ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 11/05/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 95 centavos para a compra e quatro reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 68 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a oito centavos e meio para a compra e 10 centavos para venda.

A agência de notícias estatal norte-coreana informou nesta sexta-feira que o teste realizado na quinta-feira pelo país foi de um "ataque de longo alcance". A simulação foi ordenada pelo líder da Coreia do Norte, KIM JONG-UM. Segundo o Estado-Maior sul-coreano, na quinta-feira, Pyongyang disparou aparentemente dois mísseis de curto alcance. Os mísseis, que percorreram 270 e 420 quilômetros estão sendo analisados pelos militares sul-coreanos e seus aliados americanos.

Os Estados Unidos impuseram nesta sexta-feira uma elevação nas tarifas sobre 200 bilhões de dólares em produtos importados chineses, uma medida que esfria ainda mais as negociações com Pequim para conter a guerra comercial entre as duas maiores economias mundiais. As tarifas sobre cinco mil categorias de produtos chineses subiram de 10 para 25 por cento. A China lamentou "profundamente" a decisão dos Estados Unidos de aumentar as tarifas e disse que terá que adotar "as contramedidas necessárias", sem dar mais detalhes.

A Venezuela reabriu a fronteira com o Brasil no início da tarde desta sexta-feira após quase três meses. O acesso oficial entre os países foi fechado por ordem do presidente venezuelano NICOLÁS MADURO em 21 de fevereiro. A reabertura também foi confirmada pela Operação Acolhida, que cuida do fluxo migratório em Pacaraima, cidade fronteiriça. O anúncio da reabertura foi feito mais cedo pelo vice-presidente econômico, TARECK EL AISSAMI. Além das fronteiras com o Brasil, também foram abertas as comunicações marítimas e aéreas com a ilha de Aruba.

O ministro CELSO DE MELLO, do Supremo Tribunal Federal, decidiu levar ao plenário da corte ação apresentada pelo Partido Democrático Trabalhista e que questiona o decreto que bloqueou 30 por cento do orçamento geral dos institutos e universidades federais. O ministro também deu dez dias para que o presidente JAIR BOLSONARO preste informações sobre os cortes. CELSO DE MELLO não vai analisar o pedido de liminar para suspender o decreto, como queria a legenda, porque entendeu que o caso deve ser definido diretamente pelos onze ministros da Corte. Há pelo menos cinco ações questionando os cortes nos orçamentos de universidades e institutos na Justiça Federal e mais dois questionamentos no Supremo.

A ministra ROSA WEBER, do Supremo Tribunal Federal, decidiu nesta sexta-feira dar um prazo de cinco dias para que o presidente JAIR BOLSONARO explique o decreto assinado por ele que facilitou o porte de armas para mais categorias. O prazo só começa a conta quando BOLSONORO for notificado da decisão. O decreto facilita o porte de arma para um conjunto de profissões, como advogados, caminhoneiros e políticos eleitos. Além disso, permite que equipamentos de uso restrito das polícias militares, da Polícia Federal e do Exército sejam agora comprados – e usados – por civis que cumprirem os requisitos. O partido Rede Sustentabilidade acionou o Supremo pedindo a anulação do decreto. Para a sigla, o decreto é inconstitucional.

O ministro da Casa Civil, ONYX LORENZONI, afirmou nesta sexta-feira que o governo federal "não vê necessidade" de modificar o decreto que alterou regras sobre armas e munições no país. Segundo o ministro, as equipes técnicas da Presidência e da Casa Civil analisaram o decreto assinado pelo presidente JAIR BOLSONARO na terça-feira e não foram encontradas "inconstitucionalidades" no texto. O chefe da Casa Civil relatou que o governo conversará com a Câmara dos Deputados para "mostrar" que o decreto está "rigorosamente" dentro da Constituição. Ele afirmou que o decreto "ajusta" e "regulamentar" artigos do Estatuto do Desarmamento.

Os trabalhadores que ainda não sacaram o Abono Salarial ano-base 2017 têm até o dia 28 de junho para procurar uma agência bancária e retirar o dinheiro. Em Santa Catarina, 19 mil 109 pessoas com direito ao benefício ainda não resgataram o recurso. O valor disponível para saque chega a 12 milhões de reais. Desde 26 de julho de 2018 já foram pagos 146 mil 781 trabalhadores no estado, o que representa 88 por cento do total. Os valores sacados até oito de maio somam 113 milhões em Santa Catarina. Os empregados da iniciativa privada, vinculados ao PIS, sacam o dinheiro na Caixa. Para os funcionários públicos, a referência é o Banco do Brasil.

A Secretaria de Estado da Fazenda divulgou, nesta sexta-feira, o resultado da operação Dia das Mães, a maior já realizada em Santa Catarina. Nos quatro mil 251 estabelecimentos fiscalizados, em 152 cidades, foram encontradas 975 infrações e emitidos 712 termos. Na regional de São Miguel do Oeste, foram fiscalizados 63 estabelecimentos comerciais. A operação foi realizada em lojas de confecções, acessórios, joalherias, calçados, artigos para o lar, restaurantes, entre outros. Entre as irregularidades encontradas, foi constatada a existência de uma solução de automação comercial que permitia a emissão de documento não fiscal e o respectivo pagamento com cartão de crédito.

A Efapi 2019, Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó, que seria realizada em outubro, foi cancelada. A não realização da feira foi confirmada oficialmente após reunião entre representantes da Prefeitura de Chapecó e da Sociedade Amigos de Chapecó. Nas últimas décadas, a feira vinha sendo realizada pela Prefeitura, de dois em dois anos. Em 2015, também foi cancelada devido à crise econômica. Nesta edição, a administração municipal resolveu repassar o evento novamente para a SACH, pois a organização demandava muita energia e tempo, envolvendo prefeito, secretários e servidores públicos. Algumas questões jurídicas e burocráticas atrapalharam o andamento da organização e o evento foi cancelado.

Sinte mobiliza professores para greve nacional da próxima semana contra projeto atual da reforma da previdência. O coordenador do sindicato ALDOIR KRAEMMER revela que a paralização dos professores será no dia 15 de maio e já existe apoio de dezenas de categorias. Ele garante que as federações, sindicatos e demais entidades que representam os trabalhadores concordam que a reforma no modo de arrecadação da previdência precisa ser atualizado.

Sinte é contra os prejuízos que o projeto atual trará. Para o coordenador, os educadores serão os maiores prejudicados já que terão que trabalhar, em média, 15 anos a mais para terem direito a aposentadoria e benefícios integrais. ALDOIR afirma que neste dia os professores são orientados a não trabalharem e participarem dos atos.

Problema está no retrocesso e na retirada dos direitos já adquiridos e que a classe avalia como justos. ALDOIR ressalta que para junho existe previsão da greve geral que terá adesão de mais trabalhadores como os agricultores. Ele lembra que houve anúncio de cortes para educação em todos os níveis, o que gera mais revolta.

Atendimento da unidade móvel do projeto OdontoSesc fica em Campo Erê até 12 de julho. Quem lembra é a secretária de saúde do município ELIZANDRA DA SILVA. De acordo com ela, estão sendo feitos atendimentos a comunidade previamente triada pela prefeitura municipal. Além das consultas odontológicas serão realizadas atividades educativas. O OdontoSesc é um projeto itinerante voltado à promoção de saúde bucal. A clínica é montada numa carreta.

Projeto OdontoSesc leva serviços odontológicos gratuitos e orientações em saúde para as comunidades. Segundo a secretária, cada Unidade Móvel conta com consultório com 4 cadeiras odontológicas e tem capacidade para 64 consultas diárias. As consultas são agendadas após uma triagem feita pela prefeitura. Entre os procedimentos oferecidos estão clínica básica, restauração, educação em saúde bucal e profilaxia, tratamento de canal e raspagem de tártaro. Além disso, a equipe realizará palestras e atividades educativas em escolas e grupos da comunidade.

A saúde bucal é essencial para a saúde geral e a qualidade de vida. O comentário é da secretária de saúde. Ela diz que segundo a Organização Mundial de Saúde, de 60 a 90 por cento das crianças e praticamente todos os adultos têm algum tipo de problema bucal. Ainda de acordo com a OMS, a higiene bucal inadequada e comportamentos de risco, como álcool e cigarro são algumas das causas mais comuns dos problemas bucais. Objetivo do OdontoSesc é levar atendimento odontológico e ações de educação em saúde bucal para cidades do interior e periferias de grandes centros.

Campanha de sindicalização é foco do Sintraf Regional.

LIZETE BERNARDI – coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Campo Erê, relata que o trabalho começou pelo município de Campo Erê, com visitas e roteiros de reuniões com lideranças das comunidades. Recentemente foi encerrada essa ação também em Saltinho. Objetivo do Sintraf com essa campanha, é levar aos agricultores informações sobre agricultura familiar. Entre os debates está o CAEPF – Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física, eleição de delegados para o Congresso no dia 24 de julho e reforma da previdência.

Campanha de sindicalização promove o fortalecimento do Sintraf. A manifestação é de LIZETE BERANRDI. Ela frisa que a força e os avanços do Sindicato dependem do próprio agricultor, por isso a importância de estar sempre presente e por dentro das ações. Durante as visitas a coordenadora conta que estão elaborando a pauta para o governo estadual, bem como a pauta nacional. Ideias e sugestões dos agricultores são ouvidas, discutidas, aprimoradas e colocadas na pauta.

Sintraf constrói sua base a partir das necessidades do trabalhador. A constatação é da coordenadora do sindicato em Campo Erê. Segundo ela, é por meio das demandas dos agricultores de cada município que o Sindicato monta seu plano de trabalho. A sindicalista acrescenta que na próxima semana a Campanha de Sindicalização inicia no município de São Bernardino.

Produção e qualidade nutricional da silagem é tema de curso para agricultores. O professor MIKAEL NEUMANN – especialista na área de nutrição animal, conta que ontem ministrou um curso para mais de 100 agricultores no Cedup em Campo Erê. A ideia, foi avaliar a produção e qualidade da silagem feita pelos agricultores do município, bem como maneiras para evitar a perda do produto durante sua produção. Um dos principais pontos levantados por ele, foi o valor nutritivo da silagem com níveis de adubação nitrogenada.

Professor aborda produção de silagem de inverno. Durante o curso de ontem no Cedup NEUMANN relata que quanto a silagem no inverno deve ser estimulada por aproveitar a terra nos períodos de inverno para a produção de volumosos. Assim o agricultor vai estar minimizando o risco de falta de forragem por instabilidade climática e principalmente reduzindo a competição das áreas de verão para o plantio do milho para silagem.

Existem três momentos fundamentais para uma boa produção de silagem. Segundo NEUMANN existe o momento de lavoura, do silo e o momento do uso. Observa que muitas vezes, as perdas na silagem se dão por causa do armazenamento incorreto do produto. Muitas vezes essa perda chega a mais de 30 por cento, e isso encarece muito o custo de alimentação dos animais, bem como impacta na produção e qualidade do leite. A palestra trouxe aos agricultores, a melhor maneira de armazenar e o tipo de silo que o agricultor deve ter para obter um produto melhor.

Comandante da PMR participa de treinamento na capital. Conforme o comandante da terceira companhia do segundo batalhão de Polícia Militar Rodoviária, com sede em Iporã do Oeste, major EVANDRO VIEIRA, o encontro nesta semana em Florianópolis reuniu todos os comandantes de companhias e dos 24 postos do estado, e servidores que atuam no setor administrativo da PMR. O major explica que estiveram em pauta às mudanças de procedimento, novos sistemas que estão sendo utilizados, bem como, o conhecimento do novo centro integrado de gerenciamento de riscos e desastres, local onde ocorreu a reunião.

Na oportunidade ocorreu também um treinamento sobre o novo sistema de compras, de abastecimento e manutenção das viaturas. De acordo com o comandante VIEIRA, o encontro teve a presença do novo comandante da Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina, coronel EVALDO HOFFMANN JUNIOR, que assumiu a função em fevereiro.

Comandante da Polícia Militar Rodoviária ressalta que a Polícia Militar de Santa Catarina é considerada a polícia mais tecnológica de todo o Brasil. A PMR, que faz parte da PMSC, possui alguns sistemas ainda mais avançados para seu trabalho e atuação nas rodovias estaduais. Para o major EVANDRO VIEIRA, isso justifica a necessidade da polícia, por meio de seus comandantes e demais efetivos, estarem em constante treinamento e aperfeiçoamento.

Encontros para conhecimento e troca de experiência são importantes para um bom trabalho. O major ressalta que durante o encontro nesta semana em Florianópolis, ocorreu ainda a discussão sobre novas operações que serão realizadas pela PMR em todo o estado, e ainda, um balanço e uma avaliação sobre estatísticas das ocorrências atendidas por todos os postos.

Mulher fica ferida em queda de moto na SC 305. Por volta das 13 horas e 30 minutos de ontem, o Corpo de Bombeiros de Campo Erê, foi chamado para atender a um acidente de trânsito. Foi na SC 305, saída para São Lourenço do Oeste. Quando os socorristas chegaram no local, encontraram uma mulher de 36 anos, consciente e orientada. Ela estava sentada às margens da rodovia, e disse a guarnição que pilotava uma moto HondaTwister, placa de São Lourenço do Oeste, e sofreu uma queda. A vítima apresentou ferimentos abrasivos na região abdominal, nos braços e pernas e suspeita de fratura fechada no nariz. Após imobilização a paciente foi conduzida até o hospital Santo Antônio em Campo Erê.

Irmãos morrem em grave acidente. No início da noite de ontem, foi registrado um grave acidente de trânsito na rodovia BR-280, em Flor da Serra do Sul, no trevo de acesso a Palma Sola. Se envolveram na colisão uma motocicleta Honda Bros de Pranchita, que seguia sentido Flor da Serra a Marmeleiro e um Vectra de Palma Sola. Com a colisão, os dois ocupantes da moto sofreram a queda e foram atingidos pela Ecosport de Flor da Serra do Sul que não conseguiu parar a tempo.

Um dos ocupantes da moto identificado como EDERSON BORGES DOS SANTOS de 25 anos não resistiu e faleceu no local. O irmão dele, DALBERTO BORGES DOS SANTOS de 19 anos chegou a ser socorrido ao hospital em Palma Sola, pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu e acabou falecendo. A motorista da Ecosport de 53 anos teve ferimentos e foi encaminhada a casa hospitalar de Palma Sola. O condutor do Vectra de 40 anos não se feriu. Após a perícia os corpos foram removidos ao Instituto Médico Legal de Francisco Beltrão. A Polícia Rodoviária Federal atendeu o acidente.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.