ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sábado 11 01 2020

-PRESIDENTE DIZ QUE FILA DO INSS DEVE SER REGULARIZADA EM SEIS MESES

-SANTA CATARINAR RECEBE 27 MIL DOSES DA VACINA PENTAVALENTE

-BANDEIRANTE EMITA NOTA OFICIAL SOBRE AGRESSÃO SOFRIDA PELO VICE-PREFEITO

-NOVO ROMPIMENTO DE ADUTORA AFETA ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA CIDADE

-ASFALTO NAS COMUNIDADES RURAIS VAI CUSTAR MAIS DE SEIS MILHÕES AO MUNICÍPIO

-PM DO EXTREMO-OESTE VAI RECEBER TRÊS NOVAS VIATURAS NESTE MÊS

-POLÍCIA CIVIL PRENDE DOIS SUSPEITOS DE ASSALTO EM MERCADO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 21 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

Milhares de pessoas saíram às ruas de várias cidades da Austrália nesta sexta-feira para cobrar do governo medidas mais ousadas sobre mudanças climáticas. Motivados pela crise ambiental gerada pelos incêndios florestais que assolam o país desde setembro do ano passado, muitos chegaram a pedir a demissão do primeiro-ministro SCOTT MORRISON. Em Melbourne, maior cidade do estado de Victoria, cerca de 10 mil pessoas também pressionaram o governo para que não desvie dinheiro dos recursos usados para emergência nos incêndios, segundo o jornal "The Washington Post".

O Irã anunciou neste sábado que seus militares derrubaram sem intenção o avião ucraniano que caiu na quarta-feira perto de Teerã. Na tragédia morreram 176 pessoas. O presidente iraniano, HASSAN ROUHANI, chamou o desastre de "erro imperdoável". AMIR ALI HAJIZADEH, o comandante das forças aeroespaciais, afirmou que a Guarda Revolucionária aceita a responsabilidade plena pelo incidente. A Guarda Revolucionaria explicou que o operador do sistema de defesa confundiu o avião com um míssil de cruzeiro.

O presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, afirmou na manhã deste sábado que aguarda a "admissão total de culpa" do Irã após o país árabe admitir que derrubou por engano o avião ucraniano que caiu em Teerã na última quarta-feira. Em uma rede social, ZELENSKY disse que espera que o Irã leve os responsáveis à Justiça e cobrou um pedido oficial de desculpas e que as investigações sobre o desastre continuem. O primeiro-ministro do Canadá, JUSTIN TRUDEAU, também reagiu à admissão de culpa por parte do Irã. O voo levava 57 canadenses. Ele disse que o foco continua a busca por um desfecho, responsabilização, transparência e justiça para as famílias das vítimas.

O Conselho Nacional de Justiça recebeu até esta sexta-feira 70 sugestões para a implantação da figura do juiz de garantias. As propostas foram apresentadas ao conselho por meio de consulta pública na internet, que foi aberta no dia 30 de dezembro e encerrada ontem. A consulta pública foi aberta três dias depois da publicação da resolução do CNJ que criou o grupo de trabalho sobre o tema. O objetivo é ouvir tribunais, associações de juízes, magistrados, o Conselho Nacional do Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil, a Defensoria Pública da União, entre outras instituições. Agora, o grupo avaliará as propostas e apresentará um estudo sobre como aplicar a medida. O grupo tem funcionamento previsto até o dia 15 de janeiro.

O salário mínimo de mil e 39 reais fixado pelo governo federal para este ano não repõe a inflação do ano passado. Como o mínimo do ano passado de 998 aumentou em quatro vírgula um por cento, o ajuste para 2020 ficou abaixo do Índice Nacional de Preços ao Mercado de 2019, de quatro vírgula 48 por cento divulgado nesta sexta-feira. O INPC serve como base para correção do salário mínimo e é diferente do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que mede a inflação oficial e também foi divulgado nesta sexta pelo IBGE. Com isso, se levada em conta a variação do INPC, o salário mínimo deveria ter chegado pelo menos a mil e 42 reais e 70centavos em 2020.

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, RENATO VIEIRA, afirmou nesta sexta-feira que espera regularizar a situação do serviço nos próximos seis meses. O serviço não tem dado conta da demanda de requerimentos de benefícios. Hoje, cerca de um milhão e 900 mil pedidos de aposentadorias e outros benefícios aguardam uma resposta do INSS. RENATO VIEIRA disse não haver como fixar um prazo específico para que essa fila seja zerada e argumenta haver variáveis que não dependem apenas do instituto. O fluxo de requerimentos de benefícios, por exemplo, pode variar ao longo do ano. Segundo o INSS, um milhão e 300 mil pedidos aguardam uma resposta do instituto há mais de 45 dias, prazo limite considerado normal.

A nomeação de mil 842 profissionais efetivos para o quadro do magistério da rede estadual de ensino de Santa Catarina foi publicada nesta quinta-feira, no Diário Oficial do Estado. Entre os profissionais, mil 348 são professores, 237 especialistas e 257 assistentes de educação. A partir da nomeação, os novos servidores deverão providenciar a documentação solicitada e entregar nas Coordenadorias Regionais de Educação. O ato de posse será realizado no dia três de fevereiro em cada região do estado. Após isso, os novos efetivos participam de atividades pedagógicas e treinamentos nas unidades escolares antes do início do ano letivo. Os mil 348 professores efetivos ocuparão vagas até então preenchidas pelos professores admitidos em caráter temporário.

A Justiça decretou nesta sexta-feira a prisão do suspeito de assassinar o prefeito de Imbuia, JOÃO SCHWAMBACH, de 59 anos. O homem apontado como autor dos dois tiros que mataram a vítima tem 77 anos e está internado em estado grave no Hospital Regional de Rio do Sul porque teria atirado contra si com a mesma arma que supostamente foi usada para atingir a vítima. A decisão é do juiz MARCIO PREIS, da Segunda Vara de Ituporanga, e atendeu ao pedido do Ministério Público de Santa Catarina. A prisão foi decretada para garantir a ordem pública e a instrução processual, e deverá ser cumprida assim que o suspeito tiver alta da Unidade de Terapia Intensiva. O magistrado autorizou ainda que parentes possam visitá-lo no hospital.

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, recebeu 27 mil doses da vacina pentavalante do Ministério da Saúde nesta sexta-feira. A dose protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria influenza tipo b, responsável por infecções no nariz e garganta. Desde maio de 2019, o Estado tem recebido quantitativo reduzido de vacinas. Com o recebimento desta remessa, a Dive começa a distribuição das doses a todos os 295 municípios catarinenses. O Calendário Vacinal de Imunização prevê a aplicação de três doses da pentavalente em bebês: aos dois, quatro e seis meses. Ainda não há detalhes sobre a quantidade e nem sobre a data exata de quando os municípios vão receber o medicamento.

A secretaria de Agricultura de Barra Bonita assim como os demais municípios da região está neste mês de janeiro trabalhando na renovação dos blocos dos produtores rurais. A informação é do secretário responsável pela pasta, CLAUDEMIR DASSI. Conforme ele, a ação é tradicional e ocorre sempre no inicio de cada ano. Segundo ele, a renovação segue até o final do mês e os agricultores devem ter cuidado para não perder esse prazo no município.

O bloco de produtor rural é renovado apenas uma vez, não sendo permitido uma segunda renovação. A afirmação é do secretário de Agricultura do município de Barra Bonita, CLAUDEMIR DASSI. De acordo com ele, as notas que não foram utilizadas no bloco após a primeira renovação acabam sendo anuladas e um novo bloco é emitido pela equipe da secretaria. DASSI explicou que é de extrema importância que os agricultores destaquem as notas em cada venda no interior. Ele disse que esse procedimento contribui para o aumento do movimento econômico do município.

O município de Barra Bonita registrou uma queda de aproximadamente 50 por cento no número de blocos de produtores rurais nos últimos 20 anos. O comentário é do secretário de Agricultura, CLAUDEMIR DASSI. Ele revelou que já comandou a secretaria entre 1997 e 2004 e nesse período o município possuía cerca de 800 blocos. DASSI revelou que atualmente a realidade é bem diferente e o município possui cerca de 400 blocos ativos apenas. Ele comentou que o dado é preocupante porque pode apontar para a redução das famílias que tem na agricultura a principal fonte de renda.

O município de Paraíso está completando 28 anos de emancipação neste sábado. De acordo com o prefeito VALDECIR CASAGRANDE, o aniversário foi no dia nove, quinta-feira, mas as festividades estão marcadas para hoje à noite. A programação prevê pronunciamentos de autoridades, queima de fogos, corte do bolo de aniversário e apresentação do grupo Chamas a partir das oito horas da noite. A meia-noite começa o baile com a banda Barbarela. CASAGRANDE disse que Paraíso se desenvolveu muito durante esses quase 30 anos e que o crescimento é resultado da contribuição de todos os prefeitos que passaram pelo comando do município nesse período.

A administração municipal de Bandeirante emitiu uma nota oficial, nesta sexta-feira, sobre os incidentes ocorridos após a final do campeonato municipal de futebol de campo no último domingo. Depois do encerramento da partida e antes da entrega da premiação, um dos atletas atingiu o vice-prefeito com um soco no rosto. Na nota, a administração ressalta que o vice e o agressor não tiveram nenhuma desavença anterior. O município manifesta repúdio a “injustificada atitude do agressor” e que o caso será encaminhado para a justiça nas esferas cíveis e penais. A nota é assinada pela secretaria de esportes, VINILDA DIEDRICH e pelo prefeito CELSO BIEGELMEIER.

A agressão sofrida pelo vice-prefeito logo depois da final do campeonato municipal de futebol de campo de Bandeirante foi um fato isolado e não tem nada a ver com a comunidade que sediou decisão da competição. De acordo com o prefeito CELSO BIEGELMEIER, a comunidade da Linha Gaspar organizou muito bem a final do campeonato e que a agressão praticada contra o vice-prefeito foi um ato pessoal de um atleta que sequer reside no município. Na nota emitida oficial emitida ontem, a administração reforça que o caso será tratado pela justiça e que a comunidade da Linha Gaspar não tem nada a ver com esse episódio.

A câmara de vereadores confirmou nesta semana as datas das sessões ordinárias do mês de fevereiro. A primeira sessão do ano legislativo está marcada para o dia quatro de fevereiro, uma terça-feira. De acordo com o presidente da casa, EVERALDO DI BERTI, as demais sessões vão acontecer nos dias seis, 11, 13, 18 e 20. Em entrevista para a Peperi ele comentou que a pauta foi zerada no final do ano passado. Ele projetou um ano de bastante trabalho com a votação e discussão de projetos importantes para a comunidade.

A câmara de vereadores já tem dois projetos na pauta para as primeiras sessões do ano. Um deles trata da padronização dos passeios públicos. O outro é a revisão do plano diretor que altera vários aspectos envolvendo a construção e o desenvolvimento da cidade. De acordo com o presidente do legislativo, EVERALDO DI BERTI, os projetos foram protocolados no final do ano passado e devem ser os primeiros temas de debates neste ano. Ele citou que a votação de todos as matérias que entraram em 2019 foi um dos pontos positivos do legislativo no que passou. Por isso, não houve a necessidade de sessões extraordinárias em janeiro.

Lideranças, entidades e empresários vão realizar daqui a pouco um ato de protesto contra a situação da BR 282. A rodovia, que tem cerca de cem quilômetros, está em péssimas condições e as obras de revitalização estão paradas outra vez. Neste sábado, entidades empresariais, associações, sindicatos, empresáros e comunidade vão fazer um ato público as margens da rodovia. A iniciativa envolve principalmente, lideranças de nova Erechim e pinhalzinho, mas também conta com a adesão de outros municípios atingidos pela rodovia. O objetivo do manifesto é chamar a atenção do governo e exigir a retomada imediata das obras de revitalização da rodovia. O ato vai acontecer em Pinhalzinho a partir da uma e meia da tarde.

Algumas máquinas da empresa Gaia Rodovias voltaram a trabalhar na BR 282 nesta sexta-feira. A empresa confirmou que retomou as obras na estrada nesta semana. Os equipamentos foram usados ao lado da pista, na área destinada a terceira pista no trecho entre Maravilha e São Miguel do Oeste. A outra etapa da obra, que fica entre Maravilha e Chapecó, ainda está paralisada. As obras de revitalização da BR 282 estão em ritmo lento e em processo de “começa e para” desde o ano passado por falta de recursos do governo federal. A última informação é de que foram garantidos cerca de 20 milhões para os serviços no trecho entre São Miguel e Maravilha.

Foram empossadas na manhã desta sexta-feira as novas conselheiras tutelares, eleitas ainda no mês de outubro para um mandato de quatro anos. JANETE BUFFOLO, EVANICE WRONSKI, VANICE LAZAROTTO, LOUISE MALLMANN e GENI DE OLIVEIRA receberam o termo de posse numa solenidade organizada pela Secretaria de Assistência Social, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Comissão Especial Eleitoral. O prefeito WILSON TREVISAN, participou do ato de posse e enfatizou que o trabalho é árduo e os desafios são grandes, mas o principal objetivo do Conselho Tutelar é zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. O prefeito afirmou que o papel dos conselheiro é fundamental na vida de crianças e jovens fragilizados.

Um dos objetivos da administração municipal em 2020 é melhorar a sede do Conselho Tutelar da Criança e Adolescente. A afirmação é do prefeito WILSON TREVISAN. De acordo com ele, a intenção é adequar um espaço no Caic para receber o conselho tutelar. Atualmente, o órgão ocupa uma casa alugada. TREVISAN explicou que é possível acomodar o conselho tutelar no mesmo prédio onde funciona a secretaria de Assistência Social, o que vai, inclusive, facilitar a atuação das conselheiras. A mudança deve ocorrer entre os meses de março e abril.

O rompimento de uma adutora da Casan voltou a afetar o abastecimento de água em São Miguel do Oeste entre ontem e hoje. Os canos danificados ficam na Linha Gramadinho, proximidades da estação de tratamento do rio Cambuim. A equipe da empresa começou a trabalhar no local na manhã de hoje e o abastecimento foi reestabelecido aos poucos. A projeção é que o fornecimento de água para a cidade seja normalizado até o final da tarde deste sábado.

A prefeitura voltou a cobrar investimentos do governo do estado no sistema de abastecimento de água de São Miguel do Oeste. Nesta semana, o vice-prefeito ALFREDO SPIER entregou o pedido pessoalmente para a governadora em exercício, DANIELA REINEHR. De acordo com ele, a Casan tem feito um esforço grande, mas é preciso construir mais reservatórios na cidade para garantir o abastecimento da cidade. Ele citou que um rompimento de adutoras na semana de Natal trouxe vários transtornos para a população. SPIER disse que a Casan deixou de fazer investimentos importantes nos últimos 20 anos e precisa corrigir essa “dívida” com o município. O vice-prefeito lembrou que a renovação do contrato com a Casan depende da apresentação de um cronograma de investimentos por parte da estatal.

A prefeitura não gostaria de renovar a concessão dos serviços de agua e esgoto para a Casan sem um compromisso efetivo de investimentos da estatal no município. A afirmação é do vice-prefeito, ALFREDO SPIER. Ele disse que a comissão criada pela prefeitura apontou que a Casan não fez os investimentos previstos em contrato nos últimos anos e a empresa está protelando demais a resposta. O documento foi entregue ano passado para a direção estadual da companhia, mas a prefeitura ainda não tem uma posição definitiva sobre essa cobrança. O contrato entre prefeitura e a estatal termina neste ano. SPIER lembrou que a Casan teve superávit em 2019 e pode dar uma atenção maior para São Miguel do Oeste.

O asfaltamento do acesso as comunidades rurais será uma das preocupações da administração municipal neste ano. A declaração é do vice-prefeito ALFREDO SPIER. Ele esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que a intenção do governo é asfaltar os acessos para as Linhas Caxias, Fátima e Sete de Setembro. Os projetos preveem a pavimentação de cerca de sete quilômetros e meio, cerca de dois quilômetros e 300 metros em cada comunidade. O investimento total passa dos seis milhões de reais. Nesta semana, ele entregou os projetos para a governadora em exercício, DANIELA REINEHR e reforçou que sem a ajuda financeira do estado, a execução das obras será muito difícil.

A Polícia Militar de Santa Catarina vai entregar, neste mês, 122 viaturas adquiridas com recursos dos convênios de trânsito e emendas parlamentares. A medida irá renovar a frota de viaturas de 49 municípios catarinenses, beneficiando 52 Organizações Policiais Militares no Estado. O décimo primeiro batalhão da Polícia Militar vai receber três veículos que ficarão em São Miguel do Oeste. O comandante da PM, coronel MARCELO DE WALLAU disse que a renovação da frota é importante para o serviço de policiamento e segurança da população. Ele também comentou que a PM também deve receber novas motos ainda neste ano.

A Polícia Civil de Itapiranga, com apoio da Polícia Militar, prendeu na tarde desta sexta-feira, dois homens suspeitos do envolvimento no roubo ocorrido em mercado da cidade no começo desta semana. Na segunda-feira, dois homens armados e encapuzados invadiram um estabelecimento comercial e anunciaram o assalto. O crime aconteceu por volta das dez e meia da noite e os bandidos fugiram com o dinheiro que estava no caixa da empresa. Os suspeitos foram identificados e presos nesta sexta-feira. Eles tem 18 e 20 anos e foram encaminhados à Unidade Prisional São Miguel do Oeste, onde permanecerão à disposição da Justiça.

A Polícia Civil confirmou nesta sexta-feira a prisão de um homem acusado de furto em residência em São Miguel do Oeste. O crime aconteceu no mês passado e a Polícia Civil conseguiu identificar e indiciar o suspeito. Na casa do homem, a polícia encontrou vários produtos que foram furtados da casa. Segundo a Policia Civil, durante a investigação do caso, o suspeito ameaçou testemunhas e vítimas do crime. Por conta disso, o delegado solicitou a prisão preventiva do suspeito que foi autorizada pela justiça. Nesta sexta-feira, o homem foi preso e levado para a Unidade Prisional Avançada. O inquérito deve ser concluído na semana que vem.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.