ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco - 11.03.2019

-JÚRI DO CASO BERNARDO BOLDRINI DEVE DURAR CINCO DIAS EM TRÊS PASSOS
-SECRETÁRIO DE SAÚDE DIZ QUE ESTADO NÃO TEM DINHEIRO EM CAIXA
-CASA FAMILIAR É CONTEMPLADA PELA 7ª VEZ COM O “NOVOS RURAIS”
-MENORES INFRATORES RECEBEM ACOMPANHAMENTO DA EQUIPE DE PROTEÇÃO ESPECIAL
-JOGOS DA TERCEIRA IDADE MOBILIZAM 150 ATLETAS NESTA SEMANA
-PALMA SOLA PROMOVE OFICINA DE MULTIPLICAÇÃO DE MUDAS DA FARMÁCIA VIVA
-CÂMARA DE VEREADORES INICIA MARÇO COM MUDANÇAS NAS BANCADAS
-DNIT GARANTE RETOMADA DAS OBRAS DA 163 COM CONCRETO NO 2º SEMESTRE

-PROPRIETÁRIO ENCONTRA SUA MOTO FURTADA AO ABASTECER CARRO EM POSTO
-HOMEM É VÍTIMA DE ESFAQUEAMENTO NA LINHA PEPERI

O tempo é parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 11 centavos para venda.

Um avião da Ethiopian Airlines, que voava da capital da Etiópia para Nairobi, no Quênia, caiu neste domingo com 157 pessoas a bordo. Não há sobreviventes e as causas do acidente ainda são desconhecidas. O voo perdeu contato seis minutos após decolar e, antes da queda, o piloto relatou dificuldades técnicas e foi autorizado a retornar. Passageiros de mais de 30 países estavam a bordo e não havia brasileiros.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, planeja pedir oito bilhões e 600 milhões de dólares no orçamento de 2020 para financiar o muro na fronteira com o México. De acordo com o jornal Washington Post, TRUMP que alocar cinco bilhões do orçamento do Departamento de Segurança Interna e três bilhões e 600 milhões do Pentágono para o projeto do muro. Na última vez em que ele pediu aos parlamentares para aprovarem fundos para o muro da fronteira, a questão terminou com o fechamento parcial do governo federal que durou 35 dias.

A Venezuela entrou hoje no quinto dia de apagão que atinge todo o país. Ontem, a população enfrentou filas para a compra de água e combustível. Sem energia elétrica, alimentos estão apodrecendo em supermercados, casas estão sem água e telefones celulares não têm sinal. O presidente NICOLÁS MADURO chamou de ato de sabotagem apoiado pelos Estados Unidos. Críticos ao governo insistem que o blecaute é resultado da incompetência e da corrupção. Uma ONG informou hoje que 17 pacientes morreram em razão da falta de energia nos hospitais da Venezuela.

O presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA, encontrou-se na manhã deste sábado com o presidente JAIR BOLSONARO, no Palácio da Alvorada.. MAIA, que deixou o local sem falar com a imprensa, discutiu a tramitação da reforma da Previdência, que se inicia pela Câmara dos Deputados. Ontem, ele anunciou para a próxima quarta-feira a instalação de 12 comissões permanentes da casa, inclusive a de Constituição e Justiça. Cabe à CCJ, no prazo mínimo de cinco sessões do plenário, manifestar-se a PEC da Previdência. Depois disso, a proposta poderá ser analisada por uma comissão especial e, em seguida, votada em dois turnos pelo plenário.

Os gastos com servidores na ativa e aposentados nos estados cresceram novamente em 2018. De acordo com as informações repassadas pelos estados para o governo federal, os gastos "brutos" com pessoal, isto é, sem abatimentos, passaram de 47 e meio por cento da arrecadação total em 2016 para 49 vírgula 36 por cento em 2017. Em 2018, o percentual foi de 50 vírgula 23 por cento. Em cinco estados, os com maior dificuldade financeira, há mais aposentados do que servidores na ativa: Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina.

Começou na manhã de hoje em Três Passos, o julgamento dos acusados pela morte do garoto BERNARDO BOLDRINI. Estão no banco dos réus o pai e a madrasta do menino, LEANDRO BOLDRINI e GRACIELE UGULINI. Respondem também pelo crime os irmãos EDELVÂNIA e EVANDRO WIRGANOVICZ. A previsão é de que o julgamento dure até sexta-feira. O crime causou repercussão em todo o país. Um grande aparato de segurança foi montado para o júri.

A primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar as obras de recuperação da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, está marcada para amanha na Assembleia. A CPI quer apurar porque apesar de ter gastado mais de 700 milhões ao longo dos últimos anos as obras de recuperação da primeira ponte a ligar o continente à Ilha de Santa Catarina ainda não foram concluídas. Na reunião desta terça, o relator da comissão, deputado BRUNO SOUZA deve apresentar o cronograma de trabalhos do grupo.

O Secretário estadual da Saúde, HELTON ZEFERINO, não apresentou um cronograma de pagamento para quitar os repasses em atraso aos 182 hospitais filantrópicos e privados que atendem 70 por cento dos pacientes SUS em Santa Catarina. A reunião na sede da entidade ocorreu na última sexta-feira. Embora bem melhor do que o primeiro encontro, ainda não há uma perspectiva de pagamento. ZEFERINO afirmou que "não há dinheiro em caixa, os pagamentos vão depender da capacidade financeira da secretaria. Hoje um quarto do orçamento da secretaria é para o pagamento das dívidas do SUS.

Principal produto da pauta de exportações de Santa Catarina, a carne de frango vem obtendo expansão maior no mercado internacional. No primeiro bimestre deste ano – janeiro e fevereiro – os embarques somaram receita de 231 milhões, 16 por cento superior ao início do ano passado. No mês passado houve um crescimento de 13 por cento frente ao mesmo mês de 2018. No bimestre, a avicultura respondeu por 19 por cento da receita de exportações de Santa Catarina. O avanço de deve, especialmente, aos novos negócios com a Ásia e com o México.

Casa Familiar Rural de SJCedro é contemplada pela sétima vez com programa. Estiveram em reunião o Secretário de planejamento DOUGLAS PATEL e o diretor da Casa Familiar Rural NÉDIO VERDI, para anunciar que a escola mais uma vez contemplada com o Novos Rurais promovido desde 2012. Conforme o diretor, a ação é gerenciada pelo Instituto Souza Cruz e aplicada no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro. A escola de Cedro e de Iporã do Oeste foram as únicas do Estado contemplada neste ano. NÉDIO explica que o projeto beneficia com recursos financeiros os projetos de alunos do terceiro ano do ensino médio. Cada um deles recebe cerca de três mil reais.Ele esclarece que a seleção se dá pelo cumprimento dos prazos e análise das atividades propostas, preferencialmente com alternativas de renda e que sejam viáveis para propriedades. Os trabalhos são desenvolvidos em vários segmentos, como melhoramento de pastagens, criação de abelhas, piscicultura, produção de flores, implantação de árvores frutíferas, dentre outros.

Alunos egresso seguem com evoluções nos projetos iniciados com recursos do Novos Rurais. No final de 2018, a representante do instituto Souza Cruz, ANDREA GUEDES, esteve no Extremo Oeste vistoriando alguns projetos já implantados e outros em fase de execução. O diretor da casa familiar de SJCedro, NEDIO VERDI citou o caso do aluno DANIEL REICHERT, de Dionísio Cerqueira, um dos contemplados. O rapaz desenvolveu o projeto de melhoramento de produção do leite através da implantação de 20 piquetes e colocação de água em todos eles. O retorno veio rápido. Antes do Novos Rurais, cada vaca produzia, em média, 13 litros de leite por dia, mas hoje a média chega a 16 litros. Com essa pequena mudança, a renda da família de DANIEL aumentou em mil e 400 reais por mês. Segundo VERDI, o principal objetivo da iniciativa é fomentar estratégia de diversificação produtiva, viabilizando a permanência do jovem no campo.

Equipe da secretaria da ação social oferece atendimentos especializados. Conforme a psicóloga da equipe de proteção especial em SJCedro, ANA PAULA BIANCHINI, a formação do grupo dá quase três anos foi uma conquista para o município, já que antes havia apenas o Cras. Ela explica que o Cras tem objetivo de prevenir os problemas, e a equipe formada por ela, um assistente social e uma pedagoga atende já situações consolidadas, com atendimento e acompanhamento. A psicóloga lembra que o município não conta com Creas – Centro Especializado de Assistência Social, e por isso os dois profissionais fazem esta parte também. É a modalidade de atendimento assistencial destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco por ocorrência de abandono, maus tratos, abuso sexual, uso de drogas, descumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação trabalho infantil, entre outras.

Aplicação de medida socioeducativa municipal é feita pela equipe de proteção especial em SJCedro. A psicóloga ANA PAULA BIANCHINI lembra que antigamente o encaminhamento dos menores infratores era feito pelo judiciário. Atualmente é feito pelo município com objetivo de trabalhar com a família o caso. Ela detalha que o primeiro passo é a analise do processo, após a audiência e sentença. Em seguida é feito um agendamento para que o menor e um responsável compareçam para conversar sobre o fato e para um histórico de vida, com objetivo de contextualizar a vida antes e depois do ato. ANA PAULA comenta que são analisadas questões sobre estudo, lazer, prática esportiva, para tentar entender o motivo que levou a cometer o ato para reeducar. O adolescente é então encaminhado para alguma instituição para o cumprimento do serviço na ‘liberdade assistida” no plano individual de acompanhamento. Após o cumprimento, ele retorna para a equipe para uma avaliação visando a liberação. A profissional afirma que existe um acompanhamento com os egressos. A estimativa é que em SJCedro 90 por cento deles não rescindem nos crimes e arrumam emprego.

Cras realiza primeiro encontro do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família em 2019. Na última semana as profissionais conduziram as primeiras ações com o tema “os serviços do Cras, com ênfase no PAIF e o planejamento das atividades do ano de 2019”. Na oportunidade o funcionário público WILDERSON DE OLIVEIRA do setor de identificação da prefeitura foi o convidado da entidade para palestrar. Ele orientou os participantes sobre a importância da Carteira de Identidade em dia e atualização dos documentos, como a carteira de trabalho que também confeccionada por intermédio da prefeitura. O PAIF atende em Princesa 42 famílias em situação de vulnerabilidade social, financeira, emocional, fragilização dos vínculos familiares, além dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada e famílias com encaminhamentos do Conselho Tutelar ou da equipe de Proteção Social Especial. O próximo trabalho será no dia 11 de abril a partir das 13 horas e 30 minutos.

Guaraciaba organiza a fase municipal dos Jogos da Terceira idade. Segundo a secretária da ação social, IDIONE FABBI destaca que os jogos acontecem na sexta-feira, no Centro de Convivência dos Idosos. Ao meio dia os idosos participam de um almoço de confraternização. Ela comenta que nesta edição local são 150 atletas inscritos. Eles vão disputar sete modalidades, sendo bolão 23, bocha rafa, canastra, dominó, truco, 37 e bolãozinho. IDIONE lembrou que os classificados nesta Fase Municipal participam da etapa Regional que ainda está sendo definido o local e a data.

Moradores e servidores públicos de Palma Sola trabalham na multiplicação de plantas do programa “Farmácia Viva”. Segundo a secretária da saúde, DÉBORA PREVEDELLO, as oficinas ocorrem em parcerias entre secretarias de agricultura, setor social e Epagri. A primeira atividade acontece com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Distrito Cerro Azul. Aproximadamente 30 pessoas participaram da conversa neste espaço onde há um horto cultivado há um ano. A equipe trabalhou fornecendo as mudas, etiquetando as plantas e trocando informações sobre o poder curativo das variedades. DÉBORA explica que serão desenvolvidas atividades em três grupos de estudos para análise detalhada das 25 plantas com poder curativo e preventivo das doenças que mais acometem os moradores de Palma Sola. Ao longo do ano serão desenvolvidas oficinas de manipulação, culinárias e visita a hortos da região. Entre as espécies estão o Alecrim, Melissa, Boldo, Manjericão, Guaco, Arruda, Açafrão, Calêndula, Babosa, Salsa, entre outras

Trabalho com unidades de referência técnica é destaque no planejamento da Epagri regional. O gerente regional da Epagri, JONAS RAMON, destaca que as férias dos funcionários são concentradas nos meses de janeiro em fevereiro, e a partir desta semana as equipes nos escritórios municipais estão completas novamente. Ele cita que o foco dos trabalhos neste começo do ano é o acompanhamento das unidades de referência técnica, as URTs. JONAS RAMON enfatiza que as unidades são propriedades modelos e que servem de referencia, principalmente na área leiteira, gado de corte e fruticultura. Ele comenta que as URTs são usadas como escolas ao ar livre, em que são reunidos grupos de agricultores para repassar orientações nos dias de campo. O gerente comenta que neste acompanhamento mensal é feito o controle contábil e gerencial da propriedade, auxiliando os produtores tanto na produção como na administração da empresa rural.

Em relação aos programas de governo, o gerente regional da Epagri enfatiza que o início ocorre geralmente nos meses de abril ou maio. JONAS RAMON cita os programas de troca a troca de milho, calcário, kit forrageira e kit apicultura. Ele comenta que a maior expectativa é pela reabertura do programa Menos Juros, que o governo subsidia parte dos juros do financiamento, e que teve grande adesão no ano passado. RAMON lembra que o novo governo também está se adaptando, e enquanto os programas não dão início, a Epagri dá continuidade aos trabalhos de assistência e também administrativos como o encaminhamento das licitações. Para este ano são mais de 200 ações previstas com recursos do governo do estado. O gerente garante que os programas serão mantidos ou ampliados, com maior investimento na capacitação de jovens rurais. Já está confirmado o início de mais uma turma de jovens para o próximo mês.

Câmara de SJCedro inicia o mês com entrada de dois projetos e alterações nas cadeiras das duas bancadas O vereador INACIR GONÇALVES, retornou depois de trinta dias de licença. Em seu lugar, no mês de fevereiro, atuou o suplente ENIO CAROSSI. Na oposição, o líder do grupo JOÃO DE ANDRADE, se afastou por trinta dias e, em seu lugar, assumiu o suplente EVANDRO DE VARGAS. O encontro também foi o último com a participação do suplente JULIO RUBIN, que esteve por seis meses substituindo MÁRCIA DEMOSSI que estava em licença maternidade. Conforme a presidente, ISOLDI WILL, um dos projetos, que deu entrada na quinta-feira objetiva efetuar pagamento de despesas de exercícios anteriores. Ela esclareceu que a prefeitura construiu um galpão no parque Balduíno Schneider, pagou o valor do INSS referente à obra para a Receita Federal, no entanto, houve divergências na tabela de cálculo e não houve aceitação. Com isso foi tributado o valor total do galpão construído em uma área de 740 metros quadrados. Diante disso, a prefeitura precisará pagar aproximadamente 9 mil e 700 reais de diferença na construção.

Projeto aprovado em primeira votação na câmara de SJCedro objetiva auxiliar a Polícia Militar na compra de armamentos não letais. O comandante do pelotão CLEITON TRECCO, acompanhou a sessão e fez uso da palavra. Em entrevista para Rádio Cedro ele esclareceu que o objetivo foi obter autorização para transferir recursos financeiros oriundos de um convênio de rádio patrulha. A PM pretende efetuar a aquisição de espargidor de pimenta, cartuchos de dardos energizados e munições calibre ponto quarenta. TRECCO salienta que a prefeitura, por lei, é proibida de comprar qualquer tipo de armamento. Diante disso, a PM fará a aquisição destes materiais, num custo de cerca de 10 mil 200 reais. O sargento explicou que o recurso estava previsto num convênio de 2018, que vai encerrar em 30 de março de 2019 e por isso a urgência em aprovar o remanejamento. A presidente da Câmara, ISOLDI WILL consultou as bancadas e, num acordo de lideranças, este projeto já recebeu primeira votação e deverá ser votado novamente nesta noite.

Recursos são insuficientes para Operação Tapa Buraco na região. A informação é do engenheiro do Deinfra, JANIO SCHREINER. De acordo com ele, na primeira etapa do ano foram liberados apenas 80 mil reais para manutenção de quase 700 quilômetros de rodovias pavimentadas na regional de São Miguel do Oeste. O engenheiro lembra que ainda tem rodovias estaduais não pavimentadas como é o caso do acesso pela estrada Beira Rio de Itapiranga a Mondaí, a SC 283. De acordo com SCHREINER, devido a precariedade foi dado prioridade para a operação tapa buracos na SC 163 de Itapiranga a Iporã do Oeste. A empresa contratada realizou serviços apenas nos buracos maiores no trecho de 32 quilômetros. Uma segunda etapa será realizada nos próximos dias com serviço mais detalhado. Ainda ocorreu investimento na roçada nas margens do asfalto de São Miguel do Oeste até Itapiranga.

Deinfra aguarda liberação de recursos para pinturas de faixas na SC 163. O engenheiro JANIO SCHREINER informa que tem previsão para pintura de faixas centrais e laterais na SC 163, porém sem data definida. O investimento na sinalização vem do valor das multas aplicadas pela Polícia Militar Rodoviária Estadual. Segundo o engenheiro do Deinfra, o investimento na Estrada Beira Rio será feito em parceria com as prefeituras de Itapiranga e Mondaí. Convênio deve ser assinado com a Secretaria de Estado da Infraestrutura para garantir a manutenção da SC não pavimentada.

Comissão de moradores atingidos pelas obras da BR-163 acompanha a possibilidade da retomada dos trabalhos. O presidente do grupo que é vereador em Guaraciaba, PEDRO TREVISOL afirma que após um longo período de promessas e incertezas houve o edital de um lote de obra, que terá duas etapas. Ele afirma que as famílias estão apreensivas e acompanhando os trâmites devido também os transtornos com desapropriações de áreas e as indenizações pendentes. O presidente lembra que a licitação foi feita no dia 12 do mês passado e neste período as empresas que tiveram interesse poderão contestar o resultado. Ele acredita que a obra fique nos moldes das rodovias que estão sendo revitalizadas no Paraná. PEDRO afirma que as questões de recursos, quanto ao orçamento disponíveis ainda não estão claras, já que os prefeitos da Ameosc haviam conseguido sinalização de um montante expressivo para esse ano, mas sem garantia. Ele espera que os mutirões de indenização, por sua vez, sejam retomados junto com a ordem de serviço à empreiteira que dependerá dos terrenos para seguir os serviços. Das 540 famílias lindeiras, cerca de 300 ainda não receberam os valores.

Obra da BR-163 será retomada neste ano com material de concreto. O supervisor regional do Dnit, DIEGO FERNANDO DA SILVA garante, que, apesar das dúvidas da comunidade regional sobre o reinício da revitalização da rodovia entre SMOeste e Dionísio Cerqueira, haverá novidades em breve. Ele citou que a licitação feita há quase um mês teve uma empresa vencedora, porém, o anúncio não foi feito devido ao período voltado à análise documental, habilitação que é feita pelo Dnit estadual, em Florianópolis. A intenção é em breve haja homologação para que a nova empreiteira apresente o projeto com as novidades quanto ao material e o próprio traçado da obra. O engenheiro estima que as intervenções ocorram no segundo semestre, seguindo etapas. Ele revela que os problemas na rodovia são as maiores preocupações na região devido ao aumento da tráfego e falta de manutenção. Quanto às polêmicas do elevado no trevo de SJCedro, ele descartou a demolição. DIEGO assegura, que apesar do aspecto que desagrada a comunidade, o local é seguro. Ele afirma que na fase de projeto serão sugeridas melhorias em paisagismo e no visual.

Homem vai abastecer carro e encontra moto furtada em SMOeste. Uma motocicleta furtada na noite do dia 26 de fevereiro, no estacionamento do Hospital Regional, no bairro São Gotardo, em São Miguel do Oeste, foi recuperada pela Polícia Militar no Posto Bertamoni. O dono da moto foi abastecer o carro e se deparou com a moto sendo abastecida. Imediatamente o proprietário ligou para PM que prendeu o condutor da HondaBiz em flagrante. Ele foi conduzido para a delegacia. Segundo o Coronel MARCELO DE WALLAU, o homem que estava com a Biz disse que comprou a moto de outra pessoa desconhecida. O suspeito alegou que não sabia que o veículo era furtado. Ele deverá responder por receptação de objeto furtado. A partir de agora a Polícia Civil vai investigar o caso.

Veículo capota após aquaplanar na BR-282. A ocorrência foi registrada um pouco antes do meio dia no sábado, entre São Miguel do Oeste e Maravilha. A reportagem do Portal Peperi foi até o local e conversou com o motorista do carro, um Vectra GT, com placas de Palmas, no Paraná. ELISEU DOS SANTOS relatou que seguia sentido São Miguel quando o veículo aquaplanou. Ele freou e perdeu o controle do carro. O homem ainda disse que o susto foi grande e que apenas teve prejuízo material e algumas escoriações pelo corpo. A guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada e se deslocou até o local, mas logo em seguida voltou por não ter sido constatada nenhuma vítima.

Saída de pista deixa motorista ferido em SMOeste. Uma colisão traseira seguida de saída de pista aconteceu por volta das 19 horas e 40 minutos da noite de ontem e deixou um homem ferido no Bairro São Luiz. O fato aconteceu na rua John Kennnedy nas proximidades do Caic quando um Fiesta, ao descer a rua, colidiu na traseira de um Uno que estava estacionado. Após o impacto, ambos os veículos despencaram de um barranco de aproximadamente quatro metros. O condutor do Fiesta, de 39 ficou preso às ferragens. Ele foi socorrido e levado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso para atendimento médico. O outro veículo, um Uno, estava vazio, sua condutora estava do outro lado da rua acompanhada da filha menor quando ocorreu o impacto.

Rapaz é ferido com facada no peito em Guarujá do Sul. Os bombeiros de São José do Cedro foram chamados por volta das 4 horas da madrugada para atendimento de uma vítima de agressão por arma branca no bairro Santo Antônio. Ao chegar no local os bombeiros encontraram a vítima, ALEXANDRE MARKUS, de24 anos, no chão da sala da residência amparado por populares. Ele apresentava ferimento cortante de aproximadamente 3 centímetros na região torácica causado por uma facada. Segundo os socorristas, a vítima queixava-se de dificuldade respiratória. Foi realizado curativo compressivo e a vítima foi levada até o hospital de Guarujá do Sul. Segundo a PM, que acompanhou a ocorrência, a agressão seria resultado de uma briga ocorrida dentro da residência. O caso foi repassado para Polícia Civil que vai investigar a situação.

Homem é vítima de esfaqueamento no interior de SJCedro. Os bombeiros foram acionados por volta das seis e meia da manhã de ontem, para atendimento de vítima de ferimento por arma branca na Linha Peperi próximo a escola da comunidade.No local a guarnição encontrou um idoso apresentando grande quantidade de sangue nas roupas e relatou ter sido vítima de agressão por arma branca. Conforme os socorristas, ele apresentava ferimentos cortantes na região do tórax e região abdominal. Após avaliação inicial foi realizado curativo compressivo nos ferimentos e a vítima foi levada para o pronto socorro do Hospital. Questionado sobre as circunstâncias do crime, o homem não quis fornecer muitas informações. Ele contou apenas que no sábado, havia saído para jogar 48 em uma comunidade vizinha e que durante o retorno a sua residência, por volta de 4h30 foi agredido. Ele não soube precisar a quantidade de agressores e o motivo. Segundo a vítima, mesmo ferida conseguiu ir caminhando para residência e pedir que os familiares acionassem os bombeiros.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.