ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 10/11/18

O tempo é de..... A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado em três reais e 70 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 20 centavos para a compra e quatro reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 12 centavos para venda.

A Procuradoria de Roma, na Itália, pediu nesta sexta-feira uma condenação de 10 meses de prisão para a prefeita de Roma, VIRGINIA RAGGI, do partido antissistema Movimento Cinco Estrelas. Ela é acusada de falso testemunho, e, se condenada, pode ser forçada a renunciar. Em outubro, milhares de romanos se manifestaram exigindo a renúncia da prefeita, acusada de agravar a má administração dos serviços públicos na capital italiana.

Um incêndio que atinge parte do norte da Califórnia se deslocou tão rápido que os bombeiros calculam que ele tenha quadruplicado de tamanho nesta sexta-feira, após destruir milhares de construções e quase acabar com uma cidade de quase 30 mil pessoas. Com incêndios nas regiões norte e sul da Califórnia, o diretor do Escritório de Serviços de Emergência do Governador estimou o número de pessoas forçadas a sair de suas casas em 157 mil. As autoridades afirmaram que nove pessoas morreram queimadas em seus carros quando tentavam fugir do incêndio.

O presidente DONALD TRUMP assinou nesta sexta-feira uma ordem que impede a concessão de refúgio para os imigrantes que entrarem ilegalmente nos Estados Unidos. A ordem também suspende por 90 dias a entrada de imigrantes pela fronteira com o México. A ordem foi assinada enquanto milhares de centro-americanos caminham em caravana no México rumo à fronteira dos Estados Unidos. Essa caravana é composta por mais de cinco mil e 500 imigrantes, a maioria hondurenhos.

As novas diretrizes do ensino médio foram aprovadas nesta semana pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Na resolução, que seguiu a proposta do relator, o conselheiro RAFAEL LUCHESI, estão previstas medidas como a possibilidade de oferecer até 20 por cento da carga horária da etapa na modalidade a distância, podendo chegar a 30 por cento no Ensino Médio noturno. A proposta inicial do conselho era de que até 40 por cento das atividades fossem a distância, o que seria exatamente toda a carga horária que deve ser usada pelos chamados itinerários formativos. Houve um recuo e o porcentual foi diminuído.

O presidente eleito JAIR BOLSONARO afirmou nesta sexta-feira que a partir do ano que vem ele tomará conhecimento do conteúdo do Exame Nacional do Ensino Médio antes da aplicação da prova. Ele deu a declaração em uma transmissão ao vivo no Facebook ao falar sobre uma questão no Enem deste ano que abordou o pajubá, conjunto de expressões associadas aos gays e aos travestis. Segundo o presidente eleito, ele está "em vias" de anunciar o nome do futuro ministro da Educação. O perfil do novo titular da pasta, acrescentou, será de alguém com "autoridade" e que entenda que o Brasil é um país "conservador".

O corregedor nacional de Justiça, HUMBERTO MARTINS, abriu nesta sexta-feira um procedimento para apurar a indicação do juiz federal SÉRGIO MORO como futuro ministro da Justiça. Até então responsável pelos processos da Operação Lava Jato no Paraná, MORO aceitou o convite para comandar o Ministério da Justiça e Segurança Pública a partir de 2019. A abertura do procedimento foi tomada após entidades, partidos e cidadãos apresentarem representações contra MORO, alegando que houve atuação política por parte do juiz ao aceitar ser ministro ainda como integrante da magistratura. Pela decisão do corregedor nacional de Justiça, MORO terá até 15 dias para apresentar explicações.

A prefeitura de Florianópolis diminuiu pela metade o número de licenças para vendedores ambulantes que trabalham nas praias. No ano passado foram dois mil 355, mas na próxima temporada esse número não vai passar de mil 146. Como são mais inscritos por vaga, o município vai fazer um sorteio eletrônico na próxima quarta-feira para escolher os credenciados para cada um dos nove editais. A venda de artigos de praia na faixa de areia foi a que mais sofreu redução. No verão passado eram 997 vagas disponíveis. Agora os vendedores terão que ter ponto fixo.

A Justiça determinou o afastamento do secretário de Saúde de Cunhataí, ILCO FRANKEN, por usar o cargo para fazer campanha eleitoral em uma unidade municipal de saúde. Além disso, ele também não pode ser nomeado para qualquer outro cargo de direção da cidade e o município terá que instaurar procedimento administrativo relativo ao caso. O Ministério Público acusa o secretário de fazer propaganda política partidária nas dependências de uma unidade de saúde. Conforme o MPSC, ele distribuiu santinhos e pediu votos a servidores e pacientes. Cabe recurso da decisão.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina encaminhou para a Assembleia Legislativa um Projeto de Lei para extinguir 75 cartórios, chamados oficialmente de serventias extrajudiciais, espalhados pelo Estado. Os locais são classificados como serventias de paz, onde são feitos registros de nascimento, casamento, óbito, escritura, procurações diversas, reconhecimento de firma e autenticação de documentos. A medida, se aprovada, vai atingir seis municípios da região: Descanso, Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, Paraíso, São José do Cedro e São Lourenço do Oeste.

Encontro define representante do programa de prevenção às deficiências. Conforme a coordenadora do Programa Prevenir de Anchieta, VERA JUNGES, o encontro acontece nesta segunda-feira para analisar as ações feitas pelas nove instituições da região no projeto. Participarão representantes das Apaes de São José do Cedro, Palma Sola, Guarujá do Sul, Campo Erê, Maravilha, Cunha Porã, Romelândia e Iraceminha.

O programa “Prevenir”, implantando em Santa Catarina, é pioneiro no Brasil e existe desde 2012. VERA explica que as estatísticas apontam que 70 por cento dos casos de deficiência poderiam ser evitadas, e por isso, a intenção é intensificar a conscientização. Na segunda-feira serão entregues relatórios das ações.

Escolas que atuam com educação especial desenvolvem projetos em três áreas. A coordenadora VERA JUNGES esclarece que são feitas algumas educativas, visando a conscientização em escolas, universidades e pastorais para esclarecer sobre a prevenção primária. Já na área social as ações se concentram no Cras e usuários dos programas e projetos. Eles também recebem orientações, voltadas para gestantes e pessoas de baixa renda. O relatório dessas atividades serão apresentados nesta segunda no encontro.

Maioria dos estudantes não tem noção das vantagens de se sair bem nas provas do Enem. CEZAR LUNKES – professor e diretor da HORUS, Uniaselvi e Ampesc, relata que para a maioria dos alunos de terceiro ano principalmente, veem como uma obrigação a prova no final do ano. Porém, são inúmeras as vantagens no bom desempenho da prova. Por meio do Enem também se observa a qualidade do ensino oferecido por cada escola.

Além de ser porta de entrada para garantir bolsas de estudem em universidades, Enem também beneficia garantia de vaga de emprego. LUNKES, destaca que já recebeu vários e-mails de agencias de emprego e empresas, pedindo que junto ao currículo fosse anexado uma cópia do desempenho da prova do Enem. Entende que isso complementa o histórico escolar do aluno, pois faz uma avaliação geral dos conhecimentos e principalmente da percepção do aluno sobre o que foi questionado.

Segunda etapa do Enem acontece amanhã. CÉZAR LUNKES – professor e diretor da HORUS, Uniaselvi e Ampesc, lembra que a primeira foi no domingo passado. Observa que a prova não tem tido o conhecimento que deveria por parte dos alunos, e isso se dá pela forma que a informação está sendo disseminada para o público alvo. Frisa que a nota do Enem, oportuniza bolsa de estudo, ingresso em universidade públicas federais. Cada curso e cada Universidade é que define com quantos pontos o aluno pode ingressar na faculdade.

Município segue com Campanha de Descarte de Pneus usados. Quem lembra é CLAUDECIR VIEIRA – responsável pelo setor de infraestrutura da prefeitura de Anchieta. Segundo ele, ação está sendo feita juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica. Está será a primeira Campanha desse tipo realizada no município. Com o tema: “Uma mão na roda contra a dengue”, a ideia é o descarte de pneus usados e inservíveis. O prazo para o descarte encerra nesta segunda-feira.

Pneus devem ser entregues na garagem da Prefeitura. Objetivo, conforme VIEIRA, é reduzir os depósitos de água, fontes de proliferação de mosquitos Aedes Aegypti e diminuir a poluição ambiental. O secretário frisa que neste primeiro momento a campanha é destinada somente para coleta de pneus.

Celesc atende mais de mil chamados em cinco dias devido ao temporal. De acordo com o engenheiro supervisor de operação e manutenção da Celesc regional de São Miguel do Oeste, JOÃO VIEIRA, a maior parte dos atendimentos na última semana, foi em função da rede ter sido atingida por vegetação. Outros demandas foram em função da queda de postes e a rede danificada por raio. O engenheiro destaca que do dia 31 de outubro, que foi o dia do temporal, até o dia quatro de novembro, foram atendidos mil 364 ocorrências pela Celesc nos 34 municípios da regional.

Maiores transtornos foram causados por eucaliptos que caíram na rede e partiram cabos, deixando alguns locais até dois dias sem luz. JOÃO VIEIRA afirma que a prioridade foi restabelecer as redes alimentadoras que fornecem energia para as cidades, depois os ramais maiores, seguindo para os menores, transformadores e por fim os consumidores individuais.

Para atender a demanda na última semana, o engenheiro da CELESC regional destaca que no feriado do dia dois de novembro, trabalharam 90 profissionais da Celesc e empreiteiras, divididos em 30 equipes. JOÃO VIEIRA lembra que o tempo de restabelecimento da energia elétrica depende do tipo da ocorrência, do risco, do número de consumidores e do local onde ocorreu a interrupção. No caso de temporais, como o da última semana, o engenheiro ressalta que a orientação é não tocar nos cabos, por estarem energizados, e afastar animais do local.

A Celesc deve ser acionada pelo 0800, o número está marcado na conta de luz. Além da manutenção da rede, a Celesc atua também na limpeza dos locais próximo a rede elétrica. VIEIRA enfatiza que esse trabalho é facilitado quando é mantida a distância de seis metros de cada lado da rede no plantio de árvores, assunto que frequentemente está em discussão nos municípios, e é inclusive regulamentado em lei.

Futuro ministro de Bolsonaro, astronauta MARCOS PONTES esteve em Francisco Beltrão. “Viajo o mundo todo e em poucos lugares vi uma estrutura como essa que vocês tem aqui. Não é rasgação de seda, podem ter certeza. É melhor do que no primeiro mundo”. A frase é do embaixador da ONU e futuro ministro de Ciência e Tecnologia do governo Bolsonaro, astronauta Marcos Pontes, ao visitar o campus da Unisep, em Francisco Beltrão.

Acidentes são causados por gordura animal na pista. A Polícia Militar Rodoviária Estadual Posto de São Lourenço do Oeste, alerta a todos os usuários da SC 157, para que redobrem o cuidado, pois entre os municípios de Quilombo e Chapecó um caminhão passou perdendo parte da carga de gordura animal e devido a essa gordura acidentes já aconteceram. Um deles foi no Km 65 da SC 157 envolvendo três veículos e o outro na mesma rodovia, envolveu uma motocicleta e um veículo. O piloto da moto teve graves ferimentos.

Equipes trabalham para resolver problema de gordura animal na pista. A Polícia pede prudência por parte dos motoristas que vão trafegar pelo trecho Quilombo a Chapecó. Conta que as equipes de polícia, bem como Corpo de Bombeiros estão no local para resolver o problema.

Foragidos da UPA de São José do Cedro recapturados em São Miguel causam tumulto. A Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro registrou a fuga de mais dois detentos do sistema semiaberto. Logo após confirmada a fuga dos dois apenados a administração da Unidade Prisional avisou os órgãos de segurança. Segundo a PM, os dois fugiram a pé e chegaram em São Miguel do Oeste. Com apoio da inteligência da Policia Militar, os detentos foram recapturados. SILAS ALVES PEDRO, conhecido como Garopinha, foi preso no Bairro Santa Rita. O segundo foragido, JULIO DA SILVA, foi recapturado no bairro Andreatta. Após a prisão os dois detentos foram entregues à UPA de São Miguel do Oeste ficando à disposição da justiça. Porém, no local eles causaram amplo tumulto e tiveram que ser transferidos.

Detentos de SJCedro se dizem integrantes do PCC e geram início de rebelião. Os dois deram entrada na cadeia e enquanto passavam por procedimentos de revista, começaram a incitar os demais detentos na tentativa de gerar um motim entre os presos. Conforme o gestor da Unidade, ANDRÉ DE OLIVEIRA, os dois homens que causaram a confusão se dizem integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital.

Recapturados começaram a chutar as portas da Unidade, momento em que outros presos, que não sabiam o que estava acontecendo, também começaram a ter a mesma reação. Conforme o gestor, mais de 40 presos iniciaram a desordem dentro da Unidade. Após uma conversa e não obtendo resultado positivo para que a confusão terminasse, foi necessário que os agentes entrassem nas celas e fizessem uso de gás de pimenta, gás lacrimogêneo e armamento calibre 12. A ordem foi rapidamente reestabelecida. Todos os detentos foram colocados no pátio para que agentes pudessem realizar uma operação que averiguou as celas. Os causadores da desordem deverão responder por motim.

Incêndio de grandes proporções atinge ervateira em Guaraciaba. O Corpo de Bombeiros atendeu a um incêndio de grandes proporções em uma fábrica ervateira, à margem da BR 163. Segundo funcionários da empresa, o fogo atingiu o setor de socagem por volta das dez e meia da noite. O proprietário estima cerca de 200 mil reais em prejuízos, já que a edificação não tinha seguro. Segundo ele, a secagem é feita com fogo e possivelmente uma fagulha deve ter sido a responsável pelo início do incêndio.

Foram empenhadas viaturas e pessoal de Guaraciaba e São Miguel do Oeste. A operação, que durou aproximadamente três horas contou com 25 mil litros de água e 20 cargas de cilindros de ar respirável. Devido ao acúmulo de material, foi solicitado ao prefeito o apoio de uma máquina retroescavadeira da prefeitura. Foi possível salvar um restaurante e uma casa que tem paredes conjuntas com a ervateira.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora da Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.