ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco - sexta-feira - 11 01 2019

-BOLSONARO DÁ AVAL PARA UNIÃO ENTRE EMBRAER E BOEING

-ADRs SERÃO TOTALMENTE EXTINTAS A PARTIR DO MÊS DE MAIO

-ADVOGADOS SE POSICIONAM CONTRA POSSIVEL EXTINÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO

-CONSELHO DAS ENTIDADES VAI FAZER CAMPANHA PARA ATRAIR ARGENTINOS

-AMEOSC E AMERIOS BUSCAM UNIDADE DO HEMOSC PARA REGIÃO

-MULHER MATA FILHA DE CINCO ANOS E DEPOIS COMETE SUICÍDIO

-PRE APREENDE 35 QUILOS DE MACONHA COM PASSAGEIRO DE ONIBUS


O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.


A paralisação parcial do governo federal dos Estados Unidos completa 21 dias nesta sexta-feira, se igualando ao recorde histórico de tempo de paralisações anteriores. O recorde de 21 dias foi registrado durante o governo do ex-presidente Bill Clinton e se encerrou em seis de janeiro de 1996. A paralisação vai bater a marca se passar para o próximo sábado, como esperado. Um quarto do governo federal está sem funcionar e 800 mil funcionários públicos estão sem receber salário.


Em visita à fronteira dos Estados Unidos com o México nesta quinta-feira, o presidente DONALD TRUMP tentou mais uma vez convencer os americanos sobre a necessidade de construir um muro separando fisicamente os dois países. Em uma sala de uma base da fronteira onde estavam expostos armas, drogas e um grande saco com dinheiros apreendidos na região, ele se reuniu com agentes de segurança locais e ouviu relatos de familiares de duas pessoas que foram mortas por imigrantes ilegais. TRUMP pede que o Congresso inclua no orçamento cinco bilhões e 700 milhões de dólares para a obra do muro.


A Organização dos Estados Americanos aprovou nesta quinta-feira uma declaração em que não reconhece a legitimidade do novo mandato de NICOLÁS MADURO na Venezuela. A aprovação aconteceu logo após MADURO tomar posse para um novo mandato presidencial, previsto para durar até 2025. A resolução foi aprovada com 19 votos a favor, seis contrários, oito abstenções e uma ausência. Entre os países que votaram a favor, estão Argentina, Estados Unidos, Colômbia, Chile, Equador, Canadá e Brasil. Venezuela, Nicarágua, Bolívia e alguns países caribenhos votaram contra.


O Palácio do Planalto informou por meio de nota nesta quinta-feira que o governo não exercerá o poder de veto ao acordo entre Boeing e Embraer para criação de uma nova empresa na área de aviação comercial. De acordo com a nota, divulgada pela Secretaria de Comunicação da Presidência, o presidente JAIR BOLSONARO foi informado durante reunião nesta quinta no Palácio do Planalto que a proposta final do acordo "preserva a soberania e os interesses nacionais". A americana Boeing deterá 80 por cento do novo negócio e a brasileira Embraer, os 20 por cento restantes. O valor do negócio será que quatro bilhões e 200 milhões de dólares.


O Ministério da Educação anunciou que o piso salarial do magistério será reajustado para dois mil 557 reais em 2019. O aumento de quatro vírgula 17 por cento fica um pouco acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período, que fechou em três vírgula 56 por cento nos últimos 12 meses. O valor corresponde ao vencimento inicial dos profissionais do magistério público da Educação Básica, com formação de nível médio e jornada de 40 horas semanais. O piso é reajustado anualmente a partir do mês de janeiro e segue as regras da Lei do Piso, de 2008, que define o mínimo a ser pago aos professores da rede pública em início de carreira.


O deputado estadual e senador eleito FLAVIO BOLSONARO, filho do presidente JAIR BOLSONARO, não compareceu ao Ministério Público nesta quinta-feira, onde era esperado para esclarecer as movimentações atípicas do ex-assessor FABRÍCIO QUEIROZ. Em vez disso, FLAVIO escreveu uma nota no seu perfil no Facebook na qual afirma que, por não ser investigado, não teve acesso aos autos e não teve ciência do "inteiro teor" do inquérito. Por isso, não compareceu. O MP está investigando supostas movimentações financeiras estranhas na conta de QUEIROZ, assessor direto de FLAVIO BOLSONORO.


O poder judiciário, o governo catarinense e o Ministério Público de Santa Catarina assinaram na tarde desta quinta-feira um convênio que objetiva agilizar o envio à Justiça de laudos sobre casos de menor potencial ofensivo, como posse de drogas para uso próprio, envolvendo cocaína, crack e maconha. A ideia também é diminuir o número de exames desse tipo feitos pelo Instituto Geral de Perícias. A Secretaria de Estado da Segurança Pública informou que começa agora a compra dos kits para identificação das drogas na rua. Anualmente, para fazer cerca de cino mil exames, são gastos cerca de oito mil, conforme o IGP. A pasta afirmou que ainda não há estimativas de quantos kits serão comprados e qual o custo.


O novo secretário de Estado da Infraestrutura, CARLOS HASSLER, afirmou que, inicialmente, vai buscar recursos com a iniciativa privada, bancos e organismos internacionais, já que a infraestrutura não está lista como prioridade no orçamento de 2019 do estado. Ele disse que espera que, à medida que a administração for construindo o projeto de governo atual, esses recursos vão aparecer frutos do próprio investimento na infraestrutura. HASSLER disse que com a infraestrutura sendo melhorada, a ideia é aumentar a economia e gerar economia para se reverter novamente em infraestrutura.


A partir de primeiro maio deste ano as estruturas das 20 Agências de Desenvolvimento Regional restantes em Santa Catarina devem estar desativadas. A previsão foi repassada pelo governo na quinta-feira. Até lá, a gerência de Administração, Finanças e Contabilidade de cada ADR será legalmente e juridicamente responsável pelos atos locais.As ADRs foram criadas em 2003, esvaziadas em 2015 e parcialmente desativadas em 2018. Inicialmente calcula-se que 132 cargos comissionados serão extintos. Até a desativação completa das ADRs outros 80 postos também deixarão de existir, totalizando a extinção de 212 postos de trabalho.


O Hospital São Lucas de Guaraciaba está passando por uma obra de pintura da parte externa na instituição. De acordo com o presidente da entidade, CLAUDEMIR PARMEGIANI, o trabalho conta com ajuda de voluntários e clubes de serviço que oferecem mão de obra. Empresários e moradores também fizeram doações de materiais. Ele explicou que o prédio tem 25 anos e estava com infiltrações que estavam comprometendo a estrutura. Por isso, a diretoria decidiu realizar a obra de melhoria e pintura. Cerca de 80 por cento da restauração externa está concluída.


O Retrato Falado desde sábado vai receber o ex-prefeito de EDMUNDO BRACHT de Bandeirente. Ele foi um dos membros mais ativos da comissão de emancipação e o primeiro prefeito do município. BRACHT também e empresário do setor de lácteos. Ele vai lembrar a história de Bandeirante, os primeiros anos e dificuldades do municípios e os momentos mais marcantes da vida pessoal e política. O Retrato Falado, ao vivo, começa as 10 horas da manhã.


O Peperi Debates deste sábado vai analisar que tipo de Faismo São Miguel do Oeste precisa. O programa de amanhã vai discutir o formato e o modelo de feira mais apropriado para o município e para a região. Será a que a exposição ainda deve ser multissetorial com uma grade de shows nacionais? O programa de amanhã vai reunir o secretário de Desenvolvimento Econômico, RENATO ROMANCINI, o presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER e o presidente da Acismo, AIRTON MOSS. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.


A prefeitura de Paraíso vai comemorar os 27 anos de emancipação do município neste sábado. De acordo com o prefeito VALDECIR CASAGRANDE, as atividades começam as oito horas da noite com o pronunciamento das autoridades e corte do bolo. Em seguida, acontece o show de humor com o Seu ANIBAL, personagem do comunicador LUCAS PEREIRA da Top 104. A programação prevê ainda show com a dupla EVERTON e MARCOS, queima de fogos e show com a Banda Passarela.


A forte chuva que atingiu a região extremo-oeste nesta quinta-feira trouxe prejuízos para alguns municípios. Em São José do Cedro, o Corpo de Bombeiros atendeu pelo menos oito ocorrências. No loteamento São Domingos, foram quatro destelhamentos. Houve ainda um registro no bairro Jardim. Em Guarujá do Sul, foram registrados destelhamentos na Vila Sulina e no parque industrial. No centro da cidade houve queda de árvore. Em Iporã do Oeste, houve o destelhamento de uma residência próxima ao CTG Herança Pampeana. O vento também derrubou placas, árvores e espalhou sujeira e galhos pelas ruas. A secretaria de agricultura também fará um levantamento para avaliar se houve prejuízos no interior.


A extinção da justiça do trabalho seria um retrocesso para a sociedade brasileira. A afirmação é do presidente da associação dos advogados trabalhista de Santa Catarina, RICARDO CORREA. De acordo com ele, a possível incorporação do atual sistema de mediação de conflitos entre patrões e empregados pela justiça comum não é uma boa ideia. CORREA disse, aqui na Peperi, que o judiciário trabalhista busca a pacificação social e presta serviços essenciais para a sociedade. Na visão do advogado, o debate deve ser exatamente o contrário, ou seja, ampliar os canais de acesso à justiça e não a extinção da estrutura. Ele comentou que algumas mudanças podem e devem ser feitas, mas o fechamento é um passo atrás na consolidação da justiça.


Na semana passada, o presidente JAIR BOLSONARO admitiu a possibilidade de extinguir a Justiça do Trabalho. De acordo com o presidente, o atual modelo de representa "excesso de proteção" e cria "entraves" para empregadores e também para funcionários. O presidente da associação dos advogados trabalhista de Santa Catarina, RICARDO CORREA não concorda com esses argumentos. Ele disse que a justiça não superprotege uma das partes, mas apenas faz valer o que está previsto na lei. O advogado ressaltou que a justiça do trabalho tem sido mais efetiva, produtiva e entrega uma resposta mais rápida para a sociedade do que a justiça comum.

Além da associação dos advogados trabalhistas, o OAB de Santa Catarina também já se manifestou publicamente contra o fechamento da justiça do trabalho. De acordo com o presidente da subsecção de São Miguel do Oeste, ELOI BONAMIGO, a justiça do trabalho é um órgão do poder judiciário que funciona plenamente na prestação de um serviço relevante. Para ele, é de suma importância que a estrutura seja mantida. BONAMIGO disse que o fechamento da justiça do trabalho resultaria no envio dos processos trabalhistas para outro órgão, muito possivelmente a justiça comum. Ele afirmou que a medida acarretaria muito atraso na solução dos conflitos e prejuízos para empresários e trabalhadores.


As entidades comerciais e industrias do município devem promover uma campanha de marketing em território argentino para divulgar a instalação do posto de imigração em Paraíso. O objetivo é informar esse novo caminho para chegar a litoral catarinense e com isso atrair turistas para a região. De acordo com o coordenador do conselho das entidades, ASTOR KIST, essa rota pode trazer benefícios para o município, já que o argentino que entra no pais por Paraíso pode ficar um tempo maior em São Miguel do Oeste. Ele disse que o primeiro passo para divulgar esse trajeto é uma reunião com a prefeitura de San Pedro, o que deve ocorrer nos próximos dias.


O Conselho das Entidades deve contratar uma agencia de publicidade para executar as ações de divulgação da rota de Paraíso no território argentino. A informação é do coordenador do conselho, ASTOR KIST. Ele explicou que essa agencia vai desenvolver um estudo sobre a melhor estratégia para divulgar essa rota e atrair mais turistas argentinos para a região de São Miguel do Oeste.

As entidades que foram o conselho empresarial de São Miguel do Oeste concordam com a ideia de regionalizar o aeroporto Helio Wassun. De acordo com o coordenador do conselho das entidades, ASTOR KIST, o entendimento é de que a busca de recursos para revitalizar o local e tenta a instalação de uma linha área fica mais fácil se o aeroporto for gerido pelo consórcio dos municípios e não por apenas uma cidade, como é atualmente. KIST disse que existe demanda suficiente na região para um voo saindo de São Miguel do Oeste em direção a Florianópolis. Ele comentou que as entidades vão se envolver e apoiar esse projeto defendendo pelo prefeito WILSON TREVISAN.


A Ameosc e Amerios vão reforçar o pedido para instalação de uma unidade do Hemosc em São Miguel do Oeste. Atualmente, o extremo-oeste é atendido pelo hemocentro de Chapecó. O tema foi discutido nesta quinta-feira pelo prefeito de São Miguel do Oeste e presidente da Ameosc, WILSON TREVISAN, pelo presidente da Comissão Intergestores Regional, MAURO BARELLA e pelo diretor do Hospital regional Terezinha Gaio Basso,JEFERSON GOMES. As associações entendem que a região tem demanda suficiente para receber um banco de sangue. Na próxima semana, o pedido será apresentado oficialmente em uma audiência com o novo secretário de Estado da Saúde em Florianópolis.


O Hemosc ofereceu para uma agencia transfusional para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso ainda em 2018. A informação é do diretor da unidade, JEFERSON GOMES. Na visão da Amesco e da Amerios, a agencia não mudaria coisa em relação a estrutura atual e os municípios ainda precisariam mandar doadores para Chapecó. A intenção do extremo-oeste é receber uma estrutura completa para melhorar o atendimento dos hospitais e evitar o deslocamento de doadores para Chapecó. O prefeito WILSON TREVISAN disse que essa é uma reivindicação antiga que precisa ser atendida pelo governo do estado.


A Polícia Civil investiga o desaparecimento do caminhoneiro EZEQUIEL FERNANDO SCHNEIDER, de 41 anos, ocorrido no domingo. O último contato com a família, que mora no Rio Grande do Sul, foi na noite de sábado. O caminhão dele foi encontrado com as peças trocadas e com manchas de sangue. EZEQUIEL saiu com o veículo de Goiás e tinha Chapecó como destino final para a carga. A rota foi alterada e o veículo foi abandonado no pátio de um posto às margens da BR-282, em Saudades. Ele não estava mais dentro do caminhão.A família dele encontrou o veículo por meio do GPS. O caminhão passou por perícia e está na Delegacia de Pinhalzinho. A carga de cereais não foi roubada e o celular de EZEQUIEL ainda estava dentro da cabine.


O Corpo de Bombeiros atendeu uma ocorrência de princípio de incêndio no ginásio de esportes do Colégio São Miguel. O fato aconteceu por volta das oito horas da noite. Os bombeiros foram até o local e constatou fogo no reator de uma das lâmpadas do ginásio.. Imediatamente foi desligado o contador geral de energia. As chamas foram extintas rapidamente sem maiores estragos no local.


Um acidente deixou uma pessoa ferida nesta quinta-feira na BR 163. A saída de pista de um carro da argentina aconteceu por volta das 10 e 40 da noite nas proximidades do acesso para Anchieta, no trecho da rodovia conhecido como Chaparral. O acidente envolveu uma Suran ocupada por duas pessoas. O motorista do carro, de 65 anos, relatava dores no peito e perda de força nas pernas. Eledisse que, durante o trajeto, passou mal e perdeu o controle da direção. A caroneira não apresentava ferimentos aparentes, mas também foi atendida pelos socorristas. O casal, residente em La Calandria, em Buenos Aires, foi encaminhado ao hospital São Lucas para avaliação médica.


A Polícia Rodoviária Estadual apreendeu 35 quilos de maconha no final da tarde desta quinta-feira. A apreensão foi realizada pelo posto de fiscalização de São Lourenço do Oeste. A droga estava em um ônibus de Santa Rosa – Rio Grande do Sul abordado em uma fiscalização de rotina. Durante a identificação dos passageiros, um rapaz de 19 anos fiou inquieto e nervoso. Os policiais desconfiaram e foram revistar a bagagem do passageiro. Ao todo, foram encontrados 55 tabletes de maconha, pesando aproximadamente 35 quilos. A droga vinha de Eldorado no Mato Grosso do Sul e tinha como destino Santiago no Rio Grande do Sul.


Uma mulher de 37 anos matou a filha a tiros no início da tarde de ontem em São Lourenço do Oeste. Os bombeiros e a Polícia Militar do município foram acionados por volta da uma e 15 para atender a uma ocorrência de disparo de arma de fogo na rua João Arnoldo no bairro Cruzeiro. No local, DANIELA APARECIDA SIMÕES DALA VALE, de 37 anos acabou assassinando a filha de apenas seis anos de idade com cinco tiros de arma de fogo. Na sequência, ela se matou. A arma usada foi um rifle calibre .22. Essa é a suspeita inicial com base nas averiguações das forças de segurança que estiveram no local. Porém, o crime ainda será investigado pela Polícia Civil, que esteve na casa colhendo provas e vai ouvir testemunhas.


De acordo com a Polícia Militar, mãe e filha foram encontradas mortas no mesmo quarto. A menina estava na cama e a mulher caída no chão do cômodo, com um rifle calibre .22 ao lado. A arma tinha silenciador. A criança apresentava ao menos cinco perfurações no tórax e uma na cabeça. A mulher possuía um ferimento no queixo e um no tórax. Havia uma carta no local escrita supostamente pela mulher relatando a intenção de matar a filha e se matar em seguida. O material será analisado por peritos. Conforme familiares, a mulher sofria de depressão e estava em tratamento no Caps. O marido da mulher e pai da criança estava trabalhando no momento dos disparos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.