ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 11/01/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Atalaia, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a nove centavos para a compra e 10 centavos para venda.

A paralisação parcial do governo federal dos Estados Unidos completa 21 dias nesta sexta-feira, se igualando ao recorde histórico de tempo de paralisações anteriores. O recorde de 21 dias foi registrado durante o governo do ex-presidente Bill Clinton e se encerrou em seis de janeiro de 1996. A paralisação vai bater a marca se passar para o próximo sábado, como esperado. Um quarto do governo federal está sem funcionar e 800 mil funcionários públicos estão sem receber salário.

Em visita à fronteira dos Estados Unidos com o México nesta quinta-feira, o presidente DONALD TRUMP tentou mais uma vez convencer os americanos sobre a necessidade de construir um muro separando fisicamente os dois países. Em uma sala de uma base da fronteira onde estavam expostos armas, drogas e um grande saco com dinheiros apreendidos na região, ele se reuniu com agentes de segurança locais e ouviu relatos de familiares de duas pessoas que foram mortas por imigrantes ilegais. TRUMP pede que o Congresso inclua no orçamento cinco bilhões e 700 milhões de dólares para a obra do muro.

A Organização dos Estados Americanos aprovou nesta quinta-feira uma declaração em que não reconhece a legitimidade do novo mandato de NICOLÁS MADURO na Venezuela. A aprovação aconteceu logo após MADURO tomar posse para um novo mandato presidencial, previsto para durar até 2025. A resolução foi aprovada com 19 votos a favor, seis contrários, oito abstenções e uma ausência. Entre os países que votaram a favor, estão Argentina, Estados Unidos, Colômbia, Chile, Equador, Canadá e Brasil. Venezuela, Nicarágua, Bolívia e alguns países caribenhos votaram contra.

O Palácio do Planalto informou por meio de nota nesta quinta-feira que o governo não exercerá o poder de veto ao acordo entre Boeing e Embraer para criação de uma nova empresa na área de aviação comercial. De acordo com a nota, divulgada pela Secretaria de Comunicação da Presidência, o presidente JAIR BOLSONARO foi informado durante reunião nesta quinta no Palácio do Planalto que a proposta final do acordo "preserva a soberania e os interesses nacionais". A americana Boeing deterá 80 por cento do novo negócio e a brasileira Embraer, os 20 por cento restantes. O valor do negócio será que quatro bilhões e 200 milhões de dólares.

O Ministério da Educação anunciou que o piso salarial do magistério será reajustado para dois mil 557 reais em 2019. O aumento de quatro vírgula 17 por cento fica um pouco acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período, que fechou em três vírgula 56 por cento nos últimos 12 meses. O valor corresponde ao vencimento inicial dos profissionais do magistério público da Educação Básica, com formação de nível médio e jornada de 40 horas semanais. O piso é reajustado anualmente a partir do mês de janeiro e segue as regras da Lei do Piso, de 2008, que define o mínimo a ser pago aos professores da rede pública em início de carreira.

O deputado estadual e senador eleito FLAVIO BOLSONARO, filho do presidente JAIR BOLSONARO, não compareceu ao Ministério Público nesta quinta-feira, onde era esperado para esclarecer as movimentações atípicas do ex-assessor FABRÍCIO QUEIROZ. Em vez disso, FLAVIO escreveu uma nota no seu perfil no Facebook na qual afirma que, por não ser investigado, não teve acesso aos autos e não teve ciência do "inteiro teor" do inquérito. Por isso, não compareceu. O MP está investigando supostas movimentações financeiras estranhas na conta de QUEIROZ, assessor direto de FLAVIO BOLSONORO.

O poder judiciário, o governo catarinense e o Ministério Público de Santa Catarina assinaram na tarde desta quinta-feira um convênio que objetiva agilizar o envio à Justiça de laudos sobre casos de menor potencial ofensivo, como posse de drogas para uso próprio, envolvendo cocaína, crack e maconha. A ideia também é diminuir o número de exames desse tipo feitos pelo Instituto Geral de Perícias. A Secretaria de Estado da Segurança Pública informou que começa agora a compra dos kits para identificação das drogas na rua. Anualmente, para fazer cerca de cino mil exames, são gastos cerca de oito mil, conforme o IGP. A pasta afirmou que ainda não há estimativas de quantos kits serão comprados e qual o custo.

O novo secretário de Estado da Infraestrutura, CARLOS HASSLER, afirmou que, inicialmente, vai buscar recursos com a iniciativa privada, bancos e organismos internacionais, já que a infraestrutura não está lista como prioridade no orçamento de 2019 do estado. Ele disse que espera que, à medida que a administração for construindo o projeto de governo atual, esses recursos vão aparecer frutos do próprio investimento na infraestrutura. HASSLER disse que com a infraestrutura sendo melhorada, a ideia é aumentar a economia e gerar economia para se reverter novamente em infraestrutura.

A partir de primeiro maio deste ano as estruturas das 20 Agências de Desenvolvimento Regional restantes em Santa Catarina devem estar desativadas. A previsão foi repassada pelo governo na quinta-feira. Até lá, a gerência de Administração, Finanças e Contabilidade de cada ADR será legalmente e juridicamente responsável pelos atos locais.As ADRs foram criadas em 2003, esvaziadas em 2015 e parcialmente desativadas em 2018. Inicialmente calcula-se que 132 cargos comissionados serão extintos. Até a desativação completa das ADRs outros 80 postos também deixarão de existir, totalizando a extinção de 212 postos de trabalho.

Secretaria de Assistência Social e a prefeitura fazem horários diferenciados. De acordo com Administração Municipal de Santa Terezinha do Progresso, o atendimento ao público se dá somente de manhã, das 7 e meia as 11 e meia. A tarde, Assistência Social e prefeitura só fazem trabalhos internos. Assim vai até 8 de fevereiro.

Por outro lado, JANIR BACH, secretário da Saúde, informa que a nova médica já está trabalhando. BRUNA FONSECA atende no lugar do médico cubano.

Campo Erê tem em funcionamento 4 agroindústrias; uma possui Cisb e outra está em fase de conclusão do certificado. ÍSIS JANKUS, veterinária do município explica que se trata da comprovação de capacitação para a empresa poder comercializar seus produtos em todo país. Nos próximos dias ela vai conduzir uma reunião para fazer um balanço das atividades da agroindústria nos últimos 2 anos. Maior desafio para o pequeno produtor é se adaptar as exigências da normativa 51.

É importante a presença da inspeção nas agroindústrias não só para fiscalizar, mas também para orientar. Para a veterinária da prefeitura de Campo Erê, isso é necessário para a empresa se manter no mercado. Ela revela que está em estudo um projeto para conseguir Cisb o Quiosque Campo Erê. Por outro lado, existe projeto para instalação de um abatedouro de ovino, no município, que já deve sair com o certificado de qualidade.

Redução no pagamento do DPVAT, o seguro obrigatório do veículo. O despachante JOELÇO VIEGA informa que o benefício já está valendo. Em média, os seguros obrigatórios tiveram uma baixa de 63 por cento. A explicação é que isso se deve porque o índice de morte no trânsito diminuiu. Apesar dessa constatação, no Brasil inteiro, são pagos em torno de 2 milhões de reais de indenização do seguro DPVAT.

Como sobrou dinheiro de caixa no recolhimento dos valores do seguro DPVAT, o Consórcio Líder reduziu os pagamentos. Para se ter uma idéia do quanto caiu, VIEGA dá um exemplo: veículo particular ou caminhão, que antes se pagava obrigatoriamente 46 reais, agora caiu para somente 16. O valor fica ainda mais importante para moto. Antes o seguro obrigatório levava 185 reais do proprietário e agora baixa para apenas 88.

Alteração na transferência de veículo de uma pessoa a outra. De acordo com despachante JOELÇO VIEGA, agora não importa mais o final da placa. O dono terá que pagar o IPVA com antecipação. Isso também vale para qualquer alteração do documento como troca da cor ou da característica do carro. Quando se mexe com o recibo de quitação, tem que antecipar o pagamento do IPVA. Para seguro obrigatório e licenciamento nada muda, finaliza VIEGA.

Criminalista explica flexibilização da posse de arma proposta pelo Governo Bolsonaro. O advogado ADILSON RAIMONDI comenta que o governo quer definir claramente as regras. Salienta que existe uma grande diferença entre posse e porte de arma de fogo. Porte dá direito a pessoa andar com a arma dentro do veículo. A posse é quando o cidadão tem a arma em casa ou no escritório. A flexibilização está em análise pelo governo e logo deverá ser enviada para o senado para analise.

Atualmente, para receber autorização de posse o indivíduo precisa ter pelo menos 25 anos de idade, apresentar cópias de CPF e RG, declaração de justificativa do pedido de posse de arma, comprovar idoneidade e não estar sendo processado. O pretendente também deve estar empregado, apresentar aptidão psicológica e ter instrução de tiro. RAIMÔNDI diz que o presidente BOLSONARO quer simplificar a definição sobre a necessidade de posse de arma de fogo. As exigências principais seriam: curso de tiro e não ter antecedentes criminais.

Advogado defende a posse de arma de fogo pra quem provar necessidade de ter em casa. Caso contrário, ADILSON RAIMÔNDI é totalmente contra, porque pode ser muito perigoso. Ele lembra de uma tragédia a muitos anos em Campo Erê, quando dois meninos brincavam. Um deles teve acesso a uma espingarda calibre doze e acabou atingindo o rosto do coleguinha, matando na hora. O advogado defende que quem quer posse de arma deveria estar muito bem preparado, inclusive psicologicamente. Quem tem criança pequena em casa nunca deveria ter uma arma, finaliza.

Administração faz manutenção das estradas rurais. Os trabalhos estão sendo realizados nas estradas que ligam a Linha Unida até a Linha Vargem Bonita em Anchieta. Estão sendo feitos serviços de cascalhamento e alargamento em alguns pontos das estradas gerais e manutenção dos acessos nas propriedades. O prefeito em exercício, Vilmar Piovezani, lembra que as chuvas que ocorreram nos últimos meses danificaram várias estradas do município e que a equipe de servidores da secretaria de infraestrutura tem trabalhado para atender todas as comunidades.

Município faz aquisição de trator agrícola. A informação é de ALAERCIO PELETIR- O TATO secretário de agricultura de Saltinho. Informa que o trator adquirido foi destinado a patrulha Lageado Grande. A aquisição foi realizada através de processo licitatório no valor de 96 mil e 500 reais. O equipamento é para auxiliar nos trabalhos dos agricultores, principalmente com relação as silagens.

Campo Erê se destaca na produção de grãos. Segundo o engenheiro florestal GUILHERME SCHWADE, existem aproximadamente 19 mil 150 hectares de cultivo. Ele fez um levantamento geral e classificou as florestas. Os números apontam o uso me ocupação das terras, através do geoprocessamento. Seus apontamentos, garantem ele, se aproximam dos dados do IBGE, em torno de 48 mil hectares. Cerca de 30 por cento do território são de área produtiva de lavouras temporárias.

Em ocupação do solo Campo Erê possui em torno de 2 mil 340 hectares de florestas plantadas. Basicamente são de pinus, eucalipto, erva mate e algumas araucárias remanescentes. Em áreas nativas o município tem 9 mil 312 hectares. Fora isso possui áreas permanentes em beiras de rios, nascentes e banhados, somando-se um total de 14 mil hectares. Para apresentar esses dados, GUILHERME SCHWADE informa que se utilizou de levantamentos aero fotográfico do governo do estado, feitos em 2012.

Encerra hoje inscrição para o CDA. TIAGO GARLETT Técnico Agrícola da Cooperalfa, afirma que dispõe de 70 vagas para os dois dias que a filial de Campo Erê participará, dias 22 e 23, do Campo Demonstrativo Alfa. Salienta que ainda há algumas vagas para quem se interessar, mas lembra que devem ser feitas hoje pela internet no site da alfa, ou então pessoalmente na filial. GARLETT destaca que não há custos para quem participar.

Homem é preso com 55 tabletes de maconha.Foi por volta das 17horas e 50 minutos desta quinta-feira. A Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste abordou um ônibus de Santa Rosa, que era conduzido por um homem de 40 anos. Durante a identificação dos passageiros foi verificado que um jovem de 19 anos ficou inquieto. Após perceber o nervosismo, os policiais olharam a bagagem desse homem, sendo encontrados 55 tabletes de maconha, pesando aproximadamente 35 KG. A droga vinha de Eldorado Mato Grosso do Sul e tinha como destino Santiago no Rio Grande do Sul. Diante disso, o homem foi preso em flagrante e a droga apreendida.

Mulher mata filha a tiros e comete suicídio em São Lourenço do Oeste. Os bombeiros e a Polícia Militar foram acionados por volta das 13 horas e 15 minutos para atender a uma ocorrência de disparo de arma de fogo na rua Abel Rota, no Cruzeiro em São Lourenço do Oeste. No local Daniela Aparecida Simões Dala Vale, de 37 anos, acabou assassinando com pelo menos cinco disparos de arma de fogo a própria filha de cinco anos e na sequência cometeu suicídio. Conforme a Polícia Militar, as duas vítimas estavam no mesmo quarto. A menina foi encontrada morta na cama e a mulher caída no chão do cômodo com um rifle calibre .22 ao lado. A arma tinha silenciador.

Criança foi alvejada por disparos da arma de fogo por seis vezes. De acordo com o Sub Tenente da Polícia Militar DAVI DO PRADO, ela apresentava ao menos cinco perfurações no tórax e uma na cabeça. A mulher possuía um ferimento também causado por tiro no queixo e um no tórax. Ainda segundo o militar, havia uma carta no local escrita supostamente pela mãe relatando a intenção em cometer homicídio contra filha e se matar em seguida.O material será analisado por peritos. O marido e pai das vítimas estava trabalhando no momento dos disparos.

Polícia investigaráo crime. A suspeita inicial é de que a mulher tenha cometido o homicídio seguido de suicídio. Mas essa é a suspeita inicial, com base nas averiguações das forças de segurança que estiveram no local. Porém, o crime ainda será investigado pela Polícia Civil que esteve na casa colhendo provas e vai ouvir testemunhas.

Mulher sofria de depressão. Quem garante é LEONICE AMÉRICO prima de DANIELA. Segundo ela, a mulher fazia tratamento no Centro de Atenção Psicossocial- CAPS de São Lourenço do Oeste.Afirma que ficou sabendo da notícia através do Portal da Peperi. Inclusive compartilhou a informação com familiares, sem saber que se tratava da própria prima. Mais tarde veio a notícia que se tratava de DANIELA DALLA VALLE e a filha.

Família deve ficar atenta aos casos da doença na família. LEONICE AMÉRICO alerta à todas as pessoas sobre os cuidados com a depressão. Destaca que a doença não é brincadeira e que para uma mãe tirar a vida de um filho, algo muito sério devia estar acontecendo.

Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.