ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sábado 10 11 2018

-BOLSONARO DIZ QUE VAI TOMAR CONHECIMENTO DA PROVA DO ENEM ANTES EM 2019

-PROJETO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA PREVÊ O FIM DE 75 CARTÓRIOS NO ESTADO

-SENAR CAPACITA CERCA DE 700 PRODUTORES RURAIS NO EXTREMO OESTE

-CÂMARA DE VEREADORES DEVOLVE CEM MIL REAIS PARA PREFEITURA

-OAB VAI CONTINUAR ACOMPANHANDO INVESTIGAÇÕES DO CASO MONTAGNA

-FUGITIVOS DE CADEIA DA REGIÃO SÃO RECAPTURADOS NO MUNICÍPIO

-VEÍCULO ATROPELA CAVALO NA SC 496 E MOTORISTA FICA FERIDO

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda.

A Procuradoria de Roma, na Itália, pediu nesta sexta-feira uma condenação de 10 meses de prisão para a prefeita de Roma, VIRGINIA RAGGI, do partido antissistema Movimento Cinco Estrelas. Ela é acusada de falso testemunho, e, se condenada, pode ser forçada a renunciar. Em outubro, milhares de romanos se manifestaram exigindo a renúncia da prefeita, acusada de agravar a má administração dos serviços públicos na capital italiana.

Um incêndio que atinge parte do norte da Califórnia se deslocou tão rápido que os bombeiros calculam que ele tenha quadruplicado de tamanho nesta sexta-feira, após destruir milhares de construções e quase acabar com uma cidade de quase 30 mil pessoas. Com incêndios nas regiões norte e sul da Califórnia, o diretor do Escritório de Serviços de Emergência do Governador estimou o número de pessoas forçadas a sair de suas casas em 157 mil. As autoridades afirmaram que nove pessoas morreram queimadas em seus carros quando tentavam fugir do incêndio.

O presidente DONALD TRUMP assinou nesta sexta-feira uma ordem que impede a concessão de refúgio para os imigrantes que entrarem ilegalmente nos Estados Unidos. A ordem também suspende por 90 dias a entrada de imigrantes pela fronteira com o México. A ordem foi assinada enquanto milhares de centro-americanos caminham em caravana no México rumo à fronteira dos Estados Unidos. Essa caravana é composta por mais de cinco mil e 500 imigrantes, a maioria hondurenhos.

As novas diretrizes do ensino médio foram aprovadas nesta semana pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Na resolução, que seguiu a proposta do relator, o conselheiro RAFAEL LUCHESI, estão previstas medidas como a possibilidade de oferecer até 20 por cento da carga horária da etapa na modalidade a distância, podendo chegar a 30 por cento no Ensino Médio noturno. A proposta inicial do conselho era de que até 40 por cento das atividades fossem a distância, o que seria exatamente toda a carga horária que deve ser usada pelos chamados itinerários formativos. Houve um recuo e o porcentual foi diminuído.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO afirmou nesta sexta-feira que a partir do ano que vem ele tomará conhecimento do conteúdo do Exame Nacional do Ensino Médio antes da aplicação da prova. Ele deu a declaração em uma transmissão ao vivo no Facebook ao falar sobre uma questão no Enem deste ano que abordou o pajubá, conjunto de expressões associadas aos gays e aos travestis. Segundo o presidente eleito, ele está "em vias" de anunciar o nome do futuro ministro da Educação. O perfil do novo titular da pasta, acrescentou, será de alguém com "autoridade" e que entenda que o Brasil é um país "conservador".

O corregedor nacional de Justiça, HUMBERTO MARTINS, abriu nesta sexta-feira um procedimento para apurar a indicação do juiz federal SÉRGIO MORO como futuro ministro da Justiça. Até então responsável pelos processos da Operação Lava Jato no Paraná, MORO aceitou o convite para comandar o Ministério da Justiça e Segurança Pública a partir de 2019. A abertura do procedimento foi tomada após entidades, partidos e cidadãos apresentarem representações contra MORO, alegando que houve atuação política por parte do juiz ao aceitar ser ministro ainda como integrante da magistratura. Pela decisão do corregedor nacional de Justiça, MORO terá até 15 dias para apresentar explicações.

A prefeitura de Florianópolis diminuiu pela metade o número de licenças para vendedores ambulantes que trabalham nas praias. No ano passado foram dois mil 355, mas na próxima temporada esse número não vai passar de mil 146. Como são mais inscritos por vaga, o município vai fazer um sorteio eletrônico na próxima quarta-feira para escolher os credenciados para cada um dos nove editais. A venda de artigos de praia na faixa de areia foi a que mais sofreu redução. No verão passado eram 997 vagas disponíveis. Agora os vendedores terão que ter ponto fixo.

A Justiça determinou o afastamento do secretário de Saúde de Cunhataí, ILCO FRANKEN, por usar o cargo para fazer campanha eleitoral em uma unidade municipal de saúde. Além disso, ele também não pode ser nomeado para qualquer outro cargo de direção da cidade e o município terá que instaurar procedimento administrativo relativo ao caso. O Ministério Público acusa o secretário de fazer propaganda política partidária nas dependências de uma unidade de saúde. Conforme o MPSC, ele distribuiu santinhos e pediu votos a servidores e pacientes. Cabe recurso da decisão.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina encaminhou para a Assembleia Legislativa um Projeto de Lei para extinguir 75 cartórios, chamados oficialmente de serventias extrajudiciais, espalhados pelo Estado. Os locais são classificados como serventias de paz, onde são feitos registros de nascimento, casamento, óbito, escritura, procurações diversas, reconhecimento de firma e autenticação de documentos. A medida, se aprovada, vai atingir seis municípios da região: Descanso, Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, Paraíso, São José do Cedro e São Lourenço do Oeste.

O Sesc vai realizar na tarde de hoje mais uma edição do Projeto Sesc Cidadão do Bem. O evento vai começar a uma e meia da tarde no Caic. Até as cinco e meia, a população terá acesso uma série de serviços e atendimentos básicos. Cerca de 30 entidades e instituições se organizaram para as atividades de hoje. De acordo com a técnica de assistência e saúde do Sesc, JOICIANE PAGLIARINI, o objetivo da iniciativa é fortalecer a cidadania e facilitar o acesso das pessoas a serviços básicos. Ela explicou que a reunião das entidades em um único espaço vai permitir que a população receba mais de um atendimento na tarde de hoje.

O Sesc Cidadão do Bem na tarde de hoje terá uma programação extensa e com um número expressivo de serviços à disposição da população. A informação é da técnica de assistência e saúde do Sesc, JOICIANE PAGLIARINI. Ela disse que as pessoas vão receber orientações jurídicas, poderão consultar o SPC local e terão acesso a dados sobre educação financeira. Além disso, o evento contará com oficinas de crochê e sabão utilizando óleo de cozinha, conservação de frutas e hortaliças, rotulagem de alimentos, jardim sensorial. O Sesc Cidadão do Bem também vai oferecer testes de acuidade e daltonismo e orientações sobre a doação de órgãos.

A Câmara de Vereadores de Barra Bonita devolveu nesta semana cerca de 110 mil para o executivo. De acordo com o presidente da casa, vereador IVO ARALDI, a devolução de valores só foi possível em razão das economias feitas pelos vereadores e equipe da câmara ao longo do ano. ARALDI comentou também que o valor devolvido aos cofres da prefeitura será utilizado para a manutenção de uma moto niveladora, compra de um tanque para transporte de água para o interior e na instalação do sinal de internet para algumas comunidades rurais. Este é o segundo repasse do ano que a Câmara promove. O primeiro foi de 80 mil reais.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, desenvolve cursos gratuitos aos produtores e trabalhadores rurais catarinenses. Os treinamentos abrangem diferentes cadeias produtivas do estado. No mês de novembro, somente na região do Extremo Oeste, serão 43 cursos que beneficiarão aproximadamente 700 profissionais do meio rural. Segundo o presidente do Sistema FaescSenar, JOSÉ ZEFERINO PEDROZO, o objetivo é estimular aeducação profissional contribuindo para desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo.

Ao todo, o Senar vai realizar 30 cursos para produtores rurais do extremo-oeste. Seis deles serão realizados em São Miguel do Oeste. O primeiro será de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para Agroindústrias na Linha dois Irmãos, dias 12 e 13. O Senar também vai promover 3 capacitações de Inclusão Digital Rural nas Linha Caxias e Pinheirinho. O curso sobre Emissão de Guias de Trânsito Animal e de Origem de Produtos Vegetais será na Linha Bela Vista das Flores dia 16. Os agricultores também poderão participar de uma oficina de Produção Caseira de Pães e Biscoitos. Para participar, os produtores devem procurar o Sindicato Rural e informar o curso de interesse. As capacitações estão disponíveis no site do SENARSC com especificação de carga horária, local e data de realização.

O Peperi Debates deste sábado analisou os 30 anos da Constituição Federal. O programa olhou para as três décadas da lei mais importante do pais e porque muitos artigos ficaram só no papel. Além disso, o debate projetou como a constituição será tratada pelo governo de direita que vai assumir em primeiro de janeiro. O programa vai reunir os advogados MARIA TEREZA CAPRA, NEDIO PIRES DE LIMA e ALESSANDRO TIESCA. O áudio e as fotos do Peperi Debates de hoje estão disponíveis no site da Peperi na internet.

O povo brasileiro colocou toda a esperança na Constituição Federal para superar um perído de ditadura e violência contra os direitos da população. A afirmação é da vereadora e advogada MARIA TEREZA CAPRA. Ela disse que a Constituição Federal é muito importante para a vida das pessoas e não dá para pensar em mudar tudo. MARIA TEREZA afirmou que é preciso cuidar e proteger a Carta magna. A advogada comentou que a sociedade se apropriou pouco dos conteúdos e do espirito da Constituição. Ela disse que falta aplicabilidade à lei, mas esse é um problema dos governos que não respeitam os preceitos da constitucionais. MARIA TEREZA alertou para os riscos de ataques a Constituição e mudanças que podem ferir direitos fundamentais básicos.

A Constituição Federal é preciosa em conteúdo, o que acabou levando um caminho de social-democracia para o Brasil. A declaração é do advogado ALESSANDRO TIESCA. Ele disse que a garantia dos direitos sociais é muito importante e todos devem obediência a esse texto. O advogado ressaltou que é preciso diferenciar o que é garantia de direitos e evitar a interpretações equivocadas que levam a ideia de um estado máximo. Para TIESCA, nem sempre o esado precisa fazer, mas garantir o acesso aos direitos para os cidadãos. O advogado não concorda com MARIA TEREZA e disse que o momento atual não representa um risco ou ameaça para a Constituição.

A Constituição Federal é bastente moderna, mas muito extensa porque foi construída para contemplar todos os setores e interesses políticos, econômicos e sociais envolvidos com a elaboração da lei em 1988. A análise é do prefeito de direito constitucional da Unoesc, NEDIO PIRES DE LIMA. Ele disse que isso torna a execuçao de toda a lei bastante dificil. NEDIO citou que a Constituição é efetiva, mas tem alguns pontos que enfrentam problemas para serem atendidos na prática. Na visão do professor, a questão não é culpa da Constituição, mas de quem adminstra o estado e não consegue atender direitos e garantias fundamentais. Ele lembrou que além disso, as pessoas tambem não cumprem os deveres que tem em relação Constituição.

A prefeitura de São Miguel do Oeste começou nesta sexta-feira uma operação tapa-buracos na Avenida Willy Barth. De acordo com o prefeito ALFREDO SPIER, um acordo firmado entre a administração municipal e o DNIT, no início deste ano, estabeleceu que o município passaria a ser o responsável por pequenas manutenções, cabendo ao órgão federal as intervenções de porte. Ele explicou que a precariedade do asfalto e os riscos ocasionados pelos buracos levaram a prefeitura a realizar uma nova operação Tapa Buracos. SPIER destacou que o principal objetivo é garantir a segurança das pessoas que trafegam pela via.

A Justiça Federal condenou o ex-prefeito de Santa Helena, GILBERTO GIORDANO, e o ex-secretário de Saúde, JOSÉ CICONI, a devolverem 43 mil 925 reais aos cofres públicos. A suspeita é que eles tenham desviado verba pública da Saúde para parentes e conhecidos consultarem em médicos da rede privada. Segundo a decisão, os dois também devem ter os bens bloqueados até o valor de 140 mil e a suspensão dos direitos políticos por cinco anos. Os desvios teriam ocorrido entre 2009 e 2011. O advogado dos réus, ALCIDES HOFER não quer se manifestar sobre o assunto. O advogado apenas disse que esta é uma decisão em primeira instância da qual ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da quarta região.

A Policia Civil confirmou nesta sexta-feira a abertura de um novo inquérito para apurar a motivação do assassinato do advogado JOACIR MONTAGNA. A primeira etapa da investigação está concluída e o inquérito foi encaminhado para o poder judiciário. Agora, o Ministério Público vai analisar o trabalho da investigação e deve oferecer a denúncia para a abertura do processo penal contra os envolvidos no crime. Quatro pessoas foram indiciadas por homicídio duplamente qualificado por motivo torpe e emprego de recurso que impossibilitou a defesa da vítima. Os suspeitos presos são o homem que pagou oito mil e 500 reais para o assassinato do advogado e os três irmãos envolvidos diretamente na execução.

A motivação do crime assassinato do advogado JOACIR MONTAGNA será o foco central desse novo inquérito aberto pela Polícia Civil. O que existe até agora é um depoimento do atirador que afirmou que o homem que o contratou para executar o crime alegou insatisfação com um serviço prestado pelo advogado MONTAGNA. O delegado WESLEY ANDRADE disse que essa não é a conclusão da polícia e por isso as investigações continuam.

A Ordem dos Advogados do Brasil ficou satisfeita com o trabalho da polícia no caso do advogado JOACIR MONTAGNA. A avaliação é do advogado e representante da OAB para acompanhar a investigação, JOÃO CARLOS DALMAGRO JUNIOR. Ele confirmou que a OAB manter a atenção sobre o caso e deve manter um representante institucional para acompanhar o novo inquérito aberto pela Polícia Civil. DALMAGRO disse que o mistério sobre a motivação do crime ainda preocupa os advogados da região.

Dois mexicanos foram detidos nesta sexta-feira em Dionísio Cerqueira com duas notas falsas de cem reais. Eles estavam fazendo compras na cidade e usaram as cédulas para pagar os produtos. Os dois estavam em veículo Honda CR-V, com placa da Bolívia. Um homem com 53 anos e a filha de 23, ambos de nacionalidade mexicana, foram abordos pela Polícia Militar. Com eles, foi encontrada certa quantia em dinheiro e, entre as notas, duas de cem reais que eram falsificadas. Os dois foram presos em flagrante por posse de moeda falsa e levados para a delegacia de polícia federal.

O Corpo de Bombeiros atendeu uma ocorrência de incêndio em uma ervateira no final da noite de ontem em Guaraciaba. O fogo atingiu o prédio da indústria que tem cerca de 600 metros quadrados. No local, as chamas se concentravam na matérias primas para confecção de erva mate,comopalitos de erva, embalagens para empacotamento e resíduos de produção. A operação de combate ao fogo durou aproximadamente três horas e meia. Os bombeiros conseguiram salvar mais de80 por cento da edificação, que dividia parede com um restaurante e uma casa. As causas do incêndio não foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros.

Um cavalo solto na pista provocou um acidente na noite desta sexta-feira na SC-496, em Descanso. O fato aconteceu por volta das nove horas da noite. Um Corsa, que seguia no sentido Descanso-Belmonte colidiu contra o animal que invadiu a pista. O motorista não conseguiu desviar e atropelou o animais. O carro ficou bastante danificado. O condutor do veículo foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e liberado no local do acidente. Ele teve ferimentos leves.

A Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro registrou a fuga de mais dois detentos do sistema semiaberto nesta semana. Segundo a PM, os dois fugiram a pé de São José do Cedro e chegaram em São Miguel do Oeste. Com apoio da inteligência da Policia Militar, os detentos foram recapturados. SILAS ALVES PEDRO, conhecido como GAROPINHA, foi preso no Bairro Santa Rita. O segundo foragido, JULIO CESAR ALVES DA SILVA, foi recapturado no bairro Andreatta. De acordo com o gestor da UPA de São José do Cedro, SILVIO GUTZ, será aberto um procedimento para analisar a fuga e também para estabelecer a regressão de regime dos fugitivos. Eles devem ser encaminhados para penitenciária de Chapecó. Após a recaptura, os dois detentos foram entregues à UPA de São Miguel do Oeste ficando à disposição da justiça.

Os fugitivos da unidade prisional de São José do Cedro recapturados ontem foram levados para a cadeia de São Miguel do Oeste e provocaram um princípio de rebelião no local. Segundo o Gestor da UPA, ANDRE DE OLIVEIRA, os homens entraram na unidade e afirmaram não iriam ficar na cadeia. Eles começaram a bater na porta para chamar atenção de outros detentos. Com isso, como os outros presos também começaram a chutar as portas e fazer muito barulho. Os agentes tiveram que intervir e esvaziaram todas as celas. Os presos foram levados para o pátio e os ânimos foram acalmados.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.