ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco 10/10/19

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de ... 5 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 10 centavos para a compra e quatro reais e 35 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 85 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos e meio para venda.

A Turquia iniciou nesta quarta-feira um ataque contra alvos curdos no nordeste da Síria. O governo turco anunciou que militares cruzaram a fronteira entre os dois países. Horas antes, houve uma ofensiva aérea na região. De acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos, a ofensiva deixou 11 pessoas mortas – oito delas eram civis. A entidade informou que as vítimas morreram por disparos feitos contra a cidade de Qamishli, de maioria curda.

O presidente DONALD TRUMP, disse nesta quarta-feira que há "uma chance muito boa" de que Estados Unidos e China cheguem a um acordo comercial. Os dois países devem voltar a negociar nesta quinta-feira. O quadro ainda é de incertezas sobre os efeitos da guerra comercial entre eles. A China que aumentar as compras anuais de produtos agrícolas dos Estados Unidos. A expectativa em relação à nova rodada de negociações têm impactado os mercados financeiros em todo o mundo - inclusive no Brasil.

A quarta-feira foi marcada por uma greve nacional e confrontos entre manifestantes e m forças de segurança em diferentes pontos do Equador. O presidente LENÍN MORENO se recusa a renunciar ou revogar as medidas de austeridade que desencadearam os protestos e tumultos. MORENO também acusa seu antecessor, RAFAEL CORREA, que está em autoexílio na Bélgica, de orquestrar um "golpe". As autoridades prenderam quase 700 pessoas em uma semana de manifestações e dezenas de policiais ficaram feridos.

O Tribunal de Contas da União decidiu nesta quarta-feira manter a suspensão da campanha publicitária que promove o pacote anticrime. Por seis votos a dois, os ministros mantiveram a decisão provisória do ministro VITAL DO RÊGO que determinou a suspensão nesta terça-feira. O ministro BRUNO DANTAS criticou a campanha e disse que o governo embutiu no pacote a “sua visão de mundo” e que qualquer um que ouse divergir da visão será taxado como defensor do crime. Entregue ao Congresso em fevereiro, o pacote prevê mudanças legais para, segundo o governo, tornar mais efetivo o combate à corrupção, ao crime organizado e aos crimes violentos.

O secretário de Avaliação do Ministério da Economia, ALEXANDRE MANOEL, afirmou que a proposta de reforma tributária do governo vai prever a revisão até 2022 de cerca de 100 bilhões de reais concedidos por meio de subsídios. A proposta deve ser enviada ao Congresso Nacional nas próximas semanas. O ministro da Economia, PAULO GUEDES, tem dito que espera aprovar as mudanças ainda neste ano. No ano passado, os subsídios concedidos pelo governo corresponderam a quatro por cento do Produto Interno Bruto, chegando a 314 bilhões. Segundo o secretário ALEXANDRE MANOEL, a ideia é reduzir os incentivos nos próximos anos a dois por cento do PIB.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quarta-feira que "por enquanto" permanecerá no PSL e comparou a crise no partido a uma "briga de marido e mulher". Na terça-feira, o presidente disse a um apoiador para "esquecer" o PSL, o que provocou a reação de integrantes da legenda no Congresso Nacional. Ontem, BOLSONARO se reuniu no Planalto com deputados do PSL. Ele também disse que “o pessoal quer um partido diferente, atuante, mas o partido está estagnado”. O Ministério Público e a Polícia Federal apuram suspeitas de candidaturas-laranja, de fachada, do PSL em estados como Minas Gerais e Pernambuco.

A Secretaria da Educação divulgou nesta quarta-feira o calendário para o ano letivo 2020 e também as próximas etapas do concurso que irá convocar dois mil novos profissionais para a rede estadual. As aulas vão começar no dia 6 de fevereiro e terminam no dia 16 de dezembro. A partir de segunda-feira começa o processo de rematrícula, que será feita pela internet. A rede pública estadual atende cerca de 520 mil alunos em mil e 71 escolas.ições de ensino.

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa lançou nesta quarta-feira o concurso público para 600 vagas de agente prisional em Santa Catarina. O concurso foi prometido em maio pelo governo do Estado. Nesta semana, definiu-se a banca responsável pelo processo seletivo. As inscrições começam no dia 14 de outubro, próxima segunda-feira, e vão até 13 de novembro. A primeira etapa da prova está prevista para 1º de dezembro em sete cidades: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.

A Câmara dos Deputados promoveu, agora à pouco, uma sessão solene para homenagear a ACAERT. A proposição é do deputado federal de Santa Catarina, DARCI DE MATOS. Essa foi a primeira vez que o Parlamento brasileiro reconhece a atuação da entidade que vai completar 39 anos no mês que vem. Para o presidente da ACAERT, MARCELLO PETRELLI, muito mais do que marcar uma data, trata-se do reconhecimento da relevância da atuação da entidade em favor da sociedade catarinense. A ACAERT representa 258 emissoras de rádio e 22 emissoras de televisão em Santa Catarina.

Município lança concurso para escolha da rainha e princesas. Administração municipal de Novo Horizonte abriu o prazo de inscrições para o concurso que elegerá a rainha e as princesas do município.De acordo com a coordenadora de Cultura de Novo Horizonte, SILVANI MOSCHEN, a participação é gratuita e as interessadas podem se inscrever na Escola de Educação Básica Santa Lúcia ou na prefeitura.

Concurso é uma realização das Secretarias de Administração e

Fazenda e Educação, Cultura e Esportes com a parceria da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Novo Horizonte. De acordo com o regulamento do concurso, que está disponível na prefeitura e no portal do município, para participar as candidatas precisam preencher requisitos como: ser brasileira ou naturalizada; ter a idade mínima de 15 anos completos até 31 de dezembro e estar domiciliada em Novo Horizonte.

Prazo de inscrição do concurso de rainha e princesas encerra no dia 25, agora de outubro. De acordo com a coordenadora, a escolha da rainha e das princesas será feita no dia 16 de novembro, no pavilhão do Centro Comunitário, durante o baile do Chopp. Explica que os jurados vão avaliar beleza, elegância, desembaraço, postura, charme, graça, encanto, delicadeza, desenvoltura e simpatia. O mandato da rainha e princesas iniciará na solenidade de coroação e terminará na data do próximo concurso, a ser definido posteriormente.

Caps promove dia diferente para mulheres. Quem lembra é PRISCILA ROSEGHINI – psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial Microrregional de Campo Erê. Segundo ela, hoje se reúnem no Centro, mulheres de todos os municípios atendidos pelo Cresin – Consórcio da Região do Rio Sargento de Integração Municipal: Campo Erê, São Bernardino, Saltinho e Anchieta. Durante todo o dia de hoje, cerca de 100 mulheres devem participar das ações, no Caps.

Caps desenvolve diversas ações do outubro rosa. De acordo com a psicóloga, ação acontece o dia todo. Hoje o atendimento é voltado apenas para as mulheres. Pela manhã, as pacientes foram recepcionadas com café da manhã, depois participaram de diversas atividades voltadas a orientações sobre saúde da mulher. Teve ainda uma roda de conversa ministrada pela enfermeira do Caps JULIANA ANSILIERO, que abordou a importância dos cuidados e prevenção as doenças de câncer de mama e colo de útero.

Prevenção do câncer de mama e colo do útero é importante para todo público feminino. Por isso surgiu a ideia de realizar um evento como o de hoje, conta a pedagoga do Centro de Atenção Psicossocial Microrregional de Campo Erê REJANE KHUN. Objetivo é que conscientizar as mulheres para que tenham cuidado consigo mesmas, que se amem e se previnam. Ela reforça que caso alguma paciente do Caps não pode participar de manhã, ainda dá tempo de acompanhar as atividades agora a tarde.

Bingo e Chá Rosa são atividades do Caps na programação do Outubro Rosa. De acordo com a pedagoga do Centro RAJANE KHUN, agora a tarde, a programação segue. Haverá vários prêmios para o bingo, e as mulheres vão poder aproveitar um dia diferente voltado para o bem estar delas mesmas. Depois será promovido o primeiro Chá Rosa, momento de relaxar, conversar e aproveitar um delicioso chá.

Município registra filas nas Eleições do Conselho Tutelar.Afirmação é de MATHEUS KHUN- Secretário de Assistência Social de Saltinho. Segundo ele, as filas geraram demora pelo grande número de eleitores que compareceram às urnas no domingo. Foram mil quatrocentos e cinquenta eleitores, totalizando 44% do eleitorado do município.

Eleitos novos conselheiros tutelares do município. Conforme MATHEUS, os eleitos em Saltinho foram: Na primeira posição CIMÉIA ZANON, com 245 votos; Em segundo, a ANDRIÉLI TOSETTO, com 240; Em seguida, MARIZETE MAGEDANZ, com 222 votos; LENIZE MARIA COVATTI DOS SANTOS, teve 130 votos e em quinto lugar, EDERSON FERNANDO BERNARDO, com 123 votos. Segundo MATHEUS, eles assumem dia seis de janeiro, em sessão solene no centro de múltiplo uso de Saltinho.

Conselho Tutelar elege cinco suplentes. Segundo MATHEUS KHUN, os eleitos são: BRUNA DIDOMENICO, em sexto lugar com 114 votos; GEODITE PLIZZARI, com 98; em oitavo colocado, VIVIANE DA COSTA, com 76 votos; em seguida com 67 votos, DANIEL CHRISTMANN e com 62 votos, CRISTIANO BATISTA. Ele destaca que a escolha do presidente, é feita por consenso entre todos os membros do conselho. Em Saltinho o Salário do conselheiro tutelar é de mil e setecentos reais.

Município organiza mais uma edição da feira da agricultura familiar. A informação é de ELAINE BAGIO- Extensionista da Epagri de São Bernardino. Segunda ela, a feira acontece amanhã, a partir das sete horas e 30 minutos, na antiga rodoviária municipal. Ela destaca que, a feira é realizada uma vez por mês, sempre na segunda sexta-feira. ELAINE convida todos os munícipes para participar e incentivar a produção de alimentos saudáveis.

Feira tem crescimento na demanda. ELAINE comenta que, atividade começou a ser organizada neste ano, e a cada edição vai aumentando a qualidade e quantidade dos produtos comercializados. Ela observa que, conforme aumenta a demanda, os agricultores precisam produzir mais alimentos para atender a todos os consumidores. Destaca que os principais produtos expostos na feira são os panificados e vegetais, mas também tem artesanatos para venda.

Feira da agricultura familiar tem como objetivo valorizar o que é feito no município. ELAINE destaca que,os produtos são todos produzidos em São Bernardino, e que cada agricultor participa da feira para ter contato direto com consumidor. Ela destaca que todos os meses são comercializados produtos de qualidade, e o melhor com preços acessíveis a todos.

Colisão deixa homem ferido na SC-157. A Polícia Militar Rodoviária atendeu a um acidente ontem, por volta das 17 horas no município de Novo Horizonte. A colisão envolveu um Caminhão Trator Scania emplacado no município de Irati, conduzido por um homem de 32 anos, e uma Saveiro, placas de São Lourenço do Oeste, dirigida por um homem de 34 anos. Nesse acidente o condutor da caminhonete sofreu ferimentos leves. No semirreboque foram registrados danos de pequena monta e na caminhonete de média monta.

Cerca de cinco mil reais em mercadorias contrabandeadas são apreendidas pela Polícia Rodoviária. Foi ontem, por volta das 22 horas e 25 minutos, de ontem, na rodovia SC-157, no município de São Lourenço do Oeste. A guarnição do décimo sétimo Grupo de Polícia Militar Rodoviária , fazia operação em frente ao Posto Rodoviário, e abordou uma EcoSport, do município de Chapecó, conduzido por um homem de 24 anos. Em vistoria foi constatado o transporte de três volumes de mercadorias contrabandeadas no valor aproximado cinco mil reais. Num compartimento camuflado foram localizadas duas caixas de anabolizantes também oriundos do Paraguai. As mercadorias foram apreendidas e encaminhadas para as providências cabíveis.

Homem é preso com arma de fogo após xingar esposa porque a “comida estava fria”. Ele foi detido pela Polícia Militar ontem, na comunidade de Linha Santa Terezinha, interior de Marmeleiro. Conforme a PM, a mulher relatou que o marido chegou em casa nervoso e começou a lhe xingar falando que a “comida estava fria”, e acabou jogando as panelas no chão e quebrando pratos e copos. A vítima também informou que só não foi agredida pelo marido porque o filho interferiu.

O homem se recusou a sair da residência para conversar com a equipe policial. No interior da casa os policiais localizaram uma espingarda com dois canos calibre 32, municiada com dois cartuchos e ao lado uma sacola plástica com mais cinco cartuchos intactos. Ele foi preso e encaminhado à décima nona Subdivisão De Polícia em Francisco Beltrão.

Motoqueiro morre em acidente. Foi no fim da tarde de ontem na rodovia PR- 280 trecho entre Pato Branco e Vitorino. Se envolveram na colisão uma motocicleta de São Lourenço do Oeste e um caminhão de Curitiba.Segundo a polícia o motorista do caminhão disse que, devido a um defeito na pista, o motociclista caiu na frente do caminhão e o choque foi inevitável. O motociclista foi arrastado por vários metros e ficou preso embaixo do caminhão. Devido à gravidade dos ferimentos, a vítimanão resistiu e morreu no local. O Samu e o Corpo de Bombeiros atenderam a ocorrência.

Policial rodoviário aposentado que atuou na região morre em acidente de caminhão no Mato Grosso. JORGE KESSLER, 46 anos, policial aposentado, natural de Itapiranga, atuou em municípios da região antes de se aposentar. Segundo informações, KESSLER se aposentou na metade deste ano, e foi para a região do Mato Grosso trabalhar com caminhão. Por volta de uma e meia da madrugada de hoje, ele teria sofrido um acidente de caminhão na BR 364 e morrido. Informações obtidas até o momento apontam que a carreta que ele dirigia teria apresentado problemas mecânicos e o veículo acabou saindo da pista e capotando na serra São Vicente.

O corpo foi encaminhado ao IML, e ainda não há informações sobre o velório. KESSLER atuou por cerca de três anos no posto 12 da Polícia Militar Rodoviária em Iporã do Oeste, por volta do ano 2000. Depois trabalhou no comando do posto 9 de Bom Jesus do Oeste. Atuou ainda no comando em Florianópolis, e retornou para a região de Bom Jesus, onde trabalhou de agosto de 2014 até outubro de 2018. Em junho de 2019 passou para a reserva remunerada. O ex-policial deixa enlutadas suas duas filhas, de 16 e 19 anos, moradoras de Iporã do Oeste, e sua esposa no Mato Grosso.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.