ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 11/01/20

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 25 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

Milhares de pessoas saíram às ruas de várias cidades da Austrália nesta sexta-feira para cobrar do governo medidas mais ousadas sobre mudanças climáticas. Motivados pela crise ambiental gerada pelos incêndios florestais que assolam o país desde setembro do ano passado, muitos chegaram a pedir a demissão do primeiro-ministro SCOTT MORRISON. Em Melbourne, maior cidade do estado de Victoria, cerca de 10 mil pessoas também pressionaram o governo para que não desvie dinheiro dos recursos usados para emergência nos incêndios, segundo o jornal "The Washington Post".

O Irã anunciou neste sábado que seus militares derrubaram sem intenção o avião ucraniano que caiu na quarta-feira perto de Teerã. Na tragédia morreram 176 pessoas. O presidente iraniano, HASSAN ROUHANI, chamou o desastre de "erro imperdoável". AMIR ALI HAJIZADEH, o comandante das forças aeroespaciais, afirmou que a Guarda Revolucionária aceita a responsabilidade plena pelo incidente. A Guarda Revolucionaria explicou que o operador do sistema de defesa confundiu o avião com um míssil de cruzeiro.

O presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, afirmou na manhã deste sábado que aguarda a "admissão total de culpa" do Irã após o país árabe admitir que derrubou por engano o avião ucraniano que caiu em Teerã na última quarta-feira. Em uma rede social, ZELENSKY disse que espera que o Irã leve os responsáveis à Justiça e cobrou um pedido oficial de desculpas e que as investigações sobre o desastre continuem. O primeiro-ministro do Canadá, JUSTIN TRUDEAU, também reagiu à admissão de culpa por parte do Irã. O voo levava 57 canadenses. Ele disse que o foco continua a busca por um desfecho, responsabilização, transparência e justiça para as famílias das vítimas.

O Conselho Nacional de Justiça recebeu até esta sexta-feira 70 sugestões para a implantação da figura do juiz de garantias. As propostas foram apresentadas ao conselho por meio de consulta pública na internet, que foi aberta no dia 30 de dezembro e encerrada ontem. A consulta pública foi aberta três dias depois da publicação da resolução do CNJ que criou o grupo de trabalho sobre o tema. O objetivo é ouvir tribunais, associações de juízes, magistrados, o Conselho Nacional do Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil, a Defensoria Pública da União, entre outras instituições. Agora, o grupo avaliará as propostas e apresentará um estudo sobre como aplicar a medida. O grupo tem funcionamento previsto até o dia 15 de janeiro.

O salário mínimo de mil e 39 reais fixado pelo governo federal para este ano não repõe a inflação do ano passado. Como o mínimo do ano passado de 998 aumentou em quatro vírgula um por cento, o ajuste para 2020 ficou abaixo do Índice Nacional de Preços ao Mercado de 2019, de quatro vírgula 48 por cento divulgado nesta sexta-feira. O INPC serve como base para correção do salário mínimo e é diferente do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que mede a inflação oficial e também foi divulgado nesta sexta pelo IBGE. Com isso, se levada em conta a variação do INPC, o salário mínimo deveria ter chegado pelo menos a mil e 42 reais e 70centavos em 2020.

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, RENATO VIEIRA, afirmou nesta sexta-feira que espera regularizar a situação do serviço nos próximos seis meses. O serviço não tem dado conta da demanda de requerimentos de benefícios. Hoje, cerca de um milhão e 900 mil pedidos de aposentadorias e outros benefícios aguardam uma resposta do INSS. RENATO VIEIRA disse não haver como fixar um prazo específico para que essa fila seja zerada e argumenta haver variáveis que não dependem apenas do instituto. O fluxo de requerimentos de benefícios, por exemplo, pode variar ao longo do ano. Segundo o INSS, um milhão e 300 mil pedidos aguardam uma resposta do instituto há mais de 45 dias, prazo limite considerado normal.

A nomeação de mil 842 profissionais efetivos para o quadro do magistério da rede estadual de ensino de Santa Catarina foi publicada nesta quinta-feira, no Diário Oficial do Estado. Entre os profissionais, mil 348 são professores, 237 especialistas e 257 assistentes de educação. A partir da nomeação, os novos servidores deverão providenciar a documentação solicitada e entregar nas Coordenadorias Regionais de Educação. O ato de posse será realizado no dia três de fevereiro em cada região do estado. Após isso, os novos efetivos participam de atividades pedagógicas e treinamentos nas unidades escolares antes do início do ano letivo. Os mil 348 professores efetivos ocuparão vagas até então preenchidas pelos professores admitidos em caráter temporário.

A Justiça decretou nesta sexta-feira a prisão do suspeito de assassinar o prefeito de Imbuia, JOÃO SCHWAMBACH, de 59 anos. O homem apontado como autor dos dois tiros que mataram a vítima tem 77 anos e está internado em estado grave no Hospital Regional de Rio do Sul porque teria atirado contra si com a mesma arma que supostamente foi usada para atingir a vítima. A decisão é do juiz MARCIO PREIS, da Segunda Vara de Ituporanga, e atendeu ao pedido do Ministério Público de Santa Catarina. A prisão foi decretada para garantir a ordem pública e a instrução processual, e deverá ser cumprida assim que o suspeito tiver alta da Unidade de Terapia Intensiva. O magistrado autorizou ainda que parentes possam visitá-lo no hospital.

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, recebeu 27 mil doses da vacina pentavalante do Ministério da Saúde nesta sexta-feira. A dose protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria influenza tipo b, responsável por infecções no nariz e garganta. Desde maio de 2019, o Estado tem recebido quantitativo reduzido de vacinas. Com o recebimento desta remessa, a Dive começa a distribuição das doses a todos os 295 municípios catarinenses. O Calendário Vacinal de Imunização prevê a aplicação de três doses da pentavalente em bebês: aos dois, quatro e seis meses. Ainda não há detalhes sobre a quantidade e nem sobre a data exata de quando os municípios vão receber o medicamento.

Com dois dias de festa, Novo Horizonte comemora 28 anos de emancipação. Emancipado em 92, o município celebrou, nesta semana o vigésimo oitavo aniversário de emancipação política administrativa. A programação festiva, que iniciou no dia cinco contou com mateada, corte do bolo, brinde e shows. O calendário festivo será finalizado com o primeiro casamento comunitário, no dia 18 de janeiro, na Associação dos Servidores Municipais do município. Como em anos anteriores, a administração fez, também, uma espécie de prestação de contas das ações e investimentos.

Programação foi um sucesso, pois nos dois dias o público lotou o centro comunitário. Para o prefeito, VANDERLEI SANAGIOTTO, é muito bom ver os munícipes festejando e confraternizando. Na verdade, são eles que estão de parabéns. São eles que fazem a história do município, diz o chefe do executivo, frisando que a presença expressiva avaliza o formato e as escolhas da programação. Sobre o casamento comunitário, que fecha a programação de aniversário, SANAGIOTTO afirma que é mais uma inovação da administração. A equipe está bem afinada e, por isso, cria e constrói ações novas.

2019, foi um ano positivo, pois a administração conseguiu fazer investimentos estratégicos em todas as áreas. Avaliação é do prefeito de Novo Horizonte. Ele destaca que as obras são importantes, é claro, mas sua preocupação também é com o bem-estar e o bom atendimento das pessoas. Sobre 2020, o prefeito arisca a dizer que será um ano ainda melhor. Ele justifica explicando que a administração trabalhou com planejamento e os projetos estão todos elaborados. Percebe que há um crescimento do município e das pessoas. Isso é resultado de um esforço conjunto, finaliza ele.

É direito de todos ter acesso a um ensino de qualidade. A frase é do secretário de educação de Saltinho HENRIQUE PICININI. Ele destaca que a organização das atividades desenvolvidas no ano de 2019 pela Secretaria, tiveram como objetivo garantir esse direito, desde a creche até o ensino fundamental anos iniciais. Para que as atividades educacionais sejam desenvolvidas com qualidade, a Secretaria Municipal investiu nos seus profissionais oferecendo formação continuada de 44 horas através da contratação de profissionais nas diversas áreas do conhecimento e estudos para a implantação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

Escolas de Saltinho contam com equipe pedagógica, reforço escolar, nutricionista, psicóloga, fonoaudióloga em parceria com a Secretaria de Saúde. O município de Saltinho é referência na região e estado, lembra o secretário com o IDEB de 7,3, elevando a primeira colocação na regional da Amerios e em sétimo colocado no estado de Santa Catarina. Isso tudo, frisa HENRIQUE, é a soma de vários anos de trabalho e comprometimento dos profissionais. Salienta que Saltinho não é referência só pela nota obtida no índice de desenvolvimento da educação básica, mas também por cumprir todas as leis federais, todos os direitos que garantem aos professores condições para dar seu melhor em sala de aula.

Piso salarial nacional, terço de hora atividade que garante ao professor tempo extra classe para planejamento, correção de provas e para se capacitar. Buscando a implantação da escola em tempo integral, o secretário diz que a pasta trabalhou gradativamente com o programa Mais Educação, oferecendo oficinas de acompanhamento pedagógico, informática, dança, patinação, violão, canto e flauta. Esse projeto é oferecido em parceria com a Secretaria de Assistência Social, sendo mantido 100 por cento com recursos próprios.

Principais investimentos nas unidades escolares. HENRIQUE cita: padrão de Energia Trifásica. Foi dividido a energia por blocos e hoje os alunos dispõem de salas climatizadas e ambientes propícios para estudarem. Substituição das lâmpadas normais por Led, melhorando a luminosidade e com economia de energia. Troca do telhados, abas e beirais, bloco I e refeitório, banheiros do bloco II, adequando-se as normas ambientais e proporcionando aos nossos alunos ambiente novo, limpo e agradável. Revestimento cerâmico nas áreas de acesso; muros e cobertura da entrada.

No CEI Tia Floripa foi adquirido tatames e colchoes para as salas de aula, bancos e mesas para refeitório, bancos para áreas externas da escola, pintura de grades, conserto do telhado da área interna, substituição da areia do parque. Além disso, teve ainda instalação de porteiro eletrônico, garantindo segurança aos nossos alunos. Aquisição de 10 computadores e adequação da sala de informática com cabeamento estruturado e internet de qualidade. Aquisição de cortinas de tecido blackout em todas as salas de aulas de todas as unidades escolares; Aquisição de literatura infantil para todas as unidades escolares; Aquisição de literatura e materiais pedagógicos para todas as unidades escolares.

Saúde pública tem grandes avanços no último ano. A constatação é da secretária da pasta em Saltinho MARLA SUTIL. Segundo ela, na área da saúde são anualmente investidos esforços e recursos que possibilitam um acesso e atendimento cada vez melhor a toda população. No ano que passou, a secretária, diz que foi renovado o convênio com Hospital Santo Antônio de Campo Erê com investimento de mais de 680 mil no ano. Destaca que Saltinho é um dos únicos municípios da região que não tem filas e consegue atender prontamente a toda demanda de exames. Entre eles: ultrassonografia, Serviços de Raio X de média e alta complexidade, endoscopia, ecocardiograma e eletrocardiograma.

Filas para cirurgia estão praticamente zeradas. Afirmação é da responsável pelo setor MARLA SUTIL. De acordo com ela, em 2019 foi limpado a fila de cirurgia oftalmológica de cataratas; de
pterígio; foi feito mutirões de ressonância magnética com mais de 60 exames realizados, além de cirurgias de ortopedia de urgência de média e alta complexidade; cirurgias ginecológicas emergenciais e exames especializados. Foram realizados ainda mais de 970 roteiros de viagem para tratamento fora de domicílio com mais de quatro mil pacientes transportados.

Na Unidade Básica de Saúde as atividades e atendimentos foram intensos. Assim classifica a secretária. Foi implantado as Práticas Integrativas e Complementares a Saúde - PICs com atendimento de Auriculoterapia e Ventosas; maior benefício aos pacientes infantis com fisioterapia especializada; Atendimentos Médicos foram desenvolvidos no centro municipal de saúde, nas comunidades, nas residências através das visitas domiciliares ou onde houve a necessidade de atendimento. Foram mais de 18 mil atendimentos individualizados a população. Os atendimentos odontológicos, foram ampliados na UBS e com a carreta OdontoSesc. Foram realizados mais de cinco mil atendimentos individuais e entregues mais de 315 próteses dentárias.

Mais de 30 mil atendimentos são feitos pela farmácia. Segundo a secretária de saúde de Saltinho, a equipe da Saúde da Família - ESF, juntamente com Núcleo de Apoio a Família – NASF, desenvolveu várias ações de prevenção e promoção a Saúde através dos grupos de tabagismo, Hipertensos, diabéticos, gestantes, Saúde Mental, Movimento Saúde e Programa Saúde nas Escolas. Para população em geral, teve palestras, reuniões, campanhas de vacinação com índices de excelência, campanhas de incentivo a doação de sangue em parceria com Hemosc, Ações de Combate ao mosquito aedes aegypti e ações em Vigilância Sanitária.

CISAMERIOS completa 23 anos. O Consórcio Intermunicipal de Saúde, tem como objetivo proporcionar atendimento especializado em consultas e exames especializados, com agilidade e eficácia, elevando o bem estar de todos os munícipes. Ele foi fundado em oito de maio de 96 e inaugurado em dois de agosto do mesmo ano. O CISAMERIOS desde sua criação, proporciona atendimento especializado em saúde pública para a população dos municípios consorciados, efetivando com agilidade e eficiência ao que se pode oferecer de mais importante, o bem-estar dos munícipes.

Unificação do sistema de informática é um dos destaques do CISAMERIOS. Com essa unificação todas as secretarias de saúde e prestadores possuem acesso on-line ao sistema CISAMERIOSWEB, o que possibilitou um controle mais rápido e seguro e uma gestão eficiente dos recursos públicos aplicados em saúde pública. Cabe destacar que o CISAMERIOS foi o primeiro Consórcio Intermunicipal de Saúde implantado no Estado de Santa Catarina. A cada dia vem se solidificando pela exemplar atuação voltada ao seu foco principal: proporcionar às pessoas uma melhor qualidade de vida, especialmente àquelas que mais necessitam.

Confirmada quarta exposição e julgamento de animais no Itaipu Rural Show. Quem afirma é a veterinária responsável por esse setor CRISTIANE BOTH. Ela destaca que a exposição, que acontece em Pinhalzinho, Oeste de Santa Catarina, é referência em novas tecnologias e informação. A Cooperitaipu se orgulha pelo sucesso que é o Itaipu Rural Show, que já vai passa de 20 anos de história. A Exposição acontece de 29 de janeiro à 01 de fevereiro, no Centro de Treinamento e Difusão de Tecnologias da Cooperativa Regional Itaipu, em Pinhalzinho, KM 580 da BR 282.

Está confirmada quarta Exposição e Julgamento de Animais e a 1primeira Etapa do Circuito Nacional das Raças Jersey e Holandês. No dia 28 agora de janeiro, acontece a recepção dos animais. O julgamento dos animais jovens das Raças Jersey e Holandês vai ocorrer no dia 31. Já o julgamento dos animais adultos e o Torneio Leiteiro será dia 01 de fevereiro. Tudo isso acontece na Pista de Julgamento do parque. Para os expositores, será oferecido ajuda de custo por animal registrado, admitido e em pista na feira. Haverá premiação para pista e torneio leiteiro, além de alojamento coletivo, estrutura climatizada, alimentação para os animais e almoço para os expositores.

Destaque para contratação do julgador internacional Callum McKinven. O canadense é reconhecido mundialmente, atuando em 28 países, julgando diferentes raças leiteiras. CRISTIANE, diz que a última edição do Itaipu Rural Show teve público superior a 65 mil visitantes, mais de 300 expositores e expressivo volume de negócios. Com o tema: A evolução do agronegócio passa por aqui, o evento leva ao público as últimas novidades em tecnologia para produção, além de seminários, palestras e orientações técnicas. Um verdadeiro show de tecnologias.

Carro com cinco pessoas cai de ponte. O Corpo de Bombeiros de Quilombo, atendeu a ocorrência na madrugada de hoje. Um Honda Civic, ocupado por cinco pessoas, caiu da ponte na rua Coronel Bertaso, em Quilombo. Foi por volta das 1h25. A Polícia Militar e o Samu também prestaram apoio no atendimento. As cinco pessoas estavam fora do carro quando o socorro chegou. O condutor do Civic, foi atendido pelo Samu, e um dos passageiros de 19 anos, tinha suspeita de fratura na região torácica e precisou foi levado para o hospital.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.