ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 10/12/2018

-BOLSONARO CONFIRMA NOME DO ÚLTIMO MINISTRO PARA NOVO GOVERNO
-VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL TEM ABSTENÇÃO DE 21%
-PLANTÃO DAS CRECHES DEVE ATENDER 80 CRIANÇAS DURANTE O RECESSO
-PROFESSORES CONCLUEM CURSO DE CAPACITAÇÃO SOBRE LIBRAS
-CONSELHO AGRÍCOLA APROVA MUDANÇAS PARA INCENTIVAR A SUCESSÃO FAMILIAR
-AUMENTO DE PRODUÇÃO GERA NOVA CRISE NO PREÇO DO LEITE
-PRINCESA MONTA COMISSÃO PARA AVALIAR COBRANÇAS DA TAXA DE MELHORIA
-EMPRESAS DE PALMA SOLA OFERECEM MAIS DE CEM VAGAS DE TRABALHO
-GUARUJAENSE COM 90 PASSAGENS POLICIAIS É PRESO NO PR
-MOTORISTA MORRE APÓS CARRO DESPENCAR DE PONTE NO INTERIOR

O tempo é ensolarado. A previsão para as próximas é de sol. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 75 centavos para a compra e quatro reais para a venda. O euro está valendo quatro reais e 40 centavos para a compra e quatro reais e 65 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula cinco centavos para venda.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, denunciou neste domingo que os Estados Unidos ativaram um plano para derrubá-lo com o apoio da Colômbia. O líder socialista, que no passado denunciou supostos planos de Washington para tirá-lo do poder, anunciou que nos próximos dias oferecerá uma coletiva de imprensa para dar detalhes do suposto complô. MADURO está pronto para iniciar um segundo mandato em 10 de janeiro, depois de ser reeleito em uma votação que não foi reconhecida por Estados Unidos, União Europeia e vários países da América Latina.

O Chile anunciou que não participará de uma conferência internacional no Marrocos organizada em apoio a um pacto migratório da ONU por considerar que algumas disposições do documento "não são aplicáveis" à política migratória chilena. O anúncio foi feito neste domingo pelo Ministério do Interior. O acordo não vinculante alcançado em julho do ano passado é considerado por vários países, inclusive Estados Unidos, um risco à soberania nacional.

Os peruanos aprovaram no domingo uma medida que impede a reeleição de todos os membros do Congresso em 2021. O referendo sobre reformas constitucionais propostas pelo presidente MARTÍN VIZCARRA para combater a corrupção foi realizado ontem no país. Um total de 78 por cento dos eleitores aprovaram o fim da reeleição dos parlamentares e 81 por cento foram contrários ao retorno do Congresso bicameral, como desejava o presidente VIZCARRA.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, ALEXANDRE DE MORAES, negou neste domingo liberdade ao governador do Rio de Janeiro, LUIZ FERNANDO PEZÃO, que está preso desde 29 de novembro em quartel da Polícia Militar em Niterói, Região Metropolitana do Rio. PEZÃO foi preso na operação batizada de "Boca de Lobo", baseada na delação premiada de CARLOS MIRANDA, operador financeiro de SÉRGIO CABRAL. Em sua decisão, o ministro do STF avaliou que não houve ilegalidade na prisão do governador do Rio de Janeiro acusado de corrupção.

O presidente da República eleito JAIR BOLSONARO do PSL retorna nesta segunda-feira a Brasília para a cerimônia de entrega do diploma do Tribunal Superior Eleitoral que confirma o resultado da eleição deste ano. A chamada "diplomação" é uma cerimônia que atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo, a partir de janeiro ano que vem. O evento está marcado para as quatro horas da tarde no plenário do TSE. Cerca de 700 pessoas foram convidadas para assistir à solenidade.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO anunciou neste domingo pelo Twitter o nome do advogado RICARDO DE AQUINO SALLES para o Ministério do Meio Ambiente. Foi o vigésimo segundo e último ministro anunciado para o novo governo. Ex-secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e secretário particular do ex-governador GERALDO ALCKMIN, SALLES é do partido Novo. Conforme reportagem do portal G1, ele é investigado por favorecer empresas de mineração em São Paulo e também responde a um processo por improbidade administrativa, por violação aos princípios constitucionais da administração pública. Ele também responde a um processo civil por dano ao erário.

Santa Catarina tem mais de 75 por cento dos pontos próprios para banho no litoral, segundo análises da água feitas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina. O relatório, o primeiro da temporada 20182019, foi divulgado na tarde de sexta-feira. A relação com todos os locais analisados pode ser encontrada no site do IMA. Nesse levantamento, mais quatro pontos foram adicionados à coleta: um em Itapema, um em Palhoça, na Grande Florianópolis, outro em Zimbros, em Bombinhas e um na Praia da Vigia, em Garopaba, Grande Florianópolis.

A Universidade Federal de Santa Catarina informou, no fim da tarde deste domingo, que seis mil e 58 estudantes deixaram de comparecer ao segundo dia de provas do Vestibular 2019. O número representa 21 vírgula seis por cento de todos os candidatos inscritos. Neste domingo, os candidatos responderam questões de história, filosofia, geografia, sociologia, física e química. Hoje, eles ainda precisam escrever uma redação e responder a mais quatro questões discursivas. Neste ano, 28 mil e 51 estudantes disputam as quatro mil 555 vagas. As provas são realizadas em 23 municípios catarinenses, incluindo São Miguel do Oeste.

O Ministério Público de Santa Catarina entrou nesta sexta-feira com uma ação civil pública contra o prefeito de Balneário Camboriú, FABRÍCIO DE OLIVEIRA do PSB, por discriminação à Parada da Diversidade. A Promotoria de Justiça argumentou que o acusado impôs obstáculos à realização do evento, enquanto outros foram autorizados no mesmo local. A Prefeitura de Balneário Camboriú, cidade do Litoral Norte catarinense, afirmou que o município só vai se manifestar após ser notificado sobre a ação e que o prefeito está de férias. O promotor de Justiça JEAN MICHEL FOREST considerou que FABRÍCIO DE OLIVEIRA afrontou os princípios constitucionais da isonomia, equidade, legalidade e imparcialidade.

As creches de SJCedro estão organizando o encerramento das atividades e o plantão para o recesso. A diretora da creche Nossa Senhora Aparecida, GESSI BOLLER explica que o calendário letivo prevê atividades até quinta-feira da semana que vem, dia 20. Ela destaca que nesta quinta-feira já acontece a festinha com entrega de presentes e doces e a presença do Papai Noel já que muitas famílias programam férias para semana que antecede do Natal. São 120 crianças atendidas no educandário. Quanto às matrículas, a diretora afirma que elas são automáticas de um ano para outro. Mas, em caso de mudanças de endereço, contato telefônico ou troca de turno que a criança é atendida, existe a necessidade de procurar a instituição pessoalmente. As novas inscrições devem ser feitas na secretaria da educação que encaminha para uma das unidades de atendimento, conforme houver vaga e pela proximidade. GESSI cita ainda a questão do plantão que será sediado pela creche do centro neste ano entre os dias dez de janeiro até primeiro de fevereiro para quem comprovar a necessidade. Para isso são cobradas declarações dos empregadores dos pais. A expectativa é atender 80 alunos.

Professores de Princesa recebem certificado de conclusão do curso de Libras. Na sexta-feira aconteceu o encerramento do curso de Língua Brasileira de Sinais em Dionísio Cerqueira. A Escola Renascer teve quatro professores que participaram do curso neste ano. A capacitação envolveu professores das Escolas Estaduais de Princesa, Anchieta, São José do Cedro, Guarujá do Sul e Dionísio Cerqueira. O objetivo é dar suporte ao ensino e a aprendizagem de alunos surdos em processo de alfabetização, através da língua de sinais. O aprendizado já está sendo introduzido em sala de aula pela Escola Renascer de Princesa. Um exemplo desta ação pode ser acompanhado pela comunidade local, durante a Noite Cultural. Na oportunidade, alunos e professores realizaram apresentação especial ao interpretarem uma canção nacional, utilizando a Linguagem dos Sinais.

Agricultores representantes das localidades definem rumos para programas agrícolas de SJCedro no ano que vem. O presidente do conselho NILVO GISCH relatou que na reunião da última semana foi feita uma prestação de contas das ações e conversado sobre os programas executados pela Secretaria de Agricultura. Ele lembrou que o município tem destaque na área do leite in natura, suínos, soja, milho, aves, fumo e gado de corte.Durante o encontro também esteve em pauta a implantação do Laticínio Ipanema e o Parque Industrial 3, que está em processo de liberação. Entre as ações públicas houve destaque para o programa de recolha de animais mortos, silagem e inseminação artificial. Outro foco foi às notas do produtor eletrônica que geram dúvidas. O presidente destacou que os cerca de 20 produtores presentes também puderam opinar sobre questões que incentivam os jovens a continuar na agricultura. O presidente do Conselho considera que este tipo de reunião é importante para avaliar os projetos em andamento e sugerir melhorias para o próximo ano.

Durante a reunião do conselho agrícola de SJCedro foi dado espaço para representantes de entidades do setor. A representante do Sindicato dos Produtores Rurais, DENISE BOTH, falou sobre os cursos do Senar e assistência técnica que serão oportunizadas em 2019. O gerente do Banco do Brasil, VALTER VIAPIANA, relatou sobre as linhas de créditos que estão disponíveis para os agricultores. Em seguida, o controlador interno da Prefeitura explicou sobre o movimento econômico total do município em relação ao ICMS. O gerente da Cooper Alfa, JOVANI GREGOLIN, falou referente ao faturamento da unidade e investimentos previstos para 2019. O engenheiro agrônomo da Epagri, CLEITON FURLANETTO fez uma prestação de contas das assistências, programas como entrega de sementes de milho e calcário, detalhando os serviços disponíveis aos agricultores.Representantes da Cidasc, Sintraf entre outras entidades também tiveram oportunidade de usar a palavra, falar sobre doenças que acometem o rebanho e produtores, auto custo dos insumos, sobre produção de alimentos e outros assuntos pertinentes ao meio rural.

Os novos soldados que foram aprovados no último concurso do Corpo de Bombeiros foram recepcionados na sede do batalhão do Extremo Oeste. 19 soldados que fizeram a escola de formação participaram do encontro que também reuniu os comandantes das companhias e dos quarteis espalhados pela região. De acordo com o comandante da primeira companhia, MICHAEL MAGRINI, o objetivo foi deixar claro para os novos bombeiros quais são as linhas de trabalho e as metas das unidades. Ele entende que o ingresso de novos bombeiros militar terá uma importância maior em razão da demanda provocada pela operação veraneio na região. MAGRINI disse que a região vai ceder oito bombeiros para a operação que será realizada no litoral catarinense. O comandante citou que o ingresso de 19 novos bombeiros vai evitar que a saída de profissionais para ação desfalque as equipes nas unidades e no atendimento das necessidades da população.

Corpo de Bombeiros de SJCedro conta com incremento no efetivo desde a semana passada. A informação é do comandante, IVAIR GANZER. De acordo com ele, dois bombeiros militares recém-formados integram uma turma de mais de 300 profissionais que fizeram formatura este mês e foram repassados para o quartel local. Além disso, houve uma transferência. O comandante cita que o soldado ROMA vem de Campo Erê onde atuava há três anos no lugar do sargento ULISSES que deixou o município. Os novos bombeiros são o soldado BRUNO que é natural de Itapiranga e soldado MULLER de SMOeste. Com o reforço desses dois soldados, o Corpo de Bombeiros passa a contar com 10 militares no efetivo. Ele observa que, isso possibilita a designação de dois militares para cada guarnição e também o trabalho administrativo voltado às vistorias. Há incremento de funcionários públicos. GANZER ainda comenta que a partir do ano que vem, o trabalho deve melhorar com a chegada do novo caminhão auto-bomba-tanque, que está sendo equipado. Além disso, há 30 comunitários que participam efetivamente do trabalho com 24 horas de serviço mensal.

Aumento de produção gera nova crise no preço do leite. O presidente do Sindileite, VALTER BRANDALISE lembra que o preço do leite pago ao produtor é regulado pela lei da oferta e procura. Segundo ele, o choque de oferta se deu por que em nível de mundo a produção está maior. A produção no sul e sudeste do Brasil também está em alta. Além disso, as importações estão agravando ainda mais a situação. BRANDALISE explica que somente em outubro e novembro, foi importado mais do que o dobro importado no mesmo período no último ano. A argentina é quem está fornecendo a maior quantidade de leite para o Brasil.

O consumo ainda é baixo devido a crise que o País enfrenta. A informação é do presidente do Sindileite VALTER BRANDALISE. Segundo ele, a expectativa é de que a economia cresça em 2019 refletindo no PIB e aumentando o consumo do leite. O preço do leite em centavos teve uma diminuição somada nos últimos meses a mais de 30 centavos. No mercado o leite já está sendo vendido a um real e 70 centavos sendo que apenas a embalagem custa quase 50 centavos. O presidente explica que assim como nos demais produtos da agricultura, o leite tem seus altos e baixos e sempre que a oferta for menor o preço vai ser melhor. A situação é ainda mais complicada uma vez que o custo de produção já está em mais de um real e dez centavos, e a margem começa a diminuir aos poucos, fazendo com que o produtor trabalheno vermelho. A previsão não é de melhora pelo menos para os meses mais próximos. Nas redes sociais as manifestações de produtores ganham força com o intuito de chamar atenção dos governantes para as dificuldades que o setor enfrenta.

Cobrança da taxa de melhoria será feita com base na avaliação dos imóveis em Princesa. O secretário da Administração CLAUDINEI MORSH lembra que o assunto gerou muitos debates sobre a cobrança desta contribuição dos moradores beneficiados com obras públicas com asfalto, calçamento, drenagem, passeios, entre outros. Lembra que a Lei federal prevê que é necessário que as prefeituras arrecadem os valores relativos a valorização dos imóveis beneficiados como uma contrapartida. Ele destaca que a cobrança foi aprovada na câmara e como várias obras estão em andamento uma comissão formada por engenheiros e corretores de imóveis vão percorrer as ruas e avenidas para estimar o valor da taxa. O valor pode ser parcelado e será feito um carnê. NEI informa que após o levantamento de valor os proprietários serão notificados e terão prazo para questionar a cobrança.

O PR chegou a escolher o nome do deputado MAURICIO ESKUDLARK para disputar a eleição para presidente da mesa diretora da Alesc, mas abriu mão para buscar um entendimento com os outros partidos. A informação é do próprio deputado MAURICIO ESKUDLARK. Ele disse que a sigla já está conversando com outras agremiações para montar a nova mesa diretora da casa. O deputado comentou que já reuniu com o MDB que confirmou o nome de MAURO DE NADAL como candidato a presidente. ESKUDLARK ressaltou que as conversas estão mais adiantadas com o PSL. Ele revela que nesta semana foram tratados assuntos importantes como o orçamento do ano que vem e emendas impositivas, mas, reconhece que a eleição da presidência da Alesc está tomando conta dos bastidores. MAURÍCIO afirmou que existem algumas espécies de “caixas pretas” que precisam ser abertas para apontar possíveis falhas e irregularidades dos antigos presidentes. Muitas questões seriam relativas às mídias que foram direcionadas e centralizadas para o litoral. Além disso, sobre os 300 cargos comissionados na Alesc cujas indicações não são transparentes.

O PR deve dar apoio ao governo de CARLOS MOISÉS DA SILVA na assembleia de Santa Catarina. De acordo com o deputado reeleito, MAURICIO ESKUDLARK, o partido já se reuniu com a bancada do PSL para discutir o assunto. Ele disse que o PR não deve assumir cargos no governo, mas o objetivo é prestar todo o apoio possível para MOISES. ESKUDLARK informou que a tendência é de formação de um bloco parlamentar envolvendo PR e PSL. Ele explicou que dessa forma, o novo grupo teria condições de ocupar espaços nas principais comissões e fortalecer a sustentação do governo novo. ESKUDLARK garante que o PR estará na base governista. O parlamentar entende que as medidas anunciadas pelo governo de transição apontam que o governador eleito de Santa Catarina está indo por um bom caminho. Ele citou que a redução da administrativa, com a extinção de algumas secretárias, é uma ação necessária para reduzir gastos e aumentar a capacidade de investimento do estado. Sobre os primeiros nomes anunciados para a segurança, o deputado disse que são pessoas com experiência na área.

Palma Sola possui série de vagas para trabalho abertas, mas encontra dificuldade em preenchê-las. Segundo o prefeito, CLEOMAR MANTELLI, o município precisa de mão de obra para várias funções principalmente empresa Palma Sola SA que passou por uma reestruturação e ampliou o quadro contratando 180 pessoas nos últimos quatro meses. No entanto, há 87 novas vagas abertas e há dificuldade em contratar interessados. Em janeiro serão abertos mais cem postos. O prefeito destaca que a administração vem auxiliando na divulgação porque há várias pessoas desempregadas em toda região. Os moradores locais poderão procurar diretamente a empresa ou o Sine que fica junto à Casa de Cidadania e cadastrar o currículo. Ele enfatiza que a prioridades é oferecer as oportunidades para moradores de Palma Sola, mas, já existem interessados de cidades próximas como Flor da Serra do Sul, Anchieta e Campo Erê. A administração e diretores da madeireira estão percorrendo bairros e comunidade para buscar interessados.

Administração vai incentivar e facilitar o deslocamento dos trabalhadores até empresas na cidade. O prefeito de Palma Sola, CLEOMAR MANTELLI revela que a partir de janeiro a prefeitura irá disponibilizar transporte para pessoas do interior partindo da Linha Brasil e Distrito Cerro Azul até a área industrial. Ele comentou que há também uma empresa no ramo de confecções que está ampliando a estrutura e oferece 20 vagas para costura. KIKO percebe que vários cidades vizinhas enfrentam dificuldades em oferecer empregos e por isso comemora o cenário atual. Segundo ele, os dados do Ministério do Trabalho indicam que Palma Sola foi o segundo município que mais contratou este ano na região, perdendo apenas para São Lourenço do Oeste que possui grandes empresas. O prefeito esclareceu também que a questão de grau de escolaridade e qualificações não estão interferindo nem prejudicando os interessados nas vagas. Ele explica que todo suporte de treinamento para cada função é fornecido sem nenhum custo.

PM recupera motocicleta furtada em SJCedro. A guarnição PM recuperou na sexta-feira uma moto furtada na madrugada do mesmo dia. A ocorrência foi repassada para imprensa nesta segunda-feira. Conforme a guarnição após receber a denúncia de furto do veiculo no Bairro São Domingos foram levantadas informações e buscadas imagens de sistemas de vídeo monitoramento da vizinhança da vítima. Após análise dos dados, partiu-se para as buscas que resultaram na localização da moto. A polícia citou que a ajuda das pessoas da comunidade que ajudaram com as informações foram fundamentais para o êxito. Agora busca-se identificar os criminosos, bem como prendê-los.

Polícia Ambiental autua 25 envolvidos em rinha de galo e apreende animais. Durante a noite deste sábado, 08, em ação conjunta, a Polícia Militar Ambiental e a Polícia Militar de Mondaí flagraram uma ocorrência de rinha de galos, no interior do município, configurando o delito de maus tratos a animas. Foram flagrados 25 envolvidos, os quais responderão administrativa e criminalmente pela infração. No local havia duas arenas em que estavam ocorrendo o embate dos animais, onde os participantes realizavam apostas em dinheiro. Foram apreendidos diversos petrechos típicos deste delito, como esporas e biqueiras, bem como diversos medicamentos utilizados nos animais. Também foram apreendidos 33 galos, sendo que oito já estavam com diversas lesões ocasionadas pela rinha.

Caminhão guincho e veículo se envolvem em acidente na Vila Rural. O Corpo de Bombeiros de Dionísio Cerqueira atendeu a uma ocorrência de acidente de trânsito próximo ao Palmerinha em Barracão. A colisão traseira foi registrada por volta das seis horas da tarde de ontem na BR 163. No Meriva, com placas de Cascavel, estava uma família, formada pelo casal de 25 e 26 anos e duas crianças de quatro e dois anos. Os socorristas encaminharam os ocupantes para o Hospital. Os menores apresentavam ferimentos leves e se queixavam de dores pelo impacto da batida. Já o guincho, com placas de Santo Antônio do Sudoeste era conduzido por um homem de 28 anos, que não teve ferimentos.

Acusado de diversos crimes no Extremo Oeste é preso no Paraná. ROBERTO WEBER, de 30 anos, natural de Guarujá do Sul, foi preso por volta das 17 horas de sábado na linha São Bento, interior de Flor da Serra do Sul, pela Polícia Militar do Paraná. O homem detido já possuía quatro mandados de prisão em aberto, sendo três pela comarca de SMOeste e um pela de Anchieta, em decorrência dos crimes de lesão corporal, ameaça, resistência, desobediência, receptação, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e roubo. Em Santa Catarina o então foragido possui extensa ficha criminal: 90 boletins de ocorrência, entre eles dois autos de prisão em flagrante, oito inquéritos policiais e nove termos circunstanciados. Além disso, é alvo de investigação em diversos inquéritos nas Delegacias do Extremo Oeste. A prisão é fruto da troca de informações realizadas pela Polícia Civil de São José do Cedro, Guarujá do Sul e Anchieta, além da PM dos dois Estados. O indivíduo preso foi apresentado na Delegacia de Francisco Beltrão.

Motorista morre após carro cair de ponte em Mondaí. Por volta das 21 horas de sábado a guarnição do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste se deslocou até a linha Taipa Baixa, interior de Mondaí, para atender acidente de trânsito. No local a equipe constatou que se que tratava de uma saída de pista seguida de queda de ponte de uma Strada com placas de Riqueza. O veículo era dirigido por CLÓVIS LENKNER, de 43 anos. Ele foi encontrado dentro da picape, sobre os bancos dianteiros, parcialmente submerso na água, com ausência de sinais vitais. Foi realizada a avaliação e após retirada do corpo do interior do veículo. Foram acionadas as Polícias Militar e Civil, além do IML para remoção do corpo do local.

Acidente envolvendo carro de Maravilha deixa quatro mortos na BR-282. A colisão ocorreu por volta das 11 horas da manhã de sábado, próximo ao trevo de Nova Erechim, envolvendo um caminhão leiteiro, placas de Planalto Alegre, e três veículos, um Bravo e Um Ford Ka, ambos com placas de Pinhalzinho, e um Gol de Maravilha. Segundo o corpo de bombeiros, quatro pessoas que ocupavam o Gol prata morreram no local. Havia cinco ocupantes e um deles foi socorrido pelo helicóptero do Saer com traumatismo craniano e ferimentos múltiplos. O caminhão tombou sobre esse carro. O motorista do caminhão, que reside em Pinhalzinho, foi levado ao hospital com ferimentos leves para avaliação. No Bravo outros dois ocupantes também foram levados para atendimento médico. Já no Ka o motorista e único ocupante saiu ileso. As vítimas que foram a óbito são DARCI ALVES DE OLIVEIRA, de 64 anos, ALTANIRA DE OLIVEIRA, de 63, ALCIR SÉRGIO DE OLIVEIRA, de 42 anos, além de CAROLINE MALLMANN, de 15 anos. Os três adultos moravam em Iraceminha e a menor era de Maravilha.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.