ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 10/10/2023

-CPI DAS PIRÂMIDES FINANCEIRAS NA CÂMARA DOS DEPUTADOS INDICIA 45 PESSOAS

-GOVERNO DO ESTADO DEVE LANÇAR PROGRAMA DA CNH SOCIAL EM NOVEMBRO

-OKTOBERFEST TERÁ INGRESSO LIVRE NA PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO

-SÃO JOÃO DO OSTE PROMOVE FEIRA DO LIVRO

-FÓRUM REGIONAL DE TURISMO POSSUI PAUTA DE INFRAESTRUTURA

-SECRETÁRIO RELATA IMPORTÂNIA ECONÔMICA E SOCIAL DA PRODUÇÃO DE LEITE

-IDENTIFICADAS AS DUAS PESSOAS QUE FORAM ENCONTRADAS MORTAS

-DELEGADO ESCLARECE DETALHES DE HOMICÍDIO EM TUNÁPOLIS

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas é de sol. A mínima nas últimas horas foi de 12 graus e a máxima pode chegar a 30 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 10 centavos. O euro está valendo cinco reais e 45 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.

O presidente da Palestina, MAHMOUD ABBAS, apelou à Organização das Nações Unidas para que medidas imediatas sejam tomadas contra a contínua “agressão” promovida por Israel contra os palestinos. As falas de ABBAS ocorreram durante um telefonema com o secretário-geral da ONU, ANTÓNIO GUTERRES. ABBAS apelou à ONU para “intervir imediatamente para parar a agressão israelense em curso contra o povo palestino, especialmente na Faixa de Gaza”. O presidente enfatizou a necessidade urgente de ajuda médica e humanitária em Gaza, chamando a atenção para a iminente crise humanitária. Ele instou a ONU a “manter as suas responsabilidades reconhecidas pela legitimidade internacional e garantir a proteção do povo palestino”.

Cerca de mil e 500 corpos de integrantes do Hamas foram encontrados dentro do território de Israel, segundo um porta-voz das forças militares israelenses. Desde sábado, quando o conflito começou na região, centenas de pessoas morreram e milhares ficaram feridas. Homens armados do Hamas invadiram Israel e lançaram um ataque contra diversas cidades. Naquele dia, os integrantes abriram fogo contra civis que estavam nas ruas. Israel, que revidou os ataques, reforçou suas tropas no sul do país e nos arredores da Faixa de Gaza. Nesta terça-feira, a Defesa israelense disse ter retomado o controle da fronteira.

O governo russo disse nesta segunda-feira que "terceiros países" podem se envolver na guerra de Israel contra o Hamas, que eclodiu no sábado. A afirmação foi feita pelo porta-voz do Kremlin, DMITRY PESKOV, segundo agências de notícias estatais russas. A Rússia, que mantém relações com os países árabes e com o Irã, o Hamas e também Israel, não se havia se posicionado no conflito, mas defende a criação do Estado Palestino e pede, desde sábado, o fim da violência. PESKOV não afirmou se a Rússia pretende apoiar um dos lados, mas disse que o governo russo está preocupado com a aproximação de navios de guerra dos Estados Unidos de Israel.

O ministro do Trabalho, LUIZ MARINHO, defendeu nesta segunda-feira o debate sobre a redução da jornada de trabalho no país, com a possibilidade de instituição da chamada "semana de quatro dias" úteis. MARINHO falou sobre o tema durante uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado. A semana de quatro dias úteis vem sendo testada em algumas empresas do Brasil e do exterior. Defensores da ideia afirmam que, com mais tempo para descanso e lazer, os empregados podem produzir mais e desenvolver menos problemas de saúde. Para LUIZ MARINHO, esse é um tema que deve ser discutido pela sociedade civil e pelo Congresso Nacional, a quem cabe legislar sobre questões trabalhistas.

A Comissão Parlamentar de Inquérito das Pirâmides Financeiras aprovou nesta segunda-feira o parecer do deputado RICARDO SILVA com mais de 500 páginas, que sugere o indiciamento de 45 pessoas, entre elas, oito pessoas ligadas à 123 Milhas, empresa que em agosto suspendeu a emissão de bilhetes de viagens que já tinham sido pagos pelos clientes. Também foi pedido o indiciamento do ex-jogador RONALDINHO GAÚCHO. O relatório traz uma série de recomendações para órgãos na esfera administrativa, como o Banco Central, a Comissão de Valores Mobiliários, a Secretaria Nacional do Consumidor, entre outros. Entre as sugestões, está uma que propõe à Receita Federal do Brasil atualizar o conceito de criptoativo e ampliar o dever de reportar operações pelos representantes locais das corretoras estrangeiras.

O Tribunal Superior Eleitoral vai analisar, a partir desta terça-feira, ações de investigação eleitoral contra o ex-presidente JAIR BOLSONARO e o ex-candidato a vice, o general BRAGA NETTO. Os processos se referem à campanha eleitoral do ano passado e tratam de supostos abusos de poder político e de atitudes proibidas para agentes públicos em período eleitoral. São três ações contra o ex-presidente e seu então candidato a vice. Esse tipo de processo, se considerado procedente pela Corte Eleitoral, pode levar o político à inelegibilidade por oito anos. Em junho, o TSE já decidiu que BOLSONARO ficará fora da disputa eleitoral até 2030 por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

O governo JORGINHO MELLO deve lançar o programa CNH Social em novembro. A ideia já foi apresentada aos operadores dos serviços de trânsito na última quarta-feira, mas ainda será mais discutida e lapidada. O objetivo é oferecer, pela metade do preço médio cobrado atualmente, o curso de formação de condutores e, consequentemente, a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. O projeto prevê 47 milhões de reais para os próximos três anos e quer atingir 24 mil pessoas. A metade seria para as categorias C, D e E e, a outra parte, para A e B e mudança de categoria. A ideia, entretanto, foi duramente criticada por YOMARA RIBEIRO, presidente de uma das entidades de prestadores de serviço na área, a Associação de Trânsito do Estado de Santa Catarina. Ela alega que faltou diálogo com o setor e que o valor a ser pago pelo governo não irá bancar os custos dos Centros de Formação de Condutores.

A proposta orçamentária do governo de Santa Catarina para 2024 estima um repasse inicial de 126 milhões e 800 mil reais para ações ligadas à Defesa Civil. A fatia, que equivale à soma das quantias reservadas para a secretaria e para o fundo estadual do setor, representa menos de um por cento do bolo global do Estado, calculado em 48 bilhões para o próximo ano. A maior parte deste orçamento, de 55 milhões, está carimbada para ações de socorro, assistência humanitária e reestabelecimento e reconstrução em situações de desastres. Para as barragens, estruturas que ganharam os holofotes do Estado nos últimos dias, estão inicialmente destinados 12 milhões. O projeto foi encaminhado antes das enchentes e está em tramitação na Alesc.

O número de municípios de Santa Catarina que decretaram situação de emergência por causa das chuvas dos últimos dias chegou a 82 nesta segunda-feira. Até a noite de domingo, o Estado tinha 60 cidades nesta condição. No total, 135 municípios catarinenses já registraram ocorrências como chuvas fortes, alagamentos ou deslizamentos desde a quarta-feira da semana passada, primeiro dia de mau tempo na região. Os números foram divulgados no novo balanço da Defesa Civil de Santa Catarina, no início da noite desta segunda. O governo do Estado já distribuiu 39 mil e 900 itens de assistência humanitária aos municípios catarinenses afetadas pelas chuvas dos últimos dias.

Domingo da Família terá acesso livre aos pavilhões da Oktoberfest. Projeção é de grande público com atrações diversificadas no encerramento do primeiro fim de semana de festa na cidade. Conforme o presidente da Comissão Central Organizadora, NELSON ARENHARDT, a programação foi pensada para o público curtir de forma tranquila a Oktoberfest. A partir das 11 horas será servido almoço típico e também terá show musical. Às 14 horas inicia a Oktoberfest das crianças com apresentações culturais e brinquedos infláveis. ARENHARDT chama atenção para o show humorístico com Albino Wallssmaia no pavilhão B, a partir das 15 horas. Também terá baile com banda local no pavilhão C, às 20 horas de domingo. Todas as atrações terão ingresso livre no domingo.

Previsão de chuva para quinta-feira pode provocar alteração na data do desfile da Oktoberfest. Conforme o presidente da Comissão Central Organizadora, NELSON ARENHARDT, a definição vai ocorrer somente na manhã de quinta-feira. Ele lembra que a programação na Praça das Bandeiras e Rua do Comércio projeta um grande público para o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida. O Desfile Cultural na Rua do Comércio terá início às 14 horas e 30 minutos. Na sequência terá o desfile do Bierwagen com distribuição de chopp pelas ruas da cidade, ainda está programado o Encontro de Músicos e apresentação de banda local até às 20 horas.

Na Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira na câmara de vereadores de Itapiranga foram aprovados dois requerimentos do Legislativo, dois projetos do Executivo e um projeto de Resolução. O presidente da câmara, GELSON PETRY colocou para apreciação dos Parlamentares o requerimento que solicita a alteração no regime de tramitação de urgência para ordinário do projeto de lei sobre a destinação de patrocínio pelo Poder Público a eventos realizados no município de Itapiranga. A alteração visa dar à devida atenção e cautela no estudo do projeto, dado a sua importância e impacto social, é necessário um estudo mais aprofundado e uma análise mais criteriosa.

São João do Oeste se prepara para mais uma edição do Festival da Canção Estudantil. Evento tradicional vai acontecer na noite da próxima quinta-feira, 19 de outubro, no Clube Aliança. Conforme o Secretário de Educação, CLAUNEI WEBER, o festival é uma oportunidade para todos os alunos da rede municipal e estadual de ensino mostrarem o seu talento. Ele mencionou que já ocorreu a fase classificatória dentro de cada escola e agora os escolhidos de cada educandário vão participar da fase municipal. Serão 28 apresentações de alunos, que terão acompanhamento de uma banda especializada. Após as apresentações, terá música ao vivo. WEBER salientou que o Festival da Canção Estudantil é uma programação especial para incentivar e valorizar o gosto pela música, um forte aspecto cultural de São João do Oeste.

Investimentos em infraestrutura é destaque na pauta de reivindicações do segundo Fórum Regional de Turismo. O evento será realizado 20 de outubro, em Maravilha com presença de empreendedores, lideranças do setor e políticos. A pauta tem reivindicação de diversos investimentos do Extremo Oeste de Santa Catarina visando fortalecer o setor. Busca por melhores condições de infraestrutura está entre as prioridades. Conforme integrante da diretoria da Região Turística Vale das Águas, NILO WIRTH, de São João do Oeste, entre os pedidos estarão de sinalização turística, recuperação das rodovias, ponte sobre o rio Uruguai e serviço alfandegário em Paraíso. WIRTH menciona que o Fórum vai contar com a presença de vários deputados estaduais e federais, além de representante do Ministério do Turismo.

O Fórum Regional de Turismo vai contar com uma pauta de reivindicações aos representantes dos governos estadual e federal. NILTO WIRTH considera que a região turística possui grande potencial, porém precisa de maior atenção dos governantes e neste sentido ele defende que cada município faça sua parte nas cobranças por maior investimento. O Fórum Regional de Turismo será mais uma oportunidade para unir forças com representantes dispostos a contribuir, incluindo os deputados estaduais e federais. NILO WIRTH cita como exemplo positivo o Movimento Pró-ponte sobre o Rio Uruguai, entre Itapiranga e Barra do Guarita, que uniu várias entidades representativas e diferentes partidos políticos em busca de uma grande conquista.

Itapiranga possui mais de mil propriedades com bovinocultura de leite. Estes produtores são contemplados com diversos programas de incentivo à produção e proporcionam grande movimentação financeira ao município. Conforme o Secretário da Agricultura de Itapiranga, EUSEBIO TAVARES FILHO, atualmente são 580 produtores de leite na atividade comercial, com movimentação financeira superior a 150 milhões de reais por ano. Cita que o município possui mais de 500 agricultores com produção de leite para subsistência. Todos possuem acesso aos programas de incentivo. O Secretário menciona o Melhoramento Genético, com investimento de 800 mil reais por parte da prefeitura. O produtor possui direito até 130 por cento de doses de material genético relativo ao plantel registrado na Cidasc acima de 12 meses, além de receber luvas, bainha e nitrogênio.

O município também disponibiliza de atendimento clinico veterinário específico a pecuária de leite. São profissionais que prestam assistência aos produtores e contribuem para saúde do rebanho e aumento da produtividade. De acordo com EUSEBIO TAVARES, a Secretaria da Agricultura está aberta para sugestões, que chegam por meio do Conselho de Desenvolvimento Rural e outros representantes dos agricultores. O Secretário lamenta que o seguimento enfrenta dificuldades devido à queda no preço pago pelo litro de leite. Ele menciona a pressão que ocorre por mudança na política do preço para permitir maior planejamento dos produtores, tendo a garantia de um valor mínimo pela sua produção.

O Secretário da Agricultura de Itapiranga destaca que ajustes nos programas de incentivo à produção podem ocorrer conforme surgem as demandas. EUSEBIO TAVARES salienta que já é tradicional o apoio no melhoramento genético nas raças Jersey e Holandês, sendo que a terceira modalidade é a compra direta por parte do produtor e a prefeitura faz o pagamento pertinente a raças de gado de corte e leite. O Secretário menciona que os recursos destinados para incentivos a produção são elevados, sendo alguns específicos para um setor e outros acessíveis a todos os produtores rurais. Conforme EUSEBIO TAVARES, as chuvas registradas no último fim de semana não causaram grande impacto no setor agrícola sendo registrados problemas pontuais em algumas lavouras.

Identificadas as duas pessoas que foram encontradas mortas em São Bernardino. Na manhã de segunda-feira, o Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi chamado, para atender vítima de ocorrência de ferimento por arma branca, em São Bernardino. No local, foi encontrado uma mulher, identificada como MICHELE PEREIRA de 40 anos já sem os sinais vitais e um homem, JOCEMIR BANDEIRA de 41 anos também em óbito. De acordo com a Polícia Militar, os dois tinham cortes e perfurações no pescoço, possivelmente provocados por instrumento cortante, que seria uma faca que estava nas mãos do homem. A PM trata o caso como feminicídio consumado e suicídio, mas as causas da morte devem ser apuradas pelo trabalho de perícia. Testemunhas relatam que a mulher estava saindo trabalhar, como de costume, por volta das cinco horas. Ainda segundo relatos de moradores próximos, o homem era o seu ex-companheiro.

Delegado esclarece detalhes de homicídio ocorrido no interior de Tunápolis. O delegado, ERIC ROSADA, coordenador Divisão de Investigação Criminal de São Miguel do Oeste, conclui o inquérito sobre a morte de VALTER SELVINO FORCELINI, ocorrida no dia 16 de abril, em Tunápolis. Um casal foi preso, suspeito pelo assassinato de idoso. Conforme o delegado, as investigações revelaram que os autores induziram a vítima a encontra-los no interior de Tunápolis, onde ocorreu a morte, sob o falso pretexto de vender armas de fogo deforma clandestina. Ao chegar ao local, com o dinheiro para a possível compra das armas, no valor de 15 mil reais, os autores tentaram dopar a vítima, induzindo-a ingerir um líquido que continha alta dosagem de medicamento sedativo, com a finalidade de dopá-la e levar o dinheiro.

O homem recusou ingerir a bebida e acabou sendo morto com três disparos de arma de fogo na região da nuca. O casal levou o dinheiro que a vítima havia sacado para compra das armas. O delegado ERIC ROSADA lembra que os suspeitos estavam presos desde o diatrês de agosto, ocasião em que foram cumpridas ordem de prisão temporária e busca e apreensão em suas residências. Durante as buscas, foi apreendida uma cartela de medicação idêntica à utilizada para sedar a vítima, além de um revólver calibre. Os exames periciais realizados pela Polícia Científica confirmaram que os disparos que mataram VALTER FORCELINI partiram do revólver apreendido em poder dos suspeitos do crime, um homem e uma mulher, ambos com 43 anos de idade.

O Poder Judiciário da Comarca de Itapiranga decretou a prisão preventiva dos suspeitos, os quais responderão ao processo criminal presos. O Delegado salienta que as investigações apontaram que um dos suspeitos era foragido do sistema penitenciário do Paraná, sendo procurado pela prática de crimes de roubo e tentativa de homicídio, entre outros, sendo cumpridos outros dois mandados de prisão pelo qual era procurado. O suspeito residia no Santa Helena há dois anos, usando identificação falsa. VALTER FORCELINI foi encontrado morto, em meio a uma mata na região de fronteira do Brasil com a Argentina, na linha Raigão Alto, em Tunápolis. ERIC ROSADA informa que um dos presos está no presídio de São Miguel do Oeste, outro em Chapecó. Ambos foram indiciados por latrocínio, roubo seguido de morte. A pena prevista é de até 30 anos de prisão, além de multa.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.