ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quinta-feira 10 10 19

-TCU MANTÉM SUSPENSÃO DE CAMPANHA PUBLICITÁRIA DO PACOTE ANTI CRIME

-GOVERNO ANUNCIA CONCURSO PUBLICO PARA 600 AGENTES PENITENCIÁRIOS

-MUNICÍPIO RETOMA TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DAS ESTRADAS RURAIS

-CDL ESTIMA AUMENTO DE VENDAS PARA O DIA DAS CRIANÇAS EM CINCO POR CENTO

-TREVISAN NEGA RUMORES DE QUE PODE TROCAR O PSD PELO PSDB

-PM ANTEDE MAIS UMA TENTATIVA DE GOLPE POR WHATSAPP

-HOMEM MORRE ELETROCUTADO EM PROPRIEDADE RURAL

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 35 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos e meio para venda.

A Turquia iniciou nesta quarta-feira um ataque contra alvos curdos no nordeste da Síria. O governo turco anunciou que militares cruzaram a fronteira entre os dois países. Horas antes, houve uma ofensiva aérea na região. De acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos, a ofensiva deixou 11 pessoas mortas – oito delas eram civis. A entidade informou que as vítimas morreram por disparos feitos contra a cidade de Qamishli, de maioria curda.

O presidente DONALD TRUMP, disse nesta quarta-feira que há "uma chance muito boa" de que Estados Unidos e China cheguem a um acordo comercial. Os dois países devem voltar a negociar nesta quinta-feira. O quadro ainda é de incertezas sobre os efeitos da guerra comercial entre eles. A China que aumentar as compras anuais de produtos agrícolas dos Estados Unidos. A expectativa em relação à nova rodada de negociações têm impactado os mercados financeiros em todo o mundo - inclusive no Brasil.

A quarta-feira foi marcada por uma greve nacional e confrontos entre manifestantes e m forças de segurança em diferentes pontos do Equador. O presidente LENÍN MORENO se recusa a renunciar ou revogar as medidas de austeridade que desencadearam os protestos e tumultos. MORENO também acusa seu antecessor, RAFAEL CORREA, que está em autoexílio na Bélgica, de orquestrar um "golpe". As autoridades prenderam quase 700 pessoas em uma semana de manifestações e dezenas de policiais ficaram feridos.

O Tribunal de Contas da União decidiu nesta quarta-feira manter a suspensão da campanha publicitária que promove o pacote anticrime. Por seis votos a dois, os ministros mantiveram a decisão provisória do ministro VITAL DO RÊGO que determinou a suspensão nesta terça-feira. O ministro BRUNO DANTAS criticou a campanha e disse que o governo embutiu no pacote a “sua visão de mundo” e que qualquer um que ouse divergir da visão será taxado como defensor do crime. Entregue ao Congresso em fevereiro, o pacote prevê mudanças legais para, segundo o governo, tornar mais efetivo o combate à corrupção, ao crime organizado e aos crimes violentos.

O secretário de Avaliação do Ministério da Economia, ALEXANDRE MANOEL, afirmou que a proposta de reforma tributária do governo vai prever a revisão até 2022 de cerca de 100 bilhões de reais concedidos por meio de subsídios. A proposta deve ser enviada ao Congresso Nacional nas próximas semanas. O ministro da Economia, PAULO GUEDES, tem dito que espera aprovar as mudanças ainda neste ano. No ano passado, os subsídios concedidos pelo governo corresponderam a quatro por cento do Produto Interno Bruto, chegando a 314 bilhões. Segundo o secretário ALEXANDRE MANOEL, a ideia é reduzir os incentivos nos próximos anos a dois por cento do PIB.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quarta-feira que "por enquanto" permanecerá no PSL e comparou a crise no partido a uma "briga de marido e mulher". Na terça-feira, o presidente disse a um apoiador para "esquecer" o PSL, o que provocou a reação de integrantes da legenda no Congresso Nacional. Ontem, BOLSONARO se reuniu no Planalto com deputados do PSL. Ele também disse que “o pessoal quer um partido diferente, atuante, mas o partido está estagnado”. O Ministério Público e a Polícia Federal apuram suspeitas de candidaturas-laranja, de fachada, do PSL em estados como Minas Gerais e Pernambuco.

A Secretaria da Educação divulgou nesta quarta-feira o calendário para o ano letivo 2020 e também as próximas etapas do concurso que irá convocar dois mil novos profissionais para a rede estadual. As aulas vão começar no dia 6 de fevereiro e terminam no dia 16 de dezembro. A partir de segunda-feira começa o processo de rematrícula, que será feita pela internet. A rede pública estadual atende cerca de 520 mil alunos em mil e 71 escolas.ições de ensino.

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa lançou nesta quarta-feira o concurso público para 600 vagas de agente prisional em Santa Catarina. O concurso foi prometido em maio pelo governo do Estado. Nesta semana, definiu-se a banca responsável pelo processo seletivo. As inscrições começam no dia 14 de outubro, próxima segunda-feira, e vão até 13 de novembro. A primeira etapa da prova está prevista para 1º de dezembro em sete cidades: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.

A Câmara dos Deputados promoveu, agora à pouco, uma sessão solene para homenagear a ACAERT. A proposição é do deputado federal de Santa Catarina, DARCI DE MATOS. Essa foi a primeira vez que o Parlamento brasileiro reconhece a atuação da entidade que vai completar 39 anos no mês que vem. Para o presidente da ACAERT, MARCELLO PETRELLI, muito mais do que marcar uma data, trata-se do reconhecimento da relevância da atuação da entidade em favor da sociedade catarinense. A ACAERT representa 258 emissoras de rádio e 22 emissoras de televisão em Santa Catarina.

A Agência do Trabalho de São Miguel do Oeste está em novo endereço a partir deste mês. O novo local de atendimento ao público é o Caic, na Rua John Kennedy no Bairro São Luiz. O órgão pertence à Secretaria Especial do Trabalho e Previdência e está vinculado ao Ministério da Economia. O principal serviço é a emissão da Carteira de Trabalho e cadastro e análise de recursos de Seguro Desemprego. A agencia faz aproximadamente 400 atendimentos por mês. O serviço é prestado por um servidor efetivo e um estagiário. A carteira de trabalho é emitida na hora.

A Secretaria de Obras retomou nesta semana os trabalhos de recuperação das estradas no interior do município. A informação é do secretário da pasta, VILMAR BONORA. De acordo com ele, a ação estava suspensa há cerca de 20 dias devido à estiagem que atingiu a região Extremo Oeste. Com a volta da chuva nos últimos dias, a equipe voltou a campo e está realizando as melhorias. Segundo BONORA, neste momento, os trabalhos estão concentrados nas estradas que receberam britagem. Ele destacou que as comunidades beneficiadas neste primeiro momento são as Linhas Pinheirinho, Juvêncio e Jacutinga.

Além da ação no interior do município, a equipe da secretaria de Obras também está trabalhando no parque de Exposições da Faismo. A afirmação é do secretário, VILMAR BONORA. Ele disse que a secretaria está trabalhando na aberturas de estradas e preparação do solo para o estacionamento. BONORA comentou que a atividade está ocorrendo na nova área adquirida para a Faismo. Ele comentou que o trabalho é intenso e deve seguir pelas próximas semanas. Já no interior, a próxima comunidade a ser beneficiada será a de Alto Guamirim. VILMAR BONORA lembrou que no último mês, a equipe trabalhou apenas no transporte de água para as propriedades do interior.

A secretaria de Urbanismo colocou uma equipe para trabalhar na limpeza e organização do parque de exposições Rineu Gransotto. De acordo com a secretaria MARLI DA ROSA, um das ações é a reforma de banheiro. Além disso, a equipe está executando pequenas adequações, como por exemplo, aspectos da acessibilidade nos pavilhões. MARLI disse que outra equipe está atuando no centro da cidade e na Waldemar Rangrab. Ela comentou que o objetivo é deixar a cidade e o parque limpos e organizados para a Faismo deste ano.

O município começou nesta semana a campanha de vacinação contra o sarampo. De acordo com a coordenadora da imunização, DEBORA CASAGRANDE, a procura pelo medicamento foi grande nos dois primeiros dias. Ela reforçou que o objetivo da campanha é avaliar e atualizar o caderno de vacinas para aplicar a dose que protege contra o sarampo. Até agora, 60 crianças foram levadas para o posto de saúde. A campanha é voltada para criança com idades entre seis meses e cinco anos. A vacinação contra o sarampo foi retomada em razão da confirmação de casos da doenças em diversas regiões do país. A campanha vai até o dia 25 deste mês.

O Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo está marcado para o dia 19 de outubro, sábado da semana que vem. Nesse dia, haverá atendimento somente no posto de centro, das oito horas da manhã as cinco da tarde, sem fechar ao meio dia. De acordo com a coordenadora da campanha, DEBORA CASAGRANDE, a segunda etapa da vacinação será entre os dias 18 a 30 de novembro e o público alvo são adultos com idades entre 20 e 29 anos. Nesta etapa, o Dia D será em 30 de novembro, que também é a data final da campanha. DEBORA reforçou que é importante apresentar o Cartão SUS e caderneta ou cartão de vacinas para receber a dose do medicamento.

A Fetaesc vai promover uma assembleia geral na semana que vem para a abertura do processo eleitoral da nova diretoria da federação. No dia 15, terça-feira, o conselho político da entidade vai reunir as 17 regionais espalhadas por Santa Catarina. Na quarta-feira, dia 16, ocorre a assembleia com a participação dos sindicatos filiados. Nesse evento, a federação vai definir os detalhes do processo eleitoral, como por exemplo, o prazo para inscrições das chapas e o dia da eleição dos novos diretores. Neste ano, a Fetaesc vai eleger a nova diretoria para o mandato 2020-2024. Para o atual presidente, VALTER DRESCH, esse é um momento histórico para a federação.

O sindicalista VALTER DRESCH vai tentar uma nova reeleição no comando da federação dos trabalhadores na agricultura de Santa Catarina. Ele disse que está há 20 anos na federação e que vai colocar o nome a disposição para permanecer à frente da entidade. VALTER comentou que a decisão de concorrer a uma nova reeleição foi tomada em conjunto com o grupo que está na diretoria da entidade.

O comércio de São Miguel do Oeste tem uma projeção bastante otimista para o dia das crianças deste ano. A expectativa da CDL é que as vendas aumentem cinco por cento na comparação com o ano passado. De acordo com o presidente da entidade, IVANDRO SPENGLER, a data é muito importante para o setor. Ele comentou que as empresas se prepararam para a data com mercadorias especificas para o público infantil. SPENGLER comentou que o dia das crianças vai movimentar a economia local, fazer o dinheiro circular e beneficiar outros setores além do comércio. A previsão é de grande procura por presentes hoje e amanhã.

Datas, como o dia das crianças, são importantes para o comércio. O comentário é do presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER. Ele disse que períodos como o dia das Maes, dos pais, dos namorados e o Natal estimulam a venda de presentes e garantem renda para as empresas. Apesar de incentivar o consumo, é preciso ter cuidado para que essa questão não se torne uma dor de cabeça para consumidor e empresários. As datas, segundo SPENGLER, não podem ser um convite para o consumo irresponsável.

O Conder lançou o processo de seleção para contratação dos técnicos que vão atuar no novo serviço de emissão de licenças ambientais. O consórcio vai contratar, via concurso público, cinco profissionais: um biólogo, umagrônomo, um engenheiro civil, um engenheiro sanitarista e um geólogo. As cargas são de 20 e 40 horas. A previsão do consórcio é fazer o concurso neste ano e começar a prestação do serviço de licenciamento ambiental a partir de janeiro do ano que vem. Os interessados em participar do concurso podem obter as informações completas do concurso no site da Ameosc.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, que também preside a Ameosc está cumprindo agenda em Florianópolis. Um dos principais assuntos da viagem é o Aeroporto Hélio Wasum. Ontem pela manhã, o prefeito se reuniu com a Bancada do Oeste e pediu a destinação de emendas para a adequação do aeroporto a fim de receber voos regulares. TREVISAN também pediu o envolvimento dos deputados para a obtenção de recursos que garantam as obras de melhorias nas BRs 282 e 163. O assunto será pauta de outra reunião que o prefeito terá no Deinfra. Hoje, ele vai se reunir com deputados, IMA e Ministério Público para discutir a demora no processo de análise e liberação de licenças ambientais. Ele também terá audiências nas secretarias de Administração e de Infraestrutura.

Os deputados da Bancada do Oeste vão solicitar audiências com os ministros da Infraestrutura, TARCÍSIO FREITAS, e da Casa Civil, ONYX LORENZONI, para tratar das obras das rodovias federais da região, especialmente da BR-282 e da BR-163. A informação é da coordenadora do Colegiado, deputada MARLENE FENGLER explicou que a intenção é exigir do governo federal a liberação dos recursos para as obras. A deputada disse que os parlamentares vão pedir explicações para a não liberação de 19 milhões anunciados há cerca de duas semanas. Até agora, o dinheiro não foi colocado à disposição do Dnit.

O prefeito de São Miguel do Oeste negou, nesta quarta-feira, que esteja de saída do PSD. WILSON TREVISAN não confirmou a informação de que estaria trocando a sigla pelo PSDB. Ele disse que essa é uma possibilidade que não existe, já que ele foi eleito pelo PSD e vai continuar na agremiação. Nesta quarta-feira, a informação de que o prefeito poderia trocar de partido movimentou os bastidores da política local. Lideranças de pelo menos três partidos entraram em contato com a Peperi para relatar a suposta mudança do prefeito. TREVISANcomentou que tem amigos no PSDB, mas não teve nenhuma conversa sobre um possível ingresso no partido.

O prefeito WILSON TREVISAN confirmou que existem tratativas a nível nacional para a unificação do PSD, DEM e PSDB. Ele comentou que talvez as pessoas tenham confundido essa informação e imaginado que ele estava trocando de sigla. As direções nacionais estão discutindo a fusão das três siglas em uma única legenda para disputar as eleições de 2022. As conversas começaram há poucos meses e ainda são incipientes. Um dos principais articuladores é o governador de São Paulo, JOAO DÓRIA. TREVISAN disse que está acompanhando esse movimento, mas que não tem informações se ele vai avançar ou não na região.

O deputado estadual e ex-presidente do PSDB de Santa Catarina, MARCOS VIEIRA, garantiu que não existe nenhum tipo de conversa com WILSON TREVISAN, mas que o nome “é um bom quadro”. O parlamentar confirmou, no entanto, que existe um diálogo bem adiantado entre o PSDB e o ex-deputado GELSON MERISIO. Candidato a governador em 2018, MERISIO saiu do PSD e pode ingressar no PSDB. A presidente local dos tucanos, CRIS ZANATTA, não entrou em detalhes, mas disse que não houve nenhuma conversa com TREVISAN sobre a troca do PSD pelo PSDB. CRIS foi candidata a prefeita em 2016 e um dos nomes do partido para a eleição do ano que vem.

Um homem com mais de 60 passagens policiais foi preso na madrugada desta quinta-feira em Guarujá do Sul. Uma guarnição da PM fez rondas nas proximidades da gruta e abordou um Corsa com dois ocupantes. O motorista, de 33 anos, estava em visível estado de embriaguez. Ele foi o bafômetro e o equipamento confirmou que ele havia consumido bebida de álcool. O homem tem dezenas de passagens pela policia. O Corsa foi apreendido por estar com o licenciamento vencido e o motorista estava com a Carneira de Habilitação suspensa. O passageiro foi liberado do local.

A Polícia Militar atendeu mais uma caso de tentativa de estelionato aplicado via whatsApp no município. O fato aconteceu por volta das três horas da tarde. A vítima ligou para a PM e relatou que recebeu uma mensagem de um contato pedindo dois mil reais. A solicitação foi para fazer um depósito bancário ainda ontem. A vítima suspeitou que o telefone tivesse sido hackeado e não fez a transferência do valor. A Polícia fez o boletim e vai encaminhar o caso para a Polícia Civil.

Um homem morreu eletrocutado nesta quarta-feira no interior de Ipora do Oeste. O acidente aconteceu por volta das oito e meia da noite em uma propriedade rural na linha Monte Maria. O suinocultor HEITOR SIMON, de 52 anos, foi encontrado sem vida dentro de um chiqueiro. Segundo a família, ele estava limpando o local com um aparelho lava jato. Os bombeiros de Iporã do Oeste foram acionados e encontraram a vítima deitada no corredor do chiqueiro, ao lado do equipamento. A esposa da vítima, que estava em estado de choque, teve que ser levada para atendimento médico no hospital da cidade.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.