ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 10-10-2019 Quinta-feira

-TCU MANTÉM SUSPENSÃO DE CAMPANHA PUBLICITÁRIA DO PACOTE ANTI CRIME

-GOVERNO ANUNCIA CONCURSO PUBLICO PARA 600 AGENTES PENITENCIÁRIOS

-ESCOLAS IRÃO VOTAR PLANOS DE GESTÃO ENTRE OS DIAS 23 E 25 DE OUTUBRO

-APP DA ESCOLA DE SÃO LOURENÇO TEM PROJETO CLASSIFICADO EM CONCURSO DO IMA

-NÚCLEO DO COMÉRCIO DA AEST PROMOVE CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE BRINQUEDOS

-COMUNIDADE REALIZA SÁBADO A DÉCIMA PRIMEIRA ROMARIA EM HONRA A NOSSA SENHORA APARECIDA

-POLICIAL APOSENTADO QUE ATUOU NA REGIÃO MORRE EM ACIDENTE DE CAMINHÃO NO MATO GROSSO

-IML CONFIRMA O CHOQUE ELÉTRICO COMO CAUSA DA MORTE DE AGRICULTOR


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 35 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos e meio para venda.


A Turquia iniciou nesta quarta-feira um ataque contra alvos curdos no nordeste da Síria. O governo turco anunciou que militares cruzaram a fronteira entre os dois países. Horas antes, houve uma ofensiva aérea na região. De acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos, a ofensiva deixou 11 pessoas mortas – oito delas eram civis. A entidade informou que as vítimas morreram por disparos feitos contra a cidade de Qamishli, de maioria curda.


O presidente DONALD TRUMP, disse nesta quarta-feira que há "uma chance muito boa" de que Estados Unidos e China cheguem a um acordo comercial. Os dois países devem voltar a negociar nesta quinta-feira. O quadro ainda é de incertezas sobre os efeitos da guerra comercial entre eles. A China que aumentar as compras anuais de produtos agrícolas dos Estados Unidos. A expectativa em relação à nova rodada de negociações têm impactado os mercados financeiros em todo o mundo - inclusive no Brasil.


A quarta-feira foi marcada por uma greve nacional e confrontos entre manifestantes e m forças de segurança em diferentes pontos do Equador. O presidente LENÍN MORENO se recusa a renunciar ou revogar as medidas de austeridade que desencadearam os protestos e tumultos. MORENO também acusa seu antecessor, RAFAEL CORREA, que está em autoexílio na Bélgica, de orquestrar um "golpe". As autoridades prenderam quase 700 pessoas em uma semana de manifestações e dezenas de policiais ficaram feridos.



O Tribunal de Contas da União decidiu nesta quarta-feira manter a suspensão da campanha publicitária que promove o pacote anticrime. Por seis votos a dois, os ministros mantiveram a decisão provisória do ministro VITAL DO RÊGO que determinou a suspensão nesta terça-feira. O ministro BRUNO DANTAS criticou a campanha e disse que o governo embutiu no pacote a “sua visão de mundo” e que qualquer um que ouse divergir da visão será taxado como defensor do crime. Entregue ao Congresso em fevereiro, o pacote prevê mudanças legais para, segundo o governo, tornar mais efetivo o combate à corrupção, ao crime organizado e aos crimes violentos.


O secretário de Avaliação do Ministério da Economia, ALEXANDRE MANOEL, afirmou que a proposta de reforma tributária do governo vai prever a revisão até 2022 de cerca de 100 bilhões de reais concedidos por meio de subsídios. A proposta deve ser enviada ao Congresso Nacional nas próximas semanas. O ministro da Economia, PAULO GUEDES, tem dito que espera aprovar as mudanças ainda neste ano. No ano passado, os subsídios concedidos pelo governo corresponderam a quatro por cento do Produto Interno Bruto, chegando a 314 bilhões. Segundo o secretário ALEXANDRE MANOEL, a ideia é reduzir os incentivos nos próximos anos a dois por cento do PIB.


O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quarta-feira que "por enquanto" permanecerá no PSL e comparou a crise no partido a uma "briga de marido e mulher". Na terça-feira, o presidente disse a um apoiador para "esquecer" o PSL, o que provocou a reação de integrantes da legenda no Congresso Nacional. Ontem, BOLSONARO se reuniu no Planalto com deputados do PSL. Ele também disse que “o pessoal quer um partido diferente, atuante, mas o partido está estagnado”. O Ministério Público e a Polícia Federal apuram suspeitas de candidaturas-laranja, de fachada, do PSL em estados como Minas Gerais e Pernambuco.


A Secretaria da Educação divulgou nesta quarta-feira o calendário para o ano letivo 2020 e também as próximas etapas do concurso que irá convocar dois mil novos profissionais para a rede estadual. As aulas vão começar no dia 6 de fevereiro e terminam no dia 16 de dezembro. A partir de segunda-feira começa o processo de rematrícula, que será feita pela internet. A rede pública estadual atende cerca de 520 mil alunos em mil e 71 escolas.ições de ensino.


A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa lançou nesta quarta-feira o concurso público para 600 vagas de agente prisional em Santa Catarina. O concurso foi prometido em maio pelo governo do Estado. Nesta semana, definiu-se a banca responsável pelo processo seletivo. As inscrições começam no dia 14 de outubro, próxima segunda-feira, e vão até 13 de novembro. A primeira etapa da prova está prevista para 1º de dezembro em sete cidades: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.


A Câmara dos Deputados promoveu, agora à pouco, uma sessão solene para homenagear a ACAERT. A proposição é do deputado federal de Santa Catarina, DARCI DE MATOS. Essa foi a primeira vez que o Parlamento brasileiro reconhece a atuação da entidade que vai completar 39 anos no mês que vem. Para o presidente da ACAERT, MARCELLO PETRELLI, muito mais do que marcar uma data, trata-se do reconhecimento da relevância da atuação da entidade em favor da sociedade catarinense. A ACAERT representa 258 emissoras de rádio e 22 emissoras de televisão em Santa Catarina.


-ESCOLAS IRÃO VOTAR PLANOS DE GESTÃO ENTRE OS DIAS 23 E 25 DE OUTUBRO

-APP DA ESCOLA DE SÃO LOURENÇO TEM PROJETO CLASSIFICADO EM CONCURSO DO IMA

-NÚCLEO DO COMÉRCIO DA AEST PROMOVE CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE BRINQUEDOS

-COMUNIDADE REALIZA SÁBADO A DÉCIMA PRIMEIRA ROMARIA EM HONRA A NOSSA SENHORA APARECIDA


Belmonte implanta Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. O ato de nomeação dos membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, COMDEMA, foi realizado na quarta-feira. O conselho é formado por representantes do Poder Executivo, do Poder Legislativo, técnicos da área, servidores da rede municipal de ensino, entidades ambientais, igrejas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e duas pessoas da comunidade. Na reunião, ocorreu à eleição da coordenação do conselho, sendo eleita como presidente KARLA MULLER MORANDIN, vice-presidente ADRIELA DO CARMO SPENGLER, secretária SIRLENE FIORI e vice-secretário, EVANDRO CARLOS DECOL. A reunião ordinária dos membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente será realizada uma vez ao mês, sempre na segunda quarta-feira. A próxima reunião ficou agendada para o dia 13 de novembro, às oito horas, no auditório da Câmara de Vereadores.


Hemosc esclarece dúvidas sobre doação de sangue para ajudar menina de Tunápolis com leucemia. CAMILA ROYER está com quatro meses de idade. Ela é filha de EDIANI e JAIR ROYER, de linha Pitangueira, Tunápolis. Segundo o pai, a suspeita inicial era que a criança estivesse com gripe, mas há cerca de uma semana veio o diagnóstico de leucemia, comprovado por exame de sangue. A menina está internada em Chapecó. De acordo com a assistente social do Hemosc de Chapecó, ELIANA RIBICKI, a doação de sangue para a Camila gerou uma grande mobilização popular. Ela orienta que apesar da comoção que o caso gerou, as pessoas venham com calma para fazer a doação, e principalmente, entrem em contato com o Hemosc primeiro para o agendamento. A assistente social explica que tanto para a menina Camila, como para outros pacientes que estão precisando, os tipos de sangue com maior demanda são o O negativo, B negativo e O positivo. Ela lembra que o que a menina precisa são das plaquetas do sangue, mas por ser um bebe, o consumo diário é muito baixo. Eliana pede que as pessoas acessem o site do Hemosc, onde constam as orientações sobre quem pode doar, ou entrem em contato pelo (49) 3700 6400.


Apae de Descanso realiza eleição para escolha do casal de autodefensores. A eleição foi realizada na terça-feira, e nos dias anteriores as coordenadoras locais de autodefensoria, professora CAMILA CAPELESSO e a psicóloga DANIELA BRUGNEROTTO trabalharam com os candidatos as atribuições e competências dos autodefensores. Foram eleitos como autodefensores os alunos CINTIA BAZZO e DAVI DA SILVA, sendo seus suplentes GENI PIRES e RONEI PEREIRA. Houve empate, e o critério de desempate foi a idade dos alunos. Conforme a psicóloga, DANIELA BRUGNEROTTO, a Apae de Descanso realiza a eleição há cada três anos. Além da eleição local, ocorrem ainda as etapas regional e estadual, para as quais os eleitos em cada Apae podem se candidatar. DANIELA destaca que o casal de autodefensores defende o seu próprio direito e o de seus colegas, e são eleitos pelos próprios alunos. O casal participa de eventos, reuniões e apresenta as demandas da Apae.


Semana do lixo zero conscientiza para o reaproveitamento dos resíduos. As ações da semana do lixo zero serão realizadas em Iporã do Oeste e outras cidades do país de 18 a 27 de outubro. Conforme a engenheira sanitarista e ambiental e professora na Universidade Federal Fronteira Sul de Chapecó, JANAÍNA GOERCK, natural de Iporã do Oeste, no Brasil cada habitante gera cerca de um quilo de lixo por dia, o que representa 215 mil toneladas diárias. A engenheira enfatiza que apenas 59% dos resíduos produzidos no país têm um destino correto, já os outros 41% causam problemas sérios de poluição do meio ambiente. Para reduzir esse grande volume de lixo, JANAINA ressalta que é preciso repensar os hábitos de consumo, principalmente do plástico, que polui água, solo e ar. Além de diminuir o consumo, a engenheira ambiental cita que outra forma de reduzir o lixo é o reaproveitamento desse material, além da destinação correta do que realmente é descarte para o aterro. Como exemplo prático, JANAINA cita o uso das sacolas retornáveis, das garrafinhas de água e a separação dos resíduos em recicláveis, rejeitos e orgânicos, que podem ser destinados para compostagem.


Festa dos idosos abre a quadragésima primeira Oktoberfest na cidade. Programação iniciou na manhã desta segunda-feira. Conforme a secretária de Assistência Social, KARINE BERWANGER, mil e 400 idosos, dos 32 grupos de Itapiranga estão envolvidos. Pela manhã ocorreu missa no Complexo Oktober e pronunciamento de autoridades. O almoço é gratuito aos idosos do município. KARINE explica que foi estabelecido roteiro de ônibus contemplando todas as comunidades para facilitar o acesso das pessoas da terceira idade. A partir das 14 horas terá baile animado pela Bandinha Alegre aberto para comunidade e grupos de idosos de outros municípios da região. Segundo KARINE BERWANGER, na tarde de hoje também será realizado o concurso de Opa e Oma que é bastante aguardado pelos idosos.


Oktoberfest muda a rotina de Itapiranga. Público será expressivo a partir de amanhã na cidade. Segundo o coordenador de divulgação, JULIAN WILDNER, mais de seis mil metros quadrados de infraestrutura estão disponíveis para receber até 35 mil pessoas na festa pioneira no Brasil. O coordenador chama atenção para a expectativa gerada para o Show da Oktoberfest, às 20 horas desta sexta-feira. A apresentação vai retratar a vinda da Oktoberfest da Alemanha para o Brasil. WILDNER também destaca as apresentações culturais no Pavilhão B com a presença de grupos de danças folclóricas. Ingressos valorizam o uso do traje típico alemão completo. Nesta condição o valor será de 10 reais. Amanhã o valor normal será de 20 reais. Já no sábado a entrada será de 30 reais. No Complexo Jovem será cobrado 40 reais de ingresso. Também será oferecida meia entrada para as pessoas que possuem direito. Hoje e no domingo o acessos era gratuito. Todos devem apresentar documento com foto na entrada.


Comissão Organizadora registra grande demanda por alojamento durante a Oktoberfest. Hotéis estão lotados e restam poucas vagas em residências para alojamentos. De acordo com o coordenador de divulgação, JULIAN WILDNER, mais de mil e 200 pessoas já estão alojadas e com grande procura de pessoas de várias cidade das região. WILDNER considera que a equipe organizadora, voluntários e empresas proporcionaram decoração em locais públicos e estabelecimentos comerciais. As cores da Alemanha ganharam destaque na cidade e nos acessos evidenciando o clima de Oktoberfest. Amanhã e sábado também ocorre o desfile do Bierwagen e bandinhas típicas pelas principais ruas da cidade. A Associação Empresarial também estará envolvida na distribuição de chopp e convite para o público prestigiar as atrações no Complexo Oktober.


História de pioneira é destaque em concurso de literatura. Aluna de Itapiranga está entre os oito representantes de Santa Catarina na fase nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa. ISADORA HERSCHAFT CARDOSO, tem 12 anos, é aluna do sexto ano da escola municipal Bela Vista. Ela recebe orientação do professor JAIME KLEIN que relata a trajetória já percorrida. Ele lembra que a Olimpíada de Português teve lançamento nacional em fevereiro, em seguida foram realizadas oficinas em sala de aula. Dos 295 municípios, ISADORA está na entre os oito semifinalistas do estado, sendo a única representante da região oeste de Santa Catarina. Segundo o professor o projeto é desenvolvido pelo Itaú Social e o Ministério da Educação com a coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, Cenpec. ISADORA iniciou o projeto em parceria com o irmão gêmeo ELIAN.


O professor JAIME KLEIN lembra que a olimpíada tem por objetivo apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. O tema do concurso é “O lugar onde vivo”, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais. O professor explica que os alunos produziram textos em cinco gêneros literários. São eles: documentário,poema, memórias literárias, crônica e artigo de opinião. ISADORA CARDOSO contou a história de uma pioneira de 97 anos, residente na comunidade de Dourado. CATARINA REGITA THIEL, foi entrevistada e proporcionou muitas informações, sendo necessário selecionar uma ideia. Foi dado destaque para o fato ocorrido quando o marido de REGINA foi preso pelos militares em época que o idioma alemão era proibido na região. JAIME KLEIN relata que vários pioneiros de Itapiranga sofreram repressão no período da ditadura e este tema chama atenção no cenário nacional.


Professores também participam da Olimpíada de Língua Portuguesa. Presença no concurso ocorre por meio do relato de prática, no qual registram suas experiências com a realização das oficinas, descrevendo aprendizagens, descobertas, desafios e reflexões. De acordo com o professor JAIME KLEIN, a avaliação dos textos começou pela comissão escolar. Nas etapas municipal e estadual, serão selecionados os 569 estudantes e 443 professores semifinalistas. Em seguida, ocorreu a etapa regional. Na final, programada para dezembro, serão anunciados os 32 estudantes vencedores nacionais. As premiações incluem imersão pedagógica internacional para os professores e viagem cultural em território brasileiro para os estudantes. As escolas dos alunos vencedores receberão como prêmio acervo para reforço da biblioteca.


Núcleo do Comércio da AEST promove campanha de arrecadação de brinquedos para o dia das crianças. Segundo a coordenadora do núcleo, MARILEI SCHMIDT, podem ser doados brinquedos que não tem mais utilidade, em bom estado e limpos, para serem entregues a crianças carentes de Tunápolis e Santa Helena. MARILEI cita que é também uma oportunidade dos pais ensinarem aos seus filhos a importância do compartilhamento e da boa ação em ajudar a quem precisa. Conforme a coordenadora, nove empresas nucleadas dos dois municípios estão participando da campanha e recebendo os brinquedos. A entrega será feita no sábado, dia das crianças, pelos próprios nucleados. Serão contempladas crianças de famílias carentes, cadastradas e atendidas pelo setor de assistência social de Tunápolis e Santa Helena.


APP da escola de São Lourenço é classificada para receber Prêmio IMA de Educação Ambiental. A primeira edição do concurso é promovida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina. Conforme o diretor WAGNER FERRARI, a Associação de Pais e Professoras da Escola de Educação Básica de São Lourenço, Iporã do Oeste, foi classificada entre os 16 projetos dessa área em nível estadual. O diretor explica que a escola se inscreveu no concurso com o projeto “cuidando da água que bebemos”. O projeto iniciou em 2018, em função da Conferência Nacional Infanto Juvenil para o Meio Ambiente. FERRARI destaca que os alunos do sexto ao nono ano do projeto Ambial, desenvolvido pela escola, iniciaram a revitalização da fonte onde é captada a água que abastece o educandário e muitas famílias da comunidade de São Lourenço. Foram plantadas árvores, algumas inclusive produzidas na própria escola.


No dia 20 de novembro representantes da escola irão a Florianópolis receber troféu e um prêmio em dinheiro. O diretor ressalta que esse recurso oriundo da premiação do IMA será utilizado para a continuidade do projeto. WAGNER FERRARI lembra que todas as escolas tiveram a oportunidade de participar do concurso, mediante a inscrição de um projeto relacionado ao meio ambiente. Além da escola de São Lourenço, na região também se classificou uma escola municipal de Anchieta. Para o diretor, ações como estas são importantes para conscientizar os estudantes a preservar e cuidar do local onde vivem. Da mesma forma, avalia que além do conhecimento que é adquirido pelos estudantes, as informações também são compartilhadas nas famílias, ampliando os resultados positivos em prol do meio ambiente. O IMA possui 16 regionais no estado, e de cada uma delas uma escola foi classificada.


Votação dos planos para escolha dos novos gestores das escolas estaduais será realizada entre 23 e 25 de outubro. Segundo o orientador educacional na supervisão regional de Itapiranga e integrante da comissão da implantação dos planos de gestão das escolas estaduais, INÁCIO ROHDEN, os novos diretores assumem a partir de janeiro de 2020, com mandato de quatro anos. Ele explica que puderam se candidatar aos cargos professores efetivos da rede estadual. O plano de gestão teve que ser publicado até dia dois de outubro, e a partir disso, os candidatos tem prazo até dia 20 deste mês para fazer a defesa pública do plano nas escolas. Em cada unidade escolar tem uma comissão eleitoral que vai coordenar a apresentação dos planos e conduzir a votação. O orientador regional explica que as escolas podem escolher entre os dias 23, 24 ou 25 de outubro para fazer a votação dos planos. O horário de votação será entre as oito até as 20 horas, sem intervalo ao meio dia.


Para a escolha dos planos de gestão podem votar os professores efetivos ou ACTs que estão atuando na escola, demais profissionais do educandário, estudantes e pais e mães ou responsáveis pelos alunos. INÁCIO ROHDEN esclarece que o plano de gestão escolar contempla as metas de trabalho, projetos e demais atividades planejadas pelo candidato para implantação no educandário durante os quatro anos do mandato. Conforme o orientador educacional, para elaborar o plano cada candidato a direção colheu sugestões com os demais professores e estudantes, para atender as demandas apresentadas. Ele lembra que nas escolas em que há apenas um plano, a escolha será por aprovação, e em educandários com mais de um candidato vence o que tiver maior número de votos. Na regional de Itapiranga são 14 escolas estaduais. Duas escolas, a de São Vicente em Itapiranga e a Padre Vendelino Seidel de Iporã do Oeste tiveram mais de um plano de gestão. Em três escolas não houve candidatos, e dessa forma, a própria supervisão irá nomear um diretor que ocupa o cargo por dois anos.


Comunidade de Aparecida realiza neste sábado a décima primeira Romaria em honra a Nossa Senhora Aparecida. A romaria é realizada todos os anos no dia da santa, e este ano, o tema é “jovens ao encontro de Maria”. De acordo com o coordenador da Romaria INÁCIO ROTH, o evento já é tradicional, mas todos os anos têm novidades. Para a décima primeira edição, o coordenador cita que a missa inicia já no Toten de entrada da comunidade por volta das nove horas, com caminhada até o santuário, onde continua a celebração. Haverá local coberto e cadeiras para quem quiser se acomodar. INÁCIO ROTH enfatiza que a romaria é um momento de devoção, de agradecimento, e assim como nos anos anteriores, no sábado é esperado novamente grande presença de público. Ele lembra que a romaria também vivencia a história da comunidade, que este ano completa 65 anos de fundação, por iniciativa de 27 moradores que escolheram Nossa Senhora Aparecida como padroeira.


Ainda antes da celebração, haverá carreata com saída da cidade em direção a comunidade. O integrante da organização da romaria, ORLEI SOARES, explica que a carreata inicia às sete horas e 15 minutos da manhã de sábado em frente à sorveteria Goergem, descendo a rua em frente ao Cief. A procissão segue pela avenida Gustavo Fetter, com uma parada no terreno próximo ao trevo, onde segue a caminhada em direção a comunidade. ORLEI lembra que um carro de som irá acompanhar a carreata, com cantos e orações. A polícia acompanha o trajeto para garantir a segurança dos devotos. Segundo o tesoureiro da Associação de Moradores de linha Aparecida, VALDOIR TERHORST, o almoço no sábado será servido a partir das 11 horas e 30 minutos. Ele comenta que a expectativa é superar os 450 almoços servidos no ano passado. As fichas estão sendo vendidas a 20 reais, com a diretoria e vários pontos de venda na cidade. Na hora o valor do almoço será de 25 reais. As 14 horas inicia o matiné com a Banda Foneboys.


-POLICIAL APOSENTADO QUE ATUOU NA REGIÃO MORRE EM ACIDENTE DE CAMINHÃO NO MATO GROSSO

-IML CONFIRMA O CHOQUE ELÉTRICO COMO CAUSA DA MORTE DE AGRICULTOR


PMR apreende cinco mil reais em mercadorias contrabandeadas. Por volta das 22 horas e 25 minutos de ontem, na SC 157 em São Lourenço do Oeste, a Polícia Militar Rodoviária, ao realizar uma operação em frente ao posto rodoviário, abordou um Eco Sport de Chapecó, conduzido por um homem de 24 anos. No carro a polícia encontrou três volumes de mercadorias contrabandeadas no valor aproximado de cinco mil reais. Diante do nervosismo do condutor foi efetuada uma busca mais criteriosa. Em um compartimento camuflado foram localizadas duas caixas de anabolizantes também oriundos do Paraguai. As mercadorias foram apreendidas e encaminhadas para as providências cabíveis.


Negociação de venda inicia no WhatsApp e termina com moto furtada. Um morador de Maravilha foi até SMOeste após marcar um encontro através com uma pessoa interessada em comprar sua moto. O encontro foi marcado para que o suposto comprador pudesse ver o veículo, no entanto, apareceu no local um rapaz se identificando como sobrinho da pessoa que estava negociando. O rapaz teria pedido emprestado o celular da vítima e efetuado uma ligação para o suposto tio, solicitando que ele fizesse o depósito do valor combinado. Conforme o Boletim de Ocorrência, logo após a ligação a vítima recebeu uma mensagem de celular, confirmando a transação financeira em formato de TED. A vítima confirmou que o valor supostamente depositado era aquele combinado e que os dados pertenciam ao interessado que inicialmente contatou. O autor do furto pediu para testar a moto, mas não retornou mais. O proprietário tentou procurar nas redondezas, porém, não conseguiu mais localizar o autor do furto e nem a moto.


IML confirma o choque elétrico como causa da morte de agricultor de Iporã do Oeste. O acidente de trabalho ocorreu por volta das 20 horas 30 minutos desta quarta-feira, em uma propriedade na linha Monte Maria. O suinocultor HEITOR SIMON, 52 anos, realizava serviços com um lava jato no chiqueiro da propriedade, quando ocorreu o acidente. Os bombeiros de Iporã do Oeste foram acionados, e encontraram a vítima deitada no corredor do chiqueiro, ao lado do aparelho que manuseava, já sem sinais vitais. Vizinhos realizaram o corte da energia elétrica. A Polícia Militar de Iporã do Oeste, Polícia Civil e Instituto Geral de Perícias, IGP, também foram acionados. O corpo foi encaminhado ao IML para necropsia. A guarnição dos bombeiros atendeu ainda, a esposa da vítima, que estava em estado de choque. A mulher foi encaminhada ao hospital.


Na manhã de hoje, o IML confirmou o choque elétrico pelo lava jato como sendo a causa da morte do agricultor HEITOR SIMON, de 52 anos. Em função do médico legista do IML de SMOeste estar de folga, o corpo foi encaminhado na noite de ontem ao IML de Chapecó. Ainda antes do meio dia o corpo já havia chegado a SMOeste, e foi liberado para o translado a Iporã do Oeste e o velório na comunidade de Monte Maria. O sepultamento está previsto para as 17 horas no cemitério da comunidade.


Policial rodoviário aposentado que atuou na região morre em acidente de caminhão no Mato Grosso. JORGE KESSLER, 46 anos, policial aposentado, natural de Itapiranga, atuou em municípios da região antes de se aposentar. Segundo informações obtidas pela reportagem da Rádio Oeste, KESSLER se aposentou na metade deste ano, e foi para a região do Mato Grosso trabalhar com caminhão. Por volta de uma hora e 30 minutos da madrugada desta quinta-feira ele teria sofrido um acidente de caminhão na BR 364 e morrido. Informações obtidas até o momento apontam que a carreta que ele dirigia teria apresentado problemas mecânicos e o veículo acabou saindo da pista e capotando na serra São Vicente. O corpo foi encaminhado ao IML, e ainda não há informações sobre o velório.


JORGE KESSLER atuou cerca de três anos no posto 12 da Polícia Militar Rodoviária em Iporã do Oeste, por volta do ano 2000. Depois trabalhou no comando do posto 9 de Bom Jesus do Oeste. Atuou ainda no comando em Florianópolis, e retornou para a região de Bom Jesus do Oeste, onde trabalhou de agosto de 2014 até outubro de 2018. Em junho de 2019 passou para a reserva remunerada. O ex-policial deixa enlutadas suas duas filhas, de 16 e 19 anos, moradoras de Iporã do Oeste, e sua esposa no Mato Grosso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.