ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 11/02/19

O tempo na região Extremo Oeste é bom. A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens com possibilidade de pancadas de chuva durante a tarde e noite. A mínima das últimas horas foi de 23 graus e a máxima deve ser de 31 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo começou a semana em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 60 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 vírgula cinco centavos para venda.

Ao menos 99 pessoas morreram e dezenas foram hospitalizadas nos últimos três dias em dois estados do norte da Índia após ingerirem álcool tóxico. O balanço foi anunciado pelas autoridades nesta segunda-feira. A polícia suspeita que contrabandistas tenham misturado metanol à bebida Moonshine, uma espécie de licor barato feito localmente, comum em partes rurais do país. Se ingerido em grandes quantidades, o metanol pode causar cegueira, danos no fígado e morte.

Amostras do destilado enviadas a um laboratório para testes e 66 supostos contrabandistas foram presos. Relatos de jornais dizem que cerca de três mil pessoas ligadas ao comércio ilegal foram detidas em Uttar Pradesh depois da tragédia. Centenas de pessoas morrem todos os anos na Índia devido ao consumo de álcool tóxico

Os Estados Unidos propuseram ao Conselho de Segurança das Nações Unidas um projeto de resolução sobre a Venezuela, pedindo a facilitação da entrega de ajuda humanitária internacional e o compromisso com novas eleições presidenciais. A Rússia se opôs ao texto. O projeto americano, expressa o pleno apoio do Conselho de Segurança à Assembleia Nacional venezuelana, que considera a única instituição democraticamente eleita no país. O texto pede um processo político que conduza a eleições presidenciais livres, justas e confiáveis. O projeto de resolução solicita também ao secretário-geral da ONU, ANTONIO GUTERRES, que utilize seus bons ofícios para conseguir esse processo eleitoral, evitando uma deterioração extra da situação humanitária. Washington não divulgou nenhuma data para votar o texto e, segundo um diplomata, as negociações continuam.

Milhares de pessoas se manifestaram no final de semana em Roma. Elas foram convocadas pelos principais sindicatos italianos, que pedem uma política real de crescimento e respeito por parte do governo populista.Os manifestantes pedem um plano maciço de investimentos públicos e privados e reformas mais ambiciosas do que as propostas pelo governo sindical da Liga e pelo Movimento das Cinco Estrelas. Para os sindicatos, o plano de investimentos é muito tímido, sua reforma da aposentadoria é muito limitada, e sua renda cidadã é considerada uma medida híbrida que não favorece a luta contra a pobreza e o desemprego. Essa mobilização sindical é a mais importante desde as manifestações no final de 2014 e início de 2015 contra a reforma trabalhista do governo de MATTEO RENZI.

A Justiça aceitou neste domingo a denúncia no âmbito da Operação Integração, que investiga pagamento de propina ao ex-governador do Paraná, BETO RICHA do PSDB e outros agentes públicos por empresas de pedágio do estado.Além dele, outras nove pessoas viraram réus por crimes como organização criminosa e corrupção passiva. Segundo o Ministério Público Federal, o esquema desviou mais de oito bilhões de reais por meio do aumento de tarifas de pedágio do Anel de Integração, e de obras rodoviárias não executadas. A propina paga em troca dos benefícios, conforme os procuradores, foi estimada em pelo menos 35 milhões. A defesa diz que o ex-governador não cometeu irregularidades e que sempre esteve à disposição para prestar esclarecimentos.

O presidente JAIR BOLSONARO decidiu conceder o indulto para presos com doenças graves e doentes terminais. O decreto no entanto, proíbe o indulto aos condenados por corrupção, crimes hediondos, de tortura, entre outros. BOLSONARO assinou o decreto no hospital Albert Einstein. Ele será publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União. O texto prevê indulto nos casos de paraplegia, tetraplegia, cegueira, doença grave, permanente, entre outros. Condenados por crimes hediondos estão excluídos do induto. A medida é geralmente concedida todos os anos, em período próximo ao Natal. A prática está prevista na Constituição como atribuição exclusiva do presidente da República.

Assim que se recuperar da cirurgia, o presidente JAIR BOLSONARO vai chamar as bancadas e líderes de partidos para discutir os ajustes finais da reforma da Previdência. O presidente quer uma conciliação na questão da idade para a aposentadoria. O vice-presidente HAMILTO MOURÃO disse que quando o presidente conversar com as bancadas, o gesto dará uma amaciada no terreno para a aprovação da reforma. Na previsão dele, se houver uma concertação com os políticos, a Previdência estará aprovada em agosto, tanto na Câmara quanto no Senado.

O primeiro projeto apresentado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina em 2019 visa proibir o uso de radares móveis, estáticos e fixos nas rodovias estaduais. O texto é de autoria do deputado VALDIR COBALCHINI do MDB. Se aprovada, a proposta vai contra o que prevê o Conselho Nacional de Trânsito. Especialistas defendem que os parlamentares deveriam fiscalizar a boa aplicação dos recursos obtidos na fiscalização das infrações e não manter o discurso da indústria da multa. O projeto deverá ser analisado pelos parlamentares

O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA confirmou na última semana a troca do comando-geral do Corpo de Bombeiros Militar e a prorrogação do concurso de soldados da corporação de 2017 por mais um ano. Ele venceria no próximo mês. Os 292 excedentes comemoraram a decisão. Outro anúncio do governador é do uso de dois bombeiros comunitários em cada unidade do Estado. A medida visa diminuir a falta de efetivo no território catarinense.

Enquanto as exportações de frango brasileiras tiveram queda no mês passado, em Santa Catarina houve crescimento de quatro por cento em volume e faturamento. No Brasil a redução foi de 13 por cento no faturamento e 15 por cento em volume em relação a janeiro do ano passado. O estado catarinense exportou 72 mil toneladas, totalizando 125 milhões de dólares, o que responde por 26 por cento e 28 por cento dos embarques do Brasil. O Japão é o maior comprador, seguido por Arábia Saudita e China. O frango representa 20 por cento de tudo o que Santa Catarina exporta.

160 alunos estão matriculados no CEI Odila em Campo Erê. A informação é de LEDI FARIAS – diretora do Centro de Educação Infantil Odila Marcolina de Lima, de Campo Erê. Conforme ela, o Centro ainda dispõe de algumas vagas no período da manhã. Afirma que a escola tem tudo preparado e hoje pela manhã já iniciou os trabalhos do ano letivo de 2019. A escola passou por manutenções necessárias após as férias, e alguns reparos que precisam ser feitos acontecerão no decorrer do ano.

22 professores atendem à demanda de 160 alunos do CEI Odila. De acordo com a diretora LEDI, se entrar mais estudantes no decorrer do ano, será necessário mais profissionais para atender. Porém, hoje as aulas começam com esse número de profissionais. São 15 efetivos e os demais ACT’s. A diretora frisa que qualquer dúvida que os pais tenham podem procurar a escola. É importante ficar atento aos horários.

CEI recebe 70 alunos hoje para volta das aulas. ALINE RONCHI – diretora do Centro de Educação Infantil Turma da Mônica, ressalta que os profissionais estiveram reunidos na escola desde o início do mês para deixar as salas prontas para o retorno das atividades do ano letivo. São necessários cinco professores efetivos para atender essa demanda de aluno.

Maioria dos alunos da Turma da Mônica são do bairro Melo. Segundo a diretora ALINE RONCHI, alguns dependem de transporte escolar, mas quase 100 por cento deles são do próprio bairro. Frisa que alguns reparos precisaram ser feitos para receber os alunos, como corte de grama, troca de lâmpadas, janelas, enfim alguns ajustes necessários. Quanto a reformas maiores, no decorrer do ano, será feito um planejamento para identificar as maiores necessidade do CEI.

Equipe gestora e demais profissionais estão preparados para receber alunos. Afirmação é da diretora ELOA DE OLIVEIRA da Creche Tia Floripa de Saltinho. Segundo ela, as aulas começaram hoje na rede municipal de ensino. Os professores passaram por formações, a fim de melhor aplicar seus conhecimentos no aprendizado das crianças. A diretora conta que existem alguns reparos para fazer na creche, nada que impeça o início das aulas, mas em conversa com o secretário, a manutenção deve ocorrer durante o ano letivo.

86 alunos iniciam o ano letivo na Creche Tia Floripa. Conforme a diretora ELOA, o número de vagas está praticamente cheio, algumas turmas ainda dispõe de vaga, mas são poucas. Com relação ao número de profissionais que atende a creche, são três agentes, seis professores, duas serventes, além de outros servidores que auxiliam nos trabalhos diários da escola.

Creche tem espaço mais amplo para receber alunos neste ano. A informação é da diretora IARA DE MARCHI da Creche João Claudio Bevilaqua de São Bernardino. Segundo ela, a escola passou por algumas adequações para melhor atender as crianças. Os profissionais passaram por cursos de qualificação e hoje estão prontos para atender os educandos. São inúmeros os projetos para esse ano letivo.

Creche atende em torno de 120 crianças. A diretora IARA comenta que são nove professores pedagogos, e cada um deles possui um auxiliar de sala. Observa que neste ano haverá algumas inclusões para serem feitas, por isso será necessário mais profissionais capacitados para atender a essa demanda. É um longo processo, cita a diretora, mas deve ocorrer ainda neste ano.

Núcleo Escolar Vacum usa estrutura de uma escola do estado. Segundo a diretora VERONICA BIASI, tudo está organizado e a instituição recebe bem os alunos hoje, para o início do ano letivo. Hoje o Núcleo atende 55 alunos, e o número de profissionais é de novo. A maioria deles são professores contratados temporariamente. O quadro de servidores para o ano já está completo, afirma a diretora.

Núcleo Escolar Vacum ainda dispõe de vagas para novos alunos. Afirmação é da diretora VERONICA. De acordo com ela, se ainda tiver algum pai ou responsável que precise de matrícula para os filhos, pode procurar a escola. Há vagas para todas as turmas. A diretora espera que o ano letivo de 2019, seja ainda melhor que ano passado. Que os alunos tenham um aprendizado de qualidade e que de fato possam utilizar o conhecimento adquirido na escola.

Ano letivo inicia hoje no CEDUP com turmas do primeiro ano. JOSÉ PLAZITO - Diretor do Centro de Educação Profissional- CEDUP de Campo Erê afirma que amanhã também inicia as aulas para os alunos do segundo e terceiro ano. Explica que a turma do primeiro ano inicia antes, pois precisam conhecer sobre o ambiente e de como funciona a matriz curricular. O diretor lembra que a escola profissionalizante visa o desenvolvimento do aluno em tempo integral. O CEDUP conta com o ensino médio e técnico profissionalizante, voltado para a área agropecuária.

Cerca de duzentos alunos devem frequentar escola nesse ano. Afirmação é de JOSÉ PLAZITO. São 160 alunos matriculados na grade normal, mas ainda conta com os estagiários externos, por isso o número é maior. De acordo com o diretor, o CEDUP conta com cerca de 25 professores, entre todos os profissionais que trabalham na escola, o número é próximo dos 65. Quanto à reformas, enfatiza que são feitas adequações conforme as necessidades. Uma delas é a rampa que está sendo construída. O diretor cita ainda outros reparos que foram feitos durante as férias, na indústria, calçadas e manutenção.

Rede Feminina faz atividade diferenciada para marcar o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Segundo a presidente da entidade em São Lourenço do Oeste TORLI BAMBERG, foi um dia de muitas ações e desafios, para a data lembrada na semana passada. Conta que foram entregues panfletos falando sobre a importância das pessoas se conscientizarem e terem cuidados com a saúde. Observa que muitas pessoas não dão atenção necessária aos sinais que o corpo emite, quando algo não está bem, por isso quando surgem as doenças já estão em estado avançado.

Desafio do lenço é feito pela Rede Feminina de Combate ao Câncer. TORLI, ressalta que ação foi feita para chamar atenção da sociedade e também das autoridades políticas, tanto municipais, estaduais e federais. O foco maior é direcionado aos senadores, para que aprovem um projeto de lei que tramita desde o ano passado. Trata-se de uma lei que permite atendimento imediato após diagnosticado câncer pela saúde pública. Hoje a legislação prevê que esse atendimento aconteça em até 60 dias. Porém, os relatos dos pacientes é que demora de 120 até 180 dias para o primeiro acolhimento do paciente.

Recuperação de estradas: uma prioridade da administração Municipal. O prefeito IVAN CANCI, de Anchieta, informa que nos primeiros 2 anos de sua gestão, reforçou a base com cascalho. Mais recentemente foram alargados vários trechos, com drenagem nos bueiros. Esse trabalho vai continuar nesse ano. Isso tudo, comenta ele, foi um problema por 30 anos no município. As providências vão garantir mais qualidade e durabilidade das estradas. A cada 4 meses a equipe do DMER vai passar patrola nas estradas gerais. As menores vão receber as máquinas duas vezes por ano.

Pelo menos 3 comunidades receberam equipe completa do DMER nos últimos dias. De acordo com o prefeito IVAN CANCI, São Paulo, São Luiz e Medianeira foram beneficiadas com a patrulha do Departamento de Estradas e Rodagem de Anchieta. Assim que o grupo terminar com os serviços vai se deslocar para outras comunidades. Estão na lista Aparecida e Salete. Os trabalhadores da prefeitura aproveitam para recuperar mais de 20 pontes e pontilhões, danificados por enxurradas ano passado.

Motociclista fica ferido em queda na SC 305. Por volta das 5 horas e 10 minutos de ontem, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionada para atendimento de um acidente de trânsito tipo queda de motocicleta, na SC 305, próximo à curva da Santa, sentido São Lourenço do Oeste. Ao chegar ao local uma equipe do SAMU já estava atendendo a vítima. A guarnição deu apoio e após retornou ao quartel.

Acidente na SC 305 mobiliza bombeiros. Por volta das 05 horas e 50 minutos de ontem, o Corpo de Bombeiros foi chamado para atender a um acidente de trânsito tipo saída de pista seguida de capotamento, na rodovia SC 305, linha São Brás, interior de Campo Erê. Ao chegar ao local foi encontrado o veículo, um Uno, placas de Tijucas, porém sem nenhuma vítima no local. Os socorristas fizeram varreduras pelo local, com intuito de encontrar alguém. Porém, cerca de 20 minutos depois de buscas pelo local, um popular informou que o casal que estava no veículo havia pegado carona com outro veículo para ir até o Hospital. O carro permaneceu no local e foi acionada a Polícia Militar Rodoviária Estadual.

Policiais apreendem 40 mil reais em mercadorias contrabandeadas. A Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste realizou duas apreensões de mercadorias oriundas do Paraguai que, juntas, totalizaram 40 mil reais. Todas as mercadorias estavam num ônibus de Chapecó. As ocorrências foram registradas sábado por volta das 18 horas, na rodovia SC-157. Ao todo, dez pessoas estavam com as mercadorias, que serão encaminhadas à Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

Menor é agredido a golpes de faca no centro. Um adolescente de 17 anos ficou ferido após ser agredido com um golpe de arma branca, na madrugada de sábado, em São Lourenço do Oeste. Segundo o Corpo de Bombeiros, o jovem foi atendido por volta da meia noite e meia na rua Rui Barbosa, Centro. A vítima teve ferimentos no braço. Após atendimento foi levada à Policlínica Municipal de Saúde.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.