ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 11/03/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 90 centavos para a compra e quatro reais e cinco centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 11 centavos para venda.

Um avião da Ethiopian Airlines, que voava da capital da Etiópia para Nairobi, no Quênia, caiu neste domingo com 157 pessoas a bordo. Não há sobreviventes e as causas do acidente ainda são desconhecidas. O voo perdeu contato seis minutos após decolar e, antes da queda, o piloto relatou dificuldades técnicas e foi autorizado a retornar. Passageiros de mais de 30 países estavam a bordo e não havia brasileiros.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, planeja pedir oito bilhões e 600 milhões de dólares no orçamento de 2020 para financiar o muro na fronteira com o México. De acordo com o jornal Washington Post, TRUMP que alocar cinco bilhões do orçamento do Departamento de Segurança Interna e três bilhões e 600 milhões do Pentágono para o projeto do muro. Na última vez em que ele pediu aos parlamentares para aprovarem fundos para o muro da fronteira, a questão terminou com o fechamento parcial do governo federal que durou 35 dias.

A Venezuela entrou hoje no quinto dia de apagão que atinge todo o país. Ontem, a população enfrentou filas para a compra de água e combustível. Sem energia elétrica, alimentos estão apodrecendo em supermercados, casas estão sem água e telefones celulares não têm sinal. O presidente NICOLÁS MADURO chamou de ato de sabotagem apoiado pelos Estados Unidos. Críticos ao governo insistem que o blecaute é resultado da incompetência e da corrupção. Uma ONG informou hoje que 17 pacientes morreram em razão da falta de energia nos hospitais da Venezuela.

O presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA, encontrou-se na manhã deste sábado com o presidente JAIR BOLSONARO, no Palácio da Alvorada.. MAIA, que deixou o local sem falar com a imprensa, discutiu a tramitação da reforma da Previdência, que se inicia pela Câmara dos Deputados. Ontem, ele anunciou para a próxima quarta-feira a instalação de 12 comissões permanentes da casa, inclusive a de Constituição e Justiça. Cabe à CCJ, no prazo mínimo de cinco sessões do plenário, manifestar-se a PEC da Previdencia. Depois disso, a proposta poderá ser analisada por uma comissão especial e, em seguida, votada em dois turnos pelo plenário.

Os gastos com servidores na ativa e aposentados nos estados cresceram novamente em 2018. De acordo com as informações repassadas pelos estados para o governo federal, os gastos "brutos" com pessoal, isto é, sem abatimentos, passaram de 47 e meio por cento da arrecadação total em 2016 para 49 vírgula 36 por cento em 2017. Em 2018, o percentual foi de 50 vírgula 23 por cento. Em cinco estados, os com maior dificuldade financeira, há mais aposentados do que servidores na ativa: Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina.

Começou na manhã de hoje em Três Passos, o julgamento dos acusados pela morte do garoto BERNARDO BOLDRINI. Estão no banco dos réus o pai e a madrasta do menino, LEANDRO BOLDRINI e GRACIELE UGULINI. Respondem também pelo crime os irmãos EDELVÂNIA e EVANDRO WIRGANOVICZ. A previsão é de que o julgamento dure até sexta-feira. O crime causou repercussão em todo o país. Um grande aparato de segurança foi montado para o júri.

A primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar as obras de recuperação da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, está marcada para amanha na Assembleia. A CPI quer apurar porque apesar de ter gastado mais de 700 milhões ao longo dos últimos anos as obras de recuperação da primeira ponte a ligar o continente à Ilha de Santa Catarina ainda não foram concluídas. Na reunião desta terça, o relator da comissão, deputado BRUNO SOUZA deve apresentar o cronograma de trabalhos do grupo.

O Secretário estadual da Saúde, HELTON ZEFERINO, não apresentou um cronograma de pagamento para quitar os repasses em atraso aos 182 hospitais filantrópicos e privados que atendem 70 por cento dos pacientes SUS em Santa Catarina. A reunião na sede da entidade ocorreu na última sexta-feira. Embora bem melhor do que o primeiro encontro, ainda não há uma perspectiva de pagamento. ZEFERINO afirmou que "não há dinheiro em caixa, os pagamentos vão depender da capacidade financeira da secretaria. Hoje um quartodo orçamento da secretaria é para o pagamento das dívidas do SUS.

Principal produto da pauta de exportações de Santa Catarina, a carne de frango vem obtendo expansão maior no mercado internacional. No primeiro bimestre deste ano – janeiro e fevereiro – os embarques somaram receita de 231 milhões, 16 por cento superior ao início do ano passado. No mês passado houve um crescimento de 13 por cento frente ao mesmo mês de 2018. No bimestre, a avicultura respondeu por 19 por cento da receita de exportações de Santa Catarina. O avanço de deve, especialmente, aos novos negócios com a Ásia e com o México.

Distrito Oeste Catarinense promove primeira reunião. Segundo o pastor da Igreja Luterana do Brasil LEANDRO KONFLANZS, o encontro ocorreu ontem, na Congregação Evangélica Luterana Cristo de Modelo. O distrito compõe as paróquias de Palmitos, Cunha Porã, Maravilha, Pinhalzinho, Modelo, Tigrinhos, Campo Erê, Dionísio Cerqueira, Paraíso, São Miguel do Oeste, Iporã do Oeste, Mondai e Riqueza.

Distrito Oeste Catarinense acontece três vezes por ano. Segundo o pastor LEANDRO, nesse encontro os pastores e os líderes da igreja se reúnem para discutir ações e tomar decisões para serem colocadas em prática. Além das lideranças das paróquias, tem também as lideranças dos departamentos, escola bíblica com crianças, jovens, leigos e servas. Na ocasião todos apresentam seus projetos e suas programações. Próximas atividades distritais serão dias 23 e 24 em São Miguel do Oeste.

APAE prepara tradicional café colonial. VERA JUNGS- Professora da escola especial APAE de Anchieta destaca que o evento será sábado, no centro de idosos do município. O café será servido em dois momentos: das 18 às 20 horas e das 20 às 22 horas. VERA informa que os ingressos estão sendo comercializados a 25 reais para os adultos e 12 reais para crianças de 07 a 12 anos. Ressalta que podem ser adquiridos até sexta feira na própria escola.

Lucro será revertido para melhorias da escola. De acordo com VERA JUNGS a escola especial conta com convênios municipais e estaduais para o funcionamento, mas esses recursos são usados na maioria para pagar os funcionários. Dessa forma, o café colonial e outros eventos realizados pela APAE, são usados para manter e melhorar os atendimentos da escola. A professora ressalta que a expectativa é boa para o evento, já que no ano passado foram servidas mais de mil pessoas.

Serviço de quimioterapia do Hospital Regional de São Miguel do Oeste realiza a primeira alta de tratamento. Após sete meses da inauguração do setor de oncologia, ocorreu à liberação da paciente CLARI BERNARDI, de 59 anos. A primeira alta do tratamento de quimioterapia do serviço foi comemorada pelos familiares e equipe. Os colaboradores e familiares presenciaram o momento especial em que CLARI tocou um sino, representando a conclusão do tratamento. Junto ao instrumento, a frase: “Toque este sino três vezes, bem alto, assim todos vão saber, meu tratamento foi concluído e esta fase acabou, vou seguir meu caminho”.

Paciente afirma que o apoio dos profissionais foi importante durante o tratamento. A gerente de enfermagem, MÁRCIA DREHER, lembra que a ação de tocar o sino foi pensada para despertar a esperança nos pacientes que passam pelo tratamento contra o câncer longo, cansativo e desgastante. Também foi entregue a CLARI uma muda de moringa, uma planta conhecida como a árvore da vida.

Fetaesc acompanha com muita preocupação a discussão em torno do projeto da reforma da previdência encaminhado pelo presidente BOLSONARO para o congresso nacional. Afirmação é do presidente da entidade, VALTER DRESCH. Ele diz que a federação luta pelos direitos previdenciário dos agricultores desde a década de 80 e que o projeto é bastante duvidoso, especialmente no ponto da contribuição. Pela proposta, os agricultores devem contribuir com 600 reais por ano durante 20 anos para ter acesso a aposentadoria.

Essa exigência do presidente vai criar muitas dificuldades, especialmente para pequenos agricultores familiares de Santa Catarina. A federação defende uma reforma, mas é totalmente contra qualquer tipo de exigência de contribuição dos agricultores. VALTER diz que o agricultor é um segurado especial e essa condição deve ser mantida na reforma da previdência. Ele ainda comentou que não dá para comparar os agricultores com os trabalhadores urbanos e que o governo precisa entender essa situação.

A Fetaesc está mobilizada para evitar que a reforma da previdência prejudique os agricultores familiares. Segundo o presidente da entidade, VALTER DRESCH, a federação já está em contato com os deputados para que não se mexa nos benefícios do segurado especial. Ele comentou que o trabalho de mobilização também vai envolver os agricultores. DRESCH ressalta que a federação está preparada para levar milhares de produtores para Brasília e evitar a sacanagem que o governo federal está fazendo com a previdência do homem do campo.

Acanor inicia atividades do ano com pauta cheia. EDERSON HERMANN – secretário executivo da Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina relata que foi feita reunião com uma extensa pauta, destacando especialmente a programação de ações para o ano. Formação e qualificação é o foco das ações, agora em 2019. Estão previstas várias capacitações, envolvendo os associados, os vereadores mirins e pessoas da comunidade.

Para os agentes públicos e políticos está programado curso com a Alesc no mês de outubro. Já os servidores receberão treinamento na área de preservação, recuperação de documentos e arquivamento, evento que deverá ocorrer no mês de maio no CEON-Chapecó. Os vereadores mirins também terão forte atenção da Acanor. Para o final de abril ou início de maio haverá uma capacitação para os novos vereadores mirins, sobre o mandato que exercerão e demais atividades do Parlamento Jovem. E para o mês de junho acontecerá o quarto Encontro Região Oeste de Câmaras Mirins.

Público feminino deverá ser contemplado também com atividades exclusivas. Para as mulheres parlamentares, servidoras e demais da sociedade, cita HERMANN, será organizada uma comissão que envolverá todas as Câmaras associadas para a articulação e realização do evento. Uma grande preocupação e atuação da Acanor é continuar voltando às ações para a sociedade. Por isso, está sendo estudada a viabilização de evento para os adolescentes da região, abrangendo estudantes dos oitavos e nonos anos dos municípios associados à Acanor.

Audiência com o Governador deve ocorrer em breve. EDERSON HERMANN – secretário executivo da Acanor frisa que a Diretoria da Acanor já oficializou pedido de audiência com o Governador CARLOS MOISÉS DA SILVA para este mês de março. Uma comitiva da entidade dialogara com o Executivo Estadual uma pauta de ações e prioridades para a região Noroeste de Santa Catarina, conforme levantamento efetuado ainda em 2018, e reafirmado neste ano.

Proerd 2019 inicia amanhã em Campo Erê. A informação é do sargento da Polícia Militar DIRCEU LUIZ SCHNEIDER. Segundo ele, as aulas do Programa Educacional de Resistência ás Drogas vão abranger alunos dos quintos e sétimos anos da rede municipal e estadual. O primeiro semestre será trabalhado apenas em Campo Erê, com cerca de doze turmas e depois nos demais municípios da comarca: Saltinho e São Bernardino. Neste primeiro semestre objetivo é envolver aproximadamente seiscentas pessoas, entre alunos e pais.

Sargento atua e coordena Proerd na comarca há 14 anos. Neste período, relata LUIZ, já foram atendidos mais de nove mil crianças e adolescentes no Programa, nos quatro municípios da comarca. Um dos grandes desafios do Proerd, segundo o sargento é encontrar um meio de assegurar que as atividades surtiram efeito nos adolescentes. O que tem deixado os envolvidos bastante preocupados é que o índice de consumo de droga tem aumentado muito. Porém, o que alimenta a esperança de uma juventude melhor, são aqueles que reconhecem o trabalho feito no Proerd e hoje já tem emprego e família.

Proerd Pais é uma ferramenta a mais que ajuda adolescentes ficarem longe das drogas. A observação é do instrutor do programa no município Sargento DIRCEU LUIZ SCHNEIDER. De acordo com ele, o Proerd Pais, capacita os pais para ajudarem os filhos a fazerem escolhas positivas. Alega que além de somar com as escolas e a comunidade na orientação e conscientização dos pais e responsáveis, ele ajuda a exercer uma atividade educacional preventiva. O principal objetivo das atividades do Proerd Pais é fortalecer famílias, para ajudarem seus filhos a tomarem decisões seguras e responsáveis. Ajudando na orientação de como prevenir e de como abordar os filhos para saber drogas e violências.

É grande volume de adolescentes consumindo droga. Afirmação é do sargento da Polícia Militar de Campo Erê. Ele destaca que isso vem ocorrendo com muita frequência nos portões das escolas. A frequência maior tanto de consumidor como de vendedor está nos portões da escola. Depois que o aluno entra na escola está protegido, porém, o perigo é no caminho até a escola, que é onde os traficantes costumam agir.

Pais devem ficar atentos a mudança de comportamento dos filhos. DIRCEU LUIZ SCHNEIDER, pede atenção principalmente dos pais que tem filhos no interior. Conta que já flagrou principalmente meninas entre 13 e 15 anos, fora da escola no horário de aula na companhia de outros jovens que a Polícia sabe que são usuários ou que tem algum tipo de envolvimento. Em muitos casos, explica o sargento, os traficantes usam meninas para fazer o transporte da droga, pois está mais segura. O município não possui nenhuma mulher PM, que possa fazer a revista e isso acaba de certa forma facilitando o tráfico.

Moto e carro colidem na SC 157. A Polícia Militar Rodoviária atendeu a um acidente de trânsito sábado, no km 11,500 da Rodovia SC157, em Novo Horizonte. Foi uma colisão traseira envolvendo a motocicleta Honda CG 150 Titan emplacada em São Lourenço do Oeste que era conduzida por um jovem de 21 anos e o veículo Gol, placas de Novo Horizonte condutora de 26 anos. Neste acidente o condutor da motocicleta teve ferimentos leves, nos veículos registrados danos de pequena monta.

Acidente com caminhão, placas de São Lourenço do Oeste deixa motorista morto. O acidente envolveu um caminhão Scania 440, emplacado em São Lourenço do Oeste, neste domingo, 10, na PR 475, em São Jorge do Oeste no Paraná. O veículo tombou e tirou a vida de ROBSON INÁCIO, 29 anos. O corpo do homem teve que ser desencarcerado das ferragens pelas equipes de socorro. Após, foi levado para o IML de Pato Branco.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.