ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo Em Foco Atalaia Sexta-Feira 10/11/17

O tempo está encoberto com chuva. A previsão para as próximas horas e de céu encoberto com pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a25graus. A mínima das últimas horas foi de 17graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores abriu a sexta-feira em queda. O dólar começou o dia da mesma forma, cotado em três reais e 26centavos. O euro vale três reais e 78.Já o peso argentino está cotado a 18 centavos para venda e 16,5 para a compra.

O presidente americano, DONALD TRUMP, afirmou na manhã desta sexta-feira que os Estados Unidos não vão mais tolerar “abusos comerciais crônicos” durante o Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico. TRUMP declarou que os Estados Unidos estavam preparados para trabalhar com os países da APEC desde que "respeitem um comércio recíproco justo". Ele afirmou ainda que o comércio livre custou milhões de empregos americanos e ele queria corrigir esse desequilíbrio.

O presidente da Colômbia, JUAN MANUEL SANTOS, afirmou nesta quinta-feira que a Venezuela é seu "pior pesadelo". De acordo com ele, o colapso do país vizinho pode se tornar um "tremendo problema" no território colombiano. SANTOS afirmou que se houver uma implosão da Venezuela, a Colômbia vai receber milhões de venezuelanos e isso vai ser um problema para o processo de paz e para a país em geral.

O governo britânico anunciou que o Brexit acontecerá dia 29 de março de 2019 às 23 horas locais. A precisão da saída da União Europeia será objeto de uma emenda ao projeto de lei que será debatida no Parlamento britânico. Alguns deputados se preocupam com a possibilidade de que a aplicação do Brexit não estivesse inscrita na lei. O referendo que autorizou a saída da União Europeia ocorrer em junho de 2016.

Um dia depois de nomeado diretor da Polícia Federal pelo presidente MICHEL TEMER, o delegado FERNANDO SEGÓVIA decidiu trocar todo o comando da instituição. Segundo um interlocutor do diretor-geral, o delegado SANDRO AVELAR deverá ser o vice-diretor, o segundo cargo mais importante na hierarquia da polícia. Ex-presidente da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal, ele se candidatou a deputado federal pelo PMDB em 2014, mas não se elegeu.

O presidente MICHEL TEMER reconheceu, nesta quinta-feira, que uma reforma ministerial "será inevitável" para assegurar as mudanças na Previdência que o governo quer aprovar no Congresso. Segundo ele, este assunto "está sempre em cogitação" quando se governa. TEMER está sendo pressionado pelo Centrão para retirar o PSDB do governo e repassar as pastas controladas pelo partido a este grupo da base aliada. O principal objetivo do Centrão é retirar os tucanos do Ministério das Cidades.

O senador AÉCIO NEVES destituiu o senador TASSO JEREISSATI da presidência interina do PSDB nesta quinta-feira. Segundo nota divulgada pelo senador, o motivo é a "desejável isonomia" entre os candidatos que disputarão o comando da sigla em dezembro. A candidatura de JEREISSATI foi oficializada ontem. Ele deve ter como adversário na disputa o governador MARCONI PERILLO, que tem o apoio do grupo ligado a AÉCIO. Até a disputa, o partido será presidido de forma interina pelo ex-governador de São Paulo ALBERTO GOLDMAN, que é o mais velho entre os vice-presidentes da sigla.

O Ministério Público de Santa Catarina apura a situação do Banco de Olhos de Criciúma, no Sul do estado, inaugurado em dezembro de 2016. Até agora, o local segue sem atendimento ou funcionários. A prefeitura afirmou que não tem verba para abrir o local. Foram investidos 300 mil na estrutura que permanece de portas fechadas há quase um ano. O Ministério Público não pode obrigar o município a abrir o Banco Olhos, mas pode cobrar a devolução do dinheiro público usado na estrutura.

O Hospital Celso Ramos e o Hospital Caridade, em Florianópolis, interromperam as cirurgias de transplantes. Além do problema na capital, falta em todo o estado medicação para pacientes que já foram transplantados, remédio necessário para que não haja rejeição de órgãos. As cirurgias foram suspensas no Hospital Celso Ramos enquanto a unidade passa por melhorias sanitárias exigidas pelo Ministério da Saúde. Já no Hospital Caridade, os médicos alegam que estão há dois anos sem receber pelas cirurgias de transplantes e por isso as cirurgias foram suspensas.

O Hospital Regional do Oeste de Chapecó decidiu afastar o coordenador de oncologia da unidade, suspeito de privilegiar pacientes em tratamento de câncer. De acordo com as investigações do Ministério Público, eles eram encaminhados para o primeiro atendimento em uma clínica particular, onde o coordenador também é diretor. A partir daí, os pacientes eram privilegiados no hospital e passavam na frente de pacientes sem ligação com a clínica. O coordenador de oncologia do hospital foi afastado por tempo indeterminado de toda e qualquer atividade relacionada a atendimento de pacientes vinculados ao Sistema Único de Saúde.

Programa Crescendo Juntos é pauta de encontro na ADR. ROBSON ZENI é o gerente de planejamento da Agência de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste. Destaca que o encontro discutiu a viabilização de propostas para o desenvolvimento regional. Participaram uma equipe da Secretaria de Estado do Planejamento e representantes de entidades parceiras do Programa. ZENI frisa que objetivo é analisar as propostas elencadas para desenvolver a região, além de discutir a possibilidade de execução de cada uma.

15 projetos são analisados em encontro na ADR. ROBESON ZENI – gerente de planejamento da Agência de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste, as propostas contemplam as áreas de infraestrutura, desenvolvimento econômico, saúde, educação, agricultura, segurança pública e geração de emprego e renda. Além disso, o gerente conta que foram expostas as avaliações técnicas das instituições parceiras e das Secretarias Setoriais de Governo, visando intensificar e efetivar as ações.

Programa Crescendo Juntos é um Programa de Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regionais. Quem lembra é o gerente de planejamento da ADR de São Lourenço do Oeste ROBSON ZENI. Ele foi instituído pelo Governo do Estado em maio do ano passado, e tem como objetivo articular, coordenar, orientar e estimular o processo de planejamento e de organização de ações, promovendo desenvolvimento inclusivo, sustentável e igualitário em todo estado de Santa Catarina.

Núcleo Executivo Regional é integrado por representantes de 12 entidades da região. ROBSON ZENI – gerente de planejamento da ADR de São Lourenço do Oeste, ressalta que são seis representantes do setor público e seis do privado. Ao grupo cabe a discussão de projetos e ações que promovam o desenvolvimento regional igualitário. Dentre as ações propostas pelo Núcleo, que integram a Agenda Preliminar de Desenvolvimento, o destaque é para a implantação de uma usina de asfalto para manutenção de estradas vicinais dos municípios da região.

Grande volume de chuva atrasa trabalhos. PAULO LEMOS – diretor de urbanismo da prefeitura de Marmeleiro, relata que as ações da sua pasta estão praticamente parados. No entanto, a equipe está trabalhando como conforme o tempo colabora. Pede a colaboração a população e assegura que assim que o clima, melhorar todas as ações voltam ao normal. Cita que muito trabalho já foi feito em diversos pontos da cidade e interior, mas ainda a muito para ser feito.

Secretaria da cidade recupera ruas do centro e dos bairros. MAURIVAN FRIZZO – responsável pela pasta em Campo Erê, frisa que objetivo do trabalho é proporcionar mais mobilidade urbana a população. Para isso, está trabalhando na recuperação das ruas do centro e dos bairros da cidade. As melhorias são de patrolamento, cascalhamento e rolocompactação. As ruas que receberam ação são: Flor do Campo, 1º de Maio, Alagoas, Ulisses Viganó e 31 de Março. FRIZZO, destaca que a previsão para os próximos dias é recuperar as ruas do Bairro Mello e Bairro São Cristóvão.

Melhorias estão sendo feitas conforme cronograma de prioridade. De acordo com o secretário da Cidade e Desenvolvimento, MAURIVAN FRIZZO, a demanda é grande, mas está trabalhando com firme para em um curto espaço de tempo recuperar as ruas do centro e dos bairros para garantir aos que trafegam mais mobilidade, conforto e segurança.

Sindicato inicia preparativos para fechamento do ano. DIEGO KOWALD – presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marmeleiro, relata que esse, foi um ano bastante difícil em todos os sentidos, principalmente nas negociações. Várias conquistas estão sendo tiradas dos trabalhadores. Para 2018, KOWALD, destaca que há previsão de grandes cortes nos recursos repassados agricultura familiar. O presidente frisa que a classe deve permanecer unida e seguir lutando por seus direitos.

Governo prevê baixa nos recursos repassados agricultura familiar. Segundo ALEXANDRE BERGAMIN – coordenador estadual da Fetraf, comparado, há anos anteriores, a previsão do governo preocupa. Com esse corte, pode ocorrer de muitos programas de auxilio agricultura familiar podem deixar de existir. Além disso, ainda existe a retirada de direitos que o governo insiste em aprovar. BERGAMIN, acrescenta que as mobilizações da categoria devem continuar.

Audiência pública discute Projeto Bônus Leite e Bônus Serviço. O presidente da Câmara de Vereadores de São Bernardino MAICO ROSCETE, informa que na segunda-feira, ás 15 horas acontece uma audiência para os agricultores do município, a fim de esclarecer os projetos do executivo. O presidente frisa que fez pedido para o prefeito participar da audiência e apresentar novamente os projetos aos agricultores e vereadores.

Encontro discute projeto bônus leite. Uma reunião na Casa Legislativa de São Bernardino, reuniu conselho da agricultura, poder executivo, secretário de agricultura e vereadores. Segundo o Presidente da Câmara dos Vereadores MAICO ROSCETE, o prefeito ADELI RIFFEL, apresentou o projeto Bônus Leite, que é direcionado aos agricultores que fazem silagem. Esse mesmo projeto vai implementar o bônus das horas máquina, para os agricultores que tem atividade de gado de corte e produção de grãos.

Valores do bônus leite são calculados conforme movimento econômico do município. Segundo o presidente da Casa Legislativa de São Bernardino MAICO ROSCETE, o projeto prevê que quem entregar leite no municipio vai ganhar mais um auxílio. Além de valorizar ainda mais a indústria de laticínio instalada no município. Cada produtor vai receber de acordo com a sua produção. Frisa que quem estiver em dívida ativa com o município, não poderá fazer parte dos programas.

Projeto bônus leite e hora máquina são importantes para município. O entendimento é do presidente da Câmara de Vereadores de São Bernardino MAICO ROSCETE. Segundo ele, o município tinha o mesmo sistema a mais de 20 anos, agora são novas maneiras de ajudar o pequeno, médio e grande produtor. Ressalta que o projeto foi enviado a Câmara, esta baixado para as comissões, e após audiência pública na segunda-feira, deve ser votado.

Estelionatários aplicam golpes em municípios da região. Sargento da Polícia Militar de Marmeleiro, ARLINDO MELLO, relata que não é a primeira vez que esse tipo de crime acontece no seu município. O mais recente foi o caso de uma idosa, quando sacaram mil e meio da sua conta bancária. Segundo o comandante, três homens se passaram por funcionários da agência, para enganar a mulher de 81 anos. Trocaram o cartão da vítima e sacaram o dinheiro. A PM foi chamada logo depois da ação dos bandidos, e por meio das câmeras de segurança confirmou o crime.

Imagens dos estelionatários estão sendo divulgadas, a fim de auxiliar na identificação. Conforme o sargento da PM de Marmeleiro ARLINDO MELO, há indícios de que os envolvidos teriam aplicado o mesmo golpe em municípios da região. No interior, cita o sargento, também há casos em que pessoas de má intenção teriam tentado descobrir dados dos moradores para atualização de cadastro no INSS. Porém, a atuação rápida da PM, conseguiu inibir os golpes e responsabilizar os envolvidos.

População deve redobrar atenção para evitar golpes. O comandante da Polícia Militar de Marmeleiro ARLINDO MELLO, pede que a população redobre sua atenção, pois como Marmeleiro é corredor para toda região, a tendência é que tentem praticar novos golpes. Assegura que a Polícia Militar, está em alerta e qualquer situação suspeita esta pronta para verificar.

Motociclista fica ferido em colisão. Por volta das 13horas e 10 minutos de ontem foi atendido pelo Corpo de Bombeiros na Rua Coronel Bertaso próximo ao SENAI em São Lourenço do Oeste, acidente de trânsito do tipo colisão traseira de motocicleta em veículo de passeio. O piloto da moto CG 150 placa de São Lourenço, de 43 anos encontrava-se consciente orientado sentado na via já sem o capacete, apresentando ferimento nas pernas e região do joelho e tornozelo. A vítima foi conduzida a unidade de saúde. A condutora do veículo não teve ferimentos.

Operação descobre depósito de cigarros contrabandeados e prende cinco envolvidos. Uma ação conjunta entre Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil descobriu na manhã de hoje, em Pinhalzinho, um depósito de cigarros contrabandeados e apreenderam cerca de 50 mil maços. O produto estava numa residência anexa a uma distribuidora de doces, no centro da cidade, e dentro de dois automóveis. Cinco homens envolvidos no crime foram presos. Os policiais estavam monitorando uma denúncia anônima de cigarros provenientes do Paraguai que estariam sendo transportados por um Gol placas de BotucatuSP, com apoio de um Uno que fazia serviço de batedor para a carga.

Polícia flagra motorista quando parou no depósito por volta das 7h da manhã. Ele foi abordado e flagrado com o produto no interior do automóvel. Na garagem do local, os policiais também flagraram homens descarregando mais cigarros contrabandeados de dentro de um GMVectra, placas de São Miguel do Oeste. Em um dos quartos da casa, anexa à empresa, foram encontradas mais caixas de cigarros contrabandeados. No total, toda a mercadoria encontrada está avaliada em 250 mil reais.

Polícia Federal de Chapecó é acionada e compareceu ao local para fazer a perícia e os procedimentos. Os cinco homens envolvidos foram presos em flagrante e conduzidos à PF a devida identificação e encaminhamento criminal por contrabando. Eles não quiseram dizer nem onde nem de que forma os cigarros seriam comercializados. Os veículos envolvidos e o cigarro serão encaminhados à Receita Federal em Dionísio Cerqueira. Com esta ocorrência, a PRF em Santa Catarina já soma quase 13 milhões de maços de cigarros contrabandeados apreendidos somente neste ano.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.