ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 10/10/2018

-14 DOS 35 PARTIDOS NÃO SUPERARAM A CLAUSULA DE BARREIRA NO PAÍS
-APENAS 8,2% DAS GRADUAÇÕES DE SC TIVERAM NOTA MÁXIMA NO ENADE
-ATIVIDADE COM BRINQUEDOS INFLÁVEIS PARA CRIANÇAS SERÁ NA SEMANA QUE VEM
-AÇÕES DO OUTUBRO ROSA INICIAM HOJE COM FEIRINHA DE SAÚDE
-HOSPITAL CONTRATA ESPECIALISTA DE OTORRINOLARINGOLOGIA
-PALMA SOLA REALIZA ENCONTRO COM BENEFICIÁRIOS DO CRÉDITO FUNDIÁRIO
-ADMINISTRAÇÃO CONTA COM NOVO SISTEMA DE GESTÃO PÚBLICA
-SALA DO EMPREENDEDOR FORMALIZA 20 EMPRESAS EM SEIS MESES
-FURTOS ENVOLVENDO CRIANÇAS GERAM PREOCUPAÇÃO EM SJCEDRO
-ACUSADO DE TENTAR MATAR VIZINHO A TIROS É PRESO

O tempo é nublado. A previsão para as próximas é de encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado em três reais e 75 centavos para a compra e três reais e 90 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 30 centavos para a compra e quatro reais e 80 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a 10 centavos para a compra e 11 vírgula 75 centavos para venda. As informações são de uma casa de câmbio de Dionísio Cerqueira.

Pelo menos seis pessoas morreram nesta quarta-feira e outras 25 ficaram feridas, por conta do descarrilamento de um trem no norte da Índia. As operações de resgate já foram encerradas. O acidente ocorreu quando vários vagões do trem que seguia para Nova Délhi saíram dos trilhos. As causas ainda não foram apuradas pelas autoridades indianas. Milhares de pessoas se manifestaram nesta terça-feira em várias cidades francesas. Aposentados, estudantes e funcionários públicos se mobilizaram para protestar contra a política social do presidente EMMANUEL MACRON. Segundo o sindicato CGT, cerca de 300 mil pessoas saíram às ruas em todo o país. Os manifestantes criticaram o pacote de reformas que está sendo preparado pelo governo, que deve atingir os aposentados, mas também o sistema de seguro-desemprego.

Um tribunal guatemalteco condenou nesta terça-feira a ex-vice-presidente ROXANA BALDETTI a 15 anos e seis meses de prisão. Ela foi considerada culpada de participar de uma fraude para a concessão de um contrato milionário visando a descontaminação de um lago perto da capital. BALDETTI era vice-presidente do então chefe de Estado OTTO PÉREZ, que renunciou em 2015 e se encontra preso à espera de julgamento também por envolvimento em casos de fraude.

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou na manhã desta terça-feira os números consolidados da votação de primeiro turno nas eleições deste ano, com todas as urnas apuradas. Segundo a Corte, 117 milhões 364 mil 560 eleitores foram às urnas neste domingo, no Brasil e no exterior. A abstenção foi de 20 vírgula 33 por cento, maior percentual desde 1998, quando a abstenção chegou a 21 vírgula cinco. 91 vírgula 21 por cento foram válidos. Votos nulos e brancos somaram oito vírgula 79 por cento e ainda há 746 votos pendentes de análise, porque foram registrados em urnas retiradas da seção por determinação do juiz para averiguar possíveis irregularidades.

Os candidatos com registro rejeitado pela Justiça Eleitoral mas que ainda têm recursos pendentes nos tribunais regionais eleitorais e no Tribunal Superior Eleitoral tiveram juntos, mais de três milhões e 700 mil votos na eleição de domingo. A votação nesses candidatos está registrada em separado, e os votos são considerados "nulos ou "anulados". Na prática, os votos estão "congelados" à espera de uma decisão final da Justiça Eleitoral. Se os recursos forem rejeitados e as candidaturas continuarem barradas, os votos serão anulados definitivamente. Se os candidatos obtiverem decisão favorável, os votos serão validados. Entre eles está JOÃO RODRIGUES que recebeu 67 mil 955 votos para deputado federal.

A partir de 2019, 14 dos 35 partidos com registro no Tribunal Superior Eleitoral deverão ser enquadrados na cláusula de barreira e ficar sem tempo de propaganda gratuita no rádio e na TV nem verba do fundo partidário. Segundo informações da Agência Câmara, que utilizou dados do TSE, entre os partidos que estão nessa condição estão a Rede Sustentabilidade, Patriota, PCdoB, PMN, PRP, PSTU e PPL. Pelos cálculos da Agência Câmara, essas 14 legendas não atingiram o índice mínimo de votos válidos nem elegeram deputados federais em número suficiente, que são os critérios da cláusula.

Apenas 40 cursos de graduação de Santa Catarina alcançaram o conceito mais alto na edição de 2017 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, aplicado a concluintes do ensino superior. O número corresponde a oito vírgula dois por cento do total de 483 cursos avaliados no Estado. Numa escala de 1 a 5, 199 graduações obtiveram conceito 3, o mínimo da classificação considerada adequada. Outras 122 tiveram conceito 4. Além disso, 98 cursos tiveram desempenho 2 e nove cursos tiveram o conceito mínimo. Em todo o país, a média de cursos no conceito mais alto é menor e apenas cinco vírgula nove por cento estão na faixa 5.

Santa Catarina vai receber nesta semana o primeiro grupo de 230 venezuelanos que se encontram em Roraima. Eles serão acolhidos pela Igreja Embaixada de Balneário Camboriú, Itajaí e cidades vizinhas. O trabalho humanitário envolve dirigentes e voluntários da igreja, que já recolheram alimentos, conseguiram locação e 50 deles já terão contrato de trabalho. A vinda dos venezuelanos está sendo acompanhada pela secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, ROMANA REMOR, que se encontra em Brasília acertando detalhes no Ministério do Desenvolvimento Social.

Reunida com a bancada Estadual, a Executiva do MDB decidiu liberar os filiados na eleição de segundo turno ao governo em Santa Catarina. A decisão foi tomada por unanimidade em reunião realizada nesta terça-feira. Sendo assim, não haverá uma orientação oficial sobre apoio e os militantes estão livres para tomar posição. A mesma decisão foi tomada pelo PSDB que também liberou os filiados para a votação em segundo turno. Assim, emedebistas e tucanos podem escolher individualmente entre GELSO MERÍSIO e COMANDANTE MOISÉS.

Atividades com brinquedos infláveis na praça acontecem nos dias 17 e 18 deste mês em SJCedro. O secretário do setor Social, ALEXANDRE VOGT lembra que todos os anos existe uma parceira com a Educação e Lions Clube para locação dos brinquedos em comemoração ao dia das crianças. Serão feitos cronogramas para atender os participantes do Cras e as turmas das escolas locais. Ele explica que as camas elásticas, piscina de bolinha, escorregador e demais opções estarão disponíveis na praça do ginásio. Na quarta-feira, dia 17, os brinquedos ficam a disposição da comunidade até as 20 horas para oportunizar que os pais levem as crianças após o expediente de trabalho.

Atividades do Outubro Rosa de Princesa acontecem nas terças-feiras. A programação é especial e voltada para as mulheres. Conforme a secretária ANDREIA DE LIMA, nas terças-feiras a exemplo de ontem e nas próximas semanas, dias 23 e 30 deste mês, a partir das 17 horas e 30 minutos estão sendo prestados na Unidade de Saúde vários atendimentos com agendamento prévio. Haverá massagem nos pés com escalda pés e reflexologia, massagem relaxante corporal e coleta de exame preventivo. A solicitação de mamografias será realizada na terça-feira da semana que vem. No sábado, dia 20, acontecerá o Dia D, entre 8 e 15 horas sem fechar ao meio dia. Nesta data haverá demanda espontânea para coleta de preventivo e mamografias. No mesmo dia, serão disponibilizadas fichas para fazer a sobrancelha, limpeza de pele e esfoliação, além de agendamento para massagens.

Ações do Outubro Rosa iniciam com feirinha de saúde em Guaraciaba. Segundo a secretária DAIANE DORIGON, durante o mês serão feitas campanhas de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama e colo de útero. As ações iniciam hoje com uma feirinha da saúde no Posto de Saúde de Linha Ouro Verde, seguindo no dia 18 no Bairro Santa Terezinha. No dia 19 o atendimento será no Posto de Saúde da Rua Primeiro de Maio e no dia 24 no Posto de Saúde Central. Esses atendimentos acontecem em horário de expediente dos Postos de Saúde. Segundo DAIANE nas feirinhas da saúde serão realizados testes rápidos, exames de glicemia, pedidos de mamografias, densitometrias, coletas de preventivo, cálculo do IMC, além de mini palestras com nutricionista e os médicos. Ocorre ainda uma parceria com a Pastoral da Saúde e a Epagri, que estarão expondo plantas e chás. No dia 17, a Secretaria promove uma palestra “Mulheres Brilhantes”. O evento acontece às 14h, no Centro de Múltiplouso Armando Domingos Montagna.

Hospital de Dionísio Cerqueira terá serviço de otorrinolaringologia. O atendimento na área, junto ao ambulatório está sendo oferecido deste a semana passada com a médica especialista MARIANA SEERIG. Conforme a diretora do hospital, JULIANA DEBONA, para receber atendimento o paciente deverá agendar a consulta, diretamente pelas secretarias de Saúde no caso do SUS e pelo telefone 3644-1122 para pacientes particulares e conveniados. Ela lembra que otorrinolaringologia é uma especialidade médica dedicada a tratar doenças de ouvido, nariz, faringe, cabeça e pescoço. A diretora percebe que essa era uma necessidade para a população que vinha reivindicando atendimentos e cirurgias de adenoide e amígdalas, por exemplo. Os procedimentos serão no segundo momento. JULIANA lembra que desde setembro do ano passado outras áreas passaram a serem supridas com a contratação de especialistas de cardiologia, ortopedia a anestesiologia e ginecologia. O próximo passo é realizar a contratação de médicos nas áreas de oftalmologia e neurologia.

Palma Sola realiza encontro com beneficiários do crédito fundiário. A extensionista da Epagri, VANESSA RAMOS explica que o encontro será no dia 30 deste mês, no centro de eventos Jacob Zandoná, as 13 horas e 30 minutos, reunindo todas as famílias que já acessaram os recursos para compra de terra. Ela comenta que serão assunto sobre a atividade produtivas de cada propriedade e abordagens sobre conservação do solo e da água, já que mesmo com atividade agrícolas diversificadas, o tema abrange todas elas.VANESSA afirma que nas visitas, durante assistência técnica, é analisado o panorama geral para dar dicas do que pode ser feito referente a proteção de fontes, reservatórios de água, além de garantir e fertilidade a adubação do solo. Ela considera que o investimento em pastagens perenes já vem gerando melhoria na qualidade do solo, evitando perda de nutrientes e a erosão. A extensionista percebe que faltam informações sobre as áreas de lavoura, pois muitas propriedades fazem silagem na safra e safrinha, o que exige cuidados redobrados no terreno.

Administração e Epagri organizam excursão sobre produção de leite. A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Guaraciaba está organizando uma excursão para os agricultores e produtores de leite. O objetivo é fazer uma visita técnica na propriedade da Família MAGRINI, de Serra Alta. O secretário da pasta, IZADIR ARCONTIrevela que os assuntos a serem abordados serão sobre a organização da propriedade leiteira, custos de produção do leite, sistema Silvipastoril e manejo e bem estar animal no rebanho leiteiro. Os interessados deverão fazer a inscrição na Epagri ou Secretaria da Agricultura até dia quinta-feira, pois as vagas são limitadas. O horário de saída será meio dia, em frente a Prefeitura, com retorno previsto para as 17 horas e 45 minutos.

Administração já conta com novo sistema de gestão pública. Há dois meses ocorreu uma licitação para contratação de sistema de gerenciamento de informações para a prefeitura de Palma Sola. Conforme o secretário da Administração, TIAGO BIANQUETO, a empresa Informática Pública Municipal passou a atender o município. Durante o mês passado ocorreu a transição. Ele considera que a implantação do novo sistema proporcionará uma transformação no atendimento à população e nas dinâmicas dos trabalhos internos. O secretário explica que será possível ter acesso rápido a relatórios e indicadores que irão munir a gestão de informações importantes, de modo a buscar mais eficiência nas decisões públicas. Cada secretário irá fazer a gestão de sua pasta, sabendo quanto tem disponível em cada dotação orçamentária e quanto pode gastar em determinado período. Segundo ele, os principais avanços devem ocorrer nos setores de licitações, compras, tesouraria e tributação.

O novo sistema também irá trazer transparência nas ações da prefeitura de Palma Sola. Segundo o secretário da Administração, TIAGO BIANQUETO, atualmente o Portal da Transparência é bom para atender as demandas do Tribunal de Contas, porém o cidadão que busca informações se perde, porque o sistema não é prático. Ele afirma que além de cumprir a legalidade, a intenção é lançar os dados de gastos e investimentos nesta plataforma digital. O objetivo, segundo o secretário, é que as empresas ou moradores interessados fiquem por dentro do que acontece e possam sanar as dúvidas diretamente no site. Nos próximos meses os munícipes também terão acesso ao autoatendimento para emissão de certidão negativa, IPTU, alvará, entre outros. Além disso, vai permitir que os prestadores de serviços passem a utilizar o meio eletrônico, não sendo mais necessários os blocos de notas. BIANQUETTO destaca que será possível ter controle da arrecadação e pendências nos impostos.

Sala do Empreendedor de SJCedro formaliza 20 novas empresas em seis meses de funcionamento. No último sábado, dia 6 de outubro, a Sala do Empreendedor, localizada na prefeitura, completou meio ano de atuação dentro do programa Cidade Empreendedora. De acordo com a atendente, MAIARA ONGARATTO, durante o período houve procura de empresários para regularizar a situação e na busca de consultoria. As primeiras análises são de viabilidade para verificar se a empresa pode atuar no local desejado até a abertura de novas. Neste período, foram efetuados 442 atendimentos, sejam eles referentes a orientações sobre as atividades permitidas ao microempreendedor individual, pagamento das guias de arrecadação do Simples Nacional e Declaração Anual de Faturamento. Além disso, foram realizados auxílios na parte burocrática e documental para participação em processos licitatórios. Várias delas fizeram a alteração cadastral sobre mudança de endereço, de atividades econômicas e de nome fantasia.

Empresários consideram ágeis os serviços prestados na Sala do Empreendedor. Com objetivo de avaliar os trabalhos da estrutura em SJCedro duas empresas foram entrevistadas a, Bujão Burgers e Vidraçaria Sopran, que foram formalizadas há pouco tempo. Para JULIANA BERTÉ e MARCIANO SCHOLZE, da empresa Bujão Burgers, formalizada em maio de 2018 e que possui como atividade econômica fornecimento de alimentos para consumo domiciliar, o processo de abertura da empresa foi ágil. Eles relatam que o desempenho do negócio está em constante crescimento. A previsão é em breve migrar de individual para microempresa. O casal relata que com o próprio CNPJ foi facilitado o processo de compras dos ingredientes. Sobre as vantagens da formalização, o proprietário da Vidraçaria, ADAIR SOPRAN, que abriu sua empresa há cerca de 60 dias e tem como atividade o comércio varejista de vidros, possuir um cadastro jurídico permite que ele compre mercadorias com até 20 por cento de desconto.

A bancada de Santa Catarina na Câmara dos Deputados foi renovada em 68 vírgula 75 por cento nas eleições de domingo. Das 16 cadeiras em Brasília, 11 terão novos deputados federais. São seis novos parlamentares a mais do que no último pleito, em 2014, quando apenas cinco nomes diferentes surgiram. Além das apenas cinco reeleições, Santa Catarina só elegeu outra parlamentar que já tinha passagem pela Câmara Federal, a ex-deputada ANGELA AMIN, única do PP eleita para o Congresso. Entre os reeleitos, estão dois deputados da região: CELSO MALDANER do MDB e PEDRO UCZAI do PT.

O emedebista CELSO MALDANER foi reeleito para mais um mandato na câmara federal com 80 mil e 86 votos. Em entrevista para Rede Peperi, ele disse que não fez festa neste domingo porque o emedebista MAURO MARIANI não foi para o segundo turno em Santa Catarina. Ele comentou que fez menos votos do que imaginava, mas que ficou satisfeito com o resultado. O deputado afirmou que é um sobrevivente em um cenário de renovação na política. Na visão de MALDANER, a derrota de MAURO MARIANI e a renovação na câmara dos deputados é resultado do efeito BOLSONARO. O emedebista disse que agora o partido precisa analisar como vai participar do segundo turno da eleição para governador. Ele explicou que a sigla ainda vai tomar uma decisão coletiva, mas ele defendeu o apoio ao comandante MOISÉS, candidato do PSL. MALDANER também afirmou que pretende apoiar BOLSONARO no segundo turno federal.

Terceiro deputado federal mais votado do Estado é o campeão de votos em vários municípios da região. PEDRO UCZAI se reelegeu somando 115 mil 232 votos em Santa Catarina. Só no município de Guarujá do Sul foram 616 votos alcançados domingo. Ele era o candidato de apoio do prefeito CLAUDINHO WESCHENFELDER. A manifestação maior do petista é de gratidão. Atribui sua conquista ao reconhecimento pelo seu trabalho, especialmente na educação, no último mandato. Cita ainda sua luta pela previdência pública, pelo municipalismo e pela agricultura familiar. Ele assegura que foi o deputado que mais contribuiu para com hospitais da região.

Esta foi uma eleição de renovação e se reeleger representa um grande desafio. O comentário é de PEDRO UCZAI. O federal reconhece o fenômeno PSL, um partido novo e até então inexpressivo, que provocou derrotas importantes para o MDB, PSDB e também ao próprio PT. Contudo, o Partido dos Trabalhadores permanece como a maior bancada de deputado federal. O grande plano de estratégia é eleger FERNANDO HADAD.Projetos e planos para melhora a vida da população não foram esquecidos. A frase faz parte da avaliação de PEDRO UCZAI, pela conquista nas urnas. Assegura que o povo da região pode esperar dele, a partir de primeiro de janeiro, muito trabalho. O parlamentar era para ter concorrido a uma vaga no Senado Federal, mas preferiu continuar na Câmara dos Deputados. UCZAI finaliza dizendo que sua vitória pelo voto se soma a sua postura, porque nunca seu nome será encontrado em lista de lava jato.

O primeiro debate do segundo turno em Santa Catarina será na Rede Peperi. Os candidatos GELSON MERÍSIO do PSD e COMANDANTE MOISÉS do PSL estarão frente a frente no próximo sábado, oito horas da manhã no Cine Peperi. MERISIO confirmou participação ainda na segunda-feira e ontem foi a vez do COMANDATE MOISES assegurar presença para debater no extremo-oeste. O debate será transmitido pelas rádios Peperi de São Miguel do Oeste, Atalaia de Campo Ere, Itapiranga de Itapiranga, Oeste de Iporã do Oeste e Cedro de São José do Cedro. O programa também terá transmissão ao vivo pelo Facebook e Instagram da Peperi.

Os dois candidatos que disputam a eleição em segundo turno já receberam as regras do debate deste sábado na Rede Peperi e já começaram a preparação para o encontro. O programa terá quatro blocos e duração de aproximadamente duas horas. No primeiro, eles vão responder a uma pergunta da produção e sortear temas para apresentar suas ideias e propostas. Cada candidato vai falar sobre quatro temáticas diferentes. O segundo, terceiro e quarto blocos serão de perguntas entre os candidatos. Ao longo do debate, eles farão cinco perguntas ao adversário. Eles ainda terão um espaço para considerações finais no último bloco.

Furtos envolvendo crianças geram preocupação de moradores de SJCedro. O comandante da Polícia Militar, sargento CLEITON TRECCO destaca que são várias ocorrências de crime contra o patrimônio envolvendo menores. Lembra que como não se trata se adolescentes, não pode ser feita sequer a apreensão. Nesta semana foram pelo menos três furtos em residências e estabelecimentos comerciais. Ele explica que após a constatação a guarnição aciona o conselho tutelar e os pais para os procedimentos, visando orientação. Houve registros de furto de dinheiro em uma loja, padaria e agropecuária. O comandante informa que penalmente o Estatuto da Criança e Adolescente prevê apenas penas de ressocialização para menores com idade acima de 12 anos. CLEITON esclareceu que houve especulações de que trabalhadores do parque de diversões estariam envolvidos, o que não é verdade. As ocorrências dos últimos dias foram de residentes em SJCedro. O sargento orienta medidas para prevenir furtos como manter portas,janelas e portões abertos e objetivo de valor expostos, assim como o caixa aberto no comércio.

PRF inicia operação Nossa Senhora Aparecida 2018. A Polícia Rodoviária Federal inicia a partir desta quinta-feira, em todo o Brasil, a Operação Nossa Senhora Aparecida 2018, que termina no final de domingo dia 14. Em Santa Catarina, a ação acontece simultaneamente à Operação Festas de Outubro. Em 2017, entre os dias 11 e 15 de outubro, a PRF registrou 146 acidentes, nos quais 152 pessoas se feriram e três morreram nos cinco dias de operação no estado. Santa Catarina receberá o reforço de 12 policiais de outros estados. O objetivo é aumentar as ações de policiamento e fiscalização e garantir a segurança nas rodovias, evitando principalmente o risco de acidentes graves e vítimas, às ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade, consumo de álcool e infrações envolvendo motociclistas.

Polícia civil alerta sobre golpes por telefone. Somente nesta terça-feira, a delegacia de Iporã do Oeste registrou dois boletins de ocorrência devido a ligações que pessoas receberam de falsos parentes. A orientação é principalmente para os telefonemas em que a pessoa pede a transferência de dinheiro alegando que o recurso é exigido por pessoa conhecida e em situação de ajuda. Outros golpes para os quais a polícia civil chama atenção, são o do falso sequestro, de parentes que sofrem acidentes de trânsito ou de vendedores que chegam as residências ofertando soluções. A polícia orienta a manter a calma e procurar se certificar do fato antes de qualquer depósito que possa acarretar em prejuízos. A melhor forma de se certificar é procurar contato com o parente que seria a vitima do sequestro ou do acidente, e acionar a polícia pelo 190 ou 181. O poder de conversação dos estelionatários é grande o que exige mais atenção ainda para as tentativas de golpe.

A Polícia Rodoviária Estadual atendeu um acidente na manhã de ontem na SC 163. O fato aconteceu por volta das nove e meia em Cabeceira do Taquarussu, interior de Iporã do Oeste. Um Gol de Iporã do Oeste, conduzido por um homem de 69 anos, saiu de uma estrada secundária para entrar na rodovia, quando colidiu contra um Corolla, placas de Tunápolis, conduzido por um homem de 54 anos. Para evitar uma colisão mais grave contra o Gol, o Corolla acabou saindo da pista. Ninguém se feriu e houve apenas danos materiais nos veículos.

Policia Civil de Descanso cumpre mandado de prisão preventiva do autor de tentativa de homicídio. O homem é acusado de tentar matar o vizinho com três tiros na semana passada, na Linha Matão. No dia do crime, após tomar conhecimento dos fatos e da fuga do autor, com base nos elementos o Delegado representou pela prisão preventiva. Com manifestação favorável do Ministério Público, o Juiz decretou a prisão ainda no mesmo dia. O autor, acompanhado de Advogado, compareceu espontaneamente na Delegacia, oportunidade que apresentou sua versão dos fatos e indicou a localização das duas armas de fogo utilizadas. Entretanto, por vedação legal, em razão do período eleitoral, o mandado de Prisão não pode ser cumprido. O Judiciário procedeu pelo monitoramento do autor, desde então ele passou a utilizar tornozeleira eletrônica. Passo período eleitoral, o homem foi preso, sendo encaminhado a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste. A vítima do crime já teve alta hospitalar e prestou declarações.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.