-PRESIDENTE LULA SANCIONA ORÇAMENTO FEDERAL DE 2025 COM DOIS VETOS
-CINCO CIDADES REGISTRAM ALAGAMENTOS E DESALOJADOS PELAS CHUVAS
-SIMPÓSIO DE AUTISMO VAI REUNIR MAIS DE 450 PESSOAS NESTE SÁBADO NO MUNICÍPIO
-VEREADORES APROVAM PROJETO DE LEI QUE ALTERA TABELA DE COBRANÇA DO ISS
-SÃO MIGUEL DO OESTE CONFIRMA PRIMEIRA MORTE POR DENGUE NESTE ANO
-POLÍCIA PRENDE SUSPEITOS DE TRÁFICO QUE MOVIMENTARAM MAIS DE UM MILHÃO DE REAIS
-HOMEM SOFRE FERIMENTOS NA CABEÇA AO SER ATINGIDO POR GOLPE DE FACÃO
O tempo na região Extremo-Oeste é de... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 13 graus. A máxima pode chegar a 23 graus.
O papa FRANCISCo ficou "feliz" de sair e encontrar com alguns fiéis durante uma visita surpresa à Basílica de São Pedro. A informação é da secretaria de imprensa do Vaticano. O pontífice de 88 anos, que se recupera de uma grave pneumonia, foi ao local nesta quinta-feira para inspecionar obras de reforma e rezar diante do túmulo de Pio Dez. Durante os minutos em que esteve na basílica, FRANCISCO acenou e cumprimentou os fiéis, além de ter abençoado o bebê de um casal de turistas. Nas imagens obtidas pela agência de notícias Reuters, tiradas de um vídeo feito durante a visita, o papa aparece visivelmente frágil, sendo empurrado em uma cadeira de rodas.
A China anunciou na manhã desta sexta-feira, pelo horário de Brasília, que vai aumentar as tarifas de importação de produtos que chegam dos Estados Unidos de 84 para 125 por cento. A informação é do Ministério das Finanças, de acordo com a agência de notícias Reuters. A nova taxação do país asiático sobre produtos americanos é mais uma reposta às medidas impostas pelo presidente DONALD TRUMP. Na quinta-feira, em mais um capítulo da guerra comercial, os Estados Unidos explicaram que as tarifas impostas ao país asiático somam 145 por cento.
Em declaração conjunta divulgada após a cúpula de chefes de Estado e de governo, os países da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos afirmaram "rechaçar" ações unilaterais que restringem o comércio internacional. O documento da Celac não é assinado pelos governos de Argentina, Paraguai e Nicarágua. Embora muitos países da região — a exemplo de Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Colômbia — tenham sido taxados da mesma maneira, isto é, com 10 por cento, os impactos serão distintos e as relações comerciais desses países com os Estados Unidos são diferentes. O documento não faz menção diretamente a DONAL TRUMP.
O presidente LULA confirmou nesta quinta-feira a escolha do deputado federal PEDRO LUCAS do União do Maranhã para o ministério das Comunicações. A decisão foi tomada depois de uma reunião no Palácio do Planalto. A previsão é que o novo ministro tome posse após a Páscoa. O antecessor na pasta, JUSCELINO FILHO, pediu demissão na terça-feira após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República por suspeita de desvio de emendas parlamentares via Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. Ele foi o primeiro ministro do governo LULA a ser formalmente acusado pela PGR. Ele pode se tornar réu por crimes como corrupção passiva; lavagem de dinheiro; organização criminosa; falsidade ideológica; fraude a licitação e violação de sigilo em licitação.
A oposição na Câmara dos Deputados conseguiu reunir as assinaturas necessárias para dar início à tramitação de um pedido de urgência ao projeto que perdoa condenações pelos atos de 8 de janeiro de 2023. O requerimento proposto pelo líder do PL na Casa, deputado SÓSTENES CAVALCANTE, atingiu 258 assinaturas, uma a mais que o necessário, no fim da noite desta quinta-feira. O regime de urgência permite um andamento mais acelerado ao projeto da Anistia pelos atos de 8 de Janeiro. Ao entrar em urgência, a proposta não precisa passar pelas comissões temáticas da Casa e pode ser analisada diretamente no plenário. Para que a urgência seja aplicada ao projeto da anistia, será preciso que o pedido seja aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados.
O presidente LULA sancionou, nesta quinta-feira, o Orçamento de 2025. A sanção teve apenas dois vetos. O Congresso aprovou apenas em março a proposta de Orçamento de 2025. O atraso foi causado por um impasse em relação à liberação de emendas parlamentares –dinheiro que deputados e senadores destinam para projetos em suas bases eleitorais. O presidente tinha até o dia 15 de abril para sancionar o texto, Mas decidiu antecipar. Isso também garantirá a antecipação do décimo terceiro a aposentados e pensionistas do INSS. Para 2025, o Orçamento estima que as contas públicas fecharão o ano no azul, um superávit primário, após compensações, de 14 bilhões e 500 milhões de reais.
Ao menos cinco cidades catarinenses registraram alagamentos nesta quinta-feira por conta da chuva forte que atinge a Grande Florianópolis e o Sul do Estado. Foram registradas quedas de árvores, imóveis ilhados e aulas suspensas. Imbituba decretou situação de emergência e tem oito famílias desalojadas. As aulas foram suspensas nesta sexta. Na capital, Florianópolis, os temporais intensos fizeram com que a cidade entrasse em estado de atenção. De acordo com a Defesa Civil municipal, a Capital registrou mais de 70 milímetros de chuva em apenas seis horas, com transtornos em diversas regiões. Em Jaguaruna, três postos de saúde ficaram alagados e duas casas sofreram interdições parciais.
O ano de 2024 foi de recordes nos resultados da Casan, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento. A empresa alcançou o maior lucro líquido da sua história com 343 milhões de reais, uma alta de 379 por cento frente ao ano anterior. A empresa também alcançou a maior marca de investimentos, 602 milhões aplicados em obras para tratamento e distribuição de água e sistemas de esgoto. A Casan encerrou 2024 com receita operacional líquida de um bilhão e 900 milhões de reais, 19 por cento mais do que no ano anterior. A soma de custos e despesas operacionais totalizou um bilhão e 600 milhões de reais, três por cento a mais frente a 2023.
A Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, da Assembleia Legislativa aprovou, nesta semana, o projeto de lei que estabelece que bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis e estabelecimentos similares que comercializem bebidas, refeições ou lanches devem disponibilizar cardápios físicos quando utilizarem menus digitais. O autor do projeto, deputado VICENTE CAROPRESO do PSDB, justifica que a medida pretende incluir clientes que não têm acesso fácil ou conhecimento suficiente para utilizar os cardápios digitais. Segundo o autor, essa exclusão digital pode afetar especialmente as pessoas mais idosas, deficientes ou com menor familiaridade à tecnologia. Agora, o projeto segue para análise da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O Peperi Debates deste sábado vai discutir o tema da violência escolar. Em 2024, foram registrados nas escolas da rede pública estadual de Santa Catarina, cerca de 7700 casos de violência. O programa de amanhã vai olhar para as causas e consequências desse quatro. O debate vai reunir o psicólogo do Núcleo de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola da coordenadoria regional de educação, EVANDRO RADAELI, o professor doutorando em Educação, EDINALDO ENOQUE e a professora da Unoesc com dissertação do Mestrado sobre Agressividade na Escola, JANES KÖHNLEIN. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.
O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber o diretor do Hospital Regional, RODRIGO LOPES. Ele vai falar sobre o encontro desta semana com a bancada do Oeste na assembleia Legislativa. LOPES apresentou aos deputados o projeto de ampliação do hospital Regional. Ele vai falar sobre a situação do projeto e do Hospital neste momento. O Peperi Rádio repórter começa as 11 horas da manhã com a análise das notícias da semana. A entrevista com o diretor do hospital Regional está programada para as 11 e meia.
O Colegiado de Assistência Social da Ameosc realizou, nesta semana uma reunião com representantes do setor para alinhar diretrizes, promover atualizações e definir metas que fortalecem o atendimento à população. O encontro contou com ampla participação e marcou avanços em diversas frentes de atuação. Durante a reunião, foi aprovado o novo regimento interno, que define as regras de funcionamento e participação nas decisões da política de assistência social local. Outro destaque foi a eleição da nova coordenação do colegiado. A nova coordenadora do colegiado é SIMONE FELIN, de Itapiranga. Os participantes também receberam os novos guias de acolhimento familiar para orientar o trabalho com famílias em situação de vulnerabilidade.
A Associação de Autistas, pais e amigos vai realizar, neste sábado, a segunda edição do Simpósio de Autismo. O evento acontece na Latitude Eventos e vai reunir especialistas, autoridades e representantes da comunidade para debater temas como educação, acessibilidade, segurança e inclusão de pessoas autistas na sociedade. Entre os destaques da programação, estão a palestra de KADU LINS, que vai abordar o papel do autismo na sociedade. O deputado estadual MAURO DE NADAL, autor de leis voltadas ao autista também confirmou presença no evento. O sargento da Polícia Militar, RODRIGO MEZADRI também está entre os convidados e vai falar sobre segurança pública e o combate ao bullying.
O principal objetivo da segunda edição do Simpósio de Autismo é ampliar o debate sobre os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A afirmação é da presidente da Associação de Autistas, pais e amigos de São Miguel do Oeste, FRANCELE RASCHE. De acordo com ela, mais do que falar sobre o tema, é preciso garantir que os direitos sejam respeitados e que exista espaço real para a inclusão. Ela comentou ainda que, apesar dos avanços, ainda é necessário melhorar a conscientização das pessoas sobre as questões que envolvem o autismo. O evento deste sábado começa as oito horas da manhã. Cerca de 450 pessoas estão inscritas para o evento.
O Movimento Pró Ponte sobre o rio Uruguai promoveu, nesta quinta-feira, o primeiro encontro do grupo em 2025. A reunião ocorreu em Barra do Guarita. O encontrou reuniu cinco associações de municípios com representação de mais de 100 cidades do Noroeste gaúcho e Extremo Oeste catarinense. Diversas entidades como FACISC, FEDERASUL, FAMURS e Rota do Yucumã estiveram representadas, além de pessoas ligadas à Deputados Estaduais. O Presidente da Comissão Pró-ponte, RODRIGO LOCATELLI, destacou que o projeto está em fase final de aprovação, com necessidade de união de forças das entidades para orçar a obra. O custo da Ponte que liga Itapiranga e Barra do Guarita será de 150 milhões. Com os contornos e vias necessárias, o valor passa de 300 milhões de reais.
Durante o encontro desta quinta-feira, o Movimento Pró Ponte sobre o rio Uruguai definiu os próximos passos da mobilização. De acordo com o coordenador do grupo, RODRIGO LOCATELLI, as ações serão de alinhamentos para realizar audiências com o Ministro dos Transportes, RENAN FILHO, que no ano passado, prometeu que a ponte seria licitada em 2025. Além disso, o Movimento vai buscar contato com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente para resolver as questões da licença ambiental para a construção da ponte. O grupo também vai se reunir com as bancadas das assembleias de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. No mês de maio, ocorre a marcha de Prefeitos em Brasília e atividade também será utilizada para debater a sequência do projeto da ponte.
Os vereadores aprovaram nesta quinta-feira, um requerimento que pede informações detalhadas sobre o transporte de pacientes feito pela empresa Amam Serviços Médicos. O pedido é de autoria da vereadora CRIS ZANATTA. O Requerimento solicita dados sobre custos do serviço, logística das viagens e documentos que justificaram a terceirização. A vereadora também levanta a possibilidade de dois horários diários de transporte, um pela manhã, com retorno ao meio-dia, e outro à tarde. Segundo Cris, pacientes – principalmente idosos – têm enfrentado dificuldades ao viajar com a Amam para consultas em Chapecó e Florianópolis. Eles saem muito cedo e só conseguem voltar no fim do dia. O requerimento teve oito votos favoráveis e três contrários.
Durante a sessão da Câmara Municipal desta quinta-feira, o vereador RAVIER CENTENARO apresentou uma indicação que propõe a criação de um programa municipal de inclusão e capacitação digital para idosos. De acordo com ele, o objetivo é oferecer aulas e treinamentos gratuitos sobre o uso de tecnologias, como celular, internet e aplicativos de serviços públicos e bancários. Segundo RAVIER, muitos serviços essenciais hoje são digitais, o que pode dificultar o acesso de pessoas idosas. A proposta sugere ainda parcerias com universidades, centros comunitários, escolas e empresas do setor de tecnologia para viabilizar as atividades. O pedido foi encaminhado ao prefeito e ao secretário de Assistência Social.
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram nesta quinta-feira, o Projeto de Lei Complementar, de autoria da prefeitura que altera a Tabela de Serviços Tributáveis e Alíquotas do, ISS - Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza. A alteração decorre para adequação de atividades de planejamento e programação que já possui alíquota inferior à pretendida de dois e meio por cento. Segundo a administração, a alteração objetiva o desenvolvimento e fomento de algumas atividades. Uma emenda prevê que, para compensar as perdas projetadas no Estudo de Impacto Financeiro, o prefeito fica obrigado a realizar o bloqueio do valor correspondente no orçamento vigente da Secretaria de Administração, Finanças e Gestão de Pessoas. A projeto com a emenda foi aprovado por unanimidade em primeiro turno e ainda passará por segunda votação antes de ser enviado para sanção do prefeito.
Começa na próxima segunda-feira, o serviço de recolha de carcaças de animais mortos em propriedades rurais do município. O trabalho será realizado por uma empresa especializada no recolhimento e destinação correta de resíduos de origem animal. Para solicitar o serviço, o produtor rural deve entrar em contato com a Secretaria, pelo telefone 3631-2030 ou WhatsApp 99123-4421. Após o contato, será solicitado o protocolo do serviço, além de documentos do produtor, foto do animal morto e do número do brinco. A documentação será avaliada pela equipe da Secretaria, que fará o encaminhamento à empresa responsável pela coleta. O curso da coleta será bancado integralmente pelo município.
A Administração Municipal de São Miguel do Oeste realizou, nesta quinta-feira, a apresentação oficial do relatório de ações e investimentos dos 100 primeiros dias de gestão do prefeito EDENILSON ZANARDI e o vice-prefeito CARLOS AGOSTINI. O evento também marcou a assinatura de ordens de serviço que autorizam o início de novas obras estruturais no município. O balanço contempla avanços em áreas estratégicas como saúde, educação, infraestrutura, agricultura, desenvolvimento econômico, assistência social, cultura e esporte. Entre os principais destaques, está o fortalecimento da infraestrutura urbana e rural. Já foram pavimentadas mais de 20 ruas, totalizando 65 quadras, e estão previstas obras em outras 18 ruas da cidade. No interior, sete linhas estão em diferentes fases de execução.
Durante o balanço dos cem primeiros dias da gestão, o prefeito EDENILSON ZANARDI também anunciou projetos e ações para os próximos meses. Ele destacou que a administração pretende implantar uma nova área industrial, centro comercial e condomínio industrial e construir um Centro Especializado de Reabilitação. ZANARDI também anunciou outros projetos estruturantes como a construção da Arena Esportiva, verticalização da Creche Pequeno Polegar, Parque Ecológico Cepeti e a implantação do programa Cidade Inteligente, que integrará mais tecnologia à gestão municipal. Ele também destacou as ações da administração para aumentar o movimento econômico do município a partir deste ano.
A Vigilância Epidemiológica de São Miguel do Oeste confirmou, nesta semana, o primeiro óbito por dengue no município em 2025. A vítima é uma idosa de 89 anos, moradora da região central da cidade. O falecimento ocorreu no dia primeiro de abril, e o caso foi oficialmente confirmado após análise do histórico clínico e das condições de saúde da paciente.De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a idosa possuía comorbidades preexistentes, o que contribuiu para o agravamento do quadro clínico, mesmo tendo recebido acompanhamento e atendimento das equipes de saúde. Ao todo, a secretaria de saúde confirmou 362 casos da doenças desde o dia primeiro de janeiro.
Diante da gravidade do cenário e do crescente número de casos confirmados da doença, o município comunicou a elevação do Plano de Contingência da Dengue para o Nível 4. A informação é da secretária de Saúde, CAMILA BERNARDI. Ela explicou que essa condição representa estado de alerta máximo e intensificação das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Ela reforçou o apelo à população para que redobre os cuidados e contribua com a eliminação de focos de água parada, principal criadouro do mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya. CAMILA destacou que a situação do município é grave e todos os moradores precisam se envolver no combate ao mosquito.
Uma operação da Polícia Civil prendeu dois suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas em São Miguel do Oeste nesta quinta-feira. Segundo as investigações, os suspeitos movimentaram valores milionários incompatíveis com suas ocupações, reforçando os indícios de que atuavam no comércio ilegal de entorpecentes. Segundo a Polícia Civil, um dos investigados movimentou mais de um milhão de reais em dois anos e meio, enquanto outro chegou a 235 mil de reais. Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de prisão temporária, seis de busca e apreensão e sequestro de bens.
Durante a operação desta quinta-feira, foram apreendidas 68 porções de cocaína, uma porção de maconha, três armas de fogo, munições e um veículo. Dois suspeitos também foram presos em flagrante por tráfico e associação para o tráfico. De acordo com a Polícia Civil, uma motocicleta furtada foi localizada na casa de um dos investigados. O veículo havia sido levado de uma residência no bairro Jardim Peperi após um arrombamento. Os materiais apreendidos passarão por análise para possível perdimento em favor do Estado. Em nota, a Polícia Civil segue atuando com foco no combate ao crime organizado na região.
Um homem foi encontrado ferido após uma agressão com faca ou facão durante a madrugada de hoje. O crime aconteceu por volta das três e meia na Rua do Abismo, em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar foi chamada e a guarnição acionou a equipe dos bombeiros. A vítima relatou que foi atacada com um facão e apresentava ferimentos profundos na parte de trás da cabeça e no braço direito, com sangramento ativo. Os bombeiros prestaram os primeiros socorros e o homem foi encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.