ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 10/12/2025

GLOBO EM FOCO – 10/12/25

-LEI DA DOSIMETRIA PASSA PELA CÂMARA E SEGUE PARA DISCUSSÃO NO SENADO

-ALESC APROVA PACOTE DE PROJETOS ENCAMINHADOS PELO GOVERNO DE SC

-CRIANÇA DE TUNÁPOLIS É SELECIONADA ENTRE SUPERINTELIGENTES

-INSTITUTO SANTÉ RECEBE MAIS DE DOIS MILHÕES DE REAIS DO ESTADO

-ITAPIRANGA VAI PRIORIZAR O CENTRO DA CIDADE NO COMBATE A DENGUE

-CÂMARA APROVA PROJETO PARA CERTIFICAÇÃO DE PROPRIEDADES

-IDOSO É AGREDIDO E SOFRE FERIMENTOS NA CABEÇA

-POLÍCIA PRENDE TRÊS PESSOAS E APREENDE GRANDE QUANTIDADE DE DROGA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 16 graus. A máxima pode chegar a 25 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a quinta-feira cotado em cinco reais e 45 centavos. O euro está valendo seis reais e 34 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0037 centavos.


Pelo menos 19 pessoas morreram e 16 ficaram feridas no desabamento de dois prédios na cidade de Fez, antiga capital do Marrocos, na madrugada desta quarta-feira, segundo informações da agência de notícias Reuters. A agência estatal MAP informou que os feridos estão com "diferentes graus de gravidade" e as equipes de resgate seguem trabalhando nos escombros em busca de sobreviventes. De acordo com autoridades locais, os edifícios — dois blocos de quatro andares, adjacentes e habitados por oito famílias — caíram durante a noite. Equipes de segurança, autoridades municipais e unidades de proteção civil foram acionadas imediatamente e iniciaram as buscas.


O presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, afirmou nesta terça-feira estar pronto para as eleições. Ele pediu aos Estados Unidos e aos parceiros europeus que ajudem a garantir a segurança do pleito durante a guerra. Ele disse a jornalistas que, se a segurança for garantida, as eleições poderão ser realizadas nos próximos 60 a 90 dias, acrescentando que pedirá ao Parlamento que elabore a legislação necessária para viabilizar as eleições durante a lei marcial. O país vive sob regime de exceção desde o início da guerra contra a Rússia, em fevereiro de 2022. A última eleição, marcada para março de 2024, foi cancelada meses antes. O mandato para o qual ZELENSKY assumiu previa que ele entregasse o cargo para um sucessor em 21 de maio daquele ano.

A vencedora do Nobel da Paz MARÍA CORINA MACHADO não estará presente na cerimônia de entrega do prêmio, que será realizada nesta quarta-feira, segundo anunciou o Comitê do Prêmio Nobel. Em nota, o comitê afirmou, no entanto, que a líder da oposição na Venezuela irá a Oslo, na Noruega, onde ocorre a cerimônia, embora não participe da cerimônia. Ela chegará apenas durante a noite, diz o comitê. O comunicado não explica por que MARÍA CORINA MACHADO, que vive escondida na Venezuela, não poderá ir à premiação, mas diz que ela fez "uma viagem em situação de extremo perigo" e "está segura". o prêmio, que inclui uma medalha de ouro, um diploma e uma quantia de seis milhões 510 mil reais de reais.


O Senado Federal aprovou nesta terça-feira uma proposta que inclui na Constituição a tese que estabelece outubro de 1988 como a data para a demarcação de terras indígenas no Brasil, conhecida como marco temporal. O texto foi aprovado por 52 votos a favor e 14 contra em uma primeira votação e por 52 votos a favor e 15 votos contra na segunda votação. A proposta também precisa ser aprovada na Câmara dos Deputados antes de virar lei. Pelo texto, os povos indígenas só poderão reivindicar a posse de áreas que ocupavam, de forma permanente, em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição. Na prática, se as comunidades não comprovarem que estavam nas terras nesta data, poderão ser expulsas. Em 2023, o Supremo Tribunal Federal considerou inconstitucional a aplicação dessa data para demarcar os territórios.

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira, o texto-base do projeto de lei que altera a fixação das penas previstas na legislação penal e que beneficiar os condenados por tentativa de golpe, incluindo os ataques de 8 de janeiro de 2023. Foram 291 votos a favor e 148 votos contra, além de 1 abstenção. 72 deputados estavam ausentes. O chamado "PL da Dosimetria" agora será enviado ao Senado. O presidente da Casa, DAVI ALCOLUMBRE do União, disse que ele deve ser votado até o fim do ano. O ex-presidente JAIR BOLSONARO pode ser beneficiado pela medida. Ele foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão, acusado de comandar um plano para dar um golpe de Estado, e cumpre pena na sede da Polícia Federal em Brasília. Se for aprovado, BOLSONARO pode ter a pena reduzida e passar menos tempo na cadeia.

O projeto de lei da Dosimetria trata da "redução de penas em abstrato fixadas na legislação penal", o que posteriormente impacta na dosimetria das penas fixadas pelo Poder Judiciário. A matéria estabelece que o crime de golpe de Estado, que tem pena maior, deve absorver o crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Com isso, a pena total de JAIR BOLSONARO, por exemplo, sofreria uma redução de seis anos e seis meses, por exemplo. O texto prevê também progressão de regime mais rápida do que a atual, permitindo a saída do regime fechado após cumprimento de um sexto da pena. A regra vigente exige um quarto da pena. Como o projeto trata de matéria pena, uma vez aprovada e transformada em lei, a alteração legislativa favorável ao réu retroage automaticamente.

Um casal e um bebê de cerca de um ano morreram após o carro em que estavam ser arrastado por uma enxurrada no bairro São Sebastião, em Palhoça, em meio às fortes chuvas que atingiram a cidade, na manhã desta terça-feira. O carro onde eles estavam ficou submerso e acabou preso, virado para baixo, em um pontilhão sob o Contorno Viário de Florianópolis. O ciclone extratropical que causou estragos em Santa Catarina nesta terça-feira ainda deixa o tempo instável na quarta-feira. Os temporais devem ocorrer de forma isolada no Estado e atingem especialmente as áreas próximas ao Rio Grande do Sul. Ontem, os principais transtornos ocorreram no litoral norte.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou na tarde desta terça-feira os primeiros projetos do pacote do governo do Estado enviado para aprovação na reta final dos trabalhos dos deputados estaduais em 2025. Na sessão desta terça, sete propostas de autoria do governo do Estado foram aprovadas. A de maior destaque foi a que cria o programa Coopera Agro SC, que prevê acesso a crédito a produtores rurais ligados a cooperativas e agroindústrias catarinenses. No envio do projeto à Alesc, o Estado informou que a medida poderia resultar em até um bilhão de reais de captação aos trabalhadores rurais, por meio de até 10 linhas de crédito. Os valores serão captados em parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, com carência de até 10 anos.

A votação da maior parte dos projetos do governo do Estado que estão na Alesc ficou paras esta quarta-feira. A sessão começa as duas da tarde e já foram analisadas em reunião da Comissão de Constituição e Justiça no fim da tarde e começo da noite desta terça. Entre os projetos que fazem parte do pacote do governo de SC e devem ser analisados antes de a Alesc encerrar o ano legislativo estão o projeto que propõe um programa de refinanciamento de dívidas para três impostos estaduais, o IPVA, o ITCMD e o ICMS, e o que cria o Programa Voa Mais SC. A proposta prevê subsídios da gestão estadual a companhias aéreas interessadas em criar novas rotas de transparente aéreo para conectar aeroportos do interior de Santa Catarina. A votação do Plano Plurianual e do orçamento anual de 2026 também deve ocorrer hoje.

Criança de Tunápolis é apontada com superinteligência. MARIANA KESSLER DOS SANTOS, foi aprovada para integrar o grupo de cinco mil brasileiros considerados superinteligentes. A Associação Mensa Brasil foi fundada em 2002 para representar a entidade internacional voltada para pessoas de alto QI, que corresponde a dois por cento da população mundial. A menina, de seis anos, foi reconhecida pela instituição como superinteligente, com 138 de Quociente de Inteligência. A mãe, JACINTA KESSLER, conta que desde cedo foram identificados traços diferentes na criança. Quando bebê, dormia pouco e era bastante curiosa. Com um ano, começou a prestar atenção em cores, números, letras e histórias contadas por familiares. JACINTA relata que aos dois anos MARIANA conseguiu ler as primeiras palavras. Já antes dos três anos, lia frases inteiras.

A mãe destaca que a criança sempre preferiu brincadeiras que envolvem raciocínio lógico, como encaixe de peças e jogos. Ao entrar na creche, MARIANA se destacava pela inteligência e por ser muito comunicativa. No entanto, recentemente, começou a apresentar vários episódios de resistência escolar e sinais claros de ansiedade. Por conta disso, a mãe explica que houve a procura por ajuda profissional. Após avaliação neuropsicológica, com uma bateria de testes de inteligência e psicológicos. Em três meses de testes, o laudo apontou superdotação. A mãe conta que foi uma surpresa, porque ela é uma criança normal, só que existe um potencial muito grande por trás disso, precisa ter acompanhamento.

O laudo apontou ainda que MARIANA possui idade psicológica de nove anos, mesmo com corpo de seis anos. Além disso, foram identificados traços de ansiedade durante a bateria de exames, indicando que o QI pode ser ainda maior do que os 138 pontos identificados. A partir de 140 pontos é considerado genialidade. Os documentos foram enviados para a Mensa, associação especializada no acompanhamento de pessoas superinteligentes e Mariana recebeu aprovação para fazer parte do grupo. A entidade oferece suporte com atividades de incentivo intelectual, como robótica.

O Instituto Santé vai receber dois milhões 357 mil reais do governo federal. Recursos são do Fundo Estadual do Idoso do Governo do Estado de Santa Catarina. O valor será destinado a cinco projetos elaborados por unidades geridas pelo Santé, com o objetivo de aprimorar a assistência e os serviços de saúde voltados à população idosa. A captação de recursos via fundos específicos exige um trabalho de elaboração detalhado. A consultora do Instituto Santé, GRACIANE MACEDO, concentrou o esforço na criação de projetos que utilizaram indicadores para mapear as demandas reais de cada instituição e do público-alvo, a pessoa idosa.

Os projetos aprovados, totalizando dois milhões 357 mil reais e estão distribuídos entre unidades hospitalares geridas pelo Santé, abrangendo diversas áreas de modernização e atendimento. O Instituto de Assistência e Educação São João, do Hospital Santa Casa Rural foi contemplado com o projeto de Inovação no Atendimento para Pessoas Idosas. A unidade vai receber 676 mil reais. O Hospital possui um trabalho de referência na internação de longa permanência. Também foram contemplados os hospitais de São José do Cedro, São Lucas, Cunha Porã e Mondaí.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina suspendeu nesta terça-feira, o julgamento do vereador VIVI DE CARLI, do Podemos, de São Miguel do Oeste. A acusação está formalizada em uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo movida pelo diretório municipal do PDT. O partido alegou fraude na formação da chapa proporcional e pediu a cassação do mandato do vereador, além da anulação dos votos obtidos pelo partido e a consequente recontagem do quociente eleitoral. Em primeira instância, a Justiça Eleitoral havia julgado improcedente o pedido de cassação. O juiz entendeu que não houve provas suficientes de fraude e destacou que as candidatas citadas, ainda que com votações inexpressivas, participaram do processo eleitoral.

Inconformado com a decisão de primeira instância, o PDT recorreu ao TRE, insistindo que houve fraude. A acusação argumenta que o objetivo era apenas garantir a validade da chapa masculina do partido. A defesa do vereador sustentou que a baixa votação não caracteriza necessariamente candidatura fictícia. O relator pediu vista e deverá trazer novo voto nesta quinta-feira.


Vigilância Sanitária vai priorizar o centro da cidade no combate a dengue em Itapiranga. Objetivo é desenvolver ações em locais mais críticos de proliferação do mosquito transmissor. Nova metodologia visa intensificar os trabalhos onde tem histórico de maior transmissão da dengue. Objetivo é tornar as ações mais efetivas seguindo informações de infestação do mosquito transmissor. De acordo com o Fiscal Sanitário de Itapiranga, ALCENIR BENÁCHIO, o território será setorizado com base nas informações obtidas nos anos anteriores, estabelecendo mapa de risco. O centro da cidade possui a maior concentração de focos e de casos de dengue. Segundo o Fiscal Sanitário é preciso conscientizar as pessoas e melhorar as condições de controle do mosquito.

Segundo ALCENIR BENÁCHIO, a maioria da população colabora, porém uma pequena parcela das pessoas não faz sua parte e com isso o mosquito continua encontrando ambiente propicio para a proliferação. O Fiscal Sanitário cita que a nova metodologia também vai trabalhar para conscientizar mais os moradores e empresários sobre a importância da colaboração. Itapiranga possui 18 armadilhas e neste ano registrou apenas nove casos de dengue. Em 2024 foram quase dois mil registros da doença no município. Segundo o Fiscal Sanitário, ALCENI BENÁCHIO, novas estratégias de controle do mosquito Aedes aegypti, que é o vetor da dengue, também vai contar com uso de maior quantidade de armadilhas.

O grande número de focos do mosquito transmissor da dengue gera uma preocupação para a saúde pública. Neste ano foram 189 focos, somente no perímetro urbano. Segundo o Fiscal Sanitário, a quantidade de focos é semelhante a de 2024. a diferença está no número de pessoas com a doença, que foram apenas nove casos, de março a maio. ALCENIR BENÁCHO faz um alerta para proprietários de terrenos baldios. Segundo ele, estes são locais que possuem condições para a proliferação do mosquito. BENÁCHIO cita que Itapiranga vai seguir o Plano de Contingência Nacional para combater a Dengue, Chikungunya e Zika.

A Câmara de Vereadores de Itapiranga aprovou na sessão desta semana o projeto para incentivos do município para a certificação de propriedades livres de Brucelose e Tuberculose. O projeto é de autoria do Vereador VALDAIR MIGUEL DAHMER, que é médico veterinário e já trabalhou em programas de certificação em parceria com a Cidasc. Ele destaca que o Legislativo aprovou uma alteração na Lei que já destinava subsídios para exames de Brucelose e Tuberculose Animal. A nova proposta visa contemplar propriedades rurais que estejam interditadas pela CIDASC em razão das doenças de brucelose ou tuberculose no rebanho bovino. Outra situação é que estejam em processo de certificação ou para a manutenção do certificado da CIDASC.

VALDAIR DAHMER destaca que no ano de 2021 o município possuía aproximadamente 40 propriedades rurais em processo de saneamento. Em 2025, este número foi reduzido a apenas três propriedades. O vereador destaca que o município foi líder estadual na certificação e atualmente reduziu o número e perdeu o primeiro posto no controle de brucelose e tuberculose bovina. DAHMER reforça que esta certificação depende fundamentalmente da realização periódica de exames, inclusive em propriedades livres de ocorrência e sem histórico recente de casos.

A proposta de alteração legislativa tem por finalidade remover a limitação que condiciona o subsídio apenas às propriedades interditadas, permitindo que todo produtor rural do município, devidamente cadastrado possa ter acesso ao benefício. De acordo com o vereador VALDAIR MIGUEL DAHMER, o incentivo à realização dos exames fortalece o combate para a erradicação da Brucelose e Tuberculose. O Veterinário avalia que a certificação proporciona benefícios que podem fazer a diferença na viabilidade da produção. Segundo VALDAIR DAHMER, os produtores possuem interesse em melhorarem as condições de sanidade do rebanho, porém os investimentos necessários acabam dificultando medidas necessárias.

Um idoso foi agredido na tarde de ontem em Maravilha. O Corpo De Bombeiros foi acionado para atender a vítima, de 69 anos, que estava recebendo apoio de populares em um estabelecimento comercial no centro da cidade. Ele apresentava um ferimento na parte frontal da cabeça. O paciente foi encaminhado ao Hospital São José. A Polícia Militar foi até o local.

A Polícia Federal de Dionísio Cerqueira descobriu ontem um depósito clandestino com aproximadamente 40 toneladas de alumínio contrabandeado. Dois homens foram presos em flagrante. A ação ocorreu em Barracão, na divisa com Dionísio Cerqueira e Argentina. Os policiais identificaram um veículo trafegando por uma passagem ilegal de fronteira e levando uma carga de resíduos para o depósito. No momento da abordagem, dois homens conseguiram fugir e outros dois foram presos no local. Os suspeitos foram levados para a Delegacia da Polícia Federal de Dionísio Cerqueira. Eles devem responder pelo crime de contrabando. Além do material, foram apreendidos o veículo utilizado para o transporte e uma empilhadeira, que foram encaminhados para a Receita Federal.

Um assalto a um mercado de Dionísio Cerqueira, realizado no sábado, dia seis, preocupa o proprietário. Ele acionou a Polícia Militar nesta terça-feira para relatar a situação e a insegurança de novas investidas contra o estabelecimento. Um homem teria entrado no mercado, furtado uma faca e ameaçado o dono. Ele roubou 250 reais em mercadorias e 100 reais em dinheiro. A vítima relatou aos policiais que não registrou antes por medo de retaliação do criminoso. As imagens do sistema de monitoramento foram encaminhadas para a Polícia Civil, que agora investiga o caso.

A Polícia Civil de Itapiranga, com auxílio da DIC de São Miguel do Oeste, da Polícia Militar de Itapiranga, de São João do Oeste e o Canil Setorial, prendeu três pessoas por tráfico de drogas e associação para o tráfico durante a Operação Protetor na tarde de ontem. Foram 15 policias presentes na operação que cumpriu mandados de busca e apreensão. Foram em duas propriedades, em linha Baú, Itapiranga, e Cristo Rei, no interior de São João do Oeste. No total, os policiais apreenderam 125 mudas de plantas de maconha, além de diversos pacotes de droga armazenados em três freezers e em estufas, que ultrapassam 25 quilos. O investigado, de 39 anos, possuía autorização para o plantio medicinal da substância, com limite de 78 pés. No entanto, desde janeiro a licença estava vencida. Além disso, as investigações apuraram que o homem utilizou esta licença para vender a droga. Ele também estaria comercializando cocaína.

Família também auxiliava no tráfico. A esposa dele, de 35 anos, publicava fotos nas redes sociais exibindo a droga. Ainda, utilizava legendas para demonstrar quais eram os tipos de maconha plantados, sendo considerado um dos indícios de comercialização. A investigação concluiu que o homem utilizava a casa da sogra, de 67 anos, em Cristo Rei, para armazenar a droga em vidros de conserva e pacotes. O valor estimado para os itens apreendidos ultrapassa 50 mil reais. Também foram encontrados cadernos de anotações com nomes, telefones de compradores e valores.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.