ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco terça-feira 11 02 2020

-ESTADOS VÃO PROPOR QUE UNIÃO TRIPLIQUE REPASSE COMPLEMENTAR DO FUNDEB

-ANO COMEÇA COM QUEDA NO NÚMERO DE MORTES VIOLENTAS EM SC

-CÂMARA FARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR ALTERAÇÕES NO PLANO DIRETOR

-PREFEITURA E COMÉRCIO VÃO FUNCIONAR NORMALMENTE NO CARNAVAL

-MÃE DENUNCIA TROCA DE CRIANÇAS EM CRECHE DO MUNICÍPIO

-COLISÃO ENTRE MOTOS DEIXA DUAS PESSOAS GRAVEMENTE FERIDAS

-HOMEM ATINGIDO POR MICRO-ÔNIBUS MORRE NO HOSPITAL REGIONAL

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

Após a confusão do caucus em Iowa, os democratas realizam nesta terça-feira uma nova prévia no estado de New Hampshire. Como desta vez os eleitores irão preencher a maioria das cédulas de papel manualmente e a apuração não irá usar o mesmo aplicativo que causou o problema registrado em Iowa, a expectativa é de que o resultado seja divulgado rapidamente e sem polêmicas.

A disputa novamente deve ter como protagonistas BERNIE SANDERS e PETE BUTTIGIEG.

Soldados do Exército e policiais entraram na sede do Congresso de El Salvador usando coletes à prova de balas e carregando fuzis neste domingo. Em seguida, cercaram o plenário, onde atuam os 84 deputados. Fora da sede do Legislativo, também havia uma forte presença militar. A tensão entre os poderes Executivo e Legislativo culminou não só na ocupação da sede do Congresso pelas Forças Armadas, alinhadas ao presidente, como também na realização de uma manifestação popular nos arredores do prédio convocada pelo governo. O presidente do país, NAYIB BUKELE, está pressionando os parlamentares a aprovar a negociação de um empréstimo de 109 milhões de dólares para implementar seu plano de segurança pública.

A ida de militares acompanhados do presidente de El Salvador ao Congresso não repercutiu bem entre os congressistas, de maioria oposicionista. O presidente do Legislativo, MARIO PONCE, chamou nesta segunda-feira de "tentativa de golpe de Estado" a pressão exercida pelo governo para a aprovação de um crédito para as forças de segurança salvadorenhas. O gesto do presidente foi criticado também pelo Supremo Tribunal de Justiça de El Salvador, que lembrou que o presidente não pode usar as Forças Armadas além do estabelecido na Constituição. Além disso, o Supremo salvadorenho deixou sem efeito "a convocação da sessão extraordinária da Assembleia Legislativa", que ocorreu no domingo, feita pelo conselho de ministros.

A Procuradoria Geral da República denunciou nesta segunda-feira o senador CIRO NOGUEIRA do Progressistas do Piauí ao Supremo Tribunal Federal. Na denúncia, a procuradoria pede ao STF que torne CIRO NOGUEIRA réu pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por supostamente ter recebido repasses da construtora Odebrecht. Desde que as investigações começaram, o senador nega irregularidades. Nesta segunda, o advogado dele, ANTONIO CARLOS DE ALMEIDA CASTRO, divulgou uma nota na qual afirmou estranhar a denúncia, "pois a base do inquérito é unicamente as delações premiadas da Odebrecht". CIRO NOGUEIRA é investigado desde abril de 2017, quando executivos e ex-executivos da Odebrecht fecharam acordo de delação premiada.

O presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, RAFAEL FONTELES, afirmou nesta segunda-feira que os estados vão propor à União que eleve, de 10 para 30 por cento a complementação federal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica. No ano passado, o Ministério da Educação informou que aceitaria aumentar de 10 para 15 por cento o repasse federal. O valor foi confirmado pelo Ministério da Economia na ocasião mas, em 2020, o governo ainda não tocou no assunto. O Fundeb entrou em vigor em 2007, mas as regras atuais expiram no fim deste ano.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, pediu desculpas nesta segunda-feira por ter se expressado "mal" ao comparar servidores públicos a parasitas e afirmou que sua declaração foi tirada do contexto. O ministro disse ainda que "não queria jamais ofender pessoas simples que cumprem seus deveres". Na sexta-feira passada, em uma palestra na Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, o ministro declarou que o funcionalismo teve aumento de 50 por cento acima da inflação, tem estabilidade de emprego e tem aposentadoria generosa. O ministro afirmou que o hospedeiro, que é o país, está morrendo e que o servidor virou um parasita.

Para o retorno à sala de aula dos alunos da rede estadual, a Secretaria de Estado da Educação está entregando kits de material escolar. Serão 405 mil conjuntos repassados para todas as Coordenadorias Regionais de Educação, para estudantes do ensino regular e da Educação de Jovens e Adultos. No Ensino Fundamental todas as crianças matriculadas receberão os materiais para uso na escola, assim como os alunos do EJA. Já para o Ensino Médio, a entrega será conforme a demanda. O processo de compra materiais escolares foi feito pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Foram investidos 19 milhões e 97 mil reais nos materiais escolares do ensino regular e EJA.

Assim como ocorreu no ano anterior, o número de mortes violentas segue em queda em Santa Catarina no começo de 2020. Até esta segunda-feira foram registrados em todo o estado 94 homicídios, uma queda de seis por cento em relação a 2019. Os números foram divulgados pelo Colegiado Superior da Segurança Pública e Perícia Oficial, no boletim semanal. Também há uma queda nos feminicídios, que caíram de sete para três, numa redução de aproximadamente 57 por cento. Em relação aos latrocínios, também há queda, o que leva o estado à menor taxa da série histórica quando se considera o tamanho da população. As lesões corporais seguidas de mortes também tiveram redução: de dois para um caso até o dia 10 de fevereiro.

O governador do estado se manifestou nesta segunda-feira sobre a polêmica envolvendo o ICMS sobre o valor dos combustíveis. Na semana passada, o presidente JAIR BOLSONARO "desafiou" os chefes dos Executivos estaduais a retirar o imposto do produto. Caso isso ocorra, segundo ele, o governo federal também faria cortes nos valores da União sobre os combustíveis. MOISÉS afirmou que esse movimento tem que ser de responsabilidade. O governador disse que a melhor solução é a reforma tributária "tão demandada pelos governadores e prometida pelo presidente". MOISÉS destacou que Santa Catarina produz mais de 50 bilhões de tributos federais por ano e recebe dois por cento disso. Ele declarou que a União pode ficar com 90 por cento do que o estado produz que já está bom. O governador diss ainda que se o estado abrir mão do ICMS dos combustíveis, que representou dois vírgula seis bilhões no ano passado, a população menos assistida será prejudicada.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes confirmou que a BR 282 será bloqueada hoje em dois horários para a execução dos serviços de detonações de rochas. O calendário prevê o bloqueio total da rodovia no quilômetro 622 em Iraceminha a partir das duas horas da tarde. Pela manhã, houve detonação de rochas as dez da manhã. Agora à tarde, a previsão é de que o transito fique interrompido por cerca de uma hora. O Dnit também confirmou que haverá equipes para o controle do tráfego e a sinalização da rodovia, bem como serão adotadas outras medidas para agilizar a liberação do trecho.

O Velho Oeste Car Clube vai realizar neste final de ano a terceira edição do encontro de carros antigos. O evento faz parte da programação de aniversário de São Miguel do Oeste. De acordo com um dos coordenadores do encontro, GIOVANI GOBBI, cerca de 150 carros devem estar em exposição sábado e domingo na praça Walnir Botaro Daniel. O evento começa por volta das nove horas da manhã de sábado. Ele explicou que o encontro acontece a cada dois anos e envolve as pessoas que tem paixão por carros antigos na região.

A Secretaria de Assistência Social reuniu, nesta terça-feira, representantes dos 23 grupos de idosos ativos no município para o planejamento das atividades do ano. O encontro foi realizado no Centro de Convivência do bairro Agostini. O prefeito, WILSON TREVISAN, e o vice-prefeito, ALFREDO SPIER, participaram da abertura do evento. TREVISAN salientou que a Administração Municipal tem uma grande preocupação em atender este público. A secretária de Assistência Social, ANDREIA REBELATO ressalta que cerca de mil e 800 idosos participam das atividades atualmente em 15 grupos da cidade e oito do interior. Os encontros visam à promoção da saúde, lazer e qualidade de vida das pessoas da melhor idade.

Falta menos de um mês para a abertura oficial da Expo Belmonte 2020. A feira está programada para os dias seis, sete e oito de março. O evento será realizado na parte interna e arredores do ginásio comunitário, rua coberta e na praça municipal. Segundo o vice-prefeito, CLEOMAR PISONI, a feira surgiu a partir de uma demanda apresentada pelas empresas de Belmonte que sugeriram a realização de uma exposição para valorizar o comércio, a indústria e o artesanato do município. 28 empresas já confirmaram presença e ainda restam algumas vagas para empresários interessados em expor na feira. A exposição não terá cobrança de ingresso e haverá praça de alimentação durante todo o evento.

A abertura oficial da Expo Belmonte está marcada para o dia seis de março. A primeira atividade da programação será a reunião do CONDER e representantes do turismo da Ameosc. As sete e meia da noite ocorre a solenidade de abertura oficial, com visitação aos estandes e baile com a banda Cosmo Express. No sábado, dia sete, a abertura dos estandes será às nove horas da manhã. Ao meio dia haverá almoço, à tarde brinquedos infláveis gratuitos às crianças e apresentação de talentos locais. As dez e meia da noite tem show com IGOR e JUNIOR. No domingo, dia oito, os estandes serão abertos as nove horas, as dez tem missa campeira, ao meio dia almoço e à tarde brinquedos infláveis gratuitos às crianças e concurso de pequenos animais.

A CDL vai realizar no dia 21 deste mês um evento para marcar os 47 anos de fundação da entidade. O encontro vai acontecer no Clube Comercial. De acordo com o presidente da câmara de dirigentes lojistas, IVANDRO SPENGLER, a programação da atividade prevê a prestação de contas das ações promovidas no ano passado e a apresentação do calendário de eventos da CDL neste ano. As empresas associadas tem direito a dois ingressos para o encontro. O evento dos 47 anos da CDL, com coquetel para os comerciantes, está marcado para as sete e meia da noite da sexta-feira, dia 21 de março.

O Sindicomércio divulgou uma nota nesta semana confirmando o funcionamento normal do comércio nos dois dias de carnaval. Segundo o sindicato patronal, as lojas da cidade estarão de portas abertas nos dias 24 e 25 de fevereiro, segunda e terça-feira de carnaval. A entidade cita que esse período não é de feriado nacional e também não existe nenhuma lei municipal nesse sentido. Dessa forma, o comércio vai manter o atendimento normal nesses dois dias no município.

As repartições públicas municipais também terão expediente normal na semana de carnaval em São Miguel do Oeste. A decisão de manter o atendimento nos dias 24 e 25 de fevereiro foi confirmada pelo prefeito WILSON TREVISAN nesta segunda-feira depois que o Sindicato dos Empregados no Comércio do Extremo Oeste informou que não houve acordo com o sindicato patronal. A exceção, segundo a presidente da entidade, EDRIANE SLAVIERO, é para casos específicos onde algumas empresas farão acordo direto com os seus funcionários. Como o expediente será livre no comércio local, a prefeitura também vai manter os serviços nesses dois dias.

A Câmara de vereadores vai realizar uma audiência pública no final deste mês para discutir o projeto de lei que altera o plano diretor do município. O encontro está marcado para quinta-feira, dia 27, as sete horas da noite. De acordo com o presidente da casa, EVERALDO DI BERTI, o assunto é complexo e vai impactar no dia-a-dia da cidade. Por isso, os vereadores devem abrir o debate e ouvir a comunidade antes de votar a matéria no plenário da casa. O projeto também altera pontos do Código de Obras e a lei do parcelamento do solo. A audiência pública do dia 27 será transmitida ao vivo pela rádio Peperi.

A secretaria de Educação ainda não decidiu se fará eleição direta para diretor de escola na rede municipal de ensino neste ano. O secretário PAULO RICARDO DRUMM esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que o processo de escolha dos diretores pela comunidade escolar ainda está em avaliação na secretaria. Ele lembrou que existe uma previsão legal no Plano Municipal de Educação para implantar o sistema, mas o município ainda não tomou essa decisão. DRUMM comentou que as eleições para prefeito e vereador podem criar uma dificuldade a mais para instituir a escolha direta dos novos diretores neste ano. O ideal, segundo o secretário, será fazer a eleição no primeiro semestre, mas essa é uma possibilidade difícil de acontecer.

O projeto de implantação de uma escola cívico-militar em São Miguel do Oeste não avançou desde a metade do ano passado. A informação é do secretário de Educação, PAULO DRUMM. Ele disse que mantém a intenção de instalar uma unidade desse tipo em uma escola da rede municipal, mas o Estado alterou o curso do projeto e direcionou a proposta da escola cívico-militar para a coordenadoria regional de educação. DRUMM disse que a discussão continua, mas envolvendo o governo, o Corpo de Bombeiros e a secretaria estadual de Educação. Ele disse que se o governo mudar de ideia, a secretaria municipal de Educação está disposta a implantar uma escola cívico-militar via rede municipal.

Um problema envolvendo a troca de crianças em uma creche marcou o início letivo em São Miguel do Oeste. O fato foi registrado na manhã desta segunda-feira na creche Mundo Mágico, no bairro São Gotardo. De acordo com a direção da unidade, a babá de uma das crianças do berçário foi buscar o bebê antes das 10 horas. Nesta semana ocorre a adaptação dos alunos e o tempo de permanência deles nas unidades é menor. A mulher indicou qual era a criança e uma das cuidadoras entregou a menina para ela. A babá foi para a casa e minutos depois a equipe da creche percebeu que o bebê entregue era de outra família. A direção ligou para a babá, que voltou para a creche com a criança. Nesse momento, a mãe do bebê estava chegando à unidade e viu a filha com outra mulher.

A mãe da criança entregue por engano para outra pessoa na creche do bairro São Gotardo ficou indignada com a situação e ligou para a polícia. FRANCIMARA BARPI fez um boletim de ocorrência do fato. Ela afirmou que o fato deve servir de alerta para evitar que novas situações desse tipo se repitam. As crianças são identificadas com o nome na roupa, mas, mesmo assim, a babá se confundiu ao buscar a menina na manhã de ontem. A direção da creche confirmou que houve um engano e que trata-se de um caso isolado.

O secretário de Educação, PAULO DRUMM, se manifestou hoje pela manhã sobre o episódio envolvendo a troca de uma criança na creche do bairro São Gotardo. Em uma live no portal da Peperi, ele reconheceu o erro e pediu desculpas para a família do bebê entregue de forma equivocada para a babá de outra criança. DRUMM admitiu que a creche cometeu uma falha e voltou a se desculpar com a mãe do bebê. O secretário citou ainda que esse caso deve ser servir de alerta para que as creches tenham mais cuidado e atenção. Ele disse que a babá que pegou o bebê por engano estava credenciada para ir até a creche e que pessoas estranhas não tem acesso às unidades. DRUMM comentou ainda que o caso é isolado e que confia plenamente no trabalho das profissionais da educação.

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de Ameaça, Desobediência, Desacato, resistência, lesão corporal e posse de arma branca na madrugada de hoje. Os fatos aconteceram na Rua José Klein em São Miguel do Oeste. A PM foi acionada para verificar a denúncia de que um homem estava atirando pedra em telhados. Ao chegar no local, a guarnição localizou o suspeito que investiu contra as viaturas armado com uma faca. Ele tentou acertar os policiais e os ameaçou de morte. A PM efetuou um disparo de espingarda de calibre 12 com munição de borracha. O homem foi imobilizado e algemado. Toda a ação foi flagrada pelas câmeras fixadas nos policiais militares.

Uma gestante ficou ferida ao sofrer um acidente na manhã de ontem no bairro Estrela. A colisão aconteceu por volta da uma e meia da tarde no cruzamento das ruas Prudente de Moraes e Dom Pedro Segundo. O acidente envolveu uma caminhonete Strada e um Celta, placas de São José do Cedro. A condutora da Strada, que está gravida, precisou de atendimento do Corpo de Bombeiros e foi conduzida ao Hospital Regional. Além dela, outras duas pessoas que estavam no Celta também se feriram levemente. A Polícia Miliar foi acionada e fez todos os levantamentos e controle do transito.

Uma colisão entre duas motos deixou duas pessoas gravemente feridas nesta segunda-feira na SC 283. O acidente foi registrado pouco antes das nove horas da noite entre os municípios de Caibi e Riqueza. Duas motos que trafegavam em sentido contrário colidiram frontalmente. A motocicleta Honda CG 125 emplacada em Riqueza era conduzida por um homem de 34 anos e a moto Honda CBX 250 Twister, também emplacada em Riqueza, era dirigida por um homem de 19 anos. Ambos os condutores tiveram ferimentos graves, com fraturas expostas nas pernas. Um dos motociclistas foi encaminhado ao hospital de Palmitos e o outro foi levado ao hospital de Caibi. Eles foram socorridos pelos Bombeiros de Palmitos e de Cunha Porã e por uma ambulância do município de Riqueza.

Um homem morreu ao ser atingido por uma árvore de eucalipto na manhã desta terça-feira no interior de Palmitos. O acidente aconteceu na Linha Santo Antão. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada, mas quando a equipe chegou no local da ocorrência, o homem já estava sem sinais vitais. A guarnição acionou a Polícia Militar, Polícia Civil e também o Instituto Geral de Perícias. Os detalhes sobre como o acidente aconteceu não foram divulgados pelo Corpo de Bombeiros.

O homem que foi atropelado por um micro-onibus em uma oficina de Guaraciaba morreu na madrugada de hoje no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. FERNANDO SPANIOL, de 33 anos, estava internado na UTI do Regional há cinco dias. Na quinta-feira da semana passada, ele foi atingido por um micro-onibus. O veículo, que estava parado em uma oficina mecânica, entrou em movimento e presou o homem contra um muro. Ele foi socorrido pelos bombeiros e levado ao Hospital, mas não resistiu e morreu na madrugada desta terça-feira.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.