ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 10/10/2019

-TCU MANTÉM SUSPENSÃO DE CAMPANHA PUBLICITÁRIA DO PACOTE ANTI CRIME
-GOVERNO ANUNCIA CONCURSO PUBLICO PARA 600 AGENTES PENITENCIÁRIOS
-FILA DE ESPERA POR EXAMES DE ULTRASSOM É ZERADA EM PALMA SOLA
-HOSPITAL BUSCA AJUDA PARA QUITAR DÍVIDA DE 230 MIL REAIS
-ADESÃO AO SAQUE ANIVERSÁRIO DO FGTS JÁ PODE SER FEITA
-REFORMA TRIBUTÁRIA DEVE GERAR IMPACTOS EM PEQUENOS MUNICÍPIOS
-AVANÇAM ENCAMINHAMENTOS PARA DESVINCULAR A CÂMARA DO EXECUTIVO
-SJCEDRO CONQUISTA 4º LUGAR NO PRÊMIO NACIONAL “BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO PÚBLICA”
-HOMEM É AGREDIDO POR PROPRIETÁRIO DE BAR NO INTERIOR DE GUARUJÁ DO SUL
-AGRICULTOR MORRE AO SOFRER CHOQUE ELÉTRICO EM PROPRIEDADE

O tempo é ensolarado. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 35 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos e meio para venda.

A Turquia iniciou nesta quarta-feira um ataque contra alvos curdos no nordeste da Síria. O governo turco anunciou que militares cruzaram a fronteira entre os dois países. Horas antes, houve uma ofensiva aérea na região. De acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos, a ofensiva deixou 11 pessoas mortas – oito delas eram civis. A entidade informou que as vítimas morreram por disparos feitos contra a cidade de Qamishli, de maioria curda.

O presidente DONALD TRUMP, disse nesta quarta-feira que há "uma chance muito boa" de que Estados Unidos e China cheguem a um acordo comercial. Os dois países devem voltar a negociar nesta quinta-feira. O quadro ainda é de incertezas sobre os efeitos da guerra comercial entre eles. A China que aumentar as compras anuais de produtos agrícolas dos Estados Unidos. A expectativa em relação à nova rodada de negociações têm impactado os mercados financeiros em todo o mundo - inclusive no Brasil.

A quarta-feira foi marcada por uma greve nacional e confrontos entre manifestantes e m forças de segurança em diferentes pontos do Equador. O presidente LENÍN MORENO se recusa a renunciar ou revogar as medidas de austeridade que desencadearam os protestos e tumultos. MORENO também acusa seu antecessor, RAFAEL CORREA, que está em autoexílio na Bélgica, de orquestrar um "golpe". As autoridades prenderam quase 700 pessoas em uma semana de manifestações e dezenas de policiais ficaram feridos.

O Tribunal de Contas da União decidiu nesta quarta-feira manter a suspensão da campanha publicitária que promove o pacote anticrime. Por seis votos a dois, os ministros mantiveram a decisão provisória do ministro VITAL DO RÊGO que determinou a suspensão nesta terça-feira. O ministro BRUNO DANTAS criticou a campanha e disse que o governo embutiu no pacote a “sua visão de mundo” e que qualquer um que ouse divergir da visão será taxado como defensor do crime. Entregue ao Congresso em fevereiro, o pacote prevê mudanças legais para, segundo o governo, tornar mais efetivo o combate à corrupção, ao crime organizado e aos crimes violentos.

O secretário de Avaliação do Ministério da Economia, ALEXANDRE MANOEL, afirmou que a proposta de reforma tributária do governo vai prever a revisão até 2022 de cerca de 100 bilhões de reais concedidos por meio de subsídios. A proposta deve ser enviada ao Congresso Nacional nas próximas semanas. O ministro da Economia, PAULO GUEDES, tem dito que espera aprovar as mudanças ainda neste ano. No ano passado, os subsídios concedidos pelo governo corresponderam a quatro por cento do Produto Interno Bruto, chegando a 314 bilhões. Segundo o secretário ALEXANDRE MANOEL, a ideia é reduzir os incentivos nos próximos anos a dois por cento do PIB.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quarta-feira que "por enquanto" permanecerá no PSL e comparou a crise no partido a uma "briga de marido e mulher". Na terça-feira, o presidente disse a um apoiador para "esquecer" o PSL, o que provocou a reação de integrantes da legenda no Congresso Nacional. Ontem, BOLSONARO se reuniu no Planalto com deputados do PSL. Ele também disse que “o pessoal quer um partido diferente, atuante, mas o partido está estagnado”. O Ministério Público e a Polícia Federal apuram suspeitas de candidaturas-laranja, de fachada, do PSL em estados como Minas Gerais e Pernambuco.

A Secretaria da Educação divulgou nesta quarta-feira o calendário para o ano letivo 2020 e também as próximas etapas do concurso que irá convocar dois mil novos profissionais para a rede estadual. As aulas vão começar no dia 6 de fevereiro e terminam no dia 16 de dezembro. A partir de segunda-feira começa o processo de rematrícula, que será feita pela internet. A rede pública estadual atende cerca de 520 mil alunos em mil e 71 escolas.

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa lançou nesta quarta-feira o concurso público para 600 vagas de agente prisional em Santa Catarina. O concurso foi prometido em maio pelo governo do Estado. Nesta semana, definiu-se a banca responsável pelo processo seletivo. As inscrições começam no dia 14 de outubro, próxima segunda-feira, e vão até 13 de novembro. A primeira etapa da prova está prevista para 1º de dezembro em sete cidades: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.

A Câmara dos Deputados promoveu, agora à pouco, uma sessão solene para homenagear a ACAERT. A proposição é do deputado federal de Santa Catarina, DARCI DE MATOS. Essa foi a primeira vez que o Parlamento brasileiro reconhece a atuação da entidade que vai completar 39 anos no mês que vem. Para o presidente da ACAERT, MARCELLO PETRELLI, muito mais do que marcar uma data, trata-se do reconhecimento da relevância da atuação da entidade em favor da sociedade catarinense. A ACAERT representa 258 emissoras de rádio e 22 emissoras de televisão em Santa Catarina.

Agentes de combate a Dengue participam de capacitação. O coordenador do programa em SJCedro MARCOS BAGNARA explica que o treinamento na semana passada foi essencial para desenvolver um bom trabalho de vistoria e com maior efetividade. Lembra que há regras para serem seguidas nas vistorias e também para acessar estes imóveis. A Leis permitem verificação mesmo onde não há morar ou responsável, em caso de muitas denúncias. Ele afirma que há também orientações de como deve ser verificados os locais que podem acumular água, ou lixo. O fiscal sanitário explica que também houve dicas sobre a analise das armadilhas que ficam em pontos estratégicos e são verificadas todas as segundas-feiras. Neste ano SJCedro possui 42 focos do Aedes Aegipty e há amostras coletadas nesta semana que estão em análise no laboratório.

Fila de espera por exames de ultrassom é zerada em Palma Sola. De acordo com a secretária, DÉBORA PREVEDELLO, a administração fechou uma parceria com o município de Maravilha e iniciou os mutirões que eram de consultas e cirurgias, também para os ultrassons. Foram realizados em duas etapas, na primeira foram atendidos cem pacientes e na última mais 131 pessoas. Ela explica que a fila atrapalhava o fluxo de trabalho por que o exame é uma etapa que antecede outros encaminhamentos. De acordo com a secretária, foram investidos cerca de 16 mil reais no mutirão, através do Consórcio Intermunicipal de Saúde. DÉBORA afirma que é um avanço zerar essa fila que há alguns anos existia no município e se acumulava com 200 esperas. O exame e transporte são gratuitos. Nesse sábado mais 28 pessoas estarão sendo beneficiadas. Ela informa que o município está fazendo também mutirão para cirurgia de joelhos e há duas semanas 15 pacientes realizaram avaliação e agora aguardam exames para retornar ao especialista. Nesse caso os procedimentos são feitos através da parceria com o estado.

Guaraciaba encaminha mais 80 procedimentos em oftalmologia. A informação é da Secretária de Saúde DAIANE DORIGON. Ela explica que os pacientes que estão sendo encaminhados fazem parte da lista de espera, e que dentre os procedimentos realizados estão consultas, exames e cirurgias de catarata e pterígio. Segundo levantamento realizado são mais de 700 encaminhamentos em oftalmologia desde 2017, sendo exames, consultas e cirurgias. DAIANE explica ainda que os procedimentos são através do Governo do Estado de Santa Catarina e também através do CIS Ameosc, onde o município aumentou o repasse neste ano.

Campanha de Vacinação contra o Sarampo iniciou nesta semana em Princesa. A secretária de Saúde, ANDREIA DE LIMA lembra que a campanha visa imunizar crianças com até cinco anos incompletos. A vacinação acontece deste ontem e se prolonga até o dia 25 de outubro na sala de vacina da Unidade Básica de Saúde. O setor atende das 7 e 30 às 11 e 30 e à tarde do meio dia e meia até 16 e 30. Nos dias dez e 17 o posto de saúde atenderá em horário especial, das 17 horas e 30 minutos até as 19 e 30. O dia "D" da campanha de vacinação de prevenção ao sarampo em Princesa será no sábado, dia 19 de outubro. O atendimento será das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio dia.

Presidente do hospital solicita apoio de vereadores e lideranças na busca e liberação de recursos. O presidente do hospital de SJCedro PEDRO TOIGO esteve na câmara para apresentar a situação da entidade que vem melhorando a cada ano, mas, ainda possui dívidas atrasadas, principalmente com médicos e funcionários. Ele informou que a dívida do hospital que foi de quase um milhão de reais está em cerca de 230 mil. Ele explica que o hospital tem conseguido receitas, mas, que são gastos para as despesas mensais. Já os valores das parcelas não estão sendo possíveis de arcar. O presidente pediu que todos os vereadores, mobilizem os deputados federais e estaduais para buscar mais recursos para custeio do hospital. Ele reconhece várias emendas e convênios firmados nos últimos anos mas que foram para obras e equipamentos. A administradora, MONICA DE TOLEDO deverá encaminhar um relatório com valores liberados e os pendentes. TOIGO comenta que tinha dois objetivos no cargo que era abater a dívida e contratar um médico 24 horas no hospital. As negociações com profissionais seguem, mas ele lamenta que possivelmente não conseguirá cumprir com o outro objetivo.

Os serviços feitos dentro das propriedades de SJCedro tem melhorado a condição de trabalho ao agricultores e aumentando a sanidade animal. A avaliação é do secretário da pasta, PEDRINHO CASARIN. Ele lembra que o programa de cascalhamento é bastante amplo e oferece serviços com vários tipos de máquinas, de acordo com a necessidade. Lembra que a prefeitura fornece o serviço gratuitamente em até três horas e se houver necessidade o excedente também tem custeio da metade do valor. Há parceria com empresas e moradores locais que terceirizam as máquinas e caminhões. O secretário percebe que estes trabalhos resultam em um melhor manejo dos animais, sem sujeira e barro acumulado. Ele comenta que as próprias laticínios e agroindústrias exigem cada vez mais higiene nas instalações. PEDRINHO revela que a adesão é grande e por isso foram divididas as áreas para serem beneficiadas. Antes disso existe uma reunião onde é apresentada a oferta de serviços, valores, prazos e são feitas as inscrições.

Adesão ao saque aniversário do FGTS já pode ser feita. O gerente da Caixa Economia Federal de SJCedro, LEANDRO MAIA explica que uma vez ao ano, no mês de aniversário, o empregado pode fazer um saque, do qual o cronograma e o limite de valor já pode ser visualizado no aplicativo. Haverá um percentual do salvo e ainda um parcela fixa. Outra possibilidade de saque de todo o valor do FGTS, é para os trabalhadores que estão há três anos desempregados. O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço também pode ser utilizado para financiamento da casa própria e aposentadoria. O gerente lembra que para conferir quanto de FGTS o trabalhador tem direito de saque, pode ser instalado no celular o aplicativo. O aplicativo irá mostrar de quais e quantas empresas poderá ser sacado o fundo, e como proceder para sacar este valor. Ele garante ainda que o saque desse valor não interfere em nada nos direitos trabalhistas. MAIA afirma que a agência de SJCedro está prestando esclarecimentos para as pessoas com dúvidas.

Loteamentos feitos via Associação Cedrense de Habitação visa reduzir o déficit habitacional. O vereador e integrante, INACIR GONÇALVES explica que o objetivo é que as pessoas possam construir a casa própria o mais rápido possível, e por isso, a prioridade é atender famílias que ainda não tem moradia. Ele explica que existe a parceria com a prefeitura que custeia toda infraestrutura no local, com redes de água e pavimentação. O contrato do mutuário prevê um prazo para início da construção. O vereador justifica que o objetivo é que as pessoas que realmente precisem possam usufruir do projeto. Já aqueles que não cumprem o prazo estipulado precisam pagar uma multa que corresponde ao valor investido pelo poder público, dividido entre cada lote. No caso do Santa Rita Dois os proprietários já fizeram o ressarcimento. Já outros agilizaram a edificação. São quatro casas prontas e com moradores e outras 18 em execução. GONÇALVEZ explica que são residências de médio a alto padrão.

Possível mudança na divisão do ICMS entre os municípios pode gerar quase um milhão de reais a mais por ano em Guarujá do Sul. Na última semana uma moção de apoio foi apresentada pelo líder do governo na câmara, CLEBER WESCHENFELDER, endereçada à Assembleia Legislativa e faz referência ao projeto de autoria do deputado JERRY COMPER que beneficia cidades com até 10 mil habitantes. O vereador esteve na Rádio Cedro e justificou que o objetivo é dar maior alcance aos recursos do ICMS aos pequenos municípios que tem a maior receita no FPM. Hoje em dia os valores transferidos são 85% distribuídos conforme a movimentação econômica e 15% divididos igualmente entre todos. A proposta do parlamentar mantém a divisão igualitária, porém altera para 82% o percentual conforme a movimentação econômica de cada município. Os 3% restantes seriam distribuídos igualmente aos municípios catarinenses com menos de 10 mil habitantes. O valor anual seria cerca de 900 mil reais para cada. O vereador afirma que o montante é expressivo e poderia ajudar em obras e ações importantes. A moção dele foi aprovada por todos os colegas.

Avançam os encaminhamentos visando desvincular a câmara do executivo de Princesa. O presidente, LEANDRO SCHEIN afirma que está ocorrendo uma união de esforços entre vereadores, administração e servidores para que em breve ocorra a mudança sugerida e recomendada pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas. Ele reconhece que ao longo do tempo está sendo cometido um erro em manter os poderes atrelados, mesmo que em partes. O presidente garante que há autonomia, pois a câmara possui CNPJ, sistema fiscal e orçamento próprio. O vínculo com o executivo atualmente é quanto aos funcionários que são cedidos da administração para câmara. Conforme LEANDRO já estão sendo feitas tratativas com a Ameosc para a organização do concurso público visando a formação do quadro de servidores próprios. Porém, como divulgado pela Rádio Cedro, neste ano não há mais datas disponíveis para o processo ser feito. Por isso o concurso deva ser lançado no início de 2020. A quantidade de vagas e cargos também estão sendo analisadas. Possivelmente serão dois efetivos e dois comissionados.

Vereadores de Anchieta analisam a divisão da área industrial. Segundo MARIO SIGNOR o assunto esteve em pauta na semana passada visando o parcelamento da área que fica localizada na margem da SC-305. Ele explica que este será um grande avanço, pois, a partir da divisão do terreno em sete lotes de metragens diferentes será possível também abrigar empresas. O vereador afirmou que o local fica há cerca de um quilômetro da cidade e foi desvalorizado antigamente. Ele destaca que houve conversa junto a administração para que fosse incluído no financiamento aprovado neste ano, a implantação de uma rede de energia trifásica para atender a demanda de possíveis indústrias que queiram se instalar. Ele destaca que há duas empresas interessadas e que deverão ocupar estes espaços. Uma terceira indústria está em negociação também para implantação em Anchieta. SIGNOR citou ainda outro projetoque visa aquisição de uma área para habitação de interesse social. Ele explica que existe um demanda por casa própria e após a compra do terreno deve ser formulado um programa e regras.

MDB busca manter ou ampliar o número de prefeituras “comandadas’ pelo partido. O coordenador microrregional da sigla, ARI PRESTES DE OLIVEIRA explica que a área compreendida entre Dionísio Cerqueira, Palma Sola, Anchieta, Princesa, Guarujá do Sul e SJCedro está mobilizada por várias lideranças que trabalham na busca de recursos com parlamentares, e a partir deste ano, visando também a eleição que ocorre dentro de um ano para às prefeituras e câmaras. Ele lembra que destes seis, três municípios tem prefeito do MDB: THYAGO GNOATTO em Dionísio Cerqueira, CLEOMAR MANTELLI em Palma Sola, além do prefeito e a vice de Princesa, EDILSON VOLKWEIS e DIANGELE MARMITT. Nos demais há pelo menos dois vereadores.ARI explica que no mês passado foram escolhidas pessoas como coordenadores para mobilizar jovens e mulheres, e também, para trazer novos nomes que possam agregar na disputa. Ele percebe que o trabalho de base, em acompanhar os pedidos em cada município, estava esquecido, mas está sendo aos poucos retomado.

Grande número de lideranças gera disputa interna nos partidos. O coordenador do MDB na regional de Dionísio Cerqueira, ARI PRESTES admite que exista uma concorrência interna, a exemplo da eleição da presidência estadual em que CELSO MALDANER e DARIO BERGER disputaram e não houve consenso numa chapa única. Ele percebe que em nível regional também pode haver essa competição, mas, cada município tem ainda situações particulares que dependem ainda de coligações com outros partidos. Atualmente o estado tem cento e uma prefeituras administradas pelo MDB e a meta é ampliar em 2022 para 120. ARI foi prefeito de Anchieta na gestão passada e perdeu a reeleição. Ele também fez uma análise da conjuntura local e da atual administração onde a oposição tem maioria na câmara. Afirmou que segue próximo às lideranças para analisar os avanços e carências. Ele também disse que não é pré-candidato e considera que já fez sua parte para o município.

Congresso da Fecam trouxe informações sobre impactos em reformas. De acordo com o controlador interno da prefeitura de São José do Cedro, RUDIMAR WINTER, o evento reuniu prefeitos e equipes técnicas todos os anos. Foram feitas oficinas, seminários e palestras com diferentes assuntos que refletem nas prefeituras e municípios de todos os portes. O controlador participou de eventos sobre três temas, sendo sobre a composição e o impacto do Simples Nacional, a Reforma Tributária e financiamento de saúde básica. Ele explica que são informações interessantes sobre impostos e convênio, além de mudanças nas Leis. No caso da reforma tributária são três propostas de parlamentares de emendas ao código tributário nacional. Houve análise sobre o impacto que essa mudança trará aos municípios. WINTER justifica que o Imposto Sobre Serviço cresceu e agora é alvo de disputa destas esferas. Ele explica que seria injusto, pois os municípios assumiram nos últimos anos muitas obrigações do estado e governo federal sem ter o retorno ou financiamento. Citou como exemplo dos programas dos ESFs e do setor social.

São José do Cedro conquista 4º lugar no Prêmio Nacional “Boas Práticas na Gestão Pública”. A escolha ocorreu durante o Congresso Nacional de Prefeitos entre os dias 30 de setembro e dois de outubro em São Paulo.Centenas de projetos inovadores que os munícipios estão realizando foram avaliados e os mais destacados foram escolhidos para a premiação. O município de São José do Cedro foi reconhecido a nível nacional como um dos finalistas através do projeto intitulado "Agricultura Forte”. O vídeo trata sobre os incentivos aos agricultores através do Programa Mais Agricultura. Durante a premiação, o Cedro conquistou o 4º lugar. O prefeito PLINIO DE CASTRO afirma que o município fica muito honrado em receber mais uma titulação, dentre mais de 1800 projetos, sendo mais de 200 na categoria em que o município concorria. O vídeo tratava principalmente sobre a sucessão familiar. O prefeito justificou que devido aos custos da viagem, a administração optou em não receber o reconhecimento pessoalmente, mas o certificado foi remetido para prefeitura.

Negociação de venda inicia no WhatsApp e termina com moto furtada. Um morador de Maravilha foi até SMOeste após marcar um encontro através com uma pessoa interessada em comprar sua moto Honda. O encontro foi marcado para que o suposto comprador pudesse ver o veículo, no entanto, apareceu no local um rapaz se identificando como sobrinho da pessoa que estava negociando. O rapaz teria pedido emprestado o celular da vítima e efetuado uma ligação para o suposto tio, solicitando que ele fizesse o depósito do valor combinado. Conforme o Boletim de Ocorrências, logo após a ligação a vítima recebeu uma mensagem em seu celular, confirmando a transação financeira em formato de TED. A vítima confirmou que o valor supostamente depositado era aquele combinado e que os dados pertenciam ao interessado que inicialmente contatou. O autor do furto pediu para testar a moto e seguiu em direção à Rua José Bernardi, no Bairro São Gotardo e não retornou mais. O proprietário tentou procurar nas redondezas, porém, não conseguiu mais localizar o autor do furto e nem a motocicleta.

Polícia Civil prende duas pessoas em Guarujá do Sul. Nesta quarta-feira foram cumpridos pela Policia Civil dois mandados de prisão no município de Guarujá do Sul, ambos emitidos pelo fórum da Comarca de São José do Cedro. A ação contou com parceria de agentes de ambos os municípios. O primeiro se refere a uma mulher de 41 anos de idade e a prisão foi resultado de uma sentença definitiva que a condenou por roubo majorado. Já no segundo mandado foi preso um homem de 55 anos de idade por desrespeitar, pela segunda vez, medidas protetivas de urgência em benefício de sua ex-mulher. Ele continuava a ameaçar sua companheira, afirmando que a mataria caso ela não retomasse o relacionamento. Conforme o delegado Sandro Zancanaro, isso demonstra que a atividade da Polícia Civil Catarinense vai muito além de investigação de infrações penais, auxiliando o judiciário no cumprimento de suas decisões.

Homem com mais de 60 passagens policiais é preso dirigindo embriagado. A ocorrência foi registrada no começo da madrugada desta quinta-feira, na Avenida João Pessoa em Guarujá do Sul. A guarnição da PM realiza rondas próximas à gruta abordou um Corsa com dois ocupantes que trafegava no sentido contrário em atitude suspeita. O carro foi abordado e foram feitas buscas, mas nada de irregular foi encontrado. Já o motorista, de 33 anos, estava em visível estado de embriaguez.Diante da suspeita, foi oferecido o teste do etilômetro que apontou 0,57 Mgl.Após a confirmação, o homem foi preso e levado para delegacia. Ele já é bastante conhecido no meio policial, com cerca de 60 boletins de ocorrência. O Corsa foi aprendido e removido ao pátio por apresentar débitos de licenciamento anual desde 2015. Além disso, o condutor estava com a Carneira de Habilitação suspensa. Foram feitas as notificações de trânsito. O passageiro foi liberado do local.

Homem é agredido por proprietário de bar no interior de Guarujá do Sul. Por volta das 21 horas desta quinta-feira, a guarnição da PM foi acionada para se deslocar até o hospital do município onde havia uma pessoa ferida. No local os policiais conversaram com a vítima. O homem relatou que estava em um bar na Linha Baixo Arara, consumindo bebida alcoólica com outra pessoas. Ele disse que o proprietário do estabelecimento ficou fora de controle e "ofereceu sua esposa por mil reais", mas como ele não aceitou, foi agredido com socos e chutes. A vítima disse que antes de sair do estabelecimento também ouviu a mulher do agressor gritando no bar e por isso correu para pedir ajuda a um morador próximo que o levou até o hospital. Devido à denúncia de uma possível violência doméstica, a guarnição foi até a localidade e encontrou o casal. A mulher negou que tivesse sido agredida e também não tinha ferimentos aparentes.

Homem morre após sofrer choque elétrico no interior de Iporã do Oeste. O fato ocorreu por volta das 20h30 desta quarta-feira, em uma propriedade rural na linha Monte Maria Interior do município. O suinocultor HEITOR SIMON, 52 anos, realizava serviços com um aparelho lava jato no chiqueiro da propriedade, quando foi encontrado já sem vida. Os bombeiros de Iporã do Oeste foram acionados, e encontraram a vítima deitada no corredor do chiqueiro, ao lado do aparelho que manuseava. Vizinhos realizaram o corte da energia elétrica. A Polícia Militar de Iporã do Oeste, Polícia Civil e Instituto Geral de Perícias, IGP, também foram acionados. O corpo foi encaminhado ao IML de São Miguel do Oeste para necropsia. A guarnição dos bombeiros atendeu ainda, a esposa da vítima, que estava em estado de choque nervoso. A mulher foi encaminhada ao hospital.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.