ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 11-03-2019 Segunda-Feira

-JÚRI DO CASO BERNARDO BOLDRINI DEVE DURAR CINCO DIAS EM TRÊS PASSOS

-SECRETÁRIO DE SAÚDE DIZ QUE ESTADO NÃO TEM DINHEIRO EM CAIXA

-HORTO DA VIDA DE MONDAÍ OFERECE PLANTAS E ORIENTAÇÕES A POPULAÇÃO

-FAMÍLIA MANTÉM TRADIÇÃO DE PRODUÇÃO DE CANA DE AÇÚCAR

-DEINFRA AFIRMA QUE RECURSOS PARA OPERAÇÃO TAPA BURACOS NA REGIÃO SÃO INSUFICIENTES

-PARÓQUIA SÃO JOÃO BERSCHMANS ORGANIZA TRADICIONAL FESTA DA COLHEITA

-DUAS PESSOAS SÃO ESFAQUEADAS NA REGIÃO DURANTE O FINAL DE SEMANA

-HOMEM FOGE DE ABORDAGEM APÓS FURTAR VEÍCULO E ACABA EM LUTA CORPORAL COM POLICIAL


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 11 centavos para venda.


Um avião da Ethiopian Airlines, que voava da capital da Etiópia para Nairobi, no Quênia, caiu neste domingo com 157 pessoas a bordo. Não há sobreviventes e as causas do acidente ainda são desconhecidas. O voo perdeu contato seis minutos após decolar e, antes da queda, o piloto relatou dificuldades técnicas e foi autorizado a retornar. Passageiros de mais de 30 países estavam a bordo e não havia brasileiros.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, planeja pedir oito bilhões e 600 milhões de dólares no orçamento de 2020 para financiar o muro na fronteira com o México. De acordo com o jornal Washington Post, TRUMP que alocar cinco bilhões do orçamento do Departamento de Segurança Interna e três bilhões e 600 milhões do Pentágono para o projeto do muro. Na última vez em que ele pediu aos parlamentares para aprovarem fundos para o muro da fronteira, a questão terminou com o fechamento parcial do governo federal que durou 35 dias.


A Venezuela entrou hoje no quinto dia de apagão que atinge todo o país. Ontem, a população enfrentou filas para a compra de água e combustível. Sem energia elétrica, alimentos estão apodrecendo em supermercados, casas estão sem água e telefones celulares não têm sinal. O presidente NICOLÁS MADURO chamou de ato de sabotagem apoiado pelos Estados Unidos. Críticos ao governo insistem que o blecaute é resultado da incompetência e da corrupção. Uma ONG informou hoje que 17 pacientes morreram em razão da falta de energia nos hospitais da Venezuela.



O presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA, encontrou-se na manhã deste sábado com o presidente JAIR BOLSONARO, no Palácio da Alvorada. MAIA, que deixou o local sem falar com a imprensa, discutiu a tramitação da reforma da Previdência, que se inicia pela Câmara dos Deputados. Ontem, ele anunciou para a próxima quarta-feira a instalação de 12 comissões permanentes da casa, inclusive a de Constituição e Justiça. Cabe à CCJ, no prazo mínimo de cinco sessões do plenário, manifestar-se a PEC da Previdência. Depois disso, a proposta poderá ser analisada por uma comissão especial e, em seguida, votada em dois turnos pelo plenário.


Os gastos com servidores na ativa e aposentados nos estados cresceram novamente em 2018. De acordo com as informações repassadas pelos estados para o governo federal, os gastos "brutos" com pessoal, isto é, sem abatimentos, passaram de 47 e meio por cento da arrecadação total em 2016 para 49 vírgula 36 por cento em 2017. Em 2018, o percentual foi de 50 vírgula 23 por cento. Em cinco estados, os com maior dificuldade financeira, há mais aposentados do que servidores na ativa: Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina.


Começou na manhã de hoje em Três Passos, o julgamento dos acusados pela morte do garoto BERNARDO BOLDRINI. Estão no banco dos réus o pai e a madrasta do menino, LEANDRO BOLDRINI e GRACIELE UGULINI. Respondem também pelo crime os irmãos EDELVÂNIA e EVANDRO WIRGANOVICZ. A previsão é de que o julgamento dure até sexta-feira. O crime causou repercussão em todo o país. Um grande aparato de segurança foi montado para o júri.


A primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar as obras de recuperação da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, está marcada para amanha na Assembleia. A CPI quer apurar porque apesar de ter gastado mais de 700 milhões ao longo dos últimos anos as obras de recuperação da primeira ponte a ligar o continente à Ilha de Santa Catarina ainda não foram concluídas. Na reunião desta terça, o relator da comissão, deputado BRUNO SOUZA deve apresentar o cronograma de trabalhos do grupo.


O Secretário estadual da Saúde, HELTON ZEFERINO, não apresentou um cronograma de pagamento para quitar os repasses em atraso aos 182 hospitais filantrópicos e privados que atendem 70 por cento dos pacientes SUS em Santa Catarina. A reunião na sede da entidade ocorreu na última sexta-feira. Embora bem melhor do que o primeiro encontro, ainda não há uma perspectiva de pagamento. ZEFERINO afirmou que "não há dinheiro em caixa, os pagamentos vão depender da capacidade financeira da secretaria. Hoje um quarto do orçamento da secretaria é para o pagamento das dívidas do SUS.


Principal produto da pauta de exportações de Santa Catarina, a carne de frango vem obtendo expansão maior no mercado internacional. No primeiro bimestre deste ano – janeiro e fevereiro – os embarques somaram receita de 231 milhões, 16 por cento superior ao início do ano passado. No mês passado houve um crescimento de 13 por cento frente ao mesmo mês de 2018. No bimestre, a avicultura respondeu por 19 por cento da receita de exportações de Santa Catarina. O avanço de deve, especialmente, aos novos negócios com a Ásia e com o México.


-HORTO DA VIDA DE MONDAÍ OFERECE PLANTAS E ORIENTAÇÕES A POPULAÇÃO

-FAMÍLIA MANTÉM TRADIÇÃO DE PRODUÇÃO DE CANA DE AÇÚCAR

-DEINFRA AFIRMA QUE RECURSOS PARA OPERAÇÃO TAPA BURACOS NA REGIÃO SÃO INSUFICIENTES

-PARÓQUIA SÃO JOÃO BERSCHMANS ORGANIZA TRADICIONAL FESTA DA COLHEITA


Serviço de quimioterapia do Hospital Regional realiza a primeira alta de tratamento. Após sete meses da inauguração do setor de oncologia, ocorreu na ultima semana à liberação da paciente CLARI BERNARDI, de 59 anos. A primeira alta do tratamento de quimioterapia do serviço foi comemorada pelos familiares e equipe. Os colaboradores e familiares presenciaram o momento especial em que CLARI tocou um sino, representando a conclusão do tratamento. Junto ao instrumento, a frase: “Toque este sino três vezes, bem alto, assim todos vão saber, meu tratamento foi concluído e esta fase acabou, vou seguir meu caminho”. Ela afirmou que o apoio dos profissionais foi importante durante o tratamento. A ação de tocar o sino foi pensada para despertar a esperança nos pacientes que passam pelo tratamento contra o câncer longo, cansativo e desgastante. Também foi entregue a CLARI uma muda de moringa, uma planta conhecida como a árvore da vida.


A FETAESC está acompanhando com preocupação a discussão em torno do projeto da reforma da previdência encaminhado pelo presidente BOLSONARO ao congresso nacional. O presidente da entidade, VALTER DRESCH afirma que a federação luta pelos direitos previdenciários dos agricultores desde a década de 80 e que o projeto é bastante duvidoso, especialmente no ponto da contribuição. Pela proposta, os agricultores devem contribuir com 600 reais por ano durante 20 anos para se aposentar. Na visão de DRESCH, essa exigência vai criar muitas dificuldades, especialmente para pequenos agricultores familiares. A federação defende uma reforma, mas é totalmente contra qualquer tipo de exigência de contribuição dos agricultores. A FETAESC defende que pelo agricultor ser um segurado especial essa condição deve ser mantida na reforma da previdência.


VALTER DRESCH afirma que não dá para comparar os agricultores com os trabalhadores urbanos e que o governo precisa entender essa situação. A Fetaesc está mobilizada para evitar que a reforma da previdência prejudique os agricultores familiares. Segundo o presidente da entidade, a federação já está em contato com os deputados para que não se mexa nos benefícios do segurado especial. Ele comentou que o trabalho de mobilização também vai envolver os agricultores. DRESCH disse que a federação está preparada para levar milhares de produtores para Brasília e evitar o que chama de sacanagem que o governo federal está fazendo com a previdência do homem do campo. O sindicalista destacou que o governo quer enfraquecer o movimento sindical, mas a FETAESC vai continuar defendendo os trabalhadores rurais.


Prefeito de Descanso cumpre agenda na capital do estado. O prefeito está acompanhado do secretário de administração e finanças PAULO LAUXEN. Conforme SADI BONAMIGO, na pauta das audiências está o projeto de conclusão do ginásio municipal, para o qual, o município encaminhou ao legislativo um projeto que pede autorização para venda de imóveis da prefeitura para investimento dos recursos no ginásio. O assunto também será tratado em audiência na Defesa Civil com o deputado CORONEL MOCELIN, que esteve em Descanso na última semana. BONAMIGO cita ainda audiências na Funasa, para tratar sobre a unidade de tratamento de dejetos humanos na linha Campinas, e na secretaria de estado da assistência social para tratar sobre a doação de um terreno para o município, que hoje está em nome do estado.


Escola de educação básica São Lourenço inicia ano letivo com mais de 170 alunos. O diretor da escola WAGNER FERRARI, destaca que neste primeiro mês de atividades com os estudantes foi organizado o cronograma de aulas, todos os professores foram contratados e os programas já estão em andamento. O diretor cita que este ano a escola atende as turmas do primeiro ano do ensino fundamental até a terceira série do ensino médio, totalizando 175 alunos. WAGNER FERRARI cita que os projetos que o educandário desenvolve já são consolidados, e tem grande repercussão na comunidade. O programa Ambial atende alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental, com foco na música e o uso de vários instrumentos, com o instrutor FERNANDO BORBA. O diretor ressalta que o programa também oferece apoio pedagógico aos alunos, além de atividades ambientais por ser uma escola do campo.


Entre os eventos programados para este ano, o diretor da escola de educação básica São Lourenço destaca que no dia cinco de abril será realizada a tradicional noite da família na escola. WAGNER FERRARI comenta que é um evento cultural, com apresentações dos trabalhos que os alunos realizam durante o ano, sendo um espaço para integração da família com a escola. A programação contempla também uma janta, com a tradicional galinhada no tacho. O diretor enaltece também a parceria com a comunidade para manutenção do museu escolar. Com freqüência as famílias doam objetivos que são catalogados e expostos. O trabalho é feito por um professor formado em história que também recebe os visitantes de segunda a sexta-feira.


Família mantém tradição de produção de cana de açúcar no interior de Iporã do Oeste. A família de VOLMIR FERREIRA, de linha Esperança, iniciou a atividade de derivados de cana há cerca de cinco anos. Conforme o produtor, a construção da agroindústria iniciou em 2014, e na época a comercialização ocorria por meio da Cooperativa dos Agricultores Familiares, a COAFIO, que hoje não está mais em funcionamento. FERREIRA destaca que a produção dos derivados de cana iniciou por intermédio dos seus pais, naturais de Rio Grande do Sul, que se dedicavam a confecção do melado e açúcar mascavo. Ele foi o único dos irmãos que deu continuidade ao trabalho dos pais. O produtor comenta que devido à limitação de mão de obra, que hoje é apenas familiar, a produção no momento é apenas de melado e açúcar. Até o produto final, a cana passa por mais de três horas de cozimento, seguindo para o processo de resfriamento e embalagem.


Além da comercialização no município, a entrega dos derivados de cana ocorre também em cidades vizinhas e até em outros estados, como Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso. VOLMIR FERREIRA enfatiza que a época em que ocorre o maior aumento nas vendas é no final do ano, devido aos visitantes que levam os produtores para suas cidades. O açúcar é vendido em quilo, e o melado em embalagens de 850 gramas, dois quilos e quatro quilos e meio. O produtor enfatiza que a matéria prima é proveniente da própria propriedade, com disponibilidade de cana durante o ano inteiro. A dificuldade é que em algumas épocas o rendimento da cana é menor devido à brotação. Entre 20 variedades que estavam disponíveis na propriedade, FERREIRA comenta que foram selecionadas as de maior rendimento. Além da cana, a família mantém ainda na propriedade as atividades leiteira e fumicultura.


Associação dos suinocultores de Iporã do Oeste inicia hoje a campanha nos mercados para doação de alimentos ao hospital. Conforme o presidente da associação, LUIS JORGE MALLMANN, a campanha será realizada nesta semana na Cooper A1, mercado Avenida, mercado Real, mercado Coração, e mercado Jundiá. Será disponibilizada uma caixa em cada um dos mercados para a doação de alimentos por quem realizar compras. Além desta campanha, a associação organiza a segunda edição do jantar dançante em prol do hospital, no sábado, na comunidade de Aparecida. O cardápio terá como prato principal o leitão a paraguaia, completo bife e venda de chopp. Após a janta haverá baile. A venda de fichas é somente antecipada, até dia 12, ao valor de 20 reais. Os pontos de venda são a Cooper A1, ContruHauss, Hora Certa e com os membros da diretoria da associação.


Recursos são insuficientes para Operação Tapa Buracos na região. A informação é do engenheiro do Deinfra, JANIO SCHREINER. De acordo com ele, na primeira etapa do ano foram liberados apenas 80 mil reais para manutenção de quase 700 quilômetros de rodovias pavimentadas na regional de São Miguel do Oeste. O engenheiro lembra que ainda tem rodovias estaduais não pavimentadas como é o caso do acesso pela estrada Beira Rio de Itapiranga a Mondaí, a SC 283. De acordo com SCHREINER, devido a precariedade foi dado prioridade para a operação tapa buracos na SC 163 de Itapiranga a Iporã do Oeste. A empresa contratada realizou serviços apenas nos buracos maiores no trecho de 32 quilômetros. Uma segunda etapa será realizada nos próximos dias com serviço mais detalhado. Ainda ocorreu investimento na roçada nas margens do asfalto de São Miguel do Oeste até Itapiranga.


Deinfra aguarda liberação de recursos para pinturas de faixas na SC 163. O engenheiro JANIO SCHREINER informa que tem previsão para pintura de faixas centrais e laterais na SC 163, porém sem data definida. O investimento na sinalização vem do valor das multas aplicadas pela Polícia Militar Rodoviária. Segundo o engenheiro do Deinfra, o investimento na Estrada Beira Rio será feito em parceria com as prefeituras de Itapiranga e Mondaí. Convênio deve ser assinado com a Secretaria de Estado da Infraestrutura para garantir a manutenção da SC não pavimentada.


Horto da vida de Mondaí oferece plantas e orientação sobre alimentação saudável à população. O horto realiza trabalho voluntário em parceria com a Sociedade Beneficente Terra Nova e Pastoral da Saúde. Conforme uma das integrantes do horto da vida, AMARILES MENEGASSI, o objetivo do trabalho é oportunizar à comunidade mudas, sementes, orientações, dicas quanto aos uso das plantas medicinais, alimentação saudável e qualidade de vida.Ela explica que atualmente o trabalho é realizado por um grupo de 25 voluntários, que se dedicam tanto ao cultivo quanto ao preparo das plantas medicinais. O horto está instalado na sociedade Terra Nova, que cedeu uma área de terra, para o cultivo de mais de 250 variedades de plantas. A entidade também cede uma sala onde é feita a desidratação dos chás e o preparo de pomadas e cremes, e que também serve de local para capacitações e o repasse de orientações.


Todas as quartas feiras à tarde, no núcleo da pastoral da saúde ao lado da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, equipes de voluntários atendem a comunidade. O atendimento é feito das 13 horas e 30 minutos até as 17 horas. Uma das integrantes do horto da vida, AMARILES MENEGASSI, explica que neste dia são entregues mudas, repassadas orientações sobre o uso de chás e plantas medicinais, além da venda de cremes e xaropes preparados de forma natural e vendidos a um baixo custo. AMARILES comenta que todos os voluntários são pessoas leigas, e que procuram conhecimento para repassá-los aos demais interessados. Ela lembra que os voluntários recomendam e indicam chás, mas não receitam plantas em substituição a outro medicamento. O trabalho é acompanhado e orientado por especialistas em plantas medicinais.


Paróquia São João Berschmans organiza tradicional festa da colheita. O coordenador da paróquia de São João do Oeste, JOSÉ ORLANDO KUNH, explica que a festa será no primeiro domingo de maio, dia cinco. Ele comenta que a Enterdankfest chega à sexagésima sétima edição, evento que surgiu em agradecimento a colheita ou qualquer outra conquista pessoal ou profissional. KUNH cita que alusiva a festa, já está sendo finalizada a organização da ação entre amigos, em parceria com o hospital, que irá receber 30% do valor que for arrecadado com a venda dos números. Ele comenta que houve boa contribuição da comunidade na arrecadação dos mais de 40 prêmios, e na próxima semana deve iniciar a distribuição dos blocos. O primeiro prêmio será de três mil e 500 reais em dinheiro, dois mil e 500 o segundo, dois o terceiro, uma TV de 32 polegadas o quarto, mil e 500 reais o quinto, mil reais o sexto além de outros prêmios, todos superiores e 150 reais.


O coordenador da paróquia enaltece a contribuição de várias entidades na organização da festa. JOSÉ ORLANDO KUNH destaca o envolvimento da associação dos gremistas, associação dos colorados, clube de moto, coral Santa Cecília e da comunidade em geral que se coloca a disposição tanto para organizar a festa como para trabalhar no dia do evento. No ano passado, foram servidos mil 250 almoços, com expectativa de aumentar esse número na edição de 2019. O coordenador da paróquia destaca também a contribuição das famílias na venda dos números da ação entre amigos, com moradores responsáveis em todas as comunidades, e também com a venda disponível no comércio e cidades vizinhas. Famílias que vendem um bloco inteiro, de 15 números, recebem uma ficha de almoço. O valor do almoço, antecipado, deve se mantera 20 reais, e 25 reais no dia da festa.


-DUAS PESSOAS SÃO ESFAQUEADAS NA REGIÃO DURANTE O FINAL DE SEMANA

-HOMEM FOGE DE ABORDAGEM APÓS FURTAR VEÍCULO E ACABA EM LUTA CORPORAL COM POLICIAL


Veículo capota após aquaplanar na BR 282. A ocorrência foi registrada no sábado, por volta das 11 horas, na BR 282, entre São Miguel do Oeste e Maravilha. A reportagem da Peperi foi até o local e conversou com o motorista do carro, um Vectra de Palmas, Paraná. ELISEU DO SANTOS relatou que seguia sentido São Miguel quando o veículo aquaplanou. Ele freou e perdeu o controle do carro. O homem ainda disse apesar do susto ter sido grande, teve apenas prejuízo material e algumas escoriações pelo corpo. A guarnição do Corpo de Bombeiros chegou a ser acionada e se deslocou ao local, mas não foi constatada nenhuma vítima.


Carros despencam de barranco após veículo colidir em outro que estava estacionado. A colisão traseira seguida de saída de pista ocorreu por volta das 19 horas e 40 minutos deste domingo, no Bairro São Luiz, em São Miguel do Oeste. Um Fiesta, ao descer a rua, colidiu na traseira de um Uno que estava estacionado. Os veículos despencaram de um barranco de aproximadamente quatro metros. O condutor do Fiesta, de 39 anos, ficou preso às ferragens. Ele foi socorrido e levado ao Hospital Regional. O condutora do outro veículo, o Uno, estava do outro lado da rua, acompanhada da filha menor quando ocorreu o impacto.


Colisão lateral deixa motorista gravemente ferido na BR 282. A colisão foi registrada neste sábado, por volta das 16 horas e 30 minutos, na BR 282 em Maravilha. Se envolveram no acidente um Gol, placas de Iraceminha, e um caminhão Scânia, de Pelotas/RS. O motorista do carro, de 46 anos, sofreu ferimentos graves. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros com um corte no crânio, edema na região do tórax e abdômen e rigidez abdominal. Após os primeiros socorros no local, a vítima foi levada ao Hospital São José de Maravilha, porém, devido à gravidade, precisou ser transferida para o Hospital Regional de Chapecó. A remoção do paciente foi feita pelo Samu. O caminhoneiro não se feriu. A Polícia Rodoviária Federal foi chamada e esteve no local para levantamento da ocorrência e controle do trânsito durante a remoção do automóvel.


Homem vai abastecer carro e encontra moto furtada em SMOeste. Uma motocicleta furtada na noite do dia 26 de fevereiro, no estacionamento do Hospital Regional, no bairro São Gotardo, em São Miguel do Oeste, foi recuperada pela Polícia Militar na tarde deste sábado, no Posto Bertamoni. O dono da moto foi abastecer o carro e se deparou com a moto sendo abastecida. Imediatamente o homem ligou para a Polícia Militar que prendeu o condutor da Honda/Biz em flagrante. Ele foi conduzido a delegacia. Segundo o Coronel e Comandante do décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, MARCELO DE WALLAU, o homem que estava com a Biz disse que comprou a moto de outra pessoa e que não conhece a mesma. O coronel também falou, que esse suspeito alegou que não sabia que o veículo era furtado e por isso ele é o receptador, o que caracteriza crime. A partir de agora a Polícia Civil vai investigar o caso.


Rapaz é ferido com facada no peito. Os bombeiros de São José do Cedro foram chamados por volta das quatro horas da madrugada para atender uma vítima de agressão por arma branca no bairro Santo Antônio, em Guarujá do Sul. Ao chegar no local os bombeiros encontraram ALEXANDRE MARKUS, de24 anos, no chão da sala da residência amparado por populares. Ele apresentava ferimento cortante de aproximadamente três centímetros na região torácica causado por uma facada. Segundo os socorristas, a vítima queixava-se de dificuldade respiratória. Foi realizado curativo compressivo e a vítima foi levada até o hospital de Guarujá do Sul.


Homem é esfaqueado no interior de São José do Cedro. Os bombeiros de São José do Cedro foram acionados por volta das seis horas e 30 minutos de domingo, para atender uma vítima de ferimento por arma branca na Linha Peperi, próximo à escola da comunidade. Ao chegar ao local da ocorrência, a guarnição encontrou um idoso sentado em um tronco de uma árvore em frente a sua residência, amparado por familiares. Ele apresentava grande quantidade de sangue nas roupas e relatou ter sido vítima de agressão por arma branca. Conforme os socorristas, ele apresentava ferimentos cortantes na região do tórax e região abdominal. O ferimento abdominal apresentava hemorragia pequena, porém contínua. Após atendimento dos bombeiros a vítima foi levada ao pronto socorro do hospital.


Questionado sobre as circunstâncias do crime, o homem não quis fornecer muitas informações. O idoso contou apenas que no sábado, havia saído para jogar 48 em uma comunidade vizinha e que durante o retorno a sua residência, por volta de quatro horas e 30 minutos, foi agredido. Ele não soube precisar a quantidade de agressores e o motivo. Segundo a vítima, mesmo ferida conseguiu ir caminhando para a residência e pedir que os familiares acionassem os bombeiros.


Homem foge de abordagem da PM após furtar veículo e acaba em luta corporal com policial. A ocorrência foi registrada por volta das nove horas da manhã de ontem, na linha Riqueza, no interior do município de Riqueza. Segundo a Polícia Militar de Mondaí, o furto ocorreu em Caibi, e o autor tentou negociar o carro na linha Cambucica, no interior de Riqueza. A guarnição se deslocou a Riqueza para efetuar rondas, quando próximo a Praça Central, deparou-se com o carro furtado, um Saveiro. O motorista não obedeceu a ordem de parada, e fugiu no sentido a linha Cambucica. A PM acompanhou o veículo por cerca de seis quilometros, e em nenhum momento o motorista acatou a ordem de parada dos policiais. Ao tentar realizar uma manobra à esquerda ele perdeu o controle do veículo e colidiu em uma árvore. Após o acidente, o motorista fugiu a pé e, na sequência, foi abordado por um dos policiais, com quem entrou em luta corporal.


O motorista conseguiu se desvencilhar do policial por meio de socos e pontapés. O policial teve lesões corporais leves devido à agressão do autor. Após, o homem ainda em fuga, pulou por várias cercas de arame farpado, sendo alcançado e preso pelos policiais. Para dominar o autor do crime os PMs utilizaram algema, em razão da preservação física da guarnição e pelo receio de uma nova fuga. Em depoimento o motorista confessou ter furtado o Saveiro no município de Caibi e que o esconderia na linha Cambucica. Também relatou que já havia feito outros furtos de veículos na região. O proprietário foi identificado e relatou que deixou o veículo estacionado em frente à sua residência devidamente chaveado. Para furtar o carro o homem arrombou a porta dianteira direita e fez ligação direta na parte elétrica do veículo. O autor do crime foi encaminhado para atendimento médico, e em seguida levado a delegacia de Iporã do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.