ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 11/01/2020

GLOBO EM FOCO – 11/01/20

-PRESIDENTE DIZ QUE FILA DO INSS DEVE SER REGULARIZADA EM SEIS MESES

-SANTA CATARINAR RECEBE 27 MIL DOSES DA VACINA PENTAVALENTE

-EMPREENDEDORISMO REGISTRA GRANDE AVANÇO EM ITAPIRANGA

-SÃO JOÃO DO OESTE REGISTRA SALDO POSITIVO DE CONTRATAÇÕES

-SENAI AMPLIA ESTRUTURA E TEM NOVOS CURSOS EM ITAPIRANGA

-MELHORAMENTO GENÉTICO APRESENTA RESULTADO POSITIVO

-IDOSO QUE FOI ATROPELADO MORRE NO HOSPITAL REGIONAL

-JOVENS PRESOS EM ITAPIRANGA POSSUEM FICHA CRIMINAL NO RS

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e instável. A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

Milhares de pessoas saíram às ruas de várias cidades da Austrália nesta sexta-feira para cobrar do governo medidas mais ousadas sobre mudanças climáticas. Motivados pela crise ambiental gerada pelos incêndios florestais que assolam o país desde setembro do ano passado, muitos chegaram a pedir a demissão do primeiro-ministro SCOTT MORRISON. Em Melbourne, maior cidade do estado de Victoria, cerca de 10 mil pessoas também pressionaram o governo para que não desvie dinheiro dos recursos usados para emergência nos incêndios, segundo o jornal "The Washington Post".

O Irã anunciou neste sábado que seus militares derrubaram sem intenção o avião ucraniano que caiu na quarta-feira perto de Teerã. Na tragédia morreram 176 pessoas. O presidente iraniano, HASSAN ROUHANI, chamou o desastre de "erro imperdoável". AMIR ALI HAJIZADEH, o comandante das forças aeroespaciais, afirmou que a Guarda Revolucionária aceita a responsabilidade plena pelo incidente. A Guarda Revolucionaria explicou que o operador do sistema de defesa confundiu o avião com um míssil de cruzeiro.

O presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, afirmou na manhã deste sábado que aguarda a "admissão total de culpa" do Irã após o país árabe admitir que derrubou por engano o avião ucraniano que caiu em Teerã na última quarta-feira. Em uma rede social, ZELENSKY disse que espera que o Irã leve os responsáveis à Justiça e cobrou um pedido oficial de desculpas e que as investigações sobre o desastre continuem. O primeiro-ministro do Canadá, JUSTIN TRUDEAU, também reagiu à admissão de culpa por parte do Irã. O voo levava 57 canadenses. Ele disse que o foco continua a busca por um desfecho, responsabilização, transparência e justiça para as famílias das vítimas.

O Conselho Nacional de Justiça recebeu até esta sexta-feira 70 sugestões para a implantação da figura do juiz de garantias. As propostas foram apresentadas ao conselho por meio de consulta pública na internet, que foi aberta no dia 30 de dezembro e encerrada ontem. A consulta pública foi aberta três dias depois da publicação da resolução do CNJ que criou o grupo de trabalho sobre o tema. O objetivo é ouvir tribunais, associações de juízes, magistrados, o Conselho Nacional do Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil, a Defensoria Pública da União, entre outras instituições. Agora, o grupo avaliará as propostas e apresentará um estudo sobre como aplicar a medida. O grupo tem funcionamento previsto até o dia 15 de janeiro.

O salário mínimo de mil e 39 reais fixado pelo governo federal para este ano não repõe a inflação do ano passado. Como o mínimo do ano passado de 998 aumentou em quatro vírgula um por cento, o ajuste para 2020 ficou abaixo do Índice Nacional de Preços ao Mercado de 2019, de quatro vírgula 48 por cento divulgado nesta sexta-feira. O INPC serve como base para correção do salário mínimo e é diferente do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que mede a inflação oficial e também foi divulgado nesta sexta pelo IBGE. Com isso, se levada em conta a variação do INPC, o salário mínimo deveria ter chegado pelo menos a mil e 42 reais e 70centavos em 2020.

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, RENATO VIEIRA, afirmou nesta sexta-feira que espera regularizar a situação do serviço nos próximos seis meses. O serviço não tem dado conta da demanda de requerimentos de benefícios. Hoje, cerca de um milhão e 900 mil pedidos de aposentadorias e outros benefícios aguardam uma resposta do INSS. RENATO VIEIRA disse não haver como fixar um prazo específico para que essa fila seja zerada e argumenta haver variáveis que não dependem apenas do instituto. O fluxo de requerimentos de benefícios, por exemplo, pode variar ao longo do ano. Segundo o INSS, um milhão e 300 mil pedidos aguardam uma resposta do instituto há mais de 45 dias, prazo limite considerado normal.

A nomeação de mil 842 profissionais efetivos para o quadro do magistério da rede estadual de ensino de Santa Catarina foi publicada nesta quinta-feira, no Diário Oficial do Estado. Entre os profissionais, mil 348 são professores, 237 especialistas e 257 assistentes de educação. A partir da nomeação, os novos servidores deverão providenciar a documentação solicitada e entregar nas Coordenadorias Regionais de Educação. O ato de posse será realizado no dia três de fevereiro em cada região do estado. Após isso, os novos efetivos participam de atividades pedagógicas e treinamentos nas unidades escolares antes do início do ano letivo. Os mil 348 professores efetivos ocuparão vagas até então preenchidas pelos professores admitidos em caráter temporário.

A Justiça decretou nesta sexta-feira a prisão do suspeito de assassinar o prefeito de Imbuia, JOÃO SCHWAMBACH, de 59 anos. O homem apontado como autor dos dois tiros que mataram a vítima tem 77 anos e está internado em estado grave no Hospital Regional de Rio do Sul porque teria atirado contra si com a mesma arma que supostamente foi usada para atingir a vítima. A decisão é do juiz MARCIO PREIS, da Segunda Vara de Ituporanga, e atendeu ao pedido do Ministério Público de Santa Catarina. A prisão foi decretada para garantir a ordem pública e a instrução processual, e deverá ser cumprida assim que o suspeito tiver alta da Unidade de Terapia Intensiva. O magistrado autorizou ainda que parentes possam visitá-lo no hospital.

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, recebeu 27 mil doses da vacina pentavalante do Ministério da Saúde nesta sexta-feira. A dose protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria influenza tipo b, responsável por infecções no nariz e garganta. Desde maio de 2019, o Estado tem recebido quantitativo reduzido de vacinas. Com o recebimento desta remessa, a Dive começa a distribuição das doses a todos os 295 municípios catarinenses. O Calendário Vacinal de Imunização prevê a aplicação de três doses da pentavalente em bebês: aos dois, quatro e seis meses. Ainda não há detalhes sobre a quantidade e nem sobre a data exata de quando os municípios vão receber o medicamento.

O empreendedorismo registrou um grande salto em 2019 no município de Itapiranga. Números comprovam o crescimento da formalidade de diferentes atividades com incentivos do poder público. Segundo a diretora da Sala do Empreendedor, LUANA SPERLUK, no ano passado foram prestados mais de mil e 500 atendimentos a Microempreendedores Individuais. Um salto gigantesco em comparação a pouco mais de 600 realizados em 2018. Salienta que o grande desafio é dar suporte e apoio ao MEI para desempenhar suas funções e evoluir passando inclusive para empresa. LUANA destaca ainda que qualquer empreendedor interessado em investir no município conta com parceria da Sala do Empreendedor que possui atendimento no prédio da rodoviária.

LUANA SPERLUK lembra que a atuação dos profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo realizam abertura do Micro Empreendedor Individual, alteração de atividades, impressão de alvarás e guias, além de prestar esclarecimentos sobre direitos e deveres no momento de abertura da empresa. LUANA também considera relevante a emissão na nota fiscal de prestação de serviços ou de compra e venda no caso de comércio. A diretora da Sala do Empreendedor elogia o resultado no programa Aceleradora de MEI que foi sucesso em 2019 e terá sequência neste ano. São várias formas de incentivar o desenvolvimento de novos empreendimentos para formalização de trabalho ou geração de emprego.

Prefeitura realiza melhorias na praça dos Pioneiros. Objetivo é contemplar as atividades esportivas e de lazer da população. Conforme o secretário de administração, JOSÉ GILVANE LAUER, a quadra de areia, na Praça dos Pioneiros, está sendo revitalizada. Ocorrem serviços de drenagem e colocação de nova camada de areia. Anteriormente já havia sido instalada iluminação de LED no local. A quadra é muito frequentada, principalmente por crianças e jovens. A praça esportiva também estará sediando jogos de futebol de areia pelos JAIT, Jogos Abertos de Itapiranga.

Prefeituras oferecem atendimentos online. O atendimento online é oferecido por todas as prefeituras mesmo que haja também o atendimento presencial. JOSCELI BECKER HOFFMANN, responsável pelo setor de tributos da prefeitura de Tunápolis informa que o município disponibiliza do site tunapolis.sc.gov.br, aberto a todas as pessoas, onde estão as informações de todos os serviços prestados, leis, decretos, portarias, portal da transparência e todas as questões pertinentes ao município. HOFFMANN explica que especificamente para o setor de tributos está disponível no site a emissão de guias de taxas do município pelo link serviço ao cidadão com acesso através do CNPJ da empresa ou o CPF. Com a emissão da guia o cidadão pode realizar o pagamento através de aplicativo ou agencia bancária. Os serviços de maquina aos munícipes também podem ser acessados no mesmo link, serviço ao cidadão. Para as empresas, a nota fiscal eletrônica também está disponível para emissão pelo link livro eletrônico. De acordo com JOSCELI constata-se que a população de Tunapolis faz uso do site, pois é mais prático evitando locomoção até a prefeitura.

A prefeitura possui convenio com a SICRED SICOOB Itapiranga possibilitando a emissão das guias na agencia do banco em Tunápolis. De outra forma, a responsável do setor de tributos informa também que já foram lançadas as taxas econômicas das empresas para ser emitido a guia e paga e posterior emissão dos alvarás. Conforme HOFFMANN as taxas de IPTU ainda não foram lançadas, mas em breve também estará disponível no site. A primeira parcela ou a cota única do IPTU vencerá em final de abril. Assim que as guias estiverem disponíveis para impressão o setor fará o anúncio nas mídias. JOSCELI enfatiza que, além do atendimento online, o atendimento presencial ao munícipe sempre está disponível.

Assembleia Legislativa retorna aos trabalhos em fevereiro com importantes projetos em pauta. Conforme o Deputado MARCOS VIEIRA a Assembleia Legislativa de Santa Catarina retorna aos trabalhos em fevereiro com a primeira sessão no dia três. Para tanto, há uma pauta muito extensa de projetos já discutidos em 2019. A primeira matéria rege sobre a reforma da previdência estadual, para o qual o governador já encaminhou dois importantes projetos de lei ao legislativo. Dos quais o primeiro é a proposta de emenda a constituição e o segundo é de lei complementar que trata da reforma da previdência que abrange as categorias da policia civil, do ministério publico, do judiciário, do instituto geral de pesquisa e de demais categorias importantes em Santa Catarina.

Código da vigilância sanitária terá revisões pelo legislativo. Outra matéria, de acordo com MARCOS VIEIRA, é a revisão do código da vigilância sanitária, que também já foi encaminhada ao legislativo pelo executivo, que atinge todas as pessoas que exercem atividade econômica, como bares, restaurantes, produtor rural, além da indústria e comercio. A assembleia não concorda com a excessiva rigidez e o excesso de poder dos fiscais de até fechar estabelecimentos. A terceira matéria, conforme VIEIRA, também já em pauta em 2019 é a continuidade ou não da concessão de benefícios fiscais de incentivo fiscal aos mais diversos setores produtivos de Santa Catarina. Asituação nova é que até final de 2019 era permitido privilegiar alguém com o benefício, o que a partir de 2020 a Assembleia Legislativa não permitira mais.

A partir de 2020 somente será concedido incentivo fiscal com muita responsabilidade e muita transparência de forma igualitária por setor produtivo. O Deputado estadual MARCOS VIEIRA afirma que não terá mais privilégios. A Assembleia adquiriu o poder de fazer, a partir de 2020, a revisão anual de benefícios fiscais sobre tudo o que foi concedido em SC. MARCOS destaca ainda que em 2019 conseguiram a diminuição do ICMS de vários produtos alimentícios o que irá continuar.

Os deputados estaduais estão trabalhando na fortificação de suas agremiações partidárias. Como 2020 é um ano eleitoral os deputados realizam no mês de janeiro as visitas nas bases nos municípios com o intuito de descobrir lideranças novas para se colocar a disposição ao PSDB para alguma candidatura. Conforme MARCOS VIEIRA, o partido para sobreviver precisa de votos e para tanto precisa de candidatos.

São João do Oeste registra saldo positivo de 200 contratações nas empresas do município em 2019. Os dados, divulgados pelo Ministério do Trabalho, são referentes a janeiro até novembro do ano passado. O município teve 585 admissões e 385 desligamentos, resultando em uma variação positiva de 200 contratações. Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de São João do Oeste até 2019, JONATHAN GRASEL, os dados não são surpresa para os empresários, porque o aumento nas contrações já estava sendo previsto devido a expansão das industrias e do comércio do município. Ele cita que somente a Lac Lelo representa a maior parte das contratações no ano passado, além do Termas São João que teve uma grande expansão em 2019. No Termas são 13 empresas terceirizadas, além dos funcionários próprios do parque.

O presidente da ACISJO, até o final de 2019, avalia que a entidade vem contribuindo com a união e a capacitação dos empresários, o que é o seu principal objetivo, e isso tem refletido na geração da economia e dos empregos no município. JONATHAN GRASEL comenta que as empresas representam mais de 30% do total do movimento econômico de São João do Oeste, com expectativa de aumento neste ano considerando a movimentação do ano anterior. Ele chama atenção também para o turismo, setor que tem contribuído muito para a abertura de novas empresas e vagas de trabalho. Em 2019 a ACISJO implantou um novo serviço, que é a divulgação em suas redes sociais sobre as vagas de emprego disponíveis nas empresas do município. GRASEL afirma que hoje estão faltando profissionais qualificados para preencher as vagas que são abertas no município. Em fevereiro a ACISJO irá empossar a nova diretoria, com data a ser definida, e quem assume a presidente é JOEL FOLLMANN.

SESI-SENAI faz novos investimentos na unidade no Complexo da Oktoberfest. A capacitação de mão de obra em Itapiranga terá novas opções em 2020 em Itapiranga. A unidade do SESI-SENAI, abriu inscrições para cinco cursos. Investimentos estão ocorrendo em contratação de profissionais e novas salas de aula. Segundo o diretor operacional do SESI-SENAI de Itapiranga, ADILSON FABRIS, os cursos de curta duração oferecem opções para pedreiro de alvenaria, Excel básico e avançado, além de eletricista residencial básico. Já na linha de cursos técnicos de longa duração será oferecido o técnico em eletrotécnica com aulas durante dois anos e com até 32 parcelas para o pagamento. FÁBRIS diz que as ofertas de cursos seguem a demanda da indústria local e regional, além da capacitação de mão de obra para autônomos.

Conforme o diretor da unidade do SESI-SENAI de Itapiranga, as ampliações na estrutura incluem obras que iniciaram em dezembro. Para atender a nova tendência terá ainda uma sala maker. A disponibilidade de ensino aprendizagem visa atender os alunos de Itapiranga e municípios vizinhos. ADILSON FÁBRIS destaca ainda os investimentos em maior banda de internet. Já na contratação de professores foi realizado processo seletivo no final do ano passado. A unidade de Itapiranga terá um total de 10 professores em várias áreas do conhecimento, como gestão, informática, segurança trabalho, gestão de pessoas e eletrotécnica. prevendo aumento de alunos. A partir do dia 20 de janeiro retornam as aulas no SESI-SENAI de Itapiranga. 2019, 50 alunos, mais de 270 alunos permanecem em cursos que estão em desenvolvimento. Suporte do SENAI de São Miguel do Oeste.

A secretaria da agricultura de Itapiranga tem orçamento de 500 mil reais para incentivo a produção de gado de corte e pecuária leiteira. Conforme o diretor do programa de melhoramento genético da prefeitura, médico veterinário, VALDAIR DAHMER, o foco principal está nas raças leiteiras. Ele informa que nos últimos dois anos o município perdeu 51 produtores de leite. De 686 agricultores na atividade, caiu para 635 no final de 2019. O veterinário explica que a produção está aumentando em escala considerável fechando o ano com mais de 70 milhões de litros. Também aumento em 100 por cento a média de concentração de animais por propriedade. Há dois anos a média era de 30 animais por propriedade e atualmente são 60 vacas na média. Maior número de animais exige profissionalização. Segundo DAHMER, a prefeitura distribui bainhas, luvas, sêmen e nitrogênio líquido para 130 produtores que possuem botijão e assumiram a responsabilidade pela inseminação.

A mão de obra capacitada proporciona independência. Na produção de leite as raças existentes em Itapiranga são Jérsei e Holandeses. Já para o gado de corte são incentivadas as raças Angus, Senepol, Gir e Nelore. VALDAIR DAHMER valoriza a responsabilidade com a sanidade animal. 38 propriedade já foram certificadas livres de brucelose e tuberculose em programa desenvolvido na parceria com o Sebrae e Instituto FAI. 71 propriedades já passaram pela primeira fase e neste ano devem receber a certificação livre de brucelose e tuberculose. Foi solicitado recursos para mais 50 propriedades integrarem o programa . VALDAIR DHAMER explica que a parceria com o SENAR e Sindicato dos Produtores Rurais de Itapiranga, permitiu 12 cursos no setor leiteiro incluindo o Melhoramento genético e inseminação artificial.

Idoso que foi atropelado em SMOeste morre na UTI do Hospital Regional. O idoso que foi atropelado na noite de quinta-feira, no bairro Agostini, em São Miguel do Oeste, acabou falecendo ontem no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. VALDEMAR ALBERTO TONIETTO de 79 anos foi atropelado na Rua Oiapoc por um Punto, placas de São Miguel do Oeste. Ele sofreu fratura exposta no braço direito e segundo o Corpo de Bombeiros teve suspeita de fratura na perna esquerda, suspeita de fratura de quadril e suspeita de hemorragia interna. O idoso foi levado para o Hospital Regional onde passou por um procedimento cirúrgico e logo após deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva. Devido à gravidade dos ferimentos, TONIETTO não resistiu e faleceu.

Suspeitos de assalto em mercado de Itapiranga são presos. A Polícia Civil prendeu na tarde de ontem dois jovens de 18 e 20 anos, suspeitos do envolvimento no roubo ocorrido em estabelecimento comercial, na Rua do Comércio, no centro da cidade. O crime ocorreu na noite da segunda-feira desta semana, por volta das 22 horas e 40 minutos. Conforme o delegado JOEL SPECHT, que responde pela delegacia da comarca durante o mês de janeiro, os dois assaltantes armados e encapuzados invadiram o mercado, que ainda estava atendendo e anunciaram o assalto. Eles renderam a funcionária e roubaram aproximadamente mil reais que estava no caixa. Em seguida a dupla fugiu. O delegado explica que imagens do sistema de monitoramento contribuíram para identificar os suspeitos.

Jovens presos em Itapiranga possuem ficha criminal no Rio Grande do Sul. A Polícia Civil solicitou a prisão dos investigados e foi atendida pelo Poder Judiciário. Com apoio da Polícia Militar foram cumpridos mandados de buscas e de prisão. Os jovens de 18 e 20 anos foram presos em casa, na cidade de Itapiranga. Eles são do Rio Grande do Sul e atualmente residiam em Itapiranga. Eles foram encaminhados à Unidade Prisional São Miguel do Oeste. O delegado JOEL SPECHT informa que os dois presos, possuem passagens policiais no estado vizinho. Segundo o delegado, o mandado de busca e apreensão tinha objetivo de localizar a arma de fogo usada no assalto, porem a arma não foi localizada. Os aparelho de celulares dos suspeitos foram apreendidos para análise. O inquérito policial, contendo as provas do caso, será concluído e encaminhado ao Poder Judiciário.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.