessoas ainda enxergam a corporação apenas como um órgão de fiscalização e repressão. O cabo comentou que O “Conversando com Agricultores” deve ter continuidade neste ano.

A notícia da saída temporária da prisão de SUZANE VON RICHTHOFEN publicada pelo portal da Peperi teve grande repercussão nesta semana. A publicação feita a partir da rádio cedro repercutiu internacionalmente, com acessos de pelo menos outros sete países. A mulher, condenada a 39 anos por ter matado os pais em São Paulo, deve ficar em liberdade até o dia 14 de maio, quando deve retornar à penitenciária. Ela foi beneficiada com a saída temporária para o Dia da Mães. Na enquete feita pelo portal 100 por cento das pessoas foram contrárias ao beneficio. Essa foi a primeira pesquisa feita de opinião com votação unanime. A notícia teve milhares de acessos e dezenas de comentários no Facebook de indignação. A maioria dos internautas criticou a saída temporária de SUZANE já que ela foi condenada justamente pela morte dos pais.

Levantamento de intenção de compras da FCDL aponta novas opções de presentes pelo consumidor para o dia das mães. O presidente da Federação Catarinense das Câmaras de Dirigentes Lojistas, FCDL, IVAN TAUFFER destaca que o dia das mães é uma data muito esperada pelo comércio, em função do aumento nas vendas. Em número de vendas, o dia das mães perde apenas para o Natal. O levantamento feito pela FCDL apontou que 63 por cento das empresas entrevistadas apostam em crescimento de até 5 por cento no dia das mães deste ano, em comparação ao ano passado. Mais de 37 por cento das empresas entrevistadas aposta em um gasto médio de 100 reais com o presente para as mães. Já 32 por cento aposta em um gasto maior, de 150 reais. Para atrair os clientes, mais de 73 por cento das lojas terá promoções e condições especiais de pagamento para a compra de presentes no dia das mães. Para atender os consumidores o comércio de SJCedro estende o expediente até as 16 horas.

IVAN TAUFFER explica que o levantamento é feito com os lojistas, pois eles estão em contato direto com os consumidores e sabem suas intenções de compra. Dessa forma também é possível obter maior assertividade no resultado das vendas, a exemplo do que se comprovou na Páscoa, em que a intenção de compras era de 5 por cento, e ficou em 4,7. O levantamento é feito com lojistas das 20 cidades do estado com maior poder de consumo. Após as vendas, é feita nova pesquisa para comprovar se a intenção de compras se confirmou. O levantamento aponta ainda os itens mais procurados para presentear as mães. Em primeiro lugar aparece o vestuário, principalmente de inverno, seguido de calçados, e joias, item que voltou a aparecer nas pesquisas. O presidente da FCDL comenta que o incremento das jóias na intenção de compras este ano, aponta a mudança frequente de hábitos do consumidor, tendência que deve ser acompanhada pelo comércio. Grande parte dessa mudança de hábitos é influenciada pela mídia.

Vereador critica atuação do Instituto do Meio Ambiente no extremo oeste. ÊNIO CAROSSI ocupou uma cadeira na câmara por um mês no lugar de CLAUDIOMIRO ONGARATTO. Ele esteve agora pouco no enfoque legislativo e afirmou que a demora na análise dos projetos tem sido um entrave para os empreendedores locais. Ele entende que é preciso desburocratizar os pedidos e por isso existe um trabalho para criação de um sistema próprio de licenciamento. Lembra que as Leis serão as mesmas, mas a ideia é acelerar as análises e pareceres. O vereador sugere uma revisão nas questões que envolvem o licenciamento ambiental. Na opinião dele, há casos de comerciantes que atuam há mais de trinta anos e, agora, por conta das novas legislações não conseguem alvará de funcionamento. CAROSSI ainda comenta que há casos de moradores e empreendedores de SJCedro em que o capital somado ao longo da vida passou a ser considerado APP, impossibilitando qualquer intervenção ou uso.CAROSSI afirma que a ideia é realizar audiências e buscar acordos visando manter o meio ambiente preservado e ao mesmo tempo não prejudicar os moradores.

Vereador cobra renomada nos debates e votação do Plano Diretor de São José do Cedro. IRONI FEDRIZZI da bancada de oposição cobrou da presidência que o projeto que foi elaborado há quase sete anos e está parado no legislativo volte a ser discutido com a sociedade para que SJCedro tenha um documento atualizado. Ele disse que o plano existente possui quase 40 anos e precisa estipular novas regras, rever algumas questões que com o tempo mudaram. O vereador lembra que as discussões com audiências e elaboração do projeto começaram em 2013, o projeto chegou a ingressar na câmara, mas, devido a erros ortográficos e outras adequações não chegou a ser votado. O vereador afirma que está sendo questionado sobre a demora. Ele reconhece que serão necessárias audiências e envolvimento de profissionais como engenheiros, arquitetos, corretores de imóveis e demais interessados para que o plano se torne lei. Lembra que o texto é complexo porque envolve cinco leis municipais e os próprios vereadores precisarão sanar dúvidas com pessoas competentes em cada área.

Plano Diretor voltará a ser discutido no segundo semestre. A previsão é da presidente da câmara de vereadores de SJCedro ISOLDI WILL. Segundo ela, nos primeiros meses de 2019 a dedicação é voltada à organização de questões internas da Câmara de Vereadores e também à análise do Código de Vigilância Sanitária, que tramita desde o ano passado nas comissões. Ela acredita que a partir da segunda metade do ano, começarão a ser feitos os estudos e as discussões sobre o Plano Diretor. Por enquanto não haverá contratação de assessoria para este trabalho. A presidente comenta que o primeiro passo é repassar uma copia do plano elaborado aos vereadores para que possa haver um estudo prévio. Ela ressalta que já há sugestões de alterações que serão anexadas, mas, para serem aprovadas devem ser convocadas audiências reunindo moradores. ISOLDI garante que tem todo o interesse em dar andamento à tramitação do texto que atualiza do Plano Diretor, porém, observa que isso precisa ser feito com responsabilidade.

Mulher cai no golpe do WhatsApp clonado e efetua depósito bancário. A Polícia Militar de São Miguel do Oeste foi acionada na quinta-feira para atender uma ocorrência de estelionato na Avenida Salgado Filho. No local uma mulher informou que havia caído em um golpe. Segundo ela, alguém havia clonado o aplicativo WhatsApp do aparelho de seu namorado e solicitado depósito de 500 reais em uma conta. A solicitante depositou cerca de 400 reais e ao mostrar o comprovante ao seu namorado ele relatou que não havia solicitado o referido depósito e que seu WhatsApp estava inativo durante a tarde. O homem disse que realizou os procedimentos de segurança e retornou a utilizar o aparelho sem problemas. A PM registrou o boletim de ocorrência e orientou os envolvidos.

Carro sai da pista na BR 282. A ocorrência foi registrada por volta das 15 horas de ontem no trecho entre São Miguel do Oeste e Maravilha. O condutor de um veículo Gol, placas de Dionísio Cerqueira, seguia sentido a Maravilha quando perdeu o controle e saiu da pista. Ele não teve ferimentos. Houve apenas danos no carro. Os bombeiros de São Miguel do Oeste socorreram o homem, que estava dentro do carro. Usando a força braçal os bombeiros conseguiram retirar o veículo e o motorista seguiu viagem. Chovia forte no momento do acidente.

Motociclista sofre escoriações em queda. A guarnição dos bombeiros de São José do Cedro foi acionada para atendimento a acidente de trânsito, na BR 163 próximo ao trevo de Guarujá do Sul por volta das 17h30 desta sexta-feira. No local ocorreu uma queda de motocicleta estando o condutor sozinho. O motociclista de 19 anos apresentava suspeita de fratura em rótula e luxação no joelho esquerdo com ferimento lacerante, ferimento lacerante no membro inferior direito e escoriações em mãos. Após a contenção das hemorragias, o rapaz foi levado ao hospital de Guarujá do Sul. A PM auxiliou no controle do trânsito e fez o acionamento da PRF para levantamento.

Tombamento de carreta bloqueia BR-163 em Guarujá do Sul. O acidente aconteceu na manhã desde sábado, por volta das 7 horas próximo ao trevo de acesso a Guarujá do Sul envolvendo uma carreta. O motorista de 34 anos contou que seguia do Mato Grosso para o Rio Grande do Sul quando perdeu o controle da direção e tombou em cima da pista. Os bombeiros de São José do Cedro foram chamados e atenderam o caminhoneiro com suspeita de fratura nos membros superiores e escoriações. Após atendimento no local ele foi transferido ao hospital de Guarujá do Sul para avaliação preliminar e na sequência para o hospital Regional de SMOeste. A carga ficou espalhada na pista e o caminhão bloqueou o local até as 11 horas e 15 minutos. Há cerca de meia hora o local foi liberado para passafem. A PRF foi chamada e controle o trânsito no trecho. A empresa já acionou a seguradora e um guincho para remoção da carreta. A prefeitura de Guarujá do Sul vai ajudar na limpeza da via.

Irmãos morrem acidente em Flor da Serra do Sul. No inicio da noite desta sexta-feira foi registrado um grave acidente de trânsito na rodovia BR-280, no trevo de acesso a Palma Sola. Envolveram-se na colisão uma motocicleta Bros de Pranchita e um Vectra de Palma Sola. Com a colisão, os dois ocupantes da moto sofreram a queda e foram atingidos por um Ecosport que não conseguiu parar a tempo. Um dos ocupantes da moto EDERSON BORGES DOS SANTOS, de 25 anos, não resistiu e faleceu no local. O irmão dele, DALBERTO BORGES DOS SANTOS de 19 anos chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros sendo levado ao hospital de Palma Sola, mas não resistiu e acabou falecendo. A motorista da Ecosport de 53 anos teve ferimentos leves e também foi atendida. O condutor do Vectra de 40 anos não se feriu.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.