ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 11/02/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e .... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

Após a confusão do caucus em Iowa, os democratas realizam nesta terça-feira uma nova prévia no estado de New Hampshire. Como desta vez os eleitores irão preencher a maioria das cédulas de papel manualmente e a apuração não irá usar o mesmo aplicativo que causou o problema registrado em Iowa, a expectativa é de que o resultado seja divulgado rapidamente e sem polêmicas.

A disputa novamente deve ter como protagonistas BERNIE SANDERS e PETE BUTTIGIEG.

Soldados do Exército e policiais entraram na sede do Congresso de El Salvador usando coletes à prova de balas e carregando fuzis neste domingo. Em seguida, cercaram o plenário, onde atuam os 84 deputados. Fora da sede do Legislativo, também havia uma forte presença militar. A tensão entre os poderes Executivo e Legislativo culminou não só na ocupação da sede do Congresso pelas Forças Armadas, alinhadas ao presidente, como também na realização de uma manifestação popular nos arredores do prédio convocada pelo governo. O presidente do país, NAYIB BUKELE, está pressionando os parlamentares a aprovar a negociação de um empréstimo de 109 milhões de dólares para implementar seu plano de segurança pública.

A ida de militares acompanhados do presidente de El Salvador ao Congresso não repercutiu bem entre os congressistas, de maioria oposicionista. O presidente do Legislativo, MARIO PONCE, chamou nesta segunda-feira de "tentativa de golpe de Estado" a pressão exercida pelo governo para a aprovação de um crédito para as forças de segurança salvadorenhas. O gesto do presidente foi criticado também pelo Supremo Tribunal de Justiça de El Salvador, que lembrou que o presidente não pode usar as Forças Armadas além do estabelecido na Constituição. Além disso, o Supremo salvadorenho deixou sem efeito "a convocação da sessão extraordinária da Assembleia Legislativa", que ocorreu no domingo, feita pelo conselho de ministros.

A Procuradoria Geral da República denunciou nesta segunda-feira o senador CIRO NOGUEIRA do Progressistas do Piauí ao Supremo Tribunal Federal. Na denúncia, a procuradoria pede ao STF que torne CIRO NOGUEIRA réu pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por supostamente ter recebido repasses da construtora Odebrecht. Desde que as investigações começaram, o senador nega irregularidades. Nesta segunda, o advogado dele, ANTONIO CARLOS DE ALMEIDA CASTRO, divulgou uma nota na qual afirmou estranhar a denúncia, "pois a base do inquérito é unicamente as delações premiadas da Odebrecht". CIRO NOGUEIRA é investigado desde abril de 2017, quando executivos e ex-executivos da Odebrecht fecharam acordo de delação premiada.

O presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, RAFAEL FONTELES, afirmou nesta segunda-feira que os estados vão propor à União que eleve, de 10 para 30 por cento a complementação federal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica. No ano passado, o Ministério da Educação informou que aceitaria aumentar de 10 para 15 por cento o repasse federal. O valor foi confirmado pelo Ministério da Economia na ocasião mas, em 2020, o governo ainda não tocou no assunto. O Fundeb entrou em vigor em 2007, mas as regras atuais expiram no fim deste ano.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, pediu desculpas nesta segunda-feira por ter se expressado "mal" ao comparar servidores públicos a parasitas e afirmou que sua declaração foi tirada do contexto. O ministro disse ainda que "não queria jamais ofender pessoas simples que cumprem seus deveres". Na sexta-feira passada, em uma palestra na Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, o ministro declarou que o funcionalismo teve aumento de 50 por cento acima da inflação, tem estabilidade de emprego e tem aposentadoria generosa. O ministro afirmou que o hospedeiro, que é o país, está morrendo e que o servidor virou um parasita.

Para o retorno à sala de aula dos alunos da rede estadual, a Secretaria de Estado da Educação está entregando kits de material escolar. Serão 405 mil conjuntos repassados para todas as Coordenadorias Regionais de Educação, para estudantes do ensino regular e da Educação de Jovens e Adultos. No Ensino Fundamental todas as crianças matriculadas receberão os materiais para uso na escola, assim como os alunos do EJA. Já para o Ensino Médio, a entrega será conforme a demanda. O processo de compra materiais escolares foi feito pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Foram investidos 19 milhões e 97 mil reais nos materiais escolares do ensino regular e EJA.

Assim como ocorreu no ano anterior, o número de mortes violentas segue em queda em Santa Catarina no começo de 2020. Até esta segunda-feira foram registrados em todo o estado 94 homicídios, uma queda de seis por cento em relação a 2019. Os números foram divulgados pelo Colegiado Superior da Segurança Pública e Perícia Oficial, no boletim semanal. Também há uma queda nos feminicídios, que caíram de sete para três, numa redução de aproximadamente 57 por cento. Em relação aos latrocínios, também há queda, o que leva o estado à menor taxa da série histórica quando se considera o tamanho da população. As lesões corporais seguidas de mortes também tiveram redução: de dois para um caso até o dia 10 de fevereiro.

O governador do estado se manifestou nesta segunda-feira sobre a polêmica envolvendo o ICMS sobre o valor dos combustíveis. Na semana passada, o presidente JAIR BOLSONARO "desafiou" os chefes dos Executivos estaduais a retirar o imposto do produto. Caso isso ocorra, segundo ele, o governo federal também faria cortes nos valores da União sobre os combustíveis. MOISÉS afirmou que esse movimento tem que ser de responsabilidade. O governador disse que a melhor solução é a reforma tributária "tão demandada pelos governadores e prometida pelo presidente". MOISÉS destacou que Santa Catarina produz mais de 50 bilhões de tributos federais por ano e recebe dois por cento disso. Ele declarou que a União pode ficar com 90 por cento do que o estado produz que já está bom. O governador diz ainda que se o estado abrir mão do ICMS dos combustíveis, que representou dois vírgula seis bilhões no ano passado, a população menos assistida será prejudicada.

Hospital da Fundação faz prestação de contas do exercício 2019. A informação é do responsável fiscal da Fundação Hospitalar de São Lourenço do Oeste NORMIDES SCALSAVARA. Segundo ele, atendendo ao Estatuto Social, foi realizada assembleia geral ordinária. Entre os assuntos tratados, destaque para prestação de contas da diretoria, balanço geral e parecer do conselho fiscal do exercício de 2019, eleição do presidente do conselho deliberativo da entidade para um ano, retrospectiva do ano 2019 e planejamento para 2020 e assuntos gerais.

SCALSAVARA é reconduzido ao cargo de presidente do Conselho Deliberativo. Ele salienta que assembleia foi realizada dentro da normalidade e com ampla discussão dos assuntos da pauta. A discussão é importante, pois a resposta esclarece todos que estão presentes e não apenas quem fez a pergunta. Sobre 2019, ele defende que a entidade cumpriu com o seu papel. Prova disso é que o hospital atendeu bem mais pessoas que em 2018.

Hospital conseguiu cumprir seu papel, que é atender a comunidade, e ainda fazer investimentos importantes. Com isso o presidente da Fundação Hospitalar São Lourenço, VALENTIM DE MACEDO, classifica 2019, como um ano bom. Entre os investimentos cita ampliação e reestruturação de um espaço para atender os pacientes nos mutirões de cirurgias.

Em 2020 Hospital da Fundação tem prioridades. MACEDO conta que, uma delas e a realocação do setor administrativo. Segundo ele, é preciso instalar esse departamento numa outra área para liberar e adequar aquelas salas para consultórios e demais demandas. Frisa que a cobertura do prédio é outra preocupação da diretoria e deverá estar em pauta neste ano.

Direção mantém o foco para garantir a manutenção das atividades e ampliar os serviços já prestados. O presidente ressalta que o Hospital da Fundação vai continuar dialogando e buscando recursos junto às esferas de governo para que esses investimentos sejam viabilizados. Sobre a ajuda da comunidade, MACEDO afirma: “A comunidade tem ajudado em diversas situações de dificuldade financeira. Espera contar novamente com esse apoio, agora, em 2020”.

Reajuste do salário mínimo regional não satisfaz Sinticom. A declaração é de MARIA DA SILVA – presidente do Sindicato da Construção Civil e do Mobiliário com sede em São Lourenço do Oeste, mas que atende toda a região. O aumento está dentro do esperado pela inflação, pois não teve perdas, mas a categoria esperava mais. Explica que o salário mínimo de Santa Catarina é diferenciado, pois não é o governo quem define. É uma questão negociada entre sindicatos e federações patronais. Ficou acertado e sancionado pelo governador quatro vírgula 96 por cento de aumento no salário mínimo regional.

Salário mínimo regional aprovado em 2020 é maior que o piso conquistado nas convenções. MARIA, explica que a partir do mês que vemos trabalhadores da construção civil e do mobiliário recebem o valor sancionado para Santa Catarina. No entanto, em março iniciam as tratativas para negociar o piso para convenção para primeiro de maio.

Convênio entre Epagri e prefeitura é renovado para 2020. A informação é de ELAINE BAGGIO – extensionista em São Bernardino. Ela conta que os trabalhos voltaram ao normal nesse mês, e agora o foco é desenvolver as atividades programadas para esse ano. Ela diz que neste ano, devido à estiagem, as atenções se voltam para água. Principalmente com a preservação de nascentes e abertura de novos reservatórios e cisternas.

É dever da Epagri desenvolver programas do Governo Estadual. A extensionista cita o Terra Boa, que envolve principalmente a cultura do milho, calcário e criação de abelhas. Ressalta também que já estão dando início aos programas de crédito agrícola, como o Menos Juros. Quem tiver interesse em fazer o cadastro, pode procurar a Epagri do município para o encaminhamento.

Epagri de São Bernardino funciona junto a Secretaria de Agricultura. ELAINE fala que quem precisar de atendimento ou quiser saber mais sobre os programas do governo pode ir pessoalmente até a Secretaria, ou ligar no telefone (49) 3654-0099. Ela pede a população que procure preferencialmente nas segundas-feiras, quando o atendimento é no escritório, pois os demais dias da semana são trabalhos a campo.

Empresários rurais passam por treinamento para emissão de nota fiscal eletrônica de produtor. Numa parceria com o Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, a Cooperativa Agropecuária São Lourenço, a Caslo realizou, um treinamento de oito horas, envolvendo um grupo de associados da cooperativa que atua no meio rural. De acordo com a instrutora do Senar - JANICE ZANELLA, o treinamento buscou mostrar o funcionamento da ferramenta e esclarecer dúvidas sobre o processo.

Sistema de emissão de nota fiscal eletrônica de produtor, no momento não é obrigatório dentro do Estado, mas futuramente vai ser. Quem comenta é a instrutora do Senar. Ainda não há uma data prevista para o novo processo se torne obrigatório, mas é importante que os agricultores tenham conhecimento. Na avaliação da instrutora, o sistema vem para facilitar e permitir que o empresário rural tenha respaldo e acesso a informações precisas. Além do embasamento teórico, o grupo aprendeu, na prática, questões como cancelamento, emissão de relatórios e emissão das notas.

Informatização do setor rural é uma realidade e chega para facilitar a comercialização dos produtos. Afirmação é de JANICE ZANELLA – instrutora de Senar. De acordo com ela, toda a formação foi feita dentro de um ambiente de teste disponibilizado pela Secretaria do Estado da Fazenda.

Esse tipo de formação faz parte do exercício dos princípios do cooperativismo. O comentário é da coordenadora dos programas de qualidade da Caslo, MARINA PISSAIA. Na opinião dela, é importante para educação, informação e formação, intercooperação e interesse pela comunidade. A Caslo acredita que oportunizando a formação, os associados passam a ter competitividade, e isso, em médio e longo prazo, garante a manutenção e duração das atividades. Frisa ainda que a informatização da área rural já é uma realidade e a cooperativa está atenda para poder mediar esse processo junto ao quadro de associados.

Investimentos em estrutura e efetivo resultam no aumento do número de ocorrências. A terceira Companhia de Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, que abrange os postos de Bom Jesus, Iporã e São Lourenço do Oeste, contempla uma malha viária de 900 quilômetros. Conforme a PMR, comparando os números de janeiro de 2019 com janeiro de 2020, no início deste ano houve um aumento de ocorrências criminais nas rodovias estaduais da região. No mesmo mês do ano passado, foram mil e 16 autuações diversas emitidas nas rodovias estaduais, destas, seis notificações foram por embriaguez as quais resultaram na prisão de três condutores.

No ano passado a PMR registrou no primeiro mês do ano um Termo Circunstanciado por posse de entorpecentes e outros cinco flagrantes por crimes diversos. Já em janeiro de 2020 foram mil 358 autuações emitidas e destas 65 notificações por embriaguez, resultando na prisão de 14 condutores por embriaguez. Foram ainda nove termos circunstanciados por posse de entorpecentes e oito flagrantes por crimes diversos.

Aumento no número de ocorrências se deve ao fato das melhores condições de atuação da PMR na região. A visão é do comandante da Polícia Militar Rodoviária, capitão DEIBER HAEFLIGER. Destaca a entrega de viaturas novas, novos fuzis, novas pistolas incapacitantes, a criação do grupo TOR - Tático Ostensivo Rodoviário, e principalmente ao planejamento de operações que ocorrem envolvendo os três postos rodoviários e as operações que vem sendo realizadas em conjunto com a Polícia Militar dos municípios.

Operações vão continuar em toda região. Conforme o capitão DEIBER, objetivo dessas ações sempre é à repressão aos crimes de fronteira e a prevenção de acidente. Isso tudo, ressalta o comandante, deve ocorrer com a participação e ajuda dos usuários das rodovias. O telefone de emergência da Polícia Militar Rodoviária é o 198.

PRF apreende 54 quilos de maconha escondidos em automóvel. A Polícia Rodoviária Federal, com apoio do Corpo de Bombeiros de Maravilha, apreendeu durante abordagem de rotina cerca de 54 quilos de maconha no km 624 da BR 282 em Iraceminha. A droga estava num Fiesta, placas de Santo Amaro da Imperatriz. Em conversa com os ocupantes, os policiais perceberam contradições entre motorista e passageira sobre os motivos da viagem.

Em vistoria no carro, os policiais encontraram tabletes de maconha escondidos no forro das portas e estofamento dos bancos. Com apoio dos Bombeiros, que usaram ferramentas para cortar a lataria, mais maconha foi encontrada nos para-choques e laterais do veículo. O homem de 26 anos e a mulher de 21 disseram que buscaram a droga em Ponta PorãMS e estavam levando até Santa MariaRS. Os dois foram presos encaminhados para delegacia de Maravilha.

Vítima atingida por micro-ônibus não resiste aos ferimentos e morre no hospital. FERNANDO SPANIOL, 33 anos, não resistiu aos graves ferimentos que sofreu num atropelamento por micro-ônibus no dia seis em Guaraciaba. Ele morreu na madrugada de hoje, no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste. Segundo Assessoria de imprensa do Hospital, FERNANDO estava em estado gravíssimo. O velório acontece na Casa Mortuária Municipal e a missa será realizada às 17 horas e 30 minutos, na Igreja Matriz de Guaraciaba, seguindo para sepultamento no cemitério da mesma comunidade.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.